Ventilação de telhado metálico: características do sistema de troca de ar
Quaisquer materiais de construção de alta qualidade deterioram-se com o tempo.Sua vida útil é significativamente reduzida devido à exposição constante a fatores agressivos, um dos quais é a umidade. As coberturas com revestimento metálico não fogem à regra, mesmo que sejam perfiladas em estanho com revestimento polimérico super resistente.
A ventilação adequada de uma cobertura metálica e a organização das trocas de ar no espaço limitado pela cobertura ajudarão a evitar problemas operacionais.
Diremos como dotar a estrutura de circulação de ar regular. Diremos como evitar a formação e perda de condensação e remover a água atmosférica caso ela penetre no sistema de cobertura. Nossas recomendações ajudarão a prolongar significativamente a vida útil do seu telhado metálico.
O conteúdo do artigo:
Troca de ar na torta de cobertura
A umidade na área sob o telhado pode ser causada pela chuva e pela neve soprada sob o telhado por ventos fortes. Nas instalações residenciais, os fumos domésticos têm um efeito negativo na estrutura. O isolamento úmido perde suas características de desempenho e então o revestimento e a estrutura das vigas de madeira começam a desabar.
A ventilação adequada da torta de telha metálica evita as consequências negativas da alta umidade. Ajudará a criar um microclima confortável no sótão, sótão e alojamentos. Protegerá a estrutura de fechamento superior, seu sistema de isolamento e a estrutura de viga de suporte.
A maioria das estruturas dos telhados é construída em madeira, o que exibe todos os efeitos negativos da exposição à água e à precipitação suspensa no ar. Além disso, o isolamento da cobertura e a própria cobertura sofrem com a umidade, mesmo que se trate de uma telha metálica, cuja vida útil, se instalada corretamente, chega a meio século.
Então, como organizar adequadamente a ventilação do telhado? A torta para telhados consiste em várias camadas, cada uma das quais desempenha uma função específica. Com a instalação adequada, a combinação destas camadas garantirá o funcionamento a longo prazo da envolvente do edifício, do telhado e do sistema subjacente.
O processo de assentamento de todos os materiais, sem exceção, deve ser tratado com extremo cuidado. Mesmo que o trabalho de cobertura seja executado com perfeição e a barreira de vapor, por exemplo, seja colocada de forma descuidada, isso levará ao acúmulo de vapor com todas as consequências negativas: diminuição das características de isolamento térmico do isolamento, apodrecimento do vigas e revestimento.
Instalação correta de torta ventilada
O sistema de ventilação do telhado é uma rede de canais direcionados horizontalmente formados por revestimento e contra-rede. Os canais, chamados de respiradouros, começam nas cornijas e terminam na área da crista. Da precipitação, eles são cobertos por cima com tiras de metal nas cristas, vales e quadris.
Em telhados de quadril e quadril, a saída de ar é retardada devido às especificidades do projeto. Para garantir a ventilação completa do telhado nestes casos, são utilizados arejadores de telhado. Veremos o que são e como instalá-los a seguir.
Como instalar corretamente uma torta sob telhas metálicas? Primeiro, o isolamento é colocado entre as vigas.
Na fase de colocação de barreiras hídricas e de vapor, é necessário prever a presença de vãos de ventilação:
- Na colocação de películas impermeabilizantes convencionais, devem existir 2 vãos de ventilação de 30-50 mm cada: um entre a película e o material isolante térmico, o segundo entre a cobertura e a película.
- Se for instalada uma membrana de superdifusão, o vão de ventilação deve ficar apenas entre a membrana e o material da cobertura. A tela é colocada diretamente sobre o isolamento.
- Ao colocar um filme de barreira de vapor, deve haver um espaço entre o material de revestimento e o filme.
Todas as camadas da torta são dispostas de tal forma que do lado de fora, ou seja, acima do isolamento havia impermeabilização, e por dentro, ou seja sob o isolamento - barreira de vapor. A sobreposição entre os painéis deve ser de pelo menos 150 mm.
Em seguida, é instalado o revestimento para a colocação direta do telhado metálico perfilado. Uma linha de gotejamento é instalada sob a película impermeabilizante ao longo dos beirais para remover a umidade. Antes da instalação, o revestimento de madeira deve ser bem seco e tratado com anti-sépticos e retardadores de fogo.
Após a conclusão da instalação do revestimento, uma faixa de cornija é instalada para proteger a área sob o telhado da umidade. Uma fita de ventilação é fixada nas extremidades das contra-ripas e na placa inicial da cornija com parafusos auto-roscantes.
Os elementos de ventilação podem ser:
- pinholes são furos com diâmetro de 10 a 25 mm na parte inferior da cornija. O tamanho das aberturas pontuais depende da inclinação do telhado. Quanto menor for, maiores deverão ser os buracos. Faça buracos sob as calhas para evitar que fiquem geladas. É melhor cobri-los externamente com uma malha de malha fina para protegê-los de entupimentos com folhas;
- as aberturas de ventilação são fendas horizontais ou verticais que variam em tamanho de 2,5 a 5,0 cm. As aberturas de ventilação também podem ser cobertas com uma malha de ventilação.
O ar que entra pelas aberturas do beiral se moverá livremente no espaço sob o telhado e será expelido pela cumeeira ventilada (saída de ventilação).
A cumeeira é a parte estrutural mais alta do telhado, também chamada de cumeeira ou nervura. A cumeeira ventilada é fabricada em 2 versões: com aberturas em forma de fenda e com aberturas pontuais ao longo de todo o comprimento da cumeeira. Você pode considerar a opção de instalar um respiradouro em forma de fenda ao longo de todo o comprimento da encosta.
Para telhados com configurações complexas, são necessários vales. Este é um elemento de organização de um canto côncavo.Um exemplo típico é a junção da inclinação principal do telhado e a pequena inclinação da varanda, mansarda ou hall de entrada.
Na instalação da calha são utilizadas duas faixas: a primeira é colocada sob a cobertura, a segunda cobre a linha entre os planos adjacentes das encostas, já revestidas com telhas metálicas.
De acordo com o conjunto de normas para construção de coberturas SP17.13330.2011, as dimensões dos dutos de ventilação para coberturas planas e inclinadas devem ser determinadas por cálculo. No entanto, a diferença nos cálculos efetuados, mesmo tendo em conta as diferenças nas condições climáticas e nos ângulos de inclinação das coberturas, não afeta significativamente o resultado. Portanto, na maioria dos casos, são considerados valores médios.
Muitos fabricantes de materiais para telhados também oferecem soluções técnicas para dispositivos de ventilação nos documentos de acompanhamento. E, claro, realizar inspeções regulares (algumas vezes por ano) no telhado o ajudará a decidir se deve ou não instalar dispositivos de ventilação adicionais.
Aeradores e ventiladores de telhado
Elementos adicionais do sistema de ventilação do telhado são arejadores de telhado. Eles multiplicam o movimento das massas de ar. O arejador é um tubo curto de até 50 cm com passagem interna e com defletor — uma tampa que protege o elemento de ventilação contra água e detritos.
Os arejadores podem ser instalados em um telhado metálico a qualquer momento: tanto durante a montagem inicial quanto durante a operação. A forma e a cor podem ser combinadas com as características do material da cobertura.Os arejadores são feitos de plástico moldado que é resistente às condições climáticas, à radiação UV, aos ácidos e até mesmo à exposição de curto prazo ao fogo.
Os elementos mais eficazes para ventilação do telhado são considerados aeradores tipo turbina. No topo de tal dispositivo há um defletor com turbina.
As pás da turbina giram sob a influência do vento. A tiragem natural, neste caso, aumenta muitas vezes dependendo da força do vento, impulso reverso está completamente excluído. A instalação de tais dispositivos deve ser pensada com antecedência, pois será necessário aumentar o tamanho dos respiros (entradas).
Ao escolher um arejador para telhas metálicas, você precisa prestar atenção a:
- o pacote incluía manual de instalação, juntas de vedação, gabarito de montagem, elemento de passagem, fixadores;
- a cor do dispositivo corresponde à cor da placa metálica;
- a qualidade do material com o qual o arejador é feito deve ser documentada.
Não é necessário focar na forma e tipo de perfil do telhado, pois O flange do elemento de montagem para arejadores e ventiladores de telhado é feito de um material que, após aplicação de pequenas forças, repete exatamente o relevo desejado.
Se tais sistemas não forem suficientes para ventilar um telhado de telhas metálicas, serão instalados ventiladores de telhado. São dispositivos de aeração com dispositivo axial de lâmina elétrica localizado dentro do tubo.A velocidade do ar em tais dispositivos pode ser controlada manualmente ou configurada para ajuste automático.
Instalação de arejadores de telhado
Para escolher o equipamento de ventilação de telhado certo, você precisa considerar:
- desempenho do dispositivo;
- área do telhado, sua forma;
- ângulo de inclinação.
As coberturas metálicas são certamente muito vulneráveis à umidade e precisam especialmente de proteção contra vapores residenciais. Não há restrições quanto ao dispositivo de ventilação se o telhado for revestido de metal. A melhor opção quando a temperatura do ar externo e interno do telhado é diferente. Então a ventilação ativa ocorre espontaneamente.
Os arejadores são instalados após a conclusão da instalação do telhado, para isso:
- Usando um modelo, a forma do furo é aplicada ao telhado.
- Corte o metal até a camada de isolamento térmico com um quebra-cabeças.
- A parte inferior do tubo é coberta com mástique betuminoso e depois pressionada firmemente contra a base.
- A saia (flange) do tubo com a caixa protetora é fixada com parafusos auto-roscantes.
Cada proprietário decide quantos arejadores instalar. Algumas pessoas acreditam que um tubo por 40 metros quadrados de telhado é suficiente para uma cobertura de telha metálica; outros recomendam dobrar esse valor. Na verdade, o cálculo é verificado na prática, com base nos resultados práticos da eficiência do sistema de ventilação.
Ventilação de telhados com e sem isolamento
Não existem recursos tecnológicos na instalação de sistemas de ventilação para telhados de diferentes formatos. Nas formas de empena e inclinação única, quebrada, quadril e tenda, os princípios de ventilação são os mesmos.Apenas a complexidade da instalação e o número de dispositivos instalados mudam.
Arranjo de telhado frio
Em um sótão frio, o espaço sob o telhado é soprado por um grande volume de ar, para que a umidade não se condense. O ar circula livremente pelos beirais, cumeeiras, águas-furtadas, cumes do telhado e vales.
Em um telhado de duas águas, o ar entra pelos beirais ou aberturas nas empenas. Nas empenas de pedra, os furos para a passagem do ar são feitos em forma de janelas abertas manualmente.
Não há frontões em um telhado de quatro águas. Aqui, a entrada de ar é feita por beirais com furos de 5 a 10 mm. O ar sai pelas nadadeiras inclinadas do quadril e pelas águas-furtadas. Se não houver número suficiente para descarregar, são instalados arejadores e ventiladores de teto.
As áreas problemáticas de um telhado inclinado são os vales - a neve se acumula neles no inverno. Portanto, é aconselhável instalar arejadores pontuais ou dispositivos de ventilação forçada ao longo das ranhuras.
Organização da ventilação de um telhado quente
Na cobertura isolada entre a cobertura e o sótão existe material isolante térmico em ambos os lados coberto por camadas de barreira hídrica e de vapor. Se a torta for colocada de acordo com todos os padrões, nem a fumaça doméstica vinda de baixo nem a umidade atmosférica vinda de cima afetarão as vigas, o isolamento térmico e o revestimento.
O esquema clássico de ventilação para telhados isolados permanece inalterado.O ar é aspirado pelas saliências do beiral e expelido por baixo da cumeeira, do vale e das faixas de quadril ventiladas. Juntamente com os fluxos de ar, saem os fumos domésticos, que penetram parcialmente na barreira de vapor, a condensação que se instala devido à diferença de temperatura dentro e fora do sótão, e a água atmosférica.
Instalação de águas-furtadas e empenas
Tradicional maneira de ventilar um sótão — instalação de águas-furtadas e janelas de empena. As águas-furtadas são feitas nas encostas do telhado, na ausência de frontão. Se houver uma empena, serão instaladas janelas de empena. É claro que a ventilação não é a função principal das janelas do sótão.
Eles são projetados, em primeiro lugar, para equalizar a pressão no espaço do sótão com o espaço da rua durante rajadas de vento. Se o vento fluir ao redor do telhado, haverá maior pressão de ar no sótão do que no exterior.
De acordo com as leis da física, isso contribui para a formação de uma força de sustentação que eleva o telhado. As águas-furtadas e as janelas de empena evitam sua formação, equalizando a pressão. Como ninguém quer que o telhado da casa fique ao lado da casa no jardim depois de uma tempestade, águas-furtadas/janelas de empena devem ser feitas em qualquer caso.
A segunda função das janelas do sótão é a ventilação.Para uma ventilação completa do telhado, as janelas por si só não são suficientes, mas como forma adicional de combater a condensação, provaram-se bastante bem.
Existem os seguintes tipos de janelas de sótão:
- Os telhados de duas águas são as estruturas mais comuns em telhados de duas águas. Como todas as janelas do sótão, para efeito de ventilação do espaço, devem estar localizadas em empenas opostas. A forma geométrica das janelas de empena pode ser qualquer.
- Drômeros ou cucos são estruturas decorativas de janelas localizadas no telhado e projetando-se além dele. Os dromers são principalmente janelas decorativas, mas, no entanto, lidam bem com as tarefas funcionais das águas-furtadas.
- Antidrômeros são janelas nas encostas do telhado que não se projetam além de seus limites, mas ficam ligeiramente embutidas neles.
- As águas-furtadas estão localizadas niveladas com a inclinação do telhado.
Todos os tipos de janelas requerem uma impermeabilização cuidadosa para evitar vazamentos. As águas-furtadas do sótão, consoante sejam residenciais ou não, podem ser envidraçadas ou permanecer abertas e cobertas por grelha decorativa. As janelas envidraçadas proporcionam a ventilação necessária apenas quando o caixilho está aberto.
Para a instalação de águas-furtadas, vendem kits prontos com moldura e platibanda para o acabamento externo do local de instalação. Fabricação de floreiras para ventilação através da empena feito de plástico ou madeira. A configuração da janela pode ser absolutamente qualquer. Em princípio, a qualquer momento durante a operação do telhado, as águas-furtadas ou empenas podem ser cortadas.
Para instalar uma janela de ventilação, é feita uma abertura na parede da empena não isolada, de formato e tamanho iguais ao caixilho da janela. A janela é instalada no buraco e fechada com caixilho.
Nas empenas com isolamento térmico, deve-se prever previamente espaço para janelas e instalar caixa. A caixa garantirá a correta instalação da moldura, facilitará a instalação e resistirá ao afundamento do isolamento.
Para garantir a circulação regular do ar, as janelas nas empenas são montadas de forma que haja pelo menos 80 cm e não mais de 100 cm entre a borda inferior da janela e a linha superior do teto.
Uma alternativa mais acessível e simples às janelas de empena em paredes de concreto e tijolo são as grades de ventilação com tubo. Eles são ainda mais fáceis de instalar.
Usando um martelo perfurador ou uma máquina com broca equipada com broca diamantada, os furos são selecionados em paredes opostas. Um selante é aplicado entre a parede e a superfície posterior da grade. Um tubo de ventilação é inserido no orifício até a grade. A grade é fixa.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo a seguir apresentará as nuances da organização do telhado e da ventilação do telhado:
Revisão de arejadores planos para telhados com telhas:
Guia de vídeo para organizar a passagem de um tubo de ventilação através de uma torta:
Para telhados de duas águas simples, a alimentação natural e a ventilação exaustora de uma cobertura metálica são consideradas uma opção ideal, funcionando quase sem falhas.Telhados de formas complexas devem ter orifícios de ventilação e janelas, pois no espaço sob o telhado existem muitos obstáculos à livre passagem do ar.
Nestes casos, recomenda-se combinar a ventilação natural com a instalação pontual de arejadores. É importante instalar corretamente o sistema de ventilação da cobertura, pois a vida útil da cobertura depende diretamente do seu bom funcionamento.
Deixe comentários, tire dúvidas e poste fotos temáticas no formulário de bloco abaixo. Conte-nos como você forneceu ventilação para sua própria casa de campo ou chalé. Compartilhe informações que serão úteis para os visitantes do site.