Substituindo o tanque do vaso sanitário: como remover corretamente o tanque antigo e instalar um novo

O componente mais vulnerável do banheiro é o reservatório de água. Na maioria das vezes é isso que precisa ser mudado.Substituir a cisterna do vaso sanitário é muito mais barato e prático do que comprar um novo kit de encanamento. Além disso, você pode economizar muito dinheiro se encontrar um tanque adequado e instalá-lo você mesmo. Você concorda?

Diremos a você como escolher o tanque certo para restaurar a funcionalidade de uma importante instalação de encanamento. Aqui você aprenderá como desmontar um tanque usado e instalar novos equipamentos. Tendo em conta as nossas recomendações, as atividades de substituição decorrerão sem problemas.

Oferecemos métodos testados na prática e fornecemos instruções detalhadas. Ilustrações, guias de fotos e vídeos proporcionarão uma percepção clara das informações.

Tipos de banheiros e cisternas

Ao longo dos séculos de existência dos banheiros, o princípio de seu projeto de engenharia mudou pouco. Os fabricantes atuais produzem quatro tipos de produtos sanitários para vasos sanitários.

Compactar. Nesta versão do vaso sanitário, atrás da bacia existe uma plataforma para instalação de um tanque removível, que é fixado por meio de dois parafusos longos. A vantagem do compacto é a comodidade de consertar as conexões do ralo em caso de quebra.

Tipo de vaso sanitário compacto
A desvantagem do Compact é sua angularidade estrutural, devido à qual sujeira e fungos de difícil acesso se acumulam constantemente em sua superfície traseira

Monobloco. Este tipo de vaso sanitário parece um único bloco de cerâmica que combina uma tigela e um reservatório de água localizado na parte traseira. Este design é fácil de instalar e você pode apoiar os cotovelos no vaso sanitário enquanto está sentado.

Modelo de banheiro monolítico
Ao escolher um vaso sanitário monolítico, é recomendável comprar modelos que possuam encaixes de descarga padronizados, caso contrário, se uma válvula de descarga quebrar, pode ser necessário substituir completamente o encanamento

Separado. Este projeto do vaso sanitário envolve colocar o tanque a uma certa altura e conectá-lo à bacia por meio de uma mangueira ou cano. O encanamento separado é típico para locais públicos, onde há uma grande probabilidade de o tanque se mover e vazar.

Tipo de banheiro separado
Banheiros separados são convenientes se não houver possibilidade de conectar uma mangueira de abastecimento de água perto da bacia, porque você pode até pendurar o tanque na lateral do assento do vaso sanitário

Escondido. Este tipo de sanita também é denominado suspenso, pois é montado numa moldura escondida atrás da caixa - uma instalação. Apenas a tigela fica visível, e o tanque de drenagem e outros elementos estruturais ficam escondidos em uma caixa decorativa ou atrás de uma parede.

Sanita suspensa na instalação
É aconselhável verificar o funcionamento da cisterna antes de cobrir a instalação, pois será muito difícil reparar equipamentos revestidos com azulejos

O tanque de uma instalação quase nunca é substituído separadamente, portanto, se o mecanismo interno quebrar, o principal problema é desmontar a parede ou caixa de gesso para ter acesso à moldura.

O mais difícil é desmontar a caixa de descarga do tipo Compact.Isso se deve à localização das instalações hidráulicas e ao mínimo de espaço livre para trabalho.

Diagrama da cisterna do banheiro

Uma cisterna doméstica padrão consiste em:

  • alojamentos;
  • mecanismo de flutuação;
  • mecanismo de gatilho.

O tanque pode ser fixado ao vaso sanitário de várias maneiras. Os fabricantes geralmente não colocam os fixadores diretamente no orifício de drenagem, mas sim colocam os parafusos de fixação nas laterais dele.

Fixando o tanque por dentro
Parafusos de plástico e latão são preferidos para fixação porque o aço enferruja rapidamente e pode causar problemas ao afrouxar as porcas posteriormente.

Para vedar o tanque, uma junta de borracha é colocada entre ele e o vaso sanitário, que é simplesmente pressionada com fechos laterais.

interno conjunto completo de cisterna difere em diferentes modelos. O mecanismo pode ser um simples tampão com bóia ou um cartucho, que inclui simultaneamente todas as ferramentas necessárias para a drenagem.

Diagrama do cartucho de acessórios de drenagem
O cartucho não requer configuração e é fácil de instalar, mas se alguma peça interna quebrar, será necessário adquirir um novo dispositivo

A tampa é fixada externamente com uma porca de fixação decorativa próxima ao botão de drenagem, que um encanador novato pode não conhecer.

Na substituição de uma cisterna, o diagrama de seu funcionamento não é tão importante, pois os mecanismos internos de um produto novo geralmente já estão instalados em seu interior ou vêm acompanhados de instruções individuais de instalação.

Razões para substituir a cisterna

A falha direta da cisterna raramente ocasiona sua substituição pelo fato de ser constituída apenas por um recipiente de cerâmica com tampa e fechos. Simplesmente não há nada para falhar aí.

As pessoas são obrigadas a trocar a cisterna de descarga, deixando o vaso sanitário antigo no lugar, pelos seguintes motivos:

  1. Dano mecânicoque provoquem a destruição da cisterna ou representem risco de lesões posteriores às pessoas.
  2. Obsolescência do projeto. Os tanques separados são os mais fáceis de substituir por esse motivo, porque geralmente não requerem compatibilidade estrutural com o vaso sanitário.
  3. Danos ao mecanismo de drenagem interno com a impossibilidade de substituí-lo. Esse infeliz motivo é típico de modelos de vasos sanitários exclusivos, cujos componentes são difíceis de encontrar até na Internet.

Substituir a caixa de descarga do vaso sanitário é sempre mais barato do que comprar um novo conjunto completo de encanamentos. O único problema pode ser encontrar um modelo compatível com o seu vaso sanitário antigo.

Muitas vezes acontece que em vez de instalar um novo tanque de descarga, basta apenas consertar o tanque. Confira as opções de avarias que podem ser resolvidas com reparos.É possível que sua opção esteja descrita aí.

Escolhendo uma nova cisterna

Os locais onde a cisterna é fixada na bacia não são padronizados, portanto não há garantia de que você conseguirá encontrar a cisterna necessária para um vaso sanitário antigo. Você pode escolher um modelo semelhante da mesma empresa, mas com o passar dos anos de operação, geralmente todas as etiquetas são apagadas e é impossível determinar o nome do dispositivo.

Mas você pode encontrar o nome da empresa na arruela decorativa perto do botão de drenagem. Em casos extremos, primeiro será necessário desmontar a cisterna, tirar uma foto da prateleira do vaso sanitário, tirar as medidas e depois com tudo isso ir até a loja e tentar selecionar o modelo desejado.

Também é necessário medir a distância entre os eixos dos dois orifícios de fixação do tanque ao vaso sanitário.

Substituindo o tanque de drenagem do tipo Compacto

Os vasos sanitários com cisterna de descarga acoplada são os mais comuns devido ao baixo custo e facilidade de instalação. Podem ser instalados em qualquer área do banheiro onde seja possível organizar abastecimento de água e esgoto.

Estágio 1. Seleção de ferramentas e materiais

Para trocar a cisterna de forma independente, a pessoa deve garantir que possui as seguintes ferramentas e materiais:

  • novo tanque com mecanismo de drenagem interno;
  • juntas e fixadores;
  • chaves inglesas;
  • selante de silicone;
  • Jogo de chaves de fenda;
  • novas mangueiras flexíveis;
  • serra para metal (se necessário).

A lista proposta é mínima e não implica problemas graves na desmontagem do equipamento.

Leia o artigo: Classificação das melhores chaves.

Etapa #2. Removendo o tanque no Compact

A remoção do tanque de drenagem da tigela de cerâmica começa com a drenagem e o desligamento do abastecimento de água.Para isso, fecha-se o tubo ou mangueira de abastecimento de água e realiza-se uma drenagem completa. Fica um pouco de água no fundo do tanque, que depois você pode enxugar com um pano.

Desparafusando o botão de drenagem de travamento
O segundo passo é retirar a tampa, que é fixada com uma porca de botão decorativa. Não desempenha função de vedação, portanto deve ser desparafusado manualmente sem esforço.

Após remover a tampa, desparafuse a mangueira de água. Sua localização pode ser completamente diferente. O tubo de drenagem pode estar localizado na lateral, no fundo ou na parte traseira da cisterna.

Ao desaparafusar a porca com uma chave inglesa, você deve segurar o mecanismo de abastecimento de água dentro do vaso sanitário com a outra mão.

Desparafusando a mangueira de água
É perigoso usar mangueiras velhas porque seus tubos de borracha têm vida curta e podem vazar em momentos inesperados.

Então você precisa desparafusar as porcas de fixação sob o vaso sanitário. Se o encanamento estiver no banheiro há muitos anos e o ambiente estiver constantemente úmido, os parafusos e porcas podem ficar tão enferrujados que será impossível desparafusá-los.

Neste caso, resta apenas cortar cuidadosamente os parafusos. Não há outra maneira de desmontar o tanque.

Desparafusando a porca que prende o tanque
Se as bordas da porca estiverem completamente corroídas pela ferrugem, você pode umedecer a junta com um líquido solvente especial e, em seguida, tentar desparafusar o fixador com um alicate

Após desapertar os parafusos de fixação, o tanque de drenagem pode ser levantado e removido. Ainda deve haver uma junta de borracha no vaso sanitário, que é recomendável substituir por uma nova. Um conjunto de elásticos geralmente é incluído no tanque de drenagem adquirido.

É imperativo limpar a prateleira do vaso sanitário contra sujeira, mofo e ferrugem.

Limpando a prateleira do vaso sanitário
Uma boa limpeza da sede da junta de borracha evitará possíveis vazamentos de água quando você instalar posteriormente a caixa de descarga no vaso sanitário.

Após a instalação e anexando uma nova cisterna não haverá mais uma oportunidade conveniente para limpar este local no corpo do vaso sanitário.

Etapa #3. Instalando um novo tanque de drenagem

Depois de selecionar e adquirir uma nova cisterna adequada, você pode começar a instalá-la.

Conjunto completo da cisterna
Existem dois orifícios no tanque de descarga do vaso sanitário: para a válvula de enchimento (A) e para o mecanismo da válvula de descarga (B)

Antes de instalar os mecanismos de flutuação e descarga no tanque, é aconselhável verificar a compatibilidade estrutural da saída inferior com a junta e o vaso sanitário.

Se todos os elementos forem compatíveis e o tanque ficar firme e firme no vaso sanitário, você poderá iniciar sua instalação passo a passo.

Passo um. Instalação do mecanismo da válvula de drenagem. Para fazer isso, coloque um anel de vedação no tubo da válvula e insira o dispositivo no orifício inferior do tanque.

Inserindo o cartucho no orifício do tanque
Em seguida, você precisa colocar outra vedação de borracha na parte externa e fixar o mecanismo de descarga na cisterna do vaso sanitário com uma porca de plástico
Fixando o cartucho disparador ao reservatório
O aperto final da porca plástica deve ser realizado na posição vertical do tanque de drenagem para evitar distorções e consequentes vazamentos de água

Não há necessidade de prendê-lo firmemente com chave, a força manual será suficiente.

Passo dois. Instalando a válvula de enchimento. Seu tubo pode sair de qualquer lado do tanque, dependendo do modelo.

Junta de borracha para tubo de abastecimento de água
A fixação ocorre usando o mesmo método do mecanismo da válvula de drenagem: o tubo com a vedação é inserido no orifício e preso com uma porca especial
Instalação de tubulação de abastecimento de água
O tubo que sai do banheiro é feito de plástico, então você não deve prendê-lo com muita força - você pode lamber a conexão roscada

Se o abastecimento de água ocorrer por baixo, existe o risco de vazamento de água. Portanto, é recomendado lubrificar a junta externa e a conexão roscada com silicone antes de apertar.

Passo três. Instalação de vedação. Um manguito de borracha é colocado no tubo de saída da válvula de drenagem. Em alguns modelos, é mais conveniente colocá-lo em uma ranhura na prateleira do vaso sanitário. Embora esta vedação grande não fique sob pressão, recomenda-se que seja revestida com uma fina camada de selante em ambos os lados.

Colocando o manguito de borracha
Antes de instalar a junta, extensores de fluxo podem ser instalados na entrada do vaso sanitário para ajudar a distribuir a água uniformemente em todo o perímetro do assento

Etapa quatro. Fixação da cisterna na tigela. É necessário alinhar de maneira uniforme e clara a saída do tanque com o orifício correspondente no vaso sanitário. Um excelente guia para a localização correta podem ser os canais de passagem dos parafusos de fixação: se você olhar diretamente de cima para baixo, o piso deverá ficar visível.

Inserimos parafusos de plástico ou metal nos orifícios de montagem e os apertamos suavemente por baixo com porcas.

Consertando a cisterna
É necessário apertar as porcas alternando esforços em ambos os lados do tanque de drenagem. O menor desalinhamento pode causar deslocamento do manguito de borracha e vazamento.

Não se esqueça de colocar juntas em forma de cone nos parafusos no interior do tanque de drenagem.

Etapa cinco. Aparafusando a mangueira flexível à válvula de enchimento.

Aparafusando a mangueira de água
Em um tanque novo, a localização do bico da válvula de enchimento pode ser diferente, por isso é necessário selecionar o comprimento das mangueiras flexíveis levando em consideração a alteração da distância entre o tanque e o sistema de encanamento

Depois de prender as mangueiras, você pode abrir a água e ver o trabalho mecanismo de flutuação com a tampa do tanque aberta. Se a bóia funcionar normalmente, deverá ser realizado um teste de drenagem da água.

Etapa seis. Aparafusando a tampa e o botão de drenagem. O mecanismo da válvula de drenagem é operado por um botão que geralmente é parafusado na parte superior do mecanismo da válvula. Como resultado, o corpo da válvula fica esticado entre o orifício de drenagem na parte inferior e o botão na parte superior.

O mecanismo de fixação da tampa pode ser diferente do descrito acima, por isso leia atentamente as instruções que acompanham o tanque. Depois de instalada a tampa do tanque, sua instalação termina. Posteriormente, você pode instalar um assento sanitário, arrumar o banheiro e usar o novo equipamento com conforto.

Guia fotográfico para instalação da cisterna sanitária PORTA

Iniciaremos o processo de instalação do tanque de drenagem familiarizando-nos com os componentes e montando a válvula de drenagem. Tem como característica o mecanismo de botão indissociável, que deverá ser totalmente substituído em caso de avaria, e a presença de lâmpada no sistema de captação de água.

Montagem da válvula de drenagem antes do trabalho
Antes de iniciar os trabalhos de instalação de um novo tanque de drenagem, é necessário se familiarizar com a embalagem, verificar a presença de todas as peças necessárias e montar a válvula de drenagem

Concluídas com sucesso as etapas de montagem da válvula, procedemos à instalação do tanque e sua fixação no vaso sanitário:

Verificamos o nível do tanque instalado. Nós consertamos apertando as porcas uniformemente. Para evitar complicações durante a instalação das ferragens, estudamos os componentes:

Peças da válvula de escape
Para instalar corretamente o dispositivo de travamento, conhecemos seus detalhes estruturais

Em seguida, procedemos à instalação dos acessórios:

Substituindo a cisterna de um vaso sanitário separado

Substituir o autoclismo em vasos sanitários separados é muito mais fácil do que em vasos compactos. O equipamento é fixado à parede por meio de fixações especiais ou a caixa é aparafusada diretamente a uma laje vertical de concreto.

Desparafusando a cisterna de um banheiro separado
É necessário desapertar os parafusos ou porcas com cuidado, pois os furos na parede podem ser úteis para a fixação de uma nova cisterna

Após a retirada do tanque antigo, é necessário, conforme instruções, montar um novo.

Diagrama do tanque de um banheiro separado
Na loja você pode pedir ao vendedor que instale todo o interior da cisterna, para que em casa você possa simplesmente pendurá-la na parede e conectá-la às comunicações

Depois de montado, o tanque suspenso adquirido é montado na parede e conectado a uma mangueira de água.O tubo de drenagem é inserido no orifício correspondente do vaso sanitário e isso completa a instalação do tanque para um vaso sanitário separado.

Devido ao ruído e à falta de atratividade externa, esses tipos de tanques de drenagem praticamente não são encontrados em casas e apartamentos.

Se a substituição do tanque foi apenas uma solução parcial para o problema e o reservatório também precisa ser trocado, então informações úteis e detalhadas instruções de instalação do banheiro, você encontrará o mesmo em nosso site.

Instalação de um novo tanque na instalação

Uma avaria grave do tanque de drenagem de uma instalação é um problema muito desagradável. Para eliminá-lo, é necessário desmontar a caixa decorativa ou os azulejos do banheiro.

Removendo o revestimento de uma instalação sanitária
Você pode evitar extensos trabalhos de reparo ao desmontar o revestimento se fizer isso com painéis de madeira desmontáveis. Mas a superfície da madeira deve ser protegida da umidade do banheiro

A caixa de plástico geralmente é fixada à estrutura de metal por meio de travas.

Fixando a cisterna na moldura
Ao substituir um tanque de drenagem em uma instalação, você terá que comprar o equipamento da mesma empresa ou substituir completamente a estrutura do encanamento

Após desmontar a instalação, basta retirar o antigo e fixar o novo tanque na estrutura. A instalação de um novo tanque é realizada após inspeção da estrutura de suporte do vaso sanitário suspenso e reparo de instalação em caso de detecção de avarias.

A seguir, a instalação é fixada na parede, após o que uma mangueira de água é conectada ao tanque.

Então você pode mascarar a estrutura de suporte novamente e instalar vaso sanitário nos pinos de montagem fixados nele. Nos vasos sanitários de parede, a cisterna é apenas um componente do bloco, cuja substituição leva vários minutos. Mas a desmontagem e instalação da caixa decorativa podem levar semanas.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Os materiais de vídeo apresentados complementarão a compreensão da sequência de ações na substituição da cisterna e apresentarão as nuances desse processo.

Vídeo nº 1. Instalação da cisterna:

Vídeo nº 2. Desmontagem e montagem do tanque do vaso sanitário:

Vídeo nº 3. Instalação de autoclismo suspenso:

O processo de substituição da caixa de descarga de um vaso sanitário é bastante simples e não requer conhecimentos específicos. A principal dificuldade é encontrar um modelo adequado de equipamento na loja. Seguir cuidadosamente as recomendações descritas acima ajudará a resolver outros problemas.

Você pode falar sobre sua experiência de substituição de uma cisterna de descarga e compartilhar sutilezas interessantes no bloco abaixo. Aqui, tire dúvidas e comente as informações que oferecemos.

Comentários dos visitantes
  1. Andrei V.

    Quando meu tanque quebrou, o encanador do departamento de habitação disse que o vaso sanitário era velho e era mais fácil substituí-lo do que consertá-lo. Não dei ouvidos a ele, passei muito tempo procurando um mecanismo adequado, mas finalmente encontrei. Tive que trabalhar muito, mas consegui remover o encanamento antigo e instalar o novo. Na verdade, a própria parte de faiança não pode ser demolida e, se você pode simplesmente substituir o mecanismo de descarga, por que trocar completamente o vaso sanitário?

  2. Evgeny Karmenko

    Quando o tanque quebrou, pensei que teria que trocar completamente o encanamento. Mas depois de ler várias recomendações na Internet, percebi que poderia tentar substituí-lo sozinho. Comprei um tanque novo, os materiais necessários e comecei a trabalhar. Levei alguns dias para consertar, mas consegui fazer a substituição sozinho. O principal é abordar o assunto com responsabilidade, então com certeza tudo dará certo!

  3. No começo eu só queria trocar as ferragens internas, mas, como dizem, “algo deu errado” 🙁 Vou trocar o tanque. Além disso, os novos vêm com todos os componentes internos.

  4. Nikita

    Em 2013, encontrei uma bacia e uma cisterna de um banheiro Gustavsberg sem acessórios no corredor do dormitório. Ela teve que ser levada separadamente. Comprei acessórios IDDIS. E como junta peguei uma folha de borracha e cortei no formato do assento do vaso sanitário. Depois de instalar as conexões no tanque, revesti a junta de ambos os lados com selante e instalei o tanque. Um dia depois, o banheiro recém-fabricado começou a funcionar como se sempre tivesse estado ali!

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica