O que é convecção em forno a gás e é necessária? Dicas úteis para donas de casa sobre seleção e uso
Você já sabe o que é convecção em um forno a gás e quais as conveniências que você tem com essa função? Concordo que esquecer os pratos queimados e não assados, confiando ao forno milagroso o cuidado da qualidade do cozimento, é uma perspectiva tentadora. E com a ajuda de uma nova função, adquirir comodidades adicionais amplia as capacidades de qualquer dona de casa.
Falaremos mais detalhadamente sobre as possibilidades, vantagens e desvantagens, e formas de usar a convecção em seu benefício. Também consideraremos os modos de operação e forneceremos recomendações para a escolha de um forno de convecção.
O conteúdo do artigo:
- Finalidade e princípio de funcionamento da convecção
- Revisão de vantagens e desvantagens
- Modos de convecção e painel de controle
- Nuances de operação e desligamento do ventilador
- Segurança de instalação e operação
- Características de uso do equipamento
- Dicas para escolher um forno de convecção
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Finalidade e princípio de funcionamento da convecção
Ao cozinhar alimentos, o calor é transferido de várias maneiras naturais. Ao abaixar a panela para mais perto do elemento de aquecimento, alterando o controle da potência de aquecimento ou mexendo o produto, controlamos a transferência de calor.
Portanto, para evitar que algo queime ou resseque no forno, a dona de casa tem que intervir diversas vezes no processo de cozimento, liberando o calor. Estaremos ignorando muitas possibilidades ao deixar o processo de convecção ao acaso?
Os fornos convencionais têm a principal fonte de calor na parte inferior e a câmara é aquecida por radiação e convecção natural. Devido à impedimento da transferência de calor dos pratos e à baixa condutividade térmica do próprio ar, ocorre uma diferença significativa de temperatura no volume da câmara, o que pode levar à queima ou subcozimento. A situação pode ser melhorada?
Tendo equipado o forno com ventilador especial e sistema de exaustão, os desenvolvedores adicionaram a função convecção forçada para eliminar diferenças de temperatura. Graças à melhoria, surgiram diversas novidades, como pré-aquecimento mais rápido da câmara, crosta dourada uniformemente e até economia.
O princípio de funcionamento deste forno é a convecção. O dispositivo utiliza distribuição forçada de massas de ar aquecidas no volume da câmara, resultando em aquecimento uniforme ou na criação de zonas com condições de temperatura especificadas.
O calor é removido dos elementos de aquecimento a uma determinada velocidade por um ou mais convectores.
O aquecimento dos fornos a gás convencionais (sem convecção) e de convecção mais simples (ou convecção tradicional) (doravante denominados GD) é realizado por queimadores de gás por baixo.
Pode haver vários elementos de aquecimento em um gerador de gás do tipo convecção mais complexo - um queimador de gás na parte inferior, um elemento de aquecimento a gás ou elétrico na parte superior (para grelhar) e um elemento de aquecimento elétrico em anel (CT) ao redor do ventilador principal .
Os fornos de convecção a gás e elétricos são classificados como dispositivos combinados.
Na maioria dos casos, o ventilador de circulação é instalado na parede posterior do forno. Seu motor alimentado pela rede elétrica pode ser acessado pelo lado de fora da unidade. As pás do impulsor estão localizadas dentro da câmara e cobertas por uma grade.
Alguns modelos incluem adicionalmente um coletor de gordura removível. Ele capta gotículas de gordura do ar que vem da câmara para o ventilador, e assim o impulsor não fica tão sujo.
Também estão disponíveis modelos de fornos com dupla convecção, nos quais os ventiladores são instalados em locais diferentes da câmara e nem mesmo na mesma altura. Eles podem funcionar em diferentes modos. Quando trabalham simultaneamente, o calor é distribuído de forma mais rápida e uniforme. Se um deles estiver ligado, formam-se na câmara zonas com diferentes temperaturas, o que permite cozinhar simultaneamente pratos que requerem diferentes condições.
Além do ventilador envolvido no cozimento, o design do forno possui um sistema de exaustão, com o qual é retirado o ar quente que circula no forno.Utilizando o mesmo sistema, a umidade também é retirada da câmara, por isso este forno é mais adequado para assar pizza e vegetais. Devido à desidratação, ocorre a caramelização na superfície dos produtos com formação de uma crosta apetitosa.
Os modelos com função de convecção também possuem um ventilador interno que não é visível do lado da câmera. Ele foi projetado para proteger contra superaquecimento as laterais do forno, equipamentos eletrônicos e móveis localizados nas proximidades. O mecanismo só liga a uma determinada temperatura.
Os proprietários de fornos têm a oportunidade de ativar ou desativar a função de convecção conforme desejado. Neste último caso, o forno funcionará normalmente.
Os fornos a gás com função convencional possuem sistemas de proteção, por isso são tão seguros durante o funcionamento quanto os fornos elétricos. Os queimadores são equipados com sensores de presença de chama e também possuem relés de temperatura.
Revisão de vantagens e desvantagens
Quais são as vantagens dos fornos de convecção? Cozinha rápida - A principal vantagem. O fluxo direcionado de ar quente transfere mais calor para os alimentos, de modo que os alimentos cozinham de maneira mais rápida e uniforme. O tempo de cozimento para a maioria dos pratos é cerca de um quarto (25%) menor. Se você estiver cozinhando receitas projetadas para um forno convencional, recalcule o tempo antes de ajustar o cronômetro.
Muitos chefs observam que o cozimento por convecção é preferível para fritar, pois a crosta marrom dourada da carne se forma de maneira mais uniforme sob a influência da circulação de ar quente.Os sucos ficam dentro do produto, o que deixa a comida mais macia e saborosa.
Reduzindo o tempo de cozimento – isto reduz os custos de energia, portanto você economiza dinheiro. Uma redução nos custos de tempo também ocorre quando vários pratos diferentes são preparados ao mesmo tempo. A poupança de energia e de tempo também se consegue porque não há necessidade de abrir frequentemente o forno para controlar o processo de cozedura (ao abrir a porta perde-se o calor já ganho). Reduz o tempo e a energia necessários para pré-aquecer o forno antes de colocar os alimentos.
Novas oportunidades estão surgindo. A possibilidade é adicionada cozinhe vários pratos ao mesmo tempo, modo descongelando E secagem em baixa (até 40ÓC) ou temperatura ambiente.
Infelizmente, existem algumas desvantagens, sendo a principal delas Preço Alto. Os modelos GD com função de convecção custam quase metade do preço dos análogos que não a possuem. Se você cozinha muito, com frequência e com prazer, e se a compra de um eletrodoméstico caro não causa prejuízos significativos ao orçamento familiar, um “adiantamento” tão generoso não causará arrependimentos posteriores.
Alguns produtos não toleram fluxo de ar durante o processo de cozimento, pois o fluxo de ar é uma força externa que pode destruir a fina estrutura formada durante o crescimento. Por exemplo, um suflê “maricas” perde facilmente a forma, transformando-se em algo plano. Até os cupcakes podem perder a postura e ficar de lado.Ao preparar alimentos que requerem um manuseio delicado, a função de convecção é desligada ou colocada no mínimo, diminuindo a velocidade do fluxo de ar.
Em qualquer caso, mesmo que as finanças não sejam um argumento significativo na escolha de um forno, você deve decidir por si mesmo se precisa de convecção em um forno doméstico a gás ou se pode passar sem ela.
Resolvido o dilema a favor da compra, você poderá se familiarizar com as informações sobre os modos de funcionamento dos fornos, além de consultar um consultor sobre a escolha de um determinado modelo.
Modos de convecção e painel de controle
A presença de um convetor no design do forno garante seu funcionamento em diversos modos.
Muitos dos modos listados abaixo não são encontrados em todos os modelos de forno, portanto, ao escolher um forno, você deve estudar cuidadosamente as instruções.
Abaixo estão os tipos de modos em que o convector opera.
- No modo de cozimento lento O queimador de gás inferior e o ventilador funcionam simultaneamente. O aquecimento uniforme do espaço é criado na câmara. Este modo cozinha perfeitamente pedaços grandes de carne. Este modo também é utilizado para aquecer alimentos.
- Churrasqueira com convecção. Queimador de gás inferior, espeto e ventilador incluídos. Tudo é distribuído: o espeto gira o produto, o ventilador cria um fluxo de calor uniformemente envolvente. Uma crosta crocante e uma carne suculenta estão garantidas.
- No modo "pizza" o elemento de aquecimento inferior, o elemento de aquecimento do anel e o ventilador são ligados ao mesmo tempo.
- Com dupla convecção A tarefa de criar circulação de ar é atribuída a dois ventiladores. Segundo os fabricantes, esta forma proporciona uma distribuição de temperatura particularmente uniforme na câmara do forno.
- Grelha em leque. Recomenda-se pré-aquecer o forno antes de colocar o produto. O ventilador funciona em conjunto com o aquecedor superior para suavizar o calor e permitir que a carne grelhada cozinhe por igual. Este modo é adequado para pedaços grandes de carne e pratos grossos.
- Grelhador turbo – o modo que mais consome energia. Existem três elementos de aquecimento e um ventilador que liga e desliga periodicamente. Prepara com eficiência e rapidez muitos alimentos que requerem cozimento intensivo ao mesmo tempo. Os cheiros não se misturam (e os sabores também).
- Modo de convecção com vapor permite cozinhar pratos semelhantes ao vapor. Neste modo, você pode cozinhar carne de porco cozida sem embrulhá-la em papel alumínio. Ao usar uma sonda de temperatura, a temperatura recomendada é 130 °C.
- Modo Eco Adequado para cozinhar grandes quantidades de alimentos ao mesmo tempo. Convector, aquecedores superiores e inferiores incluídos. Bom para assar biscoitos e bolos.
Tal número de novos modos, além daqueles já conhecidos pela anfitriã dos HDs normais, pode até ser intrigante no início. Mas um bom hábito se desenvolve rapidamente. O cozimento por convecção está silenciosamente se tornando a norma.
Além disso, esses equipamentos estão disponíveis descongelando - geralmente indicado por um floco de neve.A ventilação ocorre sem ligar o queimador. O sopro de ar substitui as camadas de ar frio que envolvem os alimentos congelados por outras mais quentes. Como resultado, não se forma uma “camada de ar” ao redor do produto e o processo de descongelamento é mais rápido.
Modo de secagem possível quando o convector está ligado e a temperatura é de cerca de +50 °C criada pelo queimador inferior.
Outra opção útil é resfriamento rápido do forno, o que geralmente acontece quando o ventilador é ligado sem acender o queimador de gás. Este modo requer que a porta do forno esteja aberta.
Em um forno de convecção a gás, via de regra, são utilizados controles mecânicos. É mais simples e, portanto, mais confiável que a versão touch ou eletrônica.
Para isso, são instalados pelo menos dois reguladores:
- alça de ajuste de temperatura de aquecimento;
- alça para definir o modo de operação do dispositivo.
Além do controle “rotativo” (mecânico), existem modelos com botão giratório ou controles giratórios de toque. Por exemplo, Corting OGG 771, Bosch HGN 22H350 possuem um temporizador eletrônico de toque e controles de termostato rotativos.
Além das alças, o painel de controle também contém indicadores que indicam o funcionamento do aparelho.
Nuances de operação e desligamento do ventilador
Nos fornos elétricos, o ventilador de convecção liga durante o pré-aquecimento, mesmo que você não esteja usando o cozimento por convecção. Sobre conectar um fogão a gás a um forno elétrico, escrevi aqui.
Nos fogões a gás não liga neste período. Durante o cozimento por convecção, o convector normalmente funciona por cerca de 10 segundos e depois desliga por cerca de 40-60 segundos. O ciclo de trabalho do convetor em diferentes modificações pode variar, por exemplo, trabalho e descanso por igual período de tempo.
Maneiras de desligar o ventilador
Como existem muitos modelos diferentes de ventiladores de convecção, o processo de desligamento do ventilador pode variar.
Método #1 – desligue a convecção
Desligar opção de convecção. Alguns modelos de forno têm a capacidade de desligar a função de convecção. O ventilador desliga automaticamente.
Método #2 – abra a porta
No design de muitos modelos, ao abrir a porta do forno, o ventilador desliga imediatamente. Ele ligará novamente quando a porta fechar. Para desligar o convector, abra a porta do forno durante a cozedura.
Método #3 – Resfrie o forno
Desligue o forno e deixe esfriar. Durante o resfriamento, o ventilador pode permanecer ligado por algum tempo. Eventualmente, ele será desligado.
A ventoinha de resfriamento deve funcionar até que o forno esfrie.
Método #4 - Mudar as configurações do forno
Se você tiver um forno combinado com forno convencional, mude a configuração para operação normal. Se o forno for combinado, mudar para a configuração normal de acordo com as instruções do fabricante geralmente resultará no desligamento do ventilador.
Método #5 – clique no botão
Além de um ventilador interno que movimenta o calor pela área de alimentos, alguns fornos de convecção possuem um exaustor para remover gases, fumaça e odores da área de cozimento.
O aparelho pode possuir um controle para seleção de configurações, por exemplo, alto, médio ou baixo, ou um botão que é pressionado para desligar ou ligar o exaustor. Para desligar o exaustor, pressione o botão desligar na parte frontal da unidade.
Quando devo entrar em contato com o centro de serviço?
Em geral, os ventiladores instalados em fornos a gás são equipamentos confiáveis, projetados para durar muitos anos.
Mas há sinais, se houver, você deve entrar em contato imediatamente com uma central de atendimento:
- você pode ouvir rangidos, ruídos estranhos ou batidas quando o forno está funcionando;
- A ventoinha de resfriamento nunca liga;
- ouve-se um odor desagradável ou fumaça vindo do forno limpo.
Vamos dar uma olhada mais de perto nas características dessas análises.
Em primeiro lugar, os convectores não funcionam de forma totalmente silenciosa, mas bastante silenciosa. Se o seu ventilador emitir um som anormal, como guinchar, chiar ou bater, especialmente quando parar ou ligar, entre em contato com um profissional imediatamente. Se o convetor reversível simplesmente puxar um pedaço de papel alumínio e for facilmente removido, o problema poderá ser resolvido por conta própria.
Em segundo lugar, a ventoinha de resfriamento geralmente não é visível, mas você a ouvirá funcionando. Quando a eletrônica esquentar, ela ligará; quando a eletrônica esfriar, ela desligará. O forno ou cooktop gera calor suficiente para ligar a ventoinha de resfriamento. Se a ventoinha de resfriamento nunca ligar ou desligar, você deve visitar um centro de serviço.
Segurança de instalação e operação
Todos os modelos de fornos a gás possuem diversos sistemas que garantem um funcionamento seguro. Assim, o vidro da porta é multicamadas para que a temperatura de escaldamento não atinja a superfície externa da porta. Para que mesmo uma criança olhando pela “vigia” uma galinha girando no espeto não se queime. Ele não poderá participar do controle do forno e da abertura da porta, graças à fechadura.
Além disso, conforme mencionado acima, o calor é retirado da superfície do forno por um ventilador elétrico interno.
O fornecimento de gás é bloqueado automaticamente se:
- o queimador apaga acidentalmente;
- ocorre um vazamento de gás;
- A pressão na linha de gás cai.
Para instalação de fornooperando a gás, é necessário convidar um especialista. Ele não só conectará o gás com segurança, mas também verificará a conformidade do dispositivo técnico com o tipo de gás (natural ou liquefeito) e, se necessário, substituirá o bico.
Adicionalmente necessário instalar equipamento de exaustão. Para se conectar à rede elétrica e ao gás, é necessário entrar em contato com especialistas.
A tomada elétrica deve ser do tipo correto e deve estar aterrada. Além do exposto, é necessário tomar medidas para garantir o livre acesso ao forno e sua retirada. Portanto é importante link_webnavoz]prepare adequadamente o local[/link_webnavoz].
Características de uso do equipamento
Às vezes acontece que o forno de convecção adquirido não é usado no modo de convecção. Parece que uma função tão excelente deveria atrair qualquer dona de casa e ser aproveitada cem por cento. Na realidade, isso ainda não está acontecendo. O principal motivo é o desconhecimento das vantagens e características da função e a necessidade de esforços para dominá-la.
A dificuldade é que cozinhar no modo de convecção requer tempos diferentes. O tempo de cozimento em modo de convecção é um quarto menor, com exceção dos produtos de panificação fechados - em papel alumínio ou manga.
Portanto, quase todas as receitas precisam ser transformadas – o tempo de cozimento precisa ser reduzido em 25%. O mesmo pode ser conseguido baixando a temperatura de cozimento em um quarto. Nem todas as donas de casa estão preparadas para essas inovações (trabalhar muito com tradução e se acostumar a cozinhar de uma nova forma).
Para resolver o problema e ajudar os proprietários de fornos modernos, os fabricantes seguiram vários caminhos:
- recalculou o tempo de cozimento dos principais produtos e forneceu informações nas instruções;
- participou do lançamento de livros de receitas com receitas de aparelhos de convecção;
- fornos programados para alterar automaticamente o tempo/temperatura quando a função de convecção é ativada.
Infelizmente, os fornos a gás ainda não estão equipados com tais capacidades (tradução automática). Talvez a situação seja corrigida num futuro próximo.Mas instruções, livros e a Internet estão à disposição de qualquer dona de casa.
Dicas para escolher um forno de convecção
É melhor escolher um dispositivo técnico caro em uma loja especializada. Aqui você pode obter aconselhamento oportuno e adquirir produtos de qualidade garantida.
O que é importante considerar ao escolher:
- Os fornos podem ser dependentes (incluídos na placa e com painel de controlo comum) e independentes (instalados separadamente). No primeiro caso, selecionar HDDs compatíveis e uma placa separada pode ser uma tarefa difícil. Os fornos independentes podem ser colocados em qualquer lugar da cozinha e podem ser facilmente combinados com qualquer placa.
- As capacidades da dona de casa dependem do número de elementos de aquecimento e ventiladores no projeto. Mais elementos – mais modos.
- Recursos adicionais e sistemas de segurança são dignos de nota. Por exemplo, a presença de um bloqueio à intervenção infantil.
- Um forte argumento a favor da escolha de um modelo específico é a disponibilidade de um departamento de atendimento em sua cidade.
- A escolha do modelo por questões estéticas também tem seu lugar. Felizmente, as empresas líderes produzem equipamentos em mais de um estilo ou esquema de cores.
O método de limpeza é outro parâmetro significativo. Infelizmente, os fornos a gás são limpos da maneira tradicional.
Ao escolher um forno, recomendamos que você procure primeiro produtos de fabricantes cujos equipamentos já sejam reconhecidos como de alta qualidade, confiáveis e sem problemas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Informações úteis para donas de casa sobre o funcionamento de um forno de convecção. De forma sensata, clara e, o mais importante, os processos são explicados e as nuances são mostradas.
Uma breve excursão na escolha dos fornos.
Ao escolher entre um forno convencional e um forno de convecção, o comprador avalia suas capacidades e desejos. Comprar um forno com até mesmo alguns modos de convecção dá à dona de casa a chance de se tornar uma mestre no uso magistral dos recursos fornecidos pela convecção e recompensar a si mesma e sua família com pratos incríveis.
Gostaria de falar sobre sua experiência pessoal na escolha de um forno de convecção e as características de sua utilização no preparo de diversos pratos? Ou você acha que comprar um forno a gás assim é apenas uma jogada de marketing? Expresse sua opinião sobre este assunto, apresente fortes argumentos a favor e contra a compra de equipamentos a gás com convecção - o formulário de comentários está abaixo.