Esquemas para organizar sistemas de ventilação em um prédio de apartamentos

Para garantir que as instalações sejam confortáveis ​​e que a troca de ar ocorra de acordo com as normas, cada edifício residencial está equipado com um sistema de ventilação.Isto também se aplica aos edifícios de vários andares, que representam o principal segmento da habitação urbana.

Durante a construção, são utilizados esquemas padrão de sistemas de ventilação em um prédio de apartamentos, graças aos quais são implementados vários modos de circulação de ar.

Neste artigo iremos analisar as características dos esquemas tradicionais, as sutilezas de organizar a ventilação forçada e as nuances de organizar a ventilação para um sistema de esgoto.

Diagramas esquemáticos de ventilação natural

Muitos anos de prática na construção de edifícios de apartamentos levaram à seleção de vários dos esquemas mais eficazes para a criação de um sistema de ventilação. A escolha de um esquema ou outro depende de muitos fatores: a forma do edifício, o número de andares, a poluição do ar nas ruas da área e o nível de ruído.

Diagramas de um sistema de exaustão tradicional

É reconhecido como tradicional um sistema de ventilação exaustora com impulso natural, ou seja, quando a troca de ar nos ambientes é realizada devido à diferença de temperatura e pressão.

Isso significa que o ar de exaustão é descarregado através de poços e dutos de ventilação para o exterior (para o telhado), e o ar fresco entra através de janelas, portas ou especiais válvulas de abastecimento.

Diagrama de disposição do eixo de ventilação
Uma das opções para instalação de poços de ventilação em edifício de vários andares

A opção de colocar poços separados para cada apartamento não está sendo considerada atualmente, pois era viável na era da construção baixa.

É claro que para edifícios altos de 9 andares ou mais é fisicamente impossível equipar muitos canais paralelos.

Portanto, dois esquemas racionais reconhecidos são utilizados na construção:

  • Todos os poços levam ao sótão e aí eles estão unidos por um canal horizontal. O ar contaminado é retirado do canal por meio de uma única saída, localizada no local mais conveniente.
  • Apartamentos individuais estão conectados a um riser comum (meu) com canais de satélite paralelos, assim o ar de exaustão é descarregado acima do telhado através de canais verticais.

A diferença fundamental reside em dois pontos: a presença/ausência de coletor horizontal no sótão e a presença/ausência de poços comuns nos risers.

Diagrama de um dispositivo de ventilação com canais via satélite
Diagrama de um dispositivo de ventilação com canais via satélite. Uma nuance importante: para os andares superiores, foi implementada a ideia de uma saída direta separada do ar usado

A drenagem local dos andares superiores se deve ao fato de que para criar tração é necessário que haja um canal horizontal de pelo menos 2 m de altura acima do apartamento.

Os canais retirados separadamente, assim como o poço comum, devem ser devidamente isolados, caso contrário formar-se-á condensação no sótão, resultando na destruição prematura de materiais e mofo.

A instalação de uma caixa de sótão horizontal é efectuada tendo em consideração requisitos especiais. Por exemplo, seu diâmetro deve ser suficiente para que não seja criado nenhum retrocesso e o ar não retorne aos canais. Isto está repleto da possibilidade de entrada de gases de escape nos apartamentos dos andares superiores.

Circuito de canal horizontal
O cálculo do diâmetro da caixa deve ser realizado por engenheiros experientes.Para garantir que o ar se mova em uma determinada direção e não retorne, são instalados cortes dentro do canal

Às vezes não é possível instalar um canal horizontal volumoso. Em seguida, eles se contentam com uma seção de tubo estreita, mas para os andares superiores usam o mesmo sistema local - mangueiras separadas inseridas no sótão.

A ventilação natural, equipada em quase todas as casas antigas, tem uma vantagem significativa - não necessita de alimentação elétrica.

No entanto, a sua eficácia depende da diferença de temperatura entre o edifício e a sala, e os poços e canais requerem limpeza constante, o que é feito extremamente raramente na prática.

Características da localização dos canais em um prédio de 9 andares

Em casas típicas, o processo de troca de ar ocorre naturalmente. Nos apartamentos ocorre um influxo de massas de ar fresco, e o ar de exaustão é descarregado através de poços de ventilação equipados com canais via satélite.

Na maioria das vezes, os dutos de ar são colocados nas saídas de exaustão dos apartamentos de acordo com o esquema “através de 2 andares”, mas também podem ser andar por andar.

Diagrama de ventilação para um prédio de apartamentos
Diagrama de ventilação típico para um edifício padrão de vários andares. O poço de exaustão comum vai diretamente para o telhado, os canais de satélite são colocados em paralelo e conectados alternadamente

De acordo com as normas, a drenagem do 8º ao 9º andar não é feita por meio de um poço comum, mas separadamente. Na elaboração desse diagrama são levadas em consideração as condições atmosféricas médias, ou seja, a temperatura do ar externo é de +5 ° C e a ausência de vento.

Este esquema é reconhecido como pouco eficaz, pois quando as condições naturais mudam, a funcionalidade da ventilação natural diminui. Por exemplo, em calor extremo é inútil. Também é possível que os dutos de ventilação fiquem entupidos, o que bloqueia completamente a circulação do ar.

Se não houver exaustor normal, será necessária uma limpeza de emergência. Embora geralmente seja realizado a cada 5-6 anos.

Sistemas de tipo forçado

Na construção de moradias modernas, estruturas de plástico e metal-plástico são usadas para vedar aberturas de janelas e varandas. As janelas com vidros duplos feitas de polímeros e alumínio são mais resistentes que a madeira, mas muitas vezes bloqueiam completamente os canais naturais de ar fresco.

As portas também se ajustam perfeitamente ao chão, tornando os ambientes totalmente herméticos. Não há entrada de ar e, na ausência de um sistema de abastecimento eficaz, o sistema de exaustão torna-se inútil.

Para resolver o problema de acesso ao ar fresco em todos os apartamentos, são instalados equipamentos especiais em edifícios residenciais de luxo - unidades de tratamento de ar.

Sistema de ventilação forçada em prédio de apartamentos
Um exemplo de instalação de sistema de alimentação e exaustão em um prédio de apartamentos. No piso inferior, na cave ou rodapé, estão instalados equipamentos de alimentação com filtragem de ar e aquecimento, na cobertura - um chiller e um ventilador

O sistema de ventilação de insuflação e exaustão é bastante complexo e para instalar os seus elementos individuais será necessário reservar espaço na cave (aquecimento do ar de insuflação) e na cobertura (ventilador e resfriador).

Ao contrário da ventilação natural, a ventilação de incentivo depende da energia. Além disso, consiste em um conjunto de dispositivos complexos que são controlados a partir de um único controle remoto.

O SHUV é instalado próximo ao equipamento de alimentação, no subsolo, e somente pessoal de serviço qualificado tem acesso a ele.

Podemos dizer que em edifícios residenciais todos os três tipos de ventilação estão presentes, sendo a natural a mais comum, e a instalação de sistema forçado ou combinado ainda é limitada.

Organização da circulação de ar no apartamento

Consideremos como o ar circula em um único apartamento sem a instalação de dispositivos adicionais de troca de ar.

Como mencionado acima, o ar fresco entra por todos os tipos de frestas e frestas nas janelas, bem como pelas portas - portas entreabertas e frestas sob elas.

Movimento de ar no apartamento
O diagrama mostra claramente a direção do movimento do ar. Entra pelas janelas ou portas dos espaços residenciais e se move em direção às aberturas de ventilação

A vida confortável em apartamentos é caracterizada por uma série de fatores, incluindo a frequência da troca de ar e o volume de troca regular de ar.

Existem normas que regulam o fluxo dos fluxos de ar.

Tabela de taxas de câmbio aéreo
Tabela de taxas de câmbio de ar adequada para um prédio de apartamentos. A troca de ar deve ocorrer de forma mais ativa onde há muita umidade, ou seja, na cozinha e nos banheiros

Em edifícios mais antigos, os poços de ventilação nem sempre funcionam 100%, e isso pode ser verificado de forma simples. É necessário pegar uma folha de papel e fixá-la na abertura de ventilação técnica. Se o pedaço de papel não for segurado pela força de tração e cair, a ventilação natural é prejudicada.

Em vez de um lençol, você pode usar uma vela acesa ou um fósforo. Pelo movimento da chama, fica claro se há corrente de ar da sala para o exterior.

Examinamos com mais detalhes as regras para verificar a ventilação de um apartamento e as formas de solucionar o problema. em outro artigo.

Os problemas de ventilação afetam negativamente o bem-estar das pessoas que vivem em apartamentos. A falta de ar fresco causa sonolência prejudicial à saúde, fadiga e dores de cabeça.

Pessoas com doenças do coração e do sistema respiratório reagem com especial sensibilidade a isso.Querem manter constantemente as aberturas de ventilação e as janelas abertas, o que leva a um forte arrefecimento das instalações e, consequentemente, ao aumento do número de constipações.

Também recomendamos que você leia as informações sobre como restaurar a ventilação e desempenho dos dutos de ar.

Ventilador no banheiro
Você pode aumentar a eficiência de um sistema de exaustão natural usando um dispositivo simples - um ventilador instalado na saída de ventilação do banheiro

Se um exaustor regularmente ligado com exaustão de ar para o duto de ventilação for instalado acima do fogão da cozinha, isso também contribuirá para uma rápida mudança nas massas de ar na cozinha e nos ambientes adjacentes.

Se desejar, os residentes podem organizar de forma independente o fluxo de ar. Para tanto, são utilizadas ventilação comum e dispositivos mecânicos e técnicos especiais, por exemplo, válvula de entrada para janela.

As válvulas são instaladas não apenas em janelas com vidros duplos, mas também em paredes, geralmente sob janelas, perto de dispositivos de aquecimento. O ar da rua entra na sala por um pequeno orifício de 5 a 10 cm de diâmetro e é aquecido pelo calor de um radiador ou convetor.

Existem modelos automáticos que são sensíveis às mudanças de temperatura e umidade: assim que os parâmetros ultrapassam a norma, ocorre a ventilação.

Mas um sistema de abastecimento centralizado do tipo canal é reconhecido como mais avançado. Você mesmo pode instalá-lo apenas em uma casa particular, pois em prédios altos serviços especiais lidam com sistemas dessa escala.

As condutas de ar e os dispositivos de alimentação/aquecimento de ar estão localizados acima das divisões, nos tectos, e atravessam as paredes, pelo que são instalados durante o processo de construção.

Fornecimento de ventilação do duto
A ventilação dos dutos de abastecimento é instalada em novos edifícios da chamada classe elite. Uma das condições de instalação são os tetos altos, permitindo a instalação sem danificar o interior

Como você pode ver, a falta de um sistema de ventilação natural bem estabelecido pode ser parcialmente compensada com a instalação de dispositivos adicionais. Há apenas uma desvantagem - despesas únicas adicionais para compra de dispositivos e despesas regulares para pagamento de eletricidade.

Como é feita a ventilação do esgoto?

A remoção de odores desagradáveis ​​​​de esgoto também é necessária para uma vida confortável em prédios de apartamentos. O sistema de “ventilação” do esgoto é simplificado ao mínimo: os gases são retirados pelo mesmo riser em que o esgoto é descarregado.

Para evitar que odores desagradáveis ​​incomodem os moradores, o espelho é equipado com uma extensão voltada para o telhado - tubo de ventilação (ventilador).

Diagrama de esgoto de um prédio de apartamentos
O diagrama mostra claramente como a ventilação do esgoto é organizada. Todas as instalações hidráulicas dos apartamentos são “amarradas” a um riser comum, que de um lado termina com um cano de esgoto, do outro – com uma saída que leva à rede centralizada da cidade

Conhecendo o diagrama, você poderá entender por que as obras de reforma de banheiros exigem autorização. Se você alterar a localização do riser ou conectar um grande número de acessórios de encanamento, o funcionamento do sistema de ventilação poderá ser interrompido.

Ao equipar uma rede de esgoto levando em consideração a ventilação, os sistemas são orientados por SNiP 2.04.01-85.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Para melhorar a ventilação por conta própria, você precisa consultar profissionais e escolher o método mais econômico e eficaz.

Opiniões de especialistas:

Sobre o funcionamento uniforme de dois ou mais dutos de ventilação:

Por que são necessários defletores turbo:

Como instalar a válvula de entrada:

O modo de ventilação natural, característico dos edifícios de apartamentos, nem sempre é totalmente justificado. Se o edifício não tiver uma rede centralizada forçada, você mesmo poderá organizar a entrada/saída de ar, usando dispositivos domésticos.

Você mora em um apartamento alto? Compartilhe sua experiência na organização de um sistema de ventilação, conte-nos quais dispositivos você usa para garantir uma troca de ar completa e oportuna em todos os cômodos do apartamento. Deixe seus comentários em nosso artigo - seus conselhos podem ser úteis para muitos proprietários de apartamentos.

Comentários dos visitantes
  1. Ekaterina Vitalievna

    Na minha opinião, em relação à ventilação forçada, as informações são muito gerais. E, em princípio, não está claro a quem se destina: os proprietários privados não precisam dela e os especialistas sabem que a ventilação forçada é um sistema muito complexo. Além do ventilador e do fornecimento de ar, existem muitos outros dispositivos, por exemplo, um silenciador é acoplado ao ventilador. Se realmente seguirmos as regras, todos os edifícios de vários andares deverão ter um sistema de remoção de fumaça. Desculpe por ser categórico.

    • Salda

      Mulher, por que se preocupar com essas nuances? Os especialistas já sabem fazer isso corretamente, mas a pessoa comum pode fingir ser um especialista que sabe que um supressor de ruído é necessário para um ventilador. Por que expandir seus horizontes assim?)))

      • Especialista
        Alexei Dedyulin
        Especialista

        Olá. Em muitos prédios de apartamentos, os sistemas de ventilação não são instalados de acordo com as regras. As pessoas estão literalmente sufocando dentro de casa e envenenadas por mofo. Conhecer as nuances às vezes é muito útil para proteger seus direitos.

        • Alexandre

          Caro “Especialista”, o sistema de construção soviético significava que não importava como você o fizesse, ele ainda daria certo e funcionaria onde não houvesse defeitos de construção. Isso representa cerca de 1% dos moradores da casa que fazem o inimaginável, inclusive desmontando poços de ventilação pública.Mas só os idiotas podem fazer download dos nossos direitos; pessoas inteligentes não prejudicam a si mesmas.

      • Masha

        Em relação ao seu destaque - “Mulher”: “Olive Dennis projetou um sistema de ventilação para trens que fornece ar limpo e fresco para cada passageiro individualmente.”

        • motka

          As mulheres estão muito mais interessadas em ventilação do que os homens. Visto que são influências sutis sobre todos os moradores (aconchegamento, conforto, bem-estar, humor, crianças, cheiros, etc.), que não são interessantes e perceptíveis a todos os homens.
          Na maioria das vezes, as meninas estudam no departamento de construção nessas especialidades, e menos os rapazes, pelo que percebi.

  2. Vladimir

    Os sistemas de exaustão natural existentes em edifícios de vários andares são extremamente ineficazes. Exaustores com ventiladores acima do fogão para sugar fumaça, odores e vapores de óleo são populares. Esses guarda-chuvas são conectados a coletores de ventilação de exaustão, de modo que podem criar pressão excessiva nos coletores e o ar poluído fluirá para salas adjacentes.

    Portanto, Salda é em vão confiar cegamente nos “especialistas”. A solução mais correta é instalar exaustores industriais para sugar o ar dos coletores.

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Os capuzes que incomodaram você, Vladimir, são iniciativa dos moradores, e não fruto da criação de projetos falhos. Existe um documento - “PTE do parque habitacional”, que começa com cláusulas que proíbem remodelações, alterações nos sistemas sanitários e outros (a ventilação também está incluída). Veja os parágrafos 1.7.3, 1.7.4.

      Quanto à exaustão forçada, também existem diversas linhas que permitem a instalação apenas ventiladores nos banheiros, cozinhas dos apartamentos superiores de edifícios altos (captura de tela em anexo).Acontece que a instalação de um guarda-chuva equipado com ventilador é inaceitável. A próxima vistoria do apartamento por um representante da sociedade gestora terminará com a desmontagem do guarda-chuva.

      Fotos anexadas:
  3. motka

    Estou interessado no tema devido aos rumores que se espalham de que as pessoas adoecem mais onde existe um sistema de ventilação comum. Pelo que eu sei (e sei) e esta página do site comprova, o duto de exaustão não deve funcionar para afluência, porque a física não permite. Mas com reformas e instalações ilegais por moradores estúpidos, em princípio, eles podem quebrar tudo, até mesmo uma coisa tão conveniente como um duto de ar. E pedir uma fiscalização dessas pessoas é muito correto, para que todo o riser não sofra por causa de uma coisa.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica