9 melhores spotters: avaliação, prós, contras, preço e qualidade
Cada vez que as montadoras reduzem a espessura do revestimento metálico dos novos modelos de automóveis, os técnicos de endireitamento têm mais problemas.É muito mais fácil endireitar metal grosso amassado nas asas ou no teto do que o fino revestimento de aço “soprado” dos carros modernos.
Se antes o problema era resolvido com a substituição, agora a extração do metal é realizada por meio de spotters. Com habilidade suficiente, é possível nivelar o metal praticamente sem vestígios de amassados e sem pintar a superfície danificada.
O conteúdo do artigo:
O que procurar ao escolher um observador?
A essência do dispositivo é primeiro soldar um pino de metal fino (haste) no centro do dente usando um inversor de soldagem. Em seguida, usando um dispositivo especial, puxe o metal do revestimento para sua posição original. Depois disso, a haste é cortada e a superfície é limpa de vestígios de soldagem por pontos.
Se tudo for feito corretamente, o amassado será nivelado sem tensões residuais no metal. Se a tinta do metal for de alta qualidade, não haverá nem vestígios de deformação. A ponta do eletrodo soldado precisará ser limpa e pintada. O observador é feito principalmente para reparos de carrocerias, mas pode ser usado para reparar amassados em qualquer estrutura de chapa de aço fina.
Como ocorre o processo de nivelamento do metal:
- O ponto de soldagem do eletrodo é determinado e o local é limpo até ficar branco.
- É instalada uma ventosa de posicionamento, através da qual a extremidade do eletrodo é soldada ao metal danificado do revestimento por meio de uma pistola com inversor.
- Em seguida, o lastro (cabo) da arma atinge a direção oposta à superfície do revestimento. Este é o chamado martelo reverso ou inercial.
Durante os impactos, toda a estrutura se move por inércia da área danificada e ao mesmo tempo puxa o metal deformado ao seu estado original.
Essencialmente, o dispositivo consiste em uma pistola com martelo reverso em uma haste e um inversor. A escolha correta do modo de corrente de soldagem, polaridade e material da ponta determina a firmeza com que o eletrodo será soldado ao metal de revestimento. Além disso, o peso e o tamanho do martelo reverso determinam se a força inercial criada é suficiente para arrancar o metal deformado.
Ou seja, na hora de escolher é preciso estar atento à tensão de operação do inversor para soldagem a ponto, ao desenho e peso do martelo e ao conjunto de acessórios.
Portanto, na hora de escolher observe:
- peso do dispositivo;
- tensão de alimentação (pode ser 220 V ou 380 V);
- possibilidades de conexão, se é possível soldar eletrodos pelo verso ou pelos dois lados ao mesmo tempo;
- a corrente máxima pode atingir vários milhares de amperes;
- existe proteção automática;
- um sistema de configuração simples e intuitivo que permite selecionar o modo de soldagem ideal;
- desenho do martelo reverso (peso do rompedor de lastro).
O kit inclui vários acessórios. Por exemplo, um triângulo é usado para nivelar pequenas amolgadelas com vários milímetros de diâmetro. Dica - O fio ondulado proporciona uma aderência mais ampla em metal, acabamento do capô ou acabamento do teto. Existem também anéis que podem ser soldados a uma superfície deformada, distribuindo uniformemente a carga de tração.
A corrente de saída de soldagem ideal para anéis triangulares será de 1000 A, para uma onda - 1200 A. Se você aquecer um pedaço no metal que sobrou após trefilar com um eletrodo de grafite, precisará de pelo menos 2.200 A, para cobre - 1500 A.
Para a sua informação! Muitas empresas fabricantes, além de cabos com pinças, agregam diversos tipos de acessórios: “estrela”, “anel”, triângulo, além de eletrodos de aço, grafite e cobre. Eles podem ser adquiridos separadamente, mas os que acompanham o kit costumam ser de melhor qualidade e definitivamente adequados para o funcionamento de um spotter deste modelo.
Leia também: Sistemas de aquecimento em autocaravanas. Gerador eólico faça você mesmo a partir de um gerador de carro.
Revisão dos melhores
Os melhores observadores, via de regra, são produzidos pelas principais empresas fabricantes de equipamentos elétricos na Itália e na Alemanha. Existem dispositivos russos. No topo dos melhores você encontra bons aparelhos copiados por empresas chinesas ou produzidos sob licença. Às vezes a única diferença é o preço.
FUBAG TS 2600
A marca é alemã, mas a própria máquina de solda é produzida sob licença na China. Um dos observadores mais simples. Poder de soldagem — 5,4 kW com tensão de alimentação de 220 V.
O aparelho é bastante leve - 14 kg, embora a corrente de soldagem por pulso seja de apenas 2.800 A. O projeto utiliza um conversor inversor em chaves com um transformador de saída. O grande peso e os valores médios do pulso de corrente indicam que o fabricante não poupou o fio de cobre para o enrolamento do transformador. Isso significa que o soldador certamente servirá por muito tempo.
Mas ao soldar um eletrodo, o FUBAG TS 2600 produz um pulso de corrente com aumento moderado.Você precisa pressionar bem o eletrodo ou a roda dentada, caso contrário a conexão ficará fraca e poderá ser arrancada do ponto de soldagem quando o metal for puxado.
O conjunto inclui um martelo reverso, várias peças de estrelas e anéis.
Preço — 30.500 rublos., garantia — 2 anos.
Grande Lobo GW-60L 220
O observador foi desenvolvido na Federação Russa e produzido em empresas industriais na China. Um soldador bastante grande e pesado. O fabricante posiciona o Great Wolf GW-60L 220 como um observador e ao mesmo tempo uma máquina de solda por pontos para reparos profissionais de automóveis.
Características:
- peso — 54kg;
- layout — suporte vertical sobre suporte de roda de eixo único;
- energia elétrica - 10,9 kW;
- corrente máxima ao operar no modo spotter - 3500 A;
- existe uma saída para conexão de eletrodo de grafite (aquecimento do metal);
- A espessura recomendada para trabalhar como observador é de 0,7-1,2 mm.
Incluídos com o soldador estão dois martelos reversos de comprimentos diferentes, um gancho, uma ventosa, duas dúzias de pontas de diferentes tipos: “estrela”, anel, parafusos banhados a cobre. O circuito operacional é baseado em um inversor e dois transformadores.
O controle é baseado em um microprocessador. Esta não é a melhor solução para soldadores. O modelo é repleto de eletrônica, possui tela e diversos botões de ajuste. Controlar o observador é bastante complicado; muitas funções seriam simplesmente supérfluas em uma oficina doméstica.
O modelo pode ser recomendado para uma pequena oficina mecânica para alguns trabalhadores. Preço - 39 mil rublos, garantia - 12 meses.
Kraft Well 220 V
Apesar do nome sonoro, esta é uma marca totalmente chinesa. O observador KraftWell 220 V, incluído na classificação, é projetado e fabricado usando um circuito inversor.Graças a isso, o tamanho e o peso do observador permitem que o soldador seja facilmente transportado por uma pessoa. Podemos notar a boa qualidade de construção e o posicionamento bem pensado dos botões no painel de controle.
Características:
- poder de observação — 10 kW;
- limitando o valor da corrente em um pulso — 3500A;
- Existe proteção integrada contra superaquecimento da base do elemento.
Tensão de alimentação — 220 V, saída de 1 V a 10 V. O sistema de controle é equipado com um temporizador de retenção de corrente ao soldar o eletrodo ao metal. Portanto, é possível ajustar os parâmetros de resposta do observador à espessura de trabalho do metal (0,8-1,5 mm).
O kit inclui um conjunto de pontas, uma ventosa e um martelo reverso. Segundo as avaliações, o observador é capaz de operar mesmo com uma leve sobrecarga de aquecimento. Mas é melhor deixar o dispositivo esfriar a cada 2 a 7 minutos de operação.
Preço — 42 mil rublos, garantia — 12 meses A maioria dos usuários considera o KraftWell 220 V um concorrente digno da maioria dos observadores licenciados alemães.
GYS GYSPOT 2700
O Spotter 2700 é da famosa empresa francesa GYS, mas a produção está localizada na China. Na verdade, este não é apenas um observador, mas um dispositivo universal para realizar reparos corporais. Ao contrário da maioria dos soldadores licenciados chineses, o GYSPOT 2700 se distingue pela sua durabilidade, capacidade de trabalhar em baixas e altas temperaturas do ar em soldagem por pontos e modo spotter com sobrecarga irregular. Em primeiro lugar, graças ao sistema de refrigeração especial.
Principais características do GYSPOT 2700:
- peso - 14kg;
- potência - 6,2 kW;
- corrente de soldagem - 2700 A;
- tensão de alimentação - 220 V;
- saída - 1-5,6 V.
A descarga ocorre devido ao acúmulo de energia nos supercapacitores.Portanto, o design revelou-se muito mais confiável e durável do que os observadores de transformadores tradicionais.
A maioria dos usuários elogia GYSPOT para ajuste fino das características. Se você configurar corretamente os parâmetros de soldagem, o observador produzirá exatamente o valor de corrente necessário. Além disso, durante a operação, mesmo com forte aquecimento, as configurações não mudam e não requerem correção.
Preço do GYSPOT 2700 — 29 mil rublos, garantia — 12 meses
Se você precisa de um dispositivo mais potente para uma oficina, então em vez do modelo 2700, é mais adequado o GYSPOT 3904. Este é um dispositivo de classe profissional, fonte de alimentação de 380 V, peso — 34kg. Este observador foi projetado para carga quase 24 horas por dia, com pausas curtas.
Preço — 54 mil rublos, garantia — 1 ano.
MARTELO RedHotDot T-34
Fabricado na China com papel vegetal da marca alemã RedHotDot. Um dos dispositivos mais pesados da classe de potência de 5,2 kW. Mesmo quando comparado com o FUBAG sino-alemão, que pesa apenas 14 kg, enquanto o HAMMER T-34 — 25,5kg. Isso significa que os desenvolvedores tentaram tornar o soldador de alta qualidade, fácil de manter e, se possível, indestrutível. Para isso, ainda fizeram proteção de acordo com a classe IP21.
Eles tiveram sucesso parcial, já que o observador RedHotDot HAMMER T-34 desfruta da atenção merecida de todos os fisiculturistas.
A corrente máxima de soldagem é de 3,8 kA. Isso é o suficiente para prender quaisquer estrelas, cruzes e alfinetes no metal amassado. E o mais importante — não queime a área danificada.
O conjunto inclui o observador:
- um par de martelos reversos (um deles pesa 1,1 kg);
- pistola com mangueira de soldagem e “terra” com seção transversal de 70 mm2;
- um grande conjunto de acessórios, pinos e rodas dentadas.
O sistema assistente SINERGIC é usado para controlar o observador. Isso o ajudará a selecionar os parâmetros atuais para o primeiro desenho de metal. Então tudo isso ficará armazenado na memória e poderá ser utilizado em outras áreas.
Preço — 55 mil rublos, garantia para RedHotDot HAMMER T-3 - 2 anos.
GarwinGS5000
O spotter é de nível profissional, por isso o design é voltado para uso constante em postos de gasolina e em pequenas oficinas. Ao contrário da maioria dos observadores de luz (14-20 kg), este modelo pesa até 60 kg.
Toda a parte elétrica é feita em um único transformador de potência com diversos enrolamentos de cobre. A potência do spotter é de 16 kW, mas em termos de nível de proteção e resistência a cargas de choque, o dispositivo revelou-se muito mais confiável do que os modelos mais comuns de capacitores e inversores.
Neste caso, as configurações dos parâmetros de corrente e tensão de saída são controladas por meio de um microprocessador. Existe uma função para ligar automaticamente o soprador, a placa com chaves e o enrolamento do transformador.
O observador está equipado com um conjunto completo de acessórios de soldagem: um martelo reverso, um par de cabos, um cabo de alimentação comutável, vários tipos de bicos e eletrodos.
Importante! Garwin GS5000 — um dos poucos spotters cujas características elétricas do transformador de soldagem permitem trabalhar com chapas finas de aço inoxidável. Portanto, é frequentemente usado para consertar carros tunados com um grande número de peças cromadas e niqueladas no revestimento do carro.
EXTRATOR DIGITAL TELWIN 5500 400V
Um dos melhores observadores disponíveis para o soldador amador ou pequena oficina mecânica. Feito na Itália.Ganhou a reputação de ser uma ferramenta confiável e muito precisa para endireitar e retirar amassados. Ao contrário dos observadores chineses, praticamente não há defeitos ao trabalhar com o TELWIN. O preço do modelo é de 59 mil rublos. Este é o modelo mais acessível. Os observadores mais poderosos desta marca custam três a quatro vezes mais.
Características:
- peso — 21 kg sem carrinho;
- poder — 11 kW;
- a corrente máxima de soldagem no modo de colagem do eletrodo na superfície amassada é de 3800 A. É possível soldar chapas finas de até 1,5 mm de espessura;
- inativo — 6 V, em modo de soldagem por pontos — 1 V;
- fonte de energia — 380V.
O observador usa um circuito elétrico combinado baseado em interruptores inversores com um transformador de potência. A utilização de uma rede trifásica para alimentar o spotter permitiu reduzir o peso e as dimensões do soldador.
O sistema fornece proteção eficaz da fiação e dos componentes eletrônicos contra superaquecimento. Mesmo se você usar o observador constantemente, quando a temperatura crítica atingir 80ÓO fluxo de ar automático será ativado. Em casos extremos, a eletrônica bloqueará a operação até que o dispositivo esfrie completamente.
Garantia — 12 meses
WIEDERKRAFT WDK-9BN
Produzido na China, mas desenvolvido por uma famosa marca alemã. Preço — 38 mil rublos. Pelo mesmo dinheiro você pode comprar um bom observador com estabilizador do mesmo fabricante. Mas o WDK-9BN tem certas vantagens. Em primeiro lugar, existe um módulo de soldagem por pontos integrado. Em segundo lugar, o circuito elétrico é diferente:
- proteção bem pensada contra superaquecimento ou operação de emergência;
- sistema de controle automático e configurações de modo. Existem diversas configurações padrão na memória que podem ser usadas para eletrodos de soldagem;
- a capacidade de criar seus próprios modos de operação do observador e lembrá-los na memória do bloco de configurações.
Apesar de o spotter pertencer à classe de ferramenta profissional, o aparelho revelou-se relativamente leve — 19 kg com potência de 14,3 kg. A corrente máxima que pode ser obtida para soldagem a ponto é — 3,8 kA. O observador é fácil de configurar e manter. Se necessário, você pode simplesmente conectá-lo a uma tomada elétrica.
O kit de soldagem inclui martelo inercial, cabos, conjunto de arruelas e bicos.
Garantia de 1 ano.
Nordberg WS4
O aparelho é fabricado na China, o circuito foi desenvolvido por engenheiros alemães da marca Nordberg. Ele está posicionado como um soldador barato (33 mil rublos) para uso doméstico, disponível para uso até mesmo por trabalhadores não treinados. Além das funções de observador, o dispositivo pode ser usado para soldagem por pontos, soldagem e amolecimento térmico local de metal. Alimentado por rede regular — 220 V, o invólucro é fabricado de acordo com a classe de proteção IP21.
Características:
- peso - 19kg;
- potência do transformador — 10 kW;
- corrente máxima - 3500 A;
- É possível soldar chapas com espessura de 0,8 mm a uma base de 1,2 mm.
A tensão de saída no modo spotter e soldagem a ponto é de 1-6 V, existem pinos de 10 V para aquecimento de metal (geralmente molas) com uma haste de grafite, soldagem de topo de metal 13 V. O tempo de resposta do spotter pode ser ajustado dentro de 0- 99 milissegundos.
O soldador revelou-se simples, sem configurações complexas. Um teclado de membrana simplificado no painel frontal permite alternar os modos mesmo com as mãos enluvadas.
Segundo o fabricante, o spotter possui sistema de controle microprocessado.Na verdade, a eletrónica só funciona quando um modo é selecionado; todas as outras funções estão ao nível de um simples transformador de soldadura. De acordo com avaliações de usuários, o aparelho funcionou sem problemas, mesmo sob fortes geadas, e não desligou mesmo com leve superaquecimento.
Você pode comprar um bom observador, mas sem a função de soldagem a ponto, ou um dispositivo mais caro do tipo combinado. Para uma grande oficina mecânica, é mais lucrativo comprar soldadores e observadores por pontos separadamente. Para um mestre, talvez um dispositivo combinado seja o ideal.
Conte-nos sobre sua experiência trabalhando com spotters de diversas marcas. Qual deles, na sua opinião, fez mais sucesso e merece atenção? Adicione também o artigo aos favoritos e compartilhe-o nas redes sociais.
Os transformadores são muito pesados, mas são mais adequados para uma oficina. Se você fizer reparos individuais na carroceria, é melhor levar um French 2700 ou um Gispot 3904 se a garagem tiver três fases.
Qual é o sentido de comprar este observador para a garagem?Qualquer funileiro pode nivelá-lo mais rápido e melhor. A menos que haja muito gelo, quando há fila para consertar pára-choques e carrocerias.