Como ligar o forno no fogão a gás: recomendações para acender o gás no forno e uma visão geral das normas de segurança
Um fogão a gás é um dispositivo totalmente familiar e compreensível.No entanto, a sua utilização pode levantar algumas questões. Assim, a dona de casa pode não saber como ligar o forno do fogão a gás se o proprietário não tiver encontrado previamente um modelo específico.
Mas os pratos cozinhados no forno costumam ser muito mais saborosos do que os cozinhados na placa e retêm mais elementos úteis. Portanto, vale a pena aprender a ligar o forno uma vez, para que você possa mimar facilmente sua casa com deliciosas obras-primas da culinária de qualquer complexidade. Você concorda?
Neste material entenderemos os princípios de funcionamento dos fornos a gás, falaremos sobre as formas de acender uma chama neles e os cuidados de segurança que devem ser observados na operação de tais equipamentos. Complementaremos o material com fotos visuais e recomendações de vídeos temáticos.
O conteúdo do artigo:
O princípio de funcionamento de um forno a gás
Entendendo exatamente como funciona um forno a gás, é muito mais fácil acender o fogo nele de maneira adequada. Se o queimador da placa aquecer diretamente o fundo da panela e aquecer difusamente o espaço limitado ao seu redor, o forno atingirá a temperatura desejada no espaço isolado. O aquecimento do ar que participa do tratamento térmico geralmente ocorre por baixo, após o que as correntes quentes sobem uniformemente, circulando dentro do forno.
O forno possui um queimador próprio no qual queima a mistura gás-ar.Os queimadores são geralmente de difusão: a mistura de gás e ar neles ocorre naturalmente, sem ingestão adicional de oxigênio.
Após a abertura da torneira, o gás passa pelo bico, combina-se com o ar e é inflamado por uma faísca. Este último é formado devido à eletricidade ou ao fogo aberto de um fósforo ou isqueiro.
Se o seu forno estiver equipado convecção, recomendamos que você se familiarize com os recursos de ativação, utilização e desativação deste modo.
Maneiras de acender o fogo no forno
O acendimento da chama pode ser realizado de duas formas, que dependem diretamente das características funcionais do próprio modelo do equipamento. Depende deles o quão bem a dona de casa consegue acender o forno a gás de sua cozinha.
Os métodos para acender o fogo no forno são os seguintes:
- Ignição elétrica O forno é característico de muitas modificações e é mais prático e seguro, pois não implica contato humano direto com o queimador.
- Ignição manual chama requer alguma habilidade. Mas modelos de fogões ou fornos com princípio semelhante de acendimento do fogo costumam custar um pouco menos.
O algoritmo para operar diferentes fornos será ligeiramente diferente. Vamos considerar os recursos de uso com mais detalhes.
Método #1 – ignição elétrica do forno
Ligar o forno com ignição automática é bastante fácil e rápido.
Para fazer isso, você só precisa seguir alguns passos simples:
- abra a torneira do gás, colocando-a no máximo;
- pressione e não solte o botão de ignição elétrica;
- depois que a chama aparecer, solte o botão de ignição após 5 a 10 segundos.
Se após estas manipulações o fogo não acender ou o queimador não funcionar corretamente, é necessário interromper o fornecimento de combustível e abrir a porta do forno para ventilação. Depois de alguns minutos, você precisa tentar acender novamente.
A necessidade de manter pressionado o botão de autoignição reside no sistema de segurança do forno. O sensor de controle de gás necessita de uma determinada temperatura e tempo para monitorar adequadamente o funcionamento do equipamento.
Além disso, segurar tem como objetivo proteger o dispositivo contra a produção de faíscas indesejadas se o botão for pressionado acidentalmente. Após pressionar brevemente este botão, você pode definir o nível de temperatura necessário para cozinhar um prato específico.
Método #2 – iniciar manualmente a chama
Você também pode acender o gás do forno manualmente. Mesmo que o gabinete esteja equipado com ignição elétrica, podem surgir situações em que esta opção não funcione. Portanto, mesmo os proprietários de modelos tecnológicos modernos devem entender como acender um forno em fogão a gás com fósforos.
O processo é assim passo a passo:
- ventile o forno por alguns minutos e localize o orifício piloto;
- traga um fósforo aceso ou isqueiro para o acendedor;
- gire o relé de fornecimento de gás e segure-o até que a chama acenda;
- após o acendimento, não solte a alavanca de alimentação por 15 segundos para que o sistema de segurança responda corretamente ao ligar o forno;
- Se a chama do queimador for produzida de forma estável, sem separações ou faíscas, pode-se fechar a porta e aquecer o armário para posterior cozimento.
Para encontrar a janela de ignição, inspecione cuidadosamente o fundo e as laterais do forno quando ele estiver desligado. Na maioria das vezes, o orifício necessário está localizado na parte inferior do gabinete ou nas paredes. Se o forno estiver equipado com grelha a gás, deve-se procurar o queimador na parte superior.
Para acender, é melhor usar fósforos longos para lareira ou um isqueiro especial com bico estendido. Isso protegerá suas mãos contra queimaduras e maximizará a distância entre o piloto do queimador e sua mão.
Precauções de segurança ao acender o forno
Não importa como você acenda a chama do forno, você deve sempre seguir instruções específicas regras de segurança. Interagir com gás é sempre um risco, por isso você deve ter muito cuidado para eliminar a probabilidade de uma emergência.
A seguir, vejamos as regras básicas para acender o forno com segurança:
- Antes de ligar o forno a gás, ventile-o sempre para liberar o espaço de possível acúmulo de gás.
- Inspecione as mangueiras, verifique periodicamente o aperto de suas conexões e, se necessário substitua o desgastado por um novo.
- Certifique-se de que o queimador do forno esteja totalmente aceso. Se algum trecho não queimar, desligue o fornecimento de gás, ventile o gabinete e reacenda a chama.
- Nunca deixe um forno em funcionamento sem vigilância e lembre-se de verificar se há chamas através da janela da porta do armário.
- Nunca utilize o forno enquanto estiver ligado como fonte de aquecimento. Não é possível aquecer a cozinha com ar aquecido por queimador.
- Limpe bem todas as superfícies internas do forno após cada cozimento. Depósitos de graxa e outros contaminantes podem entupir os orifícios do dispositivo de ignição ou o próprio queimador, o que fará com que a chama queime de forma irregular ou esteja completamente ausente durante a operação subsequente.
Cheiro de gás ou alerta sonoro sensor de vazamento – um sinal de alarme em que é proibido o uso do equipamento. Ventile a sala e, se possível, encontre a origem do vazamento de combustível.
Vale sempre a pena monitorar o funcionamento de equipamentos potencialmente perigosos. O funcionamento incorreto de qualquer elemento deve soar o alarme e tornar-se motivo para chamar um especialista de serviço de gás para realizar uma inspeção, diagnosticar o problema e corrigi-lo.
Mau funcionamento típico de forno a gás
Mesmo com uso cuidadoso e ignição adequada, a chama do queimador do forno pode ficar instável ou desaparecer completamente. Esses problemas comuns têm causas muito específicas e são bastante fáceis de resolver.
Se a chama do forno acende sem problemas, mas muitas vezes apaga depois de algum tempo, o motivo pode ser buscado no funcionamento do sistema de controle de gás. Muito provavelmente, seu sensor está com defeito ou sujo e, portanto, não responde corretamente à ignição, enviando um sinal para desligar o fornecimento de gás.
Na mesma situação, os nós problemáticos podem acabar sendo par termoelétrico e uma válvula solenóide para fogão a gás. Este último não recebe tensão suficiente devido a uma falha no sensor de controle de chama e desliga automaticamente o fornecimento de combustível azul.
Além do mau funcionamento de peças específicas, a causa do apagamento da chama após o aquecimento do forno pode ser um nível mínimo de chama ajustado incorretamente. Após o aquecimento máximo, o queimador entra no modo suave. Se não atender aos parâmetros exigidos, o termopar não aquecerá o suficiente, razão pela qual o dispositivo será desligado.
Caso o queimador de gás do forno não ligue, o diagnóstico principal será identificar bloqueios em suas aberturas, que podem se formar por depósitos de carbono ou restos de alimentos, ou contaminação do próprio bico de gás. Se não houver depósitos que interfiram na ignição, as peças estruturais provavelmente estão desgastadas e necessitam de substituição.
A torneira do gás como unidade separada também pode influenciar o funcionamento incorreto do queimador do forno. Qualquer elo no projeto do mecanismo rotativo interno pode ser danificado. Muitas vezes esta peça não pode ser reparada e deve ser completamente substituída.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A aparência do orifício piloto em um forno a gás e onde ele está localizado é descrito no vídeo abaixo. Além disso, o vídeo mostra como retirar a placa protetora e ter acesso ao queimador.
Informações sobre como acender a chama de um forno sem ignição elétrica com controle de gás no vídeo a seguir:
Tal como acontece com qualquer equipamento a gás, o trabalho com o forno deve ser extremamente cuidadoso.Preste atenção a quaisquer disfunções alarmantes do dispositivo e entre em contato com especialistas a tempo de evitar situações de emergência..
E acender a chama de um forno a gás é bastante simples: você só precisa aprender a fazê-lo corretamente uma vez, após o que a dona de casa não precisará de ajuda externa.
Gostaria de complementar as informações apresentadas com recomendações ou comentários úteis? Ou ainda tem dúvidas que não abordamos neste material? Pergunte aos nossos especialistas e outros visitantes do site - o formulário de feedback está localizado abaixo.