Colocação de canos de abastecimento de água em um apartamento: esquemas comuns e opções de implementação

A água é um elemento-chave de suporte à vida em todas as casas.E a disposição adequada das tubulações de abastecimento de água do apartamento permite garantir o abastecimento ininterrupto de água a todos os pontos de captação de água - encanamentos e equipamentos.

O projeto do sistema é baseado em cálculos hidráulicos, determinação de prováveis ​​perdas de pressão e seleção de diâmetros de tubos. O próprio diagrama de fiação - coletor ou serial - também terá um papel importante. Concordo, à primeira vista tudo parece complicado e confuso. No entanto, não é.

Ajudaremos você a entender as nuances da organização da rede interna de abastecimento de água e a delinear os princípios e o layout da linha principal. Depois de estudar o material, você mesmo poderá cuidar do projeto e da instalação das tubulações de abastecimento de água.

Projetando um sistema de abastecimento de água em um apartamento

A elaboração do projeto correto de layout do abastecimento de água permitirá evitar problemas tanto na fase de instalação da tubulação quanto posteriormente, na utilização de equipamentos consumidores de água.

Deve-se determinar com precisão a lista de instalações hidráulicas e equipamentos domésticos fixos que consomem água, cuja instalação será realizada no apartamento. Em seguida, desenhe uma planta do apartamento em escala, marque nela as posições dos dispositivos que requerem conexão à rede de abastecimento de água.

Resta determinar o esquema de desacoplamento da tubulação, que leva em consideração no plano todos os equipamentos estacionários consumidores de água.Além dos consumidores de água, o diagrama indica os equipamentos que fazem parte do sistema de abastecimento de água (medidores de água, bombas, etc.), comprimento das seções da tubulação e diâmetros da tubulação.

Planejando a rede de abastecimento de água
É mais prático colocar linhas de abastecimento de água ao longo das paredes - em ranhuras ou por cima. Se necessário, você pode embainhar a linha da superfície com uma caixa de plástico ou gesso cartonado (+)

Idealmente, o diagrama deve levar em consideração as posições e características (tamanho, tipo) dos adaptadores, conexões, acoplamentos, etc. No entanto, isso só é viável para um encanador. É mais fácil preparar um projeto sem esses “detalhes”, ir até uma loja de encanamento e mostrar o projeto ao vendedor. Ele o ajudará a selecionar os “pequenos” componentes necessários.

Mas antes de partir para tubos e conexões, é necessário fazer um cálculo hidráulico do projeto do sistema de abastecimento de água. Isto garantirá que não haja queda significativa de pressão no sistema de distribuição de água projetado e sua capacidade de fornecer água a todos os consumidores quando operarem simultaneamente.

Cálculo hidráulico do abastecimento de água do apartamento

O cálculo hidráulico de uma tubulação de água significa o cálculo de três parâmetros:

  • consumo de água em certas seções do gasoduto;
  • velocidade da água no pipeline;
  • diâmetro do tubo, no qual a queda de pressão será aceitável.

Se, tendo em conta as perdas por movimento na conduta, a pressão estiver abaixo do normal, será necessária a instalação de uma bomba de incentivo no abastecimento de água.

Rede serial de abastecimento de água
As linhas de abastecimento de água construídas em tubos em T são mais fáceis de instalar e ocultar da vista. No entanto, o último dispositivo consumidor de água pode não ter pressão suficiente (+)

É possível estabelecer o consumo padrão de água para determinados equipamentos hidráulicos tanto a partir de seu passaporte técnico, quanto, de forma generalizada, conforme SP 30.13330.2012 (Anexo A1).

A informação sobre o consumo padrão da aplicação indicada, aplicável à canalização doméstica, está indicada na tabela da imagem.

Consumo estimado de água em instalações hidráulicas domésticas
Quanto mais equipamentos estiverem conectados à rede de abastecimento de água e quanto mais usados ​​simultaneamente, mais
existe um alto risco de pressão insuficiente. Isto é especialmente verdadeiro para pipelines seriais (+)

Como as instalações sanitárias do apartamento fazem parte da mesma rede de abastecimento de água e se prevê a sua utilização simultânea, os custos das mesmas são somados.

Por exemplo, a rede residencial de abastecimento de água inclui lavatório, duche e sanita, cujo funcionamento simultâneo é perfeitamente possível. Vamos resumir as segundas vazões mais altas dos dois primeiros dispositivos: 0,15+0,2=0,35 l/s.

Para o vaso sanitário, a tabela mostra a vazão máxima de água por segundo para descarga, não para enchimento do tanque. Portanto, é necessário recalcular a vazão média horária para este encanamento em segundos: 4:3600 = 0,0011 l/s. A segunda vazão total para três dispositivos será: 0,35+0,0011= 0,3511 l/s.

Cálculo do diâmetro das tubulações de água

A seção transversal de um cano de água, ou mais precisamente a área da seção transversal, é determinada pela fórmula:

S=π·r2,

Onde:

  • S – área da seção transversal do tubo, m2;
  • π – o número “pi” com valor suficiente de 3,14;
  • R – raio da seção interna, m.

Via de regra, em relação aos tubos de aço, o valor do raio é igual à metade do valor do seu diâmetro nominal (DN). Para tubos de plástico, o diâmetro externo nominal e o diâmetro interno geralmente diferem em um passo.Por exemplo, um tubo de polipropileno de 40 mm tem um diâmetro interno de aproximadamente 32 mm.

Utilizando apenas a fórmula de cálculo da área da seção transversal das tubulações, não será possível calcular os parâmetros de vazão necessários do sistema de abastecimento de água.

Você precisa usar mais uma fórmula:

Q=V·S,

Onde:

  • P – consumo de água, m3;
  • V – velocidade do fluxo de água, m/s;
  • S – área da seção transversal do tubo, m2.

Os padrões para sistemas internos de abastecimento de água limitam a faixa de velocidade da água a 0,7-1,5 m/s. Se a água se mover a uma velocidade mais alta, então os canos de água fazer um barulho bem alto. Vamos determinar a seção transversal interna da tubulação, levando em consideração a maior velocidade permitida da água.

Perda de pressão em tubos de 16 mm
Quanto maior a velocidade do líquido nas tubulações de água, maior será a resistência ao seu movimento. Além disso
se a pressão cair em uma tubulação de 16 mm devido à seção transversal insuficiente, a bomba auxiliar não ajudará (+)

Primeiro, vamos converter o consumo de água estimado, utilizando os dados calculados acima para lavatório, sanita e chuveiro, em metros cúbicos por segundo: 0,3511·0,001= 0,0003511 m3/Com.

Agora você pode calcular a área transversal mínima da tubulação aplicando a segunda fórmula e inserindo o valor máximo permitido da velocidade da água: S = 0,0003511: 1,5 = 0,000234 m2.

Vamos determinar o raio da seção interna da tubulação de água usando a primeira fórmula: r2=0,000234:3,14=0,00007452. Calculamos a raiz do valor obtido e obtemos: r = 0,00863 m, portanto, em milímetros, o raio da seção interna será de 8,63 mm.

Multiplicando o valor do raio resultante por dois, encontramos o diâmetro do tubo necessário para o abastecimento de água: 8,63 2 = 17,26 mm. Aqueles. o diâmetro ideal da tubulação será de 20 mm (arredondado).

Cálculo das perdas de pressão da água

A fórmula para determinar a perda de pressão em uma tubulação de determinado comprimento é a seguinte:

H=iL·(1+K),

Onde:

  • H – valor da perda de pressão, m;
  • eu – inclinação hidráulica das tubulações da rede de abastecimento de água do apartamento;
  • eu – comprimento das tubulações de abastecimento de água, m;
  • K – coeficiente associado à finalidade da rede de abastecimento de água.

Para tubulações que transportam água para uso doméstico e potável, o coeficiente K é 0,3.

Em geral, a maior dificuldade desta fórmula surge em relação ao parâmetro pouco compreendido “inclinação hidráulica”. Refere-se à resistência ao movimento da água fornecida pelo tubo.

Parâmetros que afetam a inclinação hidráulica:

  1. Velocidade da água. Velocidade mais alta significa maior resistência hidráulica da tubulação.
  2. Diâmetro do tubo de transporte de água. Quanto menor for, maior será o valor da resistência hidráulica.
  3. O grau de suavidade das paredes internas do tubo. Esta característica depende do material da tubulação (um tubo HDPE é mais liso que um tubo de aço) e de sua vida útil (depósitos de calcário, ferrugem).

A forma mais conveniente de calcular a inclinação hidráulica é a tabela F.A. Sheveleva. Com ele, você pode determinar com relativa rapidez a inclinação hidráulica, levando em consideração o diâmetro, o material da tubulação e a velocidade da água.

Pressão da água em um tubo de 20 mm
Se o número de dispositivos consumidores de água exceder 7 unidades e o comprimento do sistema de abastecimento de água for superior a 25 m,
você precisará construir uma linha no pente coletor ou usar um tubo de 20 mm (+)

No entanto, as informações da tabela de Shevelev estão um tanto desatualizadas - o encanamento moderno funciona sob maior pressão excessiva do que os encanamentos do século passado. Hoje o normal é excessivo pressão no abastecimento de água do apartamento deve ser de pelo menos 0,3 kgf/m.

Tomemos como exemplo a perda de pressão num sistema de abastecimento de água constituído por um tubo de plástico com diâmetro de 20 mm, comprimento total de 23 m e velocidade máxima da água de 1,5 m/s.

A inclinação hidráulica para uma tubulação com os parâmetros acima será de 232,7, desde que seu comprimento seja de 1000 m (1000i). Para encontrar o valor de i usado na fórmula de cálculo da queda de pressão, é necessário dividir por 1000, ou seja, 232,7:1000=0,2327.

Tendo em conta o valor do coeficiente de 0,3 (abastecimento de água para uso doméstico e potável), calculamos a fórmula: H=0,2327·23·(1+0,3)=6,95 m.

Aqueles. um excesso de pressão no último encanamento (final) de 0,5 atmosferas será alcançado se uma pressão de 0,5+0,695=1,195 kgf/cm for mantida na rede de abastecimento de água do apartamento2.

Como a pressão na tubulação principal geralmente não é inferior a 2,5 atmosferas, as condições de operação do sistema de abastecimento de água considerado no exemplo são totalmente atendidas.

Diagramas de fiação de abastecimento de água

A escolha do esquema de ligação ideal para equipamentos hidráulicos consumidores de água depende do número de consumidores, da fase de renovação em que se encontra o apartamento e da capacidade financeira do seu proprietário.

Hoje, os dois métodos mais comuns de distribuição de abastecimento de água aos consumidores residenciais são:

  1. Sequencial. Dos risers de abastecimento de água, emerge uma única tubulação do tipo principal, que fornece alternadamente instalações hidráulicas e eletrodomésticos.
  2. Colecionador. Por meio de um distribuidor de água, denominado “pente”, o líquido é fornecido aos consumidores do apartamento por meio de tubulações separadas.

Freqüentemente, em sistemas residenciais de abastecimento de água, os dois tipos de fiação são combinados, o que pode ser conveniente e lucrativo.Consideremos esses esquemas com mais detalhes.

Encanamento sequencial

Ao planejar a construção de um sistema de abastecimento de água para um apartamento em T (sequencial), é importante não se confundir com o diâmetro das tubulações. A escolha correta da seção transversal da linha principal será possível, entre outras coisas, pelo cálculo da perda de pressão da água.

Colocação de canos de abastecimento de água em um apartamento: esquemas comuns e opções de implementação
As seções da tubulação que conecta o encanamento à rede de abastecimento são conectadas a ele por meio de tês ou tomadas de água (+)

Este método de construção de abastecimento de água em apartamentos foi amplamente utilizado no passado soviético pelos seguintes motivos - pequena área habitacional, simplicidade e baixo custo de obra.

As desvantagens de uma linha em série são expressas em uma diminuição significativa da pressão da água no último equipamento hidráulico a ela conectado. Nos sistemas de abastecimento de água quente, a água esfria significativamente, é preciso escoá-la e esperar até que o líquido com a temperatura desejada chegue ao consumidor pela tubulação.

Porém, com a curta extensão do sistema de abastecimento de água, a escolha de um circuito de abastecimento em T justifica-se pelo seu baixo custo comparativo.

Abastecimento coletivo de água do apartamento

O que distingue uma tubulação coletora de uma tubulação em série é a permissibilidade de utilização de tubos de seção transversal menor sem perda de pressão. O sistema de abastecimento de água do pente não necessita de bomba de incentivo.

Abastecimento de água coletor
O princípio da fiação do coletor lembra um sistema de aquecimento de “piso quente” - os fluxos de água são distribuídos por vários ramais de tubulação de curto comprimento (+)

Para apartamentos grandes, essa distribuição de água em forma de leque é ideal.

Em primeiro lugar, o volume de água fornecido a cada tubulação individual permite um ajuste preciso. Mecanismos especiais no “pente” do coletor são ajustados para fornecer o volume necessário de líquido.

Isto é especialmente conveniente para o controle de AQS - a qualquer momento você pode reduzir o fornecimento de água quente até um determinado ponto de consumo. Mas os múltiplos circuitos de encanamento têm arquitetura complexa e exigem mais tubos para serem construídos.

Tubulações para abastecimento de água residencial

Exatamente material de tubulação de água determina possíveis métodos de sua instalação. Existem quatro tipos principais de tubos usados ​​​​na vida cotidiana: tubos de aço, cobre, metal-plástico e tubos flexíveis, chamados de encanamentos.

Os tubos de aço são os mais duráveis ​​e, portanto, confiáveis. Portanto, nos apartamentos, toda a fiação associada aos risers de água é feita apenas de aço. O aço galvanizado tem maior resistência à ferrugem. canos de aço.

Tubulações de água de cobre
A tubulação de cobre é mais confiável que a de aço ou plástico. Mas apenas sob a condição de profissional
construção. Soldar segmentos de comunicações de cobre não é tarefa para um amador

A montagem do sistema de abastecimento de água é realizada por meio de conexões soldadas e de acoplamento, além de utilizar acessórios de pressão para tubos de aço. A soldagem não é aplicável para tubos galvanizados, pois destruirá a camada protetora.

Caracterizado por alta confiabilidade e durabilidade Tubos de cobre, mas são os mais caros. Os tubos de cobre têm alta transferência de calor e requerem isolamento térmico. A ligação dos tubos de cobre é feita por soldagem capilar e conexões - roscadas e de pressão.

Apesar de toda a comodidade dos tubos plásticos como linhas de abastecimento de água, eles apresentam limitações operacionais - trabalhar com água a uma temperatura inferior a 95 ° C e sob pressão não superior a 10 atmosferas. A montagem dos segmentos de PVC na construção de uma rede de abastecimento de água é realizada com acessórios especiais.

Mais comum tubos de metal-plástico. Eles são adequados para fiação interna em apartamentos. A principal desvantagem do metal-plástico para encanamentos é sua baixa resistência a danos mecânicos. Esses tubos só podem ser instalados embutidos nas paredes e não podem ser dispostos abertamente.

A mangueira flexível do encanamento está envolta em uma bobina de metal. Graças ao enrolamento, é capaz de suportar altas pressões, mas não é resistente a danos externos.

Este tipo de conexão é usado dentro dos limites de qualquer cômodo, por exemplo, para conectar uma pia, lava-louças ou máquina de lavar, ou aquecedor de água a uma fonte de água.

Conexões de tubos metálicos com curvas

A fixação de seções de tubos desta forma é realizada em uma conexão roscada. As seções de tubo a serem conectadas devem possuir roscas fêmeas (um segmento) e roscas fêmeas (segundo segmento). Os diâmetros roscados são indicados em polegadas. São feitas roscas com diâmetros de 1/2, 3/4, uma polegada, uma e meia, duas polegadas, etc.

Chaves de encanamento
A montagem de linhas de abastecimento de água sem chaves especiais será especialmente difícil. Chave de gás externamente simples
permitirá que você aperte a porca e segure o tubo, e faça este trabalho com uma mão

Existem tubos e roscas de fixação. O primeiro é cortado em tubos, o segundo em acoplamentos e outros fixadores (acessórios).

Para conectar duas seções rigidamente fixas da tubulação, são usadas conexões destacáveis ​​​​- curvas. Uma rosca longa é feita em um segmento de tubo - o suficiente para aparafusar completamente o acoplamento e conectá-lo ao segundo segmento com um corte de rosca curto.

Resta aparafusar o acoplamento da curva do primeiro tubo na rosca curta do segundo, conectado ao primeiro.

O procedimento para montagem do drive é o seguinte:

  1. Para selar um fio curto, um enrolamento de linho é enrolado nele e revestido com tinta a óleo (por exemplo, chumbo vermelho). Você pode enrolá-lo com fita adesiva plástica.
  2. Uma contraporca é aparafusada na longa seção do tubo roscado. É necessário consertar o acoplamento.
  3. O acoplamento é aparafusado na rosca longa até a contraporca.
  4. Depois de alinhar os tubos a serem conectados, aparafuse o acoplamento no trecho com uma rosca curta. Resta vedar o trecho da rosca longa entre a contraporca e o acoplamento com um fio de linho, aparafusar a contraporca no acoplamento de forma que a vedação fique no chanfro da contraporca.

Para formar uma onda, é conveniente usar chaves de tubos especiais - os sistemas Volevach e de alavanca dupla.

Grupo de coletores
É melhor montar o complexo coletor de abastecimento de água inteiramente a partir de elementos metálicos. Então
o nó de distribuição será o mais confiável, seus segmentos têm garantia de não enfraquecer

Além dos acoplamentos, os tubos metálicos podem ser conectados com acessórios de pressão projetados para tubos de cobre ou aço. Os acessórios de pressão são semelhantes em aparência aos acoplamentos convencionais, mas possuem equipamento adicional - anéis de vedação. Estes últimos são utilizados para crimpagem de tubos (são necessários alicates especiais) conectados por uma conexão de pressão.

As juntas soldadas são as mais resistentes, mas apenas um especialista pode executá-las com eficiência. Lembramos que tubos galvanizados não podem ser soldados, pois a camada de zinco pode se soltar.

A soldagem capilar, utilizada na construção de um surto em um abastecimento de água de cobre, é realizada com um queimador que desenvolve temperatura de 150ÓC. A solda derrete em um espaço de 0,4 mm (não mais!) entre a conexão e o tubo, conectando firmemente os segmentos do abastecimento de água. Observe que essa soldagem só pode ser feita por um profissional; um não especialista não pode fazê-la.

A seleção de fotos a seguir apresentará métodos para conectar tubos de cobre:

Nuances da montagem de tubos de metal-plástico

A instalação é realizada com uma ferramenta especial: cortadores de tubos, calibrador, mandris para curvar tubos (internos e externos), prensas e chaves.

Tubos de metal-plástico geralmente são conectados por meio de acessórios de compressão ou pressão. O princípio de instalação de tubos através de acessórios de compressão é bastante simples e baseia-se numa ligação roscada. A montagem com acessórios de pressão é mais complicada, vamos dar uma olhada mais de perto.

Acessórios para metal-plástico
A confiabilidade da montagem de um sistema de abastecimento de água a partir de tubos de plástico está em grande parte relacionada às conexões, à qualidade de sua fabricação e à instalação nas comunicações. Escolher acessórios com base apenas no preço é errado (+)

O projeto dos acessórios de pressão utilizados na montagem de comunicações metal-plásticas inclui um encaixe interno e uma luva de compressão. No centro da conexão de pressão há um anel de plástico dielétrico.

Antes do início da instalação, o tubo é cortado e o local do corte nele muda seu formato para um formato oval. Para retornar a extremidade de um tubo redondo de metal-plástico, é usada uma ferramenta especial - um calibrador.

Externamente, lembra uma pirâmide infantil de várias camadas, apenas os anéis não são removíveis. Para alinhar a extremidade cortada do tubo em um determinado raio, o calibrador é parafusado nele usando uma alça.

Para montar uma conexão de compressão, você precisa instalar sequencialmente uma porca com um anel bipartido no tubo, inserir cuidadosamente a conexão no tubo até parar e, em seguida, aparafusar a porca.

Para fazer a conexão com uma conexão de pressão, um anel de crimpagem é colocado no tubo, em seguida uma conexão é inserida e, usando pressione mandíbulas A manga está franzida.

O tubo metal-plástico é fixado às superfícies por meio de clipes especiais pré-fixados no chão ou nas paredes.

Como os tubos de metal-plástico dobram bem, não é necessário cortá-los e instalar uma conexão na área de dobra. Para dar a esse tubo uma forma curva, são usados ​​​​mandris flexíveis internos ou externos.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Montagem de sistema de abastecimento de água a partir de tubos metal-plásticos realizada por encanador mestre:

Instruções práticas em vídeo para instalação de acoplamentos para tubos de metal-plástico, instalação de tubos e seções intermediárias de abastecimento de água:

Tutorial em vídeo sobre soldagem capilar de tubos de cobre para redes de água:

Regras para escolha de tubos de polipropileno para abastecimento de água:

Construir um sistema de abastecimento de água eficiente em um apartamento é impossível sem atenção aos detalhes em todas as etapas - projeto, cálculos hidráulicos ou montagem do diagrama de fiação selecionado. No entanto, cabe a você confiar em soluções padrão ou construir um sistema de abastecimento de água eficaz nos próximos anos.

Compartilhe com os leitores sua experiência pessoal na organização da instalação de tubulações de abastecimento de água. Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas de seu interesse e participe das discussões sobre o material. O bloco de feedback está abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica