Como acender um forno em um fogão a gás Hefesto: regras de ignição e princípios de funcionamento de um forno a gás
Não é de estranhar que o procedimento de acendimento do forno cause algumas dificuldades a vários utilizadores. Acontece que nem todos tiveram que lidar com fogões a gás modernos. O uso de modelos mais antigos de aparelhos a gás e fornos elétricos poderia eliminar essa experiência.
Vamos descobrir como acender o forno no fogão a gás Hefesto para que os proprietários não tenham o menor problema nessa área. Vamos apresentar as funções principais e adicionais. Como exemplo, tomemos uma unidade projetada para preparar pratos em casa.
Em nosso artigo você encontrará informações úteis sobre o design e princípios de funcionamento deste tipo de equipamento doméstico. Iremos falar sobre avarias comuns. Aprenderá o que deve ser feito para não encontrar avarias e perturbações no funcionamento do forno e da própria placa.
O conteúdo do artigo:
Projeto e princípios operacionais do forno a gás
Um forno a gás é uma câmara com isolamento térmico embutida no corpo de um fogão a gás ou localizada separadamente com queimadores internos.
O forno dos modelos de fogão a gás Hephaestus atualmente apresentados pela indústria possui dois queimadores – o principal, para preparo de pratos tradicionais e panificação, e um queimador grill para assar pratos de carne.
O princípio de funcionamento de um forno em fogão a gás é aquecer o ar a partir da combustão de combustível liquefeito ou gás natural. O combustível gasoso é fornecido ao queimador e à câmara de combustão a partir da rede ou de um cilindro de gás.
A válvula TUPA regula o fornecimento de gás. Ele passa pelo bico e se mistura com o ar, depois sai do bico e acende.
Os fogões GEFEST também estão equipados com temporizador, iluminação agradável no forno e função de controle de gás. Este mesmo controle de gás serve para interromper o fornecimento de gás caso ele diminua. A última função é simplesmente insubstituível se uma corrente de ar apagar uma chama fraca ou se o fogo for inundado pelo líquido que escorre da panela.
O que é uma torneira TUP e como funciona?
A torneira TUP é um dispositivo termostático de segurança, que é um tubo capilar contendo uma mistura de querosene. Há um pequeno recipiente em um lado do tubo. Quando aquecido, o querosene líquido se expande e fecha o caminho do gás para o queimador e, quando a temperatura cai, ele o abre.
O mecanismo TUPA fica escondido atrás do painel do fogão e é controlado por um manípulo de torneira, que controla simultaneamente o funcionamento do forno e do grelhador, mantendo a temperatura definida.
Função de controle de gás em fogões domésticos
O controle de gás é um recurso útil que aumenta significativamente a segurança dos equipamentos de cozinha a gás durante sua operação.
Ao mesmo tempo, é precisamente isto que dificulta o acendimento do recuperador e, em caso de avaria, impossibilita totalmente a utilização do equipamento.
As torneiras do forno com controle de gás embutido diferem nos diferentes modelos de fogões na quantidade de termopares conectados a elas. Guindaste com dois termopares controla os queimadores do forno e da grelha, com um termopar - controla e liga apenas o forno.
Um termopar são dois fios feitos de materiais diferentes que são fundidos de tal forma que a junção forma uma pequena bola. Quando a temperatura sobe para uma temperatura pré-determinada na área de trabalho da peça, aparece um pequeno sinal elétrico.
Esta fraca carga elétrica é transferida para a válvula solenóide, que como resultado abre o caminho de fornecimento de gás. Se a chama se apagar, o termopar esfria. Devido à queda na temperatura, o sinal deixa de fluir para a válvula, que fecha o canal azul de abastecimento de combustível.
Regras gerais para conexão e operação
Antes de comprar um fogão a gás com o logotipo Hefesto, você deve saber como funciona o seu forno, quais funções e sistemas de proteção o equipamento está equipado. É necessário verificar se seus parâmetros técnicos e configurações correspondem ao tipo e pressão do combustível gasoso na rede.
A instalação e conexão do dispositivo são realizadas por um trabalhador do gás, com quem contrato assinado para fornecimento de combustível azul e manutenção de equipamentos. Posteriormente, ele deverá preencher um boletim de instalação indicando a natureza das alterações nas configurações, se houver.
Use em um apartamento ou casa de campo fogão a gás exige que o proprietário cumpra rigorosamente as regras de segurança.
O funcionamento de forno a gás é permitido se:
- o recuperador é instalado em local à prova de fogo, é feito o aterramento;
- o fogão a gás e, em particular, o forno estão em bom estado de funcionamento, todos os elementos estruturais estão intactos;
- a assadeira e a gradinha não ficam sobrecarregadas - peso permitido até 6 kg;
- A porta do forno em funcionamento está fechada.
O dispositivo deve ser usado apenas para o fim a que se destina - não é permitido aquecer a sala ou secar itens inflamáveis. Se houver cheiro de gás, deve-se fechar primeiro a válvula comum do tubo de alimentação de combustível e depois todas as válvulas do queimador. Os serviços de emergência são chamados para eliminar o vazamento.
Como acender um forno ou grelha no fogão a gás?
Para acender um forno a gás, pode-se usar fósforos, isqueiro elétrico ou ignição elétrica.A ignição elétrica pode ser semiautomática, em que simultaneamente ao giro da alavanca é necessário pressionar o botão de ignição elétrica, e automática.
Na segunda opção, o mecanismo de ignição é embutido nas alças e é acionado simultaneamente à sua rotação. O mecanismo de acendimento dos queimadores do forno não está presente em todos os fogões a gás, mas apenas nos modelos com ignição elétrica de 6 canais.
Usando ignição elétrica para um forno
Para acender o queimador principal com a ignição elétrica embutida, é necessário abrir o forno e girar o botão rotativo no sentido anti-horário até a escala de temperatura máxima. Em seguida, você precisa pressionar simultaneamente o botão PU ou a chave seletora TUPA e o botão do dispositivo de ignição elétrica.
O processo de ignição não dura mais de 5 segundos. Acontece que este tempo não é suficiente e a chama apaga-se ao soltar o manípulo STOP. Neste caso, é necessário fazer uma pausa para permitir que o gás se dissipe e tentar novamente após 1 minuto.
Para o queimador do grill, aplica-se o mesmo princípio de ignição, mas a manivela TUPA é girada totalmente no sentido horário. Esta é a única e imutável posição que regula a temperatura a um nível suficiente para o funcionamento do grelhador.
Após acionar o interruptor, o gás entra no queimador superior, aqui há um fusível instalado, que fecha a saída do gás em caso de extinção da chama.
Como acender manualmente o queimador principal do forno?
Para acender o queimador inferior do fogão Hefesto com fósforos ou isqueiro elétrico, abra a porta do forno, pressione e gire o botão TUPA para 270 °C.
Traga a fonte de fogo para a janela do dispositivo de ignição enquanto pressiona simultaneamente o botão PU ou o botão do interruptor rotativo até o fim, mantendo-o pressionado por cerca de 15 s. Depois de certificar-se de que o gás está queimando, a alça é colocada na posição necessária para o uso.
O regime de temperatura é selecionado de acordo com a tecnologia de preparo de determinados produtos. As recomendações gerais são mostradas na tabela.
Se o acendimento foi bem sucedido e a chama não se apagou, feche o forno e deixe aquecer. Para que o forno estabeleça uma temperatura estável, é necessário aguardar pelo menos 5 minutos.
Acendendo manualmente o queimador superior da grelha
Para acender o queimador superior, abra o forno e coloque o interruptor na posição “Grill”. Leve um fósforo ou isqueiro elétrico ao queimador superior, enquanto pressiona simultaneamente a alça TUPA ou o botão PU, segurando por 15 segundos.
Muitas vezes acontece que o queimador não acende na primeira vez, por isso depois de acender é necessário certificar-se de que a chama está acesa e só então fechar o forno. Se o queimador ainda apagar, repita o procedimento desde o início.
Queimador de gás não acende ou apaga
A causa do mau funcionamento está relacionada ligando o forno e ignição dos queimadores, pode haver entupimento ou desgaste de peças, falha do sensor que monitora o estado da chama.
Os métodos para resolver um problema problemático podem ser os seguintes:
- Termopar com defeito (ponta desalinhada, obstruída ou gasta). Faz com que a tensão insuficiente seja fornecida à válvula solenóide. Como resultado, corta o fornecimento de gás ao queimador do forno. Substituir a peça ajudará a resolver o problema.
- Falha na válvula solenóide. Em caso de mau funcionamento da válvula de gás, o sensor de controle transmite tensão. No entanto, a válvula não é mantida aberta - o funcionamento do queimador é interrompido imediatamente após a abertura da válvula do gás. A válvula deve ser substituída.
- Bocal entupido. O uso prolongado ou contato dos produtos com o bico leva ao bloqueio parcial ou total do canal de saída do gás. Para resolver o problema, o queimador é removido e limpo.
- Falha do guindaste TUPA. A causa da avaria pode ser danos ao mecanismo rotativo localizado no interior ou a um dos elos da engrenagem. A peça deve ser substituída por uma nova. Se a causa for o entupimento do mecanismo giratório da torneira, ela deverá ser limpa.
- O forno apaga-se após o aquecimento. O modo de combustão mínima mal ajustado, para o qual o forno passa após o calor mais alto, faz com que a chama fique muito fraca. O sensor de controle não aquece o suficiente e desliga o fornecimento de gás. Um técnico pode resolver o problema; o queimador precisa ser ajustado.
Os fornos a gás nem sempre estão equipados com função de controle de gás, às vezes não possuem ignição elétrica.Portanto, as regras de funcionamento, ignição e os motivos de extinção do incêndio devem ser considerados para cada modelo de fogão a gás separadamente.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como acender os queimadores superior e inferior do forno do fogão da marca Hefesto:
O que fazer se a chama dos queimadores do forno a gás se apagar:
Revisão do design e funcionalidade do fogão a gás da marca GEFEST:
Usando o exemplo do fogão a gás Hefesto, você pode descobrir como ligar o gás em fornos de outros fabricantes. O princípio de funcionamento é o mesmo, a única diferença pode estar na localização das torneiras e botões, na funcionalidade dos aparelhos.
Se os problemas de acendimento do forno estiverem associados a avarias do equipamento, é preferível contactar especialistas em gás de um serviço com o qual tenha sido celebrado acordo para fornecimento de gás e manutenção de unidades de gás.
Gostaria de compartilhar sua experiência em iluminar e cozinhar pratos no forno de um fogão com o logotipo de Hefesto? Por favor, escreva comentários no formulário de bloco abaixo. Tire dúvidas sobre o tema do artigo, poste fotos temáticas, compartilhe informações e recomendações úteis.