Ar condicionado e sistema split - qual a diferença? Diferenças e critérios para escolha de equipamentos de climatização
Na hora de escolher equipamentos que garantam um microclima confortável no ambiente, por inexperiência, você pode se perder entre a enorme variedade de modelos. Esses equipamentos de controle climático diferem em capacidades, características técnicas e estrutura interna.
As opções mais comuns são ar condicionado monobloco e sistema split - qual a diferença entre eles, qual unidade é melhor usar? Vamos dar uma olhada nas características desses aparelhos elétricos e nas nuances de sua escolha.
O conteúdo do artigo:
Sistemas de ar condicionado existentes
Para criar as condições de vida e de trabalho mais confortáveis para uma pessoa, vários equipamentos de climatização devem ser instalados nas instalações.
Na maioria das vezes, este é um ar condicionado comum - um dispositivo projetado para manter a umidade e a temperatura do ar no ambiente em valores ideais para as pessoas.
Gradualmente, esse equipamento está deixando de ser um item de luxo opcional para se tornar um eletrodoméstico comum encontrado em muitas residências. E hoje é difícil imaginar um escritório sem esse tipo de equipamento de ar condicionado. Todos querem trabalhar e viver nas condições mais confortáveis possíveis.
Um ar condicionado simples com um conjunto mínimo de funções custa cerca de 10 a 25 mil rublos - um preço bastante acessível. Por esse dinheiro, o comprador recebe um aparelho capaz não só de resfriar, secar e limpar, mas também, sob certas condições, aquecer levemente o ar ambiente.
Princípio geral de funcionamento
Em muitos aspectos, um ar condicionado se assemelha a uma geladeira. Em ambos os casos, há um refrigerante circulando em círculo fechado - geralmente freon. Ao mesmo tempo, evapora constantemente em um local do sistema e condensa em outro.
Ao evaporar, o freon absorve e, ao condensar, libera calor. Física pura, sem misticismo. Como resultado dessas transformações, a energia térmica é retirada de um trocador de calor e liberada para outro. Cientificamente, é um ciclo de refrigeração por compressão de vapor.
Todos os equipamentos de controle climático são equipamentos dependentes de energia. Sem fonte de alimentação, esses dispositivos não podem funcionar.
Se uma sala ficar sem eletricidade devido a uma falha na rede, os dispositivos em questão para manter um microclima confortável param imediatamente de funcionar. Não se esqueça deste ponto na hora de escolher o equipamento. Se houver problemas com o fornecimento de energia, você deve tomar cuidado fonte de alimentação ininterrupta doméstica.
Tipos de equipamentos de controle climático
Qualquer ar condicionado interno possui duas unidades de trabalho - a primeira serve para absorver o calor e a segunda para liberá-lo. Eles estão conectados entre si por tubos contendo refrigerante. Ao mesmo tempo, em alguns sistemas de ar condicionado todos estes elementos são combinados num único dispositivo, enquanto noutros são separados num par de módulos separados.
Toda a gama de aparelhos de ar condicionado está dividida em três grupos:
- monoblocos;
- sistemas divididos;
- sistemas multi-split.
Os dispositivos do primeiro grupo são um ar condicionado clássico multifuncional. Os aparelhos do segundo são divididos em dois blocos - interno para instalação na sala e externo para rua.
Ar condicionado monobloco são divididos em modelos móveis e dispositivos de janela. Alguns são instalados no chão e, se necessário, podem ser movidos de um lugar para outro, enquanto outros são montados na abertura da janela.
Sistema dividido. A palavra "divisão" significa divisão. Essencialmente, é um ar condicionado dividido em partes.
A unidade externa, que libera calor para fora, contém um dispositivo de preparação de freon de alta pressão e um trocador de calor-condensador externo. E o módulo dentro da sala possui filtro de ar, trocador de calor evaporador, ventilador e bomba de drenagem com bandeja de condensado.
As unidades de sistema split interno são:
- teto/duto;
- montado na parede;
- piso/coluna.
Na versão de parede, o ar resfriado é soprado por um ventilador na parede oposta, e na versão de teto diverge ao longo do teto para os lados e de cima para baixo. O modelo de coluna sopra correntes de ar para o teto, de onde elas se movem por toda a sala.
A principal diferença entre um sistema split e um ar condicionado monobloco é a divisão do aparelho de ar condicionado em dois blocos. Num split, os elementos mais ruidosos são colocados no exterior para não incomodar quem está dentro da sala com o seu zumbido durante o trabalho.
Diferença dos resfriadores evaporativos
Além dos clássicos aparelhos de ar condicionado com refrigerante, existe outro tipo de equipamento de climatização com funcionalidade semelhante - os evaporadores de água. Não há freon nesses dispositivos e não há necessidade disso.
Os resfriadores evaporativos domésticos são mais compactos e consomem menos energia do que seus equivalentes baseados em freon. No entanto, a água que neles evapora inevitavelmente entra na sala resfriada, aumentando a umidade da sala.
Como resultado, com a operação prolongada desse refrigerador, a decoração interior e os móveis da sala começam a se deteriorar.
Ao contrário dos sistemas freon split e dos condicionadores de ar, o evaporador não é capaz de aquecer e secar o ar - o refrigerador, ao contrário, apenas o umedece constantemente. Além disso, esse dispositivo precisa constantemente adicionar água.
Em região seca ou para uso de curto prazo, esta opção é aceitável, mas muitas vezes será mais prático levar um aparelho com refrigerante e mais funcionalidade.
Critérios para escolha de equipamentos de controle climático
Somente com uma compreensão clara das necessidades, a escolha do equipamento de controle climático será ideal em termos de custo e funcionalidade.
Portanto, ao escolher um ar condicionado, você deve considerar:
- desempenho/potência;
- requisitos para condições operacionais e funcionalidade;
- nível de ruído;
- o custo de um modelo específico;
- preço de instalação.
Além disso, não se esqueça dos ionizadores integrados e dos filtros de ar adicionais. Muitas vezes eles não são necessários, mas proporcionam uma margem de lucro considerável.
Se você só precisa resfriar o ar e o ambiente for pequeno, é melhor comprar um refrigerador simples. Ao contrário de um ar condicionado, não é tão barulhento e custa menos. Mas em outros casos você terá que escolher entre um sistema dividido de dois blocos e um monobloco de janela ou piso.
Fator #1 – ruído e potência
O critério mais importante para a escolha de um modelo de equipamento de climatização é o nível de ruído emitido por este equipamento durante o funcionamento. Se o equipamento selecionado fizer muito barulho, causará desconforto.
E aqui não importa quão bem o ar é resfriado. O farfalhar de um ventilador é uma coisa, mas o zumbido de um compressor funcionando é outra bem diferente.
Se o ruído na sala precisar ser reduzido ao mínimo, apenas um sistema split deverá ser usado. Por este critério, um ar condicionado monobloco convencional perde fortemente para ele neste quesito.
Um sistema split funcional produz som a um nível de 45–55 dB. O ruído de um ar condicionado móvel é de 50 a 60 dB. E seu análogo de janela produzirá ainda mais, além de adicionar o barulho do vidro na janela.
A diferença em decibéis é pequena à primeira vista. No entanto, o zumbido constante pode deixá-lo louco.Quanto menos barulho o equipamento de ar condicionado fizer, melhor. Isto é especialmente verdadeiro quando há crianças pequenas em casa ou quando o ar condicionado está instalado no escritório. Há uma clara vantagem aqui para o sistema dividido.
Em termos de desempenho, o monobloco também perde para o sistema de dois blocos. Quanto mais potente for o equipamento, maior e mais pesado ele será. Num split, um compressor mais eficiente na unidade externa não é problema. Você simplesmente não pode vê-lo fora da janela. O quão grande e barulhento ele é não é tão importante para a maioria dos compradores.
O monobloco tem sérias limitações nesse sentido. Inserir um compressor potente nele significa encher a sala de ruído e tornar o dispositivo enorme. Esta opção torna-se inadequada para instalação em janela e perde mobilidade quando instalada no chão.
O monobloco de chão fica ótimo no interior e, quando não for necessário, pode ser facilmente guardado em um armário, despensa ou em um canto mais distante. No entanto, não será capaz de resfriar uma sala grande.
Mesmo que você ligue na potência máxima, no calor extremo fora da janela ele nem sempre consegue cumprir sua finalidade. Além disso, nesses modos de operação, o dispositivo superaquecerá rapidamente e poderá queimar. Aqui é melhor contar com um sistema dividido.
Para simplificar calcule a potência necessária equipamento (Q), deve ser adicionado:
- P1 – representa a soma das entradas de calor provenientes das janelas, paredes e teto da sala;
- P2 – calor gerado pelas pessoas na sala;
- P3 – a quantidade de energia térmica liberada pelos eletrodomésticos.
Cada pessoa na sala gera cerca de 100–150 W de calor. P2 É fácil calcular. Para calcular Q1 você precisa multiplicar 30–45 W pela capacidade cúbica da sala. Além disso, soma-se a isso a potência nominal de computadores, televisores, luminárias e todos os outros eletrodomésticos, multiplicada por 0,3.
Ao montante total resultante, são adicionados 10–15% na reserva. E você pode escolher um ar condicionado. Se houver um modelo de ar condicionado móvel de acordo com os dados calculados, você poderá adquiri-lo.
Mas muitas vezes a potência necessária é bastante alta. Então, para cobri-lo - para remover o excesso de calor de uma sala específica, é necessário usar um sistema dividido.
Fator #2 – custo de equipamento e instalação
Em termos de preço do equipamento, os condicionadores de ar domésticos não diferem muito dos sistemas split de potência semelhante, mas quanto maior o desempenho, mais perceptível é essa diferença. A primeira opção em versão móvel com 1,5–2,5 kW custa aproximadamente 10–15% mais barata que a segunda com quilowatts semelhantes.
A diferença é insignificante, mas devemos acrescentar também o custo das obras de instalação. Para operar um monobloco de chão, basta colocá-lo na sala e conectá-lo à rede.
Um sistema dividido deve primeiro ser instalado em ambientes internos e externos e, em seguida, as partes externas e internas devem ser conectadas entre si. Como resultado, os custos totais de instalação do sistema estão longe de ser os mesmos.
Se instalação dividida Eles oferecem isso de forma barata - menos de um terço do custo do dispositivo, então você deve ser extremamente cuidadoso. Não há economia neste assunto. A ligação entre os blocos externo e interno é feita por tubos de cobre por onde circula o freon.
Além disso, o custo de instalação é fortemente influenciado pela necessidade de utilização de equipamentos especiais para trabalhos em altura. Se o sistema split estiver instalado em um apartamento nos andares superiores de um prédio alto, pode ser necessário chamar um elevador ou convidar um alpinista industrial. E isso é sempre uma despesa adicional.
Fator #3 – conveniência e confiabilidade
Em termos de vida útil, depende muito fabricante de ar condicionado e a qualidade da sua instalação. A unidade externa do sistema split tem que suportar os efeitos de diversas precipitações, ventos e mudanças bruscas na temperatura do ar ao longo do ano.
E o monobloco fica dentro de casa e está livre de tudo isso. Parece que a segunda opção deveria obviamente durar mais tempo que a primeira.
No entanto, o sistema split é inicialmente projetado levando em consideração os fatores climáticos. Só que há um ponto muito importante nisso - esta é a qualidade da soldagem de tubos de cobre com freon.
Se os blocos forem conectados por um profissional, esse sistema geralmente supera um ar condicionado monobloco em termos de confiabilidade e durabilidade. Mas com uma instalação não qualificada, tudo é exatamente o oposto.
O monobloco é vendido pré-montado de fábrica. Definitivamente cumprirá seu período de garantia. É preciso algum esforço para desativá-lo. Basta calcular corretamente a potência do equipamento e não chutá-lo acidentalmente.
Em termos de funções disponíveis, os sistemas split e os condicionadores de ar monobloco com indicadores de potência e preços comparáveis são praticamente os mesmos. Seu custo é mais influenciado pela marca do fabricante, bem como pela presença de ionizadores, filtros e desumidificadores de ar adicionais. Não há um líder claro aqui. É necessário comparar modelos específicos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
No vídeo você pode aprender sobre os princípios de funcionamento dos aparelhos de ar condicionado:
Que equipamento de ar condicionado escolher para sua casa:
A diferença entre a versão inversora do ar condicionado e a convencional:
Na grande maioria dos casos, é recomendável escolher um sistema split para um apartamento ou chalé. Um ar condicionado móvel de piso em forma de monobloco é mais adequado para escritórios e pontos de venda, onde sua aparência não prejudica o interior.
Porém, se você precisa do modelo mais barato e de baixo consumo de energia, por exemplo, para ligá-lo em uma casa de campo, garagem ou despensa, a versão monobloco será a escolha ideal.
Compartilhe com os leitores sua experiência de uso de ar condicionado doméstico ou sistema split. Conte-nos em que se baseou a escolha do aparelho e se você está satisfeito com a compra. Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e participe das discussões. O formulário de contato está localizado abaixo.
Certa vez, eu queria comprar um ar condicionado móvel. Achei que era como uma mala com rodas, você arrasta de cômodo em cômodo, mas no inverno escondi no armário e esqueci.
Sim claro! A mobilidade é questionável - também precisa estar ligada à rua, é necessário inserir um cano grosso na janela. Depois, coletando condensado em algum tipo de contêiner e, em geral, os preços desse tipo de ar condicionado são anormais. Comprei um normal e me acalmei.
A sua mobilidade reside no facto de qualquer pessoa comum poder desmontá-lo e levá-lo, por exemplo, para uma dacha ou outro apartamento. E use aí.
Boa tarde, Egor. A empresa americana Mobile Comfort “ouviu” as críticas dos cidadãos aos aparelhos de ar condicionado móveis. Hoje existe um protótipo RoCo que não necessita de tubo. A produção em série começará em 2021.
Deixe-me explicar como funciona o RoCo - existe um tanque do radiador cheio de líquido que, quando congelado, se transforma em um análogo do gelo. É verdade que sua capacidade térmica é muitas vezes maior que a da água. O ar ambiente bombeado através do radiador é resfriado e o “gelo” derrete em 8 horas. O ar condicionado “carrega” em algumas horas. O ar condicionado monitora constantemente a localização do proprietário, direcionando o fluxo de ar em sua direção.
Nunca pensei que o ar condicionado instalado em nosso escritório não fosse um ar condicionado, mas sim um sistema split. Quando pedimos, eles não focaram nossa atenção neste ponto. E as nuances técnicas não são tão importantes para o cidadão comum. Isso é algo que os profissionais precisam saber. E é importante para o cliente que o equipamento funcione bem.