A máquina de lavar não absorve água: causas da falha e possíveis formas de consertar

Problemas com o abastecimento de água são um dos problemas mais comuns com os quais muitos proprietários de máquinas de lavar estão familiarizados em primeira mão.Mas embora os dispositivos modernos sinalizem imediatamente seu mau funcionamento com símbolos no display ou luzes indicadoras piscando, pode ser difícil encontrar o culpado da falha.

Portanto, veremos detalhadamente por que a máquina de lavar não enche de água, quais problemas você pode resolver sozinho e quando precisa da ajuda de um especialista. As opções de reparo que propomos no artigo irão, em algumas situações, ajudar a restaurar a funcionalidade da lavadora sem o envolvimento de especialistas.

Sinais de falha para modelos populares

Se a água não fluir para a máquina, a essência do problema é clara. Mas às vezes o aparelho simplesmente não recebe água suficiente para lavar ou enxaguar totalmente: vemos que o tambor não está vazio e não conseguimos determinar a causa do problema.

Nesse caso, ajudarão os sinais da própria máquina, que são exibidos no display imediatamente ou após o início do diagnóstico.

Código de erro para problemas com ingestão de água
Em muitas máquinas de lavar, se o abastecimento for insuficiente ou o sistema de captação de água estiver quebrado, a fórmula química da água é exibida no display - H2O

Códigos de problemas com entrada de água para alguns modelos populares:

  • Asko – Falha na entrada de água ou E01;
  • Zanussi e Electrolux – E10 ou E11;
  • Doce –E02;
  • Ariston, Hotpoint Ariston e Indesit – H2O;
  • Samsung – E1;
  • LG – PE ou IE;
  • Hidromassagem – F01 ou FH;
  • Bosch – F01 ou Aquastop.

Se a máquina de lavar não estiver equipada com display, as causas do mau funcionamento serão indicadas por luzes piscantes no painel. Este código é programado de fábrica, portanto seu significado depende do modelo específico, e uma tabela de decodificação está incluída nas instruções do produto.

Problemas simples e suas soluções

Na maioria das vezes, surgem problemas com a ingestão de água devido ao funcionamento inadequado da máquina de lavar. E alguns deles podem ser eliminados mesmo sem substituição de peças, sem recorrer aos serviços de uma oficina.

Problema nº 1 – interrupções no abastecimento de água

Caso a máquina sinalize falta de água, o primeiro passo é verificar a presença de pressão no abastecimento de água. Além disso, se houver água na torneira, a válvula de abastecimento da própria máquina de lavar, que é instalada diretamente na tubulação que leva ao aparelho, pode ser fechada.

As ações neste caso são simples: se a válvula estiver fechada deve-se abri-la, se não houver água adiar a lavagem até que ela apareça.

Pressão de água fraca
A fraca pressão da água na torneira é um dos motivos mais comuns pelos quais uma máquina de lavar não consegue iniciar um programa de lavagem ou enxágue.

Se a pressão for insuficiente, a máquina pode iniciar a execução do programa, mas demorará muito para encher o tambor e falhará constantemente na etapa de captação de água. Portanto, é melhor interromper a lavagem e continuá-la quando sair um fluxo normal da torneira.

Problema nº 2 – a mangueira de entrada ou filtro está entupido

A água é fornecida do abastecimento de água ao tanque da máquina de lavar através da mangueira de entrada. Essencialmente, trata-se de um longo tubo flexível com porcas e acessórios, uma extremidade conectada ao dispositivo e a outra inserida no sistema de abastecimento de água.

A mangueira é feita de cloreto de polivinila reforçado com fibras sintéticas ou fio de aço para suportar a pressão da água, mas apesar de sua resistência, com o tempo o material pode desgastar-se e exigir substituição.

Mangueira de entrada com sistema Aquastop
As mangueiras equipadas com sistema Aqua-stop, em caso de danos internos, desligam automaticamente o abastecimento de água ao tanque da máquina de lavar para evitar inundações, mas externamente o tubo pode parecer intacto graças à trança dupla

Mas na maioria das vezes o problema está em um bloqueio que bloqueia o lúmen estreito do tubo e não dá à máquina acesso total ao fluxo de água.

Para verificar essa suposição, é necessário desconectar a mangueira da máquina, inspecionar o filtro de entrada e o tubo de entrada.

Filtro de mangueira de entrada
O entupimento pode não estar na própria mangueira, mas sim no filtro de entrada, que protege o aparelho da penetração de impurezas mecânicas do abastecimento de água

A limpeza é feita assim:

  1. O abastecimento de água para a máquina de lavar está desligado, se houver torneira para máquinaou em todo o sistema. O dispositivo está desenergizado.
  2. A mangueira de entrada é removida, lavada com água com boa pressão e inspecionada quanto a dobras e outros danos.
  3. No ponto onde o tubo está conectado à máquina de lavar, uma malha fina ficará visível - este é o filtro. Deve ser retirado cuidadosamente com um alicate, limpo com uma escova pequena e enxaguado com água.
  4. Para verificar o funcionamento do filtro, coloque uma rede na mangueira, coloque-a sobre a banheira e abra a torneira da água. Se a água fluir com boa pressão, está tudo em ordem.
  5. Ao mesmo tempo, vale a pena inspecionar o tubo que liga a mangueira ao sistema de abastecimento de água - também pode precisar de limpeza.

Depois é necessário instalar o sistema na ordem inversa, conectar a máquina e verificar o abastecimento de água.

Problema nº 3 – a escotilha não trava ao fechar

Quando a porta da máquina de lavar fecha com dificuldade e sem clique característico, o dispositivo de travamento não funciona, sem o qual a central não iniciará o modo selecionado.

Existem várias causas possíveis de falha:

  1. A escotilha não pode fechar bem devido a danos na guia de plástico, que está localizado na guia de fixação. Normalmente, essa avaria ocorre durante o uso prolongado da máquina, quando as dobradiças da porta enfraquecem devido ao tempo ou ao uso frequente.
  2. O nicho no qual a lingueta da trava se encaixa pode ficar obstruído devido a resíduos de sabonetes.. Neste caso, é necessário limpar a sujeira e enxaguar. Ao mesmo tempo, inspecione a própria língua - a haste que serve de fixador pode cair dela.
  3. O problema mais difícil é um mau funcionamento da placa ou do programador. Se os elementos responsáveis ​​​​pelo bloqueio da escotilha do dispositivo de controle estiverem queimados, será necessário revender os trilhos, substituir as peças danificadas ou todo o controlador.

Mas a falha mais comum é o desalinhamento da porta devido ao enfraquecimento das dobradiças quando o dispositivo é operado em altas velocidades ou danos mecânicos. Se a escotilha não fechar completamente, aperte os fechos ou substitua completamente as dobradiças.

Para isso, é necessário retirar a braçadeira frontal do punho, dobrar o elástico e apertar a porca que conecta as dobradiças ao corpo da arruela com uma chave inglesa para evitar girar. Em seguida, desparafuse o parafuso e remova a escotilha junto com o fixador.

Dobradiça da porta da máquina de lavar
Na maioria dos modelos, você pode desconectar a dobradiça da porta simplesmente desaparafusando os parafusos, mas em alguns carros você terá que desmontar toda a escotilha

A porta em si é constituída por uma flange decorativa interna e externa, entre as quais existe uma “vigia” de vidro.

Para desmontá-lo, é necessário desapertar os parafusos de fixação em todo o perímetro e separar cuidadosamente os elementos. Agora você pode retirar o laço desgastado e substituí-lo por um novo, depois reconectar as metades com os fechos “originais”.

Desmontando a escotilha da máquina de lavar
Ao fixar as abas da escotilha, deverá ser ouvido um clique, indicando que a porta está montada corretamente, após o qual você pode devolvê-la ao seu lugar original

O próprio dispositivo que bloqueia a abertura da escotilha também quebra. Você pode verificar seu desempenho usando um multímetro.

A trava deve ser removida da máquina, colocar a chave seletora no modo de teste, conectar uma sonda a zero, a segunda à fase e, em seguida, verificar também separadamente os contatos neutro e comum. Se 1 ou 0 for exibido, o bloqueador está com defeito e precisa ser substituído.

Falha de peças individuais

Se a inspeção visual e a limpeza de contaminantes não derem resultado positivo, muito provavelmente a máquina está sinalizando a quebra de algumas peças responsáveis ​​​​por levar a água ao nível exigido.

Na maioria dos casos, você pode limpá-los ou restaurá-los, mas às vezes é necessário substituir os elementos defeituosos.

Nº 1 - mau funcionamento da válvula de abastecimento de água

A água flui do abastecimento de água para o tanque do lavador devido à alta pressão, e essa pressão é regulada pela válvula de entrada (enchimento). Funciona assim: uma corrente é fornecida à bobina, criando um campo eletromagnético, sob a influência do qual a veneziana se abre e permite o acesso ao fluxo da rede de abastecimento de água.

Quando o tanque está cheio, o módulo de controle envia um sinal para parar de fornecer energia ao enrolamento da válvula, fazendo com que a válvula abaixe e bloqueie a água.

Válvula de abastecimento de água
Os aparelhos modernos são equipados com válvulas com duas/três serpentinas, que direcionam o fluxo de água para uma seção específica do dispensador de detergente, enquanto as peças com uma serpentina permanecem apenas nas máquinas de lavar mais antigas.

Para inspecionar a válvula, você deve primeiro removê-la. Para isso, desligue o aparelho, retire a mangueira de entrada e a malha e ao mesmo tempo lave o filtro.

Em seguida, abra a tampa da máquina, desconecte a fiação e os tubos da peça e, dependendo do tipo de fixadores, dobre as travas ou desparafuse os parafusos. Resta girar a válvula e retirá-la do corpo da máquina.

Local de instalação da válvula de água
Para máquinas com carregamento frontal, você deve procurar a válvula na parte superior da parede traseira, enquanto nos modelos com carregamento superior ela geralmente está localizada na parte inferior do corpo. Para chegar lá você precisa remover o painel lateral

Informações detalhadas sobre a desmontagem de máquinas de lavar de diferentes modelos são apresentadas em Este artigo.

Agora você pode verificar a funcionalidade do elemento. Primeiro, conecte a mangueira de entrada à válvula, forneça água e verifique se há vazamentos - uma válvula em funcionamento não vazará. Em seguida, meça a resistência de cada bobina com um multímetro. Um valor de 2-4 kOhm é considerado normal.

Você também pode verificar o correto funcionamento da válvula aplicando uma tensão de 220 V a cada seção: a válvula deve abrir e a válvula desenergizada deve fechar.

Claro, você pode tentar dar uma “segunda vida” à peça substituindo o enrolamento queimado, mas não há garantia do sucesso de tal reparo. Portanto, é muito mais fácil comprar uma válvula nova, porque ela é barata e fácil de trocar - basta montar a estrutura na ordem inversa.

Mas se a eletrônica estiver funcionando corretamente, a válvula pode estar entupida ou um objeto estranho entrou nela e está interferindo na operação normal.Neste caso, você pode desmontar a peça e limpá-la.

Nº 2 - quebra do pressostato e instruções de substituição

O enchimento do tanque da máquina é controlado por um sensor de nível de água - um pressostato. Trata-se de um pequeno elemento redondo feito de plástico, ao qual estão conectados um cabo de fios e um tubo que sai do tanque de alta pressão.

Funciona assim: ao encher o tanque, a pressão é fornecida através do tubo correspondente ao nível de água necessário para cada modo, dependendo de qual o relé abre/fecha os contatos.

Se o pressostato quebrar, a máquina pode simplesmente não receber água, recusando-se a trabalhar no programa de lavagem e enxágue, ou, pelo contrário, escoá-la constantemente sem mantê-la no tanque.

Pressostato na máquina de lavar
Para chegar ao sensor de nível de água, retire a tampa da máquina e você verá um elemento redondo localizado na parte superior de um dos painéis

Para verificar o funcionamento do pressostato, desparafuse os parafusos de montagem, desconecte os fios e a mangueira. Ele é preso por uma braçadeira, que deve ser pressionada com um alicate ou simplesmente desparafusada.

Em seguida, inspecione o próprio dispositivo e seu tubo quanto a danos mecânicos e bloqueios. Se a mangueira estiver entupida, ela deve ser removida e lavada, e os contatos sujos do pressostato devem ser limpos.

Diagrama do dispositivo pressostato
Diagrama do dispositivo pressostato. Para economizar água, o sensor pode ser “programado” a seu critério, apertando os parafusos de ajuste, mas sem as devidas habilidades e compreensão do circuito do dispositivo, você não deve experimentar

Se nenhum bloqueio for encontrado, você pode verificar o pressostato usando um pequeno pedaço (10-15 cm será suficiente) de uma mangueira do mesmo diâmetro do tubo retirado do sensor.

Para fazer isso, você precisa conectar uma extremidade da nova mangueira à entrada do sensor e soprar ou mergulhar a segunda entrada em um recipiente com água - cliques serão ouvidos no elemento de trabalho.

Você também pode usar um multímetro para verificar - as leituras de condutividade devem mudar conforme a pressão aumenta.

Se o pressostato falhar, você precisará comprar um novo dispositivo adequado ao modelo da sua máquina de lavar. Você pode verificar as marcações indicadas na própria peça. Em seguida, conecte o tubo, insira os contatos e fixe o sensor com parafusos, ou seja, remonte e verifique o funcionamento da máquina.

Nº 3 - falha da placa ou falha do programador

Se houver algum problema no dispositivo de controle, a máquina simplesmente não recebe a “ordem” para tirar água. A maneira mais fácil de corrigir uma falha eletrônica é desligar o dispositivo por 10 a 20 minutos, conectá-lo e tentar reiniciar o programa desejado.

Talvez o controlador seja reiniciado e a máquina comece a funcionar. Mas observe que tal falha é o primeiro sinal que indica o que está por vir. conserto de maquina de lavar no futuro.

Painel de controle da lavadora
Para ter certeza de que o motivo está justamente no “cérebro” do aparelho, certifique-se de que o pressostato, a válvula de abastecimento de água estejam funcionando corretamente, que não haja bloqueios no filtro de entrada e na própria mangueira de entrada

Na maioria das vezes, a eletrônica de uma máquina de lavar falha pelos seguintes motivos:

  1. Aumento da umidade na salaonde o dispositivo está instalado faz com que os contatos fiquem úmidos e se soltem. Você pode tentar retirar e secar a placa (até mesmo soprar com secador de cabelo em baixa velocidade) e posteriormente certificar-se de que o nível de umidade não ultrapassa 70%.
  2. Penetração de água na unidade de controle. Aqui depende muito da marca e do fabricante da máquina. Em alguns modelos, por exemplo, Samsung E LG, o “cérebro” do dispositivo está completamente selado e protegido de tais problemas e, ao mesmo tempo Indesit ou Ariston A tábua pode ficar molhada durante a lavagem ou durante o transporte do aparelho.
  3. Picos de energia ou baixa tensão. Para a máquina de lavar, é necessário fornecer uma saída dedicada, e a conexão por meio de um estabilizador ajudará a nivelar as diferenças.
  4. Dobrar o cabo de alimentação, tomada antiga ou plugue com contatos defeituosos – todas essas nuances devem ser eliminadas e, se necessário, as peças desgastadas devem ser substituídas.

Se você suspeitar de mau funcionamento do microcircuito principal, será necessário usar um multímetro para ligar todos os elementos responsáveis ​​​​pelo controle do abastecimento de água.

O problema mais comum é a quebra do triac de controle da válvula de enchimento - o elemento a cujo sinal a máquina começa a tirar água. Mas traços e soldas também podem queimar e diodos, relés ou resistores no circuito de controle da válvula podem falhar.

Unidade de controle na máquina de lavar
Para retirar o módulo com a placa, é necessário retirar a tampa da máquina, retirar o recipiente de pó e desconectar os fechos que prendem o painel e, em seguida, as pinças do próprio módulo

Um mau funcionamento pode ser identificado visualmente pelos seguintes sinais:

  1. O microcircuito apresenta áreas de descoloração, faixas escurecidas, depósitos de carbono ou marcas.
  2. Foi encontrada camada de verniz queimado nas bobinas de amortecimento.
  3. As “pernas” do microcircuito escureceram ou há marcas visíveis onde o processador está instalado.
  4. As tampas dos capacitores ficaram convexas ou rasgadas no entalhe cruzado.

Se você tem experiência em trabalhar com microcircuitos, pode tentar limpar conexões “suspeitas” usando fluido de limpeza de contato.

Se o problema for apenas depósitos de carbono ou contaminação por solução de sabão, a condutividade dos contatos deverá ser restaurada.

Mas se isso não ajudar, você deve substituir os elementos que não passaram no teste do multímetro, soldar novamente as trilhas e soldas queimadas e, se necessário, fazer o reflash da placa.

Vale a pena realizar o auto-reparo de eletrônicos se o período de garantia do dispositivo já expirou e você estiver confiante em suas habilidades para trabalhar com ferro de solda e multímetro.

Mas se você não tem experiência nesse tipo de “reanimação”, você pode substituir completamente a placa por uma idêntica ou entrar em contato com um centro de serviço para obter ajuda.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Para ter uma ideia melhor dos próximos trabalhos de reparo, sugerimos que você estude instruções passo a passo em vídeo sobre como solucionar vários problemas em que a máquina de lavar não consegue puxar água para o tanque.

Como limpar o filtro da mangueira de entrada:

Removendo a válvula de entrada da máquina de lavar e limpando-a:

Desmontagem e reparo do dispositivo de travamento da escotilha:

Princípio de funcionamento, verificação de desempenho e substituição do pressostato:

Como você pode ver, a maioria dos problemas com a entrada de água de uma máquina de lavar são fáceis de resolver por conta própria, e componentes para eletrodomésticos modernos podem ser facilmente encontrados no mercado aberto. Mas se a causa da avaria estiver na electrónica, é melhor confiar a sua reparação a um técnico experiente.

Você já consertou uma máquina de lavar? Por favor, diga-nos qual foi o motivo da má ingestão de água e se você conseguiu consertar o equipamento. Aguardamos seus comentários, dúvidas e conselhos sobre reparos - o formulário de contato está abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Minha máquina LG não encheu de água. Ela bloqueou a porta, mas isso foi tudo. Chamou o mestre. Olhei e olhei e cheguei à conclusão: havia um problema no motor. Troquei o motor - nada mudou.Verifiquei o filtro da mangueira de entrada, pode estar entupido, mas está tudo bem. Troquei o módulo eletrônico e tudo funcionou! Corrigimos a avaria por apenas 4 mil rublos! É caro comprar uma máquina de lavar nova e é uma pena quando a antiga tem apenas três anos.

  2. Irina

    Nossa máquina de lavar é um modelo mais antigo; não é inteligente o suficiente para indicar uma avaria. Ele simplesmente para de funcionar e você pode adivinhar o que aconteceu lá. Quando nos deparamos com o fato de que não havia água no tanque, verificamos primeiro a mangueira de entrada de água, que estava entupida. Ontem a água correu mal o dia todo e estava cheia de impurezas, então assoreou. No geral limpamos e tudo voltou ao normal.

  3. Gennady

    Máquina Hotpoint Ariston, a água é despejada, mas muito menos do que o necessário para a lavagem. Após 10 minutos de lavagem aparece o erro H20. Verifiquei a coisa mais simples - as válvulas não estão bloqueadas, a mangueira e o filtro não estão entupidos. Aparentemente, você terá que chamar um profissional. Ou há algo mais que eu possa assistir?

    • Especialista
      Evgenia Kravchenko
      Especialista

      Olá. O erro H20 é muito semelhante à fórmula da água em termos de codificação, e o fabricante recorre a esta técnica deliberadamente. Indica que há um problema com o enchimento de água. Os motivos podem variar. Por exemplo:

      1. Não há abastecimento de água.
      2. A pressão da água está muito fraca.
      3. O filtro de malha está entupido.
      4. Conexão incorreta da máquina de lavar devido à autodrenagem.
      5. Problema com a placa de controle.
      6. A válvula de entrada de água falhou.
      7. Mau funcionamento do pressostato.
      8. Problema com fiação ou contatos.
      9. A mangueira de entrada está dobrada.

    • Sergei

      Gennady, tenho a mesma bobagem com minha máquina de lavar, diga-me, você já resolveu seu problema? você encontrou a causa do problema? Se sim, por favor, compartilhe seu conselho, ficarei muito grato!

    • Anônimo

      Então, o que aconteceu com a máquina, por favor me diga

    • Máximo

      Observe o pressostato, ele é responsável pelo nível de entrada de água.

  4. Alyona

    A máquina não tira água e não trava a porta... o filtro e a mangueira estão limpos, qual o motivo?

  5. Especialista
    Evgenia Kravchenko
    Especialista

    Olá. E aqui o motivo é justamente a porta, e não a entrada de água. Se a porta não estiver trancada, não haverá abastecimento de água. É necessário verificar a fechadura da porta ou da placa de controle, que não consegue emitir o comando desejado. Ou seja, ou a porta não fecha devido a danos mecânicos ou a placa de controle não consegue fechá-la (dano, algo queimado, falha de controle, falha de programa e assim por diante). O que precisa ser feito... Experimente mudar a máquina de lavar para um modo diferente e ligá-la. Se o problema persistir, chame um técnico.

  6. Catarina

    Olá! O diamante Samsung é antigo, tem cerca de 10 anos. Não consome água nos programas principais. Nem vibra. Após 5 minutos dá o erro “sem água”. Apenas centrifugue, enxágue e lave rapidamente. Você acha que o problema está nos “cérebros”?

  7. Catarina

    A máquina de lavar não tira água, a porta está bloqueada, os programas estão em execução, mas ela fica parada.

    • Administração

      Olá. Verifique o sistema de abastecimento de água.

      • Irina

        Boa tarde, estou com o mesmo problema: "A máquina de lavar não enche de água, a porta está bloqueada, os programas estão em execução, mas fica parada. O que há de errado com isso?" e o sistema de abastecimento de água também está ok. Máquina de hidromassagem

  8. Elena

    Olá, minha máquina Ardo A600X não tira água e o cronômetro não funciona, qual o motivo?

  9. Olá!

    Electrolux ews 1046. O teto solar não está bloqueado. Depois de substituir a bomba de drenagem, passei no teste, mostrei 00, estava tudo bem e imediatamente seguido por E94. E pronto... Entra o teste, os diodos piscam, o erro pisca, o teste não permite a realização do teste, a hachura não bloqueia. O carro tem 15 anos... Vale a pena consertar?

  10. Valéry

    Boa tarde
    Máquina de lavar roupa Indesit WIN 100 CSI. A água não flui, as válvulas não funcionam (mudei a conexão entre elas). O pressostato está operacional. O filtro está limpo. A porta fecha UBL. Meu palpite é que os triacs de ativação da válvula estão com defeito. Devido à falta de diagramas de circuitos elétricos do módulo eletrônico, é impossível identificar esses semistores. Peço-lhe que me aconselhe sobre a minha suposição sobre a causa do mau funcionamento e, se for confirmada, me diga como encontrar os triacs para ligar as válvulas de abastecimento de água na placa. Obrigado!

  11. Marcílio

    Olá..Máquina Indesit. Não enche de água e bloqueia a água no riser principal. Ouvi dizer que está bloqueado por contrapressão. Obrigado.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica