Ventilação em uma casa particular de dois andares: opções para organizar uma troca de ar sem problemas

O microclima da casa é de grande importância e o seu estado depende da forma como o sistema de ventilação está equipado.Isto afeta não apenas o bem-estar dos habitantes. Sem uma troca de ar eficaz, a umidade aumenta, como resultado, surge condensação, a madeira começa a apodrecer e o metal começa a enferrujar.

Para evitar tais problemas, você precisa saber como ventilar adequadamente uma casa de dois andares para que a vida nela seja confortável.

Com o artigo que propomos, você aprenderá tudo sobre as opções de instalação de sistemas que proporcionam a troca de ar necessária à vida. Apresentaremos os recursos de organização da ventilação de edifícios de dois andares. Vamos falar sobre como são feitos os cálculos para a seleção correta dos equipamentos.

Tipos existentes de troca de ar

Com base no método de indução do movimento do ar, distinguem-se três tipos de troca de ar:

  • natural;
  • forçado;
  • misturado.

Cada um desses tipos tem vantagens e desvantagens. Para saber qual opção tem mais vantagens, você precisa se familiarizar com tudo com mais detalhes.

Ventilação natural da habitação

Para a troca natural de ar em uma casa de dois andares, não há necessidade de instalação de equipamentos que estimulem a movimentação do ar. Tudo aqui é baseado nas regras da física - a gravidade, os princípios da mudança na pressão do gás.

A circulação gravitacional ocorre devido a vazamentos entre componentes estruturais em janelas e portas. Devido às mudanças no estado físico, as massas de ar que penetraram da rua movem-se independentemente para as aberturas de ventilação, o sistema dutos de ventilação. Ao mesmo tempo, a transferência de calor das instalações aumenta.

Uma solução típica para casas particulares de dois andares é um duto de ventilação localizado verticalmente e exposto ao telhado. Esta é uma opção ideal para uma casa recém-construída, já que a caixa deve ser incluída no projeto e instalada durante o processo de construção.

Saída do riser de ventilação
A instalação correta do duto de ventilação e a conexão das mangueiras do local a ele garantem tiragem suficiente, independentemente do vetor e da força do vento

O serviço ininterrupto do sistema de ventilação natural em uma casa privada de dois andares é impossível sem uma boa tiragem.

Depende de vários indicadores:

  • diferenças de temperatura dentro da sala e fora das paredes externas;
  • a altura do fuste e sua seção transversal;
  • vento que piora ou melhora a tração;
  • qualidade do isolamento térmico do canal;
  • a presença de curvas, curvas no duto de ar.

Quando as temperaturas internas e externas estão equilibradas, a tiragem piora. Um aumento significativo na temperatura externa leva à tiragem reversa. A saída é um poço de ventilação de grande altura.

O ar entra em ambientes como sala de jantar, quarto, sala de estar e é removido pelas despensas. Os primeiros são chamados de secos e os segundos são chamados de úmidos. Assim, o ar seco entra na casa e o ar úmido é retirado.

As massas de ar fornecido entram na casa através de válvulas de fornecimento instaladas nas paredes. Quando necessário, eles podem ser bloqueados. Na instalação do sistema, os canais de entrada são feitos por baixo e os canais de saída por cima para que saiam para o telhado.

Esta construção baseia-se no fato de que o ar frio, que tende a deslocar o ar quente, estará sempre na parte inferior e o ar quente na parte superior. O ar circula entre as divisões através de uma abertura na parte inferior da porta de pelo menos 1,5 cm.

Movimento natural do ar
Às vezes, as entradas de ar são cortadas na zona superior dos caixilhos das janelas de madeira.O mesmo dispositivo está disponível em janelas de plástico com controle climático.

A utilização de um esquema de troca de ar natural justifica-se se a casa estiver localizada numa área onde o ar seja verdadeiramente limpo. A operação de tal sistema não requer custos adicionais de energia. Se o esquema atender a todos os requisitos, a intensidade da troca de ar poderá ser ajustada.

Ventilação forçada de uma casa de dois andares

Os parâmetros operacionais de um exaustor forçado em uma casa particular de dois andares são muito superiores aos de uma natural, uma vez que estão envolvidos equipamentos adicionais na troca de ar. Existem três tipos de sistemas de troca de ar forçada com base no princípio de funcionamento: alimentação, exaustão, alimentação e exaustão.

De acordo com sua finalidade funcional, a ventilação mecânica é dividida em duas categorias - local e controlada. O primeiro funciona apenas em um local específico, enquanto o segundo futuramente poderá ventilar completamente a casa. Um exemplo de ventilação de exaustão local é um exaustor.

Os fluxos de ar de exaustão são removidos através de um canal com acesso ao telhado. Tal como acontece com a ventilação natural, as aberturas de entrada de ar estão localizadas em ambientes secos e as de exaustão em ambientes com alta umidade.

Sistema de ventilação mecânica para uma casa particular
O funcionamento do sistema controlado é baseado num ventilador central. Via de regra é montado no sótão e conectado aos dutos de entrada de ar por meio de tubos - flexíveis ou rígidos

As vantagens da ventilação forçada são expressas da seguinte forma:

  • circulação intensiva de ar devido à alta velocidade de descarga;
  • eliminando a influência de fatores externos;
  • controlabilidade processo;
  • a capacidade de pré-preparar as massas de ar que chegam.

Para instalar o circuito de alimentação, são utilizadas as mesmas válvulas de alimentação da ventilação natural. A única diferença é a presença de um ventilador que força o ar para dentro do ambiente. Instale-o em um duto de ar colocado na parede. Do lado da sala, o canal é fechado com uma tampa, e da rua - com uma grade, para que não entrem poeira, vários seres vivos e precipitação.

Instalar válvula de abastecimento não é difícil. Um furo é feito na parede usando uma furadeira ou perfurador. Depois limpam, colocam o duto de ar, instalam a válvula e a grade de proteção.

Possui funcionalidades mais avançadas respiradouro. Ventilador, grades de proteção e duto de ar também estão presentes aqui. Mas, além disso, existem sensores que monitoram a umidade e a temperatura e, se necessário, ligam automaticamente o equipamento.

Maioria respiradores equipado com um convector embutido que aquece o ar que entra na sala. Isto permite manter uma temperatura constante, o que não só é confortável, mas também reduz os custos de aquecimento.

Os equipamentos para organização do sistema de ventilação em uma residência particular de dois andares são instalados em locais onde a retirada de ar é extremamente necessária - na cozinha, unidade sanitária.

Dispositivo de ventilação no banheiro
A instalação de exaustor no banheiro se deve à alta umidade, ignorando o que levará à formação de mofo, o que representa uma ameaça direta à saúde

Um ventilador também é usado como exaustor do banheiro. Coloque-o na entrada duto de ventilação, então mascarado com uma grade protetora. Ele faz um bom trabalho ao normalizar o nível de umidade no ambiente.

É necessário remover odores desagradáveis ​​e gordura da cozinha junto com o ar úmido. Exaustor montado acima da placa e conectado ao duto de ventilação.Um ventilador localizado no interior do equipamento puxa e remove as massas de ar de exaustão da sala.

Em uma casa grande de dois andares, um sistema de exaustão forçada pode não ser suficientemente eficaz. Isso se explica pelo fato de que o ar sujo é expelido e o ar fresco entra naturalmente em um pequeno volume. Nestas condições, uma opção mais aceitável é fornecimento e ventilação de exaustão.

Para utilizar este sistema combinado, o ar é fornecido e descarregado por meio de ventiladores. A envolvente do edifício deve ser altamente hermética. Freqüentemente, o papel do equipamento de abastecimento é desempenhado por respiradores, e em salas úmidas são instalados mecanismos de exaustão.

Assim, a intensidade da troca de ar aumenta e o volume das massas de ar de entrada e saída estará sob controle. Em sistemas mais potentes, além dos equipamentos de alimentação e exaustão, há aquecimento ou resfriamento. Às vezes, dispositivos de umidificação e filtragem de ar são instalados adicionalmente. A maioria dos sistemas complexos está equipada com um recuperador.

Recuperador de sistema de ventilação de casa de campo
O recuperador permite poupar seriamente no aquecimento durante o período de frio, porque... o ar fornecido é aquecido. Sua versão em placa é uma unidade grande, por isso é instalada em uma sala separada

Antes de entrar na casa, os fluxos de ar fornecido passam pelo trocador de calor, encontrando o ar quente que sai. Estruturalmente, a unidade é projetada de forma que as avalanches de ar não se misturem, mas um fluxo quente aqueça outro frio. O último chega em casa já quentinho.

Em todos os aspectos, a ventilação centralizada forçada com recuperação é a forma mais avançada de organizar um sistema de ventilação, pois permite resolver muitos problemas ao mesmo tempo:

  • estabelecer troca de ar ideal em toda a casa sem focar nas condições climáticas;
  • preparar ar fornecido;
  • automatizar e regular a troca de ar em uma faixa significativa, com base em diferentes indicadores de microclima em salas individuais;
  • economizar energia térmica.

A implementação de um esquema forçado está associada a custos financeiros consideráveis. Os equipamentos que o compõem necessitam de manutenção periódica. Além disso, este modelo de ventilação requer a presença constante de fonte de alimentação para funcionar.

É aconselhável fornecer energia de reserva ao instalar um sistema de ventilação forçada em uma casa de dois andares. Será útil não só para manter o microclima interior, mas também permitirá desfrutar de todos os outros benefícios da civilização.

Especificidades do tipo misto

O tipo misto de ventilação envolve o uso de esquemas gravitacionais e mecânicos, ou seja, forçado. Normalmente, em sistemas de ventilação que proporcionam troca de ar em uma casa de dois andares, ventiladores são instalados nos componentes de exaustão e de alimentação.

Dependendo do estado da atmosfera e do microclima dentro da casa, os sistemas mistos incluem exaustão ou alimentação. No ativando o capô as massas de ar da rua fluirão espontaneamente para o espaço rarefeito desocupado. Se a entrada for iniciada, o próprio ar forçado deslocará o excesso.

Características da organização da ventilação do segundo andar

A ventilação natural do segundo andar pode ser organizada de duas maneiras. A primeira delas prevê a presença de uma porta de entrada que bloqueia o fluxo de ar por baixo. Assim, o espaço aéreo é dividido em blocos independentes.

Porta na entrada do segundo andar
A porta da escada para o segundo andar deve ter uma vedação eficaz. Além disso, é aconselhável instalar aqui um fecho de porta. Ele retornará automaticamente a porta à sua posição original

Também pode dividir o espaço aéreo dos pisos através de uma porta instalada em frente à escada de acesso.

O esquema de ventilação natural do segundo andar é semelhante ao esquema do primeiro:

  1. O ar limpo entra nas salas através de uma válvula de alimentação na parede ou janela.
  2. Através de vazamentos ou transferir as grades permitem que o ar flua dos quartos para o banheiro e outros quartos auxiliares.
  3. Fluxos de ar “sujos” escapam pelo duto de ventilação.

As válvulas de abastecimento são instaladas nas salas de estar, as válvulas de exaustão são instaladas no vestiário, hall e banheiro. Eles saem nas portas de todos os quartos transferir rachaduras ou instalar grades.

Para que a ventilação funcione bem, é necessário não apenas garantir a estanqueidade da porta de entrada ao chão. É necessário eliminar outras formas de possível fluxo de jatos de ar entre os andares - locais por onde passam as comunicações, vazamentos em tetos.

O segundo método é utilizado quando o layout é feito de forma que não haja porta da escada para o segundo andar. Aqui é realizado o isolamento individual do espaço aéreo de cada ambiente.

Para isso, são instaladas válvulas de alimentação em todos os ambientes do segundo andar, e as portas são herméticas e mantidas sempre fechadas. Para remover massas de ar contaminadas, são fornecidos canais de ventilação natural nas instalações.

A desvantagem do segundo método é a necessidade de aumentar o número de dutos de ventilação. O ideal é que cada cômodo tenha um duto individual que termine no telhado.

Diagrama da construção de um sistema de ventilação para uma casa de dois andares
Ao combinar os dutos de ventilação de uma casa de dois andares, não é possível conectar banheiros e cozinhas com salas de estar. É inaceitável combinar e colocar exaustores de tubos de esgoto e sistemas de ventilação de instalações próximos uns dos outros.

A combinação de dutos de ventilação prejudica o desempenho do sistema. Há momentos em que ainda é necessário fazer isso, mas mesmo que esta opção seja escolhida, o design acabará sendo bastante complexo.

Existem circunstâncias em que nem sempre é possível criar as trocas de ar necessárias através da ventilação natural no piso superior:

  1. É quase impossível eliminar completamente as trocas de ar entre os andares.
  2. Os dutos de ventilação do segundo andar possuem altura menor, portanto, a força de tração neles é menor em comparação aos dutos do nível inferior.

Por esses motivos, para garantir um ambiente confortável aqui, é melhor usar ventilação forçada de exaustão.

Cálculo dos principais parâmetros do sistema de ventilação

Para instalar ventilação eficaz em uma casa de dois andares, é necessário um cálculo preliminar, baseado nas normas de troca de ar especificadas na SP 55.13330.2011. O principal objetivo do cálculo é determinar o tamanho dos canais de acordo com o volume de ar retirado.

Casa de dois andares com sistema de ventilação
A construção de um sistema de ventilação para uma casa de dois andares requer equipamentos de maior potência do que para uma casa de um andar. Normalmente, o projeto inclui uma unidade de ventilação com capacidade de pelo menos 400 mᶾ/hora

O cálculo é feito para cada andar, seguindo a seguinte sequência:

  1. Encontre na Tabela 1 das Normas de Construção o volume mínimo total de ar (Qp) proveniente da rua na quantidade necessária para a ventilação dos ambientes equipados com válvulas de alimentação.
  2. Na seção relevante das normas, selecione o volume mínimo total de massas de ar a serem removidas (Qв) de todas as salas equipadas com duto de exaustão.
  3. Os parâmetros mínimos obtidos (Qп e Qв) são comparados. Um valor grande será a menor capacidade de ar calculada (Qр) de todos os poços de exaustão no piso.
  4. Com base na altura da casa, escolha o tamanho vertical do poço no chão.

Com base na altura do poço de ventilação e na produtividade mínima dos canais localizados no segundo andar, o número de poços é selecionado por meio de uma tabela especial.

Tabela para determinação da seção transversal dos dutos de ventilação
A tabela mostra o desempenho de um único duto de ventilação exaustora feito de blocos de concreto em relação à sua altura e temperatura ambiente. Seção transversal do canal 204 cm²

Os canais padrão selecionados devem ter uma capacidade total em mᶾ/hora não inferior ao Qр calculado. Os poços são distribuídos entre salas para que seja garantida uma troca de ar padrão em cada uma delas.

Se acontecer que velocidade do ar e o desempenho do duto de ar for insuficiente, aumente o comprimento ou a seção transversal do eixo. Para garantir tiragem igual em cada duto de ar, todos os canais do piso devem ter o mesmo comprimento.

Deve-se notar que o esquema de cálculo acima é uma versão simplificada. Um cálculo profissional é muito mais complicado e só pode ser realizado por um especialista.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O autor deste vídeo falou sobre a criação de ventilação em uma casa particular e a solução dos problemas que surgem durante sua instalação:

O processo de instalação da ventilação fornecida é mostrado no vídeo:

Um sistema de ventilação razoavelmente concebido numa casa é a chave para a saúde das pessoas que nela vivem. Mas esta não é a sua única tarefa - deve preservar os elementos estruturais do edifício da destruição gradual sob a influência da elevada humidade.

Informações sobre os tipos de sistemas de ventilação e características operacionais irão ajudá-lo a escolher a melhor opção para uma ótima troca de ar na casa.

Por favor, escreva comentários no formulário de bloco abaixo. Conte-nos como você instalou um sistema de ventilação em sua própria casa de campo ou dacha de dois andares. Compartilhe informações úteis sobre o tema do artigo, pois podem ser muito úteis para os visitantes do site.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica