Vantagens e desvantagens das válvulas esfera de três vias de ½ polegada - consultoria especializada

Para a maioria dos consumidores válvula de esfera de três vias ½ parece uma estranheza técnica. Mas já se passou mais de meio século desde a invenção do dispositivo. Em comparação com uma válvula convencional, a válvula de três vias é mais conhecida pelos especialistas envolvidos em projetos de aquecimento.

Se uma válvula de esfera convencional pode ser usada para desligar ou retomar o fluxo através dos tubos, então com a ajuda de um “T” é possível redirecionar e redistribuir o fluxo, sem criar resistência adicional para a bomba injetora.

Uma válvula de esfera de três vias é usada para balanceamento flexível de fluxos de líquido, gás ou mesmo mistura de vapor-gás em movimento. Pode ser uma divisão em dois fluxos (com intensidades diferentes) ou um redirecionamento de parte do líquido por outras rotas.

O que é uma válvula esfera de três vias de ½ polegada?

Antes de usar Sistemas de aquecimento você deve selecionar o fluxo de água quente através de cada ramo dos radiadores, sistema de piso radiante e trocador de calor da caldeira. Isso pode ser feito usando arruelas substituíveis ou uma válvula de três vias de ½ polegada.

O que é

Em que consiste a parte:

  1. Corpo de latão. Como uma válvula de esfera normal, mas com um tubo roscado adicional para acoplamento ou acionamento. Alguns modelos de acoplamentos esféricos de três vias são feitos de aço inoxidável.
  2. Dentro do corpo existe uma bola com furos para escoamento - este é o elemento central de controle do escoamento da água.A bola é montada em um eixo e pode ser girada em um ângulo de 90Ó ou 180Ó, formando a parte do fluxo.
  3. Haste rotativa com gaxeta de vedação, porca de fixação e manopla rotativa. Este último também serve como um indicador da posição do elemento esférico dentro do corpo de latão.
  4. A parte mais vulnerável é o anel de vedação de Teflon ou fluoroplástico.

Os modelos econômicos podem ter anéis fluoroplásticos puros, mas os modelos de três vias de alta qualidade possuem vedações à base de PTFE preenchidas com fibra de vidro ou grafite. No primeiro caso, os “tees” operam sob pressão de até 15 atm, temperatura da água de até 80 ℃. O corpo é feito de latão, a resistência a choques mecânicos e cargas vibratórias é medíocre.

Válvulas com compósito podem operar em pressões de até 20 atm e temperaturas de até 120 ℃. O corpo em aço inoxidável e a haste rotativa são sempre vedados adicionalmente com um anel fluoroplástico-4.

Válvulas de três vias de baixo custo e qualidade de marca diferem não apenas em suas características de desempenho. O selo fluoroplástico do “funcionário público” é facilmente apagado de micropartículas de ferrugem e areia. Em altas temperaturas, a partir de 90 ℃, o anel perde sua forma original e o elemento esférico perde sua estanqueidade.

Qual sistema de aquecimento está instalado em sua casa?
Aquecimento de ar.
100%
Sistema elétrico.
0%
Eu tenho um de água.
0%
Votado: 1

O que prestar atenção

De acordo com seu layout, as válvulas esfera de três vias são do tipo vertical e horizontal. Nos modelos verticais, o eixo de rotação da haste de controle coincide com o eixo do tubo central ou principal.

Para modelos horizontais, o eixo da haste é perpendicular à linha central da entrada principal. Modelos pequenos com entrada de ½, 1½ polegada conectam-se aos tubos usando uma conexão de acoplamento.Peças de seção transversal grande são fixadas com flanges.

Classificação por funções desempenhadas:

  1. Dispositivos de comutação de três vias. Estes incluem modelos em que a parte do fluxo dentro da esfera é feita no formato da letra “L”. Existem dois canais cilíndricos conectados em ângulos retos. Este é um tipo de dispositivo de comutação.
  2. Dispositivos de distribuição. A cavidade dentro da bola tem o formato da letra “T”. O mesmo par de canais do caso anterior, mas um deles cruza a esfera diretamente, o segundo se conecta à cavidade do primeiro em ângulo reto. Esta é uma válvula de esfera do tipo mistura.

Para ambos os tipos de válvulas de três vias, a conexão é feita por meio de conexões roscadas com porca de fixação. Para modelos de ½ polegada você pode até fazer sem porca. Os tubos roscados esquerdo e direito estão virados para fora do corpo, é aconselhável não perder os elásticos de vedação. Em seguida, aparafuse a fita FUM na rosca da unidade, coloque o elástico de volta no lugar e enrole o conjunto de volta no corpo.

Como funcionam os modelos L

Em uma válvula esférica de três vias com perfil de fluxo em forma de L, o fluido de trabalho entra pelo tubo central. Para modelos verticais, o elemento esférico pode ser girado na haste em um ângulo de 180Ó. Assim, o fluxo fornecido, dependendo da posição da manivela, será interrompido ou direcionado em uma das duas direções opostas.

Como funcionam os modelos L

A alavanca rotativa de uma válvula vertical de três vias serve como uma espécie de indicador que mostra a direção da cavidade de saída do elemento esférico. Se o eixo da alça estiver localizado perpendicularmente à linha “entrada-saída”, a torneira L está fechada.

Para o modelo horizontal tipo L, a rotação da manopla é limitada a 90Ó. O fluxo de água ou gás que entra na torneira pode ser redirecionado em uma das direções opostas.

Estas válvulas de três vias não possuem posição “fechada”. A alça pode ser posicionada paralelamente ao tubo de entrada, a válvula estará aberta e o canal do elemento esférico redirecionará o fluxo para o canal esquerdo. Ao girar a manivela para a direita 90Ó a bola mudará a água para o canal esquerdo.

As torneiras horizontais são mais duráveis, mas a posição da alça não é informativa. Ao mesmo tempo, as válvulas de três vias com eixo vertical são inferiores em confiabilidade, mas são mais informativas.

O manípulo da válvula de três vias deve ser marcado com a letra “L”, bem como setas indicando o sentido de rotação do manípulo.

Como funcionam os modelos T

A segunda opção - uma válvula de esfera de três vias tipo T é classificada como um tipo de dispositivo de distribuição ou mistura. Na aparência, a válvula T pode não diferir das válvulas de três vias tipo L. Muitas vezes, uma torneira pode ser distinguida apenas pela letra “T” na alça, portanto, ao comprar um tee esférico, seria correto verificar seu funcionamento e a correspondência de alternância para os diferentes modos.

Como funcionam os modelos T

A válvula esfera de três vias com esquema T possui quatro posições de operação:

  • Modo de mistura geral. O fluxo de água do tubo intermediário pode ser dividido livremente em duas partes, redirecionado para as conexões esquerda e direita;
  • Modo de conexão da porta esquerda. O fluxo flui do tubo do meio apenas para a conexão esquerda;
  • Modo de fluxo linear da esquerda para a direita, sem voltas. O terceiro canal no elemento esférico é bloqueado pela parede “cega” da caixa;
  • Modo de redirecionamento do fluxo do tubo intermediário para a cavidade direita.

O esquema reverso de trabalho também é possível.

Os fluxos encontram-se dentro do elemento esférico da válvula T, e a direção do movimento do fluxo total dependerá da pressão em cada uma das cavidades. Em geral, a válvula T de três vias é considerada mais versátil. Mas para altas pressões e fluxos de água, o uso de padrões T de três vias é indesejável, especialmente tamanhos pequenos de ½ ou ¾ polegada.

Tipos de válvulas esfera de três vias ½

O controle manual da posição do elemento esférico é normalmente usado apenas para o balanceamento inicial de sistemas de aquecimento. É inconveniente apertar constantemente as válvulas, portanto, com base em válvulas esfera de três vias de ½ polegada, foram desenvolvidos vários modelos automáticos e semiautomáticos que operam sem intervenção humana.

Por exemplo, um misturador de válvula esférica mecânica que mantém a temperatura da água do fluxo quente principal adicionando água fria de um tubo adicional.

Tipos de válvulas esfera de três vias ½

Corpo em latão sanitário, fundido. No eixo da haste existe uma plataforma com alça, dentro da qual é dobrada uma placa bimetálica. É possível regular a temperatura de resposta da válvula de três vias. É utilizado em torneiras de chuveiros e máquinas de corte de água fervida para aquecedores de água não elétricos.

Para sistemas de aquecimento, é frequentemente usada uma válvula de esfera de três vias com acionamento elétrico.

Tipos de válvulas esfera de três vias ½

Além disso, a parte hidráulica, corpo com inserto esférico, é utilizada a partir de uma válvula convencional de três vias de ½ ou ¾ polegada. A alça é removida e o motor com caixa de engrenagens é preso à haste. A torneira é controlada por um sistema automático de controle de temperatura da água.

Onde é usada uma válvula esfera de ½ três vias?

A válvula de três vias é usada principalmente em sistemas de aquecimento e abastecimento de água quente. Por exemplo, ao instalar um bypass em uma das linhas do radiador em uma casa particular.Podemos discutir sobre projetos de bypass, mas, neste caso, uma válvula esférica é ótima para bloquear e redirecionar água quente.

Onde é usada uma válvula esfera de ½ três vias?

A ideia é desligar temporariamente os radiadores em áreas não aquecidas ou não residenciais. O sistema deve possuir bomba de circulação, caso contrário as baterias podem descongelar.

Freqüentemente, os proprietários não fecham completamente a válvula de três vias, acreditando que uma pequena quantidade de calor nos radiadores de uma sala sem aquecimento impedirá o descongelamento do sistema. Conseqüentemente, a bomba de circulação pode ser abandonada.

Esta não é a solução certa por dois motivos:

  1. Se a torneira não estiver fechada, a maior parte do calor será perdida no primeiro radiador de aquecimento. O resto permanecerá frio.
  2. Mesmo com a torneira L de três vias completamente fechada, uma pequena quantidade de água quente entrará no circuito de aquecimento desligado devido a fugas. Mas nesta posição, as vedações fluoroplásticas serão protegidas de forma confiável contra a erosão.

A bomba de circulação em baixas velocidades irá acelerar a água e evitar que ela congele no radiador, independentemente da sua quantidade na sala.

As torneiras de três vias também são utilizadas em sistemas de abastecimento de água quente nos casos em que um aquecedor de água também está conectado à tubulação.

Uma válvula de esfera de três vias é frequentemente usada para regular a quantidade de energia fornecida pela caldeira para piso aquecido a água. Normalmente, o sistema de aquecimento aquece o piso mais rápido do que o ar da sala. Portanto, o refrigerante quente nos tubos do piso é resfriado deliberadamente pela mistura de uma pequena quantidade de água de retorno.

Escopo de uso

O processo é implementado por meio de uma válvula esfera de três vias com sensor de temperatura.

Quais são as vantagens e desvantagens das válvulas esfera de três vias ½

Se uma válvula esfera de três vias durar muito tempo, faz sentido observar a condição e o grau de contaminação da esfera. Resíduos de sujeira e ferrugem na água podem ser suficientes para danificar a superfície cromada.

A maioria das esferas de válvula de três vias econômicas são feitas de aço de baixa liga com acabamento cromado. Depois de apenas um ano de uso, o cromo descasca e as superfícies afiadas cortam o fluoroplástico macio como uma faca.

vantagens e desvantagens

Danos à vedação levam ao aumento do vazamento através da válvula esférica em T. Se, de acordo com GOST 10944, para uma nova válvula de três vias de ½ polegada, for permitido um vazamento de até 20 cm3 por minuto a 15 atm, sem filtro o vazamento pode triplicar em um ano. Portanto, qualquer válvula de esfera, especialmente a de ½ polegada, deve ser usada em um sistema de aquecimento com filtro de sujeira.

Desvantagens e vantagens

Uma válvula esférica de três vias com corpo de latão não deve ser deixada em uma posição intermediária subfechada. Neste caso, devido à ponta afiada da bola, surge uma zona de cavitação, destruindo o material do corpo. Em teoria, é impossível regular a velocidade do fluxo da água com uma torneira de três vias. Se a situação for desesperadora, é melhor usar camisetas com corpo de aço inoxidável ou, de preferência, de bronze.

O design da válvula esfera ½ de três vias é simples, confiável e não requer manutenção especial. Na posição de trabalho não cria resistência adicional ao fluxo de água. Os modelos de orçamento duram de 10 a 15 anos. Os de marca, se instalados corretamente, podem durar até 50 anos.

Revisão da válvula esfera de três vias: vídeo

Quanto tempo durou a torneira em sua casa? Que problemas você teve com o serviço e como saiu da situação difícil? Escreva sobre sua experiência nos comentários.Salve o artigo nos seus favoritos para que informações úteis estejam sempre à mão.

Comentários dos visitantes
  1. Gennady Alekseevich

    Por favor, informe como lidar com o azedamento da bola se a torneira estiver parada há vários anos. Tenho medo de girar à força, pois posso quebrar a haste. Você também não poderá desconectar os conectores. Os especialistas aconselham desmontar a haste e injetar um pouco de VDshka. Não sei, talvez apenas substituir a válvula de três vias por uma nova?

  2. Garik

    Eu deveria ter pensado antes: antes da instalação, o elemento esférico cromado é tratado com glicerina quente se a água for potável. Em outros casos, a vaselina farmacêutica líquida, aquecida a 90-95°C em banho-maria, é adequada. As unidades de três vias de marca não devem absolutamente ser tocadas.

  3. Alexei Goryunov

    Existem lubrificantes especiais para a manutenção da válvula esfera, mas são caros, por isso é melhor substituir o T por um de alta qualidade.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica