Conexão de fogão a gás com forno elétrico: procedimento de instalação + normas e regulamentos de conexão
O mercado moderno de eletrodomésticos oferece aos potenciais compradores uma ampla variedade de fogões a gás. Uma das opções de compra populares são os modelos combinados, onde, junto com o recurso a gás, também é utilizado o elétrico. Porém, para os compradores desses equipamentos, conectar um fogão a gás a um forno elétrico muitas vezes levanta dúvidas. Você concorda?
Na verdade, se você estudar as regras para o manuseio de gás e eletricidade, verá que elas separam claramente os recursos marcados. Nesse sentido, a prática de conectar fogões a gás híbridos apresenta algumas peculiaridades. Consideremos essas questões com mais detalhes, prestando atenção aos padrões de instalação e regras de conexão aos sistemas de fornecimento de eletricidade e gás.
O conteúdo do artigo:
Instruções de instalação do equipamento
Teoricamente, o próprio usuário pode instalar (colocar) um fogão a gás por conta própria. Além disso, cada modelo de fogão a gás adquirido oficialmente deve vir acompanhado de um manual do usuário. Este documento descreve especificamente todas as nuances da instalação do equipamento no local.
A situação é completamente diferente quando o dispositivo está conectado diretamente às redes de gás e elétrica. Das nuances da instalação de equipamentos no local indicadas na documentação, uma das primeiras é garantir ventilação da sala, onde está instalado o fogão híbrido.
A seguir consideraremos como escolher o local de instalação, levando em consideração os requisitos e características de nivelamento da laje híbrida.
Requisitos para instalação de laje
Este tipo de eletrodoméstico pode ser colocado na abertura entre os elementos dos móveis da cozinha. Neste caso, num dos lados do fogão é permitido colocar um móvel cuja altura seja superior à altura do fogão a gás. Mas, de acordo com as normas, esses móveis são colocados a uma distância não inferior a 300 mm do corpo do equipamento.
Poderá ser colocado um móvel colocado do outro lado do equipamento, desde que esteja à mesma altura do recuperador. Se você planeja instalar alguns elementos de mobiliário acima de um fogão a gás, tal instalação só será possível se não houver impacto no processo de funcionamento do equipamento.
Com base nas regras, para tais casos a distância vertical mínima permitida da superfície com queimadores é de pelo menos 650 mm, e recuo no capô - pelo menos 75 cm.
Tendo em conta as mesmas regras de instalação local de equipamentos, determinados requisitos também se aplicam aos móveis, bem como às paredes, divisórias e pisos que se encontrem junto a equipamentos de aquecimento.
Em particular, os móveis devem ter uma estrutura resistente ao calor que possa suportar temperaturas iguais ou superiores a 90 °C.Uma coisa a ter em conta é o aquecimento significativo da zona traseira do fogão a gás à medida que o equipamento é utilizado.
Suporte e nivelamento opcionais
Muitos modelos de fogões combinados a gás vêm completos com um suporte. Usar um suporte aumenta ligeiramente a altura total (cerca de 5 a 10 cm).
A utilização do suporte é conveniente porque este equipamento é equipado com rodas (duas rodas) e parafusos de ajuste (dois parafusos). Existem também modelos de fogões a gás com quatro parafusos de ajuste.
Se for conveniente movimentar o equipamento com o auxílio de rodas, então ajustando os parafusos o fogão a gás fica facilmente nivelado ao horizonte ou ao nível das superfícies do conjunto de móveis.
Entretanto, o suporte pode ser removido, se necessário. Neste caso, os parafusos de ajuste são instalados diretamente na parte inferior do fogão a gás.
Regras e etapas de conexão
A principal regra dos trabalhos de instalação que visam a ligação de eletrodomésticos às linhas de abastecimento de gás e eletricidade é envolver especialistas nesta matéria - representantes do serviço de gás, eletricistas.
É útil para o usuário entender como um fogão a gás com forno elétrico está conectado às redes, mas na prática essa tarefa só deve ser resolvida por especialistas - prestadores de serviço que tenham a devida autorização.
Cada modelo de fogão a gás (combinado) possui documentação técnica, que indica as características das redes de gás e elétrica para ligação.
Dessa forma, as linhas de rede de recursos conectadas ao local de instalação do equipamento devem atender às características técnicas especificadas do equipamento.
Em particular, queremos dizer as seguintes características:
- pressão do gás;
- tipo de gás;
- tensão da rede elétrica.
É fornecido para venda o fogão combinado a gás configurado para utilização com gás natural “H”, “E”, fornecido a uma pressão de 13-20 mbar. Ou pode ser utilizada uma instalação para utilização de gás liquefeito a uma pressão de 20 mbar. Esta informação normalmente pode ser visualizada abrindo a porta do forno, na extremidade superior ou inferior do corpo.
Etapa #1 - conectando a linha de gás
Como a maioria dos modelos clássicos, o design combinado do fogão a gás está equipado com um bico R ½ (tubo roscado estendido). A ligação à linha principal de gás é feita através de Mangueira flexível, especialmente certificado para uso em fogões a gás.
Ao instalar um fogão a gás com forno elétrico e conectá-lo ao gasoduto, a mangueira flexível de ligação deve ser colocada de forma que não haja contato do corpo da mangueira com nenhuma parte do corpo do fogão.
Depois de concluída a ligação, é necessário realizar um teste de vazamento nos pontos de união.
Também no caso de uma conexão de mangueira flexível, a regra de correspondência de nível deve ser levada em consideração. Em particular, não é permitido elevar o corpo da mangueira flexível até o nível do ponto de entrada do bico com o bico R ½ ou acima deste nível. É verdade que se um tubo de metal rígido for usado para conexão, a regra dos níveis será excluída.
Etapa #2 - conectando a linha elétrica
A localização do terminal de ligação elétrica é a parede traseira da caixa do fogão a gás (híbrido). Normalmente, os terminais ficam escondidos dentro de uma caixa isolada que possui uma tampa de circuito.
A tampa da caixa pode ser removida facilmente - basta pressionar a trava com uma chave de fenda e empurrá-la para cima. A configuração do terminal é aberta, onde os condutores do cabo de alimentação são conectados.
A ligação dos condutores do cabo de potência deve ser realizada conforme marcações indicadas na base do terminal ou no diagrama de documentação.Neste caso, é necessário respeitar os parâmetros da rede elétrica utilizada – utilizando a correta configuração de conexão.
Normalmente o seguinte é usado combinação de cores do condutor nos cabos de rede dos fogões domésticos combinados:
- Linhas de tensão (L1, L2, L3) – preto, preto, marrom.
- Linha neutra - azul.
- Aterramento protetor (PE) – verde-amarelo.
Após realizar as conexões, deve-se fixar o corpo do cabo dentro da caixa de ligação, evitando assim possíveis estiramentos e quebras. Em seguida, feche bem a tampa da caixa.
Também não devemos esquecer a necessidade de manutenção regular e testes de desempenho dos equipamentos que utilizam gás. Para que serve? Entrar em um contrato com a companhia de gás.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo abaixo demonstra o passo a passo da instalação do equipamento. O vídeo aborda certas nuances de instalação, cumprimento de regras e regulamentos:
Instalar um fogão a gás híbrido doméstico complementado por um forno elétrico não é, em geral, difícil. Outra questão é que a ligação deste tipo de equipamento deve ser realizada de acordo com regras especialmente estabelecidas que determinam questões de segurança. Portanto, não é possível realizar o trabalho de conexão de forma independente (proibido pelas normas), mesmo que você possua algumas habilidades, conhecimentos e habilidades.
Você tem uma opinião diferente sobre conectar um fogão híbrido ao sistema de fornecimento de eletricidade e gás? Compartilhe no bloco de comentários. Se você tiver dúvidas sobre o tema do artigo que não discutimos acima, pergunte aos nossos especialistas e outros visitantes do site e participe das discussões.
Existem regulamentos relativos a tubos de gás e fogões híbridos? No apartamento, o cano de gás passa verticalmente no centro, em relação ao fogão a gás. É possível colocar um híbrido em seu lugar?