Como isolar uma garagem fria

LOGICPIR PROF L com película antirreflexo

Para que uma garagem sirva por muito tempo o seu dono, como o carro que nela está, sua estrutura precisa ser reforçada.O isolamento interno e externo não só protegerá o carro e as paredes da condensação e seus efeitos destrutivos, mas também permitirá manter a temperatura desejada no ambiente. Isso requer materiais que possam suportar mudanças de temperatura e intempéries. A placa térmica LOGICPIR da TECHNONICOL dará conta da tarefa. Você mesmo pode instalar materiais de isolamento térmico, sem recorrer aos serviços de um especialista.

Por que isolar uma garagem

Garagem é um local não residencial destinado ao armazenamento de automóveis, ferramentas e à realização de reparações (se necessário). É construído com tijolos, blocos de concreto (às vezes de metal). A espessura das paredes geralmente está na faixa de 120-250 mm. Eles podem proteger do vento e da precipitação, mas não da exposição a baixas temperaturas.Portanto, a garagem deve ser isolada.

Qual deve ser a temperatura da garagem?

Os proprietários de automóveis acreditam erroneamente que a temperatura na garagem deve ser confortável para uma pessoa. Mas os parâmetros ideais são diferentes:

  • no inverno a temperatura não deve cair abaixo de +5 °C;
  • em qualquer época do ano, a temperatura ambiente não deve exceder +20 °C.

Quanto menor a diferença nas temperaturas interna e externa, menor a probabilidade de formação de condensação no carro e em outras superfícies, o que causa corrosão.

Por que se forma condensação na garagem?

Se o espaço da garagem não estiver devidamente isolado e não for fornecida ventilação suficiente, aparecerão inevitavelmente gotas de condensação. Por exemplo, uma pessoa dirige um carro até uma garagem, fecha-a e sai. O motor e o escapamento ainda estão muito quentes e aos poucos vão aquecendo o ar gelado da sala. Mas o motor esfria rapidamente e forma-se condensação em sua superfície resfriada. O que levará à corrosão.

Mas a condensação também pode se formar no teto, nas paredes e nos portões. Se a garagem for de metal, ela começará a enferrujar junto com o carro. Se for construído com tijolos ou blocos de concreto, mofo e bolor se desenvolverão em sua superfície.

Para evitar todos esses problemas, é necessário cuidar de um isolamento de alta qualidade. E a melhor opção para isso é a placa térmica LOGICPIR da TECHNONICOL.

Tipos de isolamento

Você pode isolar uma garagem por fora e por dentro. Cada método tem suas vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração antes de adquirir materiais e iniciar o trabalho.

Isolamento interno

Esta opção é adequada se não for possível isolar o exterior da estrutura (por exemplo, quando o edifício está localizado entre outros 2), ou se for impossível retirar as prateleiras do interior da divisão. Para isolamento interno, são ideais materiais com pequena espessura, que não “consomem” a já pequena área. Por exemplo, a placa térmica LOGICPIR da TECHNONICOL.

O único aspecto negativo que pode surgir se você escolher materiais de baixa qualidade para isolamento térmico ou violar a tecnologia é a mudança do ponto de congelamento no interior da garagem, para o local de máximo contato entre o isolamento e a parede. Como resultado, isto pode causar a destruição dos materiais com os quais as paredes são construídas.

Isolamento externo

Uma opção muitas vezes preferida pelos artesãos, com base na experiência pessoal. Tem suas vantagens:

  • a probabilidade de congelamento das paredes é reduzida;
  • não há necessidade de desmontar prateleiras para isolamento;
  • não haverá ambiente favorável para o desenvolvimento de micróbios e fungos patogênicos;
  • os vapores dos materiais de isolamento não afetarão negativamente os seres humanos.

Onde é melhor isolar - por fora ou por dentro?

O isolamento interno da garagem é uma opção prioritária. Este método tem mais vantagens. Vale especialmente a pena considerar o fato de que o isolamento térmico interno não será afetado pelo ambiente externo, o que significa que manterá suas características originais por mais tempo.

Mas não se esqueça que alguns tipos de isolamento podem emitir substâncias nocivas durante o funcionamento. Mas não o LOGICPIR da TECHNONICOL. As placas são totalmente seguras para a saúde humana, o que foi comprovado no Instituto de Química de Soluções da Academia Russa de Ciências.

Requisitos para isolamento de garagem

Antes de utilizar as placas LOGICPIR da TECHNONICOL para isolamento, deve-se levar em consideração uma série de nuances importantes em relação à obra:

  • as placas devem ser colocadas de forma que não bloqueiem as aberturas de ventilação;
  • placas de isolamento térmico ou outra proteção térmica devem cobrir não só as paredes, mas também os portões, chão da garagem, teto;
  • Antes de realizar trabalhos de isolamento, você deve ler a seção 6 do SNiPa-89. Descreve detalhadamente os requisitos para instalações destinadas ao armazenamento de veículos de qualquer categoria. Se esta for uma garagem pessoal, não há necessidade de cumpri-las rigorosamente, mas as normas podem ajudar na resolução de alguns problemas.

Características de design da garagem que são levadas em consideração na instalação do isolamento térmico

A primeira característica é que a garagem tem paredes finas e telhado. Trata-se de um edifício não residencial, portanto a espessura máxima de uma parede de blocos de concreto ou tijolo é de até 25 cm, se a garagem for de metal esse valor pode chegar a apenas alguns centímetros. Tais paredes não são capazes de fornecer o isolamento térmico necessário, portanto requerem isolamento de alta qualidade não com materiais desatualizados, mas com materiais modernos, como o LOGICPIR da TECHNONICOL.

Na hora de escolher um material para isolamento, é preciso se esforçar para que após sua instalação no interior da garagem na estação fria a temperatura não desça abaixo de 0. Se o trabalho de instalação for executado corretamente, o isolamento térmico proporcionará o efeito desejado : no inverno não deixa escapar o calor e no verão evita o sobreaquecimento das instalações.

Características de isolamento térmico para garagem

A primeira tarefa do garagem é selecionar o material para a camada de isolamento térmico. Deve ter as seguintes características:

  • condutividade térmica mínima;
  • facilidade de instalação;
  • resistência à umidade, mofo e bolor;
  • características de alta proteção contra incêndio;
  • peso leve e espessura fina.

Tipos de isolamento

A garagem é um espaço não residencial, e você pode economizar um pouco no isolamento térmico, mas não em detrimento da qualidade. Também vale a pena avaliar todas as vantagens e desvantagens dos diferentes materiais isolantes para escolher o melhor.

Lã mineral

Sua base são fibras de basalto. O material é produzido de acordo com o documento regulamentar GOST 4640-2011. Para isolamento térmico na Rússia é usado com mais frequência do que outras opções, pois seu preço é bastante baixo.

A lã mineral é vendida na forma de rolos ou esteiras duras. Para o isolamento de edifícios residenciais e não residenciais, esta última opção é mais preferível, pois com a sua ajuda você mesmo pode realizar a instalação, sem a ajuda de profissionais.

prósDesvantagens
Propriedades de alto isolamento acústicoHigroscopicidade (se a lã mineral se molhar, todas as suas propriedades de isolamento térmico desaparecerão)

Precisamos de equipamentos de proteção durante a instalação; a instalação não é fácil.

A tecnologia de instalação prevê a criação adicional de uma camada impermeabilizante e de barreira de vapor.

Baixa condutividade térmica - o que requer uma camada de lã bastante espessa (mais de 2 vezes mais espessa que o PIR)

Peso pesado (em comparação com outros materiais de isolamento)

Lã de vidro

O material é feito de fios tecidos de vidro inorgânico, atendendo aos requisitos do documento normativo e técnico GOST 19170-2001. A lã de vidro é comercializada em 2 formas - placas e rolos.

prósDesvantagens
Baixo custo

Permeabilidade ao vapor

O trabalho de instalação só é permitido em EPI

Será difícil para uma pessoa não treinada isolar uma garagem com lã de vidro.

Em termos de características técnicas e operacionais, é inferior à espuma de poliuretano e outros materiais isolantes (incluindo LOGICPIR da TECHNONICOL)

isopor

A espuma de poliestireno é frequentemente usada para isolamento, pois possui altas propriedades de isolamento acústico. É produzido em duas formas - espumado e extrudado. Este último é mais rígido e denso, podendo ser utilizado para isolar não só paredes, mas também pisos, tetos e portas de garagem.

prósDesvantagens
Peso leve

Muito barato

Resistente a microorganismos patogênicos, fungos, mofo

Fácil de instalar – as placas podem ser instaladas mesmo com adesivos e pregos líquidos

Não absorve água, mas com contato constante com líquidos inicia-se o processo de destruição

O material é inflamável (inflama facilmente), portanto não é adequado para instalação em ambientes onde a temperatura possa subir a níveis elevados ou trabalhar com chama aberta

Não resistente a ataques de roedores

Em geral, o material é muito ineficaz; grande espessura significa isolamento deficiente.

Poliestireno expandido

Este é um subtipo de espuma de poliestireno, mas com características de isolamento térmico superiores. Produzido de acordo com GOST 15588-2014. O principal componente do isolamento é o estireno. Agentes espumantes também são adicionados.

A estrutura do poliestireno expandido é densa, por isso não só é conveniente de trabalhar, mas também fornece um sistema de conexão confiável, o que reduz a probabilidade de formação de pontes frias.

prósDesvantagens
O material não se torna um meio para o desenvolvimento de mofo ou bolor

Resistente a produtos químicos

Peso leve

O poliestireno expandido pode ser usado para isolar uma garagem tanto por fora quanto por dentro

Não se destina à instalação em ambientes com altas temperaturas, pois libera substâncias perigosas quando aquecido

Os raios UV afetam negativamente a estrutura da espuma de poliestireno

Espumas de poliuretano e seus parentes

Um material que os garagistas valorizam mais do que outros, pois é resistente ao ambiente externo e aos microrganismos patogénicos. Eles produzem espuma de poliuretano líquida e rígida. A primeira opção se expande quando aplicada, cobrindo todos os vazios e fissuras. Também adere bem às paredes, o que reduz a zero a possibilidade de condensação.

Hoje, a espuma rígida de poliuretano modificada com forro de folha PIR, produzida de acordo com GOST R 56590-2015 (EN 13165-2012), é mais popular. A camada de folha metálica protege a estrutura envolvente da penetração de vapor e superaquecimento. Também reflete o calor para o ambiente.

prósDesvantagens
Grave baixo coeficiente de condutividade térmica

Absorção de água quase zero – menos de 1%

Forro de folha dupla face

Absolutamente ecológico e seguro para os seres humanos

Não requer barreira de vapor adicional

Versatilidade de instalação – as lajes podem ser fixadas em qualquer superfície, seja ela de concreto ou madeira

Peso leve das lajes

Alto grau de segurança contra incêndio

Não se deforma sob mudanças bruscas de temperatura

Com a exposição constante aos raios UV, o material perde gradativamente a aparência

Preço alto (em comparação com outros materiais para isolamento de garagem)

A placa térmica LOGICPIR é um dos melhores materiais para isolamento de instalações residenciais e não residenciais construídas com qualquer material. PIR é uma modificação aprimorada do poliuretano. Possui elevadas características técnicas e operacionais, o que permite refletir efetivamente o calor e não permitir a passagem de umidade para evitar a formação de condensação. Numa sala isolada com LOGICPIR, um microclima ideal é mantido por muito tempo.

Gesso quente

O gesso quente é um produto novo no mercado de materiais de construção.O material é composto por componentes com baixo coeficiente de condutividade térmica (pedra-pomes, argila expandida, poliestireno expandido e outros). Cimento ou gesso atuam como elemento de ligação.

O gesso quente pode ser instalado em qualquer superfície - concreto aerado, tijolo, drywall.

prósDesvantagens
Pode ser usado como camada de isolamento térmico principal e adicional

Peso leve

Fácil de aplicar

Segurança contra incêndios

Amizade ambiental

Higroscopicidade

Para um sistema de isolamento térmico de alta qualidade, é necessário aplicar adicionalmente uma camada impermeabilizante

Se a camada de gesso quente tiver mais de 2 cm, será necessário reforço

O material só pode ser utilizado para isolamento interno de garagem

Tinta de aquecimento

A base do material são polímeros sintéticos e elementos acrílicos. Este conjunto fornece à tinta isolante altas propriedades de isolamento térmico. Externamente, o material é semelhante à tinta comum. Mas apenas 1 mm de camada será igual a 5 cm de outro isolamento.

prósDesvantagens
A tinta isolante é universal - pode ser aplicada em qualquer superfície

Resistente a fungos e corrosão

Fácil de aplicar - pode ser usado com pistola, rolo ou pincel durante o trabalho

Preço alto - processar 1 metro quadrado de garagem custará 300 rublos

A tecnologia de aplicação envolve o processamento cuidadoso da superfície de trabalho, que inclui limpeza, desengorduramento, reboco, etc.

Não pode ser aplicado em temperaturas abaixo de zero

Tabela comparativa de materiais de isolamento populares por condutividade térmica

Para escolher um material para isolar uma garagem, é melhor estudar as propriedades de isolamento térmico de cada um.

Material de isolamento térmicoCondutividade térmica (W/m°C)Densidade (kg/m3)
isopor

PSB-S 15

PSB-S 25

PSB-S 35

 

0,043

0,041

0,035

 

até 15

de 15,1 a 25

de 25,1 a 35

Poliestireno expandido

M-35

M-45

 

0,030

0,032

 

de 33 a 38

de 38,1 a 45

Espuma de poliestireno extrudado0,03133
Penoizol0,03060
Espuma de poliuretano0,02940
Espuma de poliuretano0,03560
Espuma de poliuretano0,04180
Lã mineral0,056100
Lã mineral0,04850
Lã mineral0,07200
Lã de vidro0,05150
Argila expandida0,1200
Argila expandida0,18800
Serragem de madeirade 0,070 a 0,093230
LOGICPIR da TECHNONICOL0,02235±5

Isolamento de garagem LOGICPIR da TECHNONICOL

A melhor opção para um isolamento térmico confiável de uma garagem é o LOGICPIR da TECHNONICOL. PIR é um material de nova geração baseado em um polímero relacionado aos poliuretanos. Em termos de características técnicas e operacionais, supera todos os demais materiais isolantes do mercado.

Mais de 95% dos PIR são células rígidas fechadas. Eles são formados como resultado da reação de um poliol e um isocianato. O processo ocorre em altas temperaturas, o que permite que o excesso de isocianato reaja consigo mesmo, promovendo assim a formação de ligações mais fortes.

A instalação do LOGICPIR da TECHNONICOL pode ser realizada em qualquer época do ano. As placas possuem um forro de folha metálica, o que lhes confere propriedades de blindagem.

Características

Pelas suas características, as placas LOGICPIR da TECHNONICOL são adequadas para instalação em ambientes úmidos e secos. E o formato da borda reduz a probabilidade de aparecimento de lacunas durante a instalação. A vida útil do isolamento é superior a 50 anos.

Principais características das lajes LOGICPIR da TECHNONICOL

Absorção de água por volume (%)1
Formato da bordaBorda L
Coeficiente de condutividade térmica0,022 W/mK
Temperatura de operaçãode -65 a +120°C
Grau de inflamabilidadeG1
Espessura máxima da laje50mm
Índice de resistência à deformação linear (10%)150 kPa
Dimensões (mm)1190x590x40

1200x600x50

1190x590x30

1200x600x20

1190x590x50

Para isolar grandes áreas, são utilizadas placas PIR de grande formato 2385x1185 mm.

Vantagens

O Thermopolite LOGICPIR da TECHNONICOL possui propriedades únicas, o que torna este material muito procurado para isolamento de garagens, balneários, varandas e outros locais:

  • espessura mínima - a instalação das lajes não afetará a área total da sala;
  • resistência ao desenvolvimento de apodrecimento, mofo e bolor;
  • vida útil – mais de 50 anos;
  • peso leve - as estruturas de suporte não sofrem carga adicional;
  • coeficiente recorde de baixa condutividade térmica - 0,022 W/m K;
  • células preenchidas duráveis ​​fornecem ao LOGICPIR um baixo nível de absorção de água;
  • alto nível de segurança contra incêndio - classe G1. O material não só não suporta combustão - ele se apaga quando a fonte de fogo aberto é eliminada;
  • resistente a qualquer tipo de carga;
  • Possibilidade de utilização em quaisquer condições climáticas.

Instruções de instalação para LOGICPIR da TECHNONICOL

Para garantir o isolamento térmico da garagem, o LOGICPIR da TECHNONICOL é utilizado para isolar todas as superfícies - pisos, tetos, paredes e até portões. Mas aqui é importante seguir à risca a tecnologia para não perder nada de importante.

Ferramentas e materiais necessários

Em cada etapa do isolamento térmico de uma garagem é utilizado um conjunto diferente de ferramentas. Portanto, todos eles precisam ser montados antes do trabalho de instalação.

Conjunto de ferramentas para preparação de superfície:

  • uma escova dura para limpeza (também pode ser necessária uma escova manual ou de aço);
  • moedor - necessário se for necessário remover partes salientes da armadura ou grandes saliências;
  • espátulas para preencher fissuras na superfície da parede.

Conjunto para fixação de placas térmicas LOGICPIR da TECHNONICOL:

  • chave de fenda ou furadeira;
  • Espuma adesiva TECHNONICOL LOGICPIR;
  • grampeador de construção;
  • parafusos auto-roscantes;
  • cavilhas;
  • fita autoadesiva de alumínio LOGICPIR;
  • arma de montagem, etc.

Se o isolamento for colocado no revestimento, também será necessário preparar uma ferramenta para a moldura de madeira. Pode ser um quebra-cabeças, uma serra, uma tesoura ou uma rebarbadora.

Estágio de preparação para colocação de isolamento térmico

Antes da instalação, é necessário medir a área do ambiente a ser isolado e calcular a quantidade de lajes que serão necessárias para a obra.

As placas térmicas LOGICPIR são produzidas com as seguintes dimensões (comprimento x largura, mm):

  • 1190x590;
  • 1200x600;
  • 2360x580.

Para saber a quantidade necessária de placas térmicas LOGICPIR que serão necessárias para isolar uma garagem, é necessário usar a seguinte fórmula:

S total (área total da sala isolada) / laje S (área de uma laje)

O resultado é dividido pela quantidade de placas da embalagem e depois arredondado. O número resultante indicará quantos pacotes de isolamento você precisa comprar para cobrir o ambiente.

As paredes, piso e teto são limpos de detritos, restos de gesso, tinta, etc. Para isso, utilize pincel, vassoura e pá de lixo. Se possível, você pode levar um aspirador de pó de construção. Isso simplificará a tarefa e melhorará a qualidade da limpeza.

Isolamento de piso LOGICPIR da TECHNONICOL

O sistema PIR padrão TN-POL pode ser tomado como base para a elaboração de um plano de ação. Suas vantagens:

  • capacidade de fabricação;
  • força;
  • alta velocidade de instalação;
  • uma camada de barreira de vapor não é necessária.

Etapas de instalação:

  1. Faça uma betonilha áspera ou coloque uma almofada de areia e concreto. O ideal é que a garagem tenha como base uma laje de concreto armado.
  2. As placas térmicas LOGICPIR são colocadas (com adesivo de espuma) com costuras espaçadas.
  3. As juntas entre as placas são revestidas com fita aluminizada.
  4. Colocam-se as balizas e despeja-se a betonilha (uma camada de pelo menos 4 cm). Para uma garagem, é adequado cimento-areia reforçada.
  5. As balizas instaladas são retiradas da solução, as reentrâncias deixadas são concretadas.

Isolamento de parede LOGICPIR da TECHNONICOL

Para isolar eficazmente as paredes da garagem, você pode contar com o sistema TH-WALL Thermo PIR. As placas térmicas LOGICPIR ajudam a criar uma camada de isolamento térmico impenetrável sem ocupar muito espaço livre. O isolamento é fixado com pregos e espuma de poliuretano. Na fase final, são fixados forros ou placas de gesso cartonado ao revestimento.

Etapas de instalação:

  1. Utilizando espuma adesiva, as placas LOGICPIR são fixadas à parede preparada da garagem. É importante instalá-los com costuras espaçadas. A tecnologia não permite que os 4 cantos das lajes adjacentes convirjam em um ponto.
  2. As costuras entre as placas são fechadas de forma segura com fita aluminizada. Isso criará uma camada sólida e selada de isolamento térmico.
  3. Um revestimento de madeira ou metal é instalado na parte superior.
  4. Fixação em revestimento de painel ou drywall. O reboco decorativo também pode ser feito no topo da estrutura.

Isolamento de teto LOGICPIR da TECHNONICOL

Muito calor escapa através de um teto não isolado. Portanto, se você se preocupar com o isolamento térmico apenas das paredes, será difícil conseguir o microclima desejado no interior da garagem.

Etapas de instalação:

  1. As placas térmicas LOGICPIR são fixadas na superfície limpa e preparada com as costuras espaçadas. Isso pode ser feito usando espuma adesiva ou buchas na proporção de 2 peças. para 1 prato.
  2. Para criar uma camada contínua de barreira de vapor, as juntas são cobertas com fita de alumínio. Depois disso, não há necessidade de aplicar materiais adicionais de barreira de vapor.
  3. Para fechar a estrutura, as guias são montadas diretamente ao longo do isolamento. Como as placas térmicas LOGICPIR são muito duráveis, isso não as prejudicará. Em seguida, os painéis de parede e o drywall são fixados.Finalmente, o teto pode ser rebocado.

Isolamento de portas LOGICPIR da TECHNONICOL

As portas de garagem são a principal fonte de perda de calor das instalações. Portanto, para isolamento você pode usar 2 métodos:

  • crie uma cortina dentro da garagem. Para fazer isso, você pode pegar uma lona ou filme grosso. É fixado a um perfil de metal ou tira de madeira sob o teto. A opção não é confiável e impraticável. Não vai durar muito;
  • crie uma camada de isolamento térmico. E aqui as lajes LOGICPIR são ideais.

Etapas de instalação:

  1. Remova as folhas do portão e limpe-as completamente de poeira, detritos e tinta.
  2. Como os portões possuem moldura rígida, placas térmicas podem ser colocadas em suas células por meio de espuma adesiva ou “pregos líquidos”.
  3. As juntas entre as placas são hermeticamente fechadas com fita de alumínio.
  4. A camada de isolamento térmico é revestida com placas OSB, fibra ou ripa.

Conselhos de profissionais - a instalação de vedações em todo o perímetro das folhas ajudará a reduzir ainda mais a perda de calor.

Isolar uma garagem é um trabalho que você mesmo pode fazer se estocar as ferramentas e materiais necessários e seguir a tecnologia. Para reduzir a perda de calor e criar um microclima interior confortável, é melhor utilizar um isolamento inovador - placas térmicas LOGICPIR da TECHNONICOL. Os produtos estão em conformidade com GOSTs e padrões internacionais de qualidade ISO 9001. Eles são seguros para humanos, o que é confirmado pelo Instituto de Química de Soluções da Academia Russa de Ciências.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica