Instalação e reparação de torneira de casa de banho: principais tipos de avarias + recomendações para as eliminar

Os banheiros modernos sempre possuem torneiras - com a ajuda delas você pode controlar a temperatura e a pressão da água fornecida. O dispositivo de encanamento também desempenha uma função adicional - redireciona o fluxo de água através da mangueira para o chuveiro.

Freqüentemente, esse equipamento funciona por muito tempo, especialmente se o produto não saiu de uma linha de montagem chinesa. Porém, ocorrem avarias que impedem o uso normal do abastecimento de água. É possível eliminá-los sozinho se você compreender as características de design de um guindaste multifuncional.

No entanto, o projeto e o reparo de uma torneira de banheiro não são claros para todos os artesãos domésticos. Sugerimos que você analise essas questões em ordem. No artigo, descrevemos os projetos de diferentes tipos de misturadores, identificamos as avarias mais prováveis ​​e também fornecemos instruções claras para eliminá-las.

Misturadores e seu design

Misturadores de válvula têm sido populares nas últimas décadas. Eles são confiáveis ​​e duráveis. À venda você encontra produtos feitos de diversos materiais: desde ligas baratas à base de alumínio até latão e cobre.

Misturador de válvula no banheiro
Essas torneiras podem ser encontradas nas casas de muitos moradores. Esses dispositivos são fáceis de usar e possuem altas qualidades estéticas. Seu design não contém elementos tão complexos como cartuchos.Também sem baterias

No projeto deste misturador, o papel principal é desempenhado pela torneira da caixa de eixo. Nele é fixada uma válvula, com a qual é realizada a pressão da água fornecida. Para água fria e quente existe uma caixa de torneira com válvulas. Portanto, esses misturadores são chamados de duas válvulas.

Outros elementos principais deste tipo de misturadores:

  • quadro;
  • alças;
  • juntas de borracha;
  • bico; esquichar;
  • carretel;
  • porca de fixação, etc.

A bica pode ser instalada na parede, através de cantos de aço, ou através de excêntricos nas tubulações de abastecimento de água.

Misturadores de alavanca (comando único) são mais fáceis de usar. Para regular a pressão e a temperatura da água, existe apenas um elemento - uma alavanca.

Misturador tipo alavanca
Os misturadores de alavanca são mais compactos em comparação com seus equivalentes de válvula. Existem poucas juntas de borracha que precisam ser trocadas regularmente. Mas você precisa monitorar a condição do cartucho

Levantar a alavanca aumenta a pressão, e mudar a posição deste elemento para a esquerda ou para a direita altera a temperatura, misturando água quente e fria nas proporções corretas.

O misturador de alavanca consiste nos seguintes elementos:

  • quadro;
  • arnês com prisma metálico;
  • tubos de cobre para abastecimento de água;
  • divisor;
  • válvula de drenagem;
  • cartucho;
  • bico; esquichar;
  • porca de fixação.

Vale ressaltar que o cartucho pode ser de dois tipos: esférico e cerâmico.

Misturadores termostáticos permitem que os usuários economizem tempo gasto na regulação da temperatura e do fluxo de água. Um termostato integrado com capacidade de ajustar a temperatura de saída permite selecionar rapidamente o modo desejado.

Ele será mantido inalterado durante todo o tempo de uso do mixer.

Misturador termostático
Todos os anos, esses dispositivos se tornam mais acessíveis.Com a ajuda deles, você pode não só aumentar o nível de conforto da sua casa, mas também reduzir o consumo de água quente.

Uma escala precisa é fornecida para definir com precisão a temperatura desejada da água.

Elementos essenciais misturador termostático:

  • termostato;
  • cartucho;
  • quadro;
  • bico; esquichar;
  • parafuso de ajuste.

É impossível se queimar com água dessa batedeira devido à presença de um mecanismo de proteção no aparelho.

Torneiras de toque desencadeada por movimentos. O sensor é acionado quando são detectados movimentos próximos à bica ou chuveiro.

Toque na torneira do banheiro
Esses misturadores podem ser equipados com dispositivos adicionais. Por exemplo, um termostato, temporizador, painel de informações. Equipamentos sensoriais serão um ótimo complemento para banheiros modernos

A água pode ser fornecida em porções ou até que o movimento deixe de ser registrado.

Elementos básicos de uma torneira com sensor:

  • fonte de alimentação para a parte eletrônica - bateria ou fonte de alimentação;
  • sensores;
  • corpo misturador, bica, chuveiro com mangueira;
  • Regulador de temperatura;
  • tampa do compartimento da bateria (se fornecida no projeto).

Vale ressaltar que nos últimos anos, torneiras touch com sensores infravermelhos têm sido cada vez mais vendidas.

Tais dispositivos são acionados quando uma fonte de calor é detectada. A configuração do equipamento é realizada na produção.

Uma análise detalhada de torneiras para banheira e chuveiro, dicas de seleção e classificações dos melhores fabricantes são apresentadas em Este artigo.

Tipos de falhas de equipamentos

Cada tipo de equipamento de mistura de água possui uma estrutura e design únicos. Mas mesmo que um dos elementos do misturador funcione mal, a água pode vazar.É melhor resolver esse problema o mais rápido possível para evitar problemas mais sérios.

As causas da falha podem ser:

  • defeito de fabricação;
  • baixa qualidade dos componentes;
  • dano mecânico;
  • instalação incorreta;
  • qualidade da água insatisfatória;
  • desnecessário pressão no sistema doméstico ou apartamentos, bem como a sua desvantagem.

Conseqüentemente, consertar uma falha na torneira nem sempre pode fornecer uma garantia para uso adicional a longo prazo. É melhor estabelecer a causa exata da avaria com um especialista.

No mesmo artigo, veremos problemas típicos de torneiras de banheiro com chuveiro. Qualquer um deles pode ser eliminado de forma independente, sem a ajuda de especialistas.

Vazamento na torneira
Infelizmente, nem em todos os casos você pode fazer isso sozinho ao consertar o encanamento do banheiro. Existem avarias complexas e situações ambíguas. Nestes casos, o vazamento pode não parar mesmo após o auto-reparo.

Opção nº 1 - há um vazamento embaixo da bica

No estágio inicial do mau funcionamento, a água pode escorrer em gotas raras. Se você negligenciar o problema, a água logo começará a fluir em riachos finos. Assim, várias dezenas de litros de água podem ir pelo ralo por dia. Para evitar isso, é necessário substituir a junta.

O ganso (bico) é fixado ao corpo por meio de uma porca de fixação. Depois de desparafusado, a chave precisa ser removida e a junta desgastada removida. É aconselhável comprar este elemento do mesmo material para ter certeza da durabilidade da junta.

É aconselhável proteger a parte roscada de possíveis vazamentos. Isso é feito com fita de linho ou FUM. A fita é mais fácil de manusear, então você pode se contentar com ela. Será suficiente enrolar 10-15 voltas de fita adesiva na rosca da porca.Depois disso, a porca e o ganso são instalados em seus lugares. O vazamento deve parar.

Usando uma chave ajustável
Ter um conjunto de chaves ou uma boa chave ajustável é essencial para solucionar esse problema. Usando esta ferramenta você terá que desparafusar as porcas de fixação

Opção nº 2 - o misturador de válvula está vazando

Se a água pingar ou fluir da bica, o culpado são as juntas de borracha desgastadas no corpo da torneira. Menos comumente, a causa do mau funcionamento é a própria válvula da caixa de mancal. Para resolver o problema, você precisa entender em qual das caixas do eixo da válvula a junta está desgastada. Isso pode ser determinado pela temperatura da água que goteja.

Você pode acessar as juntas da seguinte maneira:

  • desparafuse o parafuso que prende a alça;
  • remova a alça;
  • Desparafuse o eixo da válvula (haste) com uma chave inglesa.

No último elemento você pode ver uma junta de borracha desgastada. É aconselhável ter várias destas juntas em estoque, pois muitas vezes se desgastam. Após substituir o elemento danificado por um novo, instale as peças na ordem inversa.

Se a válvula da válvula tiver um mecanismo de esfera, é necessário lavar o próprio mecanismo de fechamento. Apenas um grão de areia pode ser a razão pela qual a água ainda fluirá da torneira quando a válvula estiver fechada.

A bola também pode se desgastar com o tempo. O desenvolvimento de até 0,5 mm será perceptível. Neste caso, o mecanismo esférico precisa ser substituído. O problema é temporariamente eliminado isolando-se com fita FUM na conexão roscada.

Caixa de mancal de guindaste para misturadores
Na parte inferior da válvula da caixa de mancal há uma junta de borracha, que geralmente se desgasta com o uso regular. O preço do lacre é baixo, então você pode comprar conjuntos de 10 elásticos de uma vez, o que dá para vários anos de uso da torneira

Variante nº 3 - válvula de alavanca vazando

Razão mau funcionamento do misturador monocomando Isto pode ser devido a um cartucho entupido ou rosca de fixação desgastada. O cartucho deve ser substituído por outro idêntico, pois não pode ser reparado.

Sinais adicionais de cartucho com defeito podem ser: dificuldade de ajuste da alavanca da batedeira, mudança suave ou repentina na temperatura da água (espontaneamente), falta de abastecimento de água fria ou quente.

Há um tampão de plástico ou borracha na alavanca. Ele deve ser removido com uma chave de fenda. Usando uma chave de fenda Phillips, você precisa afrouxar o parafuso de fixação localizado sob o plugue.

Depois disso, a alavanca pode ser removida, resultando no acesso ao cartucho. Ele é removido após desaparafusar a porca de fixação. Após substituir o cartucho por um novo, remonte-o na ordem inversa.

Cartucho misturador de alavanca
Os cartuchos de marca possuem saliências que devem coincidir com os recessos correspondentes no interior do corpo do misturador. Se não corresponderem, a água ainda irá vazar.

Se a rosca estiver desgastada, ela deverá ser selada. Isso evitará que os consumidores de água vazem nas torneiras. A compactação é realizada com fita FUM.

Opção nº 4 - o interruptor da torneira-chuveiro está com defeito

Existe uma junta vedada entre o corpo da misturadora e o interruptor torneira-chuveiro. Com o tempo, ele pode desgastar-se e secar se for raramente usado. Às vezes, os proprietários de torneiras, após desmontar e recolocar a gaxeta, não percebem nenhuma sujeira que tenha caído sobre ela (areia, pó fino de concreto, etc.).

Ao alternar os modos, esses contaminantes danificam a borracha, o que leva a vazamentos.

Para substituir, você precisa remover o botão do interruptor. Em seguida, a haste da válvula é removida.A junta desgastada é removida da haste e substituída por uma nova semelhante. Primeiro, você pode mantê-lo por várias horas em óleo vegetal, ou melhor ainda, em óleo de máquina, para que fique mais elástico e dure o máximo possível.

Reparo do interruptor de modo
O processo de substituição da junta do interruptor torneira-chuveiro é semelhante ao processo de substituição da junta da caixa da torneira de um misturador de válvula. Deve-se ter cuidado ao reinstalar a haste para que as roscas combinem ao aparafusá-la. Se as roscas estiverem danificadas, poderá ocorrer vazamento.

Outra causa de mau funcionamento do interruptor da torneira-chuveiro é uma mola quebrada. Isso é evidenciado pelo fato de o botão do interruptor não retornar ao seu lugar. Substituir a mola por uma nova resolve este problema.

Opção nº 5 - o mixer de toque não liga

Nesse caso, o culpado é uma bateria descarregada. Na maioria das vezes, o problema pode ser resolvido substituindo a célula da bateria. Porém, devido ao fato do misturador operar em ambiente com alta umidade, os contatos condutores podem oxidar.

Isso leva ao enfraquecimento do contato entre os elementos, fazendo com que o misturador não funcione.

Substituindo as baterias no mixer
As baterias podem estar localizadas no próprio corpo da batedeira ou em uma unidade separada instalada embaixo da banheira. Tanto o tipo de células da bateria quanto seu número diferem

Você pode consertar isso sozinho. Após retirar a bateria do compartimento, é necessário limpar os contatos com um objeto metálico pontiagudo. Se o tempo permitir, você pode aplicar agentes especiais nos contatos que corroem corrosão e óxidos.

20 minutos após a aplicação do produto, as almofadas de contato devem ser limpas com pano seco e secas. Depois de instalar a bateria, o mixer funcionará.

Quais avarias exigem a substituição do equipamento?

Tais falhas incluem rachaduras na carcaça. Eles aparecem com mais frequência em torneiras baratas de fabricação chinesa. O motivo é a baixa resistência da liga utilizada.

Além disso, pode haver poros e vazios na estrutura do material. As áreas fracas podem rachar ou estourar mesmo com uma mudança brusca de temperatura. Não há como consertar isso. É melhor remover o dispositivo danificado e instale uma nova torneira.

Falha na torneira
Às vezes, a melhor solução para um problema é substituir o encanamento. É difícil eliminar tais falhas usando soldagem ou soldagem.

Se a mangueira estiver danificada, não poderá ser reparada. A mangueira é substituída por uma nova. Se for visível um vazamento no ponto de conexão com a carcaça, isso pode ser corrigido substituindo a arruela de paronita. Para isso, basta desparafusar a mangueira da base e recolocar a arruela.

O termostato ou os sensores são difíceis de reparar. Sem ferramentas especiais e experiência de trabalho, não será possível consertar o problema sozinho. É melhor ligar para um especialista qualificado que resolverá o problema rapidamente.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Você pode aprender como consertar um vazamento em um misturador de válvula no vídeo a seguir:

Com base no exposto, podemos razoavelmente concluir que Para fazer reparos, é necessário conhecer a estrutura e o princípio de funcionamento de uma torneira misturadora para banheira com chuveiro. Sabendo disso, a maioria das avarias pode ser eliminada em uma hora se houver peças de reposição disponíveis e ferramentas.

Você tem experiência em consertar torneiras de banheiro sozinho? Ou quer tirar dúvidas sobre o tema? Comente a postagem e participe das discussões. O bloco de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Máx.

    Desde os tempos soviéticos, o conhecimento de que a melhor torneira é a de latão está firmemente enraizado nas mentes das pessoas comuns. Hoje em dia, tornou-se popular entre muitos fabricantes de torneiras econômicas fazer com que as torneiras feitas de liga de alumínio fossem de latão. Caso contrário, essa mesma pessoa comum não comprará o seu produto. Eles até tingem seus produtos de dourado. O resultado são rachaduras repentinas nas caixas que, na melhor das hipóteses, simplesmente privarão você de dinheiro para reparos. Na pior das hipóteses, você pode sofrer com a água fervente. Já vi torneiras com rachadura no corpo que continuaram sendo usadas. A rachadura foi coberta com fita isolante. Isso realmente não ajudou, a água escorria por baixo da fita, mas a própria torneira funcionava. Esta é a pior coisa – quando as pessoas praticam isso. Isso me deixa surpreso com essas fotos.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica