Revisão da fossa séptica Rostock: dispositivo, gama de modelos, vantagens e desvantagens
Os moradores das cidades modernas preferem cada vez mais passar o tempo em suas dachas durante os meses quentes de verão.Mas isso não significa que as pessoas estejam tentando abandonar todos os seus hábitos citadinos: deve haver banheiro aquecido, água fria e quente em casa. Você concorda?
Para quem pretende instalar um sistema de esgoto autônomo, será de interesse a fossa séptica Rostock, cuja análise lhe oferecemos. Mostraremos detalhadamente como escolher o modelo perfeito para suas necessidades. O artigo que propomos também discute detalhadamente as regras de instalação.
O conteúdo do artigo:
Design e princípio de operação
O problema do aquecimento e abastecimento de água autónomos foi resolvido pelos veranistas muito antes de se interessarem pela possibilidade de instalar uma rede de esgotos local no seu local.
A solução para este último problema é responsável pelo aparecimento de fossas sépticas à venda. Esses dispositivos permitem a limpeza de águas residuais domésticas e são um elemento-chave dos sistemas de esgoto locais. "Rostock" é um dos modelos de fossa séptica mais populares.
Como a maioria dos dispositivos similares, o “Rostock” é projetado de forma bastante simples. Essencialmente, este é um único tanque dividido em duas câmaras. Uma das câmeras está equipada com filtros especiais. Para entender melhor a estrutura dessa fossa séptica, vamos entender o princípio de seu funcionamento.
Inicialmente, todas as águas residuais que passam pelas tubulações de esgoto vão para a primeira câmara. Isso acontece por gravidade. O tubo de entrada através do qual as águas residuais entram na fossa séptica está equipado com um absorvedor. Evita que os sedimentos acumulados no fundo da câmara sejam agitados.
A primeira câmara é um tanque de decantação. Nele, todas as águas residuais são divididas em frações. As frações pesadas depositam-se no fundo da câmara: serão posteriormente bombeadas para fora. As frações leves sobem junto com os resíduos líquidos. Os efluentes desprovidos de frações pesadas são considerados clarificados.
Assim, o efluente clarificado, movendo-se de baixo para cima, entra na próxima câmara. Como já mencionamos, está equipado com filtros. Um filtro de malha é usado para reter grandes contaminantes. O segundo filtro é a sorção. É feito de um material especial – zeólita, cuja espessura chega a 20 cm.
Quando as águas residuais passam por ambos os filtros, são purificadas em 70-80%. Agora eles podem ser removidos da fossa séptica para tratamento posterior. Este procedimento é realizado por meio de aterro de solo multicamadas ou biofiltros especiais.
Irá familiarizá-lo com os princípios gerais de projeto e operação de fossas sépticas próximo artigo. O vídeo localizado no bloco final do nosso artigo irá ajudá-lo a imaginar visualmente o trabalho da fossa séptica do país de Rostock.
Operação e cuidados com o dispositivo
O elemento chave da estação de tratamento local de Rostock é a facilidade de operação. As frações sólidas acumuladas na primeira câmara devem ser removidas periodicamente. Isso geralmente é feito uma vez por ano, desde que o dispositivo seja usado o ano todo.
Se a operação for limitada ao período de verão, a primeira câmara será limpa a cada dois anos. Para resolver este problema, deve ser utilizada uma máquina de eliminação de esgoto.
O filtro de sorção localizado na segunda câmara também é reativado aproximadamente uma vez por ano. A camada de zeólita é simplesmente lavada com uma solução de sal de cozinha comum. Os filtros precisam ser trocados pelo menos uma vez a cada 15 anos.
Para aumentar a eficiência do tratamento de águas residuais, produtos biológicos especiais podem ser usados. Com a ajuda deles, os processos anaeróbicos que ocorrem neste dispositivo tornam-se mais intensos. Colônias de bactérias contidas em aditivos processam matéria orgânica em águas residuais, resultando em um maior grau de purificação.
Comparação de vantagens e desvantagens
Na hora de escolher uma fossa séptica, claro que nos interessamos pelas suas vantagens, não esquecendo de perguntar sobre as desvantagens. Afinal, antes de comprar é preciso pesar os dois: a decisão depende do que vale em cada caso. Portanto, falaremos sobre os prós e os contras da estação de tratamento de Rostock.
Listamos as vantagens óbvias do dispositivo.
- Resistência e durabilidade. O corpo do produto é feito em peça única: as câmaras não são separadas umas das outras. Se você levar em conta a presença de reforços, pode ter certeza que essa estrutura será durável e durará muito tempo.
- Despretensão com as condições de operação. Para que a fossa séptica Rostok funcione, ela não precisa estar conectada à energia. Acontece que pode ser usado em áreas onde ainda não há necessidade de falar em infraestrutura desenvolvida.
- Qualidade do trabalho. Este dispositivo fornece um alto grau de purificação de águas residuais. Quando drogas biologicamente ativas são adicionadas ao Rostok, podemos dizer com segurança que as águas residuais serão purificadas em até 92%. Os óleos e gorduras não entram na segunda câmara do recipiente.
- Fácil de instalar. O dispositivo não requer habilidades especiais durante o processo de instalação e para colocar a fossa séptica em condições de funcionamento. Para isso, não é necessário envolver profissionais: você mesmo pode cuidar disso.
- Confiabilidade e segurança. O tubo de entrada do dispositivo está equipado com um amortecedor, graças ao qual mesmo uma descarga repentina de um volume significativo de água no esgoto não causará golpe de aríete.
A instalação agrada pelo seu design bem pensado.Os tubos do dispositivo (entrada e saída) são fixados ao corpo por meio de elementos flexíveis, o que permite que permaneçam ilesos mesmo que o próprio tanque se mova durante os movimentos sazonais do solo.
Este dispositivo também tem desvantagens:
- Peso leve. O baixo peso do dispositivo é uma vantagem significativa no processo de sua instalação, o que também pode se tornar uma desvantagem se considerarmos o risco de ele “flutuar” do solo durante os períodos de subida sazonal das águas subterrâneas. Embora o formato do Rostock não facilite esse processo, é melhor considerar a possibilidade de instalar uma base de concreto para fixá-lo.
- Ocupação do local. As dimensões da fossa séptica da dacha de Rostok sugerem que ela ocupará cerca de 4 m2 de área do local. Esta área não pode ser plantada com outra coisa senão grama e pequenos arbustos. Nesta área, com o acréscimo de um medidor ao longo do seu perímetro, é impossível equipar estacionamento para veículos, pois a fossa séptica pode ser empurrada acidentalmente.
- Custos de eliminação de resíduos. Os resíduos não filtrados devem ser bombeados por meio de caminhões a vácuo. Isso significa que seu orçamento deve incluir esse item de despesa.
- Localização do dispositivo. “Sprout” não pode ser localizado onde você quiser. É imprescindível levar em consideração as normas sanitárias e o fato de que um caminhão de coleta de esgoto deve chegar até lá. Isso significa que deve estar perto da estrada.
As desvantagens incluem as nuances do projeto do dispositivo: ele não prevê a possibilidade de uma série de resíduos fluir diretamente para a segunda câmara.
Mas a drenagem das máquinas de lavar e lava-louças, que contêm vários detergentes, deve fluir aqui. Essa química pode destruir bactérias benéficas que fazem parte dos produtos bioenzimáticos usados em fossas sépticas.
Quanto ao preço do aparelho, as opiniões divergem. Portanto, não classificamos esse fator como vantagem ou desvantagem. Ao escolher uma fossa séptica para sua casa de verão, decida por si mesmo quanto essa compra corresponde às suas capacidades financeiras.
Faixa padrão
Falando em “Rostock”, é impossível não mencionar que esse nome não carrega um, mas vários dispositivos. Ou seja, existe toda uma gama de modelos, cujos componentes mais populares e procurados iremos considerar agora.
Aqui está uma lista de modelos de fossas sépticas Rostock que são muito procurados pelos consumidores:
- Mini. O volume deste modelo é de 1000 litros. Em 24 horas, é capaz de purificar aproximadamente 0,3 metros cúbicos de águas residuais. A fossa séptica Mini foi projetada para 1-2 usuários. Pesa 60 kg, dimensões 128x110 cm e profundidade 170 cm.
- Dachny. Com volume de aparelho de 1.500 litros, ele purifica 0,45 metros cúbicos de esgoto por dia. A fossa séptica “Dachny” foi projetada para 2 a 3 usuários. Tem peso de 100 kg, dimensões 170x112 cm e profundidade - 184 cm.
- País. O modelo tem volume de 2.400 litros e é capaz de purificar 0,88 metros cúbicos de esgoto por dia. A fossa séptica Zagorodny foi projetada para 4 a 5 usuários. Tem peso de 150 kg, dimensões 222x130,5 cm e profundidade - 199,5 cm.
- Cabana. Com volume de tanque de 3.000 litros, limpa diariamente 1,15 metros cúbicos de esgoto. A fossa séptica Cottage foi projetada para 5 a 6 usuários. Pesa 190 kg, dimensões 236x144 cm e profundidade 200 cm.
As aberturas de entrada e saída em cada um dos modelos apresentados têm diâmetro de 110 mm. De cima, o orifício de entrada está localizado a uma distância de 80 cm e o orifício de saída está a 85 cm.
É claro que esta lista não pode ser considerada exaustiva. Outros modelos com o nome “Rostock” também são vendidos. Podem ser adicionalmente equipados com biofiltros e outros sistemas de pós-tratamento de águas residuais.
Os preços destas fossas sépticas dependem não só da quantidade de equipamentos de tratamento com que estão equipadas, mas também do desempenho dos diferentes modelos.
Como exemplo de faixa de preço, podemos citar os preços recentes da fossa séptica mais simples - “Mini”. Este modelo estava à venda a um preço de 25 a 26 mil rublos, enquanto o modelo “Cottage” no mesmo período custava 55 mil rublos.
Características e critérios para escolha de fossa séptica são dados aqui. Recomendamos que você leia esta informação muito útil.
Instalação de uma estação de tratamento
Uma das vantagens do dispositivo de limpeza Rostok é que você mesmo pode instalá-lo, sem gastar dinheiro pagando serviços de especialistas externos. Com etapas padrão instalação de fossa séptica irá familiarizá-lo com o material que recomendamos.
A instalação e conexão de uma estação de tratamento de Rostock inclui uma série de etapas padrão:
Escolhendo um local para uma fossa séptica
Existem documentos normativos segundo os quais uma fossa séptica pode ser instalada perto de casa, mas a uma distância não inferior a cinco metros. Esta distância é considerada ideal por vários motivos.
A tubulação de esgoto que leva à fossa séptica deve ser posicionada em ângulo para que os drenos se movam por gravidade. Uma distância muito longa levará à necessidade de enterrar a fossa séptica muito profundamente. Além disso, quanto mais tempo a rede de esgoto entra no tanque da estação de tratamento, maior é a probabilidade de ela ficar entupida.
Documentos regulatórios, como SNiP 2.04.03-85 e outros, contêm algumas restrições quanto à localização da fossa séptica.
Deve estar localizado em um local localizado:
- 5 metros de edifícios;
- 50 metros até uma fonte de água (poço ou poço);
- 5 metros da beira da estrada;
- 3 metros das árvores.
A direção do movimento das águas subterrâneas também é levada em consideração: deve ser da fonte de água até a fossa séptica, e não vice-versa. Os profissionais acreditam que com esta localização do poço, a fossa séptica pode ficar a 30 metros da fonte de água. Não haverá deterioração em sua qualidade. Cinquenta metros é um padrão, que nem sempre é possível levar em consideração com base no tamanho real do local.
Desenvolvimento de trincheiras e poços
O tubo de drenagem vindo de uma casa de campo ou chalé deve estar abaixo do nível de congelamento do solo.Acredita-se que para a Rússia central a profundidade da trincheira deva ser de aproximadamente 1,5 metros.
Porém, este indicador é individual e depende da área específica. A inclinação proposta do tubo deve ser de 1:50 ou 2 cm/metro. Tais parâmetros devem ser levados em consideração ao cavar uma vala de abastecimento.
Deve haver uma almofada de areia sob o cano de esgoto.
Para instalar a fossa séptica propriamente dita, é necessário cavar uma fossa. Os parâmetros da base da fossa devem ser 60 cm maiores que as dimensões correspondentes do fundo da fossa séptica. É desejável que o fundo do poço seja estritamente horizontal. O desvio permitido é de apenas 10 mm por metro.
Você também deve cavar uma vala para o tubo de saída. Sua inclinação ideal é de 1:100 ou 1 cm por metro.
Instalação de uma estação de tratamento
Os produtos de polipropileno são usados como canos de esgoto que descarregam águas residuais em uma fossa séptica. Escolha produtos projetados para redes externas sem pressão. Seu diâmetro deve ser de 110 mm. Seções individuais da tubulação devem ser conectadas por meio de acoplamentos com vedações de borracha.
Tubos semelhantes conectam a fossa séptica e o campo de filtração. Para isolar ambas as linhas de tubulação, você pode usar espuma de polietileno ou aterro de argila expandida comum.
A própria fossa séptica pode ser instalada de diferentes maneiras. A escolha da melhor opção depende do nível em que ocorre a água subterrânea em seu local.
- Com águas subterrâneas profundas. Basta compactar bem o fundo da cova e depois colocar uma almofada de areia no fundo da cova. Sua espessura deve ser de 10 a 30 cm, sobre esta almofada é instalado um tanque de polietileno. Tente colocá-lo estritamente no centro da cova. A distância entre o solo e o recipiente deve ser de aproximadamente 30 cm.
- Em caso de localização elevada de águas subterrâneas. Na base da cava é colocada uma laje de concreto armado equipada com ilhós de armadura de concreto. Para evitar que o recipiente “flutue”, ele é amarrado ao fogão por meio de tiras plásticas.
Se surgirem problemas com a compra da laje, você pode substituí-la por quatro meios-fios padrão. Eles desempenharão perfeitamente o papel de âncoras. Outra saída é concretar o fundo da cava de forma independente.
Etapa final do trabalho
Para garantir que a areia envolva a tubulação por todos os lados, ao preencher a vala, os tubos são cobertos manualmente com areia. E então a escavação pode ser preenchida com solo despejado durante a formação da cava.
Areia limpa ou uma mistura de areia e cimento também é colocada entre as paredes do tanque e da fossa. Ao preparar uma mistura de 80% de areia, adicione 20% de cimento. O preenchimento da lacuna deve ocorrer camada por camada. Cada camada de 20-30 cm é cuidadosamente compactada.
Antes de despejar a próxima camada de mistura ou areia, é necessário encher a fossa séptica com água até o nível da futura camada. No topo de todas as camadas, uma camada solo-vegetativa é colocada na cova e na trincheira.
Algumas palavras sobre filtragem adicional de águas residuais
Normalmente, após o dispositivo de tratamento Rostok, são instalados sistemas de tratamento biológico ou de solo.
Quando o nível do lençol freático é de 1,2 metros e mais profundo e o tipo de solo arenoso não coeso, utiliza-se campo de filtro. Este é o nome dado a um conjunto que inclui tubulações de distribuição e irrigação.
Quando o nível do lençol freático é de 1,5 metros ou mais, é utilizado um conjunto de Túneis de Drenagem. Os biofiltros Rostok podem ser usados em qualquer solo e em qualquer nível de água subterrânea. Para limpeza adicional e drenagem de águas residuais após a fossa séptica, você pode instalar absorção bem.
Na instalação de um filtro adicional, os produtos acabados são colocados sobre um leito de brita de 30 cm de espessura, sendo o vão entre o filtro e o solo preenchido com camadas de brita e areia, introduzidas alternadamente.
Você mesmo pode construir uma filtragem ou absorção. Para fazer isso, instale 2-3 anéis de concreto armado. Lidar com sucesso com a função de absorção bem poço de drenagem de pneus, cujo dispositivo recomendamos que você se familiarize.
É necessário impermeabilizar o corpo resultante, após o que é preenchido 100 cm em camadas, primeiro com areia, depois com cascalho ou brita. A fração de cada camada inferior de aterro deve ser menor que a da camada sobrejacente.
Se o anel inferior do poço estiver enterrado em solo franco-arenoso que não possui boas qualidades de filtragem, então é feita a drenagem lateral. Para isso, utilize inicialmente um anel de concreto com perfuração, ou faça furos para escoamento de drenagem nas paredes do anel após a instalação na cava. O diâmetro dos furos formados é de 10 mm, o espaçamento é de 5 a 10 cm.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Dizem que é melhor ver uma vez do que ler ou ouvir. Portanto, como uma demonstração clara do princípio de funcionamento da fossa séptica Rostock, convidamos você a assistir a este vídeo:
O vídeo a seguir apresentará o processo de instalação de uma fossa séptica. Você verá a instalação passo a passo do sistema de esgoto autônomo Rostok do modelo Zagorodny com a disposição do campo de filtração:
Não é verdade que o romance da vida no campo deva necessariamente ser acompanhado por uma rejeição das comodidades urbanas. Pelo contrário, as férias de verão na dacha devem ser tão confortáveis quanto possível. Deixe você ter água fria e quente, calor em um dia frio e, claro, uma rede de esgoto autônoma que permite o descarte de águas residuais sem agredir o meio ambiente.
Você também instalou uma fossa séptica da marca Rostock em sua casa de verão? Ou seus vizinhos usaram essa opção, mas você conhece exatamente todos os detalhes tecnológicos? Compartilhe no bloco abaixo, deixe comentários, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema.
Tive experiência com fossa séptica Rostock e a experiência foi negativa. Pouco mais de um ano após a instalação, um odor desagradável característico começou a aparecer no local onde foi instalada a fossa séptica. Além disso, a água do banheiro começou a escoar muito lentamente. Eu tive que desenterrar. Como resultado, descobriu-se que a fossa séptica estava deformada e rachada. Ou foi instalada de alguma forma errada, ou por algum outro motivo, mas instalamos a próxima fossa séptica de outra empresa.
Qualquer fossa séptica de plástico está sujeita à compressão pelo solo. Sim, o fabricante afirma um design confiável e nervuras de reforço especiais, mas plástico é plástico.
Posso anexar uma foto da fossa séptica, que tivemos que reinstalar após a auto-instalação por um dos moradores do verão. Você pode notar que a estrutura está seriamente deformada lateralmente por ser comprimida pelo solo. É bom que não tenha havido fissuras e a estrutura esteja nivelada.
É necessário enterrar a fossa séptica plástica na profundidade recomendada pelo fabricante.E é melhor preencher a cova ao redor com uma mistura de areia e cimento destinada especificamente a este trabalho. Depois de endurecido, desempenhará o papel de “concha”, protegendo-o da pressão do solo e, ao mesmo tempo, das cheias.
Para proteção contra o frio, é melhor usar placas isolantes com absorção mínima de umidade, por exemplo, penoplex. Neste caso, será possível evitar a compressão e deformação da estrutura.
Passamos a maior parte do tempo na dacha. Naturalmente, as comodidades foram organizadas de forma civilizada, embora a infra-estrutura geral da aldeia em construção não esteja nada desenvolvida. Sobre a fossa séptica Rostok, posso dizer que estou satisfeito com ela, é muito funcional e fácil de instalar. Para a nossa opção, você ainda não consegue pensar em nada melhor: já vimos a qualidade da limpeza.
O que mais gosto nas fossas sépticas da empresa Ecoprom é que têm uma vasta gama de modelos, pode facilmente escolhê-las para uma casa de campo ou grande casa de campo em termos de volume e desempenho. Com isso, é possível otimizar os custos de esgoto
Aconselharam-me a levar para a dacha um minimodelo da marca Rostok da EcoProm. Antes disso, o nosso parecia ter sido projetado para 1 ou 2 pessoas, mas claramente não aguentou e acabou quebrando. E este funcionou a temporada inteira sem problemas.
Em princípio, uma boa unidade. Eu trabalho em uma construção, compramos banheiros secos da Ecoprom - eles são bons. Bem, um armário seco não é uma opção para mim, então decidi procurar uma fossa séptica. Confiável, funciona perfeitamente. Não posso dizer nada negativo sobre ele ainda
Estou profissionalmente envolvido na instalação de fossas sépticas, sistemas de esgoto e outras coisas.Eles pedem constantemente produtos para fossas sépticas Rostock da Ecoprom, porque as pessoas gostam da qualidade. Eu mesmo recomendo este fabricante para quem tem dúvidas. Durabilidade e preço baixo são as principais vantagens.
Rostok é uma marca da Ecoprom, levei essa fossa séptica para minha dacha no início da temporada. Apenas a modelo chamada Dachny. Uma fossa séptica de sucesso, vedada com vários graus de purificação. Depois da fossa séptica, instalei também um biofiltro - funciona muito bem, mas as dimensões são bastante compactas
Os especialistas da Ecoprom instalaram uma fossa séptica para nós, eu nem tentei fazer sozinho, agora você vai economizar, porque vai ter problemas. O rebento está em pé há dois anos e nem o inverno, nem a pressão do solo, nem as águas da lavagem o danificaram.
Servido por dois anos a tampa não encaixa bem as correntes voaram da dobradiça para abrir a tampa enferruja em março presente: a turfa no biofiltro parou de funcionar como resultado 30 mil rublos e preenchido com turfa nova argila expandida agora em setembro a turfa para trabalhando os custos da água penso no que fazer então pense em comprar biofiltros para o broto