Acessórios e equipamentos para gás: variedades + características de escolha

Um gasoduto é uma estrutura de engenharia, cada elemento e nó resolve uma importante tarefa funcional específica e é responsável pela segurança, qualidade e funcionamento ininterrupto da rede.Uma variedade de acessórios e equipamentos para gás variam em complexidade de design, material de fabricação, finalidade e tipo.

Acessórios para gasodutos são uma ampla classe de acessórios e dispositivos montados em gasodutos, bem como em dispositivos. Com a ajuda deles, são realizados desligamento/ligação, alteração da direção, quantidade, pressão do fluxo de gás ou remoção completa dos gases. Uma ampla gama dessas peças é classificada, graças às quais você pode facilmente entender a questão da classificação das conexões de gás.

Vejamos juntos a variedade de acessórios para gasodutos e as características de sua seleção.

Finalidade das conexões e equipamentos de gás

As conexões e equipamentos de gás destinam-se à instalação em tubulações utilizadas para transporte, abastecimento e distribuição de combustível azul. Com a ajuda desses mecanismos, o fornecimento, a pressão, a quantidade e a direção do fluxo de gás são ligados e desligados. As válvulas possuem características básicas como pressão nominal (nominal) e diâmetro nominal.

Sob pressão nominal é tomada máx. pressão a uma temperatura de 20 graus, na qual é garantida uma longa vida útil das diversas conexões de elementos e conjuntos com a tubulação.O diâmetro condicional (DN) é uma característica utilizada em redes de dutos como parâmetro geral das partes conectadas.

Acessórios para gás
Um gasoduto inclui não apenas tubos, mas também um grande número de conexões de gás, que garantem seu funcionamento confiável

A maioria dos tipos de acessórios consiste em um dispositivo de fechamento ou acelerador. São estruturas em forma de caixa fechada externamente por uma tampa.

O obturador se move dentro do corpo. Como resultado do movimento da válvula em relação às suas sedes, a área por onde passa o gás muda. Este processo provoca uma alteração na resistência hidráulica.

Válvula de gás
Design simples, custo acessível e capacidade de usar amortecedores a gás em uma ampla faixa de temperatura - essas são as principais vantagens dos amortecedores a gás

As superfícies da válvula e da sede que entram em contato durante o desligamento de partes do gasoduto são chamadas de superfícies de vedação. Nos dispositivos do tipo acelerador, as superfícies da válvula e da sede, que, por sua vez, formam uma passagem controlada para o transporte do meio de trabalho, são chamadas de superfícies do acelerador.

Classificação de acessórios para gasodutos

Todos os tipos de conexões de gás existentes, dependendo da sua finalidade, podem ser divididos em:

  • válvula de corte. Acessórios usados ​​para desligamentos periódicos de seções individuais gásfios, dispositivos, equipamentos. Este tipo inclui torneiras de gás, válvulas gaveta;
  • segurança. Servindo para evitar o risco de aumento da pressão do gás acima dos padrões estabelecidos. Este tipo de válvula inclui uma válvula de segurança de alívio;
  • regulamentando. Projetado para alterar e manter a pressão dentro dos limites especificados. São amortecedores, portões, etc.;
  • ação reversa. Para evitar mudanças na direção do movimento do gás;
  • emergência e corte. Para rápido rescisão automática movimento de gás em direção à área de emergência em caso de violação do regime especificado. Este tipo inclui uma válvula de segurança de corte;
  • dreno de condensado. Aquele que exclui no modo automático, o condensado acumulado em condensação- coletores e seções inferiores de redes de dutos;
  • teste. Determina a pressão da massa que está sendo passada, temperatura, etc.

De acordo com o método de controle, as válvulas podem ser de dois tipos: controlada E automático. O primeiro é acionado por manipulação manual ou por acionamento: pneumático, hidráulico, eletromagnético, elétrico.

O processo manual envolve muito esforço e perda de tempo. É muito mais comum instalar um drive e manter a possibilidade de controle de emergência em caso de acidentes. E o segundo opera por meio de dispositivos acionamento automático.

Conexão de flange de gasoduto
Conexões flangeadas de gasodutos são usadas nas transições de uma seção subaquática ou subterrânea para uma seção terrestre. Este tipo de conexão auxilia no combate à corrosão eletroquímica

De acordo com o método de conexão, os equipamentos e quaisquer acessórios para sistemas de abastecimento de gás são:

  • flangeado — utilizado para acessórios com passagem para meio superior a 50 mm. A ligação aos tubos é efectuada através de flanges aparafusadas. A principal vantagem desta conexão é a possibilidade de múltiplos reinstalações, maior resistência e confiabilidade. Você também pode observar sua aplicabilidade universal. As únicas desvantagens são a grande massa e as grandes dimensões dessas peças;
  • acoplamento — utilizado para conectar equipamentos com passagem de 65 mm ou menos.A conexão é feita por meio de acoplamentos com roscas localizadas na parte interna. A desvantagem das conexões de acoplamento é que as roscas se desgastam gradualmente;
  • tipo pino com rosca externa cortada. Um dispositivo é conectado a outro dispositivo;
  • Soldagem - estes raramente são usados ​​​​hoje em dia inseparável conexões. As vantagens deste método são a estanqueidade confiável e a minimização das atividades de manutenção. As desvantagens incluem a dificuldade de desmontar a conexão quando são necessários reparos, quando um trecho do gasoduto é simplesmente cortado;
  • mamilo — os acessórios são conectados por meio de um bocal;
  • acoplamento — os tubos são conectados aos flanges dos tubos com pinos e porcas, localizados ao longo das conexões;
  • apropriado — as conexões são conectadas por meio de uma conexão, uma porca de capa e anéis de vedação. Este é um método de conexão confiável com capacidade de desmontagem.

Além dos listados acima, existem outros métodos de conexão de conexões de gás, mas eles não são usados ​​com tanta frequência.

Filtro de flange de gás
Um filtro de flange de gás é necessário para limpar o ambiente de gás de poeira e impurezas, aumentando assim a vida útil e a confiabilidade dos aparelhos a gás.

Além disso, não se esqueça que a funcionalidade do gasoduto e a confiabilidade de todo o sistema de distribuição de gás dependerão da qualidade da conexão.

Símbolos para conexões de gás

Os acessórios utilizados na indústria do gás são padronizados. Cada parte deve ter um código composto por 4 partes.

Os primeiros 2 dígitos do código são o tipo de reforço:

  • 11 — torneiras para dutos;
  • 14,15 - válvulas de corte;
  • 16 — válvulas de retenção de elevação;
  • 17 — válvulas de segurança;
  • 19 — verifique as válvulas rotativas;
  • 25 - válvulas de controle;
  • 30, 31 - válvulas de corte;
  • 32 - portões.

Em segundo lugar no código está o símbolo do material da caixa: aço carbono - c, ácidoaço inoxidável resistente - nzh, ferro fundido cinzento - h, ferro fundido maleável - kch, bronze, latão - br, plástico vinílico - vp, liga de aço - ls, alumínio - a.

Válvula de gás em ferro fundido
Uma válvula de gás feita de ferro fundido é muito menos suscetível à corrosão, mas é mais frágil do que um dispositivo semelhante feito de aço

O terceiro lugar no código é o número de série da peça. Na quarta está a designação do material com que são feitos os anéis de vedação: bronze ou latão - b, aço inoxidável - nzh, borracha - r, ebonite - e, babbitt - bt, sem anéis de vedação - bk.

Características das válvulas de corte

As válvulas de corte são encontradas com mais frequência em sistemas de gás. É usado para ajustar pressão do gasoduto e opera com o mesmo princípio das tubulações de água. No entanto, as peças na indústria do gás estão sujeitas a requisitos de segurança mais elevados.

Se a concentração de gás no ar atingir um valor crítico, basta a menor faísca e um verdadeiro desastre pode ocorrer.

Com base no tipo de movimento do mecanismo funcional, as válvulas de corte para gasodutos são divididas nos seguintes tipos:

  • tocar – em um guindaste, um elemento de travamento com corpo rotativo se move enquanto gira simultaneamente em torno de seu eixo. Pode ser posicionado arbitrariamente em relação à direção do fluxo;
  • portão — nesta parte, o elemento em forma de disco gira em torno de seu eixo em ângulo ou perpendicular ao fluxo;
  • válvula – na peça, o corpo de travamento do fuso se move para frente e para trás paralelo ao fluxo;
  • válvula – nele o elemento de ajuste se move perpendicularmente ao fluxo.

Pode-se resumir que as válvulas de corte incluem dispositivos destinados a fechar hermeticamente seções de um gasoduto. Esses dispositivos devem garantir desligamento estanque, velocidade de ação, baixa resistência hidráulica e facilidade de manutenção.

Princípio de funcionamento da válvula

Na maioria das vezes, as válvulas podem ser encontradas em tubulações feitas de diferentes tipos de válvulas de corte para equipamentos de gás. São utilizados quando é necessário interromper o fluxo de gás em gasodutos com diâmetros nominais de 50 mm a 2.000 mm, quando a pressão de operação está na faixa de 0,1–20 MPa.

Nas válvulas, o fluxo de gás é controlado alterando a posição da válvula em relação às superfícies de vedação. Fuso não retrátil Quando aberto, não sai da tampa. Quando ele gira para abrir o furo, uma porca de deslizamento é aparafusada nele, levantando ou abaixando o parafuso. Neste tipo de válvula, a unidade de funcionamento fica localizada dentro do ambiente de trabalho, sendo mais suscetível aos efeitos negativos da corrosão.

Equipamentos com fuso retrátil movimentam o fuso e a veneziana girando a luva roscada, enquanto a parte superior do fuso se estende para cima. A vantagem deste projeto é a ausência de influência do ambiente externo na unidade em execução.

As válvulas diferem em seu design de travamento em 2 tipos. As válvulas de cunha possuem uma válvula com superfícies de vedação localizadas em um determinado ângulo entre si. Também são produzidos com válvula articulada, composta por 2 discos e uma cunha maciça. As válvulas paralelas possuem uma comporta composta por 2 discos, entre os quais existe uma cunha espaçadora.

Válvula aceleradora
Válvulas borboleta são frequentemente usadas devido à sua simplicidade e confiabilidade.O acelerador regula suavemente o fluxo de gás que flui através dele

Para gasodutos projetados para pressões de até 0,6 MPa, são utilizadas válvulas de ferro fundido cinzento; para gasodutos que utilizam pressão sob pressão superior a 0,6 MPa, as válvulas são de aço.

Mas quais são as vantagens das válvulas gaveta em comparação com outras válvulas de corte? Na posição aberta, há pouca resistência ao fluxo e não há rotação do meio gasoso. As válvulas têm um comprimento face a face curto. Eles são fáceis de manter e oferecem a capacidade de mover o gás em qualquer direção.

Os amortecedores podem ser distinguidos separadamente nesta categoria. Referem-se a equipamentos de fechamento e controle, graças aos quais o fluxo do gás é regulado, sendo também possível interromper seu fornecimento no gasoduto. Os amortecedores consistem em um corpo, um corpo de disco de fechamento e um eixo de transmissão.

Os amortecedores podem ser usados ​​em uma ampla faixa de temperaturas ou pressões ambientes. Possuem design simples, baixo peso e baixo consumo de metal. Os amortecedores têm um comprimento total curto e um número mínimo de elementos. Sua grande vantagem é o preço acessível.

A pressão nos gasodutos modernos é monitorada por diversos sensores sensíveis que registram os menores desvios e transmitem informações sobre eles ao painel de controle do despachante.

Para que servem as torneiras?

Além dos dispositivos acima, as válvulas de corte incluem torneiras e válvulas necessárias para conectar/desconectar rapidamente o dispositivo ou regular o fluxo do meio de trabalho. Essas peças podem ser divididas em esféricas, cilíndricas e cônicas de acordo com o formato da veneziana.

Para obter maior vedação na torneira, uma graxa especial é injetada sob pressão entre as superfícies de vedação.Ele é enfiado em um canal oco na parte superior e, aparafusando um parafuso, é pressionado através dos canais no vão existente entre o tampão e o corpo.

Dispositivo de válvula de esfera
No corpo da válvula, uma esfera atua como elemento da veneziana, e na veneziana é feito um furo passante, cujo diâmetro coincide com o diâmetro do gasoduto

O plugue sobe ligeiramente, aumentando a folga e facilitando o giro. A junta de latão e a válvula esférica evitam que o lubrificante seja espremido com subsequente vazamento de gás.

Além das torneiras que requerem lubrificação, torneiras rotativas simples são utilizadas em gasodutos. Eles podem ser divididos em tensão, caixa de empanque e autovedante. Podem ser instalados em gasodutos acima do solo, gasodutos locais, em linhas auxiliares (em gasodutos de purga, etc.).

Coletores e compensadores de condensado

Para coletar e remover água e condensado nos níveis inferiores dos gasodutos, instale coletores de condensado.

Podem ter capacidades diferentes: uma capacidade maior é necessária se o gás transportado tiver alta umidade, uma capacidade menor é adequada para transportar gás seco. Além disso, dependendo da pressão do meio de trabalho que passa coletores de condensado diferem em dispositivos de baixa, média e alta pressão.

Dispositivos de baixa pressão - este é um recipiente com um tubo de polegada conduzido sob o tapete de gás. O tubo termina com um acoplamento e um tampão. O condensado é removido através dele, medido pressão, o gasoduto é purgado.

Dispositivos de média e alta pressão equipado adicionalmente com outro tubo de proteção e uma torneira no riser interno. Há um orifício no topo do riser para equalizar a pressão do meio de trabalho na caixa e no riser.Sem o furo, o condensado sob pressão do gás encheria o riser, o que poderia levar à sua ruptura em baixas temperaturas.

Construção de um coletor de condensado de gás
Um coletor de condensado de gás permitirá remover água e condensado do gás que é transportado pelo sistema de gasoduto. Este dispositivo é especialmente relevante no inverno

Sob a influência da pressão do gás é realizado bombeamento automático condensado Quando a torneira está fechada, o gás neutraliza a condensação e esta desliza para baixo. Quando a torneira abre, a condensação sobe à superfície.

Ao operar gasodutos, a diferença de temperatura pode atingir vários graus. Uma mudança tão grande pode causar tensões de várias dezenas de MPa. Portanto, para garantir o funcionamento normal do gasoduto, devem ser utilizados compensadores. Eles podem ser em forma de lente, em forma de U, em forma de lira, etc.

Compensador de gás
Um compensador de pressão de gás prolongará muito a vida útil do gasoduto.Mas ao instalar tal dispositivo, é necessário levar em consideração a pressão nominal e máxima do gás no sistema

Os compensadores de lente e fole são mais comuns. As juntas de dilatação em forma de U e em forma de lira são feitas de tubos dobrados, muitas vezes sem costura. Sua principal desvantagem é o tamanho grande. Em oleodutos em áreas montanhosas e sísmico-áreas perigosas são estabelecidas tecido de borracha dispositivos que são capazes de aceitar deformações nas direções longitudinal e transversal.

Acessórios de conexão para gasodutos

Durante a instalação de um gasoduto, pode ser necessária a conexão de tubos de diferentes materiais ou diâmetros diferentes. Neste caso, um elemento de flange de conexão é embutido na rede - peças auxiliares de união.

Esta categoria de acessórios inclui adaptadores de flange, braçadeiras, plugues, acoplamentos, curvas, cruzes, tês, enfim, peças cujo projeto não prevê mecanismo de travamento e controle.

Acessórios de conexão para tubulações
Acessórios de conexão serão necessários se houver necessidade de conectar tubos feitos de diferentes materiais, seções de tubulações de diferentes diâmetros, bem como ao girar e ramificar

Tees e curvas são usados ​​​​para ramificar o gasoduto. São instalados nos casos em que a tubulação atinge o trecho de distribuição de uma área povoada, mas este ponto não é o ponto final.

Com o auxílio de válvulas de controle, o gasoduto é dividido e parte do gás transportado vai para a área povoada, e parte é transportada posteriormente.

Tee para tubo de gás
Os tees de aço são feitos de vários tipos de aço. Eles podem ser usados ​​em praticamente qualquer ambiente de trabalho. Eles fornecem conexões de tubos de alta qualidade e têm boa estanqueidade

Dispositivos instrumentação e automação em sistemas de gasodutos

Além de tudo isso, vários dispositivos são usados ​​​​em sistemas de gasodutos Instrumentação e automação (instrumentos e automação).

Automação em um gasoduto
Além das conexões de gás, são instalados sistemas de instrumentação e controle nos gasodutos. Isso permite o monitoramento constante do estado dos equipamentos e do andamento do processo tecnológico. E também identificar prontamente situações de pré-emergência e emergência

Os dispositivos mais populares utilizados em sistemas de gás são:

  • alarmes de gás;
  • equipamento para desligamento de emergência do gás de entrada;
  • equipamentos para medição do volume de gás percorrido;
  • reguladores eletrônicos do volume de gás passado;
  • fontes de alimentação autônomas;
  • válvulas de gás para automatizar diversos processos e otimizar o funcionamento de dutos;
  • reguladores de gás para regular o volume do meio que passa por alguma seção do gasoduto.

Esses dispositivos são equipamentos de alta tecnologia usados ​​em uma ampla variedade de condições.

Características de escolha de acessórios e equipamentos

Escolhendo acessórios para gasodutos Atenção especial deve ser dada às propriedades químicas e físicas do material do qual é feito.

Os materiais mais populares para a fabricação de conexões para gás são o ferro fundido e o aço. Isto se deve aos requisitos para um maior nível de resistência e confiabilidade. Elementos poliméricos, excelentes para tubulações de água, não são aplicáveis ​​aqui, além disso, podem ser facilmente danificados.

Acessórios para gás em aço
O aço é o material mais popular para a fabricação de acessórios para gás. Esse equipamento é acessível e altamente durável.

Os especialistas não recomendam o uso de equipamentos com vedações de bronze em gasodutos. Isso se deve ao fato do GLP conter sulfeto de hidrogênio, que pode afetar negativamente as ligas de bronze e cobre.

Conclusões vídeo útil sobre o tema

Você pode aprender como manter válvulas de corte em um gasoduto no seguinte vídeo:

Os recursos de design das válvulas de cunha e mangueira serão discutidos neste vídeo:

Todos os gasodutos são considerados objetos de alto risco, portanto a escolha das conexões e equipamentos de gás deve ser levada a sério e, se necessário, consultar especialistas. Somente válvulas de corte de gás de alta qualidade podem garantir facilidade de manutenção, rapidez de reparo e alta estanqueidade dos componentes da tubulação.

Se você tiver dúvidas sobre o tema do artigo, ou puder agregar informações interessantes ao nosso material, deixe seus comentários no bloco abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica