Fiação elétrica faça você mesmo na cozinha: diagramas elétricos + características dos trabalhos de instalação elétrica
Para que a fiação elétrica da cozinha funcione por muito tempo e resista a cargas operacionais intensas, ela deve ser corretamente projetada e instalada em total conformidade com as regras geralmente aceitas.
O trabalho é bastante meticuloso e requer tempo, responsabilidade e uma abordagem razoável. Afinal, até uma hora na cozinha é onde ficam até 50% dos eletrodomésticos disponíveis em um apartamento ou casa.
E para cada dispositivo é necessário fornecer uma localização conveniente e fonte de alimentação adequada. Assim, todas as unidades funcionarão no modo requerido e não causarão dificuldades aos proprietários. Neste artigo falaremos sobre como instalar corretamente a fiação na cozinha, quais materiais e ferramentas são necessários para isso.
O conteúdo do artigo:
- Tipos de fiação - uma visão geral dos prós e contras
- Ferramentas necessárias para o trabalho
- Como escolher a seção transversal correta do cabo?
- Trabalho preparatório geral
- As nuances da instalação de forma fechada e aberta
- Como colocar os soquetes corretamente?
- Dicas e regras de segurança atuais
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Tipos de fiação - uma visão geral dos prós e contras
A fiação elétrica é instalada de duas maneiras: aberta e oculta. Cada opção tem suas próprias vantagens e desvantagens. A escolha do mais adequado depende diretamente do material com que é construída a divisão, do desenho planeado e da presença ou ausência de elementos decorativos maciços nas paredes e no teto.
Recursos de criação de fiação aberta
A fiação aberta é a opção mais simples e econômica para fornecer a energia elétrica necessária ao ambiente. O trabalho não exige muito esforço e é concluído com bastante rapidez.
Além disso, não há necessidade de estragar o interior desmontando fragmentos individuais ou toda a decoração interior para colocar os fios. E em caso de incêndio ou curto-circuito, o problema pode ser eliminado imediatamente, sem perda de tempo na solução de problemas.
O nível necessário de segurança do sistema é garantido através de cloreto de polivinila especial canais a cabo, composta por uma caixa fixada na parede ou no teto e uma prática cobertura superior equipada com ranhuras de fixação.
Os fios elétricos são colocados neles e puxados para uma tomada, eletrodomésticos ou luminárias que requerem conexão.
Os produtos apresentam altas qualidades de isolamento elétrico, não queimam e possuem ductilidade à flexão. Eles são produzidos em uma variedade de tons de madeira e podem ser facilmente tingidos com qualquer tipo de tinta de construção moderna.
Fabricantes sérios e consolidados no mercado oferecem garantia para seus produtos por até 25 anos e prometem que durante esse período o material não perderá suas características e proporcionará ao fio proteção confiável e de alta qualidade contra quaisquer manifestações externas. .
Alguns especialistas consideram perigosa a fiação total ou parcialmente exposta na cozinha. O vapor de água e as mudanças bruscas de temperatura causadas pelo uso de diversos eletrodomésticos afetam negativamente a rede elétrica e causam problemas.
Os fios superaquecem, perdem a integridade de sua capa protetora e falham prematuramente, causando frequentemente curtos-circuitos e riscos de incêndio. No entanto, alguns proprietários negligenciam este conselho e assumem riscos desnecessários por uma questão de design.
Opções para organizar a fiação aberta na cozinha:
Recomendamos também a leitura de nosso outro artigo, onde falamos detalhadamente sobre a instalação de fiação aberta e os erros mais comuns. Leia mais - leia Avançar.
As nuances de organizar um método oculto
A fiação oculta envolve a colocação de todos os elementos de conexão dentro das paredes e do teto. Para a correta disposição, são perfurados pequenos sulcos nos tetos e nas estruturas de suporte, ali são colocados fios e, em seguida, os sulcos são preenchidos com alabastro ou cimento e aplicado um revestimento decorativo de acabamento.
Isto garante um elevado nível de segurança e permite criar qualquer interior da cozinha, mesmo o mais complexo.
No entanto, este método também apresenta desvantagens. Para detectar a área problemática e realizar até os reparos mais mínimos, será necessário desmontar o acabamento externo e romper a parede.Não há outra maneira de chegar ao local do defeito.
Ferramentas necessárias para o trabalho
Para realizar trabalhos de instalação elétrica de maneira conveniente e correta, um artesão doméstico precisará das seguintes ferramentas manuais:
- um conjunto de chaves de fenda Phillips e retas;
- ferro de solda;
- martelo;
- alicate;
- caçador de parede elétrico, se você planeja fazer fiação oculta;
- um martelo elétrico equipado com brocas com ponta Pobedit (para colocação de canais em paredes de concreto ou tijolo);
- testador para verificar a presença/ausência de tensão na rede.
Todas as ferramentas devem ter um revestimento protetor completo nos cabos, feito de materiais duráveis e não condutores.
Se, apesar dos conselhos dos profissionais e dos requisitos de segurança contra incêndio, for escolhida uma opção de fiação aberta ou combinada, você precisará de pregos fortes e duráveis. Com a ajuda deles, será possível fixar com segurança canais de cabos até mesmo em paredes de concreto.
Para superfícies com estrutura mais macia e flexível, são adequados os parafusos auto-roscantes mais simples ou pregos pequenos ou médios.
Para fixar a fiação nas ranhuras de forma rápida, confiável e clara, você precisará de gesso ou alabastro. Eles congelam quase instantaneamente e permitem que você continue trabalhando imediatamente, sem perder tempo precioso. Instruções detalhadas sobre paredes de fechamento para fiação elétrica podem ser lidas em este material.
Como escolher a seção transversal correta do cabo?
Um fio com seção correta é outro elemento importante para a correta disposição do fornecimento de energia na cozinha. É escolhido levando-se em consideração a potência total dos eletrodomésticos e luminárias planejadas para uso.
Para conectar luminárias de mesa, luminárias de chão, lustres ou holofotes, costumam utilizar fios de cobre ou cabos equipados com isolamento PPV ou PV PVC, capazes de suportar altas cargas operacionais (cerca de 4,1 kW) por muito tempo.
A seção transversal mínima permitida do núcleo nesta modalidade é de 1,5 milímetros.
As tomadas responsáveis pela conexão de potentes módulos de eletrodomésticos (forno micro-ondas, cafeteira, torradeira, etc.) são fornecidas com fios da mesma classe, mas com seção transversal maior (a partir de 2,5 mm).
Se você negligenciar este ponto e pegar um fio fino, ele não suportará a carga operacional e causará um curto-circuito ou incêndio no futuro.
Se você planeja usar aparelhos com corpo de metal para iluminar a cozinha, não conseguirá usar um fio fino para conexão. Para evitar que a tensão entre no corpo da lâmpada, você precisará conectar um cabo ou fio de três núcleos com uma capa protetora poderosa ao objeto.
Somente com esta opção de instalação as lâmpadas metálicas serão totalmente seguras.
Ao conectar aparelhos de alta potência (fogão multiqueimador, forno, etc.) à rede, consumindo 8-12 kW por hora, você definitivamente precisará de uma ramificação separada de um cabo de três núcleos com condutores de cobre e nayrite durável e confiável ou isolamento de PVC.
Após a instalação do dispositivo, ele deverá ser aterrado através do terceiro núcleo do cabo. A seção transversal de cada núcleo, neste caso, não deve ser inferior a 6 mm. Também recomendamos a leitura de nosso outro artigo, que descreve detalhadamente como calcular a seção transversal do fio para fiação doméstica.
Trabalho preparatório geral
Todo trabalho de fiação na cozinha começa com a elaboração de um projeto. Primeiro, é determinada a quantidade de equipamentos planejados para implantação subsequente.
Os cargos obrigatórios incluem:
- geladeira;
- fogão (forno, fogão).
Entre os dispositivos adicionais que tornam a vida mais conveniente e confortável estão:
- microondas;
- Lava-louças;
- chaleira elétrica;
- sanduicheira;
- multi fogão;
- capuz;
- processador de alimentos;
- misturador;
- máquina de café, etc
Alguns completam a cozinha com todos esses itens, outros escolhem itens de hotel e ainda outros acrescentam TV e máquina de lavar à lista. Todas essas opções são consideradas aceitáveis, desde que a fiação esteja organizada corretamente e seja instalada uma tomada separada para cada unidade.
Em seguida, é feito um desenho em papel e nele é marcada a localização prevista dos móveis, luminárias e eletrodomésticos em relação à disposição do ambiente. A localização das tomadas e interruptores/interruptores também é indicada ali.
Na próxima etapa, é determinado o tipo de rede que entra nas instalações residenciais. Se for usada uma fonte de alimentação monofásica, será problemático conectar vários eletrodomésticos potentes ao mesmo tempo. Você terá que reduzir o número de unidades utilizadas ou ligá-las estritamente separadamente para que não haja sobrecarga na rede.
Uma rede trifásica permite criar uma cablagem com uma reserva de energia significativa e permite utilizar os eletrodomésticos da forma mais cómoda. Vá para linkpara aprender sobre os layouts de tomadas mais populares na cozinha.
Como calcular a potência ideal da fiação?
Para fornecer a todos os utensílios de cozinha e equipamentos de iluminação a quantidade necessária de eletricidade, é necessário, na fase de elaboração de um projeto de fiação, calcular a potência total de todos os dispositivos planejados para uso. A potência nominal está indicada na ficha técnica da unidade.
Ao somar todos os indicadores, ficará claro quantos quilowatts serão necessários para o correto funcionamento.
Normalmente o valor varia de 8 a 15 kW, mas na verdade pode ser mais ou menos. Claro que a situação em que todos os dispositivos ligam ao mesmo tempo é extremamente rara, mas, mesmo assim, é recomendável criar a fiação com alguma reserva de energia para caso de algum imprevisto
As nuances da instalação de forma fechada e aberta
Para a correta instalação da fiação elétrica fechada, primeiro são aplicadas marcações preliminares nas paredes, conforme diagrama pré-desenhado.
Em seguida, conforme desenho, com ferramenta especial (cinzel, escarificador, furadeira, etc.) são feitos sulcos nas paredes para assentamento do arame e posterior disfarce para o acabamento.
Caso haja necessidade de fazer uma curva, ela é realizada estritamente em um ângulo de 90°.
Na etapa seguinte, são preparadas tomadas para caixas de tomadas e tomadas embutidas e, em seguida, os fios, envoltos em tubos corrugados, são colocados no canal ranhurado. Para fixar a posição, são feitos furos na ranhura a cada 30 cm e o cabo é fixado com buchas. Após a conclusão da instalação, os canais são revestidos com argamassa de gesso ou alabastro.
Caixas de tomadas de plástico são instaladas nos recessos preparados e os fios são passados através delas para posterior conexão de tomadas e interruptores. A posição é nivelada ao nível do edifício e fixada com parafuso e argamassa.
Locais onde vários fios são torcidos são mascarados com caixas de polímero ou aço, colocando-os rente ao nível da parede. No último momento, os cabos das tomadas, pontos de iluminação e interruptores liga/desliga da caixa de distribuição são conectados ao fio de entrada principal da rede elétrica. As áreas de conexão são cuidadosamente protegidas com fita isolante ou EPI.
O processo de fiação fechada é o seguinte:
Recursos da opção de instalação aberta
Para organizar a fiação aberta, são utilizados fios de borracha especiais com núcleo de cobre ou alumínio, base divisória e camada protetora externa de cloreto de polivinila.
São fixados nas paredes e no teto com pregos enfiados em rolos de porcelana, que apresentam boas propriedades isolantes. Os blocos de fixação são colocados a uma distância de 500 mm um do outro.
Como colocar os soquetes corretamente?
Antes de prosseguir com a instalação das tomadas, instale o painel de entrada. Fusíveis especiais são colocados nele (dispositivos de corrente residual - RCD). Em caso de tensão excessiva, terão tempo para desenergizar o sistema, evitando curto-circuito ou incêndio.
Até 5 conexões paralelas são conectadas a cada elemento RCD com um loop separado (dependendo da necessidade). Os circuitos de iluminação local e geral são conectados separadamente. Depois de instalada a blindagem, começamos a organizar a fiação correta das tomadas da cozinha.
Regras gerais se aplicam a tal evento:
- As tomadas nunca devem ser colocadas próximas da pia ou do fogão. A entrada de umidade e vapores quentes gerados durante o cozimento pode causar deformação do corpo da peça, curto-circuito ou incêndio.
- Ao colocar o cabo de conexão, não deixe fios longos pendurados, mas puxe-os até a parede com fixadores adequados.
- A tomada em si deve ter 16 A.As peças mais fracas acabarão por não suportar a intensa carga operacional, começarão a derreter ou a emitir faíscas e em breve necessitarão de substituição.
- As tomadas não devem estar localizadas a mais de 1 metro de diâmetro do aparelho elétrico. Uma distância maior exigirá o uso de um cabo de extensão, o que será inconveniente e inseguro.
- Instale as tomadas estritamente de acordo com as normas gerais de segurança (a uma distância de 30-40 cm do chão). Se houver crianças em casa, elas instalam tomadas escondidas ou “escondem-nas” na bancada ou em outros móveis.
Para que a tomada funcione por muito tempo e suporte plena carga operacional, opte por modelos equipados com ripas niqueladas e placas cerâmicas. Eles se distinguem pela resistência e trabalham totalmente em modo ativo por muito tempo.
Dicas e regras de segurança atuais
A fiação elétrica da cozinha é uma das seções mais importantes de toda a rede elétrica de um apartamento ou casa particular. É aconselhável que a sua instalação seja efectuada por profissionais que possuam conhecimentos especializados especiais, qualificações adequadas e experiência neste tipo de trabalhos.
Mas geralmente esses serviços são muito valorizados, e muitos artesãos domésticos, decidindo economizar dinheiro, tentam traçar de forma independente um diagrama geral da fiação elétrica na cozinha, para que possam então colocar os fios, distribuir e instalar tomadas com ele.
Esta abordagem é bastante aceitável, desde que você preste muita atenção ao assunto e conheça as regras gerais de segurança.Afinal, a energia elétrica não é apenas luz, calor e outras comodidades em instalações residenciais, mas também uma fonte constante de perigo acrescido.
Precauções de segurança ao trabalhar com redes elétricas
Ao instalar a fiação elétrica na cozinha, você deve cumprir rigorosamente todos os padrões e seguir as regras de segurança geralmente aceitas.
Isso irá protegê-lo de erros que podem causar incêndios nos fios, curtos-circuitos e choques elétricos no futuro.
- A fiação é realizada estritamente com a eletricidade desligada. Se o quadro de distribuição estiver localizado em área pública, nele será afixada uma placa de alerta sobre as obras em andamento.
- A ligação à rede central de eletrodomésticos é feita de acordo com as instruções anexas, que acompanham sempre o aparelho.
- Para o trabalho, utilize ferramentas equipadas com revestimento isolante que não apresente trincas, buracos ou qualquer outro dano externo.
- Na instalação da fiação elétrica não são utilizadas chaves de fenda, alicates e alicates que possuam elementos estruturais ou de fixação feitos de materiais condutores.
- Imediatamente antes da instalação, a sala é limpa e qualquer humidade (evaporação nas janelas e no teto, poças ou gotas de água no chão, etc.) é escrupulosamente removida.
- Todas as atividades com sistemas elétricos são realizadas somente com as mãos secas. Para garantia adicional, utilize luvas especiais revestidas de borracha, protegendo-se assim de possíveis ferimentos e queimaduras.
Conhecendo essas regras simples e seguindo-as à risca, mesmo um amador que não tenha muita experiência nesse tipo de trabalho poderá instalar a fiação corretamente evitando choques elétricos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo explica detalhadamente como organizar a fiação na cozinha e fornecer energia adequada a todos os eletrodomésticos. Além de informações básicas, o vídeo contém uma descrição de nuances interessantes e algumas dicas úteis para artesãos domésticos:
Como organizar corretamente as tomadas da cozinha para que se encaixem harmoniosamente no futuro interior, sejam fáceis de usar, invisíveis e absolutamente seguras para adultos e crianças:
Características da formação da fiação na cozinha. Dicas e truques de um profissional para DIYers:
Organizar a fiação da cozinha com as próprias mãos é um processo longo que requer muita atenção, precisão e escrupulosidade. É muito importante escolher o certo fios para fiação, realizar todos os trabalhos em estrita conformidade com a documentação de projeto desenvolvida e aprovada e observar rigorosamente as normas de segurança relevantes para a instalação de redes elétricas.
Assim, a fiação funcionará corretamente por muito tempo e fornecerá energia adequada a todos os utensílios de cozinha e luminárias.
Você tem experiência pessoal na instalação de fiação elétrica na cozinha? Talvez você possa dar conselhos valiosos aos nossos leitores? Por favor, compartilhe sua opinião no bloco abaixo.
É claro que o vintage está na moda agora, mas eu não recomendaria fazer fiação aberta na cozinha. É claro que nas casas de madeira isso é uma necessidade, mas em outros casos é melhor abandonar as paredes e esconder a fiação. Não é apenas uma questão de estética, mas também de funcionalidade. A cozinha precisará ser limpa periodicamente e a fiação aberta interferirá claramente nisso.
Olá.A fiação aberta tem muitas vantagens. Em particular, se você deseja ou precisa trocar a fiação, não precisa fazer reparos. Quanto à limpeza, os canais a cabo resolvem esse problema.
A cozinha é uma divisão com elevada humidade e temperatura, pelo que é aconselhável ocultar a cablagem eléctrica. Quando aberto, é aconselhável utilizar cabos, tomadas e interruptores à prova d'água. Quase todos os eletrodomésticos de cozinha têm potência aumentada, por isso não economize nas tomadas. O ideal é que cada dispositivo mais um, por precaução (para um moedor de café ou liquidificador). Não faça conexões de fios que você irá engessar mais tarde!
Boa tarde, Alexandre. Se a sua cozinha tem muita umidade e temperatura, é preciso cuidar da ventilação. Os tipos de fiação elétrica da cozinha são determinados pela PUE. Para não recontar, anexei uma captura de tela.
Aliás, a PUE inclui banheiros e chuveiros como “zonas especiais”. As instalações elétricas nessas zonas são regulamentadas detalhadamente pelo GOST R 50571.11-96. O documento, enfatizo, não classifica as cozinhas como “instalações especiais”.
Se por algum motivo não for possível fazer ranhuras na parede para a fiação, uma boa opção é usar canais a cabo. Barato, mas muito útil e funcional, além de fácil de instalar.