Chuveiro de jardim faça você mesmo: características tecnológicas e principais etapas da construção
Mesmo os iniciantes no ramo de construção podem fazer um chuveiro de jardim com as próprias mãos.Para erguer uma estrutura simples, não são necessárias ferramentas caras, encanamentos complexos e materiais exclusivos. Vale a tentativa. Certo?
Vamos considerar as melhores opções de chuveiros para uma casa de verão e examinar os princípios do planejamento do projeto. O artigo que apresentamos traz recomendações práticas sobre a seleção de materiais. Os métodos e especificidades da tecnologia de construção de um chuveiro de madeira são descritos detalhadamente.
O conteúdo do artigo:
As nuances de elaborar um projeto de chuveiro caseiro
Na fase de projeto, é necessário escolher a localização do box e decidir sobre uma série de parâmetros de projeto. É necessário pensar com antecedência nas dimensões e configuração do edifício, na organização do abastecimento de água e drenagem e selecionar os consumíveis.
Escolhendo um local para o chuveiro
A localização do chuveiro será de grande importância para o uso confortável dos procedimentos hídricos.
Ao escolher, você precisa considerar os seguintes fatores:
- princípio de aquecimento de água – método natural através do sol ou aquecimento forçado;
- método de enchimento do tanque – automático ou manual;
- dimensões os prédios.
A iluminação suficiente é a regra principal para organizar um chuveiro de jardim ao aquecer água naturalmente. Precisamos cuidar do abastecimento de água. Nas casas de veraneio, o barril costuma ser enchido manualmente, por isso é melhor instalar o chuveiro próximo à rede de abastecimento de água. Se não houver tais possibilidades, uma mangueira flexível pode ser esticada a partir do ponto de entrada de água.
O que mais considerar:
- Se for prevista a drenagem da água para o solo, o chuveiro deve ser colocado longe da casa - 15 m ou mais. Fluxos descontrolados irão gradualmente corroer e estragar a fundação.
- Na instalação de ralo ou rede de esgoto, é instalado chuveiro independente da localização da casa.
- Você precisa encontrar uma área plana em uma pequena colina para tomar banho. Nas terras baixas, a água estagna - os materiais de construção apodrecem (madeira) ou corroem (metal).
Não se deve construir um chuveiro muito longe da entrada da casa, principalmente se o projeto não prevê vestiário. Quando a temperatura do ar está baixa ou está chovendo, correr na rua após os procedimentos de água não é agradável.
Características de design da estrutura
Num pedaço de papel é necessário fazer um esboço do futuro edifício, mostrando as dimensões e forma da estrutura, a presença de elementos adicionais: vestiários, estantes, porta-roupas e acessórios de banho.
No jardim você pode organizar várias opções de chuveiros compactos:
- prateleira;
- cabine estacionária.
O stand é uma excelente solução para instalação no meio de uma horta ou horta.As principais condições para o funcionamento de um chuveiro são a presença de água corrente e boa pressão da água.
A opção com cabine estacionária é mais difícil de implementar, mas proporciona um banho confortável. Um projeto típico inclui: uma sala fechada, um tanque de água, uma bandeja e uma torneira.
A cabana é a opção mais adequada para jardim ou casa de verão. No planejamento das dimensões da sala são levadas em consideração as características físicas dos usuários. Valores mínimos de construção:
- área – 1 m² m;
- altura – 2,2 m.
Se houver crianças, é aconselhável ampliar o espaço interno. Isso permitirá que os pais entrem livremente no chuveiro e dêem banho no bebê.
As dimensões mínimas do vestíbulo são 0,7-1 sq. m. O vestiário deve ser protegido da área de lavagem com uma cortina à prova de umidade. Uma solução alternativa para um vestíbulo completo é uma tela em forma de L. É feito do mesmo material do próprio chuveiro - o resultado lembra uma versão praiana de vestiário.
Métodos para organizar a drenagem
Antes de ir sozinho construir um chuveiro de jardim, precisamos resolver o problema do sistema de drenagem. A escolha do método de descarte de água depende do tamanho do edifício e do número de usuários regulares.
Possíveis soluções para a cabine de duche:
- vala de drenagem;
- campo de filtro;
- filtrar bem.
O mais simples é a organização furo de drenagem no banho. Esta opção é aplicável quando o chuveiro é usado com pouca frequência e o volume de águas residuais é pequeno.
É preferível afastar a fossa de resíduos 2 a 3 m do chuveiro.Se fizer um ralo para construção ou perto de paredes, existe uma grande probabilidade de destruição da fundação e rápida deterioração dos elementos estruturais de madeira.
Funciona com um princípio semelhante campo de filtro – a água é descarregada através de tubos perfurados e absorvida. A partir do chuveiro, valas subterrâneas são colocadas em direção à horta ou canteiro de flores e, em seguida, a tubulação é preenchida com brita e terra.
Se o chuveiro for usado regularmente e os volumes de águas residuais forem grandes, o melhor é organizar a drenagem por fossa séptica. A instalação de um sistema de esgoto autônomo protegerá o solo circundante. Além disso, a fossa séptica pode ser usada simultaneamente como chuveiro e vaso sanitário.
Material da moldura
O “esqueleto” da estrutura é feito de metal e madeira. A estrutura metálica é considerada mais durável e confiável. Para o trabalho são utilizados tubos com diâmetro de 4 a 5 cm, a espessura da parede das estantes é de 3 mm. A estrutura deve ser reforçada com travessas intermediárias. Para tubulação, é adequado um tubo com diâmetro de 2,5 mm, espessura do metal a partir de 2 mm.
A estrutura metálica deve ser tratada com primer anticorrosivo e revestida com tinta.
Para estruturas de chuveiro de jardim a madeira é frequentemente escolhida.O material é mais fácil de processar, mas precisa de proteção contra umidade - os elementos da moldura devem ser revestidos com uma composição anti-séptica.
Para o acabamento inferior, é preferível usar madeira serrada com seção transversal de 150*100 mm. A união dos elementos é realizada de duas formas: através de cantos metálicos ou com conexão macho e fêmea.
Guarnição do chuveiro de jardim
A lista de materiais para revestimento da moldura é muito longa.
Entre os mais populares estão:
- Filme. Muito procurado por residentes de verão e jardineiros devido ao seu preço acessível. Porém, do ponto de vista prático, o material apresenta mais desvantagens. O oleado não protege contra rajadas de vento, desgasta-se rapidamente e não é particularmente atraente.
- Madeira serrada. Os materiais utilizados são ripa, casa de bloco, tábua aplainada ou madeira perfilada. As principais vantagens do revestimento de madeira são sua bela aparência, aroma agradável, confiabilidade, resistência e capacidade térmica.
- Folha ondulada. Uma opção prática, mas não estética, para uma construção ajardinada. A chapa ondulada galvanizada com revestimento decorativo é à prova d'água e durável, mas uma cabine de metal fica muito quente ao sol e esfria rapidamente à noite.
- Policarbonato. Uma excelente solução para um duche de jardim. O policarbonato retém o calor, é fácil de processar e resistente a impactos. O material não tem medo de oscilações de temperatura, a vida útil é de até 10 anos.
O revestimento de policarbonato custará menos do que o revestimento de um chuveiro com chapas perfiladas ou madeira.
Para revestimento, alguns residentes de verão usam ardósia plana ou plástico. A primeira opção não parece muito esteticamente agradável e a segunda tem vida curta. O plástico fino dura apenas algumas temporadas - devido às mudanças de temperatura, o material torna-se quebradiço e deformado.
Opções de fundação
Apesar do design leve, um chuveiro estacionário requer uma base confiável.
Os seguintes tipos de fundações são construídos:
- pilha;
- colunar;
- fita;
- laje
A escolha da base depende das dimensões da cabine, dos materiais de construção utilizados, do volume da caixa d'água e da topografia do local.
Uma base de estaca é a opção mais comum e ideal para um chuveiro compacto. Esta fundação é adequada para edifícios em declives e áreas planas.
Um pino de ancoragem é colocado na parte superior do suporte para posterior fixação do revestimento inferior. Os tubos são concretados e no topo é construída uma grade de madeira.
Para solos estáveis e áreas planas, uma fundação colunar é adequada. Os suportes são construídos com blocos de concreto e enterrados de 40 a 50 cm no solo.
As fundações de tiras e lajes exigem muito material e mão de obra; sua construção é justificada para um chuveiro de tijolos.
Piso de chuveiro de verão
O piso da cabine é feito de vigas de madeira. Uma bandeja é instalada na área de lavagem. A água fluirá através do cano de esgoto em direção à fossa séptica, fossa de esgoto ou por gravidade para a camada de drenagem sob o chuveiro.
Ao construir uma fundação em laje, o piso é deixado em concreto. Para o livre escoamento da água, é necessário prever uma inclinação em direção ao furo de drenagem. No fundo é colocado um tapete de borracha ou colocado um piso de ripas de madeira.
Selecionando um tanque de água
A caixa d'água é avaliada de acordo com vários parâmetros: material de fabricação, formato, volume, cor e método de aquecimento.
O material utilizado para fazer o tanque é metal e plástico. No primeiro caso, são utilizados diferentes tipos de aço:
- galvanizado;
- inoxidável.
O tanque galvanizado é tratado com uma fina camada de zinco, que protege parcialmente o metal da corrosão. Para prolongar sua vida útil, é aconselhável pintar o tanque. Estão disponíveis para venda embalagens de 40 a 200 litros, planas, quadradas e redondas.
Os recipientes de metal são equipados com tampa, encaixe para mangueira e válvula de esfera. A vantagem geral de tais produtos é a velocidade de aquecimento, a desvantagem é o peso significativo.
Os tanques de plástico são muito procurados. As principais vantagens dos tanques de polímero:
- preço acessível;
- variabilidade na escolha de formas, cores, volumes;
- neutralidade química;
- durabilidade – a vida útil é de cerca de 40-50 anos.
Os recipientes de plástico são sensíveis a baixas temperaturas, por isso é melhor levar o tanque para dentro de casa durante o inverno.
O volume deve ser selecionado com base no número de usuários. Para uma família de duas pessoas, um tanque de 80 a 100 litros é suficiente. O cálculo aproximado do deslocamento é de 40 litros por pessoa. Não é aconselhável escolher tanques com capacidade superior a 200 litros - pode ser necessário reforço da estrutura.
Na hora de escolher uma cor, é preciso lembrar a regra: quanto mais escuro o tanque, mais intensamente ele atrai os raios solares, o que significa que a água nele contida aquece mais rápido.
Quanto ao tipo de aquecimento, tradicionalmente na dacha utiliza-se o aquecimento natural pelo sol. O processo prossegue incontrolavelmente. Em dias nublados não será possível obter uma temperatura confortável da água. Neste caso, é melhor começar a construir chuveiro de verão aquecido, você encontrará orientações em nosso artigo recomendado.
Operar um tanque aquecido é mais conveniente e totalmente independente das condições climáticas. Mas requer ligação à rede elétrica e abastecimento de água, monitorando o enchimento do tanque. Uma pressão de água estável é necessária para a operação normal.
Se comprar um contêiner pronto parece injustificado para você, tanque de chuveiro você pode fazer isso sozinho. O artigo que recomendamos irá apresentá-lo à tecnologia de sua fabricação.
Organização do espaço interno
Você deve se preocupar com antecedência com a iluminação e ventilação do box. Freqüentemente, uma janela é deixada no topo do edifício. Ele executa duas tarefas simultaneamente. A ventilação é feita pelo orifício e os raios solares passam.
A luz transmitida é suficiente para uma lavagem confortável durante o dia. Para tomar banho à noite, você pode instalar um poste de luz alto perto do prédio, na lateral da janela.
É melhor instalar uma exaustão forçada na parede de um edifício estacionário, pois a ventilação pela janela no outono e no inverno resfriará bastante a cabine.
Instruções para fazer um chuveiro de madeira
Uma das opções mais simples para um chuveiro de jardim externo caseiro é uma cabine com estrutura de madeira forrada com ripa. A tecnologia envolve a disposição de uma fundação colunar pré-fabricada e a drenagem para um poço de drenagem.
Etapa #1 - seleção de materiais e ferramentas
Para construção estrutura de madeira você precisa estocar madeira.
Lista indicativa de materiais:
- vigas com seção transversal de 10*10 cm, comprimento 2,5 m - para um chuveiro pequeno serão necessários 4 suportes;
- tábuas grossas para acabamento inferior e superior, bem como reforço da moldura;
- ripas para pisos;
- blocos ou tijolos de concreto;
- forro para revestimento;
- recipiente para água;
- ardósia plana para coberturas;
- cortina de oleado.
Materiais necessários: primer para madeira, parafusos e pregos, brita para criar um poço de drenagem.
Para preparar postes e tábuas de apoio, você pode precisar de uma serra circular ou quebra-cabeças, uma plaina e uma esmerilhadeira.
Etapa #2 - preparação do poço de drenagem e fundação
Primeiro, eles fazem marcações no solo e começam a construir uma base confiável.
Progresso de trabalho:
- Cave buracos nos cantos do futuro chuveiro - com 50 cm de profundidade.
- Despeje uma almofada de areia e cascalho (10 cm) no fundo, umedeça e compacte.
- Coloque uma camada de impermeabilização na base; feltro comum serve.
- Erguer pilares a partir dos blocos de fundação, observando o curativo das costuras.Para fixação dos elementos, utiliza-se argamassa de concreto.
Se for necessário construir uma base mais forte, é melhor construir pilares monolíticos. Neste caso, as cofragens em tábuas são instaladas nas cavas preparadas e reforçadas com hastes metálicas.
Posteriormente, as hastes são utilizadas para conectar os suportes à grade. A cofragem é preenchida com uma mistura de cimento, areia, brita e água.
Etapa #3 - construção de uma moldura de madeira
Para facilitar o trabalho, a moldura é primeiro montada no solo e depois fixada nos pilares de sustentação da fundação.
A sequência de ações pode ser dividida em várias etapas.
Depois disso, a moldura é fixada nos pilares da fundação.Os suportes são pré-revestidos com impermeabilização - pode ser feltro ou um pedaço de linóleo.
Etapa #4 – cobertura da estrutura e instalação do tanque
Os elementos da moldura devem ser tratados com um composto protetor, sendo adequado um primer bioprotetor antifúngico. Após a secagem, a superfície é pintada com verniz acrílico de fachada.
A seguir começamos a cobrir a moldura.
Ordem de serviço:
- Ajuste as ripas do forro às dimensões dos vãos entre os postes verticais.
- As extremidades das tábuas montadas nas laterais do estande podem ser arredondadas para melhorar a aparência. As ripas para forrar a parte de trás do chuveiro são cortadas retas.
- Lixe as pontas do forro preparado.
- Instale as ripas em fileiras, começando pela parte inferior da estrutura. Parafusos auto-roscantes podem ser usados para fixação. É necessário deixar espaços de 2 a 3 mm entre as tábuas - a madeira pode inchar sob a influência da umidade.
É aconselhável deixar uma lacuna tecnológica entre a última fileira do forro e o acabamento superior. É necessário para iluminação e ventilação do box. O próximo passo é instalar o revestimento das vigas e colocar a ardósia plana nas vigas superiores da moldura.
Em seguida, instale o tanque de água. Se o recipiente for plano, basta colocá-lo sobre a ardósia e alinhar o tubo inferior com o furo no telhado. Você pode passar uma haste de aço com anéis pelos olhais laterais e fixá-la firmemente no topo das paredes.
Para instalar um barril ou vasilhame, é necessário preparar um local - construir um calçadão no telhado. Após a instalação, fixe adicionalmente o tanque com tiras de metal - dobre a peça de trabalho ao redor do tanque e fixe-a no telhado.
Uma torneira e um chuveiro estão instalados no tubo. No interior da cabine existem prateleiras para acessórios de banho e toalheiros.
Se você já tem experiência na construção de edifícios domésticos, deve se familiarizar com uma versão mais complexa, mas extremamente prática do tandem de banheiro com banheiro. Recomendamos a leitura de um artigo muito útil sobre o desenho de uma caixa complexa e a implementação do projeto.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instruções passo a passo para a construção de um box de chuveiro com vestiário:
Idéias para organizar um chuveiro no jardim:
É perfeitamente possível instalar você mesmo um chuveiro externo. Você pode implementar as opções propostas ou implementar suas próprias ideias.
Uma variedade de tecnologias de fabricação e materiais de construção permitem que você adquira rapidamente uma construção confortável e prática em seu jardim. O principal é levar em consideração as cargas esperadas, cuidar de uma fundação e estrutura confiáveis.
Gostaria de nos contar como você fez um box de chuveiro country com suas próprias mãos? Você tem informações úteis ou sugestões racionais para construir uma cabana? Escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos mostrando o passo a passo do processo e tire dúvidas.
Quero construir um chuveiro de jardim na minha dacha. Eu gostaria de escolher algum design simples e sem problemas.Pretendo fazer uma caixa d'água em cima, que será aquecida naturalmente ao sol. A princípio planejei fazer a moldura de madeira, mas depois que surgiu a ideia de um tanque, não tive mais certeza de que a estrutura seria confiável e suportaria o peso. Vou pensar.
Depende de quantos litros você vai fazer no tanque. Fiz a estrutura do chuveiro com um tubo perfilado de metal 30x30, normalmente comporta um tanque de inox de 150 litros. Não há “problemas” no design.
Olá. Você expressou isso de forma abstrata em relação à durabilidade da estrutura; os edifícios residenciais também têm estruturas de madeira que duram mais de 100 anos e não desmoronam. Depende do material selecionado, da sua segurança e do peso da caixa d'água. Há 6 anos que tenho um chuveiro de madeira com tanque de 45 litros na minha dacha e o design ainda não reclama de qualidade e durabilidade. O tanque é preto, de plástico.
Estou anexando uma foto do projeto de um chuveiro de verão totalmente confiável e de madeira (estou anexando uma foto), que pode suportar facilmente um tanque de até 100 litros. Mas muitas vezes para uma opção de casa de campo basta um tanque de 50 litros. Neste esquema, eu adicionaria reforços laterais em três lados para que as vigas de suporte não “caminhassem”. Agora vou desenhar rapidamente no diagrama como o vejo.
Você já pode embainhar essa moldura com o que mais gostar ou com o que cabe no seu orçamento: madeira, forro, revestimento, plástico e assim por diante. Corrigi também os suportes inferiores de concreto; eles podem ser monolíticos, claro, deixando um buraco em um dos lados por onde a água escoará.