Encanamento de apartamento: diagramas típicos + nuances de design
Grandes reformas devem começar com um bom plano. Ao mesmo tempo, o encanamento do apartamento requer muita atenção.Como projetar corretamente, qual opção dar preferência? Quem decidir reparar ou substituir as tubulações de abastecimento de água terá que pensar nesta questão.
Tubulações de água mal projetadas podem causar muitos problemas. E se foram observados problemas no sistema de abastecimento de água antes do reparo, é hora de estudar a fiação existente para identificar e eliminar deficiências. Para fazer isso, você precisa compreender completamente todos os meandros.
Iremos informá-lo sobre as opções de encanamento e ajudá-lo a decidir sobre o tipo ideal. E para facilitar o entendimento, o material vem acompanhado de imagens esquemáticas e vídeos úteis sobre o tema.
O conteúdo do artigo:
A importância do design adequado
A tarefa de criar um sistema de encanamento em um apartamento parece simples. É necessário entregar água do(s) riser(s) central(is) para cada ponto de distribuição. A lista desses pontos em diferentes apartamentos pode ser muito diferente. Uma versão simplificada é composta por um par de pias (na cozinha e no banheiro), além de um vaso sanitário e uma banheira.
Mas as realidades modernas ditam esquemas mais complexos. Em quase todos os apartamentos hoje existem dispositivos domésticos adicionais que também requerem água da torneira para funcionar.
Quase em todos os lugares existe uma máquina de lavar automática. Cada vez mais donas de casa procuram complementar a sua cozinha com outra unidade técnica útil - lava-louças, uma máquina para higienizar pratos.
Além das banheiras, os banheiros possuem cabines de duche modernas, muitas vezes equipadas com opções adicionais como hidromassagem.Um encanamento conveniente, um bidê, pode aparecer próximo ao vaso sanitário.
Finalmente, em apartamentos grandes o número de banheiros não se limita a um. Alguns banheiros adicionais e outro chuveiro aumentam o conforto dos moradores dos apartamentos, bem como a carga no sistema de encanamento.
Como resultado, os requisitos para a qualidade dos sistemas de abastecimento de água estão aumentando. Alguns dispositivos são muito sensíveis à pressão da água, que depende muito de quão corretamente o layout do tubo foi projetado.
O projeto adequado não só melhora o desempenho do sistema de encanamento, mas também reduz os custos de sua instalação e operação, além de facilitar os trabalhos de reparo.
A maioria dos sistemas de água que estão sendo construídos, reabilitados ou melhorados atualmente coletam feito de tubos de polipropileno, cujo trabalho é abordado em vários artigos populares em nosso site.
Os principais métodos de instalação de abastecimento de água em um apartamento
Existem dois esquemas principais de distribuição de abastecimento de água em um apartamento: o tee, também conhecido como sequencial, e também o coletor. Ambos os esquemas têm certas vantagens e desvantagens, por isso são utilizados para situações diferentes. Além disso, às vezes faz sentido combinar esses dois esquemas.
Método 1. Circuito em série (tee)
Esta é a maneira mais fácil de projetar e implementar encanamento em um apartamento típico. Este esquema consiste em um tubo comum, ao qual todos os dispositivos - consumidores de água fria da torneira - são conectados em série. Da mesma forma, um sistema de abastecimento de água quente é instalado em paralelo.
A tubulação principal deve ter diâmetro maior que o restante da rede de abastecimento de água, pois funciona como coletor neste sistema.Tees são usados para conectar acessórios de encanamento, e é por isso que esse esquema é frequentemente chamado de tee.
O princípio de tal sistema é muito simples tanto no design quanto na implementação. O abastecimento de água é organizado de maneira semelhante em quase todos os apartamentos construídos de acordo com os projetos soviéticos padrão. Uma de suas vantagens significativas é o pequeno número de tubulações de água. Portanto, os custos de criação de tal sistema de abastecimento de água serão mínimos.
Mas esse sistema de encanamento só é adequado para os pequenos apartamentos descritos acima com uma pequena quantidade de encanamento. O fato é que quanto mais longo for esse sistema, menor será a pressão da água no final da tubulação. Os encanamentos conectados na extremidade do sistema receberão menos água e podem não funcionar corretamente.
Problemas com um sistema consistente de abastecimento de água também surgem se uma torneira ou tanque quebrar. Durante reparos ou substituição de encanamento você terá que desligar o abastecimento de água do riser de abastecimento. Nos apartamentos pequenos existe um riser (ou dois abastecimentos de água quente e abastecimento de água quente), aqui a água é totalmente desligada.
Uma conexão serial não permite desconectar apenas um dispositivo do abastecimento de água.
Encanadores experientes observam uma série de outros problemas associados à manutenção de sistemas de abastecimento de água em T.Os pontos de conexão geralmente ficam ocultos sob acabamentos decorativos e nem sempre é fácil acessá-los. Como resultado, quando ocorre um vazamento, torna-se difícil identificar a área problemática.
Muitas vezes, para reparos de encanamento, substituindo risers ou toalheiro aquecido no banheiro você tem que desmontar painéis falsos, derrubar paredes, etc. E após a conclusão dos trabalhos de reparação, poderá ser necessário refazer o acabamento decorativo das instalações. Mas, apesar dessas deficiências, o sistema de abastecimento de água em T ainda é procurado hoje.
É considerada a solução ideal na concepção de apartamentos com pequena área. Essa habitação tem um preço acessível e a conexão serial do encanamento permite reduzir o custo de sua disposição. Ao mesmo tempo, a pressão num sistema de abastecimento de água de curta distância permanece bastante elevada.
Mas para reduzir os custos não só de criação, mas também de operação de tal sistema, deve-se considerar cuidadosamente o layout dos tubos e tês, garantindo o acesso a eles se possível.
Além disso, não economize no encanamento em detrimento da qualidade dos materiais. Todo o trabalho deve ser realizado da melhor maneira possível para reduzir ao mínimo a probabilidade de quebras e vazamentos.
Método #2. Versão Beam (colecionador)
Este diagrama de fiação é considerado a escolha ideal para apartamentos grandes, bem como onde um grande número de encanamentos será instalado. Uma característica especial deste tipo de fiação é a presença de um coletor. A água do riser comum é fornecida primeiro ao coletor e depois aos consumidores, ou seja, para instalações hidráulicas.
Cada consumidor é conectado separadamente e não sequencialmente, como no sistema tee descrito anteriormente. Uma das principais vantagens de um sistema de abastecimento de água coletor é a distribuição uniforme da água em todo o sistema.
Isso significa que o número de dispositivos conectados e o comprimento das tubulações de água não reduzem a pressão no sistema para um dos consumidores.
Outra vantagem do sistema coletor é a possibilidade, em caso de avaria, de desligar apenas uma canalização e não todo o abastecimento de água do apartamento, como acontece na ligação em série. A mesma circunstância permite personalizar as características do sistema de encanamento para cada dispositivo específico.
Para isso, são instalados os dispositivos necessários entre o coletor e o dispositivo, por exemplo, filtros, caixas de engrenagens, etc. Sobre pressão da água do sistema pode ser influenciado: o fluxo de água pode ser aumentado ou, inversamente, reduzido, limpo de impurezas ou saturado com substâncias úteis, etc. As desvantagens do diagrama elétrico do coletor incluem os altos custos de sua criação.
Você precisará de significativamente mais canos de água do que ao implementar um esquema de tee. Além disso, tal sistema é mais complexo: um encanador inexperiente pode encontrar problemas já na fase de projeto.
Para fazer a conexão do coletor, deve-se primeiro selecionar um local para o coletor a partir do qual será distribuído o fluxo de água fria.
O mesmo dispositivo será necessário se o abastecimento de água quente no apartamento também for centralizado. O coletor de água quente é instalado separadamente.
As tubulações de água são colocadas entre os coletores e o riser comum, no qual deve ser instalada uma válvula de corte. Permitirá, se necessário, desligar completamente o fornecimento de água quente e/ou fria ao apartamento.
Dependendo da situação, podem ser instalados elementos adicionais neste trecho do abastecimento de água, por exemplo, filtros grossos ou torneiras elétricas sistemas de proteção contra vazamento de emergência. Quando os coletores são instalados, os tubos são fornecidos deles para cada encanamento.
Pias, banheiras e chuveiros geralmente requerem abastecimento de água quente e fria. Mas apenas é necessário fornecer água fria à cisterna do vaso sanitário ou à máquina de lavar automática. Se o apartamento tiver toalheiro aquecido a água, está ligado ao colector de abastecimento de água quente.
Além disso, o sistema pode incluir filtros, redutores e outros dispositivos úteis. Naturalmente, são instaladas válvulas de corte entre o coletor e o consumidor, permitindo o corte da água apenas nesta área específica, caso haja necessidade.
Em grandes áreas, às vezes faz sentido combinar um diagrama de fiação do coletor e do T. Neste caso, não é conectado um dos consumidores a um dos ramais coletores, mas vários, conectando-os em série com tubos. Como resultado, esta parte do abastecimento de água terá as mesmas desvantagens que qualquer circuito em T.
Por exemplo, em caso de avaria, este troço da autoestrada terá que ser totalmente desligado. Mas às vezes combinar diagramas de fiação pode reduzir significativamente o custo de instalação de um sistema de abastecimento de água.Além disso, esta solução pode ser ideal para projetos individuais de instalações residenciais.
O que você precisa saber sobre colecionadores?
De acordo com o princípio de funcionamento, um coletor de abastecimento de água é semelhante a um tee, só que um pouco mais complicado. Possui uma entrada por onde corre a água e diversas saídas para ligação de canalizações.
Neste caso, as dimensões do tubo de entrada são aproximadamente 30% maiores que as dimensões encanamento, portanto, o fluxo de água para o coletor ocorre mais rapidamente que o seu consumo, mesmo que vários consumidores sejam acionados ao mesmo tempo.
Graças ao coletor, é criado um grande fluxo no sistema, que é simplesmente dividido em vários fluxos menores. A pressão em todas as partes do sistema de abastecimento de água permanece estável, a pressão não enfraquece. A vazão do coletor depende do tamanho do dispositivo e é amplamente determinada pelo tamanho do tubo de entrada.
Os coletores modernos de abastecimento de água são feitos de vários materiais:
- latão;
- de aço inoxidável;
- polietileno;
- polipropileno, etc
Dispositivos feitos de materiais poliméricos têm características de resistência bastante elevadas, por isso competem com bastante sucesso com seus equivalentes metálicos. Ao escolher um coletor, você também deve prestar atenção ao método de instalação. Os produtos metálicos são geralmente equipados com conexões roscadas tradicionais.
Para montagem em plástico ou canos de água de metal-plástico, cada vez mais utilizados, os manifolds são fornecidos com acessórios especiais de compressão ou com acessórios para soldagem de tubos de PVC.
Existem também dispositivos com fixação denominada eurocone e uma versão combinada, que permite utilizar diversas opções de conexão.
Outro indicador importante é o número de toques, ou seja. saídas para conectar acessórios de encanamento. Normalmente seu número varia de dois a seis.
O que fazer se precisar conectar mais consumidores ao coletor? Tudo é muito simples, para isso conecte dois ou três coletores com a quantidade necessária de torneiras.
Para tal conexão, são fornecidos tubos adicionais em cada coletor. Eles estão conectados e assim é obtida uma variedade composta. As entradas dos coletores que não são necessárias para conexão são fechadas com um plugue de proteção, caso contrário a água simplesmente fluirá para fora do dispositivo.
Claro, existem coletores projetados para abastecimento de água fria e quente. Este ponto óbvio não deve ser esquecido ao escolher um dispositivo adequado.
Antes de escolher um coletor, você deve decidir o tipo de tubulação de água. A escolha mais comum hoje são os materiais poliméricos. Com eles será mais conveniente instalar um coletor de polipropileno ou polietileno reticulado. Esses coletores geralmente são fornecidos com uma conexão de encaixe adequada.
Coletores modernos projetados para fiação em um apartamento em circuito paralelo geralmente já estão equipados com válvulas de corte para cada saída. Esta é a solução mais preferível, pois elimina a necessidade de instalação de válvulas de corte na instalação de cada encanamento.
Como resultado, os custos são mais baixos e a instalação do sistema de encanamento levará muito menos tempo.
Uma válvula de retenção, os filtros e dispositivos de medição necessários são geralmente instalados na frente do coletor. Alguns esgotos possuem válvulas de corte embutidas que permitem interromper o fornecimento de água da torneira para sua casa. Se estamos falando de um coletor de latão, então é melhor escolher um modelo sem essas torneiras e instalá-las separadamente.
Um coletor de metal confiável pode durar cerca de meio século, mas a vida útil dos guindastes geralmente é limitada a algumas décadas. Se as torneiras integradas forem danificadas, será necessário substituir todo o dispositivo. Mas a substituição das torneiras instaladas separadamente não afetará o dispositivo.
Erros comuns de instalação
Rascunho sistema de encanamento, tanto o coletor quanto o T, são mais bem confiados a profissionais familiarizados com os códigos de construção e capazes de realizar cálculos hidráulicos. Mas mesmo o melhor projeto será inútil se forem cometidos erros durante a sua implementação.
Por exemplo, alguns aspirantes a artesãos, movidos pela ideia de poupanças excessivas, negligenciam a necessidade de isolar os canos de água quente colocados sob o chão ou na espessura das paredes.
Como resultado, parte da energia térmica é transferida para os materiais que circundam a tubulação, o que deteriora a qualidade da água. Além disso, a condensação da superfície dos tubos sem isolamento térmico pode danificar o acabamento do ambiente.
Durante o trabalho de instalação, artesãos experientes recomendam cobrir as extremidades dos tubos que ainda não foram instalados para evitar a entrada de detritos. A ausência desta medida de proteção pode fazer com que imediatamente após a instalação o sistema de abastecimento de água tenha que ser completamente e por muito tempo lavado ou mesmo reparado.
Se necessário soldar tubos de plástico, todo trabalho deve ser realizado em sala limpa para evitar contaminação. Também é inaceitável soldar tubos que contenham até mesmo uma pequena quantidade de umidade. Uma gota de água ou partículas de detritos no local da soldagem podem enfraquecer significativamente a conexão e degradar sua qualidade.
Você não deve projetar o sistema de abastecimento de água de forma que todos os tubos passem pelo teto por meio de um orifício comum. Isto pode degradar o desempenho do abastecimento de água. Designers profissionais nunca cometem tais erros.
Uma quantidade insuficiente dispositivos de bloqueio também pode causar muitos problemas durante o trabalho de instalação. Tais acessórios devem estar presentes na frente de cada dispositivo de abastecimento de água, bem como em cada riser. Se a casa tiver mais de um banheiro, pode-se instalar uma válvula de corte para cada um deles.
Simultaneamente ao sistema de abastecimento de água, costumam projetar e providenciar esgoto. É necessário garantir que os tubos e risers dos sistemas individuais não se sobreponham. Isso facilitará o trabalho de manutenção e reparo no futuro.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. As características dos sistemas de abastecimento de água coletor e tee são descritas de maneira interessante neste vídeo:
Vídeo nº 2. Uma visão geral detalhada do sistema de abastecimento de água coletor é apresentada neste vídeo:
Vídeo nº 3. A opção com fiação em T pode ser visualizada aqui:
A escolha correta do esquema elétrico é um fator importante para o funcionamento normal do sistema de encanamento. Mas, além do projeto correto, você precisará selecionar corretamente os materiais necessários e realizar corretamente todos os trabalhos de instalação. Somente se todas essas condições forem atendidas o abastecimento de água do apartamento durará muito tempo e sem falhas.
Quer compartilhar sua experiência pessoal na alteração e reparo de canos de água, encontrou alguma falha no artigo ou tem dúvidas? Convidamos você a comentar o material no bloco localizado abaixo do texto. Nós ou os visitantes do site responderemos.
É bom que um diagrama de encanamento detalhado e preciso seja fornecido aqui. Eu não tinha e isso dificultava muito o processo de trabalho.
Uma base de informações muito interessante e informativa. Eu mesmo construí o sistema, fiz isso sem envolver pessoas de fora e economizei muito para meu próprio orçamento.
Diga-me, por favor, é permitido colocar tubos de AQS no teto de um apartamento? Os canos estendem-se no corredor desde a entrada do apartamento até à casa de banho ao longo da parede e do tecto. Revestido com gesso cartonado.