Por que os canos estão zumbindo em um apartamento: identificando as causas e analisando formas de resolver o problema
Os residentes de edifícios de vários andares são frequentemente perturbados por sons estranhos ouvidos nos sistemas de comunicação.Concordo, é improvável que alguém entre em contato com o departamento de habitação ou chame um encanador por causa de qualquer pequeno zumbido ou vibração. Embora tais sons possam sinalizar uma situação de emergência na rodovia.
Para não criar pânico desnecessário, você precisa descobrir por que os canos do apartamento estão zumbindo e quais medidas precisam ser tomadas para eliminar ruídos estranhos. É importante entender qual situação exige uma chamada imediata de especialistas e quando você pode fazer isso sozinho.
As respostas a essas perguntas são descritas detalhadamente no artigo. Analisamos a natureza e as causas do zumbido nas tubulações de água, esgoto e aquecimento em um prédio de apartamentos.
O conteúdo do artigo:
Ruído em tubulações é um desconforto
Moradores de edifícios de vários andares freqüentemente encontram sons (batendo, zumbindo, assobiando) que podem ser ouvidos em vários sistemas de comunicação: encanamento, aquecimento, esgoto.
Às vezes, esses ruídos são periódicos, em outros casos, soam constantemente, causando muitos transtornos aos moradores dos apartamentos.
É importante saber que zumbidos e outros sons não são apenas desagradáveis, mas também podem indicar sérios problemas nos sistemas de suporte à vida. Tente agir imediatamente, entendendo as causas do ruído, sem esperar que ele desapareça por conta própria.
Sons estranhos no abastecimento de água
Na maioria das vezes, ruídos estranhos chegam aos moradores vindos do sistema de abastecimento de água. Os sons podem ser causados por vários motivos: distúrbios nas comunicações centralizadas, conexão incorreta de instalações hidráulicas, defeitos no projeto do riser e mau funcionamento dos misturadores.
Para determinar corretamente a origem do mau funcionamento, você deve primeiro ouvir o ruído para determinar de onde ele vem e como é.
Os sons mais comuns ouvidos em canos de água são:
- zumbido monótono;
- cantarolar transformando-se em assobio;
- ruído de batida intermitente;
- um som alto e agudo que pode ser acompanhado por forte vibração ao abrir a torneira.
Consideremos detalhadamente as razões que causam esses ruídos.
Zumbido constante nos canos
O som estranho mais irritante é o zumbido monótono nos canos de água. Na maioria das vezes, esses ruídos são ouvidos em edifícios “antigos” que estão em operação há décadas.
Um zumbido constante pode ser causado por vários motivos.
Razão #1. Defeitos do sistema centralizado. Se o som vem do porão e depois se espalha por toda a casa, é causado pelo cano central.
Este é um problema comum devido ao fato de que os edifícios construídos na União Soviética geralmente usavam comunicações feitas de aço, cuja vida útil havia expirado há muito tempo.
Sob a influência da corrosão, os elementos metálicos, mais cedo ou mais tarde, começam a entrar em colapso; Neles se formam rachaduras ou fístulas, de onde sai água.
Neste caso é extremamente difícil eliminar sozinho o defeito, é preferível confiar a reparação a profissionais contactando o Gabinete de Habitação. Via de regra, após os reparos, os sons desagradáveis desaparecem.
Razão #2. Às vezes, pode ocorrer ruído nas linhas de encanamento do porão, mesmo quando os tubos estão em boas condições. A causa pode ser uma ventilação aberta ou um plugue mal fechado. Esses problemas também são facilmente corrigidos por prestadores de serviços especializados.
Razão #3. Sons estranhos vindos do porão podem ser causados por galhos de tubos muito próximos. Quando áreas que vibram devido à pressão da água entram em contato, pode ocorrer um zumbido que atinge os moradores dos apartamentos.
Uma solução simples e eficaz para este problema é tratar cada um dos tubos com isolamento de espuma de alta qualidade.
Razão #4. O zumbido pode ser causado pelo uso de elementos com diâmetros diferentes na tubulação. Ao conectar tubos de diferentes tamanhos e ajustá-los, o fluxo de água é interrompido, o que causa ruídos estranhos.
Neste caso, é preferível que os moradores da casa contactem a secretaria de habitação com declaração colectiva sobre a reparação do abastecimento de água ou substituindo o riser.
Razão #5. Diferença de diâmetros. Se forem utilizados tubos de tamanhos diferentes no assentamento da tubulação, com diâmetros maiores sendo ajustados para diâmetros menores, isso atrapalha o fluxo de água, o que pode causar ruído.
Razão #6. O mesmo problema pode ser causado por uma válvula que não está totalmente aberta ou por válvulas (torneiras) antigas que impedem o fluxo normal do fluido. Neste caso, surge uma área de alta pressão, e os sons produzidos pela turbulência da água serão transportados por todos os apartamentos relacionados ao riser.
Razão #7. Às vezes, ruídos monótonos estão associados a um vazamento na torneira. O som pode ocorrer devido a uma junta desgastada que veda o local de montagem deste dispositivo com um T.
Devido à diferença de pressão entre os dois tubos, pode ocorrer um zumbido constante. Neste caso é suficiente conserte a torneira você mesmosubstituindo a junta.
Razão #8. O zumbido pode ocorrer devido a um vazamento na torneira de um apartamento vizinho. Esta versão pode ser prioritária se os ruídos forem claramente ouvidos à noite, quando o consumo de água é reduzido ao mínimo.
Cantarolando virando assobio
Às vezes, ouve-se um ruído específico nas linhas de abastecimento de água, que lembra um apito, que se intensifica com o aumento da pressão.Este som geralmente ocorre quando partes individuais do sistema não são suficientemente permeáveis.
Isso pode ser causado por dois motivos:
- a válvula está total ou parcialmente fechada;
- bloqueio de tubulação.
Para eliminar o primeiro caso, basta verificar a posição da válvula de corte responsável por este trecho da tubulação.
Se a posição da válvula estiver correta, você precisará verificar se há bloqueios nos tubos. Num apartamento, basta desligar o elemento da misturadora e limpá-lo, se necessário, por método mecânico ou por descarga pneumática ou hidráulica.
Se você suspeitar de um bloqueio no sistema centralizado de abastecimento de água, deverá chamar um especialista que detectará o defeito e fará os reparos.
Batendo em canos de água
Às vezes, ruídos estranhos de batidas podem ser ouvidos claramente no sistema de abastecimento de água localizado no apartamento. As causas desses ruídos podem ser variadas.
Razão #1. Expansão térmica de peças de dutos. Este problema preocupa especialmente os proprietários de apartamentos equipados com canos de água de aço. A razão para isso se deve às propriedades especiais do metal. Se a água quente começar a fluir para um tubo muito frio, as paredes de aço começarão a aquecer e isso fará com que se expandam.
O aumento de tamanho é difícil de avaliar visualmente, mas muitas vezes é suficiente que partes próximas comecem a se tocar e seu contato seja acompanhado por uma batida.
Para eliminar este problema, é aconselhável usar tubulações de plástico. As peças metálicas podem ser envolvidas em espuma de polietileno ou outro isolamento confiável.
Razão #2. Soa onde o tubo está fixado na parede. Problema semelhante pode ser causado se, devido à dilatação térmica, os tubos começarem a atingir os fixadores da parede. Isso pode ser descoberto localizando a localização do ruído.
Para solucionar o problema, recomenda-se a utilização de fixadores adicionais, como grampos, para fixar a estrutura. Se houver ruídos vindos do espelho, eles podem ser eliminados preenchendo o vazio no teto com espuma de poliuretano de alta qualidade.
Razão #3. Também existem erros ao instalar a válvula. Se o elemento roscado não for instalado corretamente, a válvula poderá soltar-se. Uma peça que entre na cavidade do tubo atingirá sua superfície interna, bloqueando o fluxo de água. Este problema deve ser resolvido imediatamente chamando um especialista.
Razão #4. Às vezes, o ar entra nos canos. A causa da batida pode ser bolsas de ar nas tubulações. A maneira mais eficaz de eliminá-los é instalar um sistema de exaustão de ar. Também protegerá os elementos estruturais da corrosão e eliminará o mau funcionamento durante a operação da bomba.
Ruído em tubulações com vibração
Às vezes, ao abrir uma torneira, você ouve um zumbido alto, que geralmente é acompanhado por uma vibração pronunciada.
A causa mais comum desse mau funcionamento são problemas no eixo da torneira, uma parte importante do misturador. Se a pressão da água aumentar, este elemento bloqueia a pressão, criando turbulência no fluxo, o que provoca um zumbido.
Para diagnosticar esse ruído, basta abrir uma a uma as válvulas de abastecimento de água quente/fria para descobrir onde está o problema.
Na maioria das vezes, os sons ocorrem em torneiras que usam juntas de borracha. É melhor substituir esses modelos por análogos confiáveis com caixas de eixo de válvula de cerâmica - neste caso, as juntas fazem parte do design do dispositivo.
Via de regra, a operação de tais dispositivos é absolutamente silenciosa; a ocorrência de sons estranhos indica montagem incorreta.
A causa de ruídos repentinos e fortes nas comunicações de abastecimento de água, que desaparecem com a mesma rapidez, pode ser um mau funcionamento das tubulações de um apartamento vizinho. Neste caso, você deve conversar com seus proprietários.
Um zumbido nas tubulações quando a torneira está aberta também pode ser causado pelo excesso de pressão formado no sistema de pressão. Normalmente, esse problema ocorre em determinados horários do dia (horários de pico), quando pressão da água nas tubulações atinge seu valor máximo.
Este fenômeno é bastante perigoso, pois não se limita à ocorrência de sons desagradáveis. O aumento do impacto no sistema pode levar à violação da integridade da estrutura, causando violação do aperto dos fixadores.
Se os proprietários de um apartamento com encanamento recém-instalado reclamam de zumbidos e vibrações das torneiras, antes de mais nada é necessário verificar se foram feitas corretamente as ligações das torneiras e tubulações. É importante vedar todos os fixadores existentes, após o que o ruído estranho geralmente desaparece.
Para reduzir a alta pressão, é aconselhável colocar uma câmara de ar entre as torneiras e os tubos, utilizando um silenciador especial ou um pedaço adicional de tubo.
Também pode ocorrer um zumbido na cisterna do vaso sanitário, caso em que o motivo está em válvulas de corte - membrana ou válvula. Para consertar, é necessário desligar a água e substituir a junta de borracha existente por uma mais dura.Uma arruela instalada sob a membrana também ajudará a eliminar sons.
Ruídos no sistema de esgoto
Ruídos estranhos podem ser ouvidos no sistema de esgoto, mas a ocorrência de sons não é afetada pelo fato de as comunicações serem feitas de elementos de plástico ou ferro fundido. A sua especificidade ajudará a compreender a causa do ruído.
Batendo em um cano de esgoto
Um único som descendente geralmente é causado por um objeto pesado caindo na tubulação de esgoto. É melhor evitar tais situações, pois há risco de possíveis danos à estrutura, principalmente se for feita de tubos de polímero.
Um grande perigo é a batida periódica, que pode indicar um bloqueio existente. Se você suspeitar de um bloqueio, tente usar produtos químicos especiais ou um êmbolo. Se esses métodos não levarem a um resultado positivo, você precisará chamar um encanador.
Barulho se transformando em assobio
Esses sons podem ocorrer por vários motivos:
- No caso de estreitamento do diâmetro do tubo devido ao seu crescimento excessivo ou existência bloqueio de esgoto. Neste caso, você pode utilizar os métodos descritos acima ou entrar em contato com um profissional.
- Além disso, um assobio pode ser um sinal de entrada de ar no sistema de esgoto. Também é preferível confiar a solução de tal problema a um especialista que não só tomará as medidas adequadas, mas também realizará trabalhos preventivos destinados à normalização do ar.
Embora os ruídos que se transformam em assobios não indiquem situações excessivamente perigosas, eles indicam problemas que precisam ser resolvidos imediatamente.
Rumble e vibração no esgoto
O zumbido de um tubo de esgoto pode ser causado por motivos semelhantes ao aparecimento de ruído em tubulações de água. Porém, neste caso não há necessidade de temer o rompimento dos elementos estruturais devido à pressão instável no sistema de drenagem.
Você pode eliminar sons isolando o espelho com espuma de polietileno. Enrolar um tubo feito com este material não só isolará a estrutura, mas também absorverá eficazmente o ruído.
Usando análogos com absorção de som em vez de tubos convencionais. Existem à venda elementos plásticos especiais que são fáceis de reconhecer graças às faixas de marcação nas paredes. As estruturas feitas a partir deles operam de forma absolutamente silenciosa.
A seleção de fotos a seguir apresentará o design e os recursos tecnológicos da versão silenciosa do sistema de esgoto:
Os princípios de organização de um sistema de esgoto silencioso são descritos em detalhes em Este artigo.
Sons estranhos no sistema de aquecimento
Uma ocorrência comum para moradores de casas com aquecimento central é o ruído proveniente de radiadores e tubulações. Para evitar possíveis problemas, você também deve tratá-los com muito cuidado.
Zumbido monótono nas baterias
Uma das causas comuns de zumbido em tubos de aquecimento é a entrada de ar no sistema. Para determinar a leveza, é importante verificar a qualidade do aquecimento.
Se seções individuais do radiador permanecerem frias ou esquentarem menos que as vizinhas, isso indica que o ar entrou na estrutura, o que causou o zumbido. Para eliminá-lo, bem como para estabelecer o aquecimento total, é importante sangrar o ar do sistema.
A entrada de ar na bateria de aquecimento ocorre pelos seguintes motivos:
- instalação incorreta;
- pressão insuficiente nos setores de fornecimento de calor;
- corrosão dos elementos metálicos do dispositivo;
- entrada de objetos estranhos - detritos;
- instalação incorreta de peças individuais do sistema de aquecimento;
- aumento do teor de ar na água;
- inicialização inadequada do sistema de aquecimento;
- falta de duto de ar.
Para resolver o problema que você precisa esvaziar a câmara de ar, que exigirá uma chave de radiador ou chave de fenda, além de um recipiente para água.
Para realizar esta operação, você deve concluir as seguintes etapas:
- encontre uma válvula na bateria; em modelos mais antigos, pode haver uma válvula;
- gire no sentido horário até ouvir o assobio do ar;
- libere o ar até aparecerem gotas de líquido;
- espere até que a água comece a fluir em um fluxo uniforme;
- aperte a válvula.
Alguns radiadores possuem uma opção especial de purga automática, o que torna o processo ainda mais fácil.
Batendo e "disparando" baterias
Os radiadores de metal às vezes produzem sons agudos que lembram tiros.Esse ruído está associado ao fator de expansão do metal: os elementos feitos com esse material aumentam de tamanho quando aquecidos e diminuem quando resfriados.
Para evitar “tiro”, recomenda-se a utilização de um isolamento especial, envolvendo-o nos tubos que ficam próximos às paredes.
Sons semelhantes também podem ocorrer se a estrutura estiver instalada incorretamente e as regras de fixação do radiador forem violadas.
Para evitar problemas, é aconselhável seguir rigorosamente as recomendações dos especialistas:
- a bateria de aquecimento deve estar localizada a 14 cm do chão;
- a distância do peitoril da janela à bateria deve ultrapassar 10 cm;
- deve haver um espaço de 2 a 5 cm entre a parede e o radiador - uma camada de isolamento pode ser colocada nele;
- os tubos devem ser montados em uma superfície vertical plana;
- a extremidade onde está instalado o respiradouro deve ser elevada em 1 cm.
Além disso, podem ser ouvidas batidas periódicas no sistema de aquecimento. Via de regra, sua causa é a diferença nos diâmetros dos tubos utilizados para criar a estrutura.
Para eliminar o mau funcionamento, é aconselhável fazer o sistema com elementos do mesmo tamanho. Em vez de um diafragma, é melhor instalar um regulador que monitore a queda de pressão do abastecimento de água ao radiador.
Sons estranhos podem ocorrer ao usar estruturas cuja vida útil expirou há muito tempo. É necessário verificar o estado do sistema de aquecimento e, se necessário substitua a bateria você mesmo ou confie o processo a um profissional.
Murmurando em radiadores e canos
Muitas vezes você também pode ouvir o gorgolejar e o gorgolejar da água nos canos. Normalmente, esse fenômeno é típico do início da água no início da estação de aquecimento.
Se tal ruído não estiver associado ao arranque da água quente, pode indicar problemas: se ocorrer algum obstáculo no interior da bateria, a água tem de fluir à sua volta, o que provoca sons estranhos.
Para determinar a causa, é necessário verificar a posição da válvula e seu funcionamento, além de tentar determinar a presença de bloqueio.
Para prevenção, você pode limpar o sistema, o que pode ser feito de duas maneiras:
- forte pressão da água;
- usando produtos químicos especiais, seguido de lavagem do sistema com jato de água sob pressão.
Se essas medidas não ajudarem, é preciso chamar um especialista: com um bloqueio massivo, às vezes é preciso recorrer à ajuda de um soldador.
Soa em canos com uma bateria funcionando
A causa do ruído de aquecimento pode não ser o radiador, mas outros elementos do sistema.
Ascendente. Às vezes, o ruído na bateria é causado pelo vazamento de água do riser. Tal problema deve ser corrigido imediatamente por conta própria ou com a ajuda de um técnico chamado pela secretaria de habitação.
Bomba de água. O zumbido deste dispositivo pode ser causado por vários motivos:
- a bomba foi instalada com defeitos;
- a potência do dispositivo não corresponde ao indicador padrão;
- as arruelas de ajuste estão com defeito;
- O superaquecimento é permitido quando a bomba está funcionando;
- desgaste de componentes individuais do dispositivo ou de toda a estrutura.
Para diagnosticar a bomba é necessário desmontar o aparelho, para o que é aconselhável contactar um profissional.
Caldeira. Podem ocorrer sons estranhos se este dispositivo não funcionar corretamente.
As características do ruído e a possibilidade de eliminá-lo dependem em grande parte do combustível com que funciona a caldeira:
- Para modelos de combustível sólido É típico o aparecimento de um estalo na chaminé. Para eliminar isso, é necessário limpar este elemento, após o que o dispositivo liga na potência máxima.
- Em caldeiras a gás Os ruídos são na maioria das vezes causados por defeitos no queimador, o que requer a substituição desta peça.
- Caldeiras a diesel Às vezes emitem um apito que ocorre no bico devido ao excesso de fuligem, que interfere na transferência de calor. A instalação de um termostato ajudará a melhorar a operação.
A causa do ruído também pode ser uma válvula de controle quebrada. Neste caso, é necessária a chamada imediata de um especialista, pois o bloqueio da movimentação do líquido por um elemento destacado pode levar à ruptura das seções de aquecimento.
Um aquecedor de água a gás ou elétrico também pode fazer barulho. Em primeiro lugar, é recomendável inspecionar a válvula desses dispositivos, que na maioria das vezes causa problemas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Abaixo, fornecemos instruções sobre como corrigir duas causas comuns de ruído.
O primeiro vídeo mostra passo a passo o processo de troca da gaxeta, o que permite eliminar ruídos fortes acompanhados de vibrações.
A segunda instrução em vídeo descreve em detalhes como sangrar o ar de uma bateria de aquecimento. Este processo não só ajuda a melhorar a transferência de calor do radiador, mas também elimina zumbidos.
Antes de iniciar os reparos, você precisa descobrir por que os canos de água, esgoto ou aquecimento fazem barulho. Depois de estabelecer a causa dos sons, você pode facilmente resolver o problema sozinho ou com a ajuda de um encanador mestre.
Você tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre o tema? Por favor, deixe comentários sobre a publicação e participe das discussões. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.
Felizmente, só uma vez ouvi esse zumbido nos canos: assim que abri a torneira, ouvi um rugido terrível por todo o apartamento. E no fechamento também. Aí o problema acabou sendo no mixer, foi fácil descobrir porque já estava vazando há algum tempo. Chamei um encanador, ele trocou a torneira e os canos imediatamente pararam de zumbir. Saí com um leve susto.
Nossa, eu tenho a mesma história, Elena! Quando abri a torneira, ouvi um barulho estridente, como se um foguete estivesse decolando) Só que a batedeira não vazou e não tínhamos ideia de que havia algo de errado com ela.Chamei um encanador e ele verificou tudo, todos os canos. Passei um dia, mas descobri que o problema estava no mixer. Assim que foi substituído, tudo desapareceu)
Ou seja, quero dizer: o zumbido dos canos nem sempre significa problemas com os canos.