Regras para localizar uma tomada de ar condicionado: escolhendo o local ideal para instalação
Concorde que uma tomada em geral não é a decoração mais importante de um ambiente e, portanto, você não deve focar nela e colocá-la em um local de destaque. É claro que a localização da tomada do ar condicionado não afeta muito o interior geral da sala, mas deve ser considerada com cuidado para não danificar a parede no futuro e não usar cabos de extensão novamente.
Diremos onde instalar as saídas de ar condicionado. Iremos sugerir os melhores e mais seguros locais para colocar um ponto de energia. O artigo também fornece recomendações para mascarar tomadas e cabos de equipamentos de ar condicionado.
O conteúdo do artigo:
- Características das tomadas de ar condicionado
- Qual o melhor local para instalar a tomada?
- Regras gerais ao escolher um local para um ponto de venda
- Conectando o ar condicionado à rede
- Como ocultar uma tomada de sistema split?
- Quando um ar condicionado não pode ser conectado a uma tomada elétrica?
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Características das tomadas de ar condicionado
A instalação de um ar condicionado doméstico convencional permite o uso de tomadas padrão. A maioria dos aparelhos de ar condicionado vem com plugues e cabos na configuração de fábrica, mas ainda assim, o equipamento de controle climático não é uma TV ou uma geladeira, então você precisa cuidar de organizar as linhas elétricas com antecedência.
Esse equipamento é um dispositivo técnico poderoso que consome grande quantidade de eletricidade durante a operação.
Por causa disso, você não pode conectar outros equipamentos que consomem muita energia à mesma tomada que o ar condicionado. Instalação elétrica adequada ao conectar equipamento de controle climático a conexão à rede é a chave para a operação eficiente e de longo prazo desses dispositivos.
Cada ar condicionado tem seu próprio consumo de energia nominal. Este valor deve ser levado em consideração na instalação do dispositivo para minimizar o risco de acidente e garantir o fornecimento normal de energia ao equipamento. Está indicado na ficha técnica do aparelho. Mas ao instalar linhas e tomadas elétricas, é melhor usar indicadores um pouco mais altos.
As classificações de potência padrão para um ar condicionado não comercial normalmente variam de 800 a 1.800 watts. O significado exato depende do tipo equipamento de controle climático e a área da sala refrigerada. Na maioria dos casos, uma simples tomada com uma carga nominal de cerca de 16 A será suficiente para esse tipo de equipamento.
Mas para sistemas split projetados para resfriar grandes áreas, tal saída não será adequada, pois não será capaz de suportar a carga. Para equipamentos potentes, os soquetes são selecionados individualmente, dependendo dos parâmetros de potência do dispositivo.
É melhor comprar tomadas europeias para conectar equipamentos de climatização. Eles lidam bem com cargas elevadas e têm uma longa vida útil. As tomadas europeias mais fiáveis incluem produtos das marcas ABB, Legrand, Siemens, GIRA, etc.
Qual o melhor local para instalar a tomada?
Os cabos do ar condicionado podem atingir um metro de comprimento e por isso é necessário planejar a localização da tomada de forma a eliminar a possibilidade de flacidez dos fios. Se, ao instalar um ar condicionado, não houver planos de obras de instalação elétrica, você terá que se esquivar: estragar a decoração do ambiente ou tentar usar os conectores existentes.
Ao instalar um ar condicionado doméstico simples em um apartamento comum, poucas pessoas pensam na localização da tomada do sistema split. O dispositivo é conectado à tomada de 220 V mais próxima por meio de um adaptador, com extensão de fio ou diretamente (dependendo da localização do ponto de tomada).
Mas tal conexão só é adequada para modelos não inversores com desempenho inferior a 4 kW. Além disso, se for observada uma determinada orientação de fase, dispositivos de baixa potência podem ser conectados usando este método. sistemas climáticos do tipo inversor.
É melhor instalar uma nova tomada para o ar condicionado. Mesmo que a tomada existente possa suportar perfeitamente a carga de um aparelho elétrico, os fios pendurados parecerão inestéticos, embora os apartamentos não tenham pontos de tomada de rede sob o teto.
Ao projetar e instalar equipamentos de climatização, vale a pena “esconder” a saída entre a caixa do ar condicionado e a parede mais próxima para que fique o mais harmoniosa possível.
Se isso não for possível, ele pode ser instalado embaixo ou na lateral do dispositivo (não na lateral de uma parede adjacente). Não há necessidade de montar a tomada acima do equipamento, pois neste caso será necessário pendurar o ar condicionado um pouco mais baixo.
Regras gerais ao escolher um local para um ponto de venda
Ao escolher um local para instalação de uma tomada individual, é necessário levar em consideração a potência do equipamento de climatização, a localização dos demais dispositivos técnicos na sala, a espessura da seção da fiação elétrica e o layout específico da sala.
Eletrodomésticos e móveis não devem se tornar um obstáculo para conectar um ar condicionado doméstico a uma tomada. Além disso, não se deve colocar plantas e flores na frente da tomada, pois elas precisam ser regadas com frequência e, portanto, há risco de derramamento acidental de água e entrada na tomada.
É proibida a instalação da tomada próxima a gasodutos. O ideal é que a distância entre os tubos de gás e a tomada elétrica seja de pelo menos meio metro.
Além desses parâmetros, outros fatores precisam ser levados em consideração:
- a carga total na linha de energia selecionada, levando em consideração todos os aparelhos elétricos conectados;
- a capacidade de alterar o layout do cabo;
- a presença de um disjuntor de sobrecarga na casa, etc.
O cabo do ar condicionado geralmente tem comprimento de até um metro, portanto, a tomada deve ser instalada o mais próximo possível do dispositivo (idealmente, deve estar localizada no nível de instalação do corpo do dispositivo). Caso contrário, você terá que puxar os cabos de extensão por toda a sala, o que pode afetar negativamente o interior.
Além disso, cabos de extensão e adaptadores são conexões desnecessárias e contatos adicionais, por isso os fabricantes de equipamentos de controle climático recomendam evitar essas conexões de vários estágios.
Por isso, a distância do teto à tomada elétrica geralmente não ultrapassa 30 cm, já que o próprio ar condicionado é montado bem abaixo do teto. Neste caso, a distância entre a saída e o teto não deve ser inferior a 15 cm.
Mas há exceções a qualquer regra. Por exemplo, se uma moldura muito larga (rodapé de teto) for instalada na sala, o soquete deverá ser abaixado em relação ao teto.
Se a tomada não puder ser instalada sob o teto e estiver montada na parte inferior da parede, você também não deve instalá-la muito baixa. A facilidade de uso da sala depende da altura em que a saída do ar condicionado está localizada em relação ao chão.
Os especialistas aconselham fazer isso a uma altura de 10 a 15 cm, pois assim, na hora de lavar o chão, a água não entrará no conector. Mas na maioria dos casos, as tomadas do apartamento estão localizadas muito mais altas.
De acordo com a norma europeia, são instalados a uma altura de 30 cm do chão, e de acordo com a norma russa (permanece desde os tempos soviéticos) - 90 cm A distância entre a tomada e a inclinação da janela deve ser de pelo menos 10 cm, e entre a tomada e a parede mais próxima deve haver pelo menos 20 cm.
Todos os elementos metálicos aterrados (baterias, tubos de aquecimento, tubos de água, etc.) devem estar localizados a pelo menos 50 cm da tomada elétrica. Além disso, o fio elétrico é protegido adicionalmente dos tubos de aquecimento com isolamento.
Modelos industriais de alta potência são conectados diretamente ao quadro de distribuição. Para este efeito, um cabo adicional é colocado na sala. Além disso, a unidade externa dos sistemas split é conectada diretamente ao painel elétrico. O cabo da unidade interna pode ser conectado a uma tomada interna normal.
Ter uma linha separada e um disjuntor separado ao conectar o equipamento de controle climático tem uma série de vantagens:
- Se o ar condicionado quebrar e houver um curto-circuito na linha, outros aparelhos elétricos funcionarão no modo padrão.
- Se houver uma linha separada, você poderá instalar um ar condicionado de qualquer potência sem calcular a carga total na fiação.
- A presença de uma linha separada permite a instalação de proteção diferencial adicional e EMS. Isto é verdade se a unidade externa do ar condicionado estiver acessível ao toque.
Independentemente do local de instalação da saída de ar condicionado, deve ter aterramento ou relé diferenciado. O aterramento é um contato criado artificialmente entre um dispositivo elétrico e o solo, devido ao qual a tensão da instalação elétrica é reduzida.
A falta de aterramento pode levar a um potencial na caixa e em todas as partes metálicas do ar condicionado de metade da tensão de fase devido à presença de um filtro de energia. Os fabricantes de qualquer equipamento de climatização indicam no passaporte a presença de aterramento obrigatório, portanto não deve ser negligenciado.
Além disso, todos os fios elétricos que saem da tomada devem corresponder à carga. É melhor escolher fios de cobre confiáveis de três núcleos nas cores branco, azul e verde-amarelo (fase, neutro e terra), pois o alumínio tem menor condutividade elétrica. Se a tomada possuir fios de alumínio, é melhor substituí-los por fios de cobre.
É melhor usar fios com seção transversal de cerca de 2,5 mm2. Se a seção transversal dos fios for muito pequena, eles não suportarão a carga.
Conectando o ar condicionado à rede
Antes de conectar o sistema split à rede elétrica, você deve se familiarizar com os diagramas e especificações dos componentes do dispositivo e analisar a composição das paredes. Então você precisa inspecionar o sistema de alimentação existente, medir a seção transversal dos cabos de entrada e testar a rota selecionada com um detector especial.
Existem várias maneiras de conectar um ar condicionado à rede elétrica. Se a linha de fiação para um aparelho elétrico potente não foi fornecida com antecedência, você terá que instalar redes e instalar tomadas após uma grande reforma.
É mais conveniente conectar a tomada na caixa de distribuição da sala. Mas isso só se torna possível se a fiação elétrica que vai desta caixa até o quadro elétrico de um apartamento ou casa particular puder suportar a carga máxima possível de todos os aparelhos elétricos conectados.
Outro método envolve a instalação de novas linhas de fiação elétrica. Neste caso, é necessário fazer ranhuras na parede, colocar um novo cabo em um plástico tubo corrugado e conecte-o à caixa de junção.Se a profundidade da ranhura for superior a 2 cm, o cabo pode ser escondido na parede sem tubo corrugado.
A ranhura pode ser horizontal ou vertical, mas não pode ser localizada na diagonal. Isto é contrário aos regulamentos básicos de construção.
Com base no projeto de disposição das linhas, é possível determinar antecipadamente a localização da rede elétrica, incl. e para equipamentos de controle climático. Se não for possível fazer ranhuras na parede, a fiação elétrica pode ser colocada abertamente.
Neste caso, os fios ficam escondidos em um plástico especial canal a cabo, que é fixado na parede com parafusos. Este método é o menos trabalhoso e caro, mas o canal de plástico pode atrapalhar a aparência do ambiente.
Se nenhum desses métodos funcionar, você pode conectar o dispositivo por meio de um cabo a uma tomada que alimente equipamentos com menos potência. Nesse caso, o cabo se estende desde a tomada próxima ao ar condicionado até o ponto de alimentação. Mas você precisa verificar as capacidades da tomada. Se a rede não suportar a carga, os fios queimarão.
Conectar o sistema split à fonte de alimentação usando um plugue e uma tomada previamente instalada é a maneira mais fácil. Isso não requer nenhum trabalho elétrico, portanto qualquer pessoa pode fazer essa conexão.
Esta opção de instalação é escolhida para:
- sistemas split de baixa potência (até 4 kW);
- condicionadores de ar embutidos na janela;
- aparelhos de ar condicionado que ficaram instalados na sala por um curto período de tempo.
Mas é melhor descobrir com antecedência a localização do equipamento de controle climático e das tomadas. Isso permitirá que você instale fios mais confiáveis nas tomadas das quais o ar condicionado será alimentado no futuro.
Como ocultar uma tomada de sistema split?
As tomadas do ar condicionado geralmente estão à vista. Eles não precisam estar lotados de móveis ou eletrodomésticos, mas às vezes podem atrapalhar o conceito geral de design de todo o ambiente.
Isto aplica-se mesmo às tomadas planas modernas, que apenas se projetam ligeiramente na parede, para não falar dos modelos habituais “barrigudos”. Nesse caso, os designers recorrem a pequenos truques e disfarçam as tomadas das formas mais inusitadas.
Por exemplo, a tomada é montada em uma prateleira onde está localizado o equipamento de climatização, escondida em uma imagem tridimensional ao lado do ar condicionado, ou fabricada em forma de bloco, estendendo-se para fora da parede quando pressionado. A última opção é adequada se o ar condicionado for conectado à fonte de alimentação apenas ocasionalmente.
Também hoje são produzidas tomadas com tampa (articuladas e retráteis). Essas capas podem ser ainda mais decoradas, pintadas com uma cor brilhante ou tornadas o mais discretas possível.
Se houver um gabinete próximo ao ar condicionado, a tomada pode ser escondida nele e disposta em forma de bloco retrátil (superior, inferior ou lateral).Também pode ser revestido com painel falso ou cornija.
Se o equipamento de climatização tiver um cabo muito longo, ele e a tomada podem ser disfarçados com um bloco volumétrico de gesso cartonado não padronizado feito no mesmo estilo de interior.
Também hoje existem outras maneiras de disfarçar as tomadas. Eles podem ser trancados em um pequeno armário com portas de correr ou pendurados com um espelho dobrável. Se o estilo interior permitir, o conector pode ser colocado atrás de uma pequena porta decorativa. Esta solução ficará interessante em interiores de estilo country, provençal, chalé, etc.
A roseta pode ser coberta com flores artificiais. No quarto ou na sala, você pode usar uma estampa, painel de vitral ou estampa para disfarçar o conector para que pareça parte da composição do design.
No quarto de uma criança, uma tomada elétrica pode ficar escondida atrás de um painel retrátil multicolorido, de um mapa interativo ou de alguns modelos tridimensionais. Por exemplo, se seu filho gosta de Star Wars, você pode esconder o conector atrás de um modelo de plástico da Estrela da Morte ou da Millennium Falcon.
Normalmente, as tomadas do ar condicionado ficam ocultas da mesma forma que as tomadas de outros eletrodomésticos na sala. A escolha de um ou outro método de camuflagem depende das características de design da sala. Mas hoje, alguns arquitetos propõem não esconder as tomadas e a fiação do ar condicionado, mas torná-las o mais abertas possível.
Além disso, o conceito de design envolve a utilização de fios de cores contrastantes (por exemplo, numa parede branca, fixe fios pretos quase na parte central da parede). Se a fiação do ar condicionado estiver aberta, não fará sentido instalar uma tomada oculta, e esse detalhe pode ficar mais claro.
Quando um ar condicionado não pode ser conectado a uma tomada elétrica?
Os equipamentos de climatização podem ser ligados à rede doméstica tanto num apartamento como numa casa de campo, mas para isso devem ser cumpridas certas condições. Caso contrário, existe o risco de uma emergência.
Assim, é proibido conectar aparelhos de ar condicionado à tomada se:
- nenhum bom aterramento;
- a fiação elétrica está em mau estado (por exemplo, a sala possui apenas fiação de alumínio antigo, que não suporta a carga do ar condicionado);
- não existem dispositivos que equalizem as quedas de tensão (isso é especialmente perigoso em casas com piso de madeira);
- o cabo tem seção transversal insuficiente para conexão, etc.
O equipamento de controle climático requer fiação elétrica adequada. É sensível a mudanças de tensão e pode ficar inutilizável se houver algum problema na linha de alimentação.
Você pode verificar o funcionamento da tomada em casa. Para fazer isso, basta comprar um testador e ler suas instruções.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como a instalação de um ar condicionado e de tomadas exige muito tempo e esforço, as questões de seu fornecimento de energia devem ser levadas o mais a sério possível.Antes da instalação, você deve seguir o conselho de eletricistas e projetistas.
Algumas recomendações para instalação de tomadas em um apartamento são fornecidas no vídeo abaixo:
Se possível, você deve projetar a localização de uma tomada individual e instalar uma linha de energia separada para garantir a operação ininterrupta do equipamento de controle climático. Isto pode ser feito tanto na fase de grande renovação das instalações, como durante a instalação de um ar condicionado numa divisão já renovada.
Diga-nos onde e como você colocou a tomada elétrica do ar condicionado no seu apartamento/escritório/casa. Compartilhe as nuances do local que só você conhece. Por favor, deixe comentários, faça perguntas, poste fotos no formulário de bloco abaixo.