Qual fossa séptica escolher: classificação das melhores estações de tratamento de águas residuais

A instalação de uma fossa séptica é uma forma prática de resolver o problema de descarte de águas residuais na hora de organizar uma rede de esgoto local.Mas, você vê, às vezes não é fácil fazer uma escolha entre a variedade de designs prontos.

Para simplificar a tarefa, sugerimos que você se familiarize com uma visão geral dos principais tipos de instalações de tratamento e modelos populares dos principais fabricantes. Diremos qual fossa séptica escolher com base nas características de seu funcionamento e traçaremos os principais parâmetros do dispositivo que devem ser levados em consideração na compra.

Para uma melhor compreensão do assunto, complementamos as informações com fotografias de diversos modelos de unidades de eliminação de resíduos, bem como diagramas de sua instalação.

Modelos de recicladores e suas características

Uma fossa séptica é uma estrutura impermeável composta por uma ou mais seções ou dividida em dois ou três compartimentos ou câmaras. Mas qualquer estação de tratamento de esgoto tem características próprias.

Portanto, para escolher corretamente uma recicladora é necessário analisar os tipos de equipamentos disponíveis no mercado, entender instalação de fossas sépticas, o princípio de seu funcionamento e determine por si mesmo a viabilidade de usar um determinado modelo.

Tipos de materiais usados

As fossas sépticas, principal elemento do esgoto local, são classificadas de acordo com diversos critérios.

A escolha correta de uma fossa séptica é em grande parte determinada pelo material de sua fabricação, cada um dos quais tem seus prós e contras:

  1. Anéis de concreto armado – as estruturas acabadas são altamente confiáveis ​​e resistentes à corrosão. Mas é problemático instalá-los sem o uso de equipamentos especiais.
  2. Estruturas de concreto monolíticas, para o enchimento das paredes e do fundo das quais é realizada a cofragem.
  3. Estruturas de tijolo e blocos de espuma, erguido no fundo de uma cova, cujo fundo e paredes são abundantemente selados com argila ou modernos compostos de revestimento.
  4. Tanques de aço – são famosos por seu preço acessível e alta resistência mecânica. Mas as ligas de aço são suscetíveis a processos de corrosão e, portanto, as estruturas feitas a partir delas requerem impermeabilização.
  5. Recipientes de polímero – Distinguem-se pelo baixo peso e relativo baixo custo. Mas o polímero é suscetível a rachaduras quando exposto a baixas temperaturas e também é vulnerável a danos causados ​​por roedores.
  6. Fibra de vidro – o material durável e leve é ​​famoso por sua neutralidade química e, portanto, os recipientes feitos de fibra de vidro são os mais práticos e duráveis.

Independentemente do tipo de material escolhido, o principal é que ele seja suficientemente resistente e vedado para evitar que resíduos não tratados vazem para o solo circundante.

Dispositivos de armazenamento feitos de diferentes materiais de construção
Dependendo do tipo de materiais de fabricação utilizados, os tanques de tratamento podem ser feitos de plástico e concreto armado, vazados em concreto monolítico ou revestidos com tijolo.

Complexo de funções implementadas

Se você focar no complexo de funções implementadas, as fossas sépticas colocadas à venda vêm em três versões:

  1. Tipo cumulativo. Um tanque selado durável pode incluir uma câmara ou dois poços selados conectados. Tais estruturas requerem bombeamento regular e oportuno.
  2. Tanques sépticos. Estão equipados com sistemas de tratamento do solo, pois são capazes de limpar apenas 70-75%. Eles são uma estrutura de uma ou mais seções. O processo de processamento de águas residuais neles é realizado por meio da separação dos componentes líquidos e sólidos, acompanhado de fermentação com auxílio de anaeróbios.
  3. Estações de tratamento biológico profundo. Uma estrutura de tratamento que inclui diversas seções ou câmaras. É projetado de forma que os resíduos que nele entram se decomponham em etapas por meio de métodos químicos, biológicos e mecânicos. A matéria orgânica residual desses tanques de tratamento pode ser descarregada diretamente em um corpo d'água ou no solo.

As unidades mais simples entre os modelos listados. O princípio de funcionamento de tais estruturas é que as águas residuais coletadas em um recipiente se estratificam naturalmente: as partículas pesadas se depositam e o líquido mais leve sobe.

Esvaziar um tanque de armazenamento cheio
É aconselhável escolher tanques de armazenamento se os proprietários estiverem dispostos a utilizar regularmente os serviços de aspiradores de pó

EM tanques sépticos o sedimento insolúvel separa-se naturalmente da água durante o processo de sedimentação. Os tanques de sedimentação são complementados por infiltradores projetados para descartar águas residuais clarificadas no solo.

Os infiltradores, que são câmaras sem fundo, servem como plataformas de aeração. As águas residuais que entram neles passam por purificação adicional, passando por um filtro de solo antes de serem descartadas no meio ambiente.

Campo de filtragem da estrutura
As estruturas de tratamento equipadas com campos de filtração na saída são capazes de cumprir a tarefa que lhes foi atribuída de tratamento de águas residuais.É verdade que em condições de elevado nível de água subterrânea/subterrânea (GWL), é necessário equipar adequadamente o campo de filtração, posicionando-o longe da fossa séptica e a uma profundidade superior ao GWL em pelo menos 0,5 m

As instalações de tratamento profundo utilizam diversos métodos que visam garantir a decomposição dos resíduos em etapas: sedimentação primária das frações sólidas, posterior bioprocessamento da matéria orgânica, tratamento químico do conteúdo, filtração da água purificada.

O sistema de limpeza mais eficaz
Unidades de limpeza profunda só podem ser adquiridas. As ofertas de fábrica são bastante caras, mas são muito eficazes, e os custos são mais do que recuperados na ausência da necessidade de uso regular de equipamentos de esgoto

Com a ajuda de estações de tratamento profundo, 95-98% das águas residuais purificadas, clarificadas e desinfetadas tornam-se neutras e adequadas para descarga em esgotos.

Sutilezas na escolha da fossa séptica ideal

Sobre seleção de estação de tratamento, influenciado principalmente pelas condições de uma determinada instalação e pelas necessidades dos residentes.

Gama de opções de unidade
Ao decidir qual fossa séptica escolher, você precisa não apenas comparar modelos, mas também correlacionar suas características de desempenho com condições específicas

O custo de qualquer modelo consiste nos seguintes parâmetros:

  • Material do corpo;
  • volume e número de contêineres conectados;
  • tecnologia utilizada para processamento de resíduos;
  • disponibilidade de equipamentos adicionais.

Dependendo do tipo de projeto, os modelos podem incluir: compressores e bombas de drenagem, filtros e medidores de nível de flutuação, sistemas de controle automático.

Os compressores são usados ​​em estações de tratamento biológico para fornecer oxigênio oxidante de águas residuais, que também é necessário para a vida dos aeróbios.

Bombas de drenagem são necessárias se houver necessidade de estimular o movimento de águas residuais dentro da fossa séptica ou de descarregar água tratada se a fossa séptica estiver localizada abaixo do ponto de descarga.

Vantagens de um produto de fábrica em relação a um caseiro

Tanques caseiros feitos de pneus, tijolos ou anéis de concreto, custará menos. Mas sua construção exigirá muito tempo e esforço.

Limpador de fábrica
As fossas sépticas não voláteis projetadas de fábrica, dependendo da configuração, são equipadas com sistemas de tratamento de solo - infiltradores, que são um recipiente meio cheio com filtro de cascalho ou brita em vez de fundo

Dependendo do modo de operação, você pode construir independentemente, a partir dos materiais de construção disponíveis, uma estrutura simples do tipo armazenamento ou uma instalação de tanques de decantação conectados em série que fornecem clarificação gradual da água.

Ao escolher uma estrutura pronta, você tem a garantia de que ela atende às normas prediais e ambientais.

Tipo de solo e profundidade das águas subterrâneas

Ao determinar a melhor forma de instalar uma fossa séptica em seu local, concentre-se nas condições geológicas da área.

Ao escolher uma estação de tratamento baseada em fossa séptica com infiltrador ou poço de absorção, lembre-se de que as águas subterrâneas devem estar pelo menos 1 m abaixo do fundo condicional do sistema de tratamento de águas subterrâneas.

Observe que a descarga de água purificada no solo é possível se solos de areia, cascalho e seixos e solos arenosos de plástico arenoso estiverem abaixo do sistema de pós-tratamento.

Além de infiltradores e poços de absorção, campos de filtração são utilizados para tratamento de águas residuais. Trata-se de um sistema de drenagem montado a partir de tubos perfurados, ralos, com casca de cascalho filtrante e geotêxteis.

Se o campo de filtração estiver localizado acima da estrutura de tratamento, as bombas serão usadas para movimentar as águas residuais através dos drenos.

Em solos argilosos, a instalação de sistemas de pós-tratamento é inútil, porque... argilas, margas e margas arenosas duras não permitem nem absorvem água. Isso significa que o descarte no solo não será realizado, fazendo com que a fossa séptica inundará e deixará de funcionar.

Nessas situações, o lançamento é feito por meio de dutos selados em ralos ou em redes centralizadas de esgoto.

Instalação de tratamento local
Para margas, é preferível escolher tanques de armazenamento selados e estações de tratamento locais, cujo projeto permita a remoção forçada do líquido purificado fora da área

O elevado nível das águas subterrâneas ou o seu aumento significativo durante os períodos de cheias cria alguns problemas no funcionamento de estações autónomas de tratamento de águas residuais.

Para essas áreas, as opções aceitáveis ​​incluem:

  • recipientes de armazenamento seladosenvolvendo bombeamento e remoção de águas residuais;
  • COV, cujo projeto prevê a remoção forçada do líquido purificado.

A opção mais acessível para áreas com elevado horizonte freático é a utilização de tanques poliméricos que envolvem biorremediação com posterior descarga em tanque de armazenamento.

Neste caso, a partir do tanque de armazenamento, o componente purificado das águas residuais é bombeado para redes centralizadas ou bombeado por caminhões de esgoto, mas com muito menos frequência do que de um tanque de armazenamento convencional.

Reservatório montado em placa
Para evitar a flutuação de estruturas leves, elas são adicionalmente pesadas e fixadas na laje de base colocada no fundo da cava.

Para comparação: 1 m2 a areia pode absorver até 90 litros de água durante o dia, o franco-arenoso - até 50 litros, o franco-argiloso - 25 litros e o barro - apenas 5 litros.

Volume e dimensões da fossa séptica

O volume do tanque ou trecho receptor é calculado com base na taxa média diária de resíduos por domicílio.

Toma-se como base que o consumo diário com a utilização de um conjunto padrão de instalações hidráulicas é de cerca de 200 litros por pessoa.

De acordo com os padrões aceitos, o tanque de armazenamento de esgoto deve acomodar um volume de esgoto de cada um dos moradores igual à norma de três dias.

Então, para uma família de quatro pessoas, o volume da fossa séptica deve ser: 4 pessoas. x 200 l x 3 dias. = 2,4 cubos. Se a casa é frequentemente visitada por hóspedes, no cálculo do tanque é feita uma reserva adicional de volume de mais 20-30%.

Tabela para determinação do número de seções
O número de seções da fossa séptica é determinado em função da capacidade cúbica calculada, com base no disposto no parágrafo 2.04.03-85 do atual SNiP

Nos modelos de fábrica, os fabricantes indicam a quantidade de pessoas para as quais foram projetados e o desempenho das estruturas.

A profundidade ideal do tanque varia de 1,5 a 3 metros. Ao escolher modelos de maior profundidade, lembre-se que isso pode dificultar o bombeamento do conteúdo por meio de equipamentos de esgoto.

Desempenho da estação de tratamento de águas residuais

Para garantir o funcionamento do sistema sem problemas e evitar a superlotação do tanque, é necessário focar no tipo de carcaça e no desempenho do modelo.

Nº 1 - modelos para casas sazonais

Se você pretende visitar sua casa de campo apenas nos finais de semana ou morar nela apenas na estação quente, não é racional instalar um complexo produtivo multicâmaras.

Proprietários de dachas econômicos para o paisagismo de seus terrenos, se o volume médio diário de águas residuais não exceder um metro cúbico, escolhem principalmente tanques de armazenamento de câmara única e de baixo desempenho.

Tanque de armazenamento de esgoto
As estruturas do tipo armazenamento são ideais para organizar casas de campo utilizadas para estadias sazonais

As minifossas sépticas compactas, devido ao seu baixo peso, são convenientes para transportar e enterrar em fossa, utilizando recursos próprios e sem recorrer aos serviços de equipamentos especiais.

Nº 2 - fossas sépticas para residências durante todo o ano

Para áreas onde se espera o uso durante todo o ano, é aconselhável instalar uma estação de tratamento que utilize todos os métodos de tratamento de águas residuais.

Uma alternativa podem ser fossas sépticas com sistemas de tratamento de águas subterrâneas se o horizonte das águas subterrâneas for baixo na área da rede de esgoto.

Dispositivo com pós-tratamento
Uma fossa séptica com tratamento de solo é uma fossa de duas ou três câmaras operando em conjunto com um poço de absorção, campos de filtração ou infiltrador

Para que um sistema de esgoto autônomo funcione de forma mais eficiente, bactérias aeróbicas e anaeróbicas são frequentemente utilizadas no seu início.

Para isso, são colocadas bactérias dentro dos tanques, que “comem” a matéria orgânica. A decomposição biológica dos resíduos permite reduzir as águas residuais domésticas ao estado de águas industriais.

Microrganismos que se alimentam de matéria orgânica
A diferença entre microrganismos aeróbios e bactérias anaeróbias é que os primeiros só conseguem trabalhar com acesso ao oxigênio, enquanto os segundos não precisam dele.

As unidades de limpeza profunda são ideais para o desenvolvimento de áreas localizadas próximas a um corpo de água natural.

Afinal, as águas residuais purificadas que passaram por estações com alto percentual de filtração podem ser despejadas em qualquer corpo d'água.

Avaliação de ofertas nacionais

A produção de estações de tratamento para sistemas de esgoto locais no mercado russo começou há apenas algumas décadas. Mas ao longo dos anos, surgiram muitos fabricantes especializados nesta área.

Os modelos de alguns deles são apenas cópias das principais marcas europeias, mas ainda assim a maioria são estruturas e estruturas verdadeiramente únicas.

Variedade de modelos de purificador
Hoje no mercado você encontra modelos com diversos parâmetros operacionais, começando com minifossas sépticas primitivas e terminando com complexas estações de tratamento multiestágios

Com base nos resultados de uma pesquisa com consumidores que usam ativamente purificadores de águas residuais em suas propriedades, compilamos uma classificação de fossas sépticas:

  1. Eurobion. As estações são o resultado de muitos anos de trabalho de especialistas da associação de produção Yubas. Graças ao uso de tecnologia inovadora de membrana e a um tanque de aeração rítmico, as estações podem ser operadas mesmo durante longos períodos de inatividade do sistema de esgoto.
  2. Álamo. Os produtos da empresa Eco-Grand são famosos pelo alto grau de purificação, chegando a 99%. Ao utilizar um design não padronizado na produção, em que o acesso à câmara primária é aberto, o fabricante simplificou a manutenção dos trechos: grandes detritos que impedem o funcionamento da rede de esgoto podem ser retirados deles de forma independente.
  3. Áster. As fossas sépticas-decantadoras da marca Unilos garantem a remoção de componentes nocivos em até 75%. Existem várias modificações à venda dependendo do número de consumidores. A estação, complementada por um compressor, realiza a limpeza em diversas etapas, de modo que as águas residuais que por ela passam são permitidas pelas normas sanitárias para serem despejadas em uma vala.
  4. Tanque. Produtos fabricados pela empresa Triton-plastic. A gama de modelos inclui tanques compactos com capacidade de 600 l/dia e estruturas de alto desempenho projetadas para 1.200 l/dia. Seus parâmetros são idênticos aos das estações de tratamento clássicas com tratamento de águas residuais em vários estágios.
  5. Tritão. Outro produto popular desta empresa. A gama de modelos de fossas sépticas desta marca inclui vários tipos, diferenciando-se na configuração e método de limpeza.Os produtos das classes “micro” e “mini” são projetados para volumes de 450 e 750 litros, e os tanques de armazenamento do tipo com designação das letras “H” e “T” são projetados para volumes de 10 mil litros ou mais.
  6. Tver. Os produtos da trading “Engineering Equipment” realizam o tratamento de águas residuais não só mecanicamente, mas também biologicamente. As estações estão equipadas com sistema de tratamento de águas residuais em quatro níveis e são projetadas para processar resíduos de 750 a 1,5 mil metros cúbicos por dia.
  7. Topas. Os produtos fabricados sob esta marca caracterizam-se pelo baixo consumo de energia. Os aparelhos aeróbicos de quatro câmaras têm uma taxa de limpeza de até 98%.

Uma característica distintiva dos produtos fabricados pela empresa Triton-Plastik é a grande espessura das paredes e a presença de reforços, graças aos quais suportam facilmente grandes cargas externas.

Também não flutuam mesmo sob a influência de enchentes, se sua presença não for levada em consideração na escolha do projeto.

Anexando módulos para expandir a estrutura
Quase todos os modelos de fossas sépticas de fábrica oferecem a possibilidade de conectar módulos adicionais para aumentar a capacidade da estação de tratamento

As instalações de limpeza das empresas industriais também não são menos populares. "Líder". Os tanques de polipropileno desta marca realizam três etapas de limpeza: mecânica, aeróbica e biofiltração.

As fossas sépticas também provaram ser boas "Rostock", produzido pela empresa "EkoProm". O fabricante é especializado na produção de dispositivos de tratamento anaeróbico.

Mas, como o percentual de limpeza no interior das câmaras chega a apenas 65-70%, para o pleno funcionamento das estruturas é necessária a instalação de túneis de drenagem.

A presença de designs com diversos parâmetros nas linhas de modelos dos fabricantes listados permite a qualquer consumidor fazer uma escolha racional, baseada na ótima relação preço/qualidade.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo fala sobre os princípios de funcionamento de diferentes fossas sépticas e lista dicas práticas para escolher a unidade ideal para uso doméstico:

Vantagens e desvantagens de vários produtos de limpeza:

Qual opção é adequada para organizar um sistema de esgoto autônomo depende de você. O principal é lembrar que somente uma fossa séptica corretamente selecionada e instalada pode se tornar um meio eficaz de reciclagem e limpeza do lixo doméstico.

Você está procurando uma fossa séptica para uma casa particular? Ou você tem experiência no uso de tais instalações? Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e compartilhe sua opinião sobre o funcionamento de fossas sépticas.

Comentários dos visitantes
  1. Tamara

    Também se esqueceram de mencionar o sistema de esgoto autônomo de Kolo Vesi. Tecnologia finlandesa moderna que permite a purificação de águas residuais de alta qualidade em 98%. Essas águas residuais podem ser despejadas no terreno, no solo ou utilizadas para irrigação sem tratamento adicional. O aparelho possui um design simples e confiável, perfeito para instalação em chalés de verão, próximo a uma casa ou chalé. Kolo Vesi está incluída na classe das estações de tratamento biológico. Pode ser instalado em qualquer solo, o modelo é volátil. Adequado para residência temporária e permanente.

    • Valera

      Querida Tamara, não vamos fantasiar. Kolo Vesi não tem nada a ver com a Finlândia ou com as tecnologias finlandesas. Este é apenas um truque de marketing.E a estação Kolo Vesi não pode de forma alguma ser classificada como estação de tratamento biológico profundo, como as instalações Topas, Astra, BioDeka, Genesis. Kolo Vesi pode ser classificado como uma estação da geração anterior - a categoria de fossa séptica.

  2. Décimo terceiro

    Bem, o custo das fossas sépticas é geralmente impressionante... Especialmente novas estações biológicas. Embora para Moscou isso possa não ser muito...

  3. Elena

    Então, de todos os itens acima, KoloVesi é o mais caro. Em Novosibirsk, ninguém os compra.

  4. Marina

    Ah, sim, escolher uma fossa séptica é muito difícil. É bom que meu marido tenha feito isso; ele é pelo menos um pouco experiente tecnicamente. No final, instalaram o Alta Bio 5 para nós - instalaram tudo pronto para uso e nos ensinaram como usar. Tudo está funcionando bem há pouco mais de um ano. Em geral, li que o correto funcionamento da fossa séptica e, em geral, sua vida útil estão diretamente relacionados à correta instalação. Os vizinhos do SNT inicialmente instalaram tudo de forma um tanto incorreta, e houve alguns problemas com o funcionamento da fossa séptica, depois reinstalaram e tudo parecia estar bem. Portanto, preste atenção em quem você solicita a instalação.

  5. Andrei

    Porquê pagar por um posto se existem soluções mais fiáveis, sem hemorróidas e com manutenção dispendiosa? Instalamos uma fossa séptica regular BIO 3.0. Instala em 7 a 8 horas. Nós mesmos instalamos - 2 pessoas - eu e meu sogro. Não é necessário trator. Você pode colocar uma fossa séptica em uma área pequena se usar um infiltrador.

    Manutenção fácil. Sem conexão elétrica. Basta realizar bombeamento uma vez a cada 2 anos. Não é necessária preservação no inverno. A vida útil é de mais de 50 anos - é o que afirma o fabricante. Mas eles deram uma garantia de 10 anos - mais longa que outras. As fossas sépticas de fibra de vidro não se decompõem como as de plástico.Eles permanecem selados - é impossível quebrá-los.

    Não anuncio ninguém, escolhi entre 3 - Flotenk, Septobak e Baikal. Posso escrever um tratado sobre cada um. Finalmente o escolhi depois de visitar as instalações de produção. Não seja preguiçoso, assista tudo ao vivo - e não haverá perguntas.

    Fotos anexadas:
    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Bom dia, Andrey. Não engane as pessoas.

      Vou lhe contar por que as pessoas pagam dinheiro:

      1. As estações dependentes de energia purificam as águas residuais até 98%, o que, segundo as normas sanitárias, permite o seu lançamento em vala aberta;

      2. A manutenção das fossas sépticas se resume à limpeza da câmara de lodo, e é possível fazer você mesmo. Frequência uma vez por ano ou uma vez a cada dois anos. O bombeamento/chamada por um caminhão de esgoto não é realizado como tal.

      3. É necessária uma escavadeira ao instalar grandes fossas sépticas projetadas para acomodar 12 pessoas em uma casa. Modelos de corrida para 6 a 8 pessoas são instalados sem o uso de equipamento.

      4. O plástico não se decompõe da mesma forma que a fibra de vidro, e a resistência do recipiente em ambas as versões depende do número de costuras, mas não do material.

      Desvantagens da fossa séptica BIO 3.0 e modelos semelhantes sem ligação elétrica:

      1. Nível máximo de limpeza 60%. Esgoto com esse nível de purificação é proibido de ser jogado em vala, portanto deve ser instalado um poço de filtração no local.

      2. A instalação em área pequena com poço é impossível, pois existe alto risco de contaminação bactericida da água.

      3. Requer bombeamento de esgoto e chamada de caminhão de esgoto pelo menos uma vez por ano. No período outono/primavera, a frequência das chamadas depende da altura do lençol freático na área. Se alto e filtrar bem não consegue lidar com o volume descarregado diariamente, então é possível ligar para especialistas caros uma vez por mês.

  6. Aline

    Se você escolher uma estação de biorrefinaria, há pouco que se compare à Topas Automatics. Eles instalaram em casa e depois os vizinhos também instalaram. Muito satisfeito! Quando não existe possibilidade de ligação a uma central de esgotos, esta é a solução ideal.

    Fotos anexadas:
  7. Agora estou em dúvida sobre qual fossa séptica escolher, somos 5, vamos morar sazonalmente (na casa conforme o plano são 2 sous (chuveiro + vaso sanitário, lava-louças), terreno de 10 hectares, abastecimento de água centralizado ) Eu queria sem uma conexão constante com eletricidade, mas então você não pode jogá-la em uma vala de água(((

  8. Leônidas

    Obrigado pela análise, mas o nosso principal problema é que muitas vezes cortam a electricidade na aldeia.

  9. Paulo

    Quando construí a casa, fiquei imediatamente intrigado com o sistema de esgoto. Há tantas opções, mas as críticas são contraditórias. Família de 4 pessoas, a casa tem chuveiro, máquina de lavar, vaso sanitário, pia, em geral tudo está como deveria estar. Contornei os vizinhos e perguntei por aí. Bem, com base no conselho, decidi instalar o Alta Bio 5 LOW, é ideal para até 5 pessoas e é adequado para águas subterrâneas altas, como a minha. A galera instalou em dois dias e deu garantia estendida de 5 anos. A estação funciona muito bem, tem bomba em vez de compressor e não fica entupida com lixo ou vasos sanitários. E o mais importante, após uma queda de energia, ele inicia sem problemas. Em geral, aproveitamos ao máximo e não pensamos duas vezes.

  10. Vitaly

    Eu olhei em muitos sites e aqui é igual a qualquer outro lugar.
    Pessoal, vocês escrevem sobre várias estações, mas nenhum site citou como exemplo a tecnologia VOC de fabricantes semelhantes.
    Na minha opinião, a fossa séptica Crystal é a mais simples e melhor, mas isso é deliberadamente mantido em silêncio.

  11. Andrei

    Eu próprio trabalho há vários anos com fossas sépticas na empresa BIOLEV. Instalei Topas e Asters e Tanks... Há 3 anos comecei a procurar uma fossa séptica para minha dacha e me decidi por Eurolos. Sim, agora muitos dirão - PUBLICIDADE)) Não, não estou elogiando especificamente o Eurolos. Havia muitas ofertas no mercado e com bom preço, a princípio olhei para Topas. Mas eu descartei, porque... Acabei de escolher um barril de aeração simples para minha dacha e Eurolos não é tão barato, se você olhar dessa forma. Na saída não sai Narzan, que você pode beber, MAS não houve uma única reclamação dos vizinhos sobre o fedor ou qualquer outra coisa. Sai água límpida e inodora. Eu mesmo limpo a fossa séptica, uma vez por ano e não tenho problemas. O compressor está funcionando há 3 anos, só limpo o filtro. A merda recicla e está bem. Então entre em contato comigo, eu te ajudo na instalação ou manutenção, sem problemas!

    Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica