Como pendurar um exaustor sobre um fogão a gás: guia de instalação passo a passo
Um exaustor é um atributo integrante de qualquer cozinha, mesmo a menor.Sem ele, é difícil falar em conforto - os aromas ricos de 3-5 pratos se misturam simultaneamente em um âmbar desagradável e preenchem o espaço de ar. Como lidar com esse fenômeno negativo?
O equipamento de exaustão ajudará a eliminar a mistura negativa de aromas. Diremos como pendurar um exaustor sobre um fogão a gás e quais ferramentas você precisará para isso. Levando em consideração nossas dicas, você poderá organizar com competência o espaço da sua cozinha.
O conteúdo do artigo:
Regras importantes para instalação de exaustor
Os exaustores são necessários em cozinhas com fogões elétricos e a gás. Além disso, suas configurações no segundo caso são ligeiramente diferentes. Afinal, ao usar um fogão a gás, o cozimento ocorre sob a influência do fogo aberto. Este recurso deve ser levado em consideração antes da instalação.
Ao cozinhar no fogão a gás, não apenas os aromas do cozimento preenchem o ar, mas o cheiro de gás queimado pode ser sentido claramente na cozinha. É ele quem confunde a questão de escolher a distância ideal correta para um futuro capô.
Portanto, antes de adquirir exaustores para arrumação de cozinha, você deve calcule seu poderpara que você não precise trocar o equipamento quase imediatamente após a instalação.
Assim, às vezes você pode ouvir recomendações errôneas de alguns artesãos para pendurar este dispositivo mais baixo, a uma distância de 50-60 cm do nível do fogão.Segundo eles, isso permitirá que o monóxido de carbono seja removido melhor e mais rapidamente do ambiente.
Esses conselheiros esquecem que um fogo aberto pode facilmente se espalhar para o corpo do equipamento de exaustão e então ocorrerá um desastre. A situação pode tornar-se especialmente perigosa quando os filtros de gordura já estão sujos - podem inflamar-se em questão de segundos.
Para evitar que isso aconteça, você precisa lembrar que em que altitude Pendure um capuz sobre o fogão a gás. O intervalo permitido é de 75 a 85 cm, além disso, como aconselham artesãos experientes, em alguns casos é possível um erro de 5 cm se o exaustor não couber de outra forma.
Além da distância do fogão ao exaustor, existem outras regras importantes de instalação, entre elas:
- instalação correta dos equipamentos;
- conexão segura à rede elétrica;
- conexão correta ao sistema de ventilação.
Para que o exaustor funcione bem por muitos anos, ajudando a eliminar em tempo hábil a simbiose de vários aromas, ele deve ser instalado obedecendo rigorosamente às regras básicas de instalação. Você pode instalá-lo sozinho ou convidar um especialista de uma empresa de boa reputação.
Outra regra importante que afeta a qualidade da instalação e o futuro microclima da sala é o cumprimento das recomendações do fabricante do equipamento.Em primeiro lugar, você deve ler atentamente as dicas sobre a altura de instalação do modelo de exaustor adquirido, fornecidas pela empresa que o fabricou.
Então você precisa estudar as recomendações do fabricante do fogão a gás na seção apropriada. As instruções devem prestar especial atenção aos conselhos sobre a altura do exaustor.
Muitas vezes você pode descobrir que as recomendações para um e o segundo dispositivo são significativamente diferentes. Os fabricantes de exaustores podem especificar a altura de instalação dos seus equipamentos a 40-50 cm do recuperador. Neste caso, é necessário focar apenas na distância indicada nas instruções do recuperador.
Em caso de perda da documentação que acompanha o fogão a gás, o exaustor acima dele pode ser pendurado a uma distância não inferior a 75 cm.
Instalação passo a passo de exaustor sobre fogão a gás
Você pode facilmente realizar o trabalho de instalação e conexão do exaustor por conta própria. Para isso, será útil um conjunto simples de ferramentas: uma furadeira ou chave de fenda, uma serra, uma chave de fenda, um lápis, um nível e uma fita métrica. Você também precisará de um conhecimento geral sobre a instalação de equipamentos de exaustão em condições domésticas.
Preparação para trabalho de instalação
A instalação do exaustor inicia-se após a aquisição do próprio equipamento. A primeira coisa que você precisa fazer é ler as instruções do exaustor e do fogão a gás, prestando especial atenção à altura da próxima instalação.
Depois de estudar as recomendações, você pode começar a marcar a localização da futura localização do exaustor acima do fogão a gás.Tudo depende do seu tipo, modelo e princípio de funcionamento.
Existem campânulas inclinadas, de canto e de ilha e modelos integrados. O local onde serão feitas as marcações depende do modelo que será instalado em uma determinada cozinha. Em qualquer caso, é aconselhável iniciar a sua instalação somente após a instalação e ligação do fogão a gás.
É necessário marcar o local de instalação do exaustor estritamente acima do fogão a gás, medindo a distância ascendente entre 75-85 cm, depois planejar a localização do tubo de ventilação que será montado no exaustor. Para modelos a carvão isto é irrelevante.
Montando um exaustor sobre um fogão a gás
Terminadas as marcações, pode-se começar a instalar o exaustor.Aqui a ordem de trabalho depende do modelo do equipamento - para um exaustor embutido, você terá que trabalhar um pouco no armário de parede onde ele ficará escondido.
Na secção do armário de parede deverá elevar a prateleira inferior até uma altura correspondente à altura do próprio exaustor. Isso tem cerca de 15-25 cm, então você terá que fixar o exaustor diretamente nesta prateleira com parafusos auto-roscantes, utilizando os furos já existentes no corpo.
Se não houver furos, você mesmo poderá fazê-los, medindo cuidadosamente a localização do futuro anexo. Se o modelo for cúpula, canto ou tipo de ilha, bastará pendurá-lo em suportes pré-instalados na parede ou no teto.
Ao instalar o corpo do exaustor é importante não levantá-lo pelas partes decorativas, para não quebrá-lo acidentalmente. Se você tiver dúvidas sobre suas habilidades, é melhor convidar imediatamente um especialista para instalar um modelo caro.
Conectando o exaustor ao sistema de ventilação
Se o exaustor já estiver colocado acima do fogão a gás, você pode prosseguir para a próxima etapa - conectando-o ao sistema de ventilação. Embora em algumas situações você possa prescindir disso - tudo dependerá do princípio de funcionamento do equipamento instalado.
De acordo com o princípio de funcionamento, distinguem-se os seguintes tipos de coifas:
- com exaustão de ar;
- purificação do ar de exaustão em modo de recirculação;
- 2 em 1 – o equipamento pode operar tanto nos modos de exaustão quanto de recirculação de ar.
O primeiro tipo de dispositivo possui um filtro de gordura instalado, projetado para remover partículas de graxa antes que o ar de exaustão seja descarregado para fora da sala. Há também um duto de ar através do qual as massas de ar saem da sala.
No segundo tipo de coifa são utilizados filtros de gordura e carbono - o primeiro remove a gordura e o segundo filtra as massas de ar, eliminando fuligem, queimaduras, partículas de água e outras impurezas que conferem odor desagradável.
O terceiro tipo de equipamento também possui 2 tipos de filtros e é equipado com duto de ar, que não é encontrado nas coifas de carbono. Esta estrutura garante o funcionamento no modo de remoção de ar e no modo de purificação de ar sem remoção.
Portanto, é importante entender o princípio de funcionamento da coifa que agora será instalada. Afinal, o modelo a carvão não requer instalação de duto de ar.
Para outros tipos de exaustores, é necessária a ligação ao sistema geral de ventilação da casa. Para isso, você precisará de duto de ar corrugado ou plástico, adaptadores, pinças, selante e fita metalizada.
Depois conexões ao duto de ventilação Você pode colocar uma caixa decorativa no duto de ar. Muitos exaustores do tipo cúpula são equipados com uma bela tampa projetada para disfarçar o tubo de ventilação que entra na ventilação.
Conectando equipamentos à rede elétrica
Terminados os trabalhos principais de instalação, falta apenas ligar o exaustor situado por cima do fogão a gás à rede eléctrica. Independentemente do tipo e princípio de funcionamento, todos os exaustores necessitam de energia. Sem isso, o exaustor simplesmente não iniciará.
Existem 2 opções para se conectar à rede:
- conectar em uma tomada;
- conexão direta.
A primeira opção é a mais simples e conveniente. Se houver uma tomada livre e o exaustor já tiver um fio com um plugue na extremidade, ele deverá ser convenientemente escondido no canal do cabo, esticado até a tomada.
Mas nem sempre é possível agir de acordo com a primeira opção - muitas vezes simplesmente não há saída livre suficiente para o exaustor. Alguns modelos possuem um cabo muito curto com um plugue que não alcança a tomada necessária. Portanto, você deve se conectar diretamente.
Aqui é importante conectar corretamente todos os fios do exaustor ao cabo de alimentação para que o terra seja conectado ao terra, fase e neutro aos fios correspondentes. A instalação elétrica deve ser realizada estritamente com a alimentação desligada e as mãos devem ser protegidas com luvas especiais.
Após tal conexão, os contatos devem ser isolados. Você também deve verificar se nenhuma corrente está fluindo para o corpo do exaustor.
Depois de concluída a conexão, resta ligar a energia e verificar o funcionamento do equipamento de exaustão. Tudo é simples aqui - basta ativar qualquer velocidade de extração e anexar uma folha de papel.
Erros básicos ao instalar um exaustor
Mesmo artesãos domésticos experientes que realizam repetidamente vários reparos em seu apartamento/casa podem cometer erros quando instalando um exaustor sobre um fogão a gás. E ainda mais para quem é novo no ramo.
O erro mais comum é escolher a altura errada para montagem do aparelho. Assim, muitas vezes o responsável pela instalação considera desnecessário perder tempo lendo as instruções e simplesmente confia na opinião de um vizinho/camarada que tem autoridade aos seus olhos, que afirma que 60-70 cm são suficientes.
Esta situação pode ocorrer especialmente em cozinhas onde ninguém cozinha. Afinal, você não precisa de exaustor para preparar café e aquecer pizza. Portanto, o exaustor desta cozinha terá por enquanto um papel decorativo. Assim que uma dona de casa aparecer ali, esculpindo delícias culinárias com inspiração, ela terá que comprar uma nova ou reinstalar um exaustor baixo.
O segundo erro de instalação é a largura insuficiente do equipamento.Recorde-se que para o funcionamento normal a largura do exaustor deve ser igual à da estufa.
O terceiro erro está mais relacionado ao design - não afetará o funcionamento do equipamento. Isso é sobre exaustores com dutos de arligação do aparelho ao poço de ventilação - em zonas de espaço aberto é aconselhável instalar um de plástico. Isto dará visualmente uma aparência mais sofisticada às comunicações.
Para dutos de ar que ficam escondidos sob um invólucro decorativo, em uma caixa de gesso cartonado ou em um teto falso, pode-se usar papelão ondulado. Esta opção também é aceitável para modelos de exaustor montados em gabinete de parede. O duto de ar ficará perfeitamente escondido no mesmo gabinete - basta fazer o furo adequado para ele.
Sobre como é produzido conectar um exaustor sem duto de ar, escrito em detalhes em nosso artigo proposto.
Outro erro é cometido pelos iniciantes ao trabalhar com uma coifa com vidro decorativo. Ao instalá-lo acima de um fogão a gás, deve-se ter muito cuidado para não danificar acidentalmente a caixa decorativa. Sob nenhuma circunstância você deve levantar o equipamento segurando o vidro.
O quinto erro é a conexão incorreta à rede elétrica. Esta situação não traz as consequências mais agradáveis se a corrente fluir pelo corpo do exaustor.Basicamente, esse problema ocorre quando os fios do dispositivo são conectados diretamente ao cabo de alimentação por um DIYer doméstico novato.
Se o exaustor for ligado a uma tomada, é importante que o ponto elétrico seja afastado do fogão a gás a uma distância de 60 cm, o cumprimento das normas e normas de segurança protegerá contra incêndio acidental da fiação.
Todos os erros podem ser evitados se você realizar cada etapa do trabalho de instalação com responsabilidade. A correta instalação e conexão de um exaustor sobre um fogão a gás aproxima você de um excelente resultado a cada passo. Equipamentos instalados de alta qualidade agradarão a qualquer dona de casa e durarão muito mais que sua vida útil.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Para integrar um exaustor com duto de ar em um armário de móveis, é necessário fazer um furo para o duto de ventilação. Leia mais sobre os meandros deste trabalho no videoclipe:
A cobertura dome pode ser pendurada em parafusos aparafusados na parede. Sobre isso no próximo vídeo:
Vídeo sobre a altura que você deve montar um exaustor em uma cozinha com fogão a gás:
Para garantir que o exaustor da cozinha não só seja funcional, mas também esteticamente agradável, deve ser instalado e ligado correctamente. Os principais segredos são revelados no vídeo:
Vídeo detalhado sobre instalação e conexão de exaustor inclinado:
A instalação de um exaustor sobre um fogão a gás pode ser feita de forma independente. Aqui é importante manter a altura mínima permitida da laje, para que no futuro não haja problemas durante o seu funcionamento. Até um iniciante pode montar o capô e conectá-lo.
Se o trabalho de instalação for assustador, você não deve economizar dinheiro - é mais fácil convidar um especialista de boa reputação e confiar-lhe a instalação.
Gostaria de nos contar como instalou um exaustor na sua cozinha? Você tem alguma dúvida ao ler as informações apresentadas?Você tem alguma informação útil sobre o tema do artigo? Comente o material do bloco abaixo, tire dúvidas, deixe fotos.
Um exaustor instalado baixo também é inconveniente de usar. Instalei no inverno, mas tive que refazer no verão. Não foi possível colocar uma cuba grande com os preparativos para o inverno devido à altura, e o próprio tanque já funcionava mal devido aos depósitos excessivos de óleo nas peças. O que você definitivamente não deve fazer durante a instalação é conectá-lo diretamente à corrente. Nem sempre é possível repará-lo no local. Isso é o que encontrei em minha própria experiência. É melhor conectar uma tomada sob o capô.
Pareceu-me que tudo era primitivo, na verdade. Pendurar um capuz é tão fácil quanto descascar peras, você mesmo pode fazer isso. Desliguei, mas não levei em consideração o fator comodidade; minha esposa batia constantemente a cabeça nele, pendurando-o muito baixo. Achei que quanto mais baixo melhor e captaria mais odores, mas descobri que estava completamente errado. Eu tive que aumentá-lo mais alto. Portanto, isso também precisa ser levado em consideração durante a instalação.
Instalar exaustor e duto de ar não é difícil, mas há um ponto que ninguém foca - a instalação da caixa. Como instalá-lo se há uma barra acima do capô e não cabe uma caixa padrão?
Neste caso, você precisa parar de usar o invólucro padrão.Ou você instala o exaustor sem caixa para não pagar a mais, ou se já comprou o exaustor, existem várias opções. A primeira é ajustar o invólucro padrão aos parâmetros atuais, por exemplo, fazer um recorte ou folga para uma tira que atrapalhe a instalação. A segunda é fazer você mesmo a caixa ou encomendá-la, levando em consideração os parâmetros individuais atuais.
Ou você pode abandonar o invólucro e cobrir a ondulação com um painel falso, por exemplo, como este. Parece-me que esta é a melhor opção, em forma de armário com porta.
É possível colocar ventilador no banheiro no lugar do exaustor de um amigo, meu marido fez isso em cima do fogão a gás e disse que ia puxar
Eu realmente quero uma resposta