Qual estabilizador de tensão 220V escolher para sua dacha: tipos e melhores fabricantes + nuances de escolha

A estabilização da tensão de alimentação é uma tarefa bastante urgente para vários tipos de esferas económicas, apesar do progresso tecnológico.Juntamente com a área industrial, os problemas de estabilidade de tensão preocupam frequentemente a esfera doméstica.

Por exemplo, os proprietários de casas de campo ou de campo enfrentam frequentemente o problema de picos de tensão. Para proteger os equipamentos conectados à rede e as habitações em geral, é necessária a instalação de um estabilizador de tensão. O dispositivo evita o superaquecimento da linha e fornece proteção contra curto-circuito.

Existe uma grande variedade desses dispositivos no mercado. Para entender qual estabilizador de tensão de 220 V escolher para sua dacha, você precisa entender as características de funcionamento dos diferentes modelos, avaliar os parâmetros técnicos dos dispositivos e também consultar a reputação do fabricante. Nosso artigo é dedicado a resolver esses problemas.

Tipos e princípio de funcionamento do estabilizador

Para que fins é necessário um estabilizador? O próprio nome do dispositivo já indica sua finalidade operacional.

A instabilidade da tensão da rede, por exemplo, fornecida a uma casa de campo, manifesta-se por picos de tensão. Tais saltos podem chegar a 30% (220*30100 = 66), ou seja, quase um terço da tensão total.

Estabilizador de tensão para residência de verão
Equipamentos elétricos deste projeto garantem a estabilidade da eletricidade no país.E o fornecimento de energia ininterrupto é uma garantia da integridade dos eletrodomésticos e eletrodomésticos usados

Tais condições de diminuição (ou aumento) da tensão de alimentação para 60-70 volts podem levar a uma situação trágica com equipamentos caros - falha com reparos subsequentes.

A mesma situação está repleta de um componente de risco aumentado em relação à ocorrência de um incêndio. Portanto, a conclusão é óbvia - onde há instabilidade na rede elétrica, a conexão de um estabilizador de tensão torna-se um procedimento obrigatório.

Considerando o princípio de funcionamento de tais dispositivos, vale destacar a divisão dos dispositivos por classe de desempenho. Existem três tipos de projetos: eletromecânico, relé, eletrônico.

Tipo eletromecânico de dispositivos

O funcionamento do primeiro tipo de estrutura é baseado nas ações do servoconversor do transformador. O servoacionamento move a parte deslizante nos enrolamentos do transformador, devido ao qual a tensão de saída é regulada.

Estabilizador eletromecânico
Um exemplo de dispositivo de estabilização eletromecânica. Construções desse tipo, via de regra, são atrativas pelo baixo custo, mas apresentam relativa qualidade

Dispositivos deste tipo são capazes de fornecer estabilidade de saída com uma precisão de 2 a 5%. Mas dado o projeto mecânico do sistema, seria errado falar em alta confiabilidade. Além disso, este é um tipo de conversor bastante barulhento.

Estabilizadores tipo relé

O segundo tipo de dispositivo, o relé, também utiliza uma técnica de regulação de transformador.

A diferença está na utilização de um sistema de chaves entre as espiras dos enrolamentos do transformador, ao invés de um mecanismo deslizante.

Estabilizador de tensão de relé
O projeto de um dispositivo de estabilização de relé, com o qual existe uma oportunidade real de estabelecer uma tensão de alimentação ininterrupta na dacha.Este é um fator importante em termos de segurança e preservação de produtos eletrônicos de consumo.

Os relés são usados ​​como interruptores em instalações de relés.

Em termos de operação, esta técnica é comparável a dispositivos que utilizam servomotores. E o custo do equipamento praticamente não é inferior aos sistemas eletromecânicos.

Tipo eletrônico de dispositivos

O terceiro tipo é o eletrônico, a escolha preferida, apesar do alto custo. O custo dos estabilizadores eletrônicos, por sua vez, compensa rapidamente, dados os benefícios que o equipamento traz ao usuário final.

Estabilizador eletrônico de tensão
O design do dispositivo utiliza tecnologia de estabilização eletrônica. Equipamentos deste tipo são considerados os mais confiáveis ​​​​e de alta qualidade em operação em comparação com outros tipos

A base de tais sistemas é a eletrônica montada com base em poderosos tiristores (triacs). As chamadas chaves eletrônicas - tiristores e triacs - são caracterizadas por tempos de comutação rápidos, medidos em milissegundos.

Assim, o momento da troca passa despercebido pelo usuário. Além disso, qualquer ruído é completamente excluído.

Os estabilizadores eletrônicos possuem propriedades de durabilidade que excedem significativamente a durabilidade dos relés e dispositivos mecânicos.

A tecnologia baseada em eletrônicos fornece um alto nível de estabilização (não mais que 1-1,5% de erro). Conseqüentemente, agora esta é a melhor escolha para quase todas as condições operacionais.

Os melhores fabricantes de estabilizadores

A produção de dispositivos que estabilizam o fornecimento de energia da rede (doméstica ou industrial) está estabelecida em amplo nível. Em qualquer caso, não é difícil encontrar uma dezena de empresas conhecidas, principalmente se o proprietário se deparar com a escolha de um estabilizador de tensão para uma casa de veraneio ou casa de campo.

Vamos ver quais empresas chamam mais atenção e o quanto essa atenção se justifica pela prática.

Lugar #1 - empresa INTEPS

Empresa Pskov "INTÉS" é um fornecedor verdadeiramente atraente de módulos estabilizadores, dada a longa história e experiência acumulada da empresa.

No entanto, a produção russa de componentes elétricos sempre foi valorizada, excluindo a atual. Somente em comparação a verdadeira qualidade pode ser conhecida, e tal comparação foi testada na prática ao longo de 15 a 20 anos desde o aparecimento de produtos estrangeiros no mercado.

Estabilizadores Inteps
Os módulos estabilizadores INTEPS são produzidos em uma ampla variedade, desde dispositivos de baixa potência de 400 watts até equipamentos onde a potência é medida em quilowatts

Porém, a moderna empresa INTEPS monta estabilizadores de tensão a partir de peças americanas. Em particular, tiristores da série IXYS, bem como módulos de controle microprocessados, são usados ​​para construir o circuito do dispositivo.

Os estabilizadores são um produto popular da empresa. Série LIDER. Por exemplo, modelo PS5000SQ, projetado para consumo de energia de até 5 kW. Uma boa opção para instalação em casa de campo.

Lugar #2 - Empreendimento Resanta

Este fabricante estrangeiro, a julgar pelas avaliações dos proprietários, oferece equipamentos de qualidade relativamente alta. cujo princípio de funcionamento, como no primeiro caso, baseia-se no controle eletrônico do processo de estabilização.

A base do produto são estabilizadores de tensão de até 5 kW, adequados para instalação em imóveis rurais (dacha).

Estabilizadores Resanta
Compactos e convenientes para uso no país - os estabilizadores de tensão da Resanta são muito procurados no mercado comercial

Especificamente, podemos observar o modelo ASN-5000/1-EM, que, segundo características do fabricante, demonstra alta eficiência na estabilização do potencial elétrico da rede.

A instalação desses equipamentos na mesma dacha proporciona ao usuário, entre outras coisas, funções adicionais:

  • proteção contra curto-circuito (curto-circuito);
  • evitando o superaquecimento das linhas de carga;
  • eliminação de sobretensão;
  • funções de desvio.

As instruções de conexão do dispositivo prevêem o uso de entrada direta de energia.

Lugar #3 - empresa de engenharia elétrica "Energia"

Os produtos deste fabricante, projetados para instalação no dia a dia, inclusive em chalés de verão, são em sua maioria representados por estabilizadores de tensão eletromecânicos.

É oferecida uma ampla gama de dispositivos de 5 quilowatts, projetados para estabilizar tensões de entrada na faixa de 130-255 volts.

A configuração dos dispositivos permite a instalação de dispositivos na parede ou no chão. Apesar do projeto eletromecânico, o equipamento praticamente não gera ruído durante a operação.

O sistema de controle permite configurar alguns parâmetros manualmente. Produto relativamente barato.

Estabilizadores de energia
Um dos modelos produzidos pela empresa Energia. Ao mesmo tempo, a empresa produz uma ampla gama de equipamentos semelhantes, incluindo aqueles adequados para instalação em casas de campo.

Produtos "Energia" Existe uma faixa de preço significativa. Assim, um dos modelos deste fabricante, marcado com a série ASN 2000, pode ser adquirido por apenas 3.500 rublos.

É verdade que uma potência de 1,5 kW em outros casos pode não ser suficiente. Depois, há outra opção - Híbrido 5000, a um preço de 15 mil rublos, que fornece potência de até 5 kW.

Lugar #4 - Empresa Elektromash

A empresa Tula produz módulos estabilizadores sob a marca "RUSELTO". As características de design dos produtos são dispositivos do tipo inversor.

Tais equipamentos são caracterizados por um alto grau de sensibilidade às mudanças de tensão. Dessa forma, o nível de estabilização do equipamento é caracterizado por pequenos erros, de acordo com as características - não mais que 1%.

Estabilizadores de tensão da Elektromash
Estabilizadores de tensão produzidos pelo grupo industrial Elektromash. Instalações elétricas potentes, muitas vezes combinadas com uma fonte de alimentação ininterrupta

Sistemas deste tipo, obviamente, são mais caros. Assim, um produto popular da empresa Elektromash é um estabilizador "RUSELT SDP-1/1-10", é estimado pelo mercado comercial na faixa de 60-65 mil rublos.

O dispositivo oferece um alto grau de confiabilidade juntamente com bons parâmetros, por isso é frequentemente utilizado para redes de objetos importantes, por exemplo, instalações de saúde.

Lugar #5 - Empresa Shtil

Outra empresa de Tula é concorrente direta da Elektromash JSC, dado o fornecimento de sistemas de estabilização igualmente atrativos ao mercado comercial. Empresa "Calma" caracterizada por uma ampla produção de equipamentos elétricos.

Os produtos da empresa não se limitam a estabilizadores de tensão para chalés e casas. Além disso, foi lançada a produção de outros produtos, por exemplo, fontes de alimentação ininterrupta.

Estabilizadores da empresa Shtil
O produto da empresa Shtil caracteriza-se não só por um design de sucesso, mas também por elevados parâmetros técnicos e operacionais, em particular, alta potência. No entanto, a gama é variada

Dentre a linha de estabilizadores de tensão, vale considerar o modelo da empresa Shtil, denominado "InStab" IS1110RT – a melhor opção para uma casa de verão e uma grande casa de campo.

O dispositivo é bastante potente - até 8 kW, caracterizado por alta eficiência (97%) e baixo nível de erro de estabilização (não mais que 2%). Além disso, há outra opção nos catálogos de equipamentos dos revendedores.

A lista de fabricantes de estabilizadores é longa - existem muitas marcas dignas no mercado especializadas na produção de equipamentos elétricos.

Mas, além da reputação da empresa, o potencial proprietário também precisa de critérios que o ajudem a escolher um estabilizador de alta qualidade. Portanto, além de uma breve visão geral dos fabricantes, consideraremos um ponto importante na escolha de tais sistemas.

Uma análise dos dez melhores modelos de estabilizadores para uso doméstico com uma descrição de suas características, bem como avaliações de usuários, é apresentada em Este artigo.

Dicas para escolher um estabilizador

Na verdade, a tarefa de escolher um estabilizador de tensão para instalação em uma casa de campo ou em uma casa de campo é resolvida da forma tradicional, típica para a seleção deste tipo de equipamento.

O procedimento de seleção é o seguinte:

  1. O fabricante que mais agrada os usuários é determinado com base em avaliações e classificações.
  2. Um dispositivo que atenda às suas necessidades é selecionado no sortimento do fabricante com base em suas características técnicas.
  3. Além disso, no momento da seleção, é recomendável prestar atenção às opções de design e instalação.

O ponto principal desta lista para um consumidor que escolhe um equipamento, claro, parece ser o segundo ponto. Os dois restantes podem ser considerados critérios secundários.

Com base na lista de características técnicas que sempre podem ser encontradas nos sites dos fabricantes, não será difícil para um potencial proprietário de estabilizador escolher o equipamento para sua dacha (casa).

Parâmetro de potência ativa

O primeiro parâmetro técnico de escolha é a potência ativa do dispositivo.Este valor, medido em quilowatts (kW), determina a capacidade de carga do dispositivo.

Documentação para estabilizadores de tensão
Todo o conjunto operacional de parâmetros e características técnicas é sempre apresentado na documentação, que necessariamente faz parte do conjunto de equipamentos da marca

Para fazendas rurais, onde o circuito elétrico é carregado com um conjunto clássico de eletrodomésticos, um estabilizador de 5 kW é suficiente.

Às vezes, os proprietários sugerem o uso de equipamentos mais potentes, por exemplo:

  • máquinas para trabalhar madeira;
  • caldeiras elétricas;
  • equipamento de bombeamento;
  • equipamentos de soldagem, etc.

Nessas situações, um estabilizador de 5 kW não é mais suficiente. Aqui você precisará de equipamentos com nível de potência de 8 a 10 kW.

Tipo ideal de estabilizador

O desenho tecnológico de um estabilizador de tensão é um critério não menos importante que a potência. Aqui, o principal princípio de seleção é a classe de eletrodomésticos conectados.

Considerando que quase todos os eletrodomésticos modernos são digitais, a escolha é óbvia - você precisa de um estabilizador eletrônico para sua dacha (ou casa).

Usando vários estabilizadores
Não está excluída a instalação de vários dispositivos ao mesmo tempo numa dacha se isso for exigido por uma rede trifásica, grandes áreas do edifício ou saturação com vários tipos de equipamentos domésticos

Para uma opção ligeiramente diferente, quando o equipamento de potência tem uma prioridade mais alta, a estabilização por relé ou eletromecânica é uma escolha completamente adequada. E no caso de proteção ideal de qualquer eletrodoméstico, parece prático escolher um estabilizador do tipo inversor.

Critérios de seleção adicionais

Na maioria dos casos, conceitos profissionais de energia, como “faixa de tensão”, “modo bypass”, “resfriamento do sistema”, etc., são estranhos ao usuário médio. Porém, ao escolher um estabilizador de tensão, é recomendável se familiarizar mais com tais conceitos.

Isto dará a oportunidade de uma seleção mais precisa do equipamento em relação às condições de operação. Assim, quanto maior a faixa de tensões de entrada, mais universal será o uso do estabilizador.

Seleção do estabilizador de tensão
A seleção de um estabilizador, em geral, pode ser feita com base nas designações indicadas no corpo. Mas a melhor escolha garante um estudo aprofundado de todas as características do aparelho.

A presença de um modo bypass também proporciona versatilidade de operação. A eficiência do dispositivo depende do sistema de refrigeração utilizado.

Alguns entusiastas do faça você mesmo montam um estabilizador de tensão com as próprias mãos, usando um transformador de energia de uma TV. Instruções detalhadas para fazer o dispositivo são fornecidas no artigo - Estabilizador de tensão poderoso faça você mesmo: diagramas de circuitos + instruções de montagem passo a passo

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo abaixo não deve ser considerado um golpe publicitário, mas deve ser entendido como uma orientação geral para proprietários de dachas.

Como o vídeo deixa claro, a tecnologia de regulação de tensão pode realmente acalmar a vida dos proprietários de casas de verão:

Recomenda-se, em qualquer caso, estabilizar a potência recebida das redes centralizadas de alimentação. Esta abordagem garantirá a integridade dos equipamentos domésticos e criará condições adicionais de proteção contra possíveis incêndios devido a curtos-circuitos nos circuitos de corrente.

Um bom estabilizador de tensão é uma técnica cara.No entanto, os recursos financeiros gastos serão recompensados ​​​​rapidamente, dada a frequência com que as flutuações no fornecimento de energia causam quebras de eletrodomésticos caros.

Você tem experiência no uso de um estabilizador de tensão em sua dacha? Ou quer tirar dúvidas sobre o tema? Comente a postagem e participe das discussões. O bloco de feedback está localizado abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica