Limpeza de fuligem de chaminés de fogões e lareiras: os melhores meios e métodos para eliminar a fuligem de uma chaminé

A limpeza regular da fuligem das chaminés dos fogões e lareiras é um procedimento obrigatório, independentemente da frequência de utilização do aquecedor. Preparações químicas modernas, remédios populares testados pelo tempo e métodos mecânicos especiais são adequados para essas atividades.

A escolha do método mais eficaz depende do nível de contaminação das condutas da chaminé e da vontade dos proprietários de fazerem tudo sozinhos ou, no sentido pleno da palavra, sem sujar as mãos, de confiar o trabalho a profissionais.

Você está planejando se livrar da queimadura sozinho, mas não sabe qual método usar? Nós o ajudaremos a decidir sobre suas táticas. O artigo fornece uma visão geral detalhada dos métodos mais eficazes, indica as causas do rápido entupimento da chaminé e indica o momento das atividades de limpeza.

Por que a chaminé fica entupida?

O entupimento dos dutos da chaminé é um processo natural que ocorre como resultado da combustão. Apenas parte do combustível, decomposto em frações, adquire a forma gasosa e é liberado na atmosfera como emissão.

Outros fragmentos de estrutura mais pesada e densa assumem a forma de depósitos de fuligem e se depositam na superfície interna da tubulação, piorando significativamente seu rendimento com o tempo.

Tubo de chaminé
O tubo da chaminé que sai do telhado deve ser coberto com uma tampa especial à prova de vento. Então, durante o tempo de inatividade sazonal, um ninho de pássaro ou vespa não será construído ali e, no inverno, folhas, galhos, gelo e outros elementos estranhos não entrarão

O uso de lenha de árvores coníferas causa entupimento de canais. Substâncias resinosas viscosas, contidas em excesso na composição, formam uma poderosa base adesiva e ajudam a reter depósitos de fuligem.

Essa contaminação é difícil de limpar com preparações e requer remoção cuidadosa com dispositivos mecânicos.

Lixo doméstico, embalagens, restos de móveis antigos, têxteis e outros itens que não são recurso combustível por definição, durante a combustão, emitem complexos de éter cáustico, carcinógenos pesados ​​​​e compostos resinosos.

Portanto, a queima desses dejetos humanos na fornalha de um fogão ou lareira afeta negativamente o funcionamento de equipamentos de aquecimento de qualquer classe.

Todos eles, na forma de um sedimento denso e viscoso, cobrem a superfície interna dos tubos e criam condições para a retenção de fuligem, fuligem e fuligem. O canal pelo qual os elementos gasosos escapam para a atmosfera se estreita ao mínimo, a corrente de ar vira e parte da fumaça entra na sala.

A temperatura ambiente cai e o uso de equipamentos de aquecimento torna-se perigoso devido ao risco de envenenamento por monóxido de carbono.

Eles aceleram o entupimento do canal da chaminé com depósitos de lenha de floresta úmida recém-cortada.

Se a umidade atual de uma tora exceder 12%, é estritamente proibido jogá-la imediatamente na fornalha. Deve ser bem seco em ambiente aquecido por pelo menos 1 semana.

As toras úmidas reduzem o nível de transferência de calor em 35%, obstruem rapidamente o sistema de exaustão de fumaça e, eventualmente, causam sua falha.

Limpador de chaminé
A fuligem, que cobre o interior do tubo com uma camada espessa, é altamente inflamável e pode pegar fogo repentinamente. Isso está repleto de incêndio nas instalações e propagação do fogo para casas vizinhas e anexos próximos

Às vezes, o acúmulo ativo de fuligem no interior da tubulação é provocado por erros cometidos acidentalmente ou por inexperiência durante o processo de assentamento da fornalha e arranjo de chaminé para lareira ou forno.

Poderia ser:

  • ângulo do tubo calculado incorretamente;
  • as paredes do sistema de drenagem são muito finas;
  • selecionado incorretamente tubo de chaminé;
  • aumento do volume de condensado formado devido ao isolamento térmico insuficiente;
  • número excessivo de curvas e voltas da chaminé;
  • rugosidade na superfície interna dos canais de saída.

São estes motivos que aceleram a contaminação das chaminés e reduzem várias vezes o rendimento dos fogões, caldeiras e lareiras. Os proprietários são aconselhados a ter muito cuidado na escolha dos fabricantes de fogões e a contactar apenas aqueles que já tenham comprovado as suas competências e qualificações.

Caso contrário, a questão de como limpar a chaminé da sua casa surgirá com uma regularidade invejável, causando-lhe muitos problemas e exigindo custos financeiros constantes.

Sintomas de uma chaminé bloqueada

Não é difícil adivinhar que o sistema de chaminé está entupido. Isto é claramente indicado pela diminuição acentuada da tiragem na fornalha e pelo resfriamento perceptível nos quartos.

A ignição primária problemática do recurso combustível e a extinção aleatória da chama também indicam uma diminuição na permeabilidade dos canais e uma violação da troca de ar adequada.

Limpando a chaminé da casa
Se a chaminé for limpa incorretamente, isso causará problemas adicionais. Um técnico que não tenha a experiência adequada pode danificar gravemente a tubulação e até comprometer a integridade de todo o sistema. Os resultados serão decepcionantes

Um sinal de que a chaminé precisa de limpeza é a mudança na cor da chama na câmara de combustão. Um fogo que adquire uma cor laranja suculenta enquanto queima claramente implica um problema.

Isto também é evidenciado pelo cheiro inesperado que surge, o que não é característico do funcionamento normal da fornalha.

Frequência de limpeza

Para fins preventivos, os especialistas recomendam fortemente a inspeção e inspeção visual de fogões, caldeiras de combustível sólido, lareiras e dutos de chaminés.

Cronograma de auditorias planejadas:

  • qualquer equipamento de aquecimento – após a instalação inicial em área residencial, imediatamente antes do lançamento, após a conclusão dos trabalhos de reparação;
  • sistemas de operação sazonal – antes do início e no final do uso intensivo;
  • caldeiras e fornos a gás – duas vezes por ano nos primeiros 2 anos após a instalação/assentamento e depois uma vez por ano;
  • chaminés de tijolo – trimestralmente;
  • chaminés feitas de quaisquer outros materiais – a cada 12 meses;
  • tubos de saída de fornos de aquecimento e aquecimento – três vezes por temporada.

Caso sejam identificados problemas durante a inspeção, eles deverão ser corrigidos imediatamente. Assim, o sistema funcionará corretamente e proporcionará o nível adequado de conforto e segurança contra incêndio em instalações residenciais.

Como limpar uma chaminé
A limpeza da chaminé é obrigatória o mais rápido possível, caso esta perca a capacidade e fique entupida os produtos da combustão não escapam para a atmosfera, mas regressam às salas.

Você mesmo pode organizar atividades de limpeza ou recorrer aos serviços de um limpador de chaminés. O principal é corrigir todos os problemas em tempo hábil e garantir que o equipamento funcione normalmente.

TOP 5 produtos químicos para limpeza

Os produtos químicos para limpeza rotineira de chaminés de caldeiras, fogões e lareiras a combustível sólido são atrativos pela simplicidade, custo razoável e facilidade de uso.

Os proprietários não precisam comprar equipamentos especiais, sujar as mãos com fuligem e fazer grandes esforços físicos para colocar o equipamento em condições de funcionamento.

Preparativos para limpar chaminés de fuligem
Os produtos para remoção de fuligem e depósitos de sistemas de chaminés são produzidos na forma de pó, grânulos ou briquetes, lembrando o formato de um clássico tronco de madeira. A eficiência não depende da forma de liberação

Os preparativos adquiridos são simplesmente colocados no fogo em um determinado volume ou colocados junto com a lenha durante o acendimento. Durante a exposição térmica, os componentes de trabalho reagem com fuligem ou elementos resinosos e contribuem para a sua decomposição.

A parte gasosa, junto com a fumaça, escapa para a atmosfera, e a parte seca simplesmente cai no fundo. Em seguida, é removido junto com os produtos sólidos da combustão e as cinzas.

Muitas empresas nacionais e europeias estão envolvidas na produção de reagentes químicos para limpeza. Seus produtos têm demanda estável e atendem bem às suas tarefas.

Produto nº 1 – Pó de limpeza Sadpal

Remédio polonês Sandpal é um pó verde de grão fino, não explosivo e não inflamável.

É constituído por um complexo de sais inorgânicos e serve como catalisador para a pós-combustão da fuligem que se deposita na chaminé de lareiras e fogões. Afeta efetivamente a matéria orgânica, decompondo-a em água e dióxido de carbono.

Em um volume de 1 colher de sopa, despeje em uma câmara de combustão bem aquecida diretamente sobre as partes fumegantes do combustível. Se a queima for realizada com recurso seco, a dose é ligeiramente reduzida e, para recurso úmido com coeficiente de combustão fraco e insignificante, aumenta em 10-15%.

Limpador de fuligem para chaminés
O fabricante recomenda que os clientes utilizem o produto estritamente de acordo com as instruções. A violação das proporções afeta negativamente o procedimento de limpeza e não traz os resultados desejados.

Durante a oxidação da fuligem, grandes frações da substância resultante caem no fundo da câmara de combustão e pequenas frações, juntamente com os gases de combustão, sobem e vão para o tubo de saída.

Usando o pó de limpeza Sadpal você pode:

  • otimizar o consumo de carvão e lenha;
  • reduzir o risco de ignição de depósitos residuais de fuligem;
  • reduzir o volume de emissões de enxofre na atmosfera;
  • proteger da corrosão fragmentos de metal localizados na seção da chaminé;
  • proteger os elementos cerâmicos do sistema contra rachaduras.

Com manutenção regular, o tubo não ficará mais entupido com resíduos de combustão, não sofrerá depósitos resinosos e não exigirá limpeza mecânica complexa e trabalhosa.

Remédio #2 – Concentrado Hansa

Concentrado Hansa fabricado com tecnologia proprietária alemã nas instalações de produção de uma fábrica na Lituânia.

É um pó branco-azulado de grão fino proveniente de uma mistura de cristais, embalado em potes plásticos com tampa ou sacos plásticos econômicos de alta resistência.

Componentes individuais atuam como catalisadores e estimulam a decomposição de resinas de madeira em gases inflamáveis. Outros elementos, durante o processo de aquecimento, produzem compostos gasosos que destroem a estrutura dos depósitos de fuligem, fuligem e alcatrão.

Limpador de chaminé
O pó de cristal Hansa é simples e fácil de usar. Pode ser utilizado não só para a limpeza global dos sistemas de exaustão, mas também para evitar que os produtos da combustão se depositem nos fragmentos internos lisos e texturizados das chaminés.

A adesão à superfície do sistema de chaminé enfraquece e todo o excesso é lançado na atmosfera junto com outras emissões. O produto vem com instruções detalhadas sobre como limpar a chaminé doméstica de fogões e caldeiras a combustível sólido, sistemas de lareira abertos e fechados.

Além do pó, a empresa produz log "Varredor de chaminés" e pellets para manutenção preventiva de unidades de aquecimento que funcionam com combustível granulado.

Ferramenta nº 3 - composição química Kominicek

Uma droga Kominichek fabricado na República Tcheca. Projetado para remover depósitos de fuligem e outros produtos de combustão da chaminé que são propensos à combustão espontânea e prejudicam as propriedades de tração de fogões, caldeiras e lareiras.

Durante o processo de aquecimento, reage com substâncias depositadas no interior dos tubos e as decompõe.

Limpador de chaminé
O produto deve ser utilizado estritamente de acordo com a dosagem indicada pelo fabricante. Não há necessidade de aumentar a porção única.É melhor repetir o procedimento se necessário e, durante a estação de aquecimento ativo, limpá-lo a cada duas semanas.

Após a manutenção, os fogões e lareiras funcionam com mais eficiência e o consumo de combustível é visivelmente reduzido. A possibilidade de combustão espontânea de depósitos de alcatrão e fuligem é reduzida a zero. Usar equipamento de aquecimento novamente torna-se seguro, conveniente e confortável.

Remédio #4 – Produtos “Smoke” da Ecolays

Empresa nacional Ecolays produz produtos para limpeza de chaminés em três versões:

  • grânulos;
  • caixa;
  • registro.

A preparação granulada destina-se a caldeiras e fogões a pellets. É misturado com uma composição de combustível de granulação média e despejado na câmara de combustão.

A versão em caixa consiste em sais metálicos e carvão ativado. As etiquetas externas são retiradas, colocadas na fornalha, regadas com um líquido especial e incendiadas. O produto funciona por uma hora e meia, transforma a fuligem em uma substância quebradiça e estimula sua rápida combustão.

Como limpar uma chaminé
A caixa “Smoke” não dá resultados instantâneos, mas funciona de forma prolongada durante 14 dias. O efeito mais completo e pronunciado é observado 2-3 meses após o uso

A tora Smoke tem o formato de um bloco elegante de madeira natural. É colocado na fornalha junto com uma carga de lenha e não revela de forma alguma a sua presença ali.

Durante o processo de aquecimento, produz uma chama específica de cor azul. Isto significa que os componentes já reagiram com depósitos e a limpeza prossegue normalmente.

Remédio #5 – Pó de limpeza Spalsadz

Catalisador polonês para queima de depósitos de alcatrão e fuligem Spalsadz Disponível em pó. Contém sais inorgânicos.À medida que a temperatura aumenta, liberta componentes que decompõem estruturas orgânicas em água e dióxido de carbono.

Limpeza de chaminés com Spalsadz
A fórmula exclusiva Spalsadz acelera significativamente o processo de limpeza de chaminés e reduz significativamente a quantidade de emissões de dióxido de enxofre na atmosfera

A droga não reage com fragmentos cerâmicos do sistema de exaustão de fumaça. Após a limpeza global, a eficiência dos dispositivos de aquecimento aumenta em 20%.

O uso de remédios populares

Os oponentes dos produtos químicos e dos métodos modernos preferem limpar os sistemas de fumaça usando os bons e velhos métodos populares. São mais simples, mais acessíveis e reconhecidos como os mais seguros.

Os componentes naturais funcionam de forma lenta e delicada, mas não causam danos e não têm impacto negativo no sistema e nos seus elementos constituintes.

Método #1 - limpeza com sal-gema

O sal-gema é um dos reagentes mais acessíveis, baratos e ecológicos para a remoção de fuligem de chaminés. Não há necessidade de preparação especial para a limpeza. Basta colocar alguns punhados grandes na lenha e acender o fogo imediatamente.

Limpador de chaminé
A limpeza com sal-gema é adequada para sistemas levemente sujos. Uma densa camada de fuligem e fuligem não pode ser destruída desta forma. Mas, como medida preventiva, você pode tratar regularmente os dutos da chaminé com uma composição de sal.

Durante a combustão do combustível, muito oxigênio é liberado. Amolece a fuligem da superfície interna do tubo e reduz sua camada.

Parte da fuligem voa para a atmosfera na forma de gás e o restante cai na parte acesa na forma de um pó escuro. Depois, você pode simplesmente retirá-lo com uma pá de metal ou removê-lo com um aspirador potente.

Método #2 – Cascas de batata para cachimbos

Descascar (descascar) batata é uma maneira fácil de livrar a fuligem e a fuligem da chaminé. É verdade que para conseguir um efeito perceptível terá que preparar muitas limpezas - dependendo do tamanho do fogão ou da lareira, de meio a um balde inteiro.

Eles primeiro precisarão ser secos até ficarem quebradiços e só então carregados em uma fornalha bem aquecida.

Remédio natural
As cascas de batata não são adequadas para remover uma grande camada de depósitos gordurosos e fuliginosos. Os estimulantes de combustão orgânica são muito mais ativos que os minerais e podem ser mais perigosos para os seres humanos do que os produtos químicos.

Durante o processo de catálise, os componentes do betume irão queimar gradativamente e o resultado se assemelhará aos efeitos dos reagentes químicos, apenas em uma versão mais suave.

O pó de fuligem continuará a ser derramado na parte de combustão por mais alguns dias e então isso irá parar e o nível geral de eficiência do sistema irá melhorar. A queima periódica de cascas de batata é uma excelente prevenção da ocorrência de tiragem reversa na chaminé.

Método #3 - lenha de álamo tremedor para remover fuligem

Acender um fogão ou lareira com lenha de álamo tremedor é um procedimento de limpeza simples e bastante eficaz. Sua conveniência reside no fato de que nenhuma ação adicional precisa ser realizada. Basta colocar a lenha na fornalha, acender o fogo e esperar que queime completamente.

Limpador de chaminé
Não há dificuldade em distinguir a lenha de álamo tremedor de qualquer outra. A árvore da floresta tem casca lisa com tonalidade verde-acinzentada opaca ou levemente azulada e cor muito clara, quase branca quando recém-cortada.

Como recurso para geração constante de calor, a lenha de álamo tremedor não é aconselhável. Eles queimam muito rapidamente e, em comparação com outros tipos de madeira, proporcionam uma transferência de calor extremamente fraca.

Mas, como elemento de limpeza, são eficazes e populares. Durante o processo de aquecimento, a chaminé fica muito quente e fica naturalmente livre de incrustações e depósitos.

Características de limpeza mecânica

A limpeza mecânica dos canais da chaminé é outro método eficaz para remover fuligem acumulada, depósitos de fuligem e alcatrão que reduzem a qualidade do sistema de aquecimento.

Isto é feito de duas maneiras:

  • principal;
  • mais baixo

A limpeza por cima através do telhado é realizada apenas em condições climáticas normais e sem vento. Requer experiência, treinamento físico e cumprimento de medidas de segurança pessoal.

O mestre faz todo o trabalho no telhado de um prédio residencial. Com esta opção, a sujeira não entra nos alojamentos, mas é removida para fora por meio de dispositivos especiais.

Limpeza de chaminés por um mestre
Normalmente, a limpeza de topo é realizada em dias bons e secos, no outono, antes do início da estação de aquecimento, e na primavera, após o término do uso constante do fogão ou lareira. Isso ajuda a manter a chaminé em boas condições.

A limpeza do fundo é feita pela saída da fornalha. A operação é segura e não requer estar no telhado, mas depois fica muita sujeira e resíduos de combustão nos ambientes.

Limpeza da chaminé das instalações
Na maioria das vezes, o método inferior é usado no inverno, quando o duto da chaminé precisa ser limpo, mas as condições climáticas objetivas não permitem que isso seja feito através do telhado.

A principal ferramenta de usinagem é uma escova larga para tubos redondos ou uma escova dura para tubos quadrados.

O trabalho é trabalhoso e requer certa habilidade. Muitos proprietários preferem não fazer isso sozinhos, mas confiam a um limpador de chaminés profissional.

Informações adicionais sobre como limpar você mesmo o duto de fumaça são apresentadas em Este artigo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Uma forma interessante de limpar canos que não requer subir no telhado - simples, moderna e eficaz.

O que fazer se o fogão ou a lareira começarem a fumegar e as propriedades de tração enfraquecerem visivelmente. Como limpar canais de drenagem com as próprias mãos.

Teste de três produtos químicos populares para limpeza de chaminés. Resultados reais e comparação da eficácia de medicamentos de diferentes fabricantes.

A limpeza regular dos canos e canais das chaminés é um procedimento muito necessário e útil. Tem um efeito benéfico no estado geral do sistema de aquecimento, restaura as propriedades de tração do equipamento e promove o consumo económico de recursos.

As medidas preventivas podem ser realizadas de forma independente, conforme necessário, seguindo rigorosamente as instruções dos medicamentos e normas de segurança. Em caso de bloqueios ou outros problemas mais graves, é preferível recorrer aos serviços de especialistas experientes.

Você tem experiência pessoal na limpeza de fogão ou chaminé de lareira? Por favor, diga aos leitores qual método de remoção de fuligem você usou. Deixe comentários, faça perguntas e participe de discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Aline

    Eu cresci em uma casa particular em uma vila. Tínhamos aquecimento por fogão, por isso lembro-me bem de todo o “encanto” de limpar a chaminé. Agora meus pais moram lá. Eles encontraram uma maneira boa, conveniente e rápida de se livrar da fuligem. Na aldeia mora um homem que fez ele mesmo um aparelho semelhante a um ventilador. No telhado, ele abaixa na chaminé e a fuligem sai voando com o fluxo de ar.Não sei exatamente como funciona, mas esse procedimento é suficiente para a temporada.

  2. Se você fizer tudo com sabedoria e evitar regularmente o acúmulo de fuligem, não deverá haver problemas com a limpeza das chaminés do fogão. Em geral, inicialmente vale a pena prescindir de muitas curvas na chaminé, pois é nelas que a fuligem gosta de se acumular. É imprescindível isolar a chaminé para que o canal aqueça rapidamente e o ponto de orvalho seja o mais alto possível. Neste caso, a limpeza mecânica pode não ser útil.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica