Torneira para máquina de lavar: visão geral do projeto + instruções de instalação
Após adquirir uma máquina de lavar, ela deve estar conectada à rede de abastecimento de água e esgoto. Para isso, é possível utilizar vários elementos adicionais, um dos quais é uma torneira para máquina de lavar.Ao conectar a unidade a uma tubulação de água, esta é uma unidade de montagem extremamente importante.
Explicaremos como selecionar e instalar uma torneira que permita abrir/fechar o abastecimento de água da máquina de lavar. Diremos que tipo de dispositivo escolher e como instalá-lo corretamente. Nossas recomendações ajudarão os artesãos domésticos a fazer o trabalho sozinhos.
O conteúdo do artigo:
O papel da torneira ao conectar a máquina de lavar
A torneira que serve para ligar a máquina de lavar à rede de abastecimento de água desempenha um papel importante. Com a sua ajuda, você pode desligar instantaneamente a água em caso de imprevistos, por exemplo, se a máquina quebrar, o que pode causar vazamentos.
Um perigo ainda maior é martelo hidráulico em tubulações de água: pode prejudicar a integridade da mangueira elástica da unidade de lavagem, o que resultará em uma inundação em grande escala que causará indignação justificada entre os vizinhos.
Para evitar que isso aconteça, é necessário conectar a máquina através de uma torneira.Recomenda-se colocar esta peça em local visível para que você tenha sempre acesso rápido. Numa situação extrema, esta solução permitirá ganhar alguns minutos, o que pode ser decisivo na prevenção de inundações.
Tipos de dispositivos de corte
As lojas especializadas oferecem uma variedade variada de torneiras. Vamos dar uma olhada mais de perto nos tipos mais comumente usados.
Dentre eles podemos destacar multivoltas, bloqueando o fluxo de água devido ao movimento da placa, bem como Válvulas de esfera, que são ligados e desligados movendo uma pequena bola instalada no interior da estrutura.
As válvulas de esfera têm uma série de vantagens:
- alta estanqueidade;
- resposta rápida, permitindo bloquear rapidamente o fluxo de água;
- simplicidade de design, contribuindo para o prolongamento do período operacional.
É importante destacar também o pequeno tamanho deste tipo de dispositivos de corte, o que permite sua utilização mesmo nas circunstâncias mais restritas.
Tipos de válvulas de esfera
Existem vários tipos de cortadores de bolas. Vejamos os principais utilizados para realizar o processo de ligação de uma máquina de lavar em casa.
Opção nº 1 – passagem
Tal mecanismo possui orifícios de saída em ambos os lados, o que permite fechar a água, dividindo o galho em duas partes. Os dispositivos pertencentes a esta categoria podem ser instalados em um tubo separado, que se estende de um riser comum a qualquer peça de encanamento, ou usados para derivação.
Opção nº 2 – tee (três vias)
Como o nome indica, tal dispositivo está equipado com três entradas e saídas. Um dos furos é diretamente responsável pelo fechamento do fluxo de água, os outros dois servem para combinar todas as saídas de abastecimento de água em um único sistema.
Tais componentes, que podem ter diferentes tamanhos, formatos e configurações, são normalmente usados para batendo em um cano de água, onde são frequentemente combinados com outros acessórios, como uma torneira. Esta função não está disponível para uma torneira de fluxo convencional devido ao seu design.
Opção nº 3 - canto
O design deste elemento corresponde às características do acessório passante. Usando esta torneira, você pode dividir o tubo de saída em dois ramos independentes localizados em ângulos retos.
Este elemento é usado com mais frequência na instalação de vasos sanitários, mas também é adequado para conectar máquinas de lavar localizadas fora do padrão.
As torneiras de todas as categorias incluem anéis de vedação, porcas de fixação, além de manípulos rotativos, com os quais a água é fechada e o acesso a ela. O último elemento é fixado ao corpo da peça por meio de uma porca de travamento.
Que tipo de guindaste você prefere?
No processo de escolha de um modelo de torneira, você deve primeiro proceder a partir do local onde pretende instalar a máquina de lavar. Em salas pequenas é melhor usar elementos de canto, com os quais você pode reduzir o espaço de conexão.
Se você precisar conectar simultaneamente dois ou mais equipamentos hidráulicos, é melhor usar válvula de três vias, e se houver saída para a unidade de lavagem - com válvula de esfera direta.
Também é necessário atentar para o diâmetro do aparelho, que deve corresponder às dimensões das tubulações de água. E também leve em consideração as características do fio - seu tamanho, localização externa ou interna. O último parâmetro pode ser omitido caso a instalação da torneira exija rosqueamento independente.
O ângulo de rotação do aparelho não é menos importante: não é muito conveniente utilizar um aparelho cuja válvula feche em direção à parede, tocando-a.
Materiais e ferramentas de instalação
Para conectar a unidade a rede de abastecimento de água Não basta escolher a válvula certa.
Você também precisa estocar ferramentas, que incluem:
- Chave de boca ajustável, que é necessário para realizar trabalhos de instalação: conectar tubos e canos, apertar porcas.
- Calibrador de tubo de plástico para ajustar a torneira ao instalá-la em um cano de água recortado.
- Ferramenta de corte de rosca ou instrumento similar utilizado para esses fins.
- Furadeira, lima, chave de fenda, que pode ser necessário para perfuração e outros trabalhos.
- Tesouras para tubos de plástico ou um moedor para inserir uma torneira em um sistema de abastecimento de água feito de elementos de plástico ou metal.
Além disso, você precisará de uma mangueira dupla, que pode ser incluída na máquina automática ou adquirida separadamente. É aconselhável que o comprimento de tal elemento seja um pouco maior do que o necessário - isso permitirá uma pequena margem necessária ao reorganizar.
Se for adquirida uma mangueira especificamente, é melhor dar preferência a uma peça que possua reforço de arame, o que facilita suportar altas pressões nas tubulações.
O filtro purificador de água é montado na rosca da torneira, que está conectada à saída da tubulação de água. O pequeno elemento melhora a qualidade da água utilizada, reduzindo assim o risco de formação de placas e sedimentos.
Se o líquido contiver grande quantidade de minerais, é permitido o uso simultâneo de vários filtros.
Anéis de vedação, enrolamento, fita FUM, parafusos sobressalentes, que são difíceis de dispensar na instalação de produtos de encanamento - o conjunto listado garantirá a fixação confiável da torneira e o aperto desta unidade.Você também deve considerar a opção ideal de conexão, levando em consideração a configuração da sala e a colocação dos encanamentos.
Vários esquemas de instalação de guindastes
Vejamos opções de conexão populares que você mesmo pode fazer usando um mínimo de ferramentas e peças adicionais.
Esquema #1 - instalação de um elemento de fluxo
Para instalar uma torneira deste tipo (normal ou T), é necessário primeiro fechar o abastecimento de água fria, o que pode ser feito por meio de uma torneira que fecha o fluxo de água do riser. Depois disso, o líquido restante é drenado das tubulações, o que pode interferir em futuras manipulações.
A maneira mais fácil é instalar uma válvula de fluxo em um ramal separado do tubo. Via de regra, neste caso já é fornecida uma bucha roscada, na qual você pode facilmente aparafusar uma torneira com sistema de duas saídas conectada ao filtro. Este elemento está conectado à mangueira de entrada.
Após concluir todas as manipulações, é necessário verificar se há vazamentos nos fixadores. Se for perceptível água, todas as conexões devem ser refeitas com a instalação de juntas adicionais.
Esquema #2 - instalação de uma válvula final
Se for apropriado instalação de máquina de lavar foi instalado um ramal especial do sistema de abastecimento de água, você pode conectar a válvula final usando um T (braçadeira de encaixe). Esta peça é cuidadosamente aparafusada ao tubo de forma que a manga guia fique voltada para fora.
Em seguida, são feitos furos no tubo através dos quais é feita a conexão com a braçadeira ou trecho do tubo onde será instalada a torneira.
Na extremidade do tubo é cortada uma rosca que corresponde ao tamanho e tipo das ranhuras aplicadas ao tee. A rosca externa é envolvida com selante (fita FUM) ou linho, após o que a válvula é aparafusada no tubo externo.
Uma mangueira acoplada à máquina automática ou adquirida especialmente é conectada à segunda extremidade da torneira. A outra extremidade da mangueira é instalada em um orifício especial localizado na parte traseira da unidade de lavagem. É necessário retirar a válvula de transporte dele.
A estrutura montada é verificada quanto a vazamentos. Normalmente, a extremidade angular da mangueira é conectada à unidade de lavagem, enquanto a extremidade reta é conectada ao abastecimento de água. Esta opção é mais conveniente porque o dispositivo de lavagem geralmente é instalado próximo à parede.
Esquema #3 - instalação de torneira com inserção de tubo
Um processo mais complexo é instalar a torneira diretamente no tubo, pois neste caso será necessário recortar o trecho.
Em tubulações de plástico isso pode ser feito com relativa facilidade usando tesouras para tubos de plástico. Tal operação exigirá muito mais esforço se se tratar de uma tubulação metálica: nesta situação será necessário utilizar uma retificadora.
Para determinar o tamanho da seção cortada, você precisa adicionar o comprimento da torneira e o tamanho do filtro. Depois disso, você pode fazer uma incisão e cortar fios nas extremidades dos tubos que correspondam aos parâmetros da torneira.
Em seguida, é instalado um filtro que protegerá o mecanismo da máquina das impurezas contidas na água da torneira. Em seguida, é instalada uma torneira para regular o abastecimento de água. Para fazer isso, você precisa remover as porcas de montagem da peça usada para conectar ao tubo.
Se a instalação for realizada em estrutura polimérica, esta peça deve ser ampliada com um calibrador antes de iniciar a manipulação.
As juntas são fixadas com anéis de aperto. O compartimento da torneira está conectado à mangueira de entrada da unidade. Depois disso, todas as porcas são apertadas com uma chave ajustável.
É importante ficar atento à força de fixação: um parafuso mal apertado ou apertado demais pode causar enormes danos à estrutura, tornando-se fonte de vazamentos.
Todas as juntas são bem vedadas com O-rings, que acompanham a torneira e/ou filtro, além de fita adesiva, fibras de linho ou outros materiais. Depois disso é feito conectando a máquina de lavar para a saída de esgoto. A etapa final é a verificação da estrutura montada.
Opções especiais de conexão
Separadamente, também podemos mencionar tipos não padronizados de conexões de derivação. Eles são frequentemente usados se não for possível fazer uma conexão tradicional ou se um método incomum for o mais conveniente.
Opção nº 1 - instalar uma torneira em um mixer
Esta opção é encontrada na prática porque atrai usuários pela sua simplicidade e acessibilidade. No entanto, dificilmente pode ser considerado aceitável, uma vez que tal esquema tem um grande número de fatores negativos.
Esta disposição da torneira prejudica o estado do misturador: este sofre um maior nível de tensão, o que reduz significativamente a vida útil do aparelho. Além disso, combinar dois aparelhos dificulta o uso tanto da torneira quanto da batedeira.
Os especialistas consideram aceitável usar tal solução apenas como uma opção temporária, mas vale a pena tomar cuidado na hora de conectar a máquina corretamente.
Vale a pena alertar especialmente os proprietários de apartamentos contra a instalação de torneira em misturadores antigos. Para conectar o dispositivo neste caso, será necessário realizar um procedimento complexo que requer custos de material e tempo.
Se este diagrama de ligação específico for necessário, é aconselhável instalar um novo misturador moderno simultaneamente com a instalação da torneira.
Opção nº 2 - instalação em tubos antigos
Nas casas mais antigas, a rede de abastecimento de água é muitas vezes feita de metal (geralmente ferro fundido). Neste caso, as pontas dos tubos podem ficar corroídas, o que dificulta o trabalho de instalação.
Existem dois métodos para instalar um problema semelhante:
- Lixe as bordas dos tubos. Isto permitirá alinhar as extremidades dos elementos, para que a mangueira possa ser colocada perto do tubo.
- Instale um cabo de extensão em uma extremidade da qual você pode esconder as pontas danificadas pela corrosão. Na outra extremidade, esta peça é montada com uma mangueira fixa com gaxeta.
Em qualquer caso, é importante garantir a integridade da estrutura e proteger os tubos de futuras destruições, por exemplo, cobrindo-os com tinta anticorrosiva. Mas é ainda melhor trocar imediatamente os tubos para que a conexão de outros dispositivos não cause problemas.
Opção nº 3 - conexão dupla da máquina de lavar
Alguns modelos de máquinas de lavar, geralmente fabricados no Japão e nos EUA, oferecem a capacidade de conexão simultânea ao abastecimento de água quente e fria.
Essas opções podem reduzir significativamente os custos de energia, uma vez que não há necessidade de aquecimento especial de água fria, como nas unidades convencionais.
A ampla utilização dessas máquinas é dificultada pela baixa qualidade da água quente: ela contém grande quantidade de impurezas minerais, o que não só aumenta o risco de falha do mecanismo, mas também reduz a qualidade da lavagem.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
No vídeo apresentado você pode ver três opções para conectar a torneira da máquina à rede de abastecimento de água.
Instruções passo a passo para instalar você mesmo uma torneira no vídeo a seguir. O vídeo ajudará até mesmo um faz-tudo novato a entender as nuances do trabalho de instalação:
Embora muitas vezes seja chamada uma equipe de profissionais para conectar a torneira à unidade de lavagem, essa manipulação bastante fácil pode ser feita com suas próprias mãos.
Para conectar você mesmo a máquina de lavar, você deve selecionar cuidadosamente a válvula e demais materiais utilizados e, a seguir, seguir as instruções, seguindo rigorosamente o procedimento prescrito..
Ao realizar todos os processos com cuidado, você poderá obter excelentes resultados, o que garantirá um funcionamento confortável e duradouro da máquina de lavar.
Gostaria de falar sobre como selecionou e instalou uma torneira para regular o abastecimento de água da máquina de lavar? Você tem em seu arsenal sutilezas tecnológicas que serão úteis aos visitantes do site? Por favor, escreva comentários, poste fotos, faça perguntas no formulário de bloco abaixo.
Não há nada difícil para um homem instalar uma máquina de lavar. Principalmente se toda a fiação já tiver sido feita. Compramos uma máquina de lavar usada. O guindaste foi instalado na esquina e a máquina conectada. Depois de um tempo, percebi que onde estão fixadas a mangueira da máquina e a torneira começou um vazamento. No começo um pouco, depois mais, troquei a junta, mas não resolveu o problema. Aí tive que trocar a mangueira de entrada da máquina, elas se desgastam muito durante o funcionamento, como descobri.
Ao instalar uma máquina de lavar e uma torneira que feche o abastecimento de água da máquina, o mais importante é que a torneira seja confiável para reter água. E, claro, sua durabilidade em funcionamento, para que você não precise trocar as torneiras a cada um ou dois anos. E cada proprietário faz ele próprio a escolha do modelo, de acordo com o seu gosto/orçamento, tendo em conta a facilidade de instalação. Pessoalmente, tenho uma válvula de corte de esfera angular instalada em casa, já que o cano de água sai da parede. Conveniente, fácil de instalar, fácil de substituir em caso de vazamento, barato.
Este trabalho não é nada se você for mulher. Alguns homens têm mãos muito tortas.