Instalação de um vaso sanitário: instruções detalhadas para a instalação de um vaso sanitário montado na parede
Ao organizar um banheiro em uma casa ou apartamento, os proprietários muitas vezes enfrentam o problema de como “ocultar” conexões de utilidades inestéticas. Além disso, eles estão interessados na questão de como administrar racionalmente o espaço útil.Existe uma excelente opção - instalar uma instalação sanitária que resolva ambos os problemas.
O desenho de fixação de sanita suspensa permite ocultar todas as comunicações e peças funcionais, incluindo a cisterna de descarga. A utilização da instalação aumenta visualmente o volume da sala. Diremos como instalá-lo, como é feita a camuflagem decorativa e como o encanamento é pendurado.
Descrevemos detalhadamente o processo de instalação de estruturas de suporte para vasos sanitários suspensos e sua fixação nas paredes e no chão. Descrevemos instruções passo a passo para instalar diferentes tipos de instalações. As informações apresentadas para consideração foram complementadas com diagramas visuais, coleções de fotos e instruções em vídeo.
O conteúdo do artigo:
- Tipos de sistemas de instalação
- Ferramentas de instalação
- Determinando o local para instalação do sistema
- Como realizar corretamente a marcação preliminar?
- Instalação de bloco para vasos sanitários suspensos
- Solução conveniente para um banheiro montado no chão
- Recursos de instalação de uma instalação de quadro
- Verificação de integridade do sistema
- Dicas e truques de profissionais
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Tipos de sistemas de instalação
O mercado moderno de construção e equipamentos relacionados oferece dois tipos de sistemas de instalação. Ambas as opções são convenientes e práticas, e a escolha depende de quais paredes a estrutura será fixada e quais partes dela suportarão a carga operacional principal.
Instalação de bloco - a opção mais simples e econômica, porém sua instalação requer certas condições. A estrutura só pode ser utilizada em parede principal, tendo-se previamente preparado nela um nicho para acomodar o tanque e ligações à rede de esgotos com abastecimento de água.
A segunda opção envolve revestir o sistema com tijolos, mascarando-o com gesso cartonado ou outros materiais em folha, seguido de revestimento decorativo. Essas ações são realizadas somente após a conclusão de todas as atividades de instalação.
Âncoras fortes são necessárias para fixação. Eles suportam a principal carga operacional. As principais vantagens do modelo incluem um preço razoável e a possibilidade de utilizar a instalação não apenas em conjunto com vasos sanitários suspensos, mas também com vasos sanitários fixos de piso.
Instalação de moldura pertence a um tipo de construção mais complexo, mas permite fixar a sanita em finas divisórias vazadas ou paredes de gesso cartonado. É considerado um sistema muito confiável e possui todas as características para acomodar tanto o módulo hidráulico quanto ele próprio.
Colocado no chão ou fundação. Permite diversas opções de montagem: com elementos especiais em quatro pontos na parede, em dois pontos no chão e dois na parede, ou apenas na base do chão através de patas estáveis. A carga principal recai sobre a parte inferior da base.
A principal vantagem da instalação da moldura são as pernas ajustáveis. Eles podem ser ajustados em qualquer altura desejada e confortável. O design é adequado para instalação em ambientes de formato atípico, cabe facilmente nos designs mais inesperados e pode até ser colocado em um canto sem esconder o espaço útil do banheiro.
As dimensões dos sistemas de blocos são sempre padrão.Sua largura é de 50 centímetros, sua profundidade varia de 10 a 15 cm e sua altura não ultrapassa 1 metro. As instalações de moldura têm largura de base de 50 a 60 cm, profundidade de 15 a 30 cm e altura (devido às pernas ajustáveis) de 80 cm a 1,4 metros.
Para casas de madeira ou edifícios não permanentes, os especialistas recomendam a compra dos sistemas mais amplos e mais baixos possíveis. Isso permite reduzir a carga nas paredes e garante o funcionamento normal do módulo por muito tempo.
Sobre os prós e contras do uso instalações e sanitários suspensos, bem como as características de escolha da melhor opção, estão descritas detalhadamente no artigo, que recomendamos a leitura.
Comparação de estruturas de blocos e quadros
Como qualquer outra estrutura técnica, as instalações de blocos e molduras têm suas próprias vantagens e desvantagens.
Entre as principais vantagens estão parâmetros como:
- a capacidade de ocultar elementos de conexão e tubos de comunicação inestéticos;
- economia de espaço livre e aproveitamento eficiente do espaço útil da unidade sanitária (mais importante para banheiros pequenos e quartos com layout complexo e atípico);
- isolamento acústico impecável, graças ao qual mesmo no apartamento mais pequeno não se ouvem os sons do esvaziamento e enchimento do tanque;
- aumentar o nível de higiene e garantir uma limpeza fácil debaixo da própria sanita e na zona envolvente;
- acessórios de fixação de alta qualidade que permitem posicionar o módulo de encanamento na altura mais conveniente e pessoalmente confortável.
As desvantagens incluem o custo bastante elevado de toda a estrutura, algumas dificuldades de instalação e a desmontagem obrigatória da decoração interior exterior em caso de avaria ou avaria. No entanto, estes pontos são muito menos significativos e não se tornam um obstáculo na compra de uma instalação.
A galeria a seguir apresentará as especificidades das instalações de fixação com guias metálicas:
O que está incluído no sistema?
Antes de instalar corretamente o vaso sanitário com a instalação, você precisa entender o conjunto de peças. O sistema de instalação consiste em vários componentes separados. A base é uma estrutura de aço durável.
Os suportes retráteis permitem ajustar a altura da estrutura e permitem montar o dispositivo no chão ou em uma base especial.
O principal dispositivo operacional é o botão de descarga, apresentado em forma de painel plástico. Além de sua função principal, desempenha o papel de escotilha de inspeção. Um único botão é responsável pelo escoamento padrão da água, um botão duplo permite regular o abastecimento de água e permite gastá-lo de forma mais econômica.
Os painéis de controle mais avançados possuem vários recursos úteis adicionais:
- opção de descarga dupla – econômico e comum;
- pare de lavar – quando uma segunda pressão interrompe o fluxo de água.
Algumas marcas conhecidas também produzem consoles de controle sem contato mais modernos. Eles são equipados com sensores infravermelhos sensíveis que respondem a movimentos e obstáculos. Tal sistema é totalmente independente e praticamente não requer a participação humana na gestão.
Como escolher a instalação certa?
Comprar uma estrutura de suporte para um vaso sanitário é um assunto sério e responsável. Abordagem escolhendo uma instalação precisa ser equilibrado e racional.Afinal, se algo quebrar ou apresentar mau funcionamento durante o funcionamento, você terá que trabalhar muito para detectar problemas e até mesmo desmontar parte da decoração externa.
Portanto, é melhor adquirir um sistema de alta qualidade com garantia obrigatória do fabricante.
Marcas que se prezam costumam dar vida útil de 10 anos para seus produtos, não só para a estrutura em si, mas também para todos os componentes, retentores, juntas de vedação, tubos de conexão e tanque.
Em lojas de marcas conceituadas, as peças relacionadas estão disponíveis mesmo após a empresa ter descontinuado o modelo. Além disso, grandes marcas mantêm centros de serviços autorizados, onde funcionários qualificados sempre responderão às dúvidas dos clientes e realizarão os reparos em garantia no menor tempo possível.
Ferramentas de instalação
A instalação de um bloco ou moldura é realizada estritamente antes do início de todas as atividades de acabamento do banheiro. O processo é bastante simples e não requer conhecimentos específicos ou vasta experiência em encanamento.
Basta estudar atentamente as instruções que acompanham o sistema, assistir às videoaulas e estudar detalhadamente a descrição da instalação.
Também não há necessidade de comprar equipamentos específicos ou ferramentas caras. Todos os itens necessários podem ser encontrados no arsenal doméstico de cada proprietário.
Para instalar corretamente uma instalação sanitária com suas próprias mãos, você precisará de:
- um simples lápis;
- fita métrica para medições;
- nível;
- perfurador;
- brocas para concreto de diversos tamanhos;
- selante adesivo;
- fita adesiva.
Não se esqueça das chaves de boca de várias configurações.
Com a ajuda dessas ferramentas, materiais e dispositivos, não será difícil instalar corretamente o sistema de instalação.
Determinando o local para instalação do sistema
Em primeiro lugar, é necessário decidir onde ficarão a estrutura de instalação e o banheiro. Se o banheiro de casa for pequeno, vale reservar um local no canto do cômodo ou colocar o sistema de forma que não interfira na passagem natural.
Especialistas afirmam que é mais razoável instalar o complexo onde ficava o antigo banheiro. Lá já foram instaladas linhas de esgoto e abastecimento de água, o que facilita e agiliza muito o processo de instalação.
Se não houver espaço suficiente em um banheiro pequeno para acomodar um modelo convencional de estrutura de suporte para encanamento suspenso, esta seria uma excelente escolha. instalação de canto. O artigo apresenta as regras para seus recursos de seleção e instalação.
Como realizar corretamente a marcação preliminar?
Para fazer marcações, pegue um simples lápis ou marcador, uma fita métrica e um nível de construção. Todas as medições são feitas levando em consideração as dimensões da própria instalação.Para garantir que a instalação posterior seja correta, primeiro determine a localização do eixo central da estrutura e marque-o com uma linha reta.
Em seguida, usando uma fita métrica, meça a distância da borda condicional da instalação até a parede - não deve ser inferior a 13,5 mm. Marcar com traços na parede a área onde deverá ficar o tanque de drenagem e marcar no chão e nas paredes os locais para os mecanismos de fixação do equipamento.
Marcações feitas corretamente tornam possível instalar instalação exatamente onde não desorganize o espaço e interfira na entrada e saída do banheiro.
Instalação de bloco para vasos sanitários suspensos
A instalação de blocos para modelos de vasos sanitários suspensos é realizada apenas em uma parede sólida e resistente. Escolhido um local adequado no banheiro para a localização da estrutura, faça marcações preliminares, marque o eixo central com um marcador e só então prossiga diretamente para o trabalho.
Instruções de instalação passo a passo:
- Meça a altura total do sistema (normalmente este parâmetro depende diretamente das características de projeto da instalação, mas, via de regra, não ultrapassa 1 metro). Marque a localização dos pinos nos quais o equipamento será fixado. Certifique-se de que estão equidistantes do eixo central, depois use um martelo perfurador para fazer furos e martelar os tarugos.
- Insira âncoras nas buchas preparadas e fixe os fragmentos principais da estrutura com parafusos e porcas.Certifique-se de nivelar o sistema vertical e horizontalmente usando ajustadores de altura, grampos e bujões.
- Fixe o tanque de drenagem à base e fixe-o com elementos de conexão especiais incluídos no kit de instalação.
- Conecte o sistema às comunicações. Conecte o tubo de água ao tanque e fixe a saída de esgoto à instalação com uma braçadeira de plástico. Para maior confiabilidade, trate as juntas dos tubos com selante de silicone.
- Aparafuse os pinos incluídos com o vaso sanitário nos orifícios pré-perfurados. Equipe os pinos com acoplamentos, ajuste todos os tubos ao tamanho, coloque uma junta de silicone ou borracha para absorção de choque, instale o vaso sanitário e verifique cuidadosamente se há vazamentos nas conexões.
Por último, prenda a mangueira de drenagem com braçadeiras se o projeto assim o exigir.
Após a conclusão de todos os trabalhos, verifique se há vazamentos no sistema e inicie o acabamento decorativo da parede falsa, atrás da qual ficarão escondidos todos os elementos estruturais inestéticos.
As seguintes instruções visuais ajudarão aqueles que desejam instalar e proteger a estrutura do bloco:
Concluída com sucesso a fase preparatória, passamos ao trabalho principal de fixação da estrutura de suporte da sanita suspensa:
Solução conveniente para um banheiro montado no chão
Você pode fazer uma instalação em bloco para um banheiro de chão com suas próprias mãos. Isso não exigirá muito tempo e conhecimentos específicos na área de encanamento.
A estrutura acabada irá ocultar de forma confiável todos os nós de comunicação, expandir visualmente o espaço útil da sala e dar-lhe uma aparência mais elegante, elegante e moderna.
Instalação do sistema de blocos em etapas:
- Fixe claramente a posição básica do joelho com fechos de metal. Trate a saída do vaso sanitário com pomada técnica e, em seguida, mova o encanamento para seu futuro local. Trace cuidadosamente o contorno com um simples lápis ou marcador e faça marcas para os furos de montagem.
- Remova o vaso sanitário e coloque os ângulos de montagem de acordo com as marcações. Retorne o encanamento ao seu lugar e pressione a saída de drenagem no tubo de drenagem.
- Leia atentamente as instruções do fabricante para a instalação da instalação sanitária e, seguindo suas instruções, instale a cisterna.Prenda a saída do vaso sanitário com um colar de conexão, aperte bem os parafusos e feche as tampas com tampas decorativas.
- Faça um furo tecnológico e insira um botão de drenagem nele. Certifique-se de verificar se há vazamentos no complexo e tentar identificar possíveis problemas e vazamentos.
Se o sistema passar no teste normalmente e não apresentar nenhum mau funcionamento, fixe firmemente a base do vaso sanitário e cubra a instalação com um painel decorativo.
Aqueles que desejam se familiarizar com as instruções passo a passo para anexando um banheiro suspenso à instalação Convidamos você a se familiarizar com as informações do nosso artigo proposto.
Recursos de instalação de uma instalação de quadro
Antes de fixar um vaso sanitário suspenso a uma estrutura, é necessário selecionar um local adequado e realizar marcações preliminares.
Este sistema é cómodo porque permite fixar instalações sanitárias não só em paredes sólidas, mas também em paredes ocas, divisórias de gesso cartonado e estruturas leves e finas. Além disso, o complexo de molduras é adequado para colocação em cantos e sob janelas.
Descrição do processo de instalação passo a passo:
- Marque a localização da moldura e marque os pontos de montagem: dois no chão e uma parede ou divisória. Para nivelar a instalação, utilize um nível e um fio de prumo.
- Faça furos nos pontos-chave designados usando uma furadeira de impacto ou furadeira elétrica. Coloque buchas neles e fixe a estrutura com chumbadores para maior confiabilidade.
- Inspecione o tanque de drenagem e determine a localização da saída. Ele pode estar localizado abaixo ou na lateral.Dependendo da sua localização, ligue o elemento à rede de abastecimento de água através de um tubo de plástico. É melhor não usar mangueiras flexíveis. Eles duram um tempo limitado e para substituí-los você terá que fazer muito trabalho e desmontar parte da decoração externa.
- Usando um tubo ou corrugado, conecte a instalação à rede de esgoto, conecte temporariamente o vaso sanitário e teste o sistema quanto a vazamentos e correto funcionamento. Verifique a suavidade do funcionamento do botão de liberação.
- Se não forem encontrados problemas ou vazamentos, fixe claramente a posição do vaso sanitário e inicie o revestimento decorativo da estrutura. Para evitar a entrada de detritos de construção e poeira, feche bem o orifício do botão de drenagem com uma braçadeira especial.
Para instalar um painel falso externo em todo o perímetro de toda a estrutura de instalação, fixe um perfil metálico. Será então conveniente montar qualquer material de acabamento, por exemplo, placa de fibra ou drywall.
A seguinte seleção de imagens apresentará o processo de instalação de uma moldura revestida com gesso cartonado:
Verificação de integridade do sistema
Quando todas as atividades de instalação estiverem concluídas e os elementos de instalação estiverem conectados às comunicações principais, você precisa se certificar de que não há mau funcionamento no sistema. Para fazer isso, primeiro gire a válvula da torneira de água e monitore o fluxo de água no tanque.
Se a estrutura funcionar bem e não escorrer água dos tubos e peças de ligação, proceda ao acabamento decorativo. A umidade ou gotículas de água detectadas indicam claramente um problema que precisa ser corrigido antes do início do trabalho de ladrilho.
As causas mais comuns de problemas:
- A água está vazando do tanque – talvez as juntas de vedação não tenham sido instaladas de forma clara ou tenham sido deslocadas durante o processo de instalação. É necessário desligar o abastecimento de água, desparafusar os parafusos de conexão, verificar a localização das gaxetas e corrigi-las ou substituí-las se necessário.
- O vaso sanitário está instável – é necessário observar os fixadores do próprio vaso sanitário e os elementos de conexão da instalação e, em seguida, apertá-los com cuidado para que a posição dos acessórios de encanamento fique claramente fixada. É aconselhável agir com muito cuidado, caso contrário existe o risco de romper as roscas dos fixadores de reforço ou mesmo rachar a cerâmica.
- A água estagna no banheiro - uma indicação clara de colocação inadequada do tubo de drenagem. Para resolver o problema, será necessário desmontar o encanamento, instalar o ralo estritamente a 45 graus e só depois devolver o vaso sanitário.
- Umidade no chão e ao redor da base do vaso sanitário – na maioria das vezes este fenômeno está associado à má vedação da ondulação de conexão. Para eliminar o vazamento, basta cobrir as juntas com outra camada de selante e deixar secar bem.
Todos esses problemas não são muito difíceis e podem ser facilmente resolvidos com as próprias mãos em casa. Se o proprietário não tiver vontade ou tempo para fazer os reparos, você pode chamar um encanador profissional, e ele resolverá rapidamente os problemas que surgirem.
Dicas e truques de profissionais
Dicas simples ajudarão você a levar em conta nuances específicas de instalação:
- A manutenção de rotina do tanque e possíveis reparos serão muito mais fáceis e tranquilos se você fizer uma escotilha de serviço sob o botão de drenagem para acesso rápido ao sistema.
- É aconselhável que a espessura da parede que cobre o sistema de instalação não ultrapasse 7 centímetros.
- A instalação de um botão de drenagem mais moderno e progressivo reduzirá significativamente o consumo de água e, consequentemente, economizará muito nas contas de luz.
- Recomenda-se colocar o botão de controle de drenagem no centro do ladrilho ou na área de costura entre dois ladrilhos.
- Ao instalar o vaso sanitário, é necessário levar em consideração que sua borda superior não deve estar a menos de 40 cm e não a mais de 45 cm do chão. É muito importante observar esses parâmetros para que a água não fique estagnada e escorra em tempo hábil para o furo de esgoto.
Os furos de montagem devem estar a uma distância padrão entre si: 18 cm para vasos sanitários compactos e 23 cm para modelos maiores.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Para evitar erros comuns na instalação de um vaso sanitário, sugerimos assistir aos vídeos a seguir.
Vídeo nº 1. Instrução de vídeo profissional:
Vídeo nº 2. Instruções de instalação para modelo suspenso:
Seguindo estas dicas simples e verificando as instruções que acompanham a instalação, instalar a estrutura com as próprias mãos não será difícil. Se você tiver dúvidas sobre suas próprias habilidades, deve recorrer a profissionais, e eles concluirão rapidamente o trabalho ao mais alto nível.
Você tem informações úteis sobre a instalação de uma estrutura de suporte para vaso sanitário suspenso? Quer compartilhar informações valiosas ou fazer uma pergunta? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo do texto do artigo.
Bem, não me diga. A questão é o que fazer com os ladrilhos se um vazamento for descoberto repentinamente? E mais, não está claro para mim como detectar um vazamento se tudo estiver oculto.Já houve um caso: instalei uma instalação, e quando os vizinhos vieram correndo gritando que o teto todo estava molhado, tiveram que quebrar as telhas. Com um banheiro normal, esses problemas são excluídos. Não corro mais esse risco.
Entendo sua preocupação, pois na hora de instalar um vaso sanitário, muitos sacrificam a praticidade em favor do design. Mas isso pode ser evitado incluindo no projeto a instalação de uma porta oculta através da qual você possa obter acesso às comunicações caso ocorra um vazamento repentino.
Se tal instalação for instalada em um banheiro estreito, o posicionamento da porta que dá acesso aos tubos não é totalmente simples.
Se a casa de banho for conjugada e a área permitir, então tal porta pode ser implementada com acesso direto às comunicações. Esta porta é forrada com laje ou outro material. Graças a isso, sua presença geralmente é difícil de ser adivinhada por alguém de fora.