Caixa para máquinas elétricas: tipos de caixas e suas características + nuances de escolha e enchimento da caixa

Ao montar uma rede de apartamento ou casa, você tem que se preocupar com a escolha do equipamento elétrico.E se escolher uma tomada não é tão difícil, comprar um cabo, máquina ou quadro elétrico exige conhecimento e cálculos preliminares.

Mesmo uma caixa comum para máquinas elétricas não é fácil de comprar - a gama de ofertas modernas é muito ampla. Sugerimos que você entenda a variedade de opções e considere os critérios mais importantes na hora de escolher uma caixa.

Finalidade das caixas para máquinas

As caixas plásticas e metálicas desempenham a mesma função dos quadros de distribuição - organizam o funcionamento dos equipamentos elétricos e servem para a instalação elétrica dos dispositivos de proteção. Na literatura especializada você encontra outros nomes: caixa, caixa, escudo, painel.

O principal “recheio” para enchimento da caixa são máquinas elétricas, porém, outros dispositivos de proteção podem estar localizados próximos a elas - RCDs e dispositivos automáticos.

Nova caixa de máquina de venda automática
Não existem produtos à venda com equipamentos pré-instalados. As caixas de baixa tensão são vendidas vazias e os dispositivos de proteção automática são selecionados levando em consideração as características da rede e instalados de acordo com o esquema selecionado

Caixas grandes contêm indicadores, interruptores, temporizadores e relés diferenciais. Mas para equipar a rede de uma casa particular ou de um apartamento não é necessária a instalação de equipamentos adicionais.

Painel elétrico com dispositivo de medição
Se, além dos equipamentos de proteção, for instalado um medidor de energia elétrica dentro da caixa, o painel passa da categoria de distribuição para a categoria de medição e distribuição

As caixas são instaladas em apartamentos, em áreas térreas, bem como na rua, caso seja necessária a ligação de uma residência particular à linha de alimentação. Eles são variados em design, montagem e funções.

Tipos de equipamentos de acordo com GOST

De acordo com os documentos legislativos aprovados, tanto as pequenas caixas para 2 módulos como os grandes armários-estações de distribuição pertencem aos quadros de distribuição responsáveis ​​​​pela ligação dos grupos eléctricos. As normas podem ser encontradas na redação GOST 32395-2013.

Os escudos são divididos em caixas de apartamento e de chão - no local de instalação. A próxima divisão é em distribuição e contabilidade e distribuição. Estes últimos diferem na instalação do contador.

Assim, duas grandes categorias podem ser distinguidas:

  • apartamento — grupo e grupo contábil;
  • andar — distribuição, distribuição contábil, grupo de distribuição contábil.

De acordo com o método de instalação, todos os tipos listados podem ser montados na parede ou embutidos em um nicho especialmente preparado.

Caixa embutida na parede
Se a caixa de parede for simplesmente fixada com buchas na parede ou divisória, então para a caixa embutida é necessário cortar ou escavar um nicho de certa profundidade

As caixas de distribuição são protegidas contra choques elétricos. De acordo com este indicador, podem pertencer à classe I ou II.

Alguns produtos de piso são equipados com compartimentos especiais para equipamentos de baixa corrente. As caixas de apartamentos vêm com ou sem dispositivo de entrada, projetadas para circuitos monofásicos ou trifásicos.

Características de design de caixas elétricas

Os produtos elétricos diferem não apenas no tamanho da caixa. Eles são fabricados de acordo com os requisitos estabelecidos no GOST.

Se o equipamento for de fabricação estrangeira, ele também deverá estar em conformidade com os padrões russos; caso contrário, a organização controladora simplesmente não permitirá a conexão do apartamento/casa à rede elétrica.

Caixa externa
Externamente, o design é simples - é um produto retangular com furos para fixadores e uma porta que simplesmente encaixa ou trava

Se apenas disjuntores, não é necessário trancar a porta. Mas os dispositivos de segurança e dispositivos de desligamento exigem o travamento obrigatório da caixa.

Partes principais da caixa do disjuntor:

São necessários elementos estruturais concebidos para pendurar a caixa na superfície da parede ou para embuti-la num nicho.

Características técnicas das caixas

Na hora de escolher uma box para apartamento ou casa, é preciso levar em consideração a quantidade de máquinas automáticas e outros equipamentos elétricos que pretende instalar para proteger a rede elétrica.

A diretriz principal deve ser um diagrama indicando os dispositivos agrupados em grupos. Além disso, você precisa decidir sobre o tipo de caixa, tamanho exato, classe de proteção e classificações.

Isolamento elétrico e classe de proteção

Todos os produtos eléctricos, incluindo os utilizados na vida quotidiana, devem ser protegidos contra choques eléctricos. Isto também se aplica às máquinas caça-níqueis.

Ao desligar uma máquina automática ou coletar dados de um medidor, o proprietário do apartamento deve estar confiante em sua segurança.

De acordo com GOST 12.2.007.0-75, existem cinco classes de proteção, de 0 a III.

Todas as caixas elétricas pertencem à classe de isolamento elétrico I ou II:

  • eu aula – caixas metálicas com isolamento funcional e 1-2 elementos de aterramento;
  • classe II – caixas plásticas com isolamento reforçado sem elementos de aterramento.

A classe de isolamento elétrico deve ser indicada na documentação técnica do novo produto. Também é preciso considerar o local de instalação e, dependendo disso, escolher uma caixa com grau de proteção contra poeira e umidade - de IP44 a IP65.

Caixa plástica para máquinas de venda automática
Exemplo de caixa plástica para disjuntores pertencentes à classe de isolamento elétrico II. O principal elemento isolante é uma caixa de plástico que não permite a passagem de corrente elétrica.

Se a caixa com metralhadoras for instalada no corredor, o menor grau de proteção é suficiente, mas caixas ao ar livre deve ser marcado pelo menos IP54.

De acordo com as regras de instalação, as caixas para aparelhos eléctricos não podem ser instaladas na cozinha, casa de banho, sanita conjugada, piscina anexa - ou seja, em qualquer divisão onde a humidade seja superior ao normal

Material de fabricação do corpo e peças

Existem 2 tipos de produtos com base no material de que são feitos: plástico e metal.

Caixa metálica para disjuntores
De acordo com os padrões GOST, o material de produção deve ser resistente a vários tipos de influências que podem ocorrer durante a operação: mecânicas, térmicas, elétricas.

Metal. As caixas pertencentes à classe I são revestidas com uma camada protetora resistente à corrosão. Eles podem ser equipados com peças adicionais feitas de outros materiais - barras de aterramento, pinças de contato, dispositivos de conexão.

Plástico. A maioria dos painéis dos apartamentos é feita de um polímero especial resistente ao calor - plástico ABS. Este é um material resistente a impactos que pode suportar aquecimento até uma média de +650°C. Não é propenso à combustão espontânea e, em caso de emergência, só pode derreter, mas não queimar.

O design da caixa plástica não se deforma com o tempo, pois ganha forma durante o processo de tratamento térmico. A superfície não é exposta à radiação ultravioleta, o que significa que pode ser montada com segurança em um poste ou parede externa de um edifício.

Caixa de máquina de venda automática com belo design
Uma das vantagens dos produtos plásticos é o seu design bonito e prático. Podem ser colocados em local visível sem medo de que o aspecto dos dispositivos técnicos estrague o interior. Para fazer isso, o painel frontal é colorido

Os invólucros das caixas de polímero são muito leves e fáceis de instalar. As caixas modernas possuem entradas espremidas para conectar fios e portas reversíveis.

Se a caixa for instalada em uma parede de madeira, os requisitos aumentam. Suponhamos que as partes das caixas classe II, embutidas ou externas, devam ser resistentes ao aquecimento dos fios até +850°C.

Número de linhas e módulos

Outra característica importante são as dimensões da caixa. Dentro da caixa existem tiras direcionadas horizontalmente - trilhos DIN.

Cada um deles é projetado para um determinado número de vagas (módulos). A largura de um local é de aproximadamente 1,75 cm, por exemplo, uma máquina ocupa um local e um medidor elétrico ocupa de 5 a 8.

Localização correta das máquinas
Ao projetar o esquema de montagem da caixa, é necessário distribuir os dispositivos de acordo com trilhos DIN e localizações. É melhor que a disposição dos dispositivos seja lógica e as máquinas sejam instaladas de maneira ordenada, em grupos

O camarote da sala é compacto e tem capacidade média de 12 a 36 lugares, dependendo da quantidade de circuitos elétricos.

Mas os fabricantes costumam expandir sua gama aumentando a faixa de tamanho, então em suas coleções você encontra as menores caixas para 2 interruptores e grandes painéis acomodando até 180 módulos.

Caixas pequenas são úteis quando os dispositivos de proteção estão localizados em vários locais. Por exemplo, se o RCD e o dispositivo de medição estiverem instalados na rua e o painel de grupo estiver instalado dentro de casa. Opção para instalação urbana: interruptor + medidor no local, caixa de distribuição no corredor.

Parâmetros nominais de escudos

Todos os valores nominais estão indicados na documentação técnica, devem ser levados em consideração na escolha de apartamento ou box, pois existem diferenças. Por exemplo, em edifícios urbanos de grande altura, a tensão nominal de entrada para caixas de apartamentos é de 230 V, enquanto para caixas de piso pode ser de 230 V ou 400 V.

Não há diferenças nas correntes nominais dos dispositivos de entrada monofásicos e trifásicos; valores de 25 A a 63 A são adequados para todos os tipos. Correntes nominais de máquinas individuais e dispositivos diferenciais dependem do consumo de energia e podem variar de 6 A a 40 A.

Deve-se lembrar que é estritamente proibida a instalação de uma caixa de apartamento como quadro de distribuição de piso.

Caixa de apartamento com um trilho DIN
Um exemplo de caixa de apartamento com um trilho DIN e módulos sobressalentes. De acordo com seus parâmetros nominais, é adequado para instalação em apartamento de 1 quarto. Se for necessária conexão adicional, assentos gratuitos serão úteis

As modificações para instalação no local deverão ser projetadas para no mínimo 2 e no máximo 4 apartamentos. Se forem necessárias mais conexões, uma caixa adicional deverá ser instalada.

Aconselhamento especializado sobre seleção e montagem

Tendo em conta as características listadas e outras, escolher uma caixa adequada mesmo para montar uma rede num pequeno apartamento não é uma tarefa tão simples.

É melhor consultar um eletricista qualificado e, no mínimo, solicitar um projeto de fiação profissional. Com base no diagrama, você pode montar a caixa elétrica.

Cada pequeno detalhe é importante no design do futuro escudo. Por exemplo - caixa de apartamento ABB.

Esta é uma caixa que é mais adequada para instalação de máquinas sem comprar peças adicionais. Custa mais do que uma caixa de metal sem pneus e sem moldura, mas é muito mais conveniente de instalar e usar.

A base do gabinete possui ainda escotilhas de fiação e pequenas ranhuras para uma distribuição mais conveniente dos condutores dentro da caixa.

Para a instalação na parede são utilizadas buchas e os vãos entre o nicho e a moldura são cobertos com gesso ou gesso. Se a moldura com ripas for removível, todos os trabalhos de instalação da caixa podem ser feitos em conjunto com as atividades de construção de acabamento da parede, e a montagem da caixa pode ser feita posteriormente.

Boxe moderno para metralhadoras
Artesãos experientes aconselham não economizar em equipamentos elétricos que durarão décadas, mas comprar uma caixa segura, durável e confiável que atenda aos padrões

Recomendamos prestar atenção aos produtos de marcas que já se estabeleceram no mercado russo: ABB, Legrand, Viko, IEK, Makel, Schneider Elétrica.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Montando a caixa - tudo em ordem:

Como economizar na compra e montagem:

O processo de instalação da blindagem e cabeamento:

É melhor confiar a seleção e instalação do equipamento de distribuição a um especialista qualificado - um eletricista da sociedade gestora ou um eletricista licenciado contratado de fora para instalar a fiação elétrica.

Mas é melhor que o proprietário tenha informações sobre as caixas - para tomar medidas urgentes em caso de emergência ou para pequenos reparos independentes.

Você tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre como escolher uma caixa para uma máquina elétrica? Você pode deixar comentários na publicação, participar de discussões e compartilhar sua própria experiência de compra, instalação e preenchimento da caixa. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.

Comentários dos visitantes
  1. Peter

    Obrigado pelo artigo detalhado. Eu tinha muitas perguntas sobre a metralhadora e o escudo. Quando estava reformando meu apartamento, procurei na Internet as informações necessárias, mas, por sorte, não encontrei esse material.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica