Como consertar torneira de banheiro com ducha: causas e soluções para avarias

Dificilmente é possível encontrar um banheiro onde não esteja instalada uma torneira com mangueira de chuveiro, permitindo a realização de procedimentos de higiene com comodidade. Mas, infelizmente, como todos os dispositivos de encanamento, muitas vezes falha. Você quer consertar sozinho?

Diremos como consertar com as próprias mãos uma torneira de banheiro com chuveiro. O artigo que apresentamos descreve detalhadamente as causas comuns de interrupções operacionais e formas de eliminar suas consequências. Levando em consideração nossas recomendações, você poderá restaurar seu dispositivo sem problemas.

Tipos de torneiras de banheiro

Via de regra, modelos de três categorias são utilizados em banheiros:

  • torneiras tradicionais de duas válvulas;
  • dispositivos comuns de alavanca única;
  • torneiras com sensores inovadores.

Durante muitas décadas, as casas foram equipadas misturadores de duas válvulas. Tais dispositivos são equipados com dois volantes, um dos quais é destinado à água quente e o segundo à água fria.

O mecanismo de travamento nos modelos mais antigos era um sistema de sede e válvula em uma haste equipada com uma junta de borracha. Quando a válvula foi apertada, ela fechou a sede, o que proporcionou um caminho para a água fluir.

A haste com a válvula teve que ser aparafusada e depois desparafusada - isso era demorado e inconveniente. Em vez disso, eles agora usam uma caixa de eixo de válvula metálica ou um dispositivo feito de um par de discos cerâmicos.

Misturador de banho de válvula dupla
Embora os modelos de duas válvulas com bloco de cerâmica sejam mais caros que os dispositivos com juntas de borracha, eles apresentam uma série de vantagens importantes. Eles são mais fáceis de operar, mais duráveis ​​e confiáveis

Opções de alavanca única agora ganharam grande popularidade. Alavanca ou misturadores de joystick Eles têm um mecanismo de desligamento e controle que controla a mistura, o fornecimento e a pressão da água quente/fria.

Com base na unidade de travamento, a linha desses misturadores pode ser dividida em duas categorias:

  • com bloco de bola;
  • com cartucho de disco.

A segunda opção parece preferível devido ao seu menor custo e facilidade de manutenção. Seu mecanismo de travamento, semelhante aos dispositivos valvulados, inclui dois discos cerâmicos com furos para misturar e fechar o fluxo de água. Se falhar, substituir o cartucho é bastante simples.

As torneiras esféricas monocomando são mais caras e não podem ser consertadas devido à dificuldade de encontrar o mecanismo de travamento. As lojas de encanamento raramente oferecem isso.

Se a bola misturadora falhar, você provavelmente terá que jogá-la fora e substituí-la por compre um novo dispositivo. Nosso artigo recomendado apresentará os critérios de seleção.

Mas Válvulas de esferainstaladas em tubulações de água quente e água quente em frente ao encanamento para interromper o fluxo em caso de reparos, substituíram quase completamente válvulas obsoletas.

Torneira de banho de alça única
É quase impossível distinguir um misturador de esfera de um misturador de cartucho pela aparência.Para não errar na hora de comprar é importante ficar atento à estrutura interna do modelo indicado na ficha técnica, ou perguntar ao vendedor

Elemento de controle do dispositivo torneira com sensor para cozinha ou banheiro com ducha, utiliza-se uma fotocélula que abre o jato de água quando você leva as mãos à torneira e desliga ao retirá-las. Reparar esse tipo de encanamento requer experiência e conhecimento não apenas na área de encanamento.

Uma exceção à regra é um arejador entupido, que se manifesta no enfraquecimento do fluxo de água. Este problema, que discutiremos em detalhes a seguir, pode ser facilmente resolvido por você mesmo.

Causas típicas de mau funcionamento

As falhas nas instalações hidráulicas estão amplamente associadas a produtos de baixa qualidade. Você não deve economizar dinheiro ao comprar torneiras baratas de fabricantes pouco conhecidos. Via de regra, na sua montagem são utilizados componentes e consumíveis de baixa qualidade, que falham rapidamente.

Pode ser aconselhável abandonar as opções usuais de vedação em favor de novos análogos: em vez de juntas de borracha, é melhor usar análogos modernos feitos de paronita ou silicone. Sua vida útil é muito maior e eles ficam menos deformados com o tempo.

Filtros principais em tubos
A instalação de um sistema de filtragem em tubulações de água não apenas permitirá o uso de água de alta qualidade, mas também poderá aumentar a vida útil dos produtos de encanamento

Uma causa comum de mau funcionamento dos dispositivos de mistura também é o fluxo de água nas tubulações. Inclusões estranhas e alto teor de partículas minerais levam à formação de depósitos, filtros entupidos e rachaduras nas vedações.

Tipos de avarias e métodos para corrigi-las

Listamos os problemas mais comuns em torneiras de água sanitária com instruções detalhadas sobre como resolver o problema.

Falha nº 1 - baixa pressão da água

Usar a água que sai da torneira em um jato fino em vez de um jato rápido é inconveniente e não muito agradável. Se os vizinhos no patamar tiverem a mesma pressão, o motivo mais provável é que o arejador esteja entupido.

Este elemento é frequentemente incluído no design de torneiras modernas. Arejador de torneira satura a água com bolhas de ar, reduzindo o seu consumo e diminuindo os salpicos. Consertar um arejador entupido não exigirá muito tempo ou esforço.

Aerador sem placa
Se o arejador de metal estiver enferrujado, é melhor substituí-lo por um novo, principalmente porque o custo dessa peça não é muito alto

Para fazer isso, você precisará pegar o arejador com um alicate e desparafusá-lo. Remova o filtro de malha do dispositivo e enxágue bem as peças, limpando-as de pequenos detritos e depósitos. Após a limpeza, o aparelho é montado e inserido novamente na torneira.

Falha nº 2 - vazamento na válvula

Uma causa comum de gotejamento constante de água de uma torneira é uma junta desgastada. Esta parte menor desempenha um papel dominante nos misturadores de válvula antigos, onde garante o encaixe perfeito da válvula de corte na sede - o orifício destinado ao fluxo de água.

Este tipo de problema pode ser facilmente corrigido. Você só precisa estocar uma junta nova de alta qualidade, bem como chaves inglesas e chaves de alavanca.

Você precisa proceder de acordo com as seguintes instruções:

  • Desligue com segurança o sistema de abastecimento de água.
  • Usando uma chave inglesa, solte cuidadosamente o parafuso que prende a asa.
  • Mova a chave ajustável no sentido anti-horário para desparafusar a caixa com vazamento.
  • Remova a junta desgastada e insira uma nova em seu lugar.
  • Pegue o selante - fita FUM e enrole-o no sentido horário sob a borda do batente.
  • Reinstale a carcaça e aperte o parafuso, após o qual você poderá abrir a água.

Se, mesmo após a troca da junta, a torneira continuar fluindo, é preciso ficar atento à “sela”. Com o uso prolongado e frequente da batedeira, esta peça começa a deformar-se, fica coberta de arranhões, fissuras, o que pode causar vazamentos.

Diagrama de um misturador de duas válvulas
Diagrama detalhado mostrando a estrutura de um misturador valvulado tradicional com duas torneiras, identificando todos os componentes e consumíveis

Para resolver o problema, é necessário identificar a área danificada e, em seguida, usar um cortador para virar a área encontrada com um pouco de esforço. Desta forma, você pode nivelar o plano da “sela”, graças ao qual o misturador se encaixará facilmente e o vazamento será interrompido.

Falha nº 3 - o mecanismo de travamento está com defeito

Um vazamento sob a alavanca geralmente está associado a uma quebra do mecanismo de travamento, que deve ser substituído por um elemento semelhante.

Os seguintes sinais irão ajudá-lo a verificar isso:

  • é difícil operar a alavanca devido à resistência inesperada;
  • o fornecimento de água fria/quente é interrompido;
  • a corrente que flui muda espontaneamente de temperatura;
  • é impossível fechar ou abrir totalmente a válvula.

Para substituindo o cartucho você precisa usar as seguintes instruções:

  • Remova o plugue da caixa.
  • Use uma chave de fenda Phillips para soltar o parafuso de montagem.
  • Remova a alavanca e remova o bico decorativo.
  • Usando uma chave inglesa, desparafuse a porca que fixa a posição do cartucho na caixa.
  • Remova a unidade defeituosa.
  • Coloque um novo elemento em seu lugar.

A etapa final é remontar o dispositivo na ordem inversa e instalação em local normal. Em seguida, as conexões misturadoras são reconectadas às linhas de abastecimento de água, após o que a água é aberta e o trabalho realizado é verificado.

Inserindo o cartucho na torneira
Ao substituir o cartucho, preste atenção nas abas que estão nesta peça. Devem coincidir com os recessos localizados no interior da caixa. Se esta condição não for atendida, o misturador irá vazar

Observe que os cartuchos variam significativamente em tamanho e configuração. Para não se enganar na hora de comprar uma peça nova, é melhor ir até a loja levando o aparelho antigo.

Falha nº 4 - problema com o misturador de bolas

Se a junta esférica estiver vazando, o que pode ser causado por uma junta desgastada, você pode tentar consertá-la. Para conserto de misturador de bolas Em primeiro lugar, é necessário fechar as válvulas do sistema de abastecimento de água. Depois disso, é necessário desparafusar o parafuso no qual o misturador está montado e remover a alavanca do dispositivo.

Em seguida, você precisará desparafusar a conexão roscada e desmontar a cúpula da torneira. Depois disso, você precisa encontrar a junta de vedação e limpá-la de sujeira. Se houver algum defeito, esta peça deverá ser substituída. Também é melhor inspecionar a bola quanto a danos. Se forem encontrados, você terá que trocar a torneira.

Compartimento da alavanca misturadora
A alavanca do misturador deve ser removida com cuidado e precisão. É necessário realizar movimentos de afrouxamento até que a resistência enfraqueça. Depois disso, você precisa puxar a alavanca para cima e retirá-la

Você também deve considerar a manga na qual a bola está instalada. Se necessário, as vedações desgastadas ao redor das partes móveis do dispositivo deverão ser substituídas.Depois disso, você pode montar o reforço realizando as operações descritas acima na ordem inversa, e as peças devem ser seladas com um composto especial ou fita FUM.

Falha nº 5 - a junta da carcaça está desgastada

Uma das falhas mais comuns na alavanca torneiras de banheiro causado pelo fato de o bico estar em constante movimento. Por causa disso, a junta de borracha localizada na ranhura desgasta-se rapidamente. Para trocá-lo, é necessário separar o ganso do corpo desaparafusando a porca de fixação.

A gaxeta danificada é removida da ranhura da bica, após o que uma nova peça é instalada ali e a chaveta é montada no corpo. A rosca da porca de fixação é enrolada em 2 a 3 camadas de fita FUM, após as quais é aparafusada a parte que fixa a bica.

Avaria nº 6 - reparação do interruptor torneira-chuveiro

Problemas com o interruptor do chuveiro também são fontes comuns de vazamentos. Isso é causado principalmente por uma junta danificada colocada entre a carcaça e a chave.

Para reparos, será necessário desmontar o misturador, o que é feito da seguinte forma:

  • o botão do interruptor é removido da haste, que é mantida em posição estacionária;
  • você obtém a válvula e a haste;
  • o retentor de óleo é removido da carcaça;
  • uma peça nova semelhante é instalada no local pretendido;

A seguir, é necessário realizar as manipulações na ordem inversa para que o interruptor do chuveiro fique totalmente montado. Depois disso, você pode abrir a água e verificar a qualidade do trabalho.

A causa do mau funcionamento dos interruptores de carretel geralmente é uma porca quebrada que segura esta peça. Para fazer frente à situação, deve-se desmontar a torneira, lembrando de fechar a água. Remova a mangueira do chuveiro e a alavanca do interruptor.

Interruptores para torneiras de banheira
As torneiras modernas podem ter um interruptor embutido ou especialmente instalado. Este último possui um design dobrável, o que facilita muito os reparos. Se a unidade embutida quebrar, na maioria dos casos será necessário substituir todo o acessório

Desparafuse as porcas que prendem o carretel e a chave. Substitua a peça quebrada por uma nova. Limpe as roscas, bem como a cavidade interna da porca, com lixa. Após lubrificar todas as peças com graxa ou composto semelhante, instale a batedeira em seu lugar original e abra a água.

Se o botão que desliga o chuveiro não voltar ao lugar, a mola falhou. Para corrigir a situação, é necessário desmontar a chave, conforme descrito acima, e substituir o elemento quebrado.

Quando a água flui simultaneamente do chuveiro e da torneira, sem possibilidade de comutação, o motivo é um retentor de óleo com defeito, localizado na haste do interruptor.

Neste caso, são necessárias as seguintes operações:

  • compre um novo retentor de óleo, feche a água;
  • retire o botão e retire a haste;
  • remova o antigo e insira um novo retentor de óleo;
  • monte o interruptor.

Após a execução conserto de torneira Você pode abrir a água para verificar a exatidão do trabalho realizado.

Falha nº 7 - vazamento na mangueira do chuveiro

Às vezes vazamentos de água na junção da torneira/mangueira ou mangueira/chuveiro. Em tal situação, as juntas precisarão ser substituídas. Após desligar a água, a porca de fixação da mangueira é desparafusada com um alicate e a junta antiga é removida.

Em vez disso, uma nova peça é inserida e é melhor dar preferência a um produto de paronita ou silicone mais confiável.

Possibilidade de reparar um chuveiro
O desenho do chuveiro e da mangueira do chuveiro não implica a possibilidade de desmontagem. Em caso de mau funcionamento destes elementos, é impraticável realizar reparos, por isso é melhor substituí-los por novos produtos

Para vedar, 2-3 camadas de fita FUM são enroladas na rosca, após o que a porca de fixação é apertada. Por fim, a água é aberta e o funcionamento é verificado.

Falha nº 8 - outras falhas

Listamos uma série de outras falhas de torneira que os usuários podem encontrar:

  • Fluxo contínuo de água pode ser causado falha no cartucho ou um bloqueio que se formou entre ele e a junta. Neste caso, é necessário desmontar a torneira, limpar todas as peças e, se necessário, trocar a válvula.
  • Junta de borracha seca pode fazer com que a água se recuse a fluir quando a válvula estiver aberta. Para verificar isso, basta tocar no dispositivo aberto com algum objeto duro.
  • Quando a rosca da haste está quebrada a válvula começa a girar. Para resolver esse problema, você pode tentar enrolar a linha com linha, mas somente a substituição da peça fornecerá uma ajuda significativa.
  • Junta de borracha danificada pode causar ruído constante na torneira. Para resolver o problema, é recomendável trocar a junta ou cortar a borda desgastada.

Como podemos ver, muitos problemas de funcionamento do mixer podem ser facilmente corrigidos com suas próprias mãos usando o mais simples ferramentas.

Antes de iniciar todo o trabalho, é importante ler atentamente e, se possível, observar as instruções, além de realizar todas as ações com clareza e atenção.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo apresentado descreve como reparar as falhas mais comuns de uma misturadora de chuveiro:

As razões para o fracasso das torneiras do chuveiro podem ser muito diversas. Em alguns casos, eles são fáceis de consertar usando ferramentas comuns. Em outras situações, é necessário recorrer à ajuda de encanadores.

Infelizmente, às vezes a torneira não pode ser consertada e precisa ser substituída. Para evitar que isso aconteça, é importante tomar medidas preventivas e, na hora de adquirir louças sanitárias, optar por modelos modernos de empresas renomadas.

Conte-nos como você consertou uma torneira com mangueira de chuveiro com suas próprias mãos. Compartilhe nuances tecnológicas que você conhece e que serão úteis para os visitantes do site. Deixe comentários no bloco abaixo, poste fotos e tire dúvidas sobre o tema do artigo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica