Caixa externa para medidor elétrico: requisitos e características para escolha e instalação de quadro elétrico
Os proprietários de residências particulares, mais cedo ou mais tarde, terão que levar seus dispositivos de medição de serviços públicos para fora.As organizações de serviço têm vários requisitos para este evento. Uma delas é a cláusula correspondente da PUE, segundo a qual a blindagem é instalada nas fachadas das casas, pilares, pilares, cercas, etc.
Diremos a você como colocar e proteger uma caixa externa para um medidor elétrico de acordo com os regulamentos de construção. O artigo que propomos descreve detalhadamente os critérios de seleção e regras para instalação de caixa para medidor de vazão e outros equipamentos. São fornecidas recomendações úteis para a montagem da blindagem e execução da instalação.
O conteúdo do artigo:
Finalidade das caixas de rua
A caixa deve desempenhar três funções. A primeira é garantir a segurança das pessoas durante a manutenção e operação da rede elétrica. A caixa deve ser aterrada.
A segunda é criar condições ideais para os dispositivos localizados no interior. A estrutura deve estar bem protegida das influências atmosféricas: umidade, luz solar, vento.
A terceira é fornecer acesso ao dispositivo de medição aos representantes da organização prestadora de serviços. Essa condição está especificada nos contratos com os consumidores, embora a PUE não contenha a exigência direta de instalação de medidores nas ruas.
Tipos de caixas por tipo de design
Fabricantes nacionais e estrangeiros oferecem caixas de diversos tamanhos e capacidades.A opção é selecionada em função dos parâmetros do equipamento que se pretende colocar na caixa.
Existem também certas marcações que indicam o tipo e a finalidade da caixa. Exemplo:
- sala de controle - comum e mais simples;
- ShchVR - uma caixa embutida na parede;
- ShchRN — caixa de distribuição e suspensão.
Se for apenas um painel de medição, normalmente contém apenas um medidor, uma máquina de entrada, barramentos de aterramento e neutro. Dispositivos de corrente residual, e disjuntores instalado na caixa “home”. Mas você pode combinar tudo isso em uma caixa.
O desenho da blindagem pode ser:
- chão;
- construídas em;
- fatura ou montada;
- oculto ou aberto;
- inteiro ou dobrável.
Que tipo de equipamento, em que quantidade e com quais parâmetros deve ser instalado na caixa - todos esses pontos estão especificados no projeto fonte de alimentação para uma casa particular. Se não existir tal documento, você precisará de aconselhamento de especialistas relevantes.
Critérios básicos para escolher uma caixa
A principal tarefa do consumidor é encontrar uma caixa durável e prática que resista a um serviço de longo prazo em condições externas. A caixa deve ser conveniente para instalação e operação.
O que é importante no design em si? Presença de furos de diâmetro adequado para os fios que saem do suporte e conduzem ao edifício. É desejável que esses elementos possuam vedações de borracha e acoplamentos plásticos.
Um detalhe conveniente é a janela.Elimina a necessidade de abrir a blindagem para fazer leituras e reduz a frequência de contato do conteúdo interno com o ar e a umidade. Preste atenção às alças de vedação.
O índice IP20 significa que a caixa está protegida contra partículas de poeira maiores que 12,5 mm, mas é vulnerável à umidade. Grau de proteção IP65 garante isolamento completo desses fatores negativos. Quanto maior o número, mais caro é o design. A opção ideal é com pontuação 54.
Ao escolher um painel elétrico, você também precisa observar a espessura de suas paredes, faixa de temperatura de operação, número de portas e tipo de fechadura. A caixa pode ser trancada com uma chave individual ou equipada com várias chaves idênticas.
Requisitos de instalação da caixa
O dispositivo de medição e os equipamentos adicionais só podem ser instalados numa estrutura suficientemente rígida. Deve estar bem isolado da umidade e de outros fenômenos atmosféricos negativos.
Medidores com mudanças significativas de temperatura podem apresentar erros nas leituras, por isso é recomendado isolar a caixa com tampas especiais ou elementos de aquecimento. Isso também prolongará a vida útil dos dispositivos.
Pontos principais PUE-7:
- A distância entre o piso e a caixa com os terminais do medidor deve estar na faixa de 0,8-1,7 m, sendo permitido o desvio do primeiro indicador de até 0,4 m.
- Se o local for acessível a pessoas não autorizadas, a caixa deverá ser equipada com fechadura de segurança e janela de visualização.
- O design e as dimensões do gabinete devem proporcionar fácil acesso a todos os elementos da instalação e possibilidade de substituição de dispositivos, se necessário.
- Durante a instalação, as pontas dos fios a partir de 12 cm devem ser deixadas próximas ao medidor. Um pedaço do fio neutro com comprimento final de 10 cm deve ter uma cor distinta.
- O aterramento com condutores de proteção de cobre é obrigatório.
- A fiação elétrica não deve ter soldas.
- Períodos de verificação: para medidores trifásicos - 1 ano, para medidores monofásicos - 2 anos.
Além dos requisitos para os medidores e caixas em si, as regras também se aplicam a cabos, fios e fixações. Para um cabo multicondutor é obrigatório o uso de NShVI (ponta). Ao conectar as extremidades dos cabos ao equipamento, também são necessários prensa-cabos selados (prensa-cabos).
Guarda-roupa faça você mesmo
Se você tiver experiência e desejo, você mesmo pode organizar um gabinete para um medidor elétrico. Você precisará comprar a própria estrutura, munir-se das ferramentas necessárias e realizar montagem de painel elétrico de acordo com as especificidades da rede elétrica doméstica.
Se você encontrar um gabinete com as dimensões exigidas, mas não tiver janela, alças para vedação ou alguns furos, é permitido adicionar esses elementos. Mas o trabalho deve ser realizado de acordo com as normas de segurança e as exigências dos órgãos reguladores.
Todo o equipamento necessário é montado em trilhos DIN. Muitos modelos de medidores vêm com peças que podem ser úteis durante a instalação (adesivos, tampas, fechos). A principal tarefa é montar os dispositivos e conectá-los corretamente.
Modelos de medidores externos
Se você estiver comprando um medidor novo e não remover o existente das instalações, precisará de um dispositivo adequado para uso em ambientes externos.
Observe os seguintes pontos:
- Os modelos de indução são muito mais sensíveis às mudanças de temperatura do que os eletrônicos.
- O trilho DIN é preferível como método de montagem.
- Acesse o site da organização de vendas de eletricidade e veja quais modelos são permitidos para instalação na Rússia.
- Para um sistema de pagamento multitarifário, escolha um dispositivo que possa levar em consideração mais de três tarifas.
O reconhecimento da marca e a presença de centros de serviços também são importantes. Um fabricante confiável significa qualidade, facilidade de manutenção e lealdade das organizações de inspeção.
Dentre as marcas nacionais disponíveis comercialmente, podemos considerar as seguintes: INCOTEX, Taipit, Energomera, EKF. Particularmente popular é o modelo “Mercúrio” 230 AM-03. Possui tarifa única e é capaz de fornecer leituras precisas em temperaturas que variam de -40 a +55 graus.
Dos fabricantes estrangeiros que se mostraram bem: ABB sueco-suíça, francesa Schneider Electric, turca Legrand. Mas as marcas europeias muitas vezes têm faixas de temperatura operacional que não correspondem à realidade russa.
É aconselhável consultar especialistas da organização prestadora de serviços da sua região. Geralmente eles possuem uma lista de dispositivos que já apresentaram seu melhor desempenho durante a operação.
Automático e aquecedor
Um interruptor automático é instalado na caixa antes do medidor.Os seus parâmetros devem ser calculados a partir da potência total de todos os consumidores - aparelhos eléctricos instalados ou planeados na casa e na rua/garagem e demais edifícios domésticos.
Se, por exemplo, a potência total for 25 kW, então para este valor é ideal uma máquina automática de 63 A. Além da de entrada, é necessária uma máquina automática de linha de saída, protetora para o aquecedor e modem (se houver) . Utilizando este último, as leituras são transmitidas automaticamente ao centro de processamento. Mas tal esquema não pode prescindir de um aquecedor.
Os aquecedores para painéis elétricos são feitos de alumínio revestido com termoplásticos não inflamáveis.
As principais funções do elemento são prevenir o aparecimento de condensação, o que evita alterações corrosivas nos barramentos e contatos condutores de corrente e protege os dispositivos contra alta umidade.
Transferir dispositivo de entrada e SPD
Se a instalação eléctrica incluir uma fonte de energia autónoma, deverá ser instalado um dispositivo de reserva após o contador. Este dispositivo é necessário para alternar manualmente os consumidores da rede externa para o gerador e vice-versa.
Para proteger a instalação contra descargas atmosféricas, surtos de alta tensão e incêndios decorrentes desses impactos, um SPD (dispositivo de proteção contra surtos) é adicionado ao painel. Ele é colocado após o disjuntor de entrada e através de um fusível separado. Um SPD é necessário se a entrada no edifício for realizada por via aérea.
Além disso, a blindagem pode ser instalada RCD de proteção contra incêndio, um módulo cruzado para distribuição de eletricidade a diferentes grupos de consumidores. Às vezes, uma máquina diferencial também é adicionada à caixa.
O soquete é um dos elementos opcionais. Mas se a construção do seu local estiver em andamento ou você precisar de uma conexão de rua para algum equipamento, não poderá ficar sem ela. E não se esqueça do trilho zero, ele combina todos os cabos zero e é usado para conectar núcleos.
Como é feita a instalação?
Todos os equipamentos deverão ser conectados por um eletricista, desde que este possua os documentos necessários para tal trabalho. O proprietário da linha de energia possui esses especialistas. Convidar outra pessoa ou fazer tudo sozinho não é prático.
Artesãos não qualificados podem não comparar as características técnicas dos equipamentos de entrada com as cargas reais da rede, “esquecer” os dispositivos de proteção contra choques elétricos ou mesmo cometer erros grosseiros na sequência de sua conexão. Portanto, é altamente desejável saber como é feita a instalação.
Primeiro, é equipado um dispositivo de entrada - este é o próprio gabinete, onde existem mecanismos para proteger e conectar os cabos de entrada aos de saída. É bom que o tubo com o cabo entre diretamente na própria caixa. Consideremos o processo de conexão usando o exemplo de uma rede trifásica.
Existem muitos interruptores à venda; basta um disjuntor tripolar, que pode ser movido para fora do dispositivo de entrada. Um desses designs é o YaBPVU-100.Esta é uma caixa de ferro com contatos de interrupção e fusíveis de 100 A.
O elemento mais importante do dispositivo de entrada é o barramento de aterramento, ao qual é conectado o aterramento repetido com um condutor neutro de entrada. Ele divide o condutor PEN em um fio terra e um neutro de saída. Em seguida, o cabo da caixa vai para a casa, onde está instalado seu próprio painel.
A divisão de zero também pode ocorrer no próprio dispositivo de entrada. Neste caso, o painel será denominado painel de distribuição de insumos.
Se você pretende desconectar a fiação pública, pode fazer uma saída especial no painel principal. Assim, os dispositivos projetados para alimentação trifásica terão disjuntores e RCDs separados.
O equipamento é conectado através de conectores de alimentação ou caixas de barramento. O seu grau de proteção deve ser superior ou igual a IP45.
Como montar e instalar um painel para medidor em um apartamento está escrito detalhadamente em próximo artigo, com o qual recomendamos que os proprietários de habitação urbana se familiarizem.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Montagem de todos os elementos da caixa antes da instalação:
Vídeo nº 2. Montagem e instalação de medidor trifásico em vez do antigo monofásico, além de orçamento para tal obra:
Vídeo nº 3. Análise do processo de ligação da eletricidade a partir de um suporte (poste):
Para instalar uma caixa para medidor elétrico na rua, é necessário selecionar a própria caixa e seus equipamentos internos para que a estrutura e os dispositivos possam suportar as condições externas. Você mesmo pode montar o painel, mas é melhor confiar todas as conexões do suporte e da casa a um especialista de uma empresa de serviços.
Gostaria de nos contar como montou e instalou um quadro elétrico na rua em frente à sua dacha ou casa de campo? Você tem sutilezas tecnológicas que valem a pena compartilhar com os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas e poste fotos sobre o tema do artigo.
Logo no início do texto afirma-se que o medidor deve ser levado para fora de casa. Qual propósito? Isso é exigência de alguém? Visito frequentemente o sector privado, mas não observei nada parecido. Mas digamos que ainda levamos o dispositivo para fora para fornecer acesso gratuito aos inspetores. Mas ao fazer isto garantimos também o acesso gratuito a várias pessoas marginalizadas?
Formalmente, a exigência de instalação de medidor elétrico na rua é ilegal, e se você realmente quer “brigar” com os trabalhadores da energia, tem o direito de recusar, mas esteja preparado para a Justiça.
O que o impede de colocar um medidor elétrico em uma caixa dentro de sua propriedade, atrás de uma cerca, por onde as pessoas marginalizadas que você teme não conseguirão passar?
Eles escreveram corretamente para você que você pode processar e forçar os engenheiros de energia a abandonarem suas demandas. Mas quanto nervosismo e tempo serão necessários?
Não vai tirar nenhum dos nervos. Também responderei Anton imediatamente. A propósito, também não haverá julgamento. Só pode haver recomendações, não requisitos para a remoção do medidor elétrico.
A cláusula 1.5.27 da PUE afirma que:
«O medidor deve ser instalado em local de fácil acesso para manutenção e com temperatura no inverno não inferior a 0 graus. C.
É permitida a colocação de medidores em salas e corredores não aquecidos de quadros de usinas e subestações, bem como em gabinetes externos. Neste caso, deve-se prever o seu isolamento estacionário para o inverno através de armários isolantes, coifas com ar aquecido em seu interior com lâmpada elétrica ou elemento de aquecimento para garantir uma temperatura positiva no interior da coifa, mas não superior a +20 graus«.
Cláusula 1.5.29 PUE: “A altura de instalação permitida do medidor está na faixa de 0,4 a 1,7 m do chão". Ou seja, essa altura é facilmente acessível a ladrões e vândalos.
Devido a esses padrões, é difícil para o proprietário garantir a segurança do medidor. Embora, arte. 210 do Código Civil da Federação Russa afirma que: “O proprietário é responsável pela segurança de sua propriedade, salvo disposição em contrário do contrato«.
Em relação a estes pontos, não existe lei sobre a obrigação de retirada do contador e a entidade fornecedora de recursos simplesmente não tem o direito de exigir isso. Se alguém o obrigar, basta solicitar um ato normativo estabelecido em nível legislativo. Uma prática interessante é no SNT, onde supostamente tentam obrigar alguém em assembleia geral a que todos os proprietários retirem os medidores. E muitas vezes as pessoas caem nessa, embora, neste caso, você tenha todo o direito de se recusar a remover o medidor.
Boa tarde, Anton, demais participantes da discussão.
Os engenheiros de energia perseguem o único objetivo - disponibilizar o medidor aos inspetores a qualquer hora do dia. As tentativas de instalar caixas de medição de rua a uma altura acessível recomendada pela PUE tiveram consequências óbvias na Rússia - os dispositivos foram quebrados e roubados.
Hoje, os engenheiros de energia começaram a instalar medidores especiais próximos aos suportes das linhas aéreas de 0,4 kV. Para ler as leituras, os proprietários recebem controles remotos que “vêem os números” até da janela da casa - eles registravam a leitura no dia da cobrança e entregavam à entidade fornecedora de energia. Exemplos de inovação incluem Orenburg, Tver e muitas outras cidades. Já agora, a instalação é gratuita em Orenburg.
Observei enquanto o controlador do Orenburg Energosbyt T+ fazia leituras usando um laptop - o Wi-Fi estava funcionando. Anexei uma foto desse contador.
E onde está o ponto do PUE 7 seção 1., capítulo 1.5, ponto 1.5.27 - aquecimento da caixa? Provavelmente esclerose grave. Para onde vai a condensação que se forma devido às mudanças de temperatura, que causa danos aos componentes eletrônicos? E quem é o responsável pela integridade e facilidade de manutenção dos MEU equipamentos instalados na RUA? Tio? Ou pós-segurança?
Olá. Não é um tio ou um segurança, se você não fez tal acordo com eles, mas de acordo com a lei, é você o responsável pela sua UIP. Claro, entendemos perfeitamente o seu sarcasmo, agora sobre a sua indignação...
O artigo foi escrito não com caráter recomendatório sobre a instalação de medidor na rua, mas para quem instala tais dispositivos voluntariamente e por vontade própria. Isso geralmente acontece com quem fica muito tempo longe de casa, trabalha muito e o controlador não encontra ninguém em casa, ou simplesmente não tolera estranhos com verificações obrigatórias em seu território. Para evitar multas, esta opção costuma ser muito conveniente.
Olá! Eu tenho uma pergunta - temos um medidor elétrico em nossa casa que usamos.A empresa fornecedora de energia instalou seus medidores em postes na rua. Nossas ações? Eles carregam controles remotos e os distribuem aos residentes. Tudo isso é legal?
Olá. Por favor, leia a Lei Federal de 27 de dezembro de 2018 N 522-FZ “Sobre alterações a certos atos legislativos da Federação Russa em conexão com o desenvolvimento de sistemas de medição de energia elétrica (potência) na Federação Russa”.