Como consertar uma batedeira: uma visão geral das avarias populares e como corrigi-las
A maioria dos proprietários está acostumada a resolver as nuances dos reparos domésticos com as próprias mãos, sem recorrer à ajuda de vários “mestres por uma hora”. E não se trata apenas de economizar dinheiro; consertar pequenos problemas com encanamentos modernos é uma tarefa interessante e bastante viável até mesmo para um iniciante.
Mas para ter sucesso, é preciso conhecer o princípio de funcionamento do aparelho e seus pontos fracos. Vamos tentar analisar detalhadamente um dos problemas - como consertar uma batedeira no banheiro ou na cozinha.
O conteúdo do artigo:
Princípio de funcionamento e design do guindaste
A torneira com misturador de esfera tem um aspecto lacónico e moderno, o que permite complementar organicamente qualquer interior de cozinha ou casa de banho.
Mas sua principal vantagem é o uso confortável. Na verdade, ao contrário do desenho da válvula, para ajustar a pressão e a temperatura do fluxo de água, não é necessário girar os botões em busca do “meio-termo”, mas simplesmente colocar o interruptor na posição ideal e colocá-lo em operação com um movimento da mão.
O projeto de uma válvula esfera típica consiste nos seguintes elementos necessários:
- Alavanca de controle – uma manopla rotativa que define a força do fluxo e a temperatura da água.É fixado ao corpo por meio de um parafuso, fechado com uma tampa decorativa, na qual estão indicadas em cores ou letras as designações de água fria e quente.
- Tampa metálica, fixando o mecanismo da válvula ao corpo.
- "Câmara" – uma peça plástica com uma arruela moldada, que garante o movimento da “bola” em uma determinada faixa. A arruela em si tem formato de cúpula e está equipada com vedações de borracha.
- Câmara de mistura - uma “esfera” oca de aço fixada por meio de um sistema de válvulas de sede e molas. Possui vários furos: dois para entrada de água quente e fria e um para saída do fluxo misto pela bica da torneira. Em alguns projetos, a “bola” é encerrada em uma cápsula protetora especial - um cartucho.
- Corpo metálico com bico.
- Porca circular, fixando o corpo na pia.
O sistema é acionado por uma alavanca. Ao ser levantada, a “bola” dentro da torneira começa a girar e, quando os furos se alinham com reentrâncias semelhantes nas sedes, a água é fornecida à bica. Dependendo de quão completa foi essa coincidência, a pressão e a temperatura do fluxo são ajustadas.
Saiba mais sobre os problemas que acontecem com os encanamentos e como eliminá-los.
Problemas com misturador de bolas
Embora as válvulas esfera sejam consideradas um dos projetos mais simples e confiáveis, de vez em quando elas também falham devido ao desgaste natural das peças ou sob a influência de fatores externos.Vejamos as falhas mais comuns que podem ocorrer ao usar esse mixer.
É impossível ajustar a temperatura do jato
Se a mistura do fluxo quente e frio ocorrer de forma caótica, o problema está na falha do cartucho esférico ou das “sedes” de borracha. A causa da falha é na maioria das vezes um bloqueio no espaço entre os “assentos” e os buracos da “bola”.
A torneira terá que ser desmontada para inspecionar as peças quanto a danos. Se forem encontrados, as juntas ou toda a “bola” terão que ser substituídas - nenhuma quantidade de selante ou outros truques terão um efeito a longo prazo.
Essas avarias ocorrem mais frequentemente devido à má qualidade da purificação da água no sistema de abastecimento de água doméstico. E não estamos falando apenas de inclusões mecânicas - partículas de ferrugem e outros pequenos detritos. O problema também pode ser devido ao aumento da dureza da água.
Se sua região é abastecida com água com excesso de impurezas minerais, antes de comprar seria uma boa ideia estudar a ficha técnica do misturador - muitos fabricantes indicam especificamente a dureza aceitável para o bom funcionamento de seus produtos.
Para uma casa de banho onde a água é utilizada principalmente para fins técnicos, o filtro mecânico mais simples é suficiente, que simplesmente protegerá a canalização de impurezas estranhas.
Mas para a cozinha pode-se instalar um sistema que melhora não só a qualidade, mas também a composição da água, enriquecendo-a com microelementos escassos.Existem muitas opções aqui - desde simples filtros de cartucho até sistemas Osmose Inversa.
Pressão fraca da água na abertura máxima
O motivo pode não estar na própria batedeira, mas também na baixa pressão no sistema de abastecimento de água de uma casa ou apartamento. Portanto, antes de desmontar a estrutura, certifique-se de que a água saia de outras torneiras com boa pressão. Se ainda for confirmado que apenas um misturador está com defeito, verifique se o arejador da bica está entupido.
A água às vezes contém areia, partículas de ferrugem de canos desgastados ou calcário, que se acumula na malha e interfere no fluxo livre. Para ter certeza de que o motivo é precisamente arejador – retire-o e abra novamente a água.
Caso a vazão tenha aumentado até o valor desejado, basta enxaguar bem a tela e instalá-la em seu lugar original. Claro, se uma peça quebrar ou enferrujar, é melhor substituí-la por uma nova.
Mas se a limpeza do arejador não deu em nada e a pressão da água não foi restaurada, provavelmente o motivo está no bloqueio interno nos canais do misturador, tubulações, forro duro ou juntas fortemente comprimidas no revestimento. Resumindo, você não pode prescindir da desmontagem do guindaste.
Ruído durante a operação
Outra nuance operacional comum dos misturadores de bolas são os efeitos sonoros irritantes que acompanham o fluxo da água. A razão para este fenômeno é a vibração das juntas de borracha devido à interação dos fluxos de ar e água.
Existem várias soluções para este problema: instalar um filtro especial, reduzir a pressão da água ou escolher juntas mais apertadas.
Vazamento de água - opções de reparo
Antes de iniciar os reparos, é importante determinar a origem do vazamento e, ao mesmo tempo, prestar atenção à posição da alavanca de controle.
Se a água vazar por baixo da alavanca quando a torneira for aberta, a causa da quebra pode ser uma junta de vedação desgastada.
Ele pode falhar com o tempo ou devido ao recartilhamento de baixa qualidade da tampa da torneira - bordas afiadas danificam facilmente a borracha. Para eliminar o defeito, você precisa desmontar o misturador e instale uma nova junta.
Se pingar água da torneira quando a manivela estiver na posição de bloqueio, existem várias opções:
- O mais simples é quando a água aparece por baixo da tampa da alavanca rotativa. Para resolver esse problema, basta apertar bem a conexão com uma chave inglesa.O vazamento parou? Ótimo, isso significa que o motivo foi justamente a fixação frouxa.
- Se fluir por baixo do corpo da válvula, mas não forem encontradas rachaduras no próprio metal, o problema provavelmente está no desgaste da junta de vedação sob a porca. Para substituí-lo, é necessário desparafusar a porca de fixação da carcaça e desconectar o misturador das entradas (claro, primeiro desligando o abastecimento de água). Depois disso, o consumível usado é substituído por um novo, e se o diâmetro da gaxeta for selecionado corretamente, ela será instalada na ranhura com força. O guindaste é então montado e testado quanto à funcionalidade.
- Se for encontrada uma rachadura no próprio corpo, permitindo a passagem de água, a torneira deverá ser totalmente substituída. Claro, você pode encobrir o defeito com algum tipo de selante à prova d'água e até mesmo com “soldagem a frio”, mas tal reparo só pode ser temporário – o vazamento não pode ser eliminado usando este método.
- Uma rachadura na alavanca de controle - esse problema pode ser resolvido substituindo a alça, que custará muito menos do que comprá-la novo misturador.
Observe que danos externos ao corpo podem não ser visíveis a olho nu, mas mesmo rachaduras microscópicas podem vazar e causar o aparecimento de poças na base da torneira.
Portanto, examine o metal com uma lupa - com a ampliação fica muito mais fácil identificar defeitos.
A seleção de fotos a seguir apresentará os recursos de substituição de um misturador articulado:
Depois de garantir que as peças do misturador aderem firmemente às vedações, montamos o dispositivo na ordem inversa:
A seguir - sobre os meandros da desmontagem e diagnóstico.
Regras para desmontar um misturador de bolas
Se nem apertar a porca nem limpar o arejador ajudaram a eliminar o problema, será necessário trocar as juntas ou a própria “esfera”.
Como já mencionado, a câmara de mistura não pode ser parcialmente reparada - não é desmontável. E para substituí-lo será necessário desmontar todo o misturador, e ao mesmo tempo verificar a segurança dos demais elementos internos.
Para funcionar, você precisará das ferramentas usuais de um kit de artesão doméstico: uma chave inglesa, um alicate, uma chave de fenda (reta, Phillips ou sextavada - depende do parafuso com que a torneira está equipada).
Instruções passo a passo para desmontar o misturador de bolas:
- Desligue o abastecimento de água e abra a torneira para drenar o líquido restante dos canos.
- Usando uma chave de fenda ou uma faca comum, levante o tampão decorativo do corpo da batedeira e remova-o.
- Desaparafuse o parafuso localizado sob o plugue.
- Remova a alavanca (se a torneira não for desparafusada por muito tempo, pode ser necessária uma força significativa). Para não danificar o revestimento externo cromado da caixa, é aconselhável trabalhar com chave ou alicate através de um pano fino ou guardanapo.
- Agora você precisa remover a tampa. Para fazer isso, você pode usar uma chave inglesa ou colocar a ponta pontiaguda de uma chave de fenda em um ângulo para desparafusar a peça no sentido anti-horário com uma leve pressão. Se a torneira for velha, a tampa pode “grudar” e não responder à leve pressão. Neste caso, você pode bater levemente no cabo da chave de fenda com um martelo para que a peça “se afaste”.
- Depois que o anel for desparafusado e removido, dentro da torneira você verá uma parte em forma de cúpula - um came e uma arruela. Eles precisam ser recolhidos com um alicate, retirados e lavados para remover toda sujeira e depósitos de calcário.
- Agora você pode retirar a própria “bola” da batedeira, lavá-la da sujeira e examiná-la cuidadosamente com a mesma lupa. Se forem encontradas microfissuras, ranhuras, lascas ou outros danos, a peça deve ser substituída por uma nova. Para não se confundir com o diâmetro, leve consigo a “bola” danificada - será mais fácil escolher um análogo adequado na loja.
- Depois disso, é necessário remover as vedações de borracha das válvulas - as chamadas “sedes”. Eles também podem ser danificados ou simplesmente perder elasticidade com o tempo, e um ajuste frouxo dos “assentos” na câmara esférica pode causar vazamento de água dentro da torneira. Essas peças não são difíceis de encontrar à venda e são baratas, portanto, mesmo que durante uma inspeção visual você não encontre nenhum defeito na borracha, mas a torneira esteja funcionando há bastante tempo, basta substituir o selos para fins preventivos.A aplicação de lubrificante para encanamento após a instalação ajudará a prolongar a vida útil das vedações.
- Em seguida inspecione as molas tensoras localizadas no interior das “selas”. Se estiverem danificados, enfraquecidos ou flácidos, compre novos.
- Toda a cavidade interna do misturador deve ser enxaguada e limpa, após o que a remontagem pode ser iniciada.
- As molas são inseridas nas “selas” e, em seguida, cada elemento é colocado totalmente no recesso. Uma fina camada de graxa de silicone é aplicada na esfera, em seguida a peça é instalada dentro do corpo de forma que a saliência limitante coincida com a ranhura.
- Agora você precisa colocar as peças plásticas de volta no lugar - a “câmera” e a arruela da cúpula. Não deverá haver dificuldades nesta fase, pois existe uma ranhura no corpo que se alinha facilmente com a saliência do “cam”.
Depois só falta montar a parte superior da torneira: aparafusar a tampa metálica, instalar a pega, fixar com um parafuso e fechar com uma tampa decorativa.
Outros problemas do guindaste
Durante a operação do misturador de bolas, outros problemas podem ocorrer. Por exemplo, no banheiro, muitas vezes há um vazamento na passagem da torneira para o chuveiro. Neste caso, será necessário substituir o retentor interno desgastado.
Para eliminar essa nuance, é necessário desligar a água, fechar a alavanca e retirar a mangueira flexível do chuveiro. Em seguida, arme-se com um alicate e uma chave de fenda, retire o botão e depois o adaptador que muda da torneira para o chuveiro.
Agora só falta substituir o antigo anel de vedação de óleo e remontar a estrutura na ordem inversa.
Substituir as juntas não é difícil, é muito mais difícil encontrar à venda um kit de reparação adequado. É por isso que fabricantes conscienciosos incluem prudentemente juntas sobressalentes no kit do misturador.
Se o “sobressalente” já foi usado ou foi perdido, você pode tentar fazer este consumível cortando uma peça de uma folha de borracha adequada com 3-4 mm de espessura.
A substituição das juntas do carretel é feita da seguinte forma:
- Se apenas a junta superior falhou, você pode ajustar o funcionamento da torneira sem desmontar completamente o misturador. Após desligar a água, basta desconectar a mangueira flexível do chuveiro, retirar a tampa decorativa, retirar o elástico desgastado e substituí-lo por um novo. Mas se esta manipulação não resolver o problema, você terá que prosseguir.
- Você precisa desapertar o parafuso de fixação e remover cuidadosamente o carretel do corpo da válvula.
- Remova os elásticos antigos e instale novos.
- Trate as juntas com lubrificante - esta manipulação aumentará tanto a sua vida útil como o funcionamento da unidade como um todo.
- Monte a estrutura e instale o switch no lugar.
Se o próprio botão da torneira para o chuveiro não funcionar, provavelmente a mola interna está deformada ou quebrada.
Atualizar esta peça é bastante simples - basta remover a chave e usar um alicate para aparafusar uma nova espiral na haste. Você pode ler mais sobre como consertar uma batedeira com chuveiro neste material.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O processo de desmontagem e reparo do aparelho pode ser estudado com mais clareza no vídeo:
E o último conselho: não economize na hora de comprar uma torneira, pois sua vida útil é afetada não só pela qualidade da água e outros fatores externos, mas também pelos materiais com que é feita a própria estrutura da torneira.
Se você escolher um modelo barato, provavelmente será feito de silumin (uma liga barata de alumínio e silício). Embora essas torneiras pareçam muito atraentes tanto em preço quanto em aparência, elas rapidamente perdem seu brilho original e falham. Portanto, para um serviço prolongado sem acidentes e reparos regulares, vale a pena dar uma olhada mais de perto no latão testado pelo tempo.
Por favor, deixe comentários e faça perguntas no bloco abaixo. Talvez você já tenha tido que consertar uma batedeira e tenha conseguido lidar com a avaria com sucesso. Compartilhe com nossos leitores como você conseguiu consertar seu encanamento.
Para consertar algo, você precisa conhecer bem o princípio de funcionamento deste aparelho. Recentemente, eu mesmo troquei a junta do carretel. Parece nada muito complicado, mas passei muito tempo procurando um analógico no mercado, pois não trazia nada no kit quando comprei. Tive que comprar uma torneira nova. Assim troquei tudo muito mais rápido do que correr procurando, e não é fato que o teria encontrado.
Até agora minha única experiência é substituir o cartucho. O processo é simples, leva um quarto de hora, o cartucho em si é barato - se esse for o problema, considere fácil. Chamo um encanador para consertar avarias mais complexas. Embora seja hora de aprender sozinho: se você entender o princípio de funcionamento do misturador, a maior parte dos danos poderá ser reparada com suas próprias mãos.