Selante para canos de esgoto: tipos, avaliação dos fabricantes, o que é melhor e por quê
A estanqueidade da rede de esgotos é uma das principais condições para o normal funcionamento deste tipo de comunicações.A possibilidade de vazamento deve ser completamente eliminada para não representar uma ameaça às redes, estruturas e ao meio ambiente próximos.
O selante para canos de esgoto evita vazamentos - o produto é utilizado tanto para trabalhos internos quanto externos. Como funciona e qual é melhor escolher? Concordo, vale a pena descobrir.
Para que você possa encontrar e adquirir um selante adequado, identificaremos as opções populares e descreveremos seu uso específico.
O artigo discute detalhadamente as tecnologias de utilização de materiais de vedação. Existe uma classificação dos fabricantes dos melhores produtos produzidos para esta área da construção. Aplicativos de fotos e análises de vídeos ajudarão você a se sentir confortável com o assunto.
O conteúdo do artigo:
A finalidade dos elementos do sistema de vedação
O sistema de esgoto é vedado de forma confiável durante a fase de instalação. Durante a operação, o sistema interno é inspecionado regularmente para detectar e eliminar vazamentos a tempo.
As águas residuais não devem fluir e nada deve entrar no sistema de esgoto vindo de fora, porque... isso pode atrapalhar seu funcionamento e causar sérios danos.
Deve ser dada especial atenção à vedação de tubos, colocado no subsolo, pois são muito mais difíceis de reparar se ocorrerem vazamentos.Se a operação do sistema for interrompida devido à entrada de água subterrânea, muito esforço terá que ser feito para determinar isso.
A vedação cuidadosa durante a fase de construção do sistema de esgoto evita vários problemas:
- Vazamentos para o exterior. Uma vez no solo, as águas residuais podem contaminar a água dos poços e causar doenças graves. Desagradável cheiro de esgoto dentro de casa também é perigoso, porque a matéria orgânica em decomposição libera gases prejudiciais ao homem: sulfeto de hidrogênio, amônia, metano.
- Inundações de edifícios e estruturas. Em caso de vazamentos graves, pode ocorrer erosão do solo. A água do esgoto inunda fundações, porões, porões e subsolos. Devido ao alto teor de substâncias quimicamente ativas, aceleram a destruição dos materiais de construção e provocam corrosão.
- Vazamentos no sistema. Se a água atmosférica ou subterrânea entrar no sistema, a pressão na tubulação aumenta. Devido à forte pressão das águas residuais, o funcionamento das tubulações é interrompido e as instalações de tratamento ou armazenamento podem não ser capazes de lidar com a carga adicional e falhar.
- Vazamentos nas juntas devido a mudanças de temperatura. Se o sistema for inicialmente instalado de forma eficiente, as juntas são confiáveis e não vazam mesmo sem vedação adicional. No entanto, o processamento ainda é necessário, porque As mudanças de temperatura ao longo do tempo levam a uma diminuição da estanqueidade.
Para instalação de sistemas de esgoto use diferentes tipos de tubo. Um selante adequado deve ser selecionado para cada material de tubo.A escolha também depende da tecnologia de instalação e da finalidade pretendida de cada elemento individual do sistema.
Principais tipos de materiais de vedação
Muitos materiais diferentes são usados para vedar as conexões dos tubos de esgoto:
- fitas de vedação;
- selantes poliméricos;
- enxofre técnico;
- cordas de juta e cânhamo;
- resina epóxi;
- Cimento Portland;
- mastiques à base de produtos petrolíferos;
- punhos de borracha.
Cada material de vedação possui suas próprias variedades, características, finalidade e escopo de aplicação.
Opção nº 1: fitas de vedação
Existem fitas autoadesivas normais e metálicas. Eles são projetados para vedar conexões de tubulações de água e esgoto e possuem propriedades únicas. As fitas contêm materiais de polímero de betume, o que as torna absolutamente impermeáveis.
Dependendo da faixa de temperatura operacional, existem três tipos principais de fitas:
- Verão (na marcação está indicado pela letra L). A fita pode ser usada em temperaturas de até +300˚С. É adequado para isolar tubulações através das quais são bombeados líquidos quentes.
- Inverno (marcado com a letra Z). A faixa de temperatura na qual o material não perde suas propriedades de vedação é de -200˚ a +100˚С.
- Resistente ao calor (as propriedades são indicadas pela letra T na marcação). Esta fita é usada para isolar tubulações através das quais são bombeados líquidos com temperaturas de até +1500˚C. Neste caso, a temperatura ambiente pode variar de -100 a +300˚С.
Para isolar linhas de esgoto tubos internos A fita de vedação de verão ou inverno é adequada, mas para trabalhos ao ar livre é melhor escolher a fita de inverno.
As vantagens do material incluem as seguintes propriedades:
- Sem deformação. Se a fita for aplicada corretamente, nenhuma bolha aparecerá por baixo dela durante o uso.
- Propriedades dielétricas. A fita protege contra tensão elétrica, que muitas vezes se torna uma das causas da corrosão de tubulações metálicas.
- Resistência a todos os tipos de influências. O material não delamina, é caracterizado pela resistência mecânica, resistência a produtos químicos e corrosão do solo. É tão confiável que pode até ser usado na instalação de oleodutos, então você pode ficar tranquilo quanto ao sistema de esgoto.
As características únicas e a resistência das fitas de vedação permitem que sejam utilizadas em qualquer temperatura e em quase todas as condições.
A vida útil do revestimento adesivo é de pelo menos 30 anos. Durante esse tempo, a fita não perde suas propriedades e permanece 100% estanque.
Para garantir que o material não perca suas propriedades por muito tempo, ele deve ser aplicado corretamente.A etapa de preparação da superfície é muito importante. Eles são cuidadosamente limpos de revestimentos antigos, desengordurados e secos.
É necessário monitorar a uniformidade e a tensão da fita ao enrolar o tubo e fazer sobreposições largas iguais à metade da largura do material. Se a fita for aplicada corretamente, a superfície será coberta com duas camadas protetoras.
Opção nº 2: selantes de polímero
Os selantes de silicone são usados com mais frequência para tratar juntas de sistemas de esgoto. Outra opção são os compostos de poliuretano. São universais, adequados para vedar e colar uma grande variedade de estruturas e elementos.
Os selantes de silicone são indispensáveis para trabalhar no banheiro - são utilizados para vedação de juntas entre a banheira, chuveiro, pia com a parede.
O silicone contém borracha, o que torna o material acabado altamente elástico e aderente a qualquer substrato. Ao usar selantes de silicone, não é necessário aplicar primer nas superfícies para melhorar a adesão.
A solução ideal é adquirir um composto hidráulico especial à base de silicone, selecionando-o levando em consideração o material e as condições de operação do sistema.
Dependendo da composição do endurecedor, existem dois tipos principais de selantes de silicone:
- Ácido. A principal vantagem das composições ácidas é o preço razoável e a boa qualidade. As desvantagens incluem um escopo de aplicação limitado: os selantes não são adequados para todas as superfícies e podem entrar em reações químicas.
- Neutro. Esses selantes não contêm ácidos, portanto não destroem os tubos. Isso expande significativamente o escopo de aplicação e torna os materiais universais. A desvantagem é o custo mais elevado do que as formulações ácidas.
Selantes de silicone são geralmente usados para vedar juntas entre tubos de esgoto de plástico e metal. Após a polimerização, eles formam revestimentos elásticos densos que lembram borracha. Devido à sua alta elasticidade, toleram bem as cargas e não racham.
Os selantes são aplicados com pistolas de montagem que espremem o conteúdo da embalagem. As juntas são processadas ao longo de toda a circunferência. A linha deve ser contínua para que não haja lacunas. Após a aplicação da composição, a costura é cuidadosamente nivelada com uma espátula macia especial ou um dedo enluvado úmido.
Reparando um tubo quebrado usando tubo de expansão, acoplamento e selante:
Para o reparo descrito acima, em vez de selante de silicone, você pode usar Adesivo para tubo de PVC.
Opção nº 3: enxofre técnico
O enxofre técnico é produzido pelo processamento de produtos petrolíferos. Pode ser pulverulento ou granulado e é vendido em lojas de ferragens. Esta é uma boa opção para vedar juntas em tubos de ferro fundido. Uma vantagem adicional é o preço baixo.
O enxofre é triturado (se for adquirido enxofre granulado), aquecido até a temperatura de fusão (cerca de 130-150˚C) e então despejado no espaço do sino.
Quando o material endurecer, ele se transformará em uma massa densa e impermeável. Sua única desvantagem é a baixa elasticidade.
Opção nº 4: cimento Portland
O cimento Portland é indispensável para muitos tipos de trabalho. O material contém clínquer, gesso e silicatos de cálcio. A mistura seca é diluída com água até obter uma solução espessa. Endurece rapidamente, formando um monólito de alta resistência, resistente ao gelo e repelente à água.
Aditivos especiais são adicionados à mistura de cimento para aumentar sua elasticidade - isso permite vedar de forma confiável as juntas da tubulação. O material é resistente a temperaturas, tolera bem o congelamento e o descongelamento, por isso é utilizado com sucesso em arranjos externos esgoto de tubos de ferro fundido.
Opção nº 5: resina epóxi
A resina epóxi é um adesivo universal que também pode ajudar na instalação de sistemas de esgoto. Para preparar um composto de vedação, a resina epóxi é misturada com um endurecedor. As proporções dependem da marca do material e estão indicadas nas instruções de uso.
Ao misturar resina e endurecedor, é importante seguir rigorosamente as recomendações do fabricante, caso contrário o tempo de endurecimento da composição e as propriedades de desempenho do revestimento acabado podem mudar.
Opção nº 6: mástiques betuminosos
Os encaixes dos tubos cerâmicos são frequentemente preenchidos com materiais betuminosos. Os mastiques de betume-borracha e betume-polímero provaram ser excelentes. De acordo com o tipo de aplicação, são divididos em frio e quente.
Para vedar tubos, é melhor usar compostos aplicados a frio, porque... são muito mais fáceis de usar e o trabalho em si é mais seguro. A única desvantagem desses selantes para canos de esgoto é que eles são um pouco mais caros.
Opção nº 7: cordas de juta e cânhamo
Para vedar as juntas de tubos de esgoto em ferro fundido e cerâmica, são tradicionalmente usados cordas de cânhamo e juta e fios de resina. São materiais baratos e fáceis de usar, mas em termos de propriedades técnicas e operacionais são significativamente inferiores aos selantes modernos.
Para canos de esgoto, é melhor usar selantes sanitários de silicone ou poliuretano. Sua qualidade e durabilidade podem variar muito dependendo do fabricante, por isso preste atenção nas marcas e escolha as mais confiáveis.
Opção nº 8: punhos de vedação
Punhos duráveis feitos de borracha técnica espessa são usados para proteger as juntas entre o invólucro e o tubo de trabalho. São aplicáveis a tubulações de vários tipos - tecnológicas, de esgoto, de drenagem. O diâmetro dos produtos é de 2,5 cm a 2 m.
Existem diferentes tipos de punhos. Os mais comuns são os TM, ou seja, termorretráteis, revestidos internamente por uma camada adesiva. Para tornar a transição hermética, a borracha é aquecida. Ele encolhe e agarra firmemente os tubos, ao mesmo tempo que adere a eles.
Processo de instalação:
Além dos punhos TM, existem MR destacáveis e MG inteiriço, que não são colados com secador de cabelo, mas fixados com pinças de metal.
8 melhores fabricantes de selantes
Selantes de marca Ceresit E Momento fora da competição. Eles são confiáveis, duráveis, altamente elásticos e aderem a qualquer superfície. Se tiver a oportunidade de adquirir formulações destas marcas, não hesite, pois... você pagará não apenas “pelo nome”, mas pela qualidade real.
Existem mais 6 marcas que produzem produtos decentes:
- Correção Ciki. Esta marca produz selantes transparentes de alta qualidade, perfeitos para tubos de metal e cerâmica. O revestimento acabado é resistente a detergentes e solventes.
- Belinka. Estas são composições populares de um componente para vedação de costuras e juntas. São resistentes a influências negativas, duráveis e elásticas.
- Titã. A marca Tytan produz selantes sanitários de alta qualidade à base de silicone. Se necessita de uma costura de alta resistência, deve dar preferência à composição de poliuretano Tytan Professional.
- Krass. A marca Krass produz selantes monocomponentes de cura rápida que, após o endurecimento, formam juntas estanques que não encolhem.
- S 400. Uma característica distintiva dos selantes desta marca é o aumento da estabilidade biológica. A composição inclui uma grande quantidade de fungicidas que evitam o aparecimento de fungos e mofo nas costuras.
- Dow Corning. Os selantes desta marca mantêm as superfícies unidas com tanta firmeza que são utilizadas como cola. Eles são mais espessos que os compostos de outras marcas e penetram profundamente nas costuras e juntas.
Às vezes, os selantes estão sujeitos a requisitos maiores para determinadas características de desempenho. Nesses casos, faz sentido estudar cuidadosamente as descrições dos fabricantes e consultar os vendedores.
Por exemplo, o melhor selante para salas com maior risco de incêndio é uma composição universal Krass; para conexões complexas - "Germento do Momento"; para tubos cerâmicos – Acetato Sanitário Belinka Belsil; e para ambientes com alta umidade constante - Ceresit CS 25 ou S 400.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Durante o processo de vedação de um sistema de esgoto, surgem muitas dúvidas. Oferecemos materiais de vídeo que o ajudarão a enfrentar as dificuldades e a realizar todo o trabalho sozinho.
Instruções para vedar tubos de esgoto com selante de silicone:
Oferecemos instruções em vídeo sobre como misturar adequadamente resina epóxi e endurecedor:
Tutorial em vídeo faça você mesmo sobre como vedar o encaixe de um esgoto externo de ferro fundido:
Instruções detalhadas para vedar o encaixe dos canos de esgoto ao mudar de ferro fundido para plástico:
Qualquer que seja o tipo de selante para canos de esgoto escolhido, é necessário preparar cuidadosamente as superfícies e realizar o trabalho com eficiência. Não deve haver rachaduras ou fístulas nas tubulações. Antes de selar, eles são limpos, reparados e desengraxados.
Ao trabalhar, deve-se seguir rigorosamente a tecnologia e, após finalizá-la, aguardar o tempo previsto até que a composição endureça. Somente depois disso o sistema poderá funcionar normalmente.
Você tem experiência em vedar canos de esgoto? Compartilhe informações com nossos leitores e sugira seu método para resolver o problema. Você pode deixar comentários no formulário abaixo.
Durante a reforma do apartamento, adquirimos um selante líquido alemão que, ao endurecer, formou uma película branca semelhante a borracha. Era vendido em pequenos baldes, como maionese. Era muito caro. Aplicar várias camadas em todas as juntas com um pincel. Este selante de penetração profunda pode suportar altas pressões e é usado para vedar túneis.
Quando construí minha casa, fiz um furo de drenagem no quintal, basicamente não há rede de esgoto na aldeia.Na rua usei tubos de PVC comuns, revesti as juntas com selante de silicone e enrolei com fita adesiva de papel alumínio por cima para maior confiabilidade. E é isso, eles cuidadosamente colocaram e enterraram. Tudo está funcionando há vários anos, não há vazamentos, enfim - simples e confiável.
Como você pode vedar com segurança canos de esgoto de polipropileno em um apartamento? Sim, sim, polipropileno, PP está escrito nos tubos, seja russo ou estrangeiro (PP). Os selantes de silicone não aderem bem, após a secagem são facilmente removidos com os dedos, como carne gelificada. E, em geral, li que poucas coisas aderem normalmente a eles.
Você preparou a superfície do tubo antes de aplicar o selante? É imprescindível limpar e desengordurar antes de aplicar o selante de silicone! Se você não fez isso, o aperto dessa conexão é uma grande questão. É possível que você tenha encontrado um selante de silicone de baixa qualidade.
Em geral, é melhor usar lubrificante russo para instalação de tubos de plástico MasterPlast, aconselho por experiência própria! Além disso, não se esqueça de processar as bordas do tubo antes da junta (estou anexando uma foto) para que as bordas rasgadas não desloquem a vedação de borracha, o que realmente quebra a estanqueidade.
A instalação de sistemas de esgoto modernos não requer o uso de agentes de vedação adicionais além do O-ring padrão. Basta preparar a borda, aplicar lubrificante e inserir no encaixe (conforme instruções de instalação do ostendorf).
“O silicone contém borracha, graças à qual o material acabado é altamente elástico e adere a qualquer substrato. Ao usar selantes de silicone, não há necessidade de aplicar primer nas superfícies para melhorar a adesão.”
Mentiras. Nenhuma cola adere ao polipropileno e ao polietileno sem um primer especial e caro, exceto o poliuretano. Estou cansado disso.
Olá pessoal! Salve - ajude! Estas são as rachaduras que se formaram no antigo riser de ferro fundido. Talvez eu não tenha notado isso antes, porque... o tubo foi pintado de preto. Não posso dizer com certeza quando eles apareceram. Não há vazamentos, mas há poucos moradores no andar de cima. O que deve e pode ser feito no meu caso?
A reforma do banheiro foi feita há um ano. A casa tem 3 andares, a minha é o 2º andar. A casa tem 55 anos (Stalin), o espelho é de ferro fundido. As opiniões dos especialistas foram divididas em 50 a 50 (trocar e usar selante ou cimento, etc.). Ajude com conselhos. Li sobre o Geogel 2300, mas você só pode comprá-lo na Ucrânia. Obrigado se alguém responder...
Também li sobre esse selante - Point. Pode ser usado para “consertar” rachaduras em um riser de ferro fundido?
Se você ainda está lendo... Alternativamente, corte esta seção e instale o plástico, outra opção é a soldagem normal ou a frio
Tudo o que foi escrito acima é um absurdo. A casa foi construída em 1986, canos de esgoto de polietileno com tomada, se houver entupimento embaixo o esgoto corre como um rio. Com o que selar?