Reparação de instalações sanitárias: possíveis avarias e formas de as eliminar
Instalar um vaso sanitário suspenso tem muitas vantagens inegáveis.Contudo, fortes prioridades práticas e estéticas são ocasionalmente ofuscadas por avarias que requerem correção. Concordo, você não deveria nem tentar restaurar o encanamento se não souber como consertar uma instalação sanitária.
Estamos prontos para ajudá-lo a lidar com o problema que surgiu. O artigo que propomos descreve todas as formas de eliminar pequenos problemas e problemas graves no funcionamento de canalizações suspensas. São fornecidas recomendações valiosas para operar o equipamento e prevenir situações negativas.
Para você, coletamos e sistematizamos escrupulosamente todas as opções de avarias e analisamos minuciosamente os métodos de lidar com elas usando exemplos. A informação é confirmada por fotos e orientações em vídeo.
O conteúdo do artigo:
Princípio de funcionamento e design do banheiro
O sistema de instalação possui um princípio de funcionamento semelhante aos tanques convencionais. Ao pressionar a alavanca ou botão de liberação de água, a válvula no orifício inferior do tanque sobe, após o que a tigela é lavada com água. Quando o tanque está vazio e o botão é liberado, a válvula retorna à sua posição original com o seu próprio peso.
Em seguida, o mecanismo automático de enchimento do tanque entra em operação. Isso consiste de válvula de corte, que está conectado ao abastecimento de água.A válvula de corte opera em sincronia com a bóia.
Quando o tanque está vazio, a bóia desce e abre a válvula para encher o tanque. A água chega ao recipiente e a bóia flutua paralelamente. Quando atinge um determinado ponto superior, o abastecimento de água é interrompido e a válvula de corte fecha.
Hoje é comum encontrar tanques com descarga econômica, onde existem dois botões, um dos quais permite utilizar qualquer parte do volume do tanque.
Tipos de problemas com vasos sanitários suspensos
Todas as avarias podem ser divididas em várias categorias, cada uma delas vinculada a uma unidade específica de um determinado tipo de encanamento:
- violação da integridade do tanque de drenagem;
- sai muita água (a válvula inferior não aguenta devido ao desgaste ou entupimento);
- mau funcionamento do mecanismo de drenagem (o tanque não enche ou enche continuamente);
- violação da estanqueidade ao fornecer água ao tanque (as conexões das mangueiras flexíveis/acessórios não estão suficientemente vedadas).
A reparação direta da instalação sanitária pode envolver elementos mais pequenos da estrutura. A principal intensidade de trabalho da obra está associada à substituição de componentes ou de todo o mecanismo do sistema de drenagem.
O mau funcionamento também pode ser causado por uma violação do formato da estrutura na qual o sistema de instalação está localizado. Isso se aplica a modelos baratos de fabricantes duvidosos ou falsificados.Nesses produtos, a moldura é feita de perfis finos que podem simplesmente dobrar sob a influência do peso da caixa d'água.
Instruções para DIYers
O máximo de problemas em sistemas com instalação ou modelos tradicionais está associado ao aparecimento de avarias no mecanismo do tanque. A razão para isso pode ser a má qualidade da água, que com o tempo causa corrosão dos elementos metálicos e também contribui para a deposição de sedimentos.
Se você descobrir que a água parou de encher e escoar corretamente, provavelmente será necessário realizar várias ações.
#1: A água enche lentamente o tanque
Limpamos o filtro de malha na entrada do tanque (se houver). É necessário desmontar o aparelho e retirar o filtro para enxaguar e limpar com uma escova de dentes macia. As frações que a água carrega consigo podem obstruir as células da malha.
Se entrar pouca água no tanque, é necessário ajustar a posição da válvula e da bóia. Isso pode ser feito dobrando o braço metálico, garantindo que a bóia fique na posição correta ao encher o tanque.
Reparamos a válvula flutuante. Em alguns casos, pode simplesmente estar distorcido e precisar ser endireitado. Em outros casos, é necessário verificar a alavanca que conecta a bóia e a válvula. Se houver uma falha de comunicação, a válvula interromperá constantemente o fluxo de água mesmo quando a bóia estiver abaixada. Você também precisa lavar a válvula de entrada.
#2: Válvula de saída entupida
Após a lavagem, o tanque começa a encher, mas depois que a bóia atinge a posição superior, a água continua a fluir para dentro do tanque. O problema é provavelmente uma válvula entupida devido ao fato de haver muitas inclusões na água e elas se depositarem nas superfícies.
Não há necessidade de desmontar completamente a válvula - basta afrouxar um pouco os fixadores para remover a junta de borracha.
Ele precisa ser enxaguado sob forte pressão de água e a tampa da válvula também deve ser enxaguada. Depois disso, você pode montar.
#3: O botão de drenagem não funciona
Quando você pressiona o botão de drenagem, nada acontece. Problemas de lavagem estão associados a falhas em acessórios de drenagem, em particular, com violação da conexão entre a válvula e o botão. Neste caso, é melhor substituir as conexões de drenagem.
Se você ainda deseja retirar peças de reposição e fazer reparos por conta própria, recomendamos entrar em contato com o fornecedor do equipamento. Um kit de reparo de outra marca não funcionará.
#4: A água vaza regularmente
A água flui constantemente para a tigela em um jato fino. Para eliminar o consumo adicional de água, é necessário substituir a junta de borracha que serve para vedar o orifício de drenagem. A lacuna resultante ou diminuição na densidade de vedação pode servir como causa do vazamento.
Às vezes, a válvula de escape pode ficar deformada após uso prolongado. Neste caso, substituir a junta de borracha não adianta e será necessário trocar todo o mecanismo.
Outra razão vazamentos de água Um tubo de emergência pode ser colocado na tigela, que serve para retirar o excesso de água. Isso acontece da seguinte forma: se a válvula de entrada e o sistema de flutuação quebrarem, um fluxo contínuo de água escoará diretamente para o vaso sanitário, evitando que o banheiro ou vaso sanitário inunde.
A solução para este problema pode ser feita de duas maneiras. A primeira é elevar mais o tubo de emergência. Se simplesmente não houver lugar para elevar o tubo mais alto, o segundo método é adequado - abaixe a bóia, fazendo isso com parafusos. Isso reduzirá ligeiramente a quantidade de água no tanque e ajudará a estancar o vazamento.
Realizamos reparos válvula de bóia. Em alguns casos, pode simplesmente estar distorcido e precisar ser endireitado.Em outros casos, é necessário verificar a alavanca que conecta a bóia e a válvula. Se houver uma falha de comunicação, a válvula interromperá constantemente o fluxo de água mesmo quando a bóia estiver abaixada.
A substituição da junta de borracha deve resolver a maioria dos problemas associados ao mau fechamento da linha de água. Muitos modelos modernos são desprovidos da junta de polímero usual, possuindo uma válvula de entrada de plástico inteiriça. Neste caso, será necessário trocar completamente a válvula.
#5: Substituição da instalação necessária
A extensão da desmontagem depende do design. Alguns fabricantes produzem modelos com janela de inspeção através da qual é possível reparar o tanque de drenagem. Para modelos de fabricantes populares, o botão de drenagem é simplesmente desmontado, após o qual o técnico obtém acesso total ao mecanismo.
Infelizmente, nem todos os modelos possuem essas comodidades, então muitas vezes é necessário desmontar a divisória ou o ladrilho. A possibilidade de revisão deve ser prevista na fase de instalação do sistema com instalação.
Uma vez obtido o acesso ao tanque, as seguintes operações devem ser realizadas:
- Remova o botão de descarga. Via de regra, basta espremer pelo verso para que caia do cordão.
- Remover moldura. Desaparafusamos os parafusos que servem para fixar a moldura e a seguir retiramos os grampos empurradores. Agora a moldura pode ser removida.
- Remova a partição. Aperte as travas e remova a partição.
- Desligue a água e pressione o botão de drenagem. Não devemos permitir que a renovação se transforme numa inundação.
- Seque a superfície interna tanque com um pano, pois trabalhar com peças molhadas é inconveniente.
- Remover bloco de reforço e remova a válvula de entrada.
- Remova o retentor da válvula de drenagem.
Agora você pode substituir quaisquer componentes remontando na ordem inversa. Antes de trocar as peças sobressalentes, os locais de instalação devem estar completamente limpos de ferrugem e sedimentos. Para fazer isso, você pode usar WD-40 e produtos similares.
Nº 6: Lidando com defeitos na tigela
O banheiro precisa ser reparado nos seguintes casos:
- formação de fissuras/lascas;
- desgaste do manguito, que serve para ligação ao esgoto;
- entupimento.
Podem ocorrer danos à tigela após a drenagem do líquido quente, bem como devido a impacto mecânico. Se aparecer uma rachadura no fundo do vaso sanitário, você terá que substituí-lo completamente.
Se o dano estiver localizado na parte superior ou onde os parafusos estão fixados, o seguinte conjunto de consumíveis e ferramentas consertará a rachadura:
- lixa;
- lixadeira;
- furar com brocas de pequeno diâmetro;
- resina epóxi e solvente.
As bordas da rachadura precisam ser perfuradas para evitar mais rachaduras. Limpe a fissura em toda a sua extensão e desengordure a superfície. O espaço interno da fissura deve ser preenchido com resina ou cola de propriedades semelhantes.
Depois disso, é necessário deixar o banheiro por um dia até que a composição adesiva cristalize completamente. No dia seguinte, lixe a área da costura.
Se uma poça começar a aparecer embaixo do vaso sanitário, é hora de trocar a braçadeira.Esta vedação é usada para vedar a conexão entre a tubulação de esgoto e a descarga do vaso sanitário. A substituição começa com a remoção da junta desgastada. Usando uma faca, você precisa limpar a sujeira das superfícies dos tubos. Tudo deve estar completamente desengordurado.
Em seguida, a junta é tratada com selante. Um novo manguito é inserido no buraco do esgoto e colocado na descarga do vaso sanitário. Além disso, você pode pegar o selante de silicone por cima e aplicá-lo nas superfícies de contato.
O vaso sanitário pode ficar entupido após uso prolongado. Para limpar superfícies de difícil acesso, você precisará de um êmbolo, cabo de encanamento e produtos químicos.
Primeiro você precisa limpe o ralo usando um cabo e um êmbolo. Depois adicione a “química” e espere um certo tempo. Ao trabalhar com produtos químicos, você deve usar óculos de segurança, máscara e roupas que cubram completamente a pele. Após as reações químicas, enxágue e trate novamente a tigela com êmbolo e cabo.
#7: O microlift na tampa está quebrado
Com as tampas comuns, os proprietários não “se incomodam” em comprar uma nova após o uso, pois ela é barata e o mercado oferece modelos para todos os gostos. Os produtos com microlift são significativamente mais caros. O mecanismo de descida lenta pode ter quebrado devido ao fechamento forçado.
Para restaurar o microlift, apertar os parafusos de montagem laterais geralmente ajuda. Se isso não ajudar, todo o mecanismo precisa ser alterado.
Funcionamento correto do sistema de instalação
As instalações onde é produzido instalação de um banheiro suspenso, adquire um charme especial. É para melhorar o interior que muitos optam por sistemas com instalação. Isto facilita uma limpeza mais rápida da sala, uma vez que todas as peças de engenharia ficam escondidas atrás da parede, incluindo válvulas e tubagens.
Ao instalar tal produto, é necessário deixar espaço para o compartimento de inspeção, através do qual pode ser feita a inspeção e desmontagem.
O principal inimigo de qualquer encanamento é a água e as impurezas que ela carrega. Sua composição agressiva pode causar entupimento e ferrugem dentro de um ano. Portanto, recomenda-se a utilização de filtros na entrada do tanque.
A presença de pelo menos um filtro grosso reduzirá significativamente o acúmulo de sujeira no interior do tanque, o que certamente aumentará sua vida útil.
Não se esqueça de adquirir um kit de reparo junto com a compra do sistema. No futuro, a busca por componentes compatíveis pode se tornar mais difícil, principalmente para produtos de fabricantes estrangeiros que utilizam designs de drenagem exclusivos e não padronizados no tanque.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo o ajudará a evitar erros ao instalar a instalação e a melhorar sua compreensão do processo de reparo.
O conselho de engenheiros experientes permitirá que você encontre rapidamente a causa do mau funcionamento na instalação do seu banheiro e elimine-o imediatamente.Estude o princípio de funcionamento do sistema de drenagem e você mesmo poderá descobrir a causa da avaria.
Que tipo de avarias você encontrou ao usar a instalação do banheiro? Conte-nos sobre sua experiência pessoal e tire dúvidas nos comentários do artigo.
Quão oportuno me deparei com este artigo. Agora vou resolver o problema do tanque. No início, a descarga não funcionou. A válvula não parecia entupida, eu mesmo lavei. É muito cedo para desgaste, tem garantia de um ano. Agora a água corre constantemente, mas a junta foi trocada não faz muito tempo. Muito provavelmente, o sistema terá que ser completamente alterado. Não tenho certeza se consigo lidar com isso, embora tudo esteja escrito passo a passo. Acho melhor confiar em um especialista.
Reparar tal sistema não pode ser difícil. O mais simples é substituir as peças por novas, não são tão caras. No nosso caso, um simples ajuste da válvula ajudou, ou melhor, ajustar a posição da bóia. Percebemos que algo estava errado apenas pelo aparecimento de depósitos enferrujados no vaso sanitário devido a um fluxo constante e quase imperceptível. Provavelmente existem mecanismos confiáveis feitos de materiais duros, mas claramente não é o caso aqui, uma vez que a posição correta das peças muda com o tempo.
Há vários anos (cerca de 2 anos), instalámos uma sanita de parede com descarga escondida na parede da Geberit. Notamos um cheiro úmido no quarto – um cheiro de mofo difícil de respirar. O cheiro vinha da caixa com os botões de escoamento de água. Abrimos e encontramos gotas de água acumuladas no topo da caixa do cano de drenagem.
Não consigo encontrar nenhuma informação sobre como resolver o problema de condensação dentro do tanque. O tanque é isolado com espuma plástica. Ficaríamos gratos em receber conselhos sobre como resolver o problema.
Retirei a válvula de drenagem e a junta permaneceu dentro do cano de drenagem. Como conseguir isso? sistema oli