Chuveiro de policarbonato de verão: instruções de design passo a passo

A relação qualidade-preço é o critério fundamental na escolha de uma cabina de duche para residência de verão.Podemos afirmar com segurança que uma ducha de verão em policarbonato é líder entre os concorrentes. Possuindo a resistência necessária, o material é atrativo pelo preço acessível e fácil de processar.

Diremos a você como construir e equipar com competência um box de chuveiro campestre. O artigo descreve a tecnologia passo a passo: desde o planejamento do projeto até o comissionamento do edifício acabado. Tendo em conta as nossas recomendações, poderá adquirir um ponto de recolha cómodo, duradouro e sem problemas para procedimentos de higiene.

Policarbonato: argumentos a favor e contra

O policarbonato é um material sintético e pouco inflamável feito de grânulos de polímero extrudado.

Os produtos de construção são produzidos em chapas monolíticas ou ocas de diversas cores.

Escopo de aplicação do policarbonato
Devido à sua alta resistência mecânica combinada com mínima absorção de umidade, as placas plásticas estão substituindo com segurança o acrílico e o vidro utilizados na construção de estufas, gazebos de jardim e outras casas de campo.

O policarbonato atende à maioria dos requisitos de material para a construção de uma ducha de verão:

  1. Resistência ao impacto. A folha de plástico resiste aos caprichos da natureza e ao estresse mecânico.
  2. Capacidade de fabricação. O policarbonato tem metade do peso do vidro, o que simplifica sua instalação e permite sua utilização no revestimento de uma moldura leve. Uma vantagem adicional é a flexibilidade da chapa e a capacidade de moldagem sem equipamento especial.
  3. Resistência à temperatura. O material mantém suas propriedades no frio (até -40°C) e no calor.
  4. Baixa condutividade térmica. As lacunas de ar do policarbonato celular retêm o calor na estrutura.

As folhas de plástico são revestidas com uma camada protetora que bloqueia os raios UV - a estrutura do polímero permanece inalterada e flexível por muito tempo. A vida útil do edifício com os devidos cuidados é de 7 a 10 anos.

Chuveiro de policarbonato
Uma vantagem importante de uma ducha de policarbonato é seu baixo custo em comparação com construções alternativas de tijolo, papelão ondulado ou madeira.

O revestimento de policarbonato tem algumas desvantagens:

  • baixa resistência à abrasão - o revestimento plástico é fácil de riscar;
  • alto nível de expansão térmica - em temperaturas abaixo de zero a folha encolhe ligeiramente e vice-versa, aumenta o calor.

Os defeitos de deformação térmica podem ser reduzidos se a união dos painéis for feita através de perfis de ligação e arruelas térmicas.

Deformação de policarbonato
Folhas sem proteção ultravioleta são inadequadas para trabalhos ao ar livre - sob a influência da luz solar, deterioram-se rapidamente, perdem flexibilidade e racham

Plano de trabalho: o que precisa ser levado em consideração

Antes de começar a trabalhar, vale a pena se familiarizar com os aspectos teóricos e as questões da construção de verão. Quanto mais questões de construção forem resolvidas na fase de projeto, menos deficiências surgirão durante a montagem e operação do chuveiro.

Local ideal para tomar banho

A localização do chuveiro de verão é selecionada levando em consideração uma série de fatores:

  1. Iluminação. Ao aquecer água naturalmente, uma quantidade suficiente de sol é a regra principal. O tanque não deve ser obscurecido por árvores. Para quem prefere tratamentos noturnos com água, é preferível colocar o chuveiro a oeste do terreno do jardim.
  2. Proximidade das comunicações. É ideal se houver uma fossa séptica ou fossa de esgoto nas proximidades - isso resolverá o problema de eliminação de esgoto. Além disso, é necessário planejar o abastecimento de água com antecedência e providenciar um chuveiro mais próximo do abastecimento de água.
  3. Alívio. Uma ligeira elevação acelera o escoamento da água utilizada nos procedimentos de higiene.

Caso não haja vestiário no box do chuveiro, a estrutura deverá ser instalada próxima à entrada da casa.

Lugar para um chuveiro ao ar livre
Uma condição importante para um banho confortável é a ausência de correntes de ar, principalmente se crianças pequenas estiverem tomando banho. Soprar a cabine pode causar doenças

Nuances de desenvolvimento e criação de um esboço

Primeiro é feito um esboço de uma ducha de verão coberta com folhas de policarbonato. Nele é necessário indicar as dimensões da estrutura, exibir o tipo de fundação, a estrutura da moldura e a forma de fixação do tanque.

O tamanho da moldura é selecionado levando em consideração as características individuais dos proprietários da dacha. Valores médios:

  • altura – 2,2 m;
  • comprimento e largura – 1 m cada.

Se houver crianças pequenas na família, o espaço dentro do estande deve ser um pouco aumentado para que um adulto possa entrar livremente e comprar o bebê.

Layout do chuveiro com vestiário
A presença de vestiário deve ser planejada com antecedência - recomenda-se destinar de 0,7 a 1 m² para ele. É melhor separar as seções com uma cortina de oleado, pois é inconveniente usar a porta em um espaço confinado

Algumas nuances do planejamento de um banho:

  1. Deve ser instalada uma soleira entre o vestiário e a lavanderia - isso evitará que a água entre na zona “seca”.
  2. É necessário pensar em um sistema de armazenamento de acessórios de banho - as prateleiras de canto são ideais. Eles são compactos e espaçosos.
  3. Deve haver iluminação dentro do estande. É importante escolher luminárias com alto grau de proteção contra umidade.
  4. Em vez de vestiário, você pode instalar racks próximos ao chuveiro e cobri-los com policarbonato, dando à estrutura o formato de L. A estrutura finalizada lembra uma versão praiana de um vestiário.

Levando em consideração os parâmetros, é “desenhado” um esboço e calculado o consumo de materiais.

Colocação do barril
Apresentando diferentes opções de instalação do tanque: 1 – sob cúpula de policarbonato, 2 – sem abrigo adicional. No primeiro caso, a água demora mais para esquentar e esfria lentamente devido ao “efeito estufa”

Irá apresentá-lo ao projeto de uma unidade de chuveiro/sanita próximo artigo, totalmente dedicado a esta interessante questão e à escolha do esquema ideal.

Qual material da moldura é melhor?

A estrutura de um chuveiro externo é feita de madeira ou metal. Em termos de confiabilidade e durabilidade, a construção metálica é a líder, mas muitas vezes os veranistas contam com a disponibilidade de materiais e suas próprias habilidades de trabalho.

A opção mais ideal em termos de resistência é um tubo perfilado. Desvantagens do material: custo relativamente alto e necessidade de utilização de máquina de solda.

Carcaça metálica
Um método alternativo para montar a estrutura é aparafusar em ângulos. Vantagens do método: facilidade de implementação e possibilidade de desmontar a moldura como construtor

A madeira é mais fácil de processar, mas mais caprichosa de usar. Tecnologia construindo um chuveiro de madeira é apresentado no artigo, cujo conteúdo aconselhamos que você se familiarize. Para trabalhos abertos, é aconselhável escolher larício, cedro ou carvalho. Independentemente do tipo de madeira, a moldura precisa ser tratada com compostos anti-sépticos para evitar o apodrecimento.

Critérios para escolher uma caixa d’água

A qualidade do aquecimento da água depende em grande parte dos parâmetros tanque de chuveiro de verão: material, forma, deslocamento e método de aquecimento.

Material. Existem tanques de plástico e metal no mercado. Os recipientes modernos de polipropileno são superiores aos seus equivalentes de metal em alguns aspectos.

Características dos tanques de plástico:

  • neutralidade química - as paredes da embarcação não enferrujam;
  • facilidade de transporte e instalação;
  • baixo custo;
  • manter a pureza da água por muito tempo;
  • segurança de uso em conjunto com equipamentos de aquecimento;
  • suscetibilidade a choques e baixas temperaturas - o tanque de plástico deve ser retirado da rua durante o inverno.

Os tanques de metal estão disponíveis em aço inoxidável, galvanizado e aço carbono. Os dois primeiros materiais são duráveis ​​e resistentes aos processos de corrosão. Recipientes de aço preto enferrujam com o tempo.

Tanque metálico
Os tanques de água metálicos estão equipados com válvula de esfera, tampa técnica e acessórios para mangueira. Para minimizar o risco de corrosão, é melhor pintar os recipientes de zinco

Forma. O tanque plano é convenientemente montado na estrutura e aquece a água mais rapidamente. Um grande tanque em forma de paralelepípedo pode substituir completamente o telhado. A água em barris esquenta por mais tempo e pior.

Formas de tanques de chuveiro
A opção “barril” deve ser utilizada nos casos em que o tanque de armazenamento será montado em parede ou rack vertical

Deslocamento. Residentes de verão experientes aconselham a seleção das dimensões do tanque na proporção de 40 litros por pessoa. Porém, mesmo para uma família numerosa, não se deve comprar uma capacidade superior a 200 litros, caso contrário será necessário reforçar ainda mais a estrutura da cabine.

Método de aquecimento. Os tanques convencionais são projetados para serem aquecidos naturalmente pelo sol. Usando vários truques, você pode melhorar a intensidade do aumento da temperatura:

  • pintar o tanque com tinta preta;
  • cobrir o tanque com polietileno escuro;
  • instalação de cobertura fechada de policarbonato sobre o tanque;
  • instalação de folha ou espelho na parte norte do tanque, redirecionando os raios solares para o tanque.

Uma forma mais eficaz é usar um barril aquecido.

Tanque aquecido
O tanque está equipado com elemento de aquecimento, termostato, sensor de controle de temperatura e termostato. O aquecedor de água rural fornece água aquecida a 50-70°C - o indicador depende do material das paredes do tanque

Mas não é tão simples.O comissionamento de um tanque aquecido requer fornecimento de energia elétrica, ligação do chuveiro à rede de água ou utilização de bomba, bem como organização de um sistema de monitoramento do enchimento do tanque com água.

Tudo sobre o dispositivo chuveiro de verão aquecido você descobrirá lendo o artigo que recomendamos.

Opções de fundação e drenagem

Para fortalecer a estrutura, evitar o alagamento da área e a proliferação da população de insetos nocivos, recomenda-se a construção do box sobre uma fundação. Uma fundação por estaca é adequada para uma estrutura de policarbonato.

Pilha de fundação
Como estacas são utilizados tubos de aceido, tubos metálicos ou de propileno com diâmetro de 10 cm.A cavidade da estaca é preenchida com concreto, instalando e retirando torres de ancoragem para fixação da moldura

O sistema de drenagem é organizado usando um dos seguintes métodos:

  • descarga em tanque de decantação ou fossa de resíduos;
  • arranjo de uma almofada de drenagem.

Método 1. Fornecido sob o chuveiro cano de esgoto e se conecta à bandeja de drenagem. Fora do chuveiro, a tubulação é colocada em uma vala e segue até um poço.

O papel de uma fossa séptica pode ser desempenhado eurocubos para produtos a granel, volume do contêiner – 1000 l. Uma opção alternativa é criar uma fossa primitiva a partir de pneus, barris ou anéis de concreto.

Arranjo de drenagem
O tanque de decantação deve estar localizado a uma distância da fonte de água potável - pelo menos 20 m. A localização próxima a um poço ou poço está repleta de contaminação da camada de captação de água por microorganismos nocivos

Método 2. Se a dacha for usada para “passeios de fim de semana” à natureza e se espera baixo consumo de água, então um sistema de drenagem simples é adequado para o descarte de esgotos.

Um buraco é cavado sob a seção de lavagem e preenchido com pedra, brita grande e pequena.A água será naturalmente absorvida pelo solo. Neste caso, pode-se dispensar o palete e fazer um piso de ripas com blocos de madeira.

Construção passo a passo de uma ducha de verão

É hora de passar da teoria à prática. Vejamos passo a passo a construção de um chuveiro sobre uma fundação por estaca. O material do revestimento é policarbonato, a moldura é de madeira, o ralo é um sistema de drenagem com tubo de filtração.

Guia rápido de fotos

Vejamos um exemplo de construção de um box de chuveiro a partir de painéis celulares de policarbonato fixados em círculo. A água fluirá para uma estrutura localizada sob a cabine absorção bem. Depois de mover o box do chuveiro para um novo local, basta enchê-lo com areia e cobri-lo com uma camada de solo fértil por cima.

Fundação e poço de drenagem

Sequência de instalação de fundação por estaca:

  1. Marque o local do chuveiro, retire uma camada de terra do local, nivele, cubra com areia, umedeça e compacte.
  2. Marque os cantos da futura construção e verifique a regularidade das diagonais. O erro permitido é de 2 cm.
  3. Faça furos com diâmetro de 20 cm e profundidade de 50 cm
  4. Despeje a pedra britada nos buracos - a espessura da camada é de cerca de 20 cm.
  5. Instale tubos de esgoto metal-plástico (diâmetro – 10 cm) em cada tronco. Devem permanecer 15 cm de tubo de PVC acima do solo.
  6. Prepare uma solução de cimento, areia e cascalho na proporção de 1:1:2, respectivamente. Preencha os espaços entre o tubo e as paredes dos poços com a mistura.

Você pode cortar os tubos depois de um dia - o concreto deve “endurecer”.A linha de corte deve ser marcada com laser ou nível de água.

Estabelecendo a base
As cavidades dos tubos são preenchidas com concreto e chumbadores são instalados verticalmente em seu interior. Uma área cega é feita ao redor de cada pilha. As obras continuam após 2 semanas, quando a solução ganha força

Durante este período, você pode trabalhar no sistema de drenagem. Progresso de trabalho:

  1. Cave um buraco com cerca de 1 m de profundidade entre os pilares.
  2. Preencha o fundo do buraco com tijolos quebrados ou pedras grandes. Despeje o cascalho por cima, não atingindo 10 cm da superfície do solo.
  3. A camada superior do aterro é de grama previamente removida.

Com o tempo, um novo gramado crescerá sobre a fossa séptica, escondendo a localização da drenagem.

Organização da drenagem
No local da base de ducha, um pedaço de tubo plástico perfurado é instalado até uma profundidade de 50 cm e conduzido até o orifício de drenagem do box. Através dele, o efluente será filtrado e entrará na rede de drenagem

Montagem do acabamento inferior do chuveiro

Para a cintagem são utilizadas vigas com seção transversal de 50*100 mm, a união das peças é feita com cantos metálicos. Para aumentar a resistência da montagem, a fixação é realizada em ambos os lados do arnês.

Procedimento:

  1. Monte uma moldura de madeira - a base do chuveiro.
  2. Prenda o arnês à fundação com âncoras.
  3. Fixe um jumper no centro - um suporte para o palete e as vigas do piso.
  4. A partir de barras de 5 x 5 cm, derrube uma moldura para o palete e monte-a na moldura. O nível do chão deve estar nivelado com as laterais do palete.
  5. Instale vigas de 20*20 mm ao longo do perímetro da moldura, correspondendo à altura das tábuas do piso.

Depois de experimentar o “palete” do chuveiro, você pode começar a revestir o chão com tábuas aplainadas.

Arnês inferior
A madeira é “ajustada” ao formato da palete e colocada sem folgas. O ajuste perfeito das tábuas do piso evita que o ar entre no box por baixo

Fabricação e instalação da moldura

A estrutura é erguida a partir de vigas de 5 x 5 cm, fixadas com cantos de metal e parafusos auto-roscantes.

Sequência de montagem da estrutura:

  1. Prepare e instale postes verticais no arnês. Além disso, prenda os postes com madeira.
  2. Recorte as partes do acabamento superior e aparafuse-as nos postes.
  3. Verifique a verticalidade dos pilares e a horizontalidade da base do telhado.
  4. Do lado da entrada, marque a porta instalando as barras apropriadas.
  5. Fortalecer estruturas usando lanças.

Quadro pronto para banho de verão é necessário verificar experimentalmente a rigidez, balançando a estrutura em diferentes direções. A moldura é complementada com escoras verticais e é verificada a regularidade das paredes.

Criando um wireframe
Os suportes transversais do tanque de água são montados no acabamento superior. Seu número e localização dependem da forma e dimensões do tanque

Instalação de telhado de duas águas

A opção proposta inclui telhado de duas águas. Para simplificar a tarefa, você pode fazer um telhado plano ou até mesmo usar um chuveiro aberto.

Tecnologia de montagem para estrutura de empena:

  1. Monte as vigas das vigas usando tiras e cantos de metal.
  2. Usando o modelo, faça mais algumas vigas.
  3. Levante e instale o sistema de viga na estrutura.
  4. Faça um ripado de policarbonato com as ripas - o passo de fixação é de cerca de 50 cm.

Se for usado um telhado macio (telhas betuminosas ou material laminado), é colocado um revestimento contínuo.

Ereção do telhado
A impermeabilização é colocada sob a cobertura, as laterais são revestidas com tábuas. É necessário fornecer orifícios de ventilação para ventilação do box

Revestindo a estrutura com policarbonato

Todos os elementos de madeira são pré-tratados com verniz alquídico-uretânico de alta resistência. O revestimento aumentará a resistência da madeira à umidade e melhorará a aparência da construção.

Depois de esperar que a moldura seque, você pode começar a revestir. Arruelas térmicas são usadas para trabalho. Os fixadores são vendidos completos com anéis de vedação e bujões, parafusos auto-roscantes não estão incluídos no kit.

Arruelas térmicas para policarbonato
As arruelas térmicas pressionam com segurança e suavemente o policarbonato firmemente na estrutura. Os fixadores são imunes aos raios UV e compensam a expansão sazonal do material

Sequência de fixação do policarbonato celular:

  1. Coloque as folhas sobre uma superfície horizontal e corte-as, passando uma faca afiada em um ângulo de 30°. É feito um corte longitudinal ao longo do favo de mel, um corte transversal é feito em duas etapas - primeiro corta-se a cobertura superior e depois quebra-se a folha.
  2. Prenda a folha na moldura e prepare um furo para os fixadores.
  3. Instale a arruela e feche a cabeça do parafuso com um bujão. Os fixadores não são visíveis dentro da estrutura.

Os favos de mel abertos de policarbonato são selados com silicone.

Revestimento de policarbonato
Cubra as extremidades do revestimento com tiras adicionais. Se você negligenciar este procedimento, os buracos do policarbonato começarão a ficar entupidos e cobertos de musgo.

Trabalho de acabamento: comissionamento

Por analogia com a moldura de um box de chuveiro, a porta é montada - a moldura é montada a partir de tábuas de 5 x 5 cm.

Instalação de porta
A estrutura da tela é reforçada com lanças, envernizada e revestida com policarbonato. Depois, pendure nas dobradiças e verifique o bom movimento da porta

A seguir, é realizada a disposição interna e o design da cabine: palete está instalado, coloca-se o tanque, coloca-se o tapete de borracha e pendura-se a cortina.

Saída de drenagem
A palete é “assentada” em selante de silicone e nivelada em relação ao chão.A mangueira de drenagem está conectada a um tubo perfurado embutido no sistema de drenagem

É uma boa ideia cuidar de uma subida conveniente até o vestiário e construir pequenos degraus de tijolo e madeira.

Criando etapas
As estantes de tijolos são montadas sobre uma base de concreto e decoradas com pedra natural. As tábuas do piso dos degraus são tratadas com verniz de iate

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Opção de disposição de box de chuveiro com camarim:

Vídeo nº 2. Montagem da estrutura adquirida e revestimento com policarbonato:

A ducha de policarbonato é uma opção prática e econômica para uma casa de veraneio. A tecnologia de construção não é difícil e o custo dos materiais utilizados é bastante razoável. Ao gastar um pouco de tempo e contar com o apoio de um auxiliar, você pode construir uma estrutura durável e melhorar as condições de vida no campo.

Conte-nos como você construiu um box de chuveiro com paredes de policarbonato em sua casa de verão. Talvez você tenha nuances tecnológicas em seu arsenal que serão úteis para os visitantes do site. Por favor, escreva comentários, publique fotografias temáticas e tire dúvidas no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Michael

    Eu também instalei um chuveiro na minha dacha. Escolhi o policarbonato porque um estande feito com ele, na minha opinião, é mais confiável e durável do que um de tábuas. O telhado foi plano. Em cima dele foi colocado um tanque de metal com fundo cobrindo toda a área da cobertura do chuveiro - o aquecimento principal era devido ao sol. Instalei um elemento de aquecimento de 1,5 quilowatts neste tanque (o sol nem sempre é suficiente para que a água aqueça adequadamente).

  2. namorados

    Fiz um para mim no site. Na verdade, nada complicado.O principal, como comentado aqui, é não esquecer da proteção contra os raios UV, caso contrário você pode jogá-lo fora. Bom, tome cuidado com o vento, senão você vai sair depois do banho e pegar um resfriado. Coloquei-o em uma pequena colina para que a água escorresse. É verdade que o tanque ainda é de plástico, quero um de inox para o próximo verão, vai durar mais.

  3. Kolya

    Quero fazer um chuveiro com tanque de 240 litros com resistência. Está disponível um tubo perfilado de 25×25 mm. Esse quadro aguenta? Você pode, claro, fazer um tanque menor ou pegar um tubo 40x40. Mas então você terá que comprar mais, e tudo ficará no celeiro, sem uso.

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Olá. É melhor levar 40x40 ou 40x60. Um tubo deste tipo pode suportar até aproximadamente 173 kg com comprimento de 2 metros. Claro que a carga será distribuída na estrutura, mas levando em consideração os fatores climáticos, o peso da água e o possível peso de uma pessoa subindo para verificar o nível da água, tal estrutura será a mais confiável.

  4. Larissa

    Olá! Qual espessura é melhor para policarbonato? Em algum lugar dizem 4 mm, em algum lugar 16 mm. Estou inclinado para 8 mm, mas tenho medo de errar

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica