Ajustando a velocidade do ventilador do duto: conectando o controlador e ajustando a velocidade do exaustor
Ventiladores de duto são usados para garantir a circulação do ar na sala.Dispositivos simples são eficazes e são usados em edifícios residenciais, comerciais e industriais. Mas às vezes é necessário ajustar a velocidade de um ventilador de duto: para economizar energia, reduzir o nível de ruído acústico, ajustar o desempenho da alimentação e exaustão.
Uma forma de alterar o grau de rotação das pás do dispositivo é usar um controlador de passo. Vamos ver como funciona, onde é utilizado, quais as vantagens e desvantagens do aparelho, que tipos existem. Vejamos alguns diagramas de conexão para tais dispositivos e nuances relacionadas à instalação. Tudo isso irá ajudá-lo a selecionar e instalar o regulador corretamente.
O conteúdo do artigo:
Viabilidade de usar o dispositivo
Quando o ventilador funciona constantemente na velocidade máxima, os recursos do dispositivo se esgotam rapidamente. A potência do dispositivo diminui e ele falha. A maioria das peças não suporta tal carga, desgasta-se e quebra. Instalação do controlador de velocidade aumenta a vida útil fã
Além de economizar recursos de trabalho, o regulador também desempenha outra função importante - reduz o ruído de um sistema de ventilação em funcionamento.
Outra razão convincente para instalar um regulador é economia de energia. O resultado da redução do número de rotações das pás e da alteração da potência total do dispositivo é uma redução no consumo de energia.
Princípio de funcionamento de um regulador escalonado
A operação do dispositivo é baseada na aplicação transformador, que está equipado com um enrolamento, bate nas voltas. O enrolamento é ramificado. Ao conectar os ramais ao exaustor, é fornecida uma tensão reduzida.
O ajuste do degrau propriamente dito é realizado alterando as voltas, que estão conectadas à entrada do ventilador.
À medida que a tensão diminui, a velocidade de rotação das lâminas do capô também diminui. Na saída obtemos uma onda senoidal não distorcida, portanto, ao mudar de velocidade, não há interferência que afete outros dispositivos e a própria ventoinha.
Outros tipos de reguladores utilizam um princípio diferente. EM módulos eletrônicos A ação PWM baseia-se na variação da potência instantânea transmitida à carga. EM dispositivos semicondutores a função operacional é baseada em tiristores e triacs.
O dispositivo é controlado por uma mudança gradual e faseada na tensão de alimentação. O ajuste é feito manualmente.
Os controladores são montados na parede como interruptores, com a ajuda deles é fácil alterar o número de rotações do exaustor.
Por meio de uma chave especial, o ventilador é conectado à unidade de enrolamento desejada e a velocidade de rotação de suas pás diminui. Ao mesmo tempo, o consumo de energia é reduzido, o que poupa recursos.
As vantagens dos modelos incluem confiabilidade, durabilidade e alta capacidade de sobrecarga. As desvantagens incluem o tamanho da unidade de controle: isso nem sempre é conveniente se o dispositivo precisar ser colocado em um espaço limitado.
Mais duas desvantagens são a impossibilidade de ajuste suave e a perda de energia devido ao aquecimento durante o ajuste. Mas ao conectar sensores de temperatura e um temporizador, o processo de mudança de velocidade é fácil de automatizar.
Tipos e recursos de dispositivos
Os reguladores transformadores são ideais para situações em que é necessário controlar manualmente a velocidade de rotação das pás do capô. Sua popularidade se deve ao custo moderado, bem como à maior confiabilidade entre seus “colegas”.
A diferença entre controladores de passo e outros tipos de reguladores — a capacidade de trabalhar continuamente durante um longo período em instalações não vigiadas.
Principais características técnicas dos dispositivos:
- tensão escalonada: 65-110-135-170-230 ou 80-105-130-160-230 (os números variam dependendo do modelo);
- monofásico e trifásico - 220 e 380 V, respectivamente;
- o peso pode chegar a 30 kg (todos os aparelhos são bastante volumosos);
- frequência atual: 50–60 Hz;
- classe de proteção do dispositivo: 00, 20, 54 IP.
As caixas dos dispositivos são feitas de plástico durável e podem suportar temperaturas de até +40 graus. Alguns grupos de reguladores pertencem à classe B com reserva de velocidade do obturador de até 130 graus.
Alguns modelos são equipados com luzes avisadoras de funcionamento do equipamento e indicadores de emergência. Existem também dispositivos exclusivos com opção de isolamento galvânico da rede. Esses controladores podem ser usados em instituições médicas.
Como opções adicionais, o controlador pode ter terminais para conectar e controlar dispositivos externos (por exemplo, para acionamentos de amortecedores de ar).
Com base no projeto e tipo de ventiladores atendidos, os controladores são divididos em instalados:
- nas paredes;
- dentro das paredes;
- dentro da unidade de ventilação;
- em um gabinete especial separado se o sistema estiver funcionando "Casa inteligente".
Alguns modelos são montados em trilho Din e controlados remotamente.
Se precisar regular a velocidade de vários ventiladores, é aconselhável adquirir um controlador multicanal. Existem modelos que podem atender até quatro ou mais dispositivos simultaneamente.
Porém, se os ventiladores estiverem localizados em ambientes diferentes e houver um regulador, os parâmetros dos exaustores serão iguais. Nos casos em que são necessários diferentes microclimas em salas diferentes, é mais conveniente conectar vários controladores.
O grande peso e dimensões de tais dispositivos e a complexidade do controle externo são compensados pelas suas vantagens quando colocados num local estacionário. A escolha de um modelo específico depende das características técnicas do sistema de ventilação.
Conectando o controlador ao exaustor
O dispositivo é instalado em ambientes internos. É produzido levando em consideração a recirculação das massas de ar para resfriar os circuitos internos.
Para instalar o regulador corretamente, você deve ler atentamente as instruções do dispositivo.
A maioria dos modelos é projetada para autoinstalação pelo usuário e não requer conhecimentos especiais.
A instalação de dispositivos de parede e embutidos é realizada por meio de parafusos e buchas, que são selecionados de acordo com as dimensões e peso do dispositivo. Os elementos de fixação geralmente estão incluídos no kit, assim como o diagrama de fiação do controlador do ventilador.
O padrão geral e a sequência de ações são os seguintes:
- O regulador é primeiro montado e depois conectado ao cabo que fornece corrente ao ventilador.
- Os fios são divididos em “fase”, “zero”, “terra” e cortados, conectados aos terminais de entrada e saída. É importante não confundi-los e fazer todas as conexões de acordo com as instruções.
- A última etapa é verificar o tamanho da seção transversal do cabo de alimentação e da conexão quanto à conformidade com a tensão máxima permitida do dispositivo.
O processo de instalação de reguladores de parede é semelhante ao princípio tomadas de conexão, interruptores de iluminação. Você pode usar o antigo assento do interruptor do ventilador para montar o controlador. Neste caso, a chave deve ser removida.
Caso o controlador possua contatos térmicos, recomenda-se conectá-lo a motores com contatos externos de proteção térmica conectados aos terminais TK do regulador. Este circuito protegerá de forma confiável o dispositivo principal.
Quando os contactos térmicos se abrem devido a sobreaquecimento, o circuito do controlador é interrompido, o motor para imediatamente e a luz avisadora acende.
Um motor sem contactos térmicos requer a instalação de uma proteção térmica separada. Adicionalmente, um jumper no TC pode ser adicionado ao circuito, mas a corrente nominal do regulador deve ser 20% maior que a corrente máxima do motor.
Como reduzir ou aumentar a velocidade?
Nos exaustores, graças ao ajuste gradual da velocidade do ventilador, é possível alterar a intensidade do fluxo, o que afeta a troca geral de ar. Para controle, é usado um método de alteração de tensão.
A eficácia do dispositivo foi comprovada na prática. Um dispositivo simples e barato, adequado para locais domésticos e públicos. Também pode executar funções adicionais.
A velocidade é aumentada ou diminuída mecanicamente. Os módulos possuem uma roda para alteração gradual da velocidade do motor do exaustor.
Antes de conectar a alimentação, verifique as conexões dos fios e a eficiência do aterramento. Não é recomendado ligar ou desligar frequentemente: a operação contínua do regulador garante a temperatura ideal e evita a formação de condensação no corpo do dispositivo.
Caso o dispositivo não possua função de reinício automático e ocorra superaquecimento, os motivos devem ser eliminados. A chave é colocada em zero enquanto o motor está esfriando e, em seguida, o dispositivo é reiniciado.
Recomendações para reduzir os níveis de ruído
Freqüentemente, o desejo de ajustar a velocidade do ventilador está associado ao aumento do nível de ruído que o dispositivo produz. O dispositivo deve “soar” na faixa de até 55 dB. O nível normal é 30-40 dB.
Na verdade, o regulador não reduz o ruído: na velocidade máxima, o ventilador emite o mesmo som de antes. Ele funciona mais silenciosamente em velocidades mais baixas.
Para reduzir o nível de ruído do exaustor mesmo na velocidade máxima, é necessário verificar o aperto da fixação do corpo do dispositivo principal na parede, um nicho especial. As lacunas podem ser fontes de vibração adicional.
Essas lacunas são vedadas com espuma de borracha ou poliuretano. Também é útil inspecionar os elementos de fixação, que devem estar bem apertados. Reduz o ruído e fino isolon substrato em uma superfície vibratória.
E a forma mais eficaz de reduzir o ruído do exaustor é escolher ventilador de duto silencioso.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como conectar o regulador ao ventilador.O exemplo mostra um controlador tiristor, mas o princípio de conexão ajudará você a entender o algoritmo para trabalhar com um dispositivo de passo:
Recursos de conexão de um ventilador de duto por meio de um controlador de velocidade + mais dois métodos são discutidos no vídeo a seguir:
O controle passo a passo da velocidade do ventilador torna o sistema menos consumidor de energia, mais silencioso e controlado com mais precisão. O controlador garante a segurança do equipamento principal e aumenta sua vida útil. Isto é facilitado pela inicialização segura, proteção contra curto-circuito, sobrecorrente, sobretensão e operação em fase aberta.
O custo de aquisição do aparelho é compensado pela economia no consumo de energia. É importante apenas selecionar os parâmetros do regulador para o ventilador em manutenção. A maioria dos fabricantes possui tabelas de correspondência de modelos que você pode usar ao comprá-las. A consulta com o gerente da loja também não cabe..
Você tem alguma dúvida sobre o tema do artigo? Pergunte aos nossos especialistas e outros visitantes do site - o bloco de comentários está localizado abaixo. Também aqui você pode compartilhar sua própria experiência e conhecimento teórico, além de participar de discussões.
Olá, compramos um exaustor da marca verakso (possui ventilador centrífugo com as seguintes características: Capacidade - 800 m3/hora
Consumo de energia - 80 W
Nível de ruído - 74 dB
Dimensões do capô - 41/31/13,3 cm (l/w/h)
Tensão - 220 Volts). Após o primeiro uso, ficou claro que o ruído era muito alto e não havia controle de velocidade. Um representante do fabricante do capô afirmou que se o regulador for instalado neste tipo de motor, ele (o motor) irá falhar rapidamente. Isso é verdade?