Instalando um exaustor embutido: opções de localização e instruções de instalação
As pequenas dimensões da cozinha obrigam-nos a selecionar opções compactas para a sua disposição, que podem ser colocadas num dos móveis. Essas opções, que permitem economizar significativamente metros e centímetros úteis, incluem um exaustor embutido. Ocupa um espaço mínimo e não afeta o interior.
Você pode fazer a instalação de exaustores embutidos com suas próprias mãos se conhecer todas as regras e sutilezas do trabalho. Diremos como escolher um aparelho para extração do ar de exaustão da cozinha e como instalar corretamente a sua compra.
O conteúdo do artigo:
Equipamento de exaustão
Este tipo de exaustor é frequentemente escolhido para cozinhas com área pequena, por ser compacto. É claro que a finalidade do dispositivo não se limita aos problemas de decoração de interiores. Em primeiro lugar, é necessário limpar o ar das impurezas indesejadas que surgem durante o processo de cozimento.
A presença de um exaustor permite remover rapidamente do ambiente odores estranhos de cozimento de alimentos, vapor, sujeira, etc. A versão integrada cumpre todos estes requisitos, distinguindo-se também pelo seu tamanho compacto e baixo ruído emitido durante o funcionamento.
As desvantagens de tais dispositivos incluem o alto preço, que é totalmente compensado por vantagens sólidas. Apesar do tamanho pequeno, o aparelho possui o nível de desempenho necessário.
Existem capuzes horizontais e verticais. Os primeiros são considerados os mais comuns, pois são muito mais fáceis de instalar.
O dispositivo pode ser montado em um armário de parede ou em uma caixa especial. Com a opção vertical tudo fica um pouco mais complicado, precisa ser instalado diretamente na parede, em um nicho feito para esse fim. A fabricação deste nicho complica significativamente a instalação. Na hora de escolher um exaustor é necessário focar não só no tipo, mas também nas dimensões da superfície da placa do fogão.
A largura do aparelho pode variar numa faixa bastante ampla: de 45 a 90 cm, devendo ser lembrado que a largura de trabalho do exaustor deve corresponder o mais próximo possível às dimensões da superfície da placa do fogão.
Somente seguindo esta regra você poderá obter eficiência suficiente do dispositivo. O modelo mais popular é o tamanho 60 cm.
Um elemento importante do modelo de exaustor embutido é um filtro para coleta de gordura. Antes de ligar, o exaustor horizontal deve ser puxado para fora de forma que fique acima de toda a área da placa. O filtro de gordura está localizado nesta parte móvel. Alguns modelos estão equipados com uma função adicional de recirculação de ar.
Esses dispositivos devem estar equipados filtro de carbono, eles custam mais. Podem operar em dois modos: desvio ou recirculação.Você deve decidir o tipo de exaustor antes de fazer móveis para cozinha, pois o armário onde será instalado o aparelho deve ter dimensões adequadas.
Popular agora exaustores com recirculação Eles são bons porque devolvem ao ambiente não apenas o ar purificado, mas também o ar quente. Assim, uma parte significativa da energia térmica gasta no cozimento e no aquecimento do ar ficará dentro da casa. No entanto exaustores tipo fluxo limpa melhor o ar.
Outro parâmetro importante na instalação de tal exaustor é a distância vertical da placa até a borda do exaustor, ou seja, até a parte inferior do gabinete em que está embutido. Este parâmetro é estritamente padronizado, para fogões elétricos deve ser 70 cm, e para fogões a gás - 80 cm.
O não cumprimento deste requisito levará a uma diminuição perceptível na eficiência de seu funcionamento e é possível que o dispositivo quebre. Em algumas cozinhas não é possível instalar o exaustor a uma distância de pelo menos 85 cm da placa, neste caso é necessário adquirir um design com desempenho superior ao calculado.
Existir dutos de ar de plástico com seção transversal quadrada e redonda. As estruturas redondas são usadas com menos frequência do que as retangulares, uma vez que estas últimas ocupam significativamente menos espaço do que um canal cilíndrico.
É preferível utilizar a versão plástica com paredes lisas, pois resistem melhor ao acúmulo de sujeira.
Nesse sentido, um duto de ar corrugado criará mais problemas; além disso, quando o ar quente passa por esse duto, é gerado ruído adicional. O nível máximo permitido de interferência sonora que um exaustor pode produzir é de 70 decibéis. Isso é um pouco mais alto do que uma conversa normal.
Apesar destas deficiências, dutos de ar corrugados são muito utilizados com capuzes, pois também apresentam vantagens. É mais fácil instalar tal estrutura porque ela pode ser inclinada e dobrada de maneira adequada. Portanto, para uma instalação bem-sucedida, você não precisará de adaptadores ou elementos adicionais.
Mas para girar o duto de ar de plástico, você precisa criar um cotovelo especial. Este desenho promove a formação de vórtices de ar quente no interior do canal, o que não é muito útil. Para diminuir a quantidade de contaminação nas paredes do duto corrugado, ao instalar a coifa embutida deve-se esticá-la um pouco.
Se desejado, a seção transversal circular deste projeto pode ser quadrada para que o duto de ar ocupe menos espaço. Esta é outra vantagem deste tipo de construção. A boa qualidade é demonstrada por modelos de exaustores embutidos como Bosch DHL 545 S, Shindo MAYA 60 SS/BG, Elica KREA GFA WH/F/60, Miele DA 2270, Sub-Zero Wolf e outros.
Desempenho, filtros, gerenciamento
De acordo com os padrões sanitários para cozinhas, são recomendadas trocas de ar dez vezes maiores a cada hora.Portanto, no cálculo do desempenho do exaustor, deve-se focar no volume da cozinha, expresso em metros cúbicos. Para fazer isso, multiplique o comprimento, largura e altura da sala e aumente o resultado resultante em dez vezes.
Por exemplo, para uma cozinha com área de três por quatro metros e pé-direito de três metros, você precisará de um exaustor com capacidade de (3 m X 4 m X 3 m X 10) 360 metros cúbicos por hora . E este é o valor mínimo.
Os vendedores recomendam comprar um exaustor com alguma reserva de energia. Se o desempenho do dispositivo for inferior, ele simplesmente não conseguirá limpar o ar da cozinha de contaminantes. Como calcular detalhadamente a potência de um exaustor escrito aqui.
Os filtros de gordura variam em composição da seguinte forma:
- orgânico (à base de inverno sintético);
- papel (à base de tecido não tecido);
- sintético (à base de acrílico);
- metal (alumínio ou aço).
Os filtros de papel são uma opção descartável e precisam ser substituídos por novos sempre que ficarem sujos. Os análogos sintéticos podem ser lavados, mas isso deve ser feito com muito cuidado, pois são facilmente danificados. Eles também terão que ser substituídos de tempos em tempos, embora não com tanta frequência quanto os de papel.
Os filtros de metal são considerados os mais confiáveis, são cassetes resistentes ao desgaste. As variedades de carvão, que são utilizadas apenas em instalações de recirculação, também não podem ser purificadas. Eles devem ser substituídos imediatamente, caso contrário o desempenho do exaustor poderá ser significativamente reduzido.
Ao escolher um exaustor, preste atenção ao seu tipo de controle. O controle eletrônico geralmente permite:
- ajustar automaticamente os níveis de desempenho;
- alterar modos de operação;
- configure o dispositivo para ligar e desligar automaticamente;
- acender a iluminação embutida quando houver movimento próximo ao fogão;
- indicação luminosa do status do filtro, etc.
Dentre as funções úteis de um exaustor embutido em gabinete, destaca-se o modo residual: os ventiladores funcionam por algum tempo após o desligamento do exaustor para garantir a remoção mais completa dos contaminantes.
O modo de ventilação adicional permite ligar automaticamente o exaustor com baixa potência em determinados intervalos para manter a troca de ar ideal na cozinha.
Regras de instalação
É necessário iniciar a instalação pelo móvel onde será embutido o exaustor. Se o tamanho do gabinete for adequado, você pode continuar a instalação normalmente, simplesmente fazendo os furos necessários no móvel, mas nem sempre isso é possível. Um pequeno dispositivo com parâmetros de 50 a 60 cm geralmente cabe em um armário de cozinha padrão.
Caso contrário, o dono da cozinha tem duas opções: encomendar móveis novos ou desmontar o armário para usar um especial caixa de capô. Esta última opção apresenta algumas vantagens, pois a caixa é montada separadamente na parte inferior, depois o exaustor é fixado nela e só depois toda a estrutura é instalada na parede.
Uma fachada é instalada no topo do capô, para que o capô tenha uma aparência elegante e elegante por fora. O problema de espaço insuficiente pode ser resolvido com a utilização de um dispositivo de dimensões mínimas - 45 cm.
Este modelo pode ser colocado até em um armário bem pequeno. Mas deve ser lembrado que as dimensões compactas, neste caso, prejudicam o desempenho.
É necessário levar este ponto em consideração para que não aconteça que um exaustor de tamanho adequado não dê conta da quantidade de trabalho necessária. Se o gabinete se adequar às dimensões, será necessário fazer um furo no fundo para o exaustor, levando em consideração seu tamanho. Às vezes é mais conveniente remover completamente o fundo. Você também precisará fazer uma abertura para o duto de ar na parte superior do gabinete.
Pode ser redondo ou retangular, tudo depende do tipo de duto. Muitas vezes são utilizadas estruturas onduladas flexíveis com seção transversal redonda, mas também existem dutos de ventilação de plástico com seção transversal retangular ou quadrada.
A conduta de ar liga o exaustor a um orifício na parede que conduz a uma conduta de ventilação comum num edifício de apartamentos ou directamente à rua no caso de um edifício privado. Outro recorte deverá ser feito na parte traseira do gabinete para fixar o aparelho e instalar a tomada.
Assim que todas as aberturas necessárias no gabinete estiverem prontas, você poderá prosseguir diretamente para a instalação do dispositivo. Primeiro, o exaustor é fixado em um armário ou caixa. Neste caso, certifique-se de que a parte móvel do dispositivo se estende livremente até a largura necessária.
Depois disso, o duto de ar é preso ao conector na parte superior do dispositivo por meio de uma braçadeira. Os especialistas recomendam tornar este suporte removível para que seja possível uma desmontagem simples. Alguns artesãos usam imediatamente o selante, mas os profissionais nem sempre aprovam essa decisão.
Periodicamente, a estrutura deverá ser desmontada para limpá-la de gordura acumulada e outros contaminantes. No entanto, deve ser lembrado que a ligação deve ser suficientemente estanque para garantir a remoção eficaz do ar contaminado da cozinha.
Na maioria das vezes, o duto do exaustor é removido verticalmente do gabinete, mas às vezes uma saída lateral através da parede traseira é usada para essa finalidade. Neste caso, o furo é feito na parte de trás. Você não deve fazer furos “não é um olho mágico”, você deve primeiro aplicar marcações.
Alguns modelos de coifas são equipados com um prático gabarito, o que facilita muito o processo de marcação do piso de montagem do aparelho. Se tal modelo estiver faltando, você terá que realizar a marcação da maneira usual, ou seja, usando uma fita métrica e um nível de edifício. O exaustor deve ser instalado estritamente horizontalmente.
A instalação de um exaustor embutido é normalmente realizada após a montagem de todo o móvel da cozinha, para que toda a estrutura seja confortável e tenha um aspecto limpo. Parafusos auto-roscantes com buchas são normalmente usados como fixadores de coifas.Após a instalação do exaustor na caixa, um adaptador especial é instalado no orifício correspondente para conectar o duto de ar.
Depois disso, resta retirá-lo pelo duto de ventilação. O duto de exaustão deve ter o comprimento mais curto possível, pois este indicador afeta o desempenho geral do dispositivo. O número máximo permitido de joelhos é três.
Estes pontos devem ser tidos em consideração na fase de projecto geral da cozinha, recomenda-se instalar o recuperador o mais próximo possível da conduta de ventilação geral da casa. O diâmetro do duto de ar deve corresponder às dimensões do tubo a ele destinado. Normalmente esse valor é de 120 mm ou mais.
Um ponto importante é escolher a posição correta do cabo de alimentação. Não deve passar diretamente sobre a placa.
O cabo deve ser fixado dentro do gabinete e a tomada para conexão deve ser instalada na área da parede traseira onde está instalado o exaustor. Você pode escolher outro local para a tomada, o principal é que esta parte do aparelho não superaqueça quando o fogão estiver ligado.
Depois de concluído todo o trabalho de instalação, deve-se conectar o aparelho à fonte de alimentação, retirar parte do exaustor e testar seu funcionamento. A ventilação do espaço da cozinha também pode ser feita por exaustor, mas se já houver exaustor instalado no ambiente, a utilização de dispositivos adicionais é considerada desnecessária.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O processo de instalação de tal exaustor é claramente demonstrado aqui:
Este vídeo fornece informações sobre como escolher um exaustor adequado:
Aqui estão algumas informações úteis sobre a substituição de filtros de carbono:
Um exaustor que pode ser escondido atrás da fachada de um móvel é a escolha ideal para quase todas as cozinhas. Tal dispositivo faz pouco barulho, não prejudica o interior e pode ser instalado por uma pessoa em apenas algumas horas.
Se o exaustor for corretamente selecionado e a sua instalação for efetuada sem erros, proporcionará à cozinha a intensidade de troca de ar necessária.
Gostaria de nos contar como instalou um exaustor embutido na sua cozinha ou fornecer informações úteis sobre o tema do artigo? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Tire dúvidas, compartilhe sua opinião, poste fotos da seleção do dispositivo ou do processo de instalação.
No nosso apartamento a kitchenette é muito pequena, apenas 5 metros quadrados, por isso sempre que cozinha no fogão os odores espalham-se muito rapidamente. Mesmo uma janela aberta nem sempre ajuda, por isso decidimos instalar um bom exaustor. Fiz todo o trabalho de instalação com meu amigo, em geral não há nada de difícil nisso. O principal é cumprir as regras e, claro, fazer tudo com eficiência. Agora existem 2/3 menos odores, o preço é baixo!
Diga-me, por favor, é possível instalar um exaustor e deixar o ventilador elétrico próximo no exaustor?
A cozinha do meu apartamento é muito pequena, por isso seria impossível passar sem exaustor, caso contrário os cheiros a comida começariam a espalhar-se não só pelo meu apartamento, mas também fora dele. Não precisei fazer o capô sozinho; ele já estava lá quando me mudei. Está localizado diretamente acima do fogão.Faz um barulho terrível, mais alto que um aspirador de pó quando você o liga. Não sei se isso pode ser corrigido de alguma forma?