Como conectar um forno a gás embutido: instruções detalhadas com dicas úteis
Os eletrodomésticos encastrados são parte integrante da nossa vida quotidiana.E tornou-se popular porque permite poupar espaço na área de trabalho, parece muito mais atraente do que equipamentos independentes desatualizados e, de acordo com dados técnicos, muitas vezes supera-o.
As inovações não pouparam os fornos, tão apreciados pelas donas de casa pela capacidade de preparar pratos deliciosos e saudáveis. Vejamos como conectar um forno a gás embutido para atender às normas de instalação e não danificar o equipamento. Na verdade, isto não é mais difícil do que instalar um fogão autónomo tradicional, mas algumas nuances são muito importantes - iremos debruçá-las separadamente.
O conteúdo do artigo:
O que você precisa saber antes da instalação?
Mesmo que você conheça bem os documentos normativos e possa realizar todos os trabalhos de instalação sozinho, o ponto final do processo de conexão será definido por um funcionário do serviço de gás.
É ele quem vai verificar as ligações quanto à possibilidade de fugas, certificar-se de que o forno está ligado correctamente e em bom estado de funcionamento e, em seguida, emitir a licença.
Durante a preparação e instalação, aconselhamos seguir rigorosamente as recomendações do fabricante estabelecidas nas instruções e requisitos regulamentares SNiP 42-01-2002, agindo em vez do SNiP 2.04.08-87.
Lembre-se que o cumprimento das normas é a segurança da sua família, por isso leve a sério todas as atividades relacionadas com a instalação de aparelhos a gás.
Aqui estão algumas regras que o ajudarão a levar em consideração as normas e realizar trabalhos de conexão de um forno embutido a gás para que seja confortável para uso no futuro:
- Quanto menor for a distância do forno à tubulação de gás, melhor. O comprimento da mangueira não deve exceder 4 m, idealmente 1,5-2 m.
- O forno é conectado ao tubo apenas por meio de uma conexão flexível - uma mangueira que atende aos padrões GOST.
- O sistema de ignição automática requer uma conexão de energia. É necessária uma tomada separada com aterramento e um RCD de 16A.
- Para garantir a troca de ar no volume necessário, é necessária uma boa ventilação - pode ser necessário instalar ventilação forçada.
- Para evitar que o gás penetre nos espaços residenciais, todas as conexões devem ser vedadas.
Mais cedo ou mais tarde você terá que fazer isso substituindo a mangueira de gás, válvula de corte ou algumas partes do forno, portanto, forneça antecipadamente acesso gratuito a todos os nós significativos de fornecimento de gás.
É indesejável que a fiação elétrica e o encanamento estejam próximos a uma tubulação de gás ou linha de abastecimento - a distância entre eles não deve ser inferior a 20 cm.
Preparação: Energia e Ventilação
Nem um único trabalhador do gás assinará um relatório de inspeção a menos que esteja convencido de que o duto de ventilação está funcionando bem e que a tomada está instalada corretamente, por isso recomendamos que você resolva antecipadamente os problemas de troca de ar e fornecimento de energia.
Todos os fornos a gás podem ser divididos em duas categorias: com e sem cabo de alimentação. Se o cabo de alimentação vier da parte traseira da unidade, será necessária uma tomada. Caso contrário, você poderá encontrar os terminais para instalação do fio sob a tampa da caixa de junção - no mesmo local, no painel traseiro.
Ao conectar um forno a gás ou elétrico, não use cabos de extensão, filtros para tomadas múltiplas ou tês. A mesma regra se aplica aqui: quanto mais curto o cabo e menos conexões, melhor.
O forno é um eletrodoméstico potente e, portanto, requer a instalação de um RCD a 16 A. Se você estiver substituindo simultaneamente a fiação e montando um quadro elétrico, certifique-se de deixar um lugar para ela no trilho DIN do grupo de utensílios de cozinha.
Também não há grandes dificuldades com a ventilação. Normalmente é fornecido por aberturas e válvulas de ventilação de um lado e dutos e poços de ventilação do outro. Produtivo exaustor é bem-vindo, pois durante o cozimento é justamente ele que purifica o ar dos vapores e produtos da combustão.
Se o exaustor não aguentar ou a ventilação não atender aos requisitos, é instalado um ventilador na abertura do poço ou um canal de plástico que leva ao mesmo poço, que remove à força o ar de exaustão para fora.
Dicas para escolher uma mangueira de gás
De essência simples e não exigindo habilidade especial, mas um ponto muito importante - conectar um forno a gás à tubulação que fornece combustível ao apartamento ou casa. É importante aqui escolher a mangueira de alimentação correta e conectá-la firmemente ao forno e ao tubo.
Ao ligar para um especialista, você pode perguntar o que mangueira de gás melhor escolher.
Hoje nas lojas você encontra produtos de diversos materiais:
- delineadores de tecido de borracha baratos com vida útil de até 5 anos;
- mangueiras de borracha com trança metálica, confiáveis e prontas para instalação;
- mangueiras reforçadas com PVC de dupla camada;
- tubos de fole.
Eles também podem oferecer uma mangueira de oxigênio – parece durável e confiável, mas não concordo. O uso desses produtos já está proibido por vários motivos, e um deles é relevante especificamente para a cozinha. O material da mangueira é destruído quando a graxa entra, e essa é a possibilidade de vazamento de gás com todas as consequências trágicas.
Algumas dicas para escolher:
Junto com a mangueira, não se esqueça de comprar um dielétrico para a tubulação de gás e uma válvula de corte - caso ainda não esteja instalada. Observe que para instalar a torneira será necessário desligar a linha principal, ou seja, chamar um funcionário do serviço de gás.
Instruções de instalação do forno a gás
Todo o processo de instalação pode ser dividido em 3 partes: a 1ª é a continuação da preparação, a segunda é a instalação direta do forno embutido, a 3ª é a ligação do forno à linha de abastecimento de gás. Vamos resolver tudo detalhadamente para que haja o mínimo de dúvidas possível sobre como instalar e conectar corretamente um forno a gás em uma área residencial.
Etapa #1 – desembalar e estudar as instruções
Muitas pessoas negligenciam a primeira etapa, embora a operacionalidade do equipamento seja uma das condições para o seu bom funcionamento no futuro.
Para garantir que o forno está pronto para instalação, desembale-o e verifique-o por todos os lados, nomeadamente:
- A parte frontal onde estão localizados o painel de controle e a porta do forno - não deve haver arranhões, rachaduras, amassados ou manchas. Não é recomendado remover a película protetora antes de a instalação ser concluída.
- A parede posterior, onde nas partes visíveis ou escondidas sob tampas existem elementos para ligação do aparelho à electricidade e ao gás.
- Superfícies internas localizadas atrás da porta.
- Os elementos salientes são alças mecânicas para ajustar os modos de potência e configuração e uma maçaneta da porta.
Em seguida, pegue o passaporte técnico e verifique os equipamentos: assadeiras, grelhas, churrasqueiras, kit de instalação e montagem.
O kit de instalação é composto por um par de guias e vários parafusos auto-roscantes com arruelas. Não se surpreenda – a instalação de equipamentos modernos não requer um grande número de fixadores.
Depois de se certificar de que tudo está em ordem e no lugar, você pode começar a conectar a mangueira, os fios e instalar o corpo do gabinete no nicho - geralmente essas atividades ocorrem simultaneamente.
Etapa #2 – preparando um nicho para instalação
As dimensões dos fornos são standard, tal como os móveis da cozinha, mas é necessário certificar-se de que as dimensões do nicho preparado e do armário coincidem. Para isso, insira o forno no nicho - ele deve encaixar bem, mas com uma pequena folga para montagem nas guias.
Conforme desenho, o forno é instalado diretamente na parte inferior do nicho, ou em guias fixadas nas laterais ou no painel superior - conforme recomendação do fabricante. O toque final é fixar a caixa com parafusos auto-roscantes para que não perca estabilidade durante o funcionamento.
O fio elétrico e a mangueira são conectados antes mesmo de a caixa ser finalmente fixada.
Etapa #3 – conexão e teste
Ferramentas e materiais podem ser necessários:
- Chave de fenda;
- chave de gás;
- chave de boca ajustável;
- fita adesiva;
- solução de sabão.
De acordo com as normas, para instalação de forno É necessária uma saída de tubo separada com torneira instalada para cortar o fornecimento de gás em caso de reparos ou acidente. O revestimento é conectado através de um inserto dielétrico, que fornece proteção adicional.
Como instalar corretamente o dielétrico - na galeria de fotos:
A outra extremidade da mangueira está conectada ao forno. Observe que o comprimento da mangueira deve ser suficiente para a conexão livre no momento em que a unidade ainda não está inserida no nicho - ou seja, o liner deve ser longo o suficiente. Esta é uma das características da instalação de equipamentos embutidos.
O teste é feito à moda antiga: cubra a conexão com uma solução de sabão e forneça gás. Se não houver bolhas na junção, significa que a conexão foi bem-sucedida.
Caso contrário, você terá que fazer uma vedação mais completa da junta ou ainda esperar por um mestre e confiar-lhe esse trabalho. Depois de conectar o gás, você pode trocar os fios elétricos ou simplesmente inserir o plugue do gabinete em uma tomada pré-instalada.
O último passo é instalar o forno já conectado no gabinete, apertar os fechos e fazer mais um teste final.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Dicas de um usuário que conectou o forno:
Vídeo nº 2. Recomendações de instalação do fabricante Hans:
Vídeo nº 3. Sobre o procedimento de conexão:
E a última recomendação: trabalhe em conjunto com um representante do serviço de gás.Se a conexão passar por Gorgaz e ocorrer um acidente que resulte em danos à saúde ou à propriedade, você enfrentará multas significativas.
Sanções também são possíveis durante a próxima inspeção programada - se a instalação de novos equipamentos conectados não for registrada e documentada. Aja de acordo com a lei e sua segurança estará garantida!
Por favor, escreva comentários, tire dúvidas e poste fotos sobre o tema do artigo no formulário abaixo. Conte-nos sobre sua própria experiência ao conectar um forno a gás. É possível que as sutilezas tecnológicas do processo que você conhece sejam muito úteis para os visitantes do site.