Tipos de sanitários por características técnicas e design
A presença de um encanamento funcionando corretamente é um dos principais fatores para uma vida confortável em um apartamento na cidade e em uma casa confortável.A escolha correta das instalações hidráulicas é a chave para a facilidade de uso deste moderno equipamento. Você concorda?
O artigo apresentado à sua atenção descreve detalhadamente todos os tipos de banheiros existentes atualmente. Eles diferem na localização do tubo de saída para o esgoto e no método de instalação intimamente relacionado a ele. Para fazer uma compra de forma consciente e sem erros, apresentamos as características técnicas e de design de um aparelho importante no dia a dia.
O conteúdo do artigo:
Classificação de banheiros modernos
É difícil imaginar um banheiro moderno sem vaso sanitário. Este é um item indispensável em um apartamento ou banheiro interno. Hoje é impraticável usar penico, a menos que ele tenha perdido sua relevância para o atendimento de crianças pequenas.
O encanamento em questão (sanitário) deve estar presente no apartamento e na casa particular.
De acordo com os padrões, a altura de um banheiro normal é de 400 a 405 mm e a de um banheiro infantil é de 335 mm. A maioria dos modelos é projetada para uma carga estática de 200 kg, mas alguns fabricantes também produzem produtos que podem suportar até 600 kg de peso. Pelas normas, o tanque de drenagem conterá 6 ou 4 litros de água. Estas são especificações padrão para todos os modelos de banheiros.
Tipos #1: por material de fabricação
Na grande maioria dos casos, os vasos sanitários e as caixas d'água são selecionados do mesmo material. A exceção são os modelos separados com instalação. Seu tanque de drenagem é colocado em um nicho na parede e geralmente é feito de plástico ou metal, e a tigela instalada ao lado geralmente é feita de louça sanitária.
Diferentes fabricantes usam:
- A faiança é o produto mais popular e barato, um clássico nos apartamentos domésticos.
- A porcelana é uma opção cara, mas durável e sofisticada.
- Metal – principalmente modelos para banheiros em edifícios públicos.
- O plástico ainda é exótico, feito de fibra de vidro e acrílico.
- Se você pegar pedra, será de uma versão artificial, que é mais barata e resistente que a natural.
O assento (sanitário) e a tampa são feitos principalmente de plástico. Mas os modelos de design também podem ser equipados com contrapartes de madeira revestidas com verniz impermeável. Outros materiais não são aqui utilizados por razões de higiene e conforto.
Com exceção dos produtos de metal, todas as opções de vasos sanitários feitos de outros materiais não suportam bem as cargas de impacto. Quando um objeto pesado cai sobre eles, eles simplesmente quebram.
Os tipos mais comuns na vida cotidiana são louças sanitárias de faiança e porcelana. A cerâmica é barata, mas é porosa e tem uma alta taxa de absorção de água de 10–12%. Para evitar danos causados pela umidade, cubro com esmalte.
Somente ele pode proteger o material de base da tigela.Se a camada decorativa de vidro estiver danificada, o vaso sanitário de barro deverá ser substituído imediatamente. Não pode mais ser usado.
Tipos #2: em forma de tigela
Os fabricantes não têm restrições quanto ao formato da tigela. Eles são guiados exclusivamente por questões de design e preferências do cliente. No entanto, existem alguns tamanhos padrão que são comuns em layout e aparência.
Existem três tipos principais de formatos de vasos sanitários:
- Viseiras.
- Em forma de disco.
- Em forma de funil.
Os vasos sanitários com viseira são caracterizados por um ralo deslocado para frente do tanque e uma parede traseira plana ou ligeiramente côncava dentro da bacia. Os excrementos deslizam para a água sem criar respingos.
Essa tigela geralmente deixa vestígios de fezes e um cheiro correspondente. E mesmo escoar a água nem sempre permite a eliminação total desses resíduos, será necessário usar escova com frequência.
O dreno da variedade em forma de prato também é deslocado para frente. Porém, a parede posterior deste tipo de vaso sanitário é feita em forma de prateleira horizontal (placa, saliência). Os resíduos caem primeiro sobre ele e depois são lavados apenas quando a água é fornecida ao ralo e posteriormente ao esgoto. O resultado são manchas e odores sujos.
Ele apresentará os meios e métodos de combate aos sedimentos na superfície do vaso sanitário. próximo artigo, totalmente dedicado a esta importante questão.
Outra desvantagem deste projeto é a presença constante de pequenos volumes de água na prateleira.E isso leva inevitavelmente ao acúmulo de depósitos de sal na saliência, dos quais é sempre difícil se livrar. Se a água que flui dos canos estiver suja e de composição dura, um padrão amarelado de sais aparecerá rapidamente nas paredes do vaso sanitário.
Na versão em formato de funil, o orifício de drenagem fica quase no meio da tigela. Ao utilizar esse tipo de vaso sanitário, gera-se a menor quantidade de odores e vestígios, os resíduos caem imediatamente na água no funil. Mas essa vantagem é bastante compensada por respingos frequentes ao ir ao banheiro “em grandes quantidades”.
Tipos #3: por cisterna
De acordo com o layout “tanque+cuba”, é feita uma distinção entre estruturas combinadas e separadas (baixa e alta). O primeiro tipo de vasos sanitários é feito em monoblocos e elementos aparafusados. O tanque neles faz parte da estrutura, porque reunidos em um único corpo.
Opções separadas são vasos sanitários com tanque na prateleira ou recipiente na parede. A água é drenada para eles através de um orifício adjacente ao tanque e à tigela ou através de um tubo de drenagem feito de metal ou plástico.
Devido à localização elevada do tanque, a velocidade de drenagem nessas estruturas é maior, o que garante uma descarga de esgoto de alta qualidade. Mas eles também fazem mais barulho ao pressionar a alavanca do obturador do que seus equivalentes combinados.
O mecanismo de drenagem é ativado após:
- puxar uma corda ou corrente pendurada;
- pressionando a alça;
- pressionando o botão.
O dispositivo de coleta/descarga de água do tanque é composto por uma válvula flutuante (válvula de corte), uma boia plástica e um sistema de alavanca. À medida que o recipiente enche, o flutuador válvulas de corte e drenagem sobe, fazendo com que o abastecimento de água seja interrompido. Depois de drenado para a tigela, o tanque fica vazio e o processo de enchimento é reiniciado.
O sistema de abastecimento de água ao tanque é:
- fundo;
- lado.
No primeiro caso, o tubo de alimentação é conectado à cisterna do vaso sanitário por baixo e, no segundo - pela direita ou esquerda. Com conexão inferior, a bóia é conectada diretamente à haste vertical da válvula, e com conexão lateral, por meio de uma alavanca horizontal com válvula na parede lateral do recipiente.
Em termos de volume, a cisterna do vaso sanitário é projetada para 4 ou 6 litros de água. Pode ter qualquer formato e design. Existem modelos retangulares e triangulares padrão para instalação em canto.
Existem muitos mecanismos para drenar a água para uma tigela, mas a opção mais simples e comum é uma “pêra” em forma de um pequeno êmbolo de borracha. Normalmente, o peso do líquido no tanque o pressiona contra o orifício de drenagem. Mas quando você pressiona o botão, ele sobe e a água flui por gravidade para dentro da tigela. E à medida que o recipiente enche, o líquido o pressiona novamente contra o fundo, bloqueando a saída.
Tipos #4: por tipo de descarga
Os vasos sanitários também diferem no tipo de sistema de drenagem dentro da bacia.
Existem três opções para o movimento da água nele:
- horizontal (cascata);
- torcido circular;
- linha reta circular.
A descarga horizontal cria um fluxo poderoso na área mais contaminada do vaso sanitário. Porém, em geral, a água lava um pouco mais da metade da área das paredes, por isso muitas vezes é necessário limpá-las com escova.
Este tipo de banheiro doméstico foi produzido em massa durante a União Soviética. Agora os fabricantes passaram para a segunda e terceira opções, mais adequadas do ponto de vista higiênico, com a água circulando em círculo.
Com uma descarga circular, é feita uma calha com furos ao longo da borda de toda a tigela. Ao ser descarregada do tanque, a água é distribuída uniformemente por toda a superfície. Este tipo de vaso sanitário caracteriza-se pela maior eficiência no uso dos recursos hídricos e funcionamento silencioso.
No entanto, se a água na tubulação for dura e com alto teor de sal, os buracos na calha poderão ficar entupidos. E então o número de jatos diminuirá e a descarga simplesmente parará de funcionar.
Modelos com dreno circular são sempre mais caros do que aqueles com dreno horizontal. Fabricantes descuidados às vezes imitam uma opção cara instalando uma inserção de plástico no aro no design clássico em cascata.
No entanto, esse know-how em operação não é particularmente diferente da lavagem direta. E eles pedem dinheiro por isso como uma modificação avançada. Com descarga circular, o vaso sanitário deve ser inteiramente feito de cerâmica sanitária ou pedra.
Tipos #5: por lançamento no esgoto
Existem três tipos de saídas de banheiro:
- Horizontal.
- Oblíquo.
- Vertical.
Qualquer um deles não apresenta vantagens especiais sobre os demais. Trata-se mais de uma questão de projeto do sistema de esgoto ao qual o banheiro está planejado para ser conectado. Não é muito razoável usar adaptadores adicionais para conectar canos de esgoto. Quanto mais juntas, maior a chance de vazamentos.
O ângulo de inclinação da liberação oblíqua varia de 30 a 75 graus. Você sempre pode escolher o modelo que melhor se adapta ao sistema de esgoto existente. Se a saída do encanamento e a saída do esgoto não corresponderem, use corrugação para banheiro, cujos detalhes são descritos no artigo que recomendamos.
Se as tubulações do vaso sanitário ainda não foram instaladas, o vaso sanitário precisa ser selecionado de acordo com a fiação planejada para que posteriormente possa ser conectado às tubulações sem problemas.
Métodos de fixação de vasos sanitários no chão e nas paredes
Na hora de escolher um vaso sanitário é preciso pensar não só nos seus parâmetros técnicos, mas também no design do modelo. Dependendo do método de fixação e do local de instalação, todos os acessórios de encanamento considerados são montados na parede ou no chão. A aparência do encanamento depende muito do tipo de instalação.
Parece mais esteticamente agradável banheiro suspenso. É elevado acima do chão, facilitando a limpeza por baixo e no vaso sanitário em geral. É verdade que para instalá-lo você precisa instalação - uma estrutura de suporte fixada na parede ou no chão do vaso sanitário.
Os vasos sanitários de chão são um clássico para residências domésticas. Eles são mais baratos e fáceis de instalar. Não requerem instalação na parede. A fixação é feita diretamente no chão por meio de buchas auto-roscantes.
Em ambos os tipos de estruturas, o tanque pode ser colocado atrás de uma parede falsa na instalação. Esta opção parece melhor, mas torna os reparos muito mais difíceis. Além disso, mesmo para ajustes banais das ferragens, será necessário desmontar a estrutura de mascaramento, portanto para sua manutenção é melhor construir escotilha de encanamento.
Funcionalidade adicional de acessórios de encanamento
As tecnologias estão se desenvolvendo aos trancos e barrancos, as inovações atingiram um encanamento tão comum quanto um banheiro. Você pode encontrá-lo à venda modelos inteligentes com partida de água sem contato, além de assento sanitário iluminado e aquecido. O quanto essas inovações são necessárias cabe ao proprietário da casa decidir.
Uma das adições mais populares ao banheiro, que permite evitar a compra de um dispositivo eletrônico caro, é um forro ou capa de bidê na forma de uma tampa ou bico estruturalmente modificado com bicos. Ele é instalado em um banheiro comum como dispositivo de acompanhamento.
Esses bidês permitem uma lavagem higiênica e dispensam o uso de papel higiênico. Eles são fáceis de instalar e operar.
Depois de pressionar o botão, um bico com bicos se estende para dentro da tigela e começa a pulverizar jatos. E após a conclusão dos procedimentos, esta ponta é retirada de volta, previamente limpa de sujeira de forma automática.
Além dos acessórios adicionais acima, o banheiro também pode ser equipado com:
- um chuveiro higiênico em forma de regador em mangueira;
- sistema de autolimpeza;
- bloco para abaixamento suave da tampa;
- fornecimento de detergentes e fragrâncias para a tigela;
- ar seco;
- equipamento musical;
- ambientadores e arejadores.
Todas essas adições aumentam o preço do banheiro, mas tornam a visita ao banheiro mais confortável.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Os vídeos oferecidos para visualização facilitarão o estudo da linha de modelos de vasos sanitários existentes para entender exatamente como um tipo difere do outro.
Vídeo nº 1. Uma demonstração visual das variedades de acessórios hidráulicos importantes:
Vídeo nº 2. Tudo sobre o sistema de descarga do vaso sanitário:
Vídeo nº 3. Recomendações de um encanador profissional na escolha de um banheiro:
Ao escolher um banheiro, você deve levar em consideração as dimensões do banheiro. Por definição, instalar uma tigela grande em um banheiro pequeno não funcionará; a conveniência não deve ser esquecida. Um sistema de drenagem circular é mais prático, mas você só pode adquirir um modelo com ele se a água nas tubulações for macia e sem sais - caso contrário, os buracos na calha ficarão rapidamente entupidos.
A viseira elimina a formação de respingos, mas obriga ao uso mais frequente da escova. A versão em placa é a que mais perde. No entanto, grande parte desta escolha depende das preferências puramente pessoais do proprietário do banheiro.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Diga-nos qual opção de banheiro você preferiu e por quê. Tire dúvidas, compartilhe informações que possam ser úteis aos visitantes do site, poste fotos relacionadas ao tema do artigo.
Instalamos um vaso sanitário suspenso em nosso apartamento e estamos muito satisfeitos! Parece mais compacto, mas ao mesmo tempo é bastante grande e bastante confortável. Até agora, nenhum ponto negativo foi notado sobre isso. E essa opção facilita muito a limpeza do banheiro. E, claro, recomendo fortemente não economizar no bidê, agora não consigo imaginar a vida sem ele, mas antes duvidava de sua necessidade.
A descrição não inclui um dos principais parâmetros do vaso sanitário - a altura do selo d'água. A única maneira de combater o problema de falha do selo d'água é garantir que sua altura seja de pelo menos 65-70 mm. As sanitas europeias não podem proporcionar uma qualidade de descarga satisfatória. Portanto, para “encaixar” o vaso sanitário ao consumidor, os fabricantes reduzem a altura do selo d'água. Às vezes até 30 mm.
Compradores insatisfeitos que instalam esses banheiros em prédios de vários andares atendidos por habitação e serviços comunitários (eles próprios entendem que tipo de serviço), principalmente em casas antigas, depois sofrem com a falha do selo d'água, sofrem com o mau cheiro, etc. e assim por diante. Pare de vender “porco por lebre”! 🙁 DÊ INFORMAÇÕES SOBRE A ALTURA DO SELO D'ÁGUA!
A falha na vedação do vaso sanitário é uma ocorrência muito rara.E se o tubo de ventilação estiver em ordem - não entupido, não deformado, não alterado estruturalmente, então, apesar da altura do selo d'água do seu vaso sanitário, não haverá quebras.
A altura do selo d'água afeta muito menos sua “quebra” do que a ausência ou bloqueio do cano de esgoto, o que evita a formação de vácuo nos canos de esgoto que saem do vaso sanitário (bem como em outros dispositivos de encanamento). Quando um grande volume de esgoto se move, forma-se uma espécie de “pistão de água”, que cobre toda a seção transversal da tubulação e na fase final, ao se afastar do encanamento, simplesmente “suga” a água de o selo d'água.
Mas se você ficar ausente por muito tempo (ou usar o aparelho muito raramente), a água do selo d'água pode simplesmente evaporar e você terá a garantia de um “aroma” forte. Nesse caso, uma película de óleo na superfície da água pode ajudar significativamente. De qualquer forma, a escolha é sua e o Google irá ajudá-lo!)
Até agora eu tinha um banheiro soviético. E o diabo me puxou para instalar um novo. Dei ao serralheiro 7.000 rublos. para o banheiro e para o trabalho, e pouco antes troquei o tanque e também paguei 3.000 rublos. Ontem, um encanador uzbeque instalou um banheiro novo para mim e percebi que não conseguiria usá-lo. No soviético o assento era mais largo, neste era mais estreito.
Dentro do vaso sanitário a superfície era plana e, com licença, ficou claro o quanto havia saído de mim (preciso saber disso), um jato de água lavou tudo instantaneamente. O novo banheiro não tem superfície plana, mas sim inclinada, e tudo rola na água como um trenó descendo uma colina. A água não sai imediatamente, como acontecia no antigo. Aqui a água se mistura... e borbulha como sopa numa panela.
A água não lava nem mesmo o papel higiênico tão fino quanto o chiffon.Eu uso 10 vezes mais água em comparação com o banheiro antigo. Mas mesmo depois da quinta tentativa, o pedaço de papel fica pendurado no topo.
Como posso encontrar um igual ao que eu tinha? Eles fazem isso? Onde coloco isso agora? 10 mil pelo ralo. Se você sabe se existem banheiros de estilo soviético agora, por favor me avise. Como isso é chamado? Você pode me dizer onde posso comprar um?
Olá. Não se trata do moderno soviético. O fato é que sua loja parece ter uma seleção pequena. Você está interessado em um banheiro com a chamada “prateleira”, comercialmente chamada de “anti-respingos”. E já que estamos sendo tão francos, observo que a prateleira não foi feita para contar... hmm... fezes. Ele foi projetado para reduzir a quantidade de respingos durante a descarga e também para evitar que caiam... hmm... respingos de fezes.
A propósito, você pode escolher na Internet o vaso sanitário anti-respingos certo para você. A largura da prateleira e seu ângulo de inclinação podem variar. No entanto, como o assento. Escolha um modelo adequado sem sair de casa e peça à loja de encanamento que lhe traga um para encomendar. Ou vá a uma loja grande e haverá uma seleção maior de banheiros. O principal é descrever ao vendedor exatamente o que você precisa. Preste atenção: ao ângulo da prateleira, à sua largura, à largura do aro do assento, ao diâmetro do assento, à capacidade do tanque e ao tipo de descarga. Anote todos esses parâmetros e leve-os à loja.
Repito - a prateleira é chamada de função anti-respingos! 🙂 Boa sorte!
Escrevi tanta coisa na caixa acima e descobri que estava no lugar errado. Eu compraria um vaso sanitário com o furo adiantado e sem aro. Esta é a melhor opção na minha opinião. Andar com escova após o procedimento não é nada difícil.Em vez de sentir respingos de matéria fecal e bactérias todas as vezes.