Sanita monobloco: aparelho, prós e contras, como escolher o certo

Além da ergonomia e confiabilidade, o desenvolvimento de todos os tipos de instalações hidráulicas é necessariamente baseado na máxima estanqueidade e facilidade de instalação.Como resultado de tentativas inesgotáveis ​​​​de reduzir o número de conexões, surgiu um vaso sanitário monobloco, cuja bacia está localizada no mesmo corpo da cisterna de descarga.

Antes de decidir comprar um encanamento monolítico, você precisa conhecer suas vantagens e desvantagens, não concorda? Nós o ajudaremos a fazer uma escolha informada.

O artigo detalha os argumentos a favor e contra os monoblocos, fornece recomendações práticas para a escolha do modelo ideal e identifica os melhores fabricantes de tais acessórios hidráulicos. Instruções passo a passo que descrevem todas as etapas da instalação ajudarão você a instalar e conectar um novo banheiro sem a ajuda de um encanador.

Especificações de um banheiro monolítico

Os vasos sanitários monobloco ocupam um nicho separado na linha de encanamentos. Externamente, eles são muito semelhantes aos seus homólogos compactos, com os quais têm muitas características comuns direta e estruturalmente. Por analogia, o tanque não fica oculto, é utilizada uma instalação no piso.

Ao contrário dos vasos sanitários compactos, na versão monobloco, os dispositivos de entrada e saída de água estão localizados em uma caixa inteiriça.

Como resultado das inovações, a instalação foi simplificada, o que afeta muito os seus indicadores de qualidade. Além disso, foram eliminados componentes que inevitavelmente criam a ameaça de vazamentos eternos.

Com base na demanda do consumidor, os monoblocos ainda são visivelmente inferiores aos compactos. É possível que a razão esteja no aparecimento relativamente recente deste tipo de produto no mercado.

E os fabricantes não estão muito dispostos a assumir a produção de encanamentos monolíticos devido a uma série de dificuldades na fabricação e no transporte.

É provavelmente por isso que os monólitos são mais caros que seus equivalentes compactos, mas muito mais interessantes em termos de design. Há suspeitas de que eles sejam produzidos propositalmente para adeptos de encanamentos criativos que não poupam despesas na compra de itens exclusivos caros.

Embora você possa encontrar ofertas bastante baratas na linha de produtos.

Vantagens de combinar tanque e tigela

O design original é apenas um dos trunfos do encanamento monobloco.

À lista de argumentos convincentes a favor da sua aquisição, é necessário acrescentar mais alguns fatos convincentes:

  • Pacote prioritário. Para operar monoblocos, não é necessário instalar um tanque separado, não são necessárias peças para conectá-lo ao vaso sanitário e nem vedações para conexões.
  • Prioridades ergonômicas. Os monoblocos, por serem produtos que não se enquadram na categoria de produtos baratos, são pensados ​​​​de forma completa e abrangente para facilitar o uso.
  • Cuidado mais fácil. Na fabricação são utilizados materiais resistentes à formação de sedimentos e ao acúmulo de contaminantes. Isso também é evitado pela carcaça envidraçada das instalações hidráulicas e pela forma que evita depósitos.
  • Resistência ao desgaste. As louças sanitárias monolíticas são feitas de louças sanitárias de alta resistência e as partes externas removíveis são feitas de duroplast, que mantém sua cor original durante todo o período operacional.
  • Vantagens econômicas. Os modelos monobloco são cuidadosamente pensados ​​em termos de consumo econômico de água, a descarga completa é realizada com um volume extremamente mínimo.

A maioria dos modelos monobloco são equipados com assentos com dispositivos para movimentação suave da tampa - microelevadores. Para baixá-lo suavemente sobre o aro, o usuário não precisa fazer nenhum esforço. Se desejar, você pode escolher outro assento da privada.

São eliminados impactos e batidas na cuba, que também devem ser incluídos no acervo de fatos que prolongam a vida útil das instalações hidráulicas.

Uma vantagem inegável é a configuração completa dos sistemas na fábrica. Os encanamentos monobloco só serão colocados à venda após a realização de vários testes meticulosos de desempenho.

O design, que passou por um controle escrupuloso, quase nunca causa reclamações.

Avaliação ponderada das deficiências

A principal desvantagem dos vasos sanitários monobloco é o preço, o que faz pensar escolhendo outro modelo. No entanto, a diferença de custo entre eles e os compactos não é tão grande.

É claro que moldar e secar produtos fora do padrão exige maiores investimentos por parte do fabricante, mas essas nuances dificilmente interessam ao comprador.

Por outro lado, os monoblocos funcionam perfeitamente por 20 anos ou mais, sem obrigar os proprietários a recorrer à ajuda de encanadores para consertar avarias. Raramente precisam substituir as vedações nos pontos de conexão às comunicações e são equipados com acessórios de drenagem confiáveis. É verdade que as juntas ainda terão que ser trocadas periodicamente.

Acessórios para cisterna monobloco
O ponto realmente fraco de um vaso sanitário monobloco são as conexões do sistema de captação e drenagem de água. É aconselhável adquirir um conjunto sobressalente na compra de um vaso sanitário para possível substituição

Podem surgir problemas típicos no sistema de descarga do vaso sanitário. Apesar das garantias sinceras e documentadas dos fabricantes sobre o seu funcionamento impecável durante 10 anos, ninguém está protegido contra tais falhas.

Reparar acessórios para tanques, combinado com uma tigela, é improvável que funcione. O conjunto de drenagem provavelmente terá que ser completamente substituído. De acordo com encanadores experientes, é melhor adquirir imediatamente um conjunto sobressalente ao comprar um banheiro.Não é um fato que tal dispositivo possa ser facilmente adquirido uma década depois.

Líderes de produção no segmento monobloco

A posição de liderança no ranking dos fabricantes de monoblocos é justamente ocupada por uma empresa italiana Lagoaty. A linha desta marca inclui modelos de design lacônico e luxuoso, confeccionados em estilo clássico e não trivial.

É esta empresa que oferece opções originais com tanques em formato de bola de futebol ou vaso de flores. Os equipamentos de banheiro do designer Giovanni Laguarti são produzidos na Itália e na China.

A controladora monitora rigorosamente a qualidade dos produtos fornecidos ao mercado pelas estruturas chinesas, pois assume a responsabilidade geral pela produção em série de produtos com o logotipo da marca especificada.

Naturalmente, um produto produzido por empresas italianas custará significativamente mais do que um equivalente fabricado na China. Observe que a segunda opção não é inferior em qualidade à primeira, por isso não faz sentido pagar a mais por um produto puramente italiano.

Tecnologias comprovadas são utilizadas na produção de monoblocos Laguraty.Os processos patenteados de fundição e queima da empresa garantem uma longa vida útil de cerca de 25 anos. A produção utiliza exclusivamente matérias-primas naturais que não representam uma ameaça ao meio ambiente.

A faiança para encanamento é revestida com um esmalte resistente que evita contaminação e desgaste. O pacote inclui um assento de plástico durável com um microelevador que abaixa suavemente a tampa da tigela.

O sortimento Laguraty inclui modificações com drenagem horizontal e vertical, o que permite selecionar instalações hidráulicas para qualquer esquema de instalação de esgoto.

Possui meia prateleira ao redor da circunferência da cuba contra respingos; o desenho do ralo circular elimina o aparecimento e propagação de bactérias na louça sanitária.

A empresa não é menos atuante na produção e fornecimento de monoblocos ao mercado Louças Sanitárias Royalking SSWW, cujas unidades de produção estão localizadas na Alemanha.

Ao contrário da marca italiana descrita acima, a empresa alemã não se especializa na produção de louças sanitárias monobloco, mas dedica-lhe bastante espaço no seu sortimento.

As estruturas monobloco sólidas da marca SSWW são cobertas em ambos os lados por uma nano concha vitrificada à prova de sujeira, que evita contaminação da superfície, deposição de ferrugem e depósitos de calcário.

A queima de peças sanitárias é realizada com tecnologia própria. Os tanques monobloco estão equipados com acessórios exclusivos da Geberit e assentos com microelevadores.

A água para lavagem vem de orifícios localizados ao redor da circunferência da tigela. Existem dois modos de consumo de água para descarga, proporcionando uma oportunidade de economizar no consumo de água.

O fabricante espanhol oferece aos clientes um novo produto interessante e prático Roca. Uma nova palavra em seus desenvolvimentos é um vaso sanitário monobloco combinado com lavatório.

Além do design estiloso e formato espetacular do modelo ROCA W+W 893020001 O aspecto da economia de água foi cuidadosamente pensado. Um modelo criado com princípio semelhante está na linha de monoblocos Laguraty, seu número de série é 8074.O tanque tem design monolítico e possui dois compartimentos, um dos quais é projetado para coletar a água escoada da pia.

O segundo compartimento do tanque está diretamente conectado à rede de abastecimento de água, para que não haja dificuldades na descarga se o volume da primeira seção do tanque for insuficiente.

O excelente design do sistema monobloco é solidamente complementado por características de alta qualidade, estabilidade do encanamento e resistência do material.

Por analogia com outros representantes do segmento, o vaso sanitário é equipado com assento ergonômico com microelevador. A combinação de três objetos separados em um monobloco oferece a oportunidade de aumentar significativamente o espaço livre no banheiro.

Uma empresa sueca está reabastecendo o mercado com louças sanitárias monobloco muito valiosas Gustavsberg, que garante um serviço impecável do produto durante um quarto de século, embora não agrade pelo seu preço acessível.

Modelos italianos da marca estão em alta Olímpia, encanamento turco de VitrA. Ambos os fabricantes garantem o uso de monoblocos sem problemas por pelo menos 10 anos.

A empresa promete garantia de 5 anos para tigelas e 3 anos para acessórios Arcus (China), produzindo uma ampla gama de vasos sanitários monobloco. O sortimento inclui produtos em diversos tons de branco, colorido, modelos pretos e monoblocos com pintura elegante.

Os produtos desta marca são atraentes devido ao seu preço acessível e ao desejo diligente da empresa de manter elevados padrões de qualidade de classe mundial.

Disponível para venda banheiros inteligentes, fabricado de acordo com o princípio monobloco. O encanamento inteligente multifuncional está equipado com sistemas de operação de bidê, secagem e movimento automático da tampa. O controle e a configuração são realizados por meio de um controle remoto.

Recursos de instalação monobloco

Antes de pagar, o comprador de um vaso sanitário monobloco precisa verificar a disponibilidade da documentação técnica com tradução das instruções para o seu idioma nativo e o conjunto completo da oferta de venda.

O kit padrão inclui o próprio monobloco, acessórios para retirada de água do tanque e descarga, fixadores para fixação no chão e assento com tampa.

Diagrama de layout de reforço
A primeira etapa da montagem de um vaso sanitário monolítico é a instalação das conexões do tanque.Para uma instalação adequada, você deve seguir rigorosamente as instruções do fabricante (+)

Os encanamentos monobloco, que são bastante pesados, não são recomendados para instalação em piso de concreto recém-derramado. A base deve ser resistente, confiável, reparada e nivelada e, no caso do concreto, deve estar suficientemente endurecida para a instalação.

Tradicionalmente, os trabalhos de instalação devem ser precedidos de encaixe e marcação de furos para fixação.

Para isso, primeiro instalamos o monobloco no local escolhido para ele, determinamos a opção de conexão da tubulação de saída à rede de esgoto e marcamos os pontos de fixação no piso.

Conectando acessórios a botões
As conexões do tanque monobloco geralmente são conectadas a dois botões - para descargas pequenas e grandes

Após a conclusão das atividades preparatórias, agimos de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. Formando buracos. Para furar será necessária uma broca de 8 mm, é necessário furar até uma profundidade de 5 cm, após a furação limpe o pó dos furos e insira buchas neles.
  2. Instalação de acessórios de drenagem. Desaparafuse a porca com a vedação da válvula que controla o enchimento de água. Mergulhamos a válvula no tanque e fixamos com uma porca. Inserimos uma longa seção de tubo no cilindro de transbordamento, que está tecnicamente conectado à válvula de drenagem.
  3. Acessório de botão de drenagem. Colocamos o botão na reentrância correspondente da tampa do tanque. Certificamo-nos de que os botões de drenagem normal e económica se encontram no local indicado pelo fabricante.
  4. Ligação a esgotos. Instalamos o monobloco no lugar, conectamos o tubo de saída à saída de esgoto tubo corrugado.
  5. Fixação temporária. Após nivelar o vaso sanitário, se necessário, aparafuse os parafusos nas buchas instaladas no piso sem força.
  6. Conexão de abastecimento de água. Antes de conectar ao abastecimento de água, verifique se a porca da válvula de abastecimento está bem apertada. Conecte a mangueira.
  7. Fixação definitiva. Após conectar às comunicações, aperte os parafusos com força e cubra os pontos de fixação com tampões decorativos. Preenchemos a linha de junção do vaso sanitário com o piso com selante.

Depois de fixar a sanita, instale o assento e ajuste o abastecimento de água alterando a altura da válvula ou girando o parafuso de ajuste. Ajustamos o volume de drenagem grande usando o anel de ajuste e ajustamos o volume pequeno movendo o prato de pesagem.

Etapas de instalação para um banheiro monobloco
Antes de fixar a estrutura monobloco, o vaso sanitário é conectado à comunicação e nivelado (+)

Dicas para potenciais compradores

Os futuros proprietários de encanamentos monobloco devem se preparar cuidadosamente para a próxima compra.

Deve-se prestar muita atenção a:

  • Tipo de lançamento. Os monoblocos são produzidos com saída horizontal ou vertical. É preciso saber com antecedência qual sistema é ideal para ligação à saída de esgoto.
  • Peso estimado do usuário. É necessário levar em consideração o peso do membro “mais pesado” da família e ver na documentação técnica qual o peso máximo permitido para ser carregado na estrutura. A propósito, não custa nada estimar as dimensões do assento na realidade.
  • Complexidade técnica do modelo. Se a presença de um microelevador, dois modos de escoamento de água para drenagem e meios para realizar funções de bidê não interessam, não há necessidade de pagar a mais por recursos desnecessários.

Antes de comprar, certifique-se de verificar se o passaporte técnico corresponde ao modelo monobloco adquirido, se existem todos os anexos documentais, incluindo obrigações de garantia, recibo e manual de instalação.

Um comprador atento certamente inspecionará os acessórios e o corpo do encanamento e verificará o funcionamento do teto do assento com um microelevador. Para que um vaso sanitário fora do padrão se encaixe com sucesso na imagem do interior, é aconselhável adquirir uma pia do mesmo estilo.

Se ainda não conseguir tomar a decisão final de compra, recomendamos que leia os artigos sobre como escolher um banheiro:

  1. Como escolher um vaso sanitário suspenso: o que é melhor e por quê + avaliação dos fabricantes
  2. Sanita de canto com cisterna: prós e contras, diagrama e características da instalação de sanita de canto
  3. Tipos de sanitários por características técnicas e design

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Análise do modelo do fabricante italiano:

O vídeo apresenta um monobloco de fabricação chinesa:

O banheiro monolítico provavelmente ainda não se tornou um atributo comum dos banheiros domésticos, mas para a nossa realidade esta é uma inovação muito útil. Muitas pessoas ainda moram em apartamentos com pequenos quartos higiênicos. Para eles, os monoblocos são uma verdadeira dádiva de Deus.

Você tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre a seleção e instalação de vasos sanitários monolíticos? Você pode deixar comentários e participar de discussões sobre a publicação. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.

Comentários dos visitantes
  1. Dmitry

    Minha esposa me irritou, ela queria um banheiro monobloco e pronto. É lindo, não discuto, mas o preço é bem caro. Como resultado, encontramos uma opção de preço aceitável e decidi instalá-la sozinho. Passei quase o dia inteiro, nunca tinha feito isso antes, olhando como montar corretamente conforme as instruções. Durante o processo de instalação, a única coisa que me deixou feliz foi a perspectiva de não ter que me preocupar com gaxetas e vazamentos por cerca de 15 anos.

  2. Sergei

    Também estamos pensando em instalar um monobloco em casa.Só uma coisa que me confunde. Todos escrevem em uníssono que não haverá problemas característicos dos clássicos “sanitários compactos” - sem vazamentos, sem juntas desgastadas, etc. Mas não acho que os monoblocos sejam eternos. E eu gostaria muito de saber se encanadores comuns, comuns, que estão na administradora, conseguem fazer seus reparos? Ou você terá que procurar um especialista ou empresa cujos serviços custarão um bom dinheiro? Eu mesmo não entendo essas coisas e é improvável que as entenda no futuro.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Sergey, seu interior praticamente não difere de um compacto normal, portanto não são necessárias superqualificações de encanador.

  3. Tatiana

    Nós o usamos há 18 anos. Compramos um usado, trocamos o sifão apenas uma vez, o nosso serviu. Excelente banheiro, tenho pena do mecânico, quando trocaram os canos da casa, ficaram no banco. Estourou e, claro, não pode ser substituído: o nosso não é de barro, mas de algum tipo de plástico denso. Não sei como chamá-lo, mas é grande e prático; quando eu reformar, só comprarei o mesmo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica