Radiadores de aquecimento seccionais: tipos, descrição, como escolher e conectar
Apesar do domínio maciço dos “pisos quentes”, econômicos painéis elétricos e sistemas climáticos, os radiadores de aquecimento seccionais ainda têm uma demanda estável entre todos que estão determinados a tornar o aquecimento confortável e economicamente rentável.
A razão de sua popularidade é que ainda não foi inventado nada mais confiável, fácil de reparar e eficaz do que os radiadores de água. Que vantagens e desvantagens eles têm?
O conteúdo do artigo:
- Que tipos de radiadores seccionais existem?
- Radiadores seccionais em ferro fundido
- Radiadores seccionais de alumínio
- Radiadores seccionais bimetálicos
- Radiadores seccionais de aço
- Dimensões seccionais do radiador
- Cálculo de radiadores de aquecimento por área
- Como conectar radiadores seccionais corretamente
Que tipos de radiadores seccionais existem?
A escolha do consumidor é fortemente influenciada pela publicidade. Há uma opinião de que os radiadores de aquecimento seccionais não são tão eficientes, estão moral e tecnologicamente desatualizados e não são confiáveis em operação. Além disso, a aparência das baterias é inferior ao design dos painéis, halogênio ou aquecedores infravermelhos. O comprador também fica dissuadido pelo fato de que a montagem e conexão de um radiador seccional requerem o conhecimento e as habilidades de um especialista.
Caso contrário, o sistema de aquecimento do radiador parece muito mais atraente:
- O corpo da bateria é aquecido pelo calor da água quente ou de uma mistura de vapor e água. Portanto, o modelo seccional é mais seguro que seus concorrentes. O aquecimento é fornecido através de simples transferência de calor. O projeto não contém fiação elétrica ou espirais radiantes incandescentes.
- Um radiador seccional devidamente montado durará mais do que o piso radiante e os aquecedores elétricos.O metal envelhece uma ordem de grandeza mais longa que o plástico e, se necessário, reparar ou expandir o sistema de aquecimento é mais barato do que substituir dutos danificados piso aquecido.
Mas a principal vantagem das baterias é a sua estrutura seccional. Esta solução permite calcular e fornecer com precisão o número necessário de secções que proporcionam o nível de conforto pretendido e ao mesmo tempo poupar dinheiro gasto em aquecimento.
Um radiador seccional é um conjunto de seções individuais ou registros fundidos em metal, interligados em um painel por meio de inserções roscadas e juntas. O número de seções de registro em uma bateria é limitado apenas pelo bom senso e pelas capacidades do sistema de aquecimento.
Dentro de cada seção existe um sistema de finos canais verticais que circulam a água quente de cima para baixo, ao longo do corpo metálico. Além disso, cada registro possui dois pares de furos de grande diâmetro na parte superior e inferior. Após a união com outras seções, dois canais horizontais são formados no interior do radiador de aquecimento, garantindo o fluxo de água quente com perdas hidráulicas mínimas.
A entrada e a saída da bateria podem estar localizadas em extremidades opostas ou no mesmo lado. A entrada de um radiador seccional geralmente é feita na parte superior, a saída pode estar localizada no mesmo nível ou na parte inferior.
Cada uma dessas seções é uma unidade independente de um radiador de aquecimento - buchas roscadas, vedações e porcas de aperto são fornecidas com ela. Para montar a bateria, além de ferramentas, nenhuma outra peça é necessária.
As seções diferem na altura do corpo e na produção de calor. As características térmicas dos registros dependem do material do qual a caixa é fundida.Os radiadores de aquecimento são feitos de ferro fundido cinzento, alumínio e aço.
Radiadores seccionais em ferro fundido
Mesmo 20-25 anos atrás baterias de ferro fundido foram os mais difundidos, servindo em sistemas de aquecimento de prédios de apartamentos por 40-50 anos. Mas na primeira oportunidade mudaram de proprietário para perfis de alumínio mais modernos. As velhas baterias soviéticas de ferro fundido pareciam pouco apresentáveis, especialmente depois de muitos anos de pintura com tinta esmalte.
Opções de bateria de ferro fundido
No mercado de equipamentos de aquecimento você encontra três opções de seções de aquecimento em ferro fundido:
- Um projeto antigo, moldado com tecnologia soviética em moldes de barro. Por causa disso, a superfície do ferro fundido é áspera e áspera ao toque.
- Formato moderno com contornos suaves. As seções, via de regra, são fabricadas com modernas tecnologias de fundição em moldes de cerâmica ou aço. Pintado com lindo esmalte resistente ao calor.
- Modelos importados fabricados na China, Turquia e países da UE. Eles diferem dos domésticos na configuração da carcaça do radiador, na seção transversal dos canais dentro da seção, na espessura da parede mais fina e na aparência mais elegante.
Os radiadores de aquecimento fundidos com tecnologia soviética, via de regra, possuem marcações que começam com as letras “MS”, “M”, “RD”. A seguir vêm um ou dois valores numéricos que indicam a profundidade ou dimensões máximas da bateria na direção transversal.
Por exemplo, M-140 significa que a instalação de um radiador de ferro fundido sob o peitoril de uma janela exigirá pelo menos 140 mm de espaço livre em profundidade. A marcação das baterias seccionais “MS” pode indicar adicionalmente a distância centro a centro ou o tamanho entre os eixos dos tubos superior e inferior.
Eles estão à venda parcialmente montados.Os radiadores não são pintados, apenas cobertos com primer vermelho ou marrom. Isso torna o armazenamento mais conveniente - os conjuntos seccionais podem ser empilhados uns sobre os outros sem o risco de riscar o revestimento decorativo.
Os radiadores seccionais chineses são oferecidos montados para 5 ou 7 registros. Alguns modelos já vêm pintados com esmalte de secagem a quente, mas você também pode encontrar simplesmente conjuntos de registros com superfície preparada.
Os radiadores seccionais fabricados na Turquia ou na União Europeia são fornecidos na forma de registos separados, pintados e preparados para montagem, ou de baterias já montadas e em pleno funcionamento que apenas necessitam de ser ligadas às tubagens.
É melhor escolher baterias seccionais já pintadas. Normalmente, para aquecimento de radiadores, são utilizadas tintas em pó com aditivos que retardam o envelhecimento da camada decorativa em condições de aquecimento constantes.
A qualidade e a densidade do revestimento em pó são uma ordem de grandeza melhores do que o esmalte pentaftálico ou de poliuretano mais caro. A camada de pó em um radiador de ferro fundido é muito menor que a de esmalte. Isso significa que a transferência de calor será superior à de uma bateria seccional pintada com pincel e, além disso, o comprador será poupado da necessidade de atualizar periodicamente a camada de tinta.
Vantagens e desvantagens dos registros de ferro fundido
A reputação das baterias seccionais de ferro fundido foi prejudicada pela baixa qualidade dos radiadores soviéticos de ferro fundido. Isto se deve à tecnologia de fundição primitiva e desatualizada.
Em geral, o radiador seccional de ferro fundido revelou-se barato. Devido ao grande número de defeitos e cavidades, para obter estanqueidade, as paredes dos perfis tiveram que ser espessadas (pelo menos 8 mm). Como resultado, a bateria acabou sendo barata, mas pesada e pouco confiável.Portanto, no momento da compra é necessário inspecionar cuidadosamente cada seção, caso contrário existe o risco de vazamento no sistema de aquecimento.
Os radiadores seccionais chineses também apresentam defeitos de fundição. As baterias de ferro fundido fabricadas na Turquia ou na União Europeia são visivelmente mais leves, a geometria das seções é altamente precisa, mas em geral são muito mais caras.
Os radiadores seccionais fabricados com tecnologias modernas são considerados uma das melhores soluções para um apartamento ou residência privada. Em contato com a água quente, o ferro fundido apresenta maior resistência à corrosão e não tem medo de superaquecer ou lavar o espaço seccional com reagentes químicos.
Duas desvantagens podem ser observadas:
- O ferro fundido não resiste bem aos choques térmicos e mecânicos, portanto, se durante a reparação do sistema de aquecimento for necessário desmontar um radiador seccional, é melhor contactar um especialista.
- Durante a operação, as peças de ferro fundido - buchas roscadas e porcas - aderem firmemente umas às outras. Portanto, se durante a montagem de um radiador seccional você “ficar aquém” de algum deles, posteriormente será difícil eliminar o ponto fraco.
A transferência de calor dos radiadores seccionais de ferro fundido é inferior à do alumínio, a enorme estrutura de ferro fundido demora mais para aquecer, embora dissipe o calor no ar com mais eficiência. Baterias de ferro fundido são recomendadas para uso em sistemas de aquecimento central.
Radiadores seccionais de alumínio
Estruturalmente, as seções de alumínio não são diferentes das de ferro fundido. O mesmo sistema de canais verticais dentro do corpo e dois pares de orifícios para bicos seccionais. A única coisa é que o formato da caixa é diferente. Em vez dos contornos arredondados característicos das baterias de ferro fundido, radiadores seccionais de alumínio superfícies radiantes planas inerentes.
O resultado é um design mais compacto com menor profundidade de corpo. Mas graças ao sistema desenvolvido de aletas e pontes finas, a área total da superfície de um radiador de alumínio será maior do que a de um radiador de ferro fundido.
As baterias são montadas com buchas roscadas. Cada seção possui uma inserção de bico rosqueada em seu interior. Uma característica especial da peça é que a direção da rosca em furos opostos é diferente. Como resultado, se você pegar duas seções e tentar enrolar a luva de conexão dentro da inserção, devido à direção oposta da rosca, as seções serão unidas. A única coisa que você precisa fazer é lembrar de colocar a junta e a vedação.
As peças do radiador seccional são fabricadas por prensagem a quente em matriz de aço. Portanto, a qualidade da estampagem e a geometria da seção são altas. O que é importante porque a espessura da parede nos canais internos é de apenas alguns milímetros.
Uma das vantagens dos radiadores seccionais de alumínio, à qual poucas pessoas prestam atenção, é a superfície lisa das aletas e dos planos de transferência de calor do corpo. Como resultado, o fluxo de ar flui em torno das placas do radiador a uma velocidade mais elevada, melhorando a dissipação de calor da bateria. Mas se você pintar um radiador de alumínio em casa, a eficiência da bateria de aquecimento seccional diminuirá várias vezes.
Os radiadores de alumínio são recomendados para utilização em sistemas individuais, independentemente do tipo de caldeira. Não é recomendado conectar perfis de alumínio ao aquecimento centralizado devido à grande quantidade de contaminantes na água. Além disso, a maioria das caldeiras lava regularmente os tubos com reagentes ácidos, o que destrói as paredes dos canais.
O alumínio oxida em óxido, flocos caem dentro dos canais do radiador seccional, bloqueando completamente o fluxo de água. É difícil limpar a bateria, é preciso desligar o aquecimento, desmontá-la em seções e retirar os plugues mecanicamente.
A durabilidade e durabilidade de um radiador seccional dependem em grande parte da qualidade do alumínio. O melhor material vem de fabricantes poloneses e alemães.
Radiadores seccionais bimetálicos
Eles tentaram resolver o problema da corrosão severa do alumínio em água quente protegendo as superfícies internas dos canais de fluxo com aço de 0,8 a 4 mm de espessura. Radiador seccional bimetálico difere de um compósito porque tubos de aço de paredes finas são colocados em um corpo de alumínio, formando a parte do fluxo. Água ou qualquer outro líquido refrigerante não entra em contato direto com o alumínio. O custo e a complexidade da fabricação de radiadores bimetálicos aumentaram significativamente.
O bimetal pode ser completo ou incompleto:
- No primeiro caso, o alumínio não entra em contato com a água nem mesmo ao longo das roscas, nos locais onde os niples são aparafusados. Desta forma, foi possível resolver o problema de vazamentos nas juntas das seções, principalmente se o radiador funcionou por muito tempo com água altamente alcalina.
- Na segunda - pontas e locais para vedação das juntas, a superfície da rosca fica desprotegida. O alumínio é revestido com aço apenas nos canais de fluxo.
Como resultado, os radiadores seccionais bimetálicos podem operar em água alcalina com um alto valor de pH de 10-12. Os de alumínio são permitidos para uso em pH 6-8.
Se faz sentido comprar bimetal
Parece que os radiadores seccionais com canais de aço e corpo de alumínio têm um design mais avançado em comparação com as baterias convencionais de alumínio.Isso é verdade, mas o bimetal custa 1,5 a 2 vezes mais que o alumínio. Ao mesmo tempo, a sua transferência de calor é pior, uma vez que a condutividade térmica do aço é de 45 W/m*K, e a do alumínio é de 220 W/m*K. A presença de aço só piora a eficiência de um radiador seccional.
O bimetal é recomendado para uso em redes de aquecimento centralizadas, em condições onde não é possível controlar a qualidade da água. Em outros casos, a instalação de alumínio pode ser mais eficaz.
Muitos fabricantes de radiadores de aquecimento bimetálicos usam metal de qualidade inferior e, na maioria das vezes, silumin - uma liga barata de alumínio e silício. Já as seções de alumínio puro recebem metal após limpeza adicional para remover impurezas.
Radiadores seccionais de aço
As seções de aquecimento em aço não são menos comuns na vida cotidiana. Normalmente no mercado o consumidor se depara com painéis de aquecimento de aço mais baratos e acessíveis. Este radiador é um pacote de várias seções planas soldadas em chapa de aço fina. Todos os painéis têm aproximadamente o mesmo tamanho, diferindo apenas no número de seções da embalagem. Podem ser de uma a três peças, soldadas em uma estrutura indissociável.
Essencialmente, esta é uma bateria de aquecimento montada na fábrica. É impossível alterar o número de superfícies de aquecimento, o que é muito inconveniente.
Radiadores seccionais reais de aço são montados a partir de seções soldadas de tubos de aço de forma que o número de elementos possa ser ilimitado.
Estruturalmente, tal seção é um pacote de dois ou três tubos verticais conectados entre si por coletores estampados feitos de chapa de aço fina. A forma e o tamanho dos tubos em um radiador seccional são determinados pelo desenvolvedor ou projetista.
A única desvantagem do design é que há muitas soldas, o que reduz a confiabilidade da bateria.
O custo de um radiador seccional é superior ao de baterias baseadas em painéis de aço padrão. Mas a eficiência da transferência de calor é muito maior devido ao design aberto e ao bom fluxo de ar ao redor das superfícies de aquecimento.
Dimensões seccionais do radiador
As baterias de ferro fundido de fabricação nacional, via de regra, são produzidas com uma distância central padrão de 500 mm. Os radiadores seccionais diferem apenas na largura e profundidade da caixa e na quantidade de transferência de calor.
Para baterias importadas, por exemplo, a popular empresa turca DEMRAD, a distância central varia de 200 mm a 813 mm.
A escolha da profundidade para os perfis turcos é maior, a qualidade do ferro fundido é melhor, embora o preço seja mais elevado.
Tamanhos recomendados para radiadores bimetálicos.
Nesse caso:
- B – comprimento ideal de uma bateria seccional;
- E – distância intermamilar;
- A – profundidade;
- H – altura do corpo.
Ao escolher um modelo específico, preste atenção a parâmetros como espessura da parede, pressão máxima, dissipação de calor e vida útil garantida. Os parâmetros fornecidos diferem para diferentes fabricantes.
A marcação, via de regra, não indica o tamanho do radiador de aquecimento, mas sim uma única seção indicando as dimensões no formato ALTURAS, PROFUNDIDADES, LARGURA.
As seções de aço são inferiores em potência térmica aos modelos bimetálicos de tamanhos semelhantes.
Cálculo de radiadores de aquecimento por área
A forma tradicional de calcular a potência de aquecimento de um espaço fechado é multiplicar a área da sala pelo coeficiente K = 100 W/m2. Este diagrama é recomendado para calcular o tamanho e a potência de radiadores seccionais para apartamentos em edifícios de vários andares ou para ambientes internos de uma casa particular. Com uma condição - a sala deve estar localizada dentro do edifício e, portanto, não ter paredes principais externas.
Noutros casos, especialmente para apartamentos de esquina ou casas privadas, este método de cálculo da potência de aquecimento revela-se não totalmente correcto.
Cálculo da potência necessária de um sistema de aquecimento residencial
A construção de moradias privadas difere na qualidade do isolamento térmico e na quantidade de perda de calor pelas janelas. Para não fazer um cálculo de engenharia térmica de aquecimento levando em consideração a condutividade térmica das paredes, vazamentos pelas aberturas das janelas e ventilação, você pode calcular a potência do sistema com base no fluxo de calor necessário para uma sala de um determinado volume.
Uma técnica simples é usada:
- Para edifícios de blocos de concreto não isolados e edifícios com paredes de tijolos simples, o fluxo de calor por hora deve ser de pelo menos 70 kcal/m3.
- Para salas isoladas – pelo menos 50 kcal/m3.
Para determinar a potência em watts, basta utilizar o fator de conversão KP=1,163W/m3*kcal. Para calcular a liberação de calor de um sistema de aquecimento, multiplique o volume da sala pelo fator de conversão e pela quantidade de entrada. Por exemplo, para um quarto com área de 3x3 m, com pé-direito de 2,5 m, o volume do espaço interno será de 23 m3.
Multiplique 70x23x1,163 = 1872 Wh. A potência da bateria de aquecimento deve ser de pelo menos 1900 W/h.
O que considerar ao calcular a potência dos aquecedores seccionais
O valor resultante proporcionará o nível de conforto necessário apenas com aquecimento elétrico. As baterias seccionais conectadas a canos de água quente são um pouco diferentes de um aquecedor elétrico.
Na versão padrão, o aquecedor de bateria seccional a água consiste em 5 a 10 seções conectadas entre si por bicos através de juntas de vedação. Cada empresa fabricante indica no passaporte do trecho a potência térmica em uma determinada temperatura (geralmente 70 ℃ ou 95 ℃). Se todas as seções fossem aquecidas à mesma temperatura, a potência da bateria de aquecimento poderia ser calculada multiplicando os dados do passaporte de um pelo seu número.
Mas a transferência de calor de diferentes seções pode ser diferente. Água quente com temperatura de 70-90 ℃ é fornecida à entrada da caixa seccional do aquecedor de bateria, e a vazão de saída já é de 50-60 ℃.
Para determinar a potência térmica real é necessário calcular a temperatura média da caixa. Por exemplo, (70+50)/2=60 ℃. Em seguida, retire a potência da seção do radiador do passaporte, por exemplo, 180 W a 90 ℃. Recalculamos o fator de redução de potência na proporção 60/90 = 0,67. Resta multiplicar pela potência nominal 180*0,67=120,6 W.
Conhecendo a dissipação de calor de uma seção (120,6 W), você pode calcular a potência de todo o radiador seccional multiplicando-a pelo seu número. Só depois disso é calculado o número necessário de radiadores para aquecer uma determinada sala.
Como conectar radiadores seccionais corretamente
A primeira coisa que precisa ser mantida ao conectar a um sistema de aquecimento é a distância do radiador às paredes, piso e peitoril da janela. Dependendo da localização da caixa, a potência de transferência de calor pode aumentar ou diminuir.
A seguir, selecione o local de conexão dos tubos no corpo do radiador. O fornecimento incorreto de água quente e fria geralmente leva a uma diminuição na eficiência do aquecimento.
Se a alimentação for feita por baixo, o encaixe “quente” deverá ficar localizado na lateral do corpo.
Ao conectar tubos à conexão lateral inferior na mesma linha, a eficiência é reduzida em 10% ou mais.
Se o tubo quente estiver conectado diagonalmente à saída, a dissipação de calor pode diminuir ou permanecer a mesma.
Uma conexão unidirecional quase sempre leva a perdas no sistema de aquecimento.
Os radiadores de aquecimento seccionais são hoje a melhor coisa que já foi inventada para o aquecimento de água de uma sala. A capacidade de selecionar energia com mais ou menos precisão, reparos simples - a substituição de uma seção mais do que compensa o aumento do preço da bateria.
Compartilhe sua experiência na instalação e operação de aquecedores seccionais. Do que você mais se lembra, positivo ou negativo? Escreva nos comentários. Salve o artigo nos seus favoritos para não perder as informações necessárias.