Anexando o banheiro à instalação: instruções de instalação passo a passo
O desejo dos designers de melhorar a aparência dos vasos sanitários e criar banheiros elegantes contribuiu para a popularização das estruturas de blocos e molduras com bacia suspensa.
A instalação em si não é barata e você também terá que pagar a mais pela sua instalação. Portanto, muitos artesãos domésticos aprimoram suas habilidades de encanamento e realizam eles próprios o trabalho de instalação. Concordo, seria bom economizar dinheiro conectando você mesmo o vaso sanitário à instalação?
Nós o ajudaremos a resolver esse problema. No artigo descrevemos detalhadamente o dispositivo, princípio de funcionamento e tipos de estruturas, além de fornecermos tecnologia passo a passo e instruções fotográficas para a instalação de um vaso sanitário.
O conteúdo do artigo:
Tipos de designs de banheiros embutidos
Se a aparência dos elementos externos da instalação depende apenas da imaginação do designer, então sua estrutura interna pode ser dividida em 2 opções: moldura e bloco.
Bloquear visualização da instalação
Uma característica distintiva da instalação do bloco é que ele é montado exclusivamente em uma parede de suporte. O design não fornece uma estrutura de suporte, portanto pode simplesmente ser embutido em um nicho.
O vaso sanitário é montado separadamente na parede por meio de hastes de metal.
O kit de instalação de encanamento em bloco tem o formato de uma moldura com cisterna e ralo frontal. O aparelho possui duas tubulações para abastecimento e escoamento de água, além de um conjunto de fixadores. A utilização de tal projeto justifica-se se houver um nicho especial no banheiro.
Instalação de moldura para banheiro
O ralo de moldura é mais versátil porque pode ser instalado em qualquer lugar do banheiro.
A entrega do equipamento padrão inclui:
- estrutura metálica regulável em altura;
- clipe para fixação de cano de esgoto;
- cisterna;
- acessórios para abastecimento e drenagem de água;
- botão de drenagem;
- conjunto de fixações.
As versões econômicas dos designs podem não ter botão de drenagem, que é adquirido adicionalmente pelo comprador.
Dependendo do local de instalação, as instalações de moldura são divididas em 3 tipos:
- canto;
- parede;
- chão
A vantagem da estrutura do caixilho é a possibilidade de a instalar tanto sobre laje portante como sobre parede falsa de gesso cartonado. Isto é verdade para produtos com moldura dupla. A estrutura metálica é fixada ao chão e à parede ao mesmo tempo. E o vaso sanitário é fixado diretamente na estrutura, que pode suportar cargas de até 400 kg.
Em nosso site existem vários artigos dedicados à escolha de uma instalação para banheiro:
- A melhor instalação para banheiro: avaliação dos modelos populares + o que procurar na hora de comprar
- Como escolher um vaso sanitário suspenso: o que é melhor e por quê + avaliação dos fabricantes
- Como escolher uma instalação para banheiro: revisão de projetos + dicas antes de comprar
- Sanita suspensa com instalação: regras de seleção, prós e contras dessa solução + etapas de instalação
Diagrama de projeto e operação da instalação
A auto-instalação de um banheiro em uma instalação será mais fácil se você compreender seu design e princípios de operação. Vejamos os elementos de uma estrutura de banheiro com mais detalhes.
Estrutura de aço de suporte
A estrutura metálica é o principal elemento de sustentação da instalação, que suporta não só o peso do equipamento, mas também o peso da pessoa sentada na tigela.
A moldura é fixada simultaneamente à parede de suporte e ao chão, mas também existem designs com moldura dupla para instalação em divisórias de grandes casas de banho.
Na parte inferior, a estrutura está equipada com pernas retráteis para ajuste da altura de instalação. A altura padrão da borda superior do assento do vaso sanitário em relação ao chão é de 40-48 cm, dependendo da altura dos proprietários dos apartamentos. Pinos de aço são aparafusados na moldura frontal, na qual a tigela é posteriormente pendurada.
Cisterna de plástico
Cada fabricante possui seu próprio formato de tanque de plástico, pois é necessário garantir uma boa capacidade de água dentro dos estreitos limites da estrutura metálica. A superfície do plástico é coberta com um isolante térmico para evitar a formação de condensação.
Na superfície frontal do tanque há uma pequena área onde os fabricantes tentam acomodar todos os equipamentos: um tubo para conexão de uma mangueira de água e um dispositivo para montagem de um botão de liberação. É este retângulo de instalação limitado que será acessado para reparos após a instalação final do equipamento.
A dosagem do dreno já se tornou padrão, por isso cada caixa de descarga possui regulagem do volume de água descarregada.
Tipos de vasos sanitários
A tigela é o elemento mais bonito da instalação, na qual trabalham mais os designers do que os engenheiros. O tradicional formato oval do assento continua sendo o mais vendido, mas tigelas retangulares, redondas e moldadas também são procuradas.
Os pequenos componentes da instalação (fixadores, ferragens, botão de drenagem, etc.) variam consoante o fabricante, pelo que é melhor familiarizar-se com as características da sua instalação nas instruções de instalação.
Mitos sobre encanamento suspenso
Embora blocos de descarga primitivos tenham sido usados na época soviética, as pessoas ainda têm medo de instalar estruturas modernas de encanamento em seus apartamentos. Abaixo estão alguns equívocos sobre instalações e vasos sanitários suspensos.
Mito nº 1. Um vaso sanitário suspenso pode cair sob o peso de uma pessoa.
As instalações são geralmente fixadas com parafusos de 12 mm de espessura. A própria estrutura da estrutura e as hastes de suporte são projetadas para um peso de 400-450 kg. A única razão para a queda de um vaso sanitário pode ser o desabamento da parede à qual está fixado.
Mito nº 2. É necessário desmontar a caixa decorativa quando cisterna quebrada.
A estrutura do botão de drenagem é fixada com travas e pode ser facilmente removida. Embaixo há um orifício para conectar uma mangueira de água a uma torneira compacta. Dentro desta janela de “montagem” na parede frontal do tanque também existe mecanismo de flutuação, que pode ser desparafusado manualmente do tanque e reparado sem desmontar a caixa.
Mito nº 3. Um banheiro suspenso ocupa um espaço mínimo.
As instalações de blocos e estruturas requerem 20-25 cm adicionais de espaço no banheiro. Portanto, essas estruturas ocupam ainda mais espaço do que um vaso sanitário montado no chão. A única opção para reduzir o espaço é colocar a instalação num nicho de parede.
Mito nº 4. Não há peças sobressalentes para instalações de blocos.
Os tamanhos dos componentes são padronizados pela maioria dos fabricantes, pois os modelos reparáveis têm prioridade na compra. Nas lojas de encanamento, não será difícil recolher uma peça quebrada. Além disso, execute reparo de instalação você pode fazer isso sozinho.
Instalação passo a passo da instalação e do banheiro
Instalar você mesmo uma instalação de encanamento não é difícil. O principal perigo é o vazamento da junta entre a tubulação de esgoto e a tubulação do vaso sanitário após a instalação final.
Para evitar tais problemas, você deve seguir todas as regras de instalação passo a passo. A seguir, serão considerados esquemas de instalação de vasos sanitários com diversos designs.
Ferramentas necessárias
Para instalar a instalação e fixar o vaso sanitário nela, são necessárias as seguintes ferramentas e materiais:
- Chave de fenda.
- Chave de boca ajustável.
- Broca de martelo com brocas.
- Alicate.
- Cavilhas e parafusos.
- Martelo.
- Nível.
- Roleta com marcador.
- Silicone.
Estão listadas as ferramentas e materiais mínimos que serão úteis ao instalar a própria instalação. Na hora de instalar a caixa são necessários outros dispositivos, mas é melhor deixar esse trabalho para profissionais.
Instalando uma instalação em bloco
Existem duas maneiras de instalar uma instalação em bloco:
- Em nicho especialmente preparado na parede.
- Sobre laje de concreto, que é posteriormente revestida com gesso cartonado.
Independentemente do tipo de instalação, a lista de passos para montar a instalação permanece a mesma.
Passo um. Aplicação de marcações no banheiro. Em salas pequenas e estreitas, o vaso sanitário é instalado ao longo de seu eixo, e em salas grandes é melhor colocar a bacia ao longo do eixo do ralo.
Primeiro você precisa desenhar uma linha com um marcador ou giz de canto a canto da sala ao longo da parede onde planeja instalar a instalação. Em seguida, ao longo do eixo de instalação da tigela, é necessário traçar uma linha perpendicular à primeira, utilizando um canto de construção.
Passo dois. Formação de pontos de fixação. De acordo com o eixo pretendido de instalação da tigela, são determinados os locais de fixação da estrutura do bloco. Se o eixo da tigela e da parede estiverem distorcidos, você pode colocar espaçadores de madeira ou plástico sob as fixações para obter um ângulo de 90 graus.
É necessário centralizar a localização das buchas em relação ao meio do orifício de drenagem do vaso sanitário. Se a distância entre os pontos de montagem do bloco for de 60 cm, cada furo para o pino deve ser feito a uma distância de 30 cm do eixo da tigela.
Após a marcação, é necessário fazer furos com uma broca e inserir neles os fixadores fornecidos com o produto.
Passo três. Fixação da estrutura do bloco. O tanque de drenagem é aparafusado à parede com parafusos ou chumbadores. Depois disso, uma mangueira de água é conectada à estrutura e são conectados tubos que se conectarão ao vaso sanitário.
Etapa quatro. Aparafusando os pinos de suporte da tigela. Depois de fixar o mecanismo do bloco, o vaso sanitário é fixado nele.Nos furos para sua fixação são inseridas hastes metálicas e os locais para sua fixação na parede são determinados de forma que a altura do assento do vaso sanitário seja de 40-48 cm.
Em seguida, o vaso sanitário é retirado e são feitos furos na laje de concreto para as hastes, que são fixadas na parede com fechos.
Etapa cinco. Instalação de dreno de esgoto. O vaso sanitário é pendurado em pinos de suporte e nele é inserido um tubo para drenar a água do tanque. Em seguida, é determinado o esquema de esgoto e sua instalação é realizada com fixação rígida da tubulação de saída de 110 mm.
Etapa seis. Cobrindo a instalação de um bloco e instalando um vaso sanitário. Após a instalação da rede de esgoto, o vaso sanitário é retirado e inicia-se o revestimento decorativo de toda a estrutura do encanamento com ladrilhos ou gesso cartonado resistente à umidade.
Terminado o trabalho de revestimento, o botão de drenagem é instalado e a tigela é colocada nos tubos de drenagem e nos pinos metálicos de suporte. Depois disso, o vaso sanitário é fixado na parede com porcas.
Em vez de revestir o orifício de drenagem de uma estrutura de bloco, hastes de suporte e esgotos, às vezes eles são preenchidos com concreto.
Para isso, após a quinta etapa, é instalada uma fôrma comum de madeira ao redor dessas estruturas, e seu volume interno é preenchido com concreto. 5 a 7 dias após o vazamento, a fôrma é removida e o vaso sanitário é encaixado com pinos de suporte rigidamente fixados em concreto, canos de esgoto e ralo de cisterna.
Instalação de vaso sanitário com instalação em moldura
A instalação de moldura com sanita pode ser efectuada em qualquer local da casa de banho. As estruturas de moldura única são fixadas simultaneamente à parede e ao piso, e as instalações com moldura dupla podem ser instaladas no meio da sala em uma divisória especial.
A instalação de ambas as opções de design difere apenas na localização da moldura metálica e no formato do revestimento decorativo, portanto sua instalação será discutida em uma instrução passo a passo.
Passo um. Montagem da estrutura do pórtico. A instalação da instalação começa com a montagem da estrutura metálica. Para compensar pisos e paredes irregulares, o design da estrutura inclui pernas retráteis. Após ajustar a posição da moldura de acordo com o nível, as pernas são fixadas rigidamente na posição desejada.
A instalação é aplicada no local de instalação, e um marcador marca os locais onde é necessário fazer furos para buchas.
Passo dois. Instalação do tanque em estrutura metálica.A altura do reservatório de água também pode ser ajustada, mas não em todos os modelos de instalação. A altura recomendada do botão de desbloqueio é de 1 m da superfície do chão.
Com base neste parâmetro, é selecionado o nível de localização do tanque de drenagem dentro da estrutura metálica. As conexões para drenagem da água são instaladas junto com o tanque.
A estrutura da moldura geralmente possui uma faixa de metal horizontal ajustável em altura. Possui furos ou clipes para fixação das hastes de sustentação do vaso sanitário, tubos para escoamento de água da cisterna e esgoto.
Passo três. Instalação de esgoto. Um tubo de esgoto de 110 mm é colocado na estrutura.
Etapa quatro. Fixação da estrutura do quadro. Furos são feitos para fixar a estrutura de metal e, em seguida, ela é aparafusada com parafusos ou chumbadores na parede e no chão nos pontos designados. A distância ideal da moldura à parede é de 140-195 mm.
O tubo de esgoto é fixado à estrutura por meio dos fixadores disponíveis.
Após a montagem completa da instalação da moldura, é necessário garantir que as alturas de apoio dos pinos e tubos estejam ajustadas corretamente. Para isso, um vaso sanitário é pendurado na estrutura.
Etapa cinco. Verificando vazamentos. Um cano de água é conectado ao tanque de drenagem e a torneira é aberta. Após encher o tanque, é realizado um teste de drenagem.Se não houver vazamentos, o vaso sanitário é removido e a instalação é iniciada.
Etapa seis. Formando uma caixa em torno de uma instalação de moldura.
Existem duas maneiras de fechar uma estrutura metálica:
- costurar com gesso cartonado;
- cubra com tijolos e telhas.
Antes de isolar a instalação, é necessário fechar suas tubulações com bujões ou sacos plásticos. Para o revestimento é necessária a utilização de placa de gesso cartonado resistente à umidade com espessura de 12,5 mm. A caixa será um elemento decorativo que não suporta qualquer carga de suporte.
Ao cobrir, é necessário prever antecipadamente a formação de furos para tubos e pinos de suporte do vaso sanitário.
Etapa sete. Fixação do vaso sanitário à estrutura de instalação. Você pode começar a instalar o vaso sanitário na instalação imediatamente após rebocar e pintar a caixa de gesso cartonado. Se a estrutura metálica for forrada com tijolos e telhas, o vaso sanitário deverá ser instalado nela 10 dias após a conclusão da obra.
Antes de colocar o vaso sanitário nos pinos de suporte, é necessário lubrificar com silicone as juntas de borracha das tubulações de esgoto e o orifício de drenagem do tanque. Além disso, uma camada de selante é aplicada na parede posterior do vaso sanitário a uma distância de 5 mm da borda ao longo de todo o perímetro de contato com a parede.
A tigela é fixada na parede com dois parafusos aparafusados em pinos de metal.Depois de um dia, você pode realizar um teste de drenagem para verificar o funcionamento de toda a instalação.
Anexando um banheiro de chão à instalação
As instalações de blocos e molduras não requerem necessariamente a instalação de um vaso sanitário montado na parede. Pode ser instalado classicamente no chão. O esquema de instalação de um vaso sanitário de piso difere dos métodos acima apenas na localização dos elementos de fixação e da tubulação de esgoto.
Ao instalar o vaso sanitário no chão, ele é fixado tanto em hastes horizontais de apoio quanto aparafusado ao chão. Os fabricantes de tigelas escolhem o tipo de fixação com base no formato do produto.
Ao fixar o vaso sanitário no chão, é necessário marcar e fazer dois furos no piso para fixação. Após cobrir a instalação com uma caixa, o vaso sanitário é montado nas tubulações de esgoto e cisterna e aparafusado ao chão com os fixadores existentes.
Para conectar o cano de esgoto e o vaso sanitário, você também pode usar tubo corrugado.
Cobrindo a instalação com gesso cartonado
Para disfarçar o lado menos atraente da instalação e conexão de equipamentos de encanamento, o método de revestimento de gesso cartonado é frequentemente usado. Atrás da caixa construída a partir dele, tanto o próprio sistema de suporte quanto as comunicações fornecidas estão perfeitamente escondidos.
A seleção de fotos a seguir apresentará o princípio geral do revestimento:
Dicas úteis de instalação
No instalação de banheiro com instalação Existem várias nuances importantes:
- É melhor abastecer a abertura do tanque de drenagem com água por meio de tubos de plástico, pois a vida útil das mangueiras de borracha é limitada a 3 a 5 anos.
- É impossível fixar hastes de suporte de vasos sanitários em paredes estruturais antigas.Se a broca entrar na laje sem encontrar muita resistência, é melhor concretar adicionalmente as hastes com o cano de esgoto e o cano de drenagem do tanque.
- A estrutura deve ser aparafusada em pelo menos 4 lugares.
- A tubulação de abastecimento de água deve ter uma válvula de corte separada em um local de fácil acesso.
O cumprimento das instruções propostas protegerá o apartamento de inundações e evitará a necessidade de desmontagem da caixa decorativa durante os primeiros anos de funcionamento da sanita.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Os vídeos permitirão que você monte na sua cabeça um quebra-cabeça completo do diagrama de montagem da instalação do vaso sanitário em apenas alguns minutos. Depois de visualizá-los, as instruções passo a passo descritas acima se tornarão mais compreensíveis e significativas.
Processo de montagem da instalação da estrutura:
Instalando uma instalação de bloco em um nicho:
Fixando o vaso sanitário na estrutura de instalação:
O passo a passo proposto para a instalação de um vaso sanitário com moldura e bloco leva várias horas de trabalho, se não levar em conta o tempo de criação de uma caixa decorativa.
A essência da instalação se resume à fixação suave e forte da moldura, conectando os tubos e ancorando o vaso sanitário ao bloco de descarga. Isso pode ser feito por qualquer empresário que saiba manusear as ferramentas necessárias.
Você tem habilidades práticas para conectar um vaso sanitário a uma instalação? Compartilhe sua própria experiência de instalação ou faça perguntas sobre o tema do artigo. O bloco de comentários está localizado abaixo.
Inicialmente, eu queria uma instalação em bloco porque pensei que seria mais fácil de instalar. Mas quando entrei nisso, percebi que não combinava comigo.Esse tipo de instalação bloqueia completamente os canos de esgoto, você não consegue alcançá-los depois, também tenho torneiras abaixo. É por isso que escolhi o tipo de quadro. É um pouco mais complicado tecnicamente, é mais complicado, mas o acesso às tubulações é gratuito.
Tenho uma instalação de moldura, instalada há 9 anos, quando estava fazendo reformas. Escolhi um tanque grande e dei descarga com um botão em duas posições.
O facto de a instalação ocupar menos espaço do que uma sanita compacta é puramente visual. Se você medir com uma fita métrica, a descarga do vaso sanitário é igual ou até maior. Mas na aparência, o vaso sanitário suspenso parece mais leve e menos monumental, porque não tem ligação com o chão. E é muito mais fácil de limpar, o espaço embaixo é livre. Quanto à confiabilidade do design, nem olhei para dentro o tempo todo.