Como conectar você mesmo uma máquina de lavar: instruções de instalação passo a passo
Para instalar uma máquina de lavar automática não é necessário chamar um especialista. Afinal, seus serviços não serão baratos.Instruções detalhadas que explicam como conectar você mesmo uma máquina de lavar irão ajudá-lo a realizar corretamente todas as manipulações necessárias com custos financeiros mínimos.
Diremos como instalar e conectar equipamentos de lavagem doméstica com suas próprias mãos. O artigo que apresentamos descreve detalhadamente o processo de desembalagem, nivelamento e conexão da unidade às comunicações. Tendo em conta os nossos conselhos, poderá realizar todo o trabalho na perfeição.
O conteúdo do artigo:
- O procedimento para conectar uma máquina automática
- Etapa #1 - escolha de um local para instalação
- Etapa 2 – preparação para instalação
- Etapa #3 – nivelar a máquina de lavar
- Etapa #4 - conectando a máquina ao abastecimento de água
- Etapa #5 - conexão ao esgoto
- Etapa #6 - conexão à rede elétrica
- Etapa 7 – ativação do teste
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O procedimento para conectar uma máquina automática
Para iniciar o funcionamento do dispositivo de lavagem, é necessário escolher o local ideal para sua colocação. Em seguida, prepare a máquina de lavar para o trabalho de conexão.
Depois disso, resta executar corretamente os seguintes passos:
- alinhe o dispositivo, dando-lhe a posição ideal;
- conectar-se ao abastecimento de água para coletar a água necessária para a lavagem;
- conectar-se ao esgoto para drenar a água ao implementar um determinado programa (lavar, molhar, enxaguar, centrifugar);
- conecte-se à rede elétrica para garantir o fornecimento de corrente elétrica que aciona o motor da unidade.
A seguir, consideraremos detalhadamente todas as etapas acima.
Etapa #1 - escolha de um local para instalação
Em primeiro lugar, é preciso pensar no local onde o aparelho será instalado. Os modelos modernos que requerem ligação ao abastecimento de água e esgoto estão localizados permanentemente, pois é muito difícil movê-los.
Regras para a localização da unidade de lavagem
Para a correta localização da máquina de lavar, devem ser levados em consideração os seguintes requisitos:
Para a localização ideal da máquina automática, fatores como:
- sistemas de abastecimento de água e esgotos existentes nas proximidades;
- a capacidade de conectar-se facilmente à rede elétrica (de preferência não por meio de um cabo de extensão, mas diretamente);
- a presença de piso plano (de preferência de concreto armado);
- dimensões da máquina de lavar, o método de carregamento da roupa, a lateral da abertura da escotilha para modelos frontais;
- livre acesso por todos os lados: além de facilitar o carregamento da roupa, é importante ter um vão na lateral da parede para que você possa retirar roupas ou outros itens que caíram acidentalmente.
Na prática, os dispositivos de lavagem são normalmente instalados no banheiro, na cozinha ou no corredor.
Determinando a sala de instalação
Banheiro. Este é um local tradicional para colocação da máquina, pois nesta sala, que dispõe de todas as comunicações necessárias, é fácil instalar esgoto e abastecimento de água.
As desvantagens desta opção incluem o tamanho diminuto da maioria dos banheiros, razão pela qual os proprietários muitas vezes precisam escolher modelos compactos.
Além disso, esses espaços são caracterizados por alta umidade, o que pode afetar tanto o estado da fiação elétrica quanto a facilidade de manutenção de diversos componentes das máquinas de lavar.
Cozinha/sala de jantar. Este cômodo também é frequentemente utilizado para a instalação do aparelho, que geralmente é instalado embaixo da pia ou próximo à pia. Como esse cômodo geralmente também é pequeno, lavar roupa aqui às vezes incomoda a dona de casa.
Além disso, as condições de temperatura e humidade na cozinha também nem sempre correspondem às regras de funcionamento das máquinas de lavar.
Hall de entrada e despensas. Uma opção inusitada, mas bastante aceitável, seria instalar uma máquina automática no corredor, armário, despensa ou até mesmo em um armário espaçoso. O único obstáculo neste caso pode ser a falta de fácil acesso aos sistemas de comunicação.
Os futuros instaladores da máquina de lavar precisam considerar:
Etapa 2 – preparação para instalação
A máquina adquirida é entregue no apartamento embalada. Todas as peças rotativas são fixadas com fechos (parafusos, barras, suportes), que protegem o aparelho contra danos acidentais durante o transporte.
A máquina de lavar entregue deve ser retirada da caixa e, em seguida, começar a remover as peças de fixação:
- Você precisa remover os suportes da parede traseira da unidade, que são instalados para a rigidez necessária ao transporte de eletrodomésticos. Tais elementos também sustentam partes flexíveis da estrutura, nomeadamente a mangueira e o cabo eléctrico.
- Em seguida é necessário retirar as barras, colocado entre o tanque e o corpo do dispositivo. Para fazer isso, basta inclinar levemente a lavadora para frente.
- Você também deve remover os parafusos, que são instalados na parte frontal da máquina para fixar o tambor. É melhor inserir imediatamente tampões de plástico nos orifícios dos elementos removidos (geralmente acompanham o modelo).
Os fixadores liberados devem ser cuidadosamente embalados e armazenados: eles podem ser necessários ao solicitar assistência técnica.
Etapa #3 – nivelar a máquina de lavar
Para que a máquina automática funcione com a máxima eficiência, instalação e conexão da máquina de lavar deve ser abordado com o máximo cuidado.
A base do piso requer atenção especial, que deve atender a uma série de critérios:
- superfície estritamente horizontal;
- estrutura durável;
- sustentabilidade;
- proteção contra vibrações e outras influências inevitáveis durante a operação da unidade.
Se a fundação não atender a esses critérios, é melhor tomar medidas para atendê-los.
Além de nivelamento e confiabilidade, a base para instalação da lavadora também deve ter propriedades antivibratórias. Se for instalá-lo sobre piso de cerâmica ou madeira, então é melhor realizar todo o processo com dispositivos que amortecem as vibrações:
Em superfícies frágeis, é aconselhável fazer uma betonilha de cimento-areia ou reforçar os pavimentos existentes no local onde será instalado o dispositivo de lavagem.
Depois de certificar-se de que a base atende a todos os requisitos mencionados anteriormente, você pode iniciar a instalação. A máquina totalmente desembalada e com os fixadores removidos é colocada no local selecionado.
A instalação horizontal é determinada pelo painel superior, enquanto o ângulo de desvio, que é verificado pela tampa superior, não deve ultrapassar dois graus. Exceder este indicador leva a um aumento acentuado da vibração, o que tem um efeito muito negativo no estado dos componentes e reduz significativamente a vida útil da máquina.
É estritamente proibido colocar sob eles materiais improvisados que possam escorregar dos suportes durante o trabalho. Isto pode levar a uma situação de emergência. Ao mesmo tempo, é permitido (e até recomendado) colocar um tapete de borracha fino sobre a superfície deslizante do ladrilho.
Assim que o corpo da máquina estiver na posição perfeitamente horizontal, deve-se apertar as contraporcas no sentido anti-horário, fixando a altura ideal das pernas de apoio.
Ao nivelar a máquina, recomenda-se considerar os seguintes fatores:
- O maior grau de estabilidade da unidade é alcançado com os suportes de ajuste aparafusados tanto quanto possível, mas esta opção só é permitida em uma superfície perfeitamente plana.
- Ao instalar a máquina em piso inclinado, é aconselhável utilizar peças de fixação para fixar as estruturas de suporte.
- Para verificar se a unidade está instalada corretamente, tente balançá-la na diagonal. Se o processo for feito corretamente, não há folga ou sua amplitude é a mesma para diferentes diagonais.
Depois de ter certeza de que a unidade está na posição correta, você poderá prosseguir para as próximas etapas.
Etapa #4 - conectando a máquina ao abastecimento de água
A parte mais difícil e crítica da instalação de uma máquina automática é conectá-la ao sistema de abastecimento de água.
Para fazer uma conexão adequada, você deve:
- Avalie a localização da unidade para escolher o método de conexão, que determina a seleção de mangueiras, conexões e acessórios.
- Ao determinar o comprimento necessário dos tubos flexíveis, é importante observar que eles devem ser colocados atrás de móveis e encanamentos para que não interfiram na caminhada.
- Via de regra, as mangueiras são fornecidas com a máquina, mas seu tamanho muitas vezes é insuficiente. Neste caso, é melhor adquirir extensões que facilitem a instalação.
- Os elementos necessários para a ligação ao sistema de abastecimento de água também são uma bola torneira para máquina de lavar ou válvula, cuja escolha depende das características da fiação.
Normalmente, a conexão é feita em uma seção reta da tubulação, usando um T ou extensão de tubo ao qual é fixada uma linha flexível do tanque do vaso sanitário.
Vamos dar uma olhada em todas as etapas para conectar a máquina à rede de abastecimento de água.
Preparação de materiais e ferramentas
Para conectar a uma tubulação de metal, você precisará de chaves de gás e ajustáveis, além de selantes - fita FUM ou linho penteado. É melhor dar preferência a este último, pois incha quando exposto à umidade.
Se se trata de inserção em sistema interno de abastecimento de água feito de polímeros, será necessário utilizar equipamento especial para soldagem de tubos plásticos, calibrador, além de acessórios especiais projetados para plástico e metal-plástico.
Depois de preparar tudo o que necessita, pode proceder diretamente à ligação da máquina de lavar à água.
Fixando a mangueira na máquina de lavar
Em primeiro lugar, conecte a mangueira fornecida ou adquirida separadamente diretamente à unidade. Para isso, é necessário colocar um filtro na extremidade da mangueira - sua borda convexa deve ficar voltada para a saída da máquina de lavar.
Em seguida, é necessário apertar a porca no local onde a mangueira está fixada ao aparelho. O aperto é feito manualmente, não sendo recomendado o uso de chaves.
Depois disso, você pode começar a conectar a máquina a uma fonte de água. Neste caso, várias opções são possíveis.
Conectando a “máquina” à cisterna do banheiro
A forma mais fácil e rápida de ligar uma unidade de lavagem a uma rede de abastecimento de água, que se generalizou. Em vez de operações complexas de instalação, basta realizar alguns passos básicos acessíveis até para um iniciante.
Para conectar você precisa de:
- remova o revestimento flexível da extensão do tubo;
- aparafuse o encaixe em T;
- conecte a ele uma linha flexível do tanque e uma mangueira para fornecer água à máquina de lavar através de uma válvula ou torneira.
Infelizmente, esta opção não pode ser utilizada ao instalar um dispositivo de lavagem numa casa de banho ou cozinha separada, uma vez que a unidade automática e a sanita devem estar localizadas na mesma divisão, de preferência a uma curta distância uma da outra.
Conectando a mangueira ao misturador
Uma opção popular também é conectar a unidade de lavagem a uma batedeira, que pode ser usada em quase todos os ambientes.
Este método requer uma versão especial do tee, cujo design inclui uma válvula de esfera embutida. Esta peça é instalada no espaço entre a ligação de abastecimento de água fria da misturadora e a alimentação de água fria da mesma peça.
Este método é confiável e simples, mas tem uma desvantagem significativa, pois a mangueira com a qual o abastecimento de água está conectado à máquina de lavar está sempre visível. Você pode ocultá-lo organizando uma caixa e finalizando-a com azulejos.
Sutilezas de bater em um cano
A máquina pode ser conectada a comunicações feitas de metal-plástico ou polipropileno em quase qualquer lugar. Para isso, basta cortar o tubo, instalando um T metálico no local do corte, graças ao qual é possível fazer um ramal de comunicação com a unidade de lavagem.
Uma das opções mais simples e convenientes para conectar uma máquina de lavar a uma saída de esgoto é conectar sua mangueira para um sifão especial, equipado com tubo lateral telescópico. Neste caso, basta colocar a mangueira de saída neste “ramo”, selecionando nela o diâmetro desejado.
Para realizar esta operação, você deve seguir os seguintes passos:
- corte o tubo;
- medir os parâmetros do encaixe (tee);
- cortar um pedaço de tubulação correspondente ao dispositivo de transição;
- prenda o anel de conexão com a porca;
- usando uma ferramenta especial - um calibrador - alargue as extremidades do tubo nos pontos de conexão com o tee;
- coloque o tubo no encaixe;
- empurre os anéis de vedação em ambas as extremidades e aperte bem as porcas.
É melhor aparafusar previamente a válvula de corte ao dispositivo de transição, antes de iniciar a rosqueamento. Isso evitará danos ao tubo de metal-plástico bastante elástico. Depois de conectar o tee, mangueiras flexíveis de água são fixadas na torneira aparafusada.
Se uma tubulação de plástico estiver instalada no apartamento, você precisará de uma versão mais complicada para conectar a máquina de lavar. Neste caso, para realizar o trabalho de instalação, são necessários não apenas acessórios especiais, mas também uma ferramenta especial que permite soldar fixadores de tubos com adaptadores.
Aqui é instalado um T na tubulação de abastecimento de água fria, ao qual é conectada uma mangueira por meio de uma válvula de corte, fornecendo água para a “máquina”.
Conexão ao abastecimento de água em qualquer local
Em alguns casos, é conveniente conectar o dispositivo de lavagem em um determinado ponto do tubo reto. Para realizar esta operação, você precisará de um adaptador especial - uma sela de acoplamento, que é uma braçadeira feita de um clipe com saída roscada.
Você pode adquirir esse elemento no varejo especializado, mas é importante atentar para o diâmetro da conexão, que deve corresponder ao tamanho do tubo.
Um adaptador firmemente fixado ao fragmento desejado bloqueia o fluxo de água.Depois disso, é feito um furo no tubo da sela. Na saída do acoplamento é aparafusada uma válvula (válvula esfera), que serve para conectar a mangueira que fornece água à máquina de lavar.
Para maior conforto operacional, também é possível conectar uma torneira angular à unidade.
As nuances de usar uma máquina de lavar sem água corrente
O funcionamento de máquinas de lavar automatizadas é possível se a água for fornecida sob pressão. Ausência abastecimento de água em uma casa particular ou na dacha não significa abrir mão das comodidades habituais, pois neste caso pode-se utilizar uma solução alternativa.
Para utilizar uma máquina moderna, basta elevar um tanque volumétrico de água até uma determinada altura (pelo menos um metro), ao fundo do qual é necessário conectar uma mangueira que leva à saída correspondente da unidade. A água deve ser adicionada ao recipiente em tempo hábil.
Etapa #5 - conexão ao esgoto
Conectar a máquina de lavar à rede de esgoto permite resolver o problema de escoamento da água suja que permanece após a lavagem.
Isso pode ser feito usando diferentes esquemas:
- Temporário, usando uma mangueira especial direcionada para o vaso sanitário ou banheira.
- Constante, prevendo um dispositivo de drenagem estacionário.
O primeiro método é muito simples: a água é escoada por meio de uma mangueira fixada na borda da banheira, vaso sanitário ou pia, o que pode ser feito por meio de elementos de fixação especiais.
No segundo caso, duas opções são possíveis.A drenagem é feita por meio de um sifão de desenho especial, que possui saída separada para conexão de máquinas de lavar automáticas, localizada sob o cotovelo do sifão.
Você não deve substituir esse dispositivo por um análogo convencional, pois as águas residuais permanecerão nele, espalhando um odor desagradável.
A máquina de lavar pode ser conectada sem sifão. Com um diâmetro de tubo de esgoto de 4 a 5 cm, a saída da máquina pode ser conectada diretamente a este elemento.
A mangueira de drenagem curva em S é inserida no tubo para que não toque nas águas residuais e, em seguida, cuidadosamente cercada por um selante e selada. A distância do ponto de inflexão ao chão deve ser superior a 0,5 m.
O comprimento máximo da mangueira geralmente é indicado nas instruções fornecidas com o modelo. Se você selecionar uma peça grande, a carga da bomba aumentará drasticamente, o que pode levar a falhas inesperadas.
Se o projeto da unidade de lavagem não prevê válvula de retenção, então na instalação do modelo há uma restrição quanto à altura em que a mangueira de drenagem está localizada. O fabricante geralmente fornece informações específicas no manual de instruções.
Etapa #6 - conexão à rede elétrica
Informações específicas sobre como conectar corretamente uma máquina de lavar recém-adquirida à fonte de alimentação podem ser encontradas nas instruções. Atenção especial deve ser dada às normas de segurança, pois o aparelho apresenta alto consumo de energia (1,5 - 2,5 kW) e também entra em contato com água.
Como regra, para conectar você mesmo uma máquina de lavar, você precisa de uma tomada de três fios, que tenha uma fase, um neutro e um fio terra cuidadosamente isolado. O quadro de distribuição é aterrado por meio de um barramento especial com seção transversal de pelo menos 0,3 cm.
Ao conectar, é aconselhável seguir algumas recomendações:
- A melhor opção é fonte de alimentação individual. Neste caso, a máquina de lavar é alimentada pelo painel de distribuição através de uma entrada separada e a eletricidade é fornecida através de cabos de alimentação adicionais. Para evitar que os fios estraguem o interior, eles podem ser colocados em caixas plásticas bem cuidadas.
- Aplicação de dispositivos de proteção elétrica especializados. Além dos disjuntores obrigatórios, recomenda-se a instalação adicional na linha de alimentação da máquina automática dispositivo de corrente residual (RCD).
- Conformidade estrita de todos os componentes dos circuitos elétricos com os requisitos/características técnicas/operacionais. Para a fiação é importante utilizar cabos de três núcleos, e a área da seção transversal deve ultrapassar 1,5 cm².
- Conectando o soquete de acordo com o diagramaespecificado nas instruções. É importante cumprir uma condição obrigatória - a presença de aterramento de proteção. O fio deve ser conectado ao barramento de aterramento do painel de distribuição.
- É estritamente proibido conectar um condutor a linhas de aquecimento ou abastecimento de água, pois isso pode levar não só à falha da máquina, mas também à criação de situações de emergência.
- É melhor dar preferência a tomadas com IP44-IP65 na escolha de modelos com alto grau de segurança; É desejável que possuam tampa que proteja da umidade e base cerâmica.
- Extensões, tees e adaptadores devem ser evitados ao conectar uma máquina de lavar: conexões adicionais inevitáveis neste caso podem provocar um aumento de temperatura nos contatos, o que leva à quebra do aparelho.
É indesejável que a tomada de uma máquina automática esteja localizada em ambientes com alta umidade constante.Se o cabo elétrico for longo o suficiente, é melhor colocar a fonte de alimentação em um espaço adjacente, por exemplo, um corredor.
Etapa 7 – ativação do teste
Depois de concluído todo o trabalho descrito acima, é necessário verificar a correta instalação ligando a máquina de lavar uma a uma para funcionar em todos os modos.
Para fazer isso, você precisa inspecionar todos os componentes montados e, em seguida, realizar um teste de funcionamento da máquina sem roupa, durante o qual você precisa prestar atenção às seguintes opções:
- o período de tempo (deve ser curto) durante o qual o tanque é enchido;
- sem vazamentos;
- correto funcionamento do dreno;
- rotação uniforme do tambor;
- boa rotação;
- aquecimento total da água, que ocorre 5 a 7 minutos após a conclusão da coleta de água.
Em todas as fases de operação da unidade não deve haver sons estranhos.
Você mesmo pode instalar e conectar-se às comunicações, não apenas uma máquina de lavar. Sugerimos que você leia as instruções para instalação de uma máquina de lavar louça. O guia passo a passo que oferecemos fornecerá assistência eficaz na execução do trabalho por conta própria.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo apresentado explica detalhadamente o processo de ligação da unidade à rede de abastecimento de água, rede elétrica e rede de esgoto.
Se houver necessidade de conectar o ralo da máquina de lavar ao lavatório, instruções detalhadas em vídeo podem ser visualizadas no vídeo a seguir:
Os meandros de conectar equipamentos de lavagem ao sistema de esgoto e abastecimento de água com suas próprias mãos, sem o envolvimento de um especialista, são discutidos no vídeo a seguir:
Seguindo rigorosamente as instruções detalhadas, que descrevem passo a passo como você pode conectar a máquina de lavar a todas as comunicações com suas próprias mãos, você poderá realizar a instalação de eletrodomésticos de forma rápida e fácil..
Se você tiver dúvidas sobre suas próprias habilidades, é melhor convidar um técnico do departamento de serviço.
Conte-nos como você instalou e conectou a máquina de lavar com suas próprias mãos. Compartilhe nuances tecnológicas que serão úteis aos visitantes do site. Deixe comentários, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo no bloco abaixo.
Houve uma situação também relacionada com a ligação de uma máquina de lavar roupa. Então compramos uma máquina de lavar nova e, para não gastar dinheiro com instalação, decidimos fazer nós mesmos. Em geral, depois de algumas horas todo o banheiro ficava inundado, e também coletavam água o mais rápido possível para não inundar os vizinhos.É verdade o que dizem - o avarento paga duas vezes) Mas se você precisar de mãos, pode tentar, a informação é útil.
Não há nada complicado em conectar você mesmo uma máquina de lavar. Claro, as condições ideais são se você já tiver entradas e saídas preparadas para a água. Na minha vida tive que ligar uma máquina de lavar 2 vezes. A primeira vez foi no banheiro conjugado, a segunda vez na cozinha. No banheiro encontrei um problema de abastecimento de água. Decidi simplesmente: instalei um tee para fornecer água para a caixa do vaso sanitário e, para sair, joguei uma corrugação no tee de ralo embaixo da banheira.
Mas na cozinha tudo ficou mais simples. O tee foi instalado para fornecer água à máquina, a saída foi conduzida para um sifão embaixo da pia.
Fiz o balanceamento sem nível. Tentei a estabilidade com as mãos para que a máquina não balançasse. Isso foi o suficiente.
Quando nos mudamos para o apartamento, tivemos que instalar a máquina e instalar nós mesmos os canos. A peculiaridade era que a água era fornecida ao vaso sanitário, pia e medidores por meio de mangueira flexível, em vez de canos de plástico. Por enquanto decidi não mudar para PVC e sem problemas forneci água para a máquina de lavar com uma mangueira flexível (metalizada).
Fiz o balanceamento de acordo com o nível.
O problema de conectar a máquina de lavar só surge quando é necessário cortar o tee no cano de abastecimento de água. Especialmente quando eu nunca soube como fazer isso. Aqui é experimentar ou chamar um especialista. No meu caso, houve experimentos e o Google. E em todos os outros casos, estes são bastante insignificantes. Você coloca onde quiser, o principal é que tenha ralo e conexão, tire os parafusos, nivele em dois planos e pronto.