Revisão do aspirador Bosch GS-10: ciclones compactos estão guardando a ordem
A marca alemã Bosch produz uma vasta gama de eletrodomésticos com diversas funcionalidades.Tudo isso se distingue pela alta qualidade de construção, design moderno e características de primeira classe, pelas quais você não se importa em pagar o dinheiro pedido na loja.
O aspirador Bosch GS 10, que é um bom exemplo da combinação ideal de preço e qualidade, não foi exceção. O que mais há de notável nos ciclones desta série, quais são os seus pontos fortes e fracos? Tentaremos responder a essas perguntas como parte de nossa análise.
- Acessibilidade
- Variabilidade de cores
- Possibilidade de estacionamento vertical
- Ajuste de potência suave
- Operação barulhenta
- Possibilidade de quebra do rebobinamento automático do cabo
- Nenhuma escova turbo incluída
- A necessidade de limpeza regular do filtro pré-motor
Para completar o quadro, vamos comparar as características dos aspiradores padrão da linha Bosch GS 10 com seus concorrentes mais próximos - unidades ciclones de outros fabricantes a um preço semelhante.
O conteúdo do artigo:
Gama Bosch GS-10
Todos os modelos de aspiradores BOSCH da empresa estão divididos em diversas linhas, diferenciando-se em características de design e funcionalidade.
Marcações no corpo GS-10 significa que o dispositivo de recolha de pó filtro de ciclone e um triturador de lixo container, e seu consumo de energia gira em torno de 1.800 Watts.
Não existem bolsas removíveis nos modelos desta série.O lixo é coletado dentro do aparelho em um recipiente, que deve ser esvaziado e lavado à mão à medida que vai enchendo.
Todos os modelos disponíveis na linha diferem no comprimento do cabo, cor do corpo, potência do motor e outras nuances. Porém, todos são destinados exclusivamente à lavagem a seco, e o lixo é coletado apenas no contêiner interno. Eles têm um design interno comum e um conjunto funcional básico.
Os aspiradores GS-10 destinam-se ao uso doméstico. Eles também podem ser usados para limpar um pequeno escritório. Mas fazer isso o tempo todo não é recomendado.
Esse equipamento não resistirá ao uso intensivo por muito tempo; simplesmente não foi projetado para funcionar em tal escala. A principal tarefa do aspirador elétrico em questão é limpar a casa de forma rápida e eficiente.
Características técnicas da linha
Os modelos de aspiradores da linha GS-10 pertencem a aparelhos de baixo consumo de energia no segmento de preço médio. Você pode comprá-los por seis a sete mil rublos na configuração básica.
Além disso, é possível instalar acessórios e acessórios adicionais, a maioria dos quais custa entre 500–2.000 rublos.
Principais características técnicas das unidades Bosch da série GS 10:
- filtro de saída – HEPA;
- fonte de alimentação – 220 Volts, a partir de uma tomada;
- bateria – faltando;
- consumo de energia – 1500–1800 W, dependendo do modelo;
- potência de sucção – 300–350 W;
- limpeza úmida – não;
- rodas - duas grandes e uma pequena;
- nível de ruído – cerca de 80 dB;
- coletor de pó - recipiente.
A cor do corpo pode ser branca, preta, azul ou roxa.
Equipamento e funcionalidade
O conjunto básico do aspirador elétrico de contêiner Bosch GS-10 inclui:
- tubo telescópico metálico;
- três bicos: combinado piso/carpete, fresta e para móveis estofados;
- cabo de alimentação com 7 a 8 metros de comprimento.
Inicialmente, a escova turbo não acompanha o kit, mas pode ser adquirida separadamente. O bico possui um eixo com cerdas que gira a partir do ar aspirado pelo motor e é superior em eficiência de limpeza a todas as outras opções de bicos.
Você terá que pagar cerca de 3 mil rublos por ele, mas pode facilmente lidar com partículas de detritos presas ao revestimento do piso.
O cabo de alimentação pode ter de sete a oito metros de comprimento. Porém, para estimar o alcance do aparelho, ainda é necessário adicionar um metro a um metro e meio devido ao tubo de sucção telescópico.
É composto por dois tubos, um dos quais, quando montado, é retraído para dentro do outro. E no estado desdobrado e levando em consideração a mangueira, você ganha alguns metros adicionais.
Se necessário, o tubo telescópico pode ser ajustado à altura da dona de casa. Ele se estende suavemente por aproximadamente meio metro e é fixado com segurança na posição desejada.
O cabo de alimentação existente, na grande maioria dos casos, é mais que suficiente para chegar aos recantos mais remotos do apartamento.
O dispositivo está equipado com uma função de enrolamento automático do cabo. Basta puxá-lo totalmente para fora do corpo e simplesmente soltá-lo. O fio retrairá automaticamente de volta para o aspirador, deixando apenas o plugue do lado de fora.
Tipo de sistema de limpeza e filtragem
Os modelos da série Bosch GS-10 destinam-se exclusivamente à limpeza a seco de residências. A poeira é aspirada por meio de um filtro ciclone.
Depois de ser aspirado do chão ou dos sofás, o ar contendo poeira e partículas de detritos entra no aspirador. Ali, graças a um pequeno vórtice criado pelo motor, o lixo deposita-se primeiro nas paredes e depois no fundo do recipiente.
Neste caso, as partículas de poeira restantes são retidas adicionalmente pelo filtro HEPA de saída. O resultado é um alto grau de purificação do fluxo de ar de 90–99%.
Entre as principais desvantagens do filtro HEPA e dos aspiradores com ele, devemos citar a possibilidade de soprar parte do pó de volta para o ambiente. Gradualmente, como resultado da limpeza do equipamento, este filtro é preenchido com minúsculas partículas de poeira e microorganismos.
Se você não alterá-lo, ao ligar o dispositivo, as bactérias e a poeira começarão a ser sopradas de volta para o ambiente que está sendo limpo.
Se houver alérgicos em casa, é melhor não comprar um modelo semelhante de aspirador de pó. Ou você terá que monitorar cuidadosamente o grau de enchimento do filtro HEPA e substituí-lo com mais frequência.
Dimensões e aparência
Externamente, o Bosch GS-10 foi concebido como um retângulo compacto e elegante com um formato aerodinâmico. Existem três rodas para se movimentar pelo apartamento.
Tem dimensões de 288 x 445 x 300 mm. Você pode estacionar o aspirador na horizontal ou na vertical. O aparelho pesa 4,7 kg e, com um contêiner cheio de lixo, seu peso é de pouco mais de seis quilos.
Quase qualquer dona de casa pode movê-lo de cômodo em cômodo, não há necessidade de atrair um homem para isso. A presença de duas rodas grandes simplifica muito a movimentação do aparelho não só em parquet ou linóleo, mas também em carpetes de pêlo alto.
Podem surgir problemas apenas com o pequeno rolo central sob o coletor de pó. Mas se for absolutamente necessário, o equipamento pode ser levantado desta borda pela mangueira para movê-lo. Nas duas rodas traseiras, o aspirador elétrico rodará sem problemas.
A mangueira é fixada na lateral acima da terceira roda intermediária. Entre a pega e esta entrada existe uma tampa articulada, sob a qual se encontra um contentor de lixo.
O case também possui um indicador de depósito de lixo cheio e um regulador de energia. Tudo está à mão e colocado de tal forma que não há necessidade de se curvar e olhar “que modo de operação está configurado ali”.
À medida que o recipiente se enche de poeira e detritos, a corrente de ar no tubo de sucção começa a enfraquecer. Em determinado momento, um indicador mecânico na caixa é acionado, indicando que o coletor de pó está quase cheio.
Não é recomendado continuar a usar o dispositivo. É necessário limpar primeiro o recipiente, caso contrário o motor funcionará no limite. Como resultado, o motor elétrico, mais cedo ou mais tarde, superaquecerá e quebrará.
Em muitos modelos de aspiradores elétricos, a saída de ar geralmente está localizada na lateral ou na parte inferior. Como resultado, o ar expelido deles muitas vezes levanta poeira que ainda não foi coletada do chão. Isto está excluído no Bosch GS-10.
De acordo com avaliações dos proprietários de aspiradores BOSCH, o cabo e o corpo deles raramente quebram. Tal colapso é uma exceção e não um problema real.
Se você precisa de um dispositivo mais leve e manobrável para limpeza rápida, recomendamos que você leia a classificação aspiradores sem fio Bosch. A carga da bateria dura cerca de 30 minutos, mas é suficiente para a limpeza local.
Poder e Controle
Quase todos os modelos de aspiradores Bosch da série GS-10 têm um consumo de energia de 1800 W. A única exceção é o modelo Bosch BGC1U1550. Este dispositivo consome apenas 1550 W no máximo.
Controle do aspirador: ligar/desligar e ajustar a potência são realizados por um único interruptor rotativo mecânico. Possui formato redondo e pictogramas no corpo que indicam o modo de operação selecionado.
Comparação generalizada de modelos
Para facilitar a compreensão das características de cada um dos aspiradores populares da série Bosch GS-10, resumimos os principais modelos com suas diferenças em uma tabela geral.
Características | BGC1U1550 | BGS1U1800 | BGS1U1805 |
Comprimento do cabo, m | 8 | 7 | 7 |
Capacidade do recipiente de pó, l | 1,4 | 1,4 | 1,4 |
Cor da caixa | Azul | Branco | Branco |
Consumo máximo de energia, W | 1550 | 1800 | 1800 |
Enrolador de cabo automático | + | + | + |
Proteção contra o superaquecimento | — | — | + |
Escova turbo incluída | — | — | — |
Informações adicionais sobre a linha de aspiradores em questão também podem ser encontradas no vídeo a seguir:
Vantagens e desvantagens da linha Bosch GS 10
As principais vantagens dos aspiradores elétricos BOSCH desta série são as seguintes:
- Rebobinamento automático do cabo de alimentação.
- Dispositivo compacto e leve.
- Possibilidade de ajuste suave da potência do dispositivo.
- Consumo de energia relativamente baixo.
- Alta manobrabilidade no chão.
- Disponibilidade de filtro HEPA.
- Falta de consumíveis - sacos de pó.
- Preço acessível.
Para começar a operar o aspirador Bosch GS-10, basta ligá-lo e girar a alavanca de controle. E sua manutenção consiste na limpeza regular do coletor de pó e na substituição do filtro de saída.
Entre as desvantagens da tecnologia em consideração merecem destaque:
- ruído – o filtro ciclone é inicialmente mais barulhento que outras opções;
- quebras frequentes no rebobinamento automático de cabos;
- a necessidade de adquirir uma escova turbo para coletar pelos de animais domésticos;
- falta do modo “limpeza úmida”.
Se o Bosch GS-10 começar a fazer mais barulho com o tempo e a potência de sucção cair, provavelmente o problema está em um motor elétrico entupido. A inserção de espuma ao redor não é capaz de impedir completamente a entrada de pelos e cabelos no motor.
Como resultado, uma bola de cabelo se forma gradualmente ali, interferindo na rotação da haste. É necessário examinar regularmente este compartimento do dispositivo e limpá-lo.
Problemas com o enrolamento automático do cabo surgem devido à fraca fixação da mola dentro deste dispositivo.
Comparação com modelos competitivos
O Bosch GS-10 tem muitos concorrentes com características e custos semelhantes.Para facilitar a comparação e a escolha do modelo que melhor se adapta a você, fizemos uma seleção dos aparelhos mais semelhantes de outras marcas.
Concorrente nº 1 – LG VK76A02NTL
Este aparelho da LG tem preço semelhante, mas tem um pouco mais de potência. Com 2.000 W de consumo, seu poder de sucção aumenta para 380 W, contra 300 W do Bosch GS-10.
Especificações técnicas:
- Consumo/sucção de energia – 2.000/380 W.
- A presença de uma escova turbo no kit - não.
- O coletor de pó é do tipo container, sem saco, com filtro ciclone.
- Capacidade do recipiente – 1,5 l.
- Nível de ruído – 78 dB.
- Comprimento do cabo – 5 metros.
Se você precisa de um modelo mais potente, então esta é uma escolha melhor do que o análogo da Bosch.
Você está interessado neste modelo de aspirador de pó? Então recomendamos que você se familiarize com a classificação dos melhores modelos de 2.000 W da LG. Consulte Mais informação Avançar.
Concorrente nº 2 – Samsung VC18M3160
Este modelo é bom porque vem com escova turbo. Ao mesmo tempo, com um consumo de energia de 1800 W, este dispositivo absorve 380 W.
Especificações técnicas:
- Consumo/sucção de energia – 1800/380 W.
- A presença de uma escova turbo no kit - sim.
- O coletor de pó é do tipo container, sem saco, com filtro ciclone.
- Capacidade do recipiente – 2 l.
- Nível de ruído – 87 dB.
- Comprimento do cabo – 6 metros.
É claro que é mais barulhento que os modelos BOSCH apresentados, mas seu contêiner é mais espaçoso.
Concorrente nº 3 – Philips FC9350
Este modelo é um pouco mais leve e barato que o Bosch GS-10, mas em termos de características e funcionalidade replica-o completamente.
Especificações técnicas:
- Consumo/sucção de energia – 1800/350 W.
- A presença de uma escova turbo no kit - não.
- O coletor de pó é do tipo container, sem saco, com filtro ciclone.
- Capacidade do recipiente – 1,5 l.
- Nível de ruído – 82 dB.
- Comprimento do cabo – 6 metros.
Ao mesmo tempo, em termos de sucção, o aparelho da Philips é até um pouco superior ao análogo da BOSCH discutido acima.
Conclusões e melhores ofertas do mercado
Se você precisa de um aspirador compacto e leve, qualquer um dos representantes da linha Bosch GS-10 é a melhor opção. Para uma casa onde não há animais, será mais que suficiente. Mas se pêlos de animais de estimação aparecem constantemente no chão, é melhor procurar imediatamente algo mais poderoso.
Você está pensando em comprar um aspirador Bosch desta linha? Ou você tem experiência no uso dessa técnica? Deixe comentários sobre o funcionamento dos aspiradores Bosch GS-10, faça perguntas e participe em discussões. O formulário de contato está localizado abaixo do artigo.
Sem bolsas, com regulador de potência, compacto - parece bom. A única coisa é que devido às suas pequenas dimensões o contentor é pequeno. Pois bem, o tradicional pagamento a maior para a marca.
Um excelente aspirador, não muito barulhento, potente, com ajuste de potência (não uso na potência máxima). O preço e a qualidade correspondem. Remoção conveniente do recipiente. Como)