Como montar e instalar uma chaminé sanduíche com as próprias mãos: instruções de instalação

As chaminés sanduíche apresentam muitas vantagens: leveza de construção, segurança, aspecto estético.Por que não tentar montar uma chaminé sanduíche com as próprias mãos? Como mostra a prática, é realmente muito simples. E todos podem construir uma chaminé como um construtor.

Este trabalho exigirá conhecimento da estrutura da chaminé e sua instalação - discutimos detalhadamente esse material em nosso artigo. Selecionamos fotos e diagramas que descrevem os principais elementos do sistema de chaminé e fornecemos instruções passo a passo para montagem e instalação.

Também complementamos o material com dicas úteis para melhorar a tiragem e um vídeo demonstrando o processo de instalação de uma chaminé em uma casa de campo.

Prós e contras de usar uma chaminé sanduíche

Desvantagens das chaminés montadas a partir de tubos sanduíche:

  • falha na vedação após um certo número de ciclos de aquecimento e resfriamento;
  • comparada a uma estrutura de tijolo, uma chaminé sanduíche tem um custo superior;
  • A vida útil é de cerca de 15 anos, enquanto as chaminés tradicionais de tijolos refratários duram 10 anos a mais.

Esta curta vida útil se deve principalmente ao uso de materiais de baixa qualidade na produção.

Escolher produtos de uma marca confiável é a primeira coisa que você pode fazer para um funcionamento longo e bem-sucedido da sua chaminé.

As vantagens das chaminés sanduíche são as seguintes:

  • Paredes isoladas. Graças ao isolamento térmico, mesmo uma chaminé colocada no exterior não perde tiragem. As paredes multicamadas evitam o rápido resfriamento dos produtos da combustão, que são rapidamente removidos pela chaminé, o que evita a formação ativa de condensação e fuligem.
  • Instalação fácil. Depois de estudar os princípios da construção de chaminés, até um iniciante pode montá-las.
  • Variedade de opções. Para montar a estrutura são produzidos módulos retos e de canto. A chaminé pode ser conduzida para cima ou para dentro da parede, podendo contornar o sistema de caibros e diversos elementos arquitetônicos.
  • Assentamento mínimo de fuligem. Graças à superfície lisa dos tubos, as cinzas e a fuligem são liberadas na atmosfera mais rapidamente e se acumulam mais lentamente.

Além disso, o sistema sanduíche é relativamente leve, o que significa que é mais fácil de criar um suporte para o mesmo e não requer a construção de uma fundação especial, como acontece com uma chaminé de tijolo. Pode ser fixado em tetos e paredes ou instalado diretamente em equipamentos de aquecimento.

Em comparação com as chaminés de parede simples, as chaminés sanduíche quase não formam condensação e são à prova de fogo.

Diagrama de conexão
Mesmo a estrutura mais complexa pode ser montada a partir de elementos de chaminé sanduíche padrão

Material do qual os tubos são feitos

Para diferentes dispositivos de aquecimento e tipos de combustível, um tipo diferente de aço é selecionado. Deve ser de alta liga e inoxidável, adequado para a fabricação de chaminés quimicamente resistentes e à prova de fogo.

Dispositivo de tubo sanduíche
Na construção de uma chaminé, uma das principais características é o tipo de aço como critério de longa durabilidade e resistência à negatividade externa

Quando várias substâncias queimam, substâncias quimicamente ativas podem se acumular na chaminé: ácido sulfúrico, enxofre, ácido clorídrico. Além disso, a temperatura durante a combustão de diferentes combustíveis pode variar muito.

Ao aquecer com lenha ou gás, não ultrapassa os 450 °C; ao queimar carvão, pode atingir 700 °C. Os metais reagem de maneira diferente a esses indicadores. É por isso escolhendo um sistema de exaustão de fumaça, preste atenção à característica principal - a qualidade e as propriedades do aço.

Opção nº 1 – aço inoxidável com aditivos de liga

Os principais tipos de ligas de aço utilizadas para a produção de chaminés sanduíche:

  • Aço inoxidável estabilizado com titânio (AISI 321). Usado para equipamentos de queima de madeira. Não resistente à corrosão em ambientes contendo enxofre. A temperatura operacional permitida é de 600–800°C.
  • Aço inoxidável estabilizado com molibdênio (AISI 316). A instalação de uma chaminé sanduíche deste tipo de aço é efectuada para instalações de aquecimento que funcionam a lenha, gás ou gasóleo. O metal é resistente a ácidos e possui maior resistência à corrosão e ambientes agressivos de diversos tipos.
  • Aço resistente ao calor (AISI 304). A inclusão de cromo e níquel torna o aço insensível a temperaturas elevadas e ambientes ácidos. Utilizado para a produção de chaminés com gases de exaustão de alta temperatura - cerca de 1000 °C. Em temperaturas de 600–800 °C, é propenso à perda de viscosidade e ductilidade, o que leva à fragilização.
  • Classes AISI 409 e 430 amplamente utilizadas pouco resistente a altas temperaturas e ácidos.A maioria dos produtos chineses e alguns nacionais são feitos desses tipos de aço.

É impossível verificar visualmente o tipo de aço. Ao comprar, você pode verificar as marcações no próprio produto ou tentar determinar aproximadamente a qualidade usando um ímã.

Material de baixa qualidade atrairá um ímã, metal com aditivos de liga adicionados não.

Elementos para montagem de chaminé
Ao escolher tubos para chaminé, preste atenção às suas principais características. Se você tiver dúvidas sobre a honestidade do vendedor, leve um ímã com você - ele será atraído por produtos siderúrgicos com proporções insuficientes de aditivos de liga

Opção nº 2 - metal ferroso para tubos de chaminé

O próprio metal ferroso se desgasta rapidamente - oxida e queima. Por isso, utiliza-se esmalte especial para protegê-lo. Isso aumenta a resistência a ambientes ácidos.

O esmalte pode durar muito tempo em temperaturas não superiores a 400 °C e pode suportar aumentos de curto prazo de até 750 °C.

Tubo esmaltado
A variedade de tonalidades dos tubos esmaltados os torna bastante populares

Tubos esmaltados são usados ​​​​para remover produtos de combustão de colunas de aquecimento, fogões, caldeiras de aquecimento e lareiras. Ao contrário dos de aço, podem ser pintados em diversas cores. Isso permite selecionar os tons certos para o interior ou fachada da casa.

Opção nº 3 - chaminés sanduíche combinadas

Para reduzir o custo de produção, as empresas tentam usar materiais mais baratos. Se o tubo interno for feito de aço inoxidável caro e o tubo externo for feito de metal galvanizado ou esmaltado, isso terá pouco efeito na vida útil do produto.

É pior se for o contrário: eles usam aço inoxidável por fora e escondem material barato e de baixa qualidade por dentro. Com uso intensivo, esse tubo pode durar um ano e falhar, o que acarretará novos custos com materiais e instalação.

Tubo sanduíche
Antes de comprar, é aconselhável solicitar os documentos que acompanham o produto para garantir a qualidade do tubo que você está adquirindo. É importante que o elemento interno seja feito de aço inoxidável de alta qualidade

Entre os dois tubos de uma chaminé sanduíche existe uma camada de material isolante que retém o calor no seu interior e, assim, mantém uma boa tiragem. Como isolamento utiliza-se lã basáltica ou cerâmica - materiais fibrosos com a mais alta classe de resistência ao fogo.

A lã basáltica pode suportar temperaturas de até 600 °C, a lã cerâmica - até 1000 °C. Ambos os materiais possuem boas propriedades de isolamento térmico. É utilizada uma camada de isolamento de 25-50 mm. Para uma chaminé montada no exterior, quanto maior, melhor.

A influência do tipo de combustível no funcionamento da chaminé

Segue abaixo uma tabela que o ajudará a determinar como escolher a chaminé certa para os diferentes tipos de equipamentos de aquecimento para que funcione por mais tempo.

Mesa
O manual do usuário de cada dispositivo de chaminé indica a temperatura permitida

Preparando um sanduíche chaminé para equipamento de gás, você pode sobreviver com uma opção de design mais barata. Mas para um fogão russo ou de sauna, é melhor não economizar dinheiro e escolher um sistema cuja qualidade seja indiscutível.

Elementos estruturais e suas características

A variedade de produtos permite-nos realizar tarefas complexas na construção de chaminés sanduíche.

Os fabricantes de chaminés desenvolveram mais de vinte elementos diferentes para facilitar a instalação
Os fabricantes de chaminés desenvolveram mais de vinte elementos diferentes para facilitar a instalação

Os principais elementos estruturais da conduta da chaminé são:

  • Seções de tubo reto. Seções com diâmetro de 80-600 mm e comprimento de até 1 m O desenho ideal da chaminé é reto, mas na prática isso é difícil de conseguir.
  • Joelhos e camisetas. São utilizados se for necessário passar a chaminé através da parede, para o exterior do edifício, ou para contornar os elementos estruturais da casa - vigas, caibros. Às vezes, para curvas (principalmente retas, 90°), são utilizados tees com revisão - permitem limpar a chaminé em locais de difícil acesso. São instalados e reforçados com suportes para não suportarem o peso da estrutura acima.
  • Tubo de passagem. Isola o tubo das divisórias entre pisos e serve de fixação à chaminé.
  • Corte de telhado. É um cone de metal preso ao telhado em um determinado ângulo. Ajuda a passar o tubo pela cobertura sem comprometer a sua estanqueidade e aumentando a segurança contra incêndios. Em vez disso, pode ser usada uma vedação de silicone especial, que serve como melhor proteção contra vazamentos.

Além dos elementos anteriores, existem também vários dispositivos para a instalação de uma chaminé em tubos sanduíche, bem como para o seu posterior funcionamento.

Métodos para proteger a chaminé
A chaminé é fixada com suportes a cada dois metros. Os fixadores para fixação dos grampos na parede são selecionados de acordo com o material de que são feitos

Como escolher o diâmetro da chaminé necessário?

O diâmetro do tubo da chaminé é selecionado com base nos dados de potência da caldeira.

Para instalações de aquecimento de baixa potência com menos de 3,5 kW, são utilizados tubos com diâmetro de 8 cm, para caldeiras com valores não superiores a 5,2 kW, são utilizados tubos com diâmetro de 9,5 cm, e acima de 5,2 kW - 11 cm Não é permitido estreitar a chaminé, mas pode-se realizar o alargamento.

Outro indicador que afeta o diâmetro da chaminé é a espessura da camada isolante. Pode ser de 25 a 100 mm. Quanto maior, melhor exibe suas propriedades, mas seu custo também aumenta. A espessura do próprio metal usado para produzir tubos pode chegar a um milímetro.

Se for necessário construir, substituir ou modernizar qualquer secção da chaminé, o consumidor pode encontrar-se numa situação difícil. Elementos de marcas diferentes não são capazes de fornecer uma junta estanque.

Ao comprar peças faltantes, é melhor encontrar (encomendar) componentes da mesma marca do restante da estrutura.

Instalação de sistema sanduíche para remoção de fumaça

Antes de instalar a estrutura, deve-se ler atentamente a documentação técnica e as normas de segurança.

É imprescindível tomar todas as medidas para evitar incêndios durante o funcionamento da chaminé.

Características do layout da chaminé
Antes de comprar é necessário calcular todos os materiais, levando em consideração o layout específico da casa

Passo #1 - montagem dos elementos do tubo da chaminé

A instalação da estrutura começa sempre de baixo para cima. As chaminés sanduíche não devem ser conectadas diretamente a um dispositivo de aquecimento.

Sequência de conexão
Um elemento de chaminé sanduíche nunca é conectado ao dispositivo de aquecimento - um tubo ou adaptador de parede única é instalado primeiro

Primeiro, instale um adaptador especial ou um tubo de aço de parede única com meio metro de comprimento.

Se estiver previsto conduzir o tubo diretamente para a parede, instale uma saída horizontal com uma ligeira inclinação de 2°.

Adaptador para montagem e instalação de chaminé sanduíche
O adaptador foi projetado para conectar diferentes seções do sistema de chaminé - tubos de parede simples e sanduíche

A seção do tubo não isolado pode ser curta ou longa se for esperada uma maior transferência de calor. As paredes e estruturas localizadas próximas a ela devem ser protegidas com tela ou invólucro.

Eles o instalam “sem fumaça”, ou seja, colocam-no em cima do tubo do aquecedor e protegem adicionalmente a junta com um selante resistente ao calor.

Montagem correta da chaminé
A montagem “por condensação” evita que gotas de umidade penetrem no sistema de isolamento, o que reduz significativamente suas propriedades isolantes

O elemento sanduíche da chaminé pode ser ligado ao dispositivo de aquecimento através de um adaptador - um tubo de circuito duplo, cuja parte inferior é instalada “para fumos” e a parte superior “para condensados”.

Todas as tubulações subsequentes serão instaladas “sobre condensado”, o que evitará sua infiltração e protegerá contra danos à camada de isolamento térmico.

Todas as juntas são fixadas com acoplamentos. Perto de cada cruzamento instale uma braçadeira, projetado para montar o sistema na parede.

Para evitar movimentos laterais da estrutura, são utilizados suportes de parede a cada dois metros e suportes de apoio para tês. O sistema é fixado à parede por meio de consoles ou plataformas de apoio a cada cinco metros.

Passo #2 – passagem de tetos e paredes

Mesmo o facto de as chaminés sanduíche terem uma camada isolante não significa que a sua superfície não possa aquecer fortemente. Portanto, é proibido colocá-los sem isolamento adicional próximo a materiais inflamáveis ​​(madeira, plástico, etc.).

As juntas dos tubos sanduíche para chaminés durante a sua instalação e funcionamento não devem coincidir com a passagem no tecto ou na parede.

Passagem pelo teto
O espaço livre entre o teto e o tubo é preenchido com lã de basalto não inflamável e não inflamável

O diâmetro do furo na parede ou teto é cortado 250 mm maior que o diâmetro do tubo externo.

Faça-o redondo ou retangular. No espaço livre é colocado material resistente ao calor, que fica escondido por placas decorativas.

Nó de passagem
A unidade de passagem é resistente ao calor, evita a deformação da chaminé quando a estrutura do edifício se move - encolhimento, deformação por umidade e temperatura

Para passar pelo teto e, principalmente, por materiais inflamáveis, também é utilizada uma unidade de passagem especial. É deixado um espaço de ar entre o contorno externo e a superfície interna do conjunto.

Ao passar por um teto ou parede de material levemente inflamável, pode-se utilizar uma plataforma de descarga em vez de uma unidade de passagem. Funcionará como um suporte adicional.

Passo #3 – passagem do sistema pelo telhado

Ao retirar chaminé através do telhado, seu aperto está quebrado. Para fortalecer o tubo, isolá-lo dos elementos inflamáveis ​​​​da cobertura e eliminar a possibilidade de vazamentos na cobertura, são utilizados dispositivos especiais: coberturas cônicas, vedações de silicone.

Essas peças possuem ângulos de inclinação padronizados e são selecionadas levando em consideração os parâmetros do telhado.

Selo de silicone
Selante de silicone - master flush simplifica muito o trabalho e ajuda a criar proteção confiável contra vazamentos

Ao colocar o tubo, calcula-se que a distância aos materiais inflamáveis ​​seja de pelo menos 37 cm.Para proteger contra a entrada de água sob o telhado, um avental é instalado sobre o telhado. Suas bordas ficam sob o telhado.

Passo #4 – colocar a estrutura acima do telhado

A altura do tubo da chaminé depende da distância entre a base do tubo e a cumeeira, mas não menos de meio metro acima da cumeeira, 1,2 m acima da superfície de uma cobertura plana ou 2 m com uma cobertura combinada. Se a cabeceira da crista estiver a um metro e meio a três metros de distância, ela deve ser colocada acima ou oposta à crista.

Se a distância for de 3 m ou mais, então é permitido colocar a cabeça não abaixo da linha que é formada se você traçar uma linha horizontal a partir da crista e medir um ângulo de 10°.

Colocação acima do telhado
Se a cabeça do tubo for montada abaixo do necessário, poderá ocorrer refluxo no sistema.

Se houver um edifício próximo, o topo da chaminé deve subir um metro e meio ou mais acima do telhado.

Um tubo deste tamanho deve ser ainda mais reforçado com cabos de sustentação.

Regras para montagem e instalação de chaminé sanduíche
Ao planejar o projeto da chaminé, leve em consideração o tipo de cobertura e a localização dos edifícios vizinhos. O tubo não deve entrar na zona de apoio, o que afetará negativamente a formação da tiragem

Se material inflamável foi usado para cobrir o telhado, então a chaminé coloque um supressor de faíscas. O desenho da chaminé é completado por uma cabeça em forma de cone. Às vezes ele fica protegido fungo ou defletor, outros dispositivos.

O que fazer para melhorar a tração?

O princípio de funcionamento da chaminé baseia-se na criação de tiragem - efeito de ventilação que ocorre devido à diferença de temperatura no meio e no exterior da conduta.

A densidade do ar quente no sistema de chaminé é menor que a do ar frio externo e isso leva a uma diferença de pressão.Devido a esta diferença, o ar frio entra no recuperador e o ar quente sobe pela chaminé e sai.

Razões para a má remoção de produtos de combustão

Uma forma simples de determinar a presença ou ausência de correntes de ar é avaliar visualmente a presença de fumaça no ambiente ou identificar o problema pela cor do fogo.

Tons laranja indicam tiragem insuficiente, chamas brancas e zumbido na chaminé indicam tiragem excessiva. Às vezes, o desejo pode mudar de direção por um curto período de tempo.

Causas de deterioração na tração
As causas comuns de tiragem reversa ou insuficiente são uma obstrução alta e uma chaminé baixa

Sem levar em conta uma chaminé que não é limpa a tempo e está entupida, os motivos pelos quais isso ocorre impulso reverso, a seguir:

  • cálculo incorreto da relação entre a potência da caldeira e os parâmetros da tubulação;
  • condições climáticas desfavoráveis ​​- neblina, chuva, calor, vento forte;
  • um grande número de seções estreitas e curvas na estrutura da chaminé;
  • localização elevada da cumeeira em relação ao topo da chaminé ou edifícios altos próximos;

Também para a formação de tiragem normal, falta de ar fornecido e insuficiência ventilação na casa.

Como evitar problemas de tração?

Aqui estão algumas recomendações sobre como montar uma chaminé sanduíche para que o aquecedor não se torne uma fonte de fuligem e fuligem na casa:

  • a altura da estrutura deverá ser igual ou superior a cinco metros;
  • é preferível construir uma chaminé reta - sem curvas e curvas;
  • as voltas (não mais que três) são feitas em um ângulo de 45°;
  • Uma secção quase horizontal da chaminé pode estender-se desde a caldeira (com uma inclinação de 2°), mas não mais de um metro.

Se durante o funcionamento da chaminé forem descobertos problemas de evacuação de fumos, recorrem à instalação de dispositivos especiais que aumentam a tiragem.

Poderia ser:

  • Defletor. Funciona com base no princípio de reduzir a pressão à medida que o ar passa ao redor dos obstáculos. Funciona bem em tempo de vento, mas em tempo calmo pode, pelo contrário, dificultar a remoção de fumos.
  • Estabilizador. É um elemento adicional que tem a forma de um guarda-chuva e é colocado no topo do tubo. Por baixo, o ar entra pela área aberta, aumentando a tração.
  • Turbina rotativa. Funciona com a força do vento: girando em uma direção, cria um vácuo de ar acima do canal. Não é eficaz em clima calmo.

Todos estes dispositivos não são uma panacéia, especialmente se a chaminé não for inicialmente projetada corretamente.

Defletor
O defletor pode interferir na remoção dos produtos da combustão em tempo calmo

Operação de sistemas sanduíche de chaminé

Após a instalação da chaminé, deve-se realizar um teste de fogo para verificar a estanqueidade das juntas e certificar-se de que as estruturas e materiais adjacentes não aquecem.

Ao usar o sistema pela primeira vez, pode aparecer uma leve fumaça e um cheiro específico proveniente do aquecimento de resíduos de óleo, selante e poeira na superfície dos tubos.

A operação correta requer tempo remoção de fuligem. Ao limpar, não use detergentes. Uma revisão dos melhores produtos e métodos de limpeza é discutida em nosso outro artigo.

É preferível que seja realizado por uma entidade que possua uma licença especial que dê direito à realização deste tipo de trabalho.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Mais informações sobre como montar corretamente uma chaminé confiável a partir de tubos sanduíche modulares podem ser visualizadas no vídeo:

A auto-instalação de uma chaminé a partir de tubos sanduíche exigirá que o usuário estude algumas nuances e sutilezas. Mas, ao fazer o trabalho corretamente, você pode ter certeza da segurança de sua família e de você mesmo.

Você tem experiência na montagem de uma chaminé com trabalho sanduíche? Você mesmo instalou essa chaminé? Compartilhe sua experiência com artesãos iniciantes - escreva no bloco de comentários quais dificuldades você encontrou durante a instalação, há quanto tempo você a usa e como você cuida de sua chaminé.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica