Cavilha de tijolo: tipos, instruções de instalação

Parece que não há nada mais fácil do que escolher um tarugo para um tijolo.Além disso, é mais comum e mais fácil instalar fixadores em uma parede de tijolos forte do que em concreto espumoso ou concreto aerado mais fraco. No entanto, há muitas nuances neste assunto que você precisa aprender antes de escolher um modelo específico de pino.

Cavilha de tijolo

Um pino clássico é adequado para fixação em tijolo?

Existem várias maneiras de instalar fixadores em uma parede de tijolos, inclusive usando um bujão de plástico clássico. Até recentemente, era um simples tampão de náilon ou polietileno com furo para parafuso auto-roscante. Não importava quão bem esse pino fosse segurado, mas se você aumentasse o número de pontos de fixação, poderia prender um armário de cozinha ou prateleira a uma parede de tijolos.

O passador clássico moderno é representado por uma variedade bastante grande de plugues de plástico, diferindo em tamanho, formato de superfície e material. E todos eles podem ser usados ​​para montagem em parede de tijolos.

Projeto tradicional de cavilhas de tijolo:

  • um tampão de plástico cilíndrico com várias fendas;
  • bico cônico para facilitar a inserção no furo de um tijolo;
  • uma correia na extremidade que evita que o pino caia na profundidade do furo;
  • gavinhas laterais que melhoram a aderência ao material de alvenaria.

Os melhores modelos de buchas com diâmetro de 8 mm podem suportar cargas de arrancamento de 100 a 300 kg. Buchas universais mais simples do mesmo tamanho suportam 60-80 kg em uma parede de tijolos.

fixação em uma parede de tijolos
Se você precisar fixar uma parede de tijolos para uma carga de 500-600 kg, é melhor usar âncoras químicas.

É claro que um pino colado em um tijolo pode suportar uma carga grande. Mas a questão não é essa: a capacidade de carga de uma âncora química, ao contrário de uma bucha clássica comum, não depende das características do tijolo.

O problema é especialmente com alvenaria. Não há duas seções idênticas nele. Portanto, em uma âncora colada, a resistência não depende do ponto de instalação ou de defeitos na argila cozida, mas em uma bucha convencional pode variar muito.

O que procurar na hora de escolher?

A resistência da fixação depende em grande parte de qual tijolo o pino está fixado e onde exatamente o ponto de fixação estará localizado. Paredes de silicato branco geralmente seguram melhor os fixadores e não racham mesmo com o uso de âncoras. A resistência de fixação em tijolos vazados de barro com fenda, com a escolha correta do passador, pode ser ainda maior que a da pedra maciça.

O tijolo normal é vermelho ou amarelo-violeta. A primeira opção é a queima normal, a segunda é a queima excessiva. Devido à queima inadequada e ao alto teor de óxido de alumínio, o material revela-se duro, quebradiço e com grande número de fissuras.

Em ambos os casos, o pino dentro de um tijolo maciço pode “assentar” com firmeza e segurança, mas acontece que cai se entrar em uma fenda oculta.Depende muito de qual pino você escolher.

Existem três opções para instalar um plugue em uma parede de tijolos:

  • diretamente no corpo do tijolo, recuando 2-3 cm das bordas;
  • em costura vertical;
  • em uma costura horizontal entre fileiras.

Se a alvenaria tiver idade suficiente, pelo menos 10 anos, assentada com argamassa de boa qualidade, pode-se bater buchas na costura horizontal entre os tijolos. É claro que primeiro você precisa verificar a resistência da junta de cimento com um cinzel ou chave de fenda.

Muitas vezes, a instalação de um pino em uma costura proporciona maior resistência de fixação, mas somente se o pedreiro não economizar na argamassa, o que é muito raro. Mas se acontecer de você martelar cavilhas entre tijolos, então você só precisa martelá-las dentro da costura horizontal, e o diâmetro do tampão deve ser de pelo menos 10 mm. É melhor recusar a instalação em uma junta vertical.

Saudável: Tipos de buchas para blocos de espuma

Que tipos de buchas são adequadas?

Na verdade, não apenas as buchas clássicas são usadas para montagem na parede. Além deles, mais cinco tipos de fixadores são utilizados para paredes de tijolos:

  • passador borboleta, nas versões de plástico e metal;
  • âncoras divididas em latão;
  • âncoras de sustentação em aço com cone reverso;
  • fixadores de fachadas para montagem de estruturas pesadas em paredes;
  • âncora química.

Da lista dos tipos de fixadores mais utilizados, devem ser definitivamente excluídos cavilhas e modelos de âncoras para fixação em gesso cartonado, blocos de espuma e concreto aerado. Esses fixadores têm capacidade de carga praticamente nula.

Para fixar objetos muito leves em uma parede de tijolos, você pode usar um prego. Pode ser feito de polipropileno ou náilon, mas tem pouco efeito na resistência da fixação, mesmo em tijolos sílico-calcários.A carga máxima para este modelo é de 60 kg.

Artigo para você: Como escolher boas buchas para concreto aerado

Cavilha universal

O tipo de pino mais popular é feito de náilon, tamanho 8x50 m, com fenda dividida e serrilhado anular ao longo da superfície externa. A popularidade dos fixadores se deve ao seu baixo custo e fácil instalação.

Cavilha universal
Quando instalada corretamente, a perua pode suportar uma carga de tração axial de até 100 kg. Quando um pino universal é cravado em um tijolo oco, a resistência à carga aumenta em 10%.

Passador universal importado de formato especial

Difere do anterior nas pétalas laterais e no formato retangular do corpo. O desenho do plugue é pensado de forma que ao aparafusar o parafuso auto-roscante o encravamento do corpo ocorra em um plano.

Passador universal importado de formato especial
Custa 2,5 vezes mais que o modelo anterior, mas a capacidade de carga é limitada a 80 kg. Já em um tijolo vazado, devido ao esmagamento do pino e à formação de um tampão, o ponto de fixação pode suportar até 170 kg de carga de arrancamento.

Cavilha universal triangular

Tampão tipo “U”, de polipropileno com três bordas, corte e ranhuras anulares na superfície. O custo é 3 vezes menor que o passador anterior.

Cavilha universal triangular
Esta é uma das melhores opções de buchas para casos em que é necessário instalar um grande número de pontos de fixação. A cortiça pode suportar uma carga de tracção até 160 kg.

Mas para tijolos vazados é melhor não usar a opção triangular, mesmo com instalação adequada a resistência do fixador cai 20%, de 160 kg para 130 kg.

Carrinha alemã 8x60 mm

Este tipo de passador difere dos modelos anteriores porque o corpo é feito de dois tipos de náilon: macio (vermelho) e duro (cinza).O custo de tal plugue é aproximadamente uma ordem de grandeza superior ao da amostra anterior.

Carrinha alemã 8x60 mm
Em tijolo maciço, o “Alemão” tem capacidade de carga de 280 kg. Ou seja, este é o melhor pino se for necessário fazer um ponto de fixação, mas com maior resistência. Em tijolos vazados, o pino pode suportar uma resistência à tração 10% maior. O segredo é que ao apertar o parafuso, o plástico é esmagado de uma forma especial e calculada com precisão, vedando com segurança o metal no furo.

Importante! Se você girar o parafuso muito rapidamente, as roscas poderão cortar o interior do plástico e o fixador se desfará.

Âncora química

Uma solução universal, mas muito cara. Pode ser usado para qualquer finalidade; os fixadores M8 podem suportar cargas de até 900 kg. Porém, devido ao seu alto custo, a âncora é utilizada apenas para fixações particularmente críticas.

Âncora química
Em tijolos vazados, uma âncora com carga química pode suportar cargas de até 1000 kg. Nesse caso, a força aumentará ao longo de mais alguns dias. Quando o polímero finalmente endurecer, a resistência aumentará em mais 3-5%.

Instruções para instalar buchas em uma parede de tijolos

O esquema de instalação em tijolo não difere da instalação em outros materiais. Mas se você tiver que instalar um pino em um bloco de tijolo queimado, é melhor instalar imediatamente uma broca com placa de metal duro no mandril. Tijolos de alta qualidade, sejam sólidos ou ocos, podem ser perfurados de forma bastante simples com uma broca de metal comum. O silicato branco pode até ser perfurado com uma broca preta para madeira.

Instalação de buchas plásticas clássicas em tijolos maciços e vazados

A maneira mais fácil de instalar um bujão universal de polipropileno ou náilon.Quase todos os modelos baratos têm corpo cilíndrico com lado de apoio e nariz pontiagudo. O tampão é mantido dentro do furo apenas comprimindo os entalhes anulares nas paredes internas do furo. Portanto, é necessário escolher corretamente o diâmetro da broca, que deve ser 1-1,5 mm menor que a seção transversal do tampão.

Instalação de buchas plásticas clássicas em tijolos maciços e vazados

A seguir é feito um furo no tijolo, feito com uma pequena margem de profundidade. O pino é inserido manualmente no orifício. Se o tamanho da broca for escolhido corretamente, o tampão entrará na metade. O resto deverá ser cravado com um martelo até que se acomode no nível da borda anular.

perfurando um buraco em um tijolo

Se o pino precisar ser colocado em um tijolo oco com fenda, o diâmetro do furo de montagem será escolhido um pouco menor. Quando inserido manualmente, o corpo de náilon deve percorrer cerca de 1/3 do caminho. A seguir, um parafuso auto-roscante é inserido na rolha e aparafusado até a metade. O resto deve ser aparafusado com uma chave de fenda, ao mesmo tempo que se insere o pino no orifício do bloco de tijolo.

Você pode, é claro, fazer isso de acordo com as instruções, martelar o bujão e, em seguida, aparafusar o parafuso ou martelar um prego. Mas neste caso, a resistência de fixação é 20% menor.

Como instalar um pino auto-roscante de náilon

Todas as buchas universais com superfície perfilada, cortes e antenas são instaladas de acordo com o seguinte esquema:

  1. É feito um furo de acordo com o tamanho indicado na marcação. Por exemplo, 8x65 mm significa que você precisa trabalhar com uma broca de 8 mm até uma profundidade de 65 mm.
  2. O bujão é inserido manualmente no orifício e martelado com golpes suaves de martelo ao nível da lateral (se houver).
  3. Um parafuso auto-roscante é aparafusado dentro do plugue entupido.

Se você fizer o furo 1 mm menor, o pino ou não caberá dentro do tijolo por causa das “antenas”, ou se deformará e quebrará no meio. Só é permitido um ligeiro aumento do furo no tijolo maciço, e apenas na entrada, e para cavilhas com comprimento igual ou superior a 80 mm.

Como instalar um pino auto-roscante de náilon

Para tijolos vazados com fenda, o furo é feito exatamente de acordo com as dimensões da marcação. Assim, a fixação do parafuso auto-roscante ocorre devido à auto-torção do pino em um tampão apertado.

Conselho! Ao apertar um parafuso auto-roscante ou parafuso com uma chave de fenda, é importante não apertar demais os fixadores. É preciso aproveitar o momento em que é preciso parar a ferramenta, caso contrário o parafuso cortará uma parte do plástico com uma rosca e cairá da alvenaria sem nenhum esforço.

Instalação de buchas de fachada

Este tipo de fixador é utilizado para a instalação de estruturas metálicas pesadas em paredes de tijolo. O comprimento do parafuso-guia é de 120-180 mm. As cavilhas de fachada são instaladas em tijolos vazados e maciços de acordo com o mesmo padrão.

Inicialmente, um furo é feito, em seguida, um bujão é inserido e um parafuso é aparafusado. Nenhum tampão autocolapsável é formado. Quando aparafusado, o plástico se expande com grande força em direção às paredes internas e fixa o parafuso com segurança.

Este é o único esquema de fixação que pode suportar qualquer tipo de carga, mesmo cargas variáveis, de torção e flexão.

Âncora química

O esquema de instalação de tijolos vazados e maciços é praticamente o mesmo. A única ressalva é que a âncora pode ser instalada em tijolo inteiro sem manga de malha, enquanto dentro de tijolo vazado - apenas com malha.

Primeiro você precisa fazer um furo, as dimensões são retiradas das marcações da âncora. Para melhorar a adesão, a cavidade é limpa com escova e soprada com ar. Uma malha plástica é então instalada e uma resina polimérica, geralmente poliéster ou epóxi, é espremida nela. Resta pressionar o pino para dentro com a mão e fixá-lo até que a resina endureça completamente.

Qual é a diferença entre cavilhas para concreto e tijolo?

Na maioria das vezes, os fixadores projetados para instalação dentro de uma parede de concreto não aderem bem ao tijolo. As mesmas cavilhas ou pregos ficam “firmemente” fixadas no interior do concreto apenas devido à enorme resistência de contato do material.

Se você enrolar corretamente o pino ou cravar um prego dentro do pino, a fixação será mantida devido à deformação muito forte do material. A deformação é pequena, mas a força de ruptura é enorme e o concreto não se desintegra nem racha.

O tijolo, via de regra, não suporta a pressão de contato e as paredes do buraco começam a desmoronar. Por exemplo, uma âncora com manga de latão dividida dentro de concreto pode suportar uma carga de até 300 kg.

Qual é a diferença entre cavilhas para concreto e tijolo
Se você martelar os fixadores na alvenaria, a carga máxima de suporte será de apenas 60-70 kg.

A situação é ainda pior com a instalação de âncoras de cone reverso. Após a perfuração, os fixadores são instalados com uma pequena folga para reduzir a pressão nas paredes do furo. Mesmo assim, mesmo com um aperto cuidadoso e moderado do parafuso, o cone da âncora destrói quase completamente a parte frontal do tijolo.

Se não for totalmente apertado, a fixação ficará enfraquecida, as paredes irão desmoronar gradativamente, então a âncora cairá rapidamente do buraco.

Resultados

Encontrar um tarugo bom e barato para paredes de tijolos é bastante simples. A maioria dos modelos clássicos pode suportar cargas de até 90 kg. Isso é suficiente para a maioria dos casos domésticos.Se forem necessários fixadores resistentes na fachada, podem ser utilizados modelos especializados com um comprimento de cortiça aumentado.

Conte-nos sobre sua experiência na instalação de fixadores em paredes de tijolos. Qual deles acabou sendo o mais confiável e durável? Escreva comentários, compartilhe o artigo nas redes sociais e marque-o como favorito.

Comentários dos visitantes
  1. Alexei Alvinsky

    Na minha opinião, você pode martelar uma cunha comum, uma muleta e uma rolha em um tijolo e ele aguentará. Era uma vez, eles simplesmente martelavam alfinetes em cimento e carvalho - ainda aguenta. Se o tijolo cheirar a enxofre, então apenas uma âncora química. O metal apodrecerá rapidamente. Em geral, é melhor martelar uma cunha serrilhada regular na costura do que fazer furos.

  2. Misha Labov

    O plugue é apenas de náilon, em vez de um parafuso ou parafuso auto-roscante, é inserido um prego dentado. Segura muito melhor do que fixadores aparafusados.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica