Tipos de buchas para blocos de espuma: como escolher, instalar

Blocos de espuma de concreto são usados ​​​​há muito tempo em construções baixas.Os proprietários de apartamentos e casas notam apenas dificuldades na seleção de fixadores para paredes feitas de blocos de espuma. Escolher o pino certo para um bloco de espuma é bastante difícil: o material é durável, mas muito frágil. Portanto, martelar uma rolha numa parede ou tecto da mesma forma que é habitual para tijolo ou betão obviamente não funcionará.

Cavilha para bloco de espuma

Requisitos para fixadores em blocos de espuma

Devemos fazer uma reserva imediatamente, estamos falando de paredes de espuma de concreto. Possui poros bastante grandes cheios de ar. O material é bastante macio e frágil, mas se necessário pode ser perfurado com uma broca de pena comum, mesmo de grande diâmetro, 15-20 mm. Os blocos de espuma são facilmente reconhecidos pela sua característica cor cinza, já que a base do material é o cimento.

As propriedades do bloco de espuma determinam os requisitos para o método de fixação. Você pode aparafusar um parafuso auto-roscante com uma espiral grande diretamente no bloco de espuma, usar um pino com tampão de plástico ou escolher um fixador com configuração especial.

O que você precisa prestar atenção ao escolher um método:

  1. A pressão nas paredes do furo deve ser distribuída em profundidade, para que os furos para o tampão sejam profundos. Se você tentar instalar um pino curto em espuma de concreto, ao apertar o parafuso auto-roscante ou parafuso, o plástico destruirá as camadas superiores do bloco.
  2. O bujão não deve ser martelado no orifício do bloco de espuma com forte tensão na superfície.Qualquer atrito entre a superfície externa do plástico ou metal e as paredes do buraco o quebra em migalhas. Esses fixadores não seguram a espuma de concreto, mesmo que o parafuso auto-roscante seja aparafusado com um leve ajuste interferente.
  3. Para fixação em espuma de concreto não podem ser utilizados parafusos, blocos auto-roscantes com espiral helicoidal cujos vértices são arredondados ou muito pontiagudos (passo pequeno). Eles também destroem o material do bloco de espuma sem formar adesão.

Todas as opções de fixação acima, via de regra, utilizam buchas com tampão de plástico e parafuso auto-roscante de aço longo. Mas a espuma de concreto tem uma estrutura bastante frágil. Uma inserção de plástico ou metal pode suportar bem cargas estáticas quando afastada da parede. Mas na maioria das vezes você tem que procurar uma maneira de fixar objetos, móveis, molduras de portas, suportes que criam uma carga dinâmica com um pino em uma parede de bloco de espuma.

bloco de espuma

Por exemplo, se você precisar pendurar um armário de parede em uma parede de blocos de espuma da cozinha, poderá usar a versão clássica de um passador com tampão de plástico, mas não durará muito. Devido ao balanço do corpo do gabinete (quando as portas são abertas), o passador “sairá” da espuma de concreto em questão de semanas, portanto, para cargas dinâmicas é necessário usar buchas de metal ou fixar o gabinete à moda antiga caminho.

Variedades

As cavilhas são divididas em metal “quebrável”, cunha com cone reverso, e plástico - com tampão de ruptura ou inserto de torção. Existem também cavilhas químicas. Mas este é um tipo de fixação completamente diferente e só pode ser usado em condições limitadas.

Opções de uso:

  1. Fixadores leves, por exemplo, ganchos, braçadeiras, presilhas para fixação de cabos, fiação, pequenos objetos de até 200 g, podem ser fixados com um parafuso auto-roscante de carpintaria comum (preto) com enrolamento de parafuso grande. O comprimento deve ser de pelo menos 60 mm, então ele aguentará.
  2. Objetos mais pesados, de até 2 kg, podem ser fixados em espuma de concreto usando um pino clássico - um tampão de náilon 6x60 mm e um parafuso de carpintaria. Para cargas mais complexas, o pino plástico deve ser selecionado individualmente.

Para objetos pesados, um pino de estrutura química ou metálica pode ser usado. Geralmente são montagens no teto ou a opção de instalar suportes com cargas de flexão complexas no bloco de espuma.

Cavilha de plástico

Para fixação em espuma de concreto, pode-se usar qualquer tipo de bucha com buchas de náilon ou polipropileno. Existem muitas opções diferentes no mercado com entalhe em árvore, parafuso e superfície dentada (pontual). Todos eles aderem muito bem ao material da parede, de modo que podem suportar cargas estáticas de extração com relativa facilidade.

Cavilha de plástico

Para fixar móveis, como estantes ou armários, nas paredes de um apartamento ou casa particular, utilize buchas com bucha com diâmetro de pelo menos 8 mm. A principal condição é que o comprimento do plugue e do parafuso seja de pelo menos 60 mm. Na prática, para a fixação em um bloco de espuma, procuram-se utilizar buchas com diâmetro de pelo menos 10 mm.

Outro tipo de bucha para espuma de concreto é com tampão de plástico torcido. Existem cortes longitudinais na superfície, portanto, durante o processo de aparafusamento do parafuso auto-roscante, a parte posterior é amassada e dobrada em um espessamento.

Em teoria, retirar esse pino é muito mais difícil do que um tampão de espinha de peixe comum para tijolo.Mas, na realidade, a resistência e a confiabilidade dos fixadores com cavilhas quebráveis ​​​​dependem de quão corretamente o diâmetro é selecionado e de como o furo é perfurado na espuma de concreto.

Tipos de buchas para blocos de espuma: como escolher, instalar

Para fixação reforçada, são utilizadas buchas com flanges radiais adicionais. Se seguir as regras de instalação, a resistência do pino pode ser de até 20 kg, e ao usar massa adesiva - até 30 kg.

Além disso, cavilhas de plástico e parafusos auto-roscantes são frequentemente usados ​​para blocos de espuma. Essencialmente, é um parafuso curto e de grande diâmetro com uma grande serrilha helicoidal. O desenho dos fixadores foi desenvolvido para colocar isolamento em paredes de concreto aerado, mas as buchas que “amavam” passaram a ser utilizadas para espuma de concreto.

Leia este artigo útil: Como e com o que bater nas paredes para a fiação

Cavilha de metal

Para pequenos fixadores em paredes de blocos de espuma, você pode usar plugues divididos. Essencialmente, é uma manga ou inserto tubular com leve conicidade e cortes longitudinais. Na superfície do plugue de metal há um entalhe dentado, graças ao qual o pino entra em uma adesão bastante forte ao material das paredes do furo.

Cavilha de metal

De todas as buchas metálicas, a bucha bipartida é considerada a mais fácil de instalar, além disso, o diâmetro do furo para a bucha é escolhido um pouco menor que o tamanho do bujão na cabeça. Portanto, mesmo que a instalação dos fixadores falhe, não haverá rachaduras ou danos na superfície do bloco de espuma. Você sempre pode tentar um tipo diferente de pino.

A fixação mais confiável é um pino de estrutura. Tem um design especial. O elemento embutido é feito em forma de manga bipartida com duas porcas nas extremidades. Após instalar a luva, aperte o parafuso roscado.Ao mesmo tempo, a porca distante começa a se mover em direção à superfície, apertando e esmagando a bucha.

fixação com cavilha de moldura

Graças aos cortes na manga, o material se deforma facilmente e encosta nas paredes do furo. A força de pressão é simplesmente enorme, o que permite que o pino da estrutura suporte facilmente um peso de várias dezenas de quilogramas.

O pino da estrutura pode suportar cargas estáticas, alternadas e de flexão. A fixação é mantida na parede de espuma de concreto até o final, até que o suporte se quebre ou as pétalas da manga se deformem.

Artigo para você: Como escolher boas buchas para concreto aerado

Âncoras químicas

Este tipo de fixador não pode ser totalmente atribuído a buchas, embora seu design também contenha uma parte embutida - uma cápsula e um elemento de suporte - uma haste roscada. Ao contrário de outros tipos de fixação, uma âncora química é colada em vez de aparafusada no orifício de montagem.

A essência da instalação é a seguinte:

  • uma cápsula cilíndrica com uma composição adesiva é colocada dentro do furo na espuma de concreto;
  • ao aparafusar o pino, a cápsula espreme a cola, que preenche todo o espaço livre entre o metal e a parede do furo;
  • após o endurecimento, a âncora é firmemente fixada dentro do furo sem qualquer assentamento ou crimpagem adicional.

As âncoras químicas são usadas para cargas pesadas. Na descrição você encontra valores de até 600 kg. Mas em condições ideais, na prática para este tipo de fixador o limite é limitado a 200 kg. A instalação de uma âncora química requer preparação cuidadosa do furo no bloco de espuma e cumprimento da sequência de procedimentos.

Esta não é uma conexão desmontável, se não funcionar o pino terá que ser cortado da superfície do bloco de espuma com uma esmerilhadeira.Além disso, uma âncora química “não gosta” de cargas vibratórias, por isso é usada para fixar objetos pesados, mas estaticamente estacionários.

Mas há casos em que uma âncora química se torna simplesmente insubstituível. Por exemplo, ao construir uma casa com blocos de espuma, você sempre precisa resolver o problema de como fixar a viga Mauerlat na borda superior das paredes. Nas paredes de tijolos, o mauerlat é preso com pinos comuns cravados na linha superior de tijolos. Este método não é adequado para blocos de espuma, por isso são utilizadas âncoras químicas para fixar as vigas.

Como instalar corretamente - instruções passo a passo

Antes de instalar o pino no bloco de espuma, você precisa escolher a ferramenta certa. Você pode apertar o parafuso auto-roscante com uma chave de fenda Phillips, uma chave de fenda ou, em alguns casos, terá que martelá-lo com um martelo.

A regra é bem simples:

  1. Para aparafusar o parafuso auto-roscante no corpo do bloco de espuma, apenas uma chave de fenda é usada. Esta é a única maneira de apertar o fixador sem quebrar o engate do enrolamento em espiral com o material da parede.
  2. No caso de buchas (o furo dentro do bloco de espuma é de 6 a 8 mm) com pétalas curtas “quebráveis” (até 40 mm), utiliza-se uma chave de fenda comum. É difícil torcer manualmente, mas só assim é possível deformar corretamente as pétalas e não girar os fechos dentro do bloco de espuma. Mas com alguma prática e habilidade, depois de algumas centenas de parafusos enrolados, você pode se acostumar a trabalhar com uma chave de fenda.
  3. Todas as buchas maiores que 8 mm são aparafusadas com chave de fenda, inclusive buchas químicas.
  4. Bujões de grande diâmetro com flanges roscadas adicionais na superfície, bem como todas as versões “populares” de buchas, são cravados no bloco de espuma com um martelo de madeira de carpinteiro. De madeira, porque só assim é possível não quebrar o buraco no interior do bloco de espuma.O martelo de carpinteiro (maço) perdoa pequenas imprecisões ao bater em uma rolha. Se você usar um martelo normal de 300-400 g, um movimento errado pode fazer com que a superfície do bloco de espuma seja perfurada. Recomenda-se a utilização de um martelo de encanador comum para martelar caixas de aço - moldura e manga bipartida.

Instalação de buchas plásticas convencionais em uma parede de blocos de espuma

Depois de marcar o ponto de fixação, é necessário fazer um furo para o plugue. Para todos os tipos de bujões de plástico, a profundidade do furo é selecionada 10 mm maior que o comprimento do pino. O diâmetro da broca é 0,5 mm menor que o tamanho do tampão em seu ponto mais fino.

Então tudo é simples, um tampão é inserido no orifício e pressionado com a mão até o nível de corte. É claro que o acordo deve ocorrer com força. Isso significa que o plástico adere de forma confiável à espuma de concreto. Você não precisa soprar o buraco no bloco de espuma; a poeira restante apenas melhorará a adesão. E tudo o que for desnecessário será espremido nas profundezas. Resta apertar o parafuso com uma chave de fenda, mas sem força excessiva.

Conselho! Se o tamanho da broca foi escolhido incorretamente e o furo no bloco de espuma for 1-1,5 mm maior do que o necessário, antes de inserir o pino, é necessário mergulhá-lo com PVA ou cola de escritório (vidro líquido). Esse pino ficará ainda melhor dentro do bloco de espuma do que um pino normal.

Cavilhas de plástico com parafuso ou “asas”

Parafusos auto-roscantes com tampões de plástico comuns fixam-se normalmente em blocos de espuma somente se a carga for direcionada horizontal ou verticalmente. Quaisquer cargas alternadas derrubam os bujões comuns em alguns dias.

Portanto, para fixar objetos pesados, são utilizadas buchas plásticas com “asas” ou “lâminas”.Eles têm nomes diferentes, mas a essência é que elementos adicionais em um tampão de plástico aumentam a capacidade de carga dos fixadores na espuma de concreto em quase cinco vezes. Hoje este é o melhor pino para blocos de espuma.

Como instalar corretamente um modelo com “lâminas”:

  1. A caixa de plástico está marcada, por exemplo, “RD10”. Isso significa que para a fixação é necessário fazer um furo com diâmetro de 10 mm na espuma de concreto.
  2. Você precisa perfurar com uma furadeira comum e uma furadeira elétrica com mandril de pinça. Um martelo perfurador com mandril de liberação rápida e uma broca com inserto de metal duro abre um furo na espuma de concreto de até 11-12 mm, e isso já é um defeito.
  3. Agora você precisa inserir o inserto no orifício e martelar o plugue completamente com golpes suaves.

É preciso bater com cuidado para que o pó do bloco de espuma, cortado das paredes pelas lâminas, tenha tempo de cair e não atrapalhe o avanço do tampão. As lâminas cabem em concreto aerado com muita facilidade e podem ser cravadas em 3-4 golpes. Para um bloco de espuma, o número de golpes duplica ou triplica.

Cavilhas de plástico com parafuso ou asas

Conselho! Se a borda do buraco se desfez devido aos impactos, um pedaço do bloco de espuma caiu, não é grande coisa. Você precisa expandir o tamanho para 20 mm com uma furadeira e colar o pino no alabastro.

Além dos modelos com asas em blocos de espuma, são utilizados parafusos de plástico. O plugue se parece com um grande parafuso auto-roscante com cabeça e enrolamento em espiral no corpo, semelhante a uma rosca.

Esse pino é enrolado em um bloco de espuma como um parafuso auto-roscante normal. Mas primeiro você precisa fazer um furo com uma profundidade igual ao comprimento do plugue, mais 10 mm. O diâmetro é determinado pela cabeça do “parafuso”. Para aparafusá-lo no bloco de espuma é necessária muita força, por isso é usada uma chave de fenda com encaixe para a cabeça do parafuso.

Tipos de buchas para blocos de espuma: como escolher, instalar

Instalação de buchas e buchas de estrutura

Fixadores de metal são tradicionalmente usados ​​em lajes de teto de concreto. Nas paredes, cavilhas para estrutura de aço são usadas como exceção. Em primeiro lugar, trata-se de um fixador descartável, após a instalação é quase impossível remover a moldura deformada sem destruir o material do bloco de espuma.

Em segundo lugar, após a instalação do fixador, aparecem rachaduras. Portanto, cavilhas de estrutura são usadas em paredes de blocos de espuma somente onde é necessária uma resistência de fixação muito alta.

Para instalar, é necessário fazer um furo ao longo do diâmetro do inserto, colocar a moldura dentro do bloco de espuma, fixar com uma chave e aparafusar a cabeça com a segunda.

Instalação de buchas e buchas de estrutura

O segundo tipo de buchas metálicas - as buchas, são utilizadas em massa para qualquer acabamento e revestimento da superfície do bloco de espuma. Por exemplo, para montagem de revestimento.

Para instalar o passador é necessário fazer um furo na parede, o diâmetro pode ser consultado na marcação. Mas na maioria das vezes, os artesãos simplesmente medem o diâmetro na parte central da manga dividida. Após a perfuração, insira a luva no orifício com a mão (cerca de metade entrará) e, em seguida, martele-a no nível da parede com um martelo comum.

Ao contrário dos modelos de estrutura, os pinos de divisão da manga nunca quebram o material do bloco de espuma.

Método popular de fixação de blocos de espuma

Muitos artesãos usam métodos antigos e comprovados de fixação com buchas caseiras. Apesar de sua natureza um tanto arcaica, esses produtos caseiros suportam facilmente o peso de objetos pesados. Com a ajuda deles, é fácil fixar móveis suspensos no bloco de espuma. Cavilhas caseiras são frequentemente usadas para fixar molduras de portas e não servem pior, e às vezes melhor, do que as de plástico.

Método popular de fixação de blocos de espuma

O método de fixação tradicional envolve a utilização de buchas caseiras cortadas de uma tira de madeira.Inicialmente, você precisa cortar espaços em branco de uma tira quadrada de 20x20 mm e 80-90 mm de comprimento. A parte traseira (aquela que vai caber no buraco) é cortada de 3 a 4 cm de comprimento e levemente aparada em forma de cone com uma faca. O corte é necessário para encaixar dentro do bloco de espuma após apertar o parafuso auto-roscante.

Método de fixação tradicional

A seguir, no ponto de fixação na espuma de concreto, é feito um furo com diâmetro de 19 mm até uma profundidade igual ao comprimento do tampão. Resta apenas cravar o tampão no bloco de espuma em toda a sua profundidade e aparafusar um parafuso ou martelar um prego.

Essa inserção de madeira resiste muito melhor do que o plástico e, se for necessário instalar uma porta em uma abertura, os plugues podem ser revestidos com cola para que não sequem com o tempo. E embora demore muito mais tempo para instalar um fixador em espuma de concreto, é quase impossível arrancá-lo da parede, o que não se pode dizer dos plugues de plástico ou metal.

Resultados

Escolher qual pino é melhor usar não será difícil se você souber exatamente para que finalidade o fixador será usado. O tamanho e a forma da cortiça e o método de instalação na parede são selecionados em conformidade. O método foi elaborado e testado na prática há muito tempo, por isso é quase impossível “perder” a confiabilidade da fixação.

Conte-nos sobre sua experiência na escolha de fixadores para espuma de concreto. Quais você acha que são os melhores? Além disso, marque o artigo como favorito e compartilhe-o nas redes sociais por meio de repostagem.

Comentários dos visitantes
  1. Antonov

    Os plugues de madeira parecem bons, mas não podem ser instalados em todos os lugares. A luz solar, o calor e o ar quente de um radiador não podem ser colocados em gesso de cal. A madeira vai secar e a cortiça vai cair. Use cavilhas de tijolo normais, elas não o decepcionarão.

  2. Veresokin

    Eu queria acrescentar - o mesmo se aplica às paredes externas - instale o plástico, o metal na espuma de concreto apodrece e enferruja.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica