Como fazer uma fossa séptica a partir de Eurocubos com as próprias mãos: instruções de montagem passo a passo
Com rede de esgoto independente, a vida no campo ou na própria casa não será assustadora pela falta de comodidades básicas.Se você não tem fundos extras para comprar um ponto de esgoto pronto, você pode construir uma fossa séptica a partir de Eurocubos com suas próprias mãos. Não exigirá investimentos especiais. Concordo, esta é uma vantagem sólida.
Estamos prontos para compartilhar informações verdadeiramente valiosas com os visitantes do site. Descrevemos passo a passo o processo de organização de uma rede de esgoto com tratamento de efluentes em estrutura caseira. Todas as sutilezas do processo tecnológico são delineadas, garantindo o funcionamento do sistema sem problemas e seu serviço longo e impecável.
As informações apresentadas ao seu conhecimento baseiam-se na experiência pessoal de construtores independentes das suas próprias estruturas de esgotos a partir de embalagens europeias. Os requisitos da documentação regulamentar são levados em consideração. Para facilitar a compreensão das informações, estão incluídas fotos passo a passo e tutoriais em vídeo úteis.
O conteúdo do artigo:
Características de organizar uma fossa séptica caseira
A instalação de uma rede de esgoto utilizando Eurocubos entre os veranistas é considerada uma das opções mais econômicas.
Além disso, uma fossa séptica devidamente fabricada e instalada de alta qualidade é capaz de cumprir com eficácia as funções que lhe são atribuídas.
Antes de decidir sobre esta opção, você precisa conhecer alguns de seus recursos. Em primeiro lugar, uma estrutura caseira e a sua posterior instalação exigirão enormes custos de mão-de-obra. Talvez você precise recorrer à ajuda de um ou dois amigos, conhecidos ou trabalhadores contratados.
Isso se deve ao grande volume de escavações - você terá que cavar muito. Além disso, para baixar o recipiente já preparado na cova cavada, você precisará de ajuda externa.Apesar do peso leve da estrutura, não se esqueça das dimensões. Será difícil lidar sozinho com um gigante assim.
Em segundo lugar, esta opção de resolver o problema do esgoto local só terá sucesso se for instalada corretamente. Caso contrário, a fossa séptica pode entrar em colapso em alguns meses ou um ano sob a influência de fatores ambientais. Todos os esforços e fundos gastos no projeto serão em vão.
Em terceiro lugar, deve-se ter em mente que certamente será necessária limpeza adicional - afinal, uma fossa séptica feita de Eurocubos é capaz de purificar águas residuais em 50-60%. A água que sai dele deve necessariamente passar por algum tipo de filtro.
Você deve pensar sobre isso na fase de projeto para calcular tudo corretamente. Por exemplo, para organizar os campos de filtração, você precisará de uma área decente.
Tecnologia de montagem e instalação
Muitas vezes, os proprietários, querendo economizar o máximo possível em instalações de esgoto, pensam em como podem fazer uma fossa séptica caseira com Eurocubos.
Esta opção parece muito atraente financeiramente, o que permite que pareça vantajosa no contexto de caras instalações de fábrica. Além disso, se você fizer tudo sozinho, sem encomendar um projeto chave na mão, a economia será significativa.
Passo #1 – projeto e cálculos
A decisão de equipar um sistema de esgoto local utilizando os chamados “frascos” ou Eurocubos ocorre com bastante frequência.Alguns residentes de verão falam com entusiasmo sobre esta opção, chamando-a de bem-sucedida, lucrativa e eficaz.
Outros, ao contrário, dizem que, tendo poupado dinheiro para comprar equipamentos de fábrica de alta qualidade, tiveram que pagar duas vezes - essa fossa séptica foi esmagada pelo solo em questão de dias.
Tanto apoiadores quanto adversários têm razão nesta disputa. Na verdade, esses contêineres só podem servir como fossa séptica se forem instalados corretamente. É importante considerar o tipo de solo de uma determinada área. Se você ignorar este ponto, o contêiner simplesmente será compactado e você terá que começar tudo de novo.
Antes de começar a montar uma fossa séptica com as próprias mãos, é necessário calcular o consumo de água consumido por dia para as necessidades domésticas e descartado no esgoto. Isso é conveniente se um contador estiver instalado. Caso contrário, você mesmo terá que calcular o valor.
Não é aconselhável tomar a dose recomendada de 200 litros por pessoa por dia, porque muitas vezes uma família de 5 pessoas consome apenas 400-500 litros. O valor real deverá ser multiplicado por 3. Esse é exatamente o volume da fossa séptica - deve conter esgoto por 3 dias.
Decidido o volume do recipiente, deve-se escolher o local ideal para colocá-lo. Aqui vale a pena considerar que as tubulações de entrada e saída da fossa séptica seguem em linha reta, sem curvas. Caso contrário, muitas vezes ocorrerão bloqueios que deverão ser eliminados.
Primeiro, é necessário cavar uma vala para colocar a tubulação de abastecimento, por onde o esgoto fluirá para o primeiro contêiner - o tanque receptor. Depois é necessário cavar uma fossa para a fossa séptica, levando em consideração suas dimensões e acrescentando 15-20 cm adicionais nas laterais para uma instalação adequada.
A profundidade de colocação dos tubos conectados à estação de tratamento deve estar abaixo do nível de congelamento, mas não a mais de 3 metros da superfície.
Em seguida, é necessário cavar uma vala para a tubulação de saída e escolher a opção de tratamento adicional das águas residuais que saem da fossa séptica. Afinal, eles serão purificados em 50-60%, o que é extremamente baixo para descarte seguro no corpo d'água mais próximo ou no terreno.
Os líquidos devem passar por purificação adicional:
- bem no filtro;
- em campos de filtração;
- em montes de filtros (aterros).
É uma dessas opções que é usada com mais frequência. Portanto, é importante disponibilizar imediatamente espaço para a instalação de uma zona de filtração adicional.
A próxima etapa é a transformação do Eurocubo em fossa séptica. Para isso, deverá ser ligeiramente modificado com tubos, tês e consumíveis. O próprio recipiente é lacrado, a espessura da parede é de 1,5 a 2 mm. É feito de polietileno, que pode suportar substâncias cáusticas e ácidos sem reagir com eles ou ser destruído.
Ao converter o frasco em fossa séptica, a área de drenagem deve ser hermeticamente fechada para evitar vazamento de águas residuais para o solo. O mesmo deve ser feito com o segundo e terceiro cubo, caso a futura fossa séptica seja composta por mais de uma câmara.Na maioria das vezes, os artesãos domésticos usam 2 ou 3 eurocubos. Opções com 1 ou mais de 3 são raras.
Para uma fossa séptica, você compra recipientes destinados a produtos não alimentícios. Além disso, você pode economizar significativamente escolhendo um frasco usado não lavado. É fácil lavá-lo com água e contaminantes complexos não afetarão de forma alguma a eficácia da futura fossa séptica.
As normas para ligação da tubulação de esgoto devem ser levadas em consideração. Isso fica 20 cm abaixo da borda superior do recipiente. A seguir, é necessário colocar 2 tees dentro do recipiente, fazendo um furo de tamanho suficiente para isso. Posteriormente, os furos devem ser cuidadosamente soldados e cobertos com uma camada de impermeabilização.
O tubo de entrada e o tubo que sobe são conectados horizontalmente ao primeiro tee. Será utilizado para limpeza e inspeção. Um tubo será anexado ao segundo tee para conectar o 1º contêiner ao segundo e um tubo de menor diâmetro para ventilação.
Além disso, a saída do primeiro frasco, através da qual será conectado ao 2º, deve ser inferior à entrada. Todas as juntas e aberturas são cuidadosamente vedadas para evitar vazamentos.
Já o segundo container e os subsequentes, caso estejam previstos no projeto, cada um deles deverá ficar 20 cm abaixo do anterior. Com base nisso, todos os furos devem ser cortados.
Seu número é o mesmo do primeiro frasco.Apenas a saída do último Eurocubo será ligada à tubagem que conduz as águas residuais tratadas aos campos de filtração. É aconselhável fornecer-lhe válvula de retenção.
Passo #2 - instalação e instalação
Quando todo o trabalho de instalação de tubos e vedação de juntas estiver concluído, você poderá prosseguir para a próxima etapa - instalação.
O tipo de solo é importante aqui - com solos argilosos e móveis, é importante compactar o fundo da forma mais eficiente possível, construindo uma almofada de areia e cascalho. Sobre ela deve ser feita uma betonilha de concreto para garantir que o fundo não se deforme com o peso dos frascos cheios.
Então você tem que baixar a fossa séptica na fossa. É aconselhável ancorá-lo para fixá-lo ainda mais no lugar e protegê-lo de flutuar. Agora você precisa conectar as tubulações de entrada e saída ao equipamento séptico.
As paredes da fossa séptica e da tubulação precisarão ser isoladas. Para fazer isso, você pode usar espuma de poliestireno ou outro material. Resta encher o equipamento de limpeza, montado com as próprias mãos, com água e cobrir tudo com areia.
Se o nível das águas subterrâneas for elevado, as paredes dos Eurocubos terão de ser ainda mais protegidas através da concretagem. Para isso, são colocadas armaduras ou tábuas no vão entre o contêiner e a parede da cava e o concreto é cuidadosamente distribuído. Se você fizer tudo de forma consistente, não esquecendo de encher a fossa séptica com água, as paredes não se deformarão.
A concretagem ou não do topo da cava depende do terreno. Os tubos que se projetam acima da superfície devem ser protegidos para que nada desnecessário entre através deles na fossa séptica.
Para realizar o pós-tratamento terrestre de águas residuais tratadas em fossa séptica, é necessária a construção de uma das seguintes estruturas:
Passo #3 – manutenção adicional
Em uma residência particular, cada parafuso requer atenção periódica do proprietário. Esgoto local também não é exceção.
Uma fossa séptica "faça você mesmo" durará muito tempo apenas se for sujeita a inspeções e manutenções periódicas. Para tanto, foram instalados tubos especiais de grande diâmetro na fase de instalação.
Na superfície dos ralos da primeira câmara de fossas sépticas de 2, 3 ou mais câmaras, flutuam substâncias gordurosas, pedaços de polietileno e outras substâncias leves que entraram no esgoto.
Periodicamente, a camada que não pode ser decomposta deve ser removida mecanicamente. A frequência de tais manipulações depende da intensidade de uso da fossa séptica e do cuidado com a mesma.
Você também deve verificar a quantidade de depósitos sólidos no fundo de cada recipiente no outono. Se o acúmulo for grande o suficiente, você terá que chamar um caminhão de esgoto ou bombear você mesmo com uma bomba fecal. Esse lodo pode ser despejado em uma fossa de compostagem para uso posterior como fertilizante orgânico.
Toda primavera você precisa verificar como a fossa séptica sobreviveu ao inverno. Principalmente se ninguém morasse na dacha durante esse período. Se forem detectados danos no recipiente, devem ser realizados imediatamente trabalhos para repará-lo ou substituí-lo.
Você não deve permitir que o sistema de esgoto comece a funcionar com uma fossa séptica defeituosa - as águas residuais podem atingir as águas subterrâneas, o que prejudicará o meio ambiente.
Para acelerar a decomposição dos resíduos orgânicos, você pode adicionar bactérias especiais para fossas sépticas. Mas se o recipiente for preenchido regularmente com águas residuais, não há necessidade especial disso. Os microrganismos que se alimentam de matéria orgânica multiplicam-se massivamente e processam tudo o que entra sem intervenção externa.
Prós e contras de uma fossa séptica feita de Eurocubos
Uma fossa séptica caseira feita de um ou mais eurocubos tem vários aspectos positivos e negativos. Pode se tornar uma opção conveniente e econômica para residências particulares, resolvendo a questão do arranjo sistema de esgoto autônomo para balneário ou todos os objetos no site.
Desvantagens do sistema de limpeza
Vale ressaltar que a automontagem e instalação dos equipamentos de limpeza da Eurocubes levará mais de um dia. Mas, se todo o trabalho for executado de maneira correta e completa, o resultado agradará a todos os proprietários zelosos.
A seguir estão as desvantagens mais significativas desta estação de tratamento:
- uma grande frente de trabalhos pesados;
- regras rígidas de instalação;
- necessidade de manutenção periódica;
- vida útil curta.
Se o trabalho de escavação não for assustador e não houver desejo de pedir ajuda, então cavar um buraco e trincheiras pode ser feito sozinho em uma ou duas semanas. Tudo vai depender da duração da jornada de trabalho do faz-tudo doméstico - o trabalho não é difícil, mas fisicamente difícil.
Quanto às regras rígidas, o descumprimento delas levará ao colapso da fossa séptica e todas as obras terão que ser realizadas novamente, exceto a abertura de valas para tubulações. Além disso, você pode ler muitos comentários na Internet sobre esse cenário.
No esforço de instalar rapidamente uma rede de esgoto em propriedades privadas e sacrificando a qualidade da obra, os proprietários obtiveram um resultado extremamente insatisfatório.
Se você deseja fazer tudo rapidamente com o mínimo de investimento de esforço e tempo, então é mais fácil comprar produtos prontos equipamento de tratamento biológico com instalação por especialistas. Isso acabará sendo mais barato do que gastar duas ou três vezes na construção de uma fossa séptica com materiais improvisados.
Uma estrutura caseira, como muitos outros tipos de instalações de esgoto, exigirá manutenção periódica. Na verdade, no próprio recipiente, substâncias insolúveis na forma de gordura, sacos plásticos acidentalmente lavados e outros itens se acumularão na camada superior.
Esses resíduos terão de ser recolhidos da superfície e os depósitos sólidos de lodo terão de ser removidos do fundo.
Uma estação de tratamento construída a partir de Eurocubos é capaz de processar águas residuais durante pelo menos 10 anos. Além disso, sua vida útil dependerá diretamente do tipo de material utilizado na instalação dos contêineres.
Se uma moldura for feita ao redor dela com placas que não foram pré-impregnadas com um composto protetor especial, essa estrutura apodrecerá muito rapidamente.No futuro, tudo terá de ser escavado e realizadas obras adicionais - afinal, um eurocubo simplesmente enterrado no local não pode servir de fossa séptica.
Para evitar que seja esmagado, é necessário realizar uma série de medidas dependendo do tipo de solo e da sua mobilidade.
Vantagens de uma fossa séptica caseira
Equipamentos caseiros feitos de Eurocubos podem se tornar uma parte confiável do sistema de esgoto de uma casa de campo/chalé.
Tem uma série de qualidades positivas:
- componentes simples e baratos;
- facilidade de preparação do recipiente;
- tratamento confiável de águas residuais;
- a capacidade de instalar seções adicionais;
- a montagem do sistema não requer conhecimentos e habilidades especiais;
- total independência energética.
O sistema não necessita de eletricidade para funcionar, o que é a vantagem mais significativa para muitos residentes de verão. Às vezes, esse fator é decisivo na escolha do tipo de rede de esgoto local.
O preço dos contentores é relativamente baixo, especialmente se forem usados, tubos de plástico, punhos, camisetas, outros componentes e consumíveis permitem que você construa uma fossa séptica barata. Isso atrai proprietários de casas trabalhadores com mãos habilidosas.
Uma vantagem indiscutível é a capacidade de adicionar uma ou duas seções adicionais a qualquer momento, ou seja, aumentar o volume total. Para isso, ainda na fase de projeto, é necessário instalar um tubo sobressalente selando o furo.Você também deve escolher o local de instalação para que seções adicionais, se necessário, caibam no local.
Se essas condições forem atendidas, quando você planeja conectar um contêiner adicional, tudo o que resta é cavar um buraco para ele e prepará-lo adequadamente. A seguir, resta conectar o novo Eurocubo com o já instalado em um único sistema, utilizando saídas de tubos previamente fornecidas e preservadas.
Um recipiente de plástico feito de material denso pode durar muito tempo. Mas devido à ausência de reforços e à presença de uma grade metálica externa que o protege da compressão, vários cenários para o desenvolvimento de eventos são possíveis. Essa fossa séptica terá medo de corrosão - se a estrutura entrar em colapso, o recipiente de plástico desmoronará rapidamente.
Em vez de Eurocubos, você pode usar uma fossa séptica pronta em uma fossa séptica caseira. recipiente de plástico, porém, sua aquisição aumentará os custos destinados à construção do sistema.
Portanto, é possível falar em vida útil superior a 10 anos, mas com ressalva quanto aos materiais utilizados na instalação. Quanto mais duráveis e confiáveis forem, mais tempo a fossa séptica caseira funcionará.
O próprio recipiente de polietileno pode durar décadas se substâncias que podem destruir o plástico - cloro, flúor, solução de ácido nítrico a 50% - não forem despejadas no ralo.
Convidamos os artesãos domésticos a se familiarizarem com outra opção de orçamento estruturas de fossa séptica, que é ativamente utilizado na arrumação de chalés de verão.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Material de vídeo sobre os trabalhos de escavação realizados para instalação de fossa séptica da Eurocubos:
Vídeo passo a passo sobre como instalar uma fossa séptica de 2 eurocubos com suas próprias mãos. A segunda parte do vídeo confirma o fato de que com uma instalação de alta qualidade nada fica enrugado:
Vídeo detalhado sobre a preparação de um Eurocubo para uma fossa séptica:
Vídeo sobre os tipos de recipientes que podem ser usados para fazer uma fossa séptica:
Depois de estudar a questão da fabricação e instalação independente de uma fossa séptica a partir de Eurocubos, é mais fácil decidir se esta opção é adequada para uma casa de verão ou para uma casa com residência permanente. Este tipo de estação de tratamento de esgoto local é fácil de implementar, mas exigirá muito esforço para concluir a instalação de forma eficiente e correta.
Estamos aguardando suas histórias sobre como você construiu uma fossa séptica em um terreno suburbano, usando estruturas de resíduos como Eurocubos. Por favor, escreva no bloco destinado à postagem de comentários. Faça perguntas aqui.
Fiz a mesma fossa séptica na dacha. Enquanto estávamos instalando comodidades na casa, surgiu um problema de esgoto. A princípio pensei em fazer algo parecido com uma fossa, mas depois decidi que essa era a opção mais simples, segura e barata. Comprei Eurocubos usados. A parte mais difícil foi cavar o buraco propriamente dito. Era muito caro ligar para o equipamento. Mas consegui em três dias. Tudo está ótimo agora. A melhor opção em termos de relação preço/qualidade.
Quero construir uma fossa séptica a partir de eurocubos para uma casa de campo, mas receio que tal solução não seja muito adequada para a minha região. Temos invernos rigorosos, as temperaturas costumam cair abaixo de -35 graus. Receio que isso torne o plástico quebradiço e eventualmente quebre.Você acha que cavando uma fossa séptica com profundidade suficiente e isolando-a adicionalmente, você pode resolver esse problema ou é melhor comprar uma fossa de ferro comum?
Você só precisa enterrar a fossa séptica abaixo da profundidade de congelamento.
Olá. Foi escrito corretamente acima que você precisa cavar o Eurocubo abaixo da profundidade de congelamento do solo. Mas há uma ressalva aqui - a profundidade que você precisa cavar! Se a profundidade for muito grande, ela poderá não suportar a pressão do peso do solo que ficará acima dela. Portanto, se o solo congelar a uma profundidade superior a um metro, será importante não cavar tão fundo, mas isolá-lo.
Para isolar uma fossa séptica neste caso, pode-se usar materiais diferentes, a mesma espuma de poliestireno, por exemplo. Deve-se lembrar que é necessário isolar não só a fossa séptica, mas também as tubulações. Para este último, também são vendidas soluções de espuma prontas.
Muito texto desnecessário e complicações! Depois de tal artigo, certamente não quererei construir uma fossa séptica de acordo com seu conselho! Mais positivo, autor!