Registro do limpador de chaminés para limpeza de chaminés: composição do produto e instruções de uso + avaliações dos proprietários
Um prático e seguro produto “Varre-chaminés” para limpeza de chaminés permite manter em condições de funcionamento os canais de exaustão dos produtos de combustão dos modernos fogões, caldeiras e lareiras, sem custos financeiros e esforços físicos desnecessários. Toras artificiais são baratas e vendidas em muitas lojas de ferragens.
Para remover a fuligem, basta colocar o “Varredor de Chaminés” em uma fornalha aquecida, esperar até que queime e depois remover os depósitos de carbono acumulados. Após este procedimento, a eficiência do sistema de aquecimento aumentará, a transferência de calor aumentará e o consumo de combustível se tornará mais econômico. Você concorda que este método de limpeza de chaminés parece muito atraente?
Porém, antes de usar o limpador de chaminés, não faria mal nenhum entender a composição, o princípio de funcionamento do produto, e também conhecer o procedimento para sua utilização. É importante preparar adequadamente a chaminé para a limpeza, seguir o horário de trabalho recomendado e a dosagem do medicamento.
Todas essas questões foram estudadas por nós e descritas detalhadamente no artigo. Além disso, coletamos avaliações reais de usuários sobre a eficácia do limpador de chaminés e também listamos conselhos de profissionais experientes especializados na limpeza de dutos de chaminés.
O conteúdo do artigo:
- Os principais sinais de chaminé entupida
- Características e finalidade do produto
- Processo de limpeza passo a passo "Varredor de chaminés"
- Regras de dosagem de medicamentos
- Modo de sessão ideal
- O que os compradores dizem sobre a tora?
- Recomendações de artesãos profissionais
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Os principais sinais de chaminé entupida
Não é difícil entender que os canais de drenagem necessitam de limpeza imediata. Isto é claramente indicado pela notável deterioração das propriedades de tração e uma diminuição no nível de transferência de calor do sistema.
A fumaça que entra na sala e as faíscas que saem da fornalha também indicam a necessidade de eliminar imediatamente o entupimento da chaminé.
Se você ignorar esses pontos, a situação só vai piorar. A fuligem depositada dentro da chaminé pode pegar fogo repentinamente.
Isto levará à fissuração das paredes da chaminé e à violação da integridade do sistema de exaustão. Para eliminar as consequências você pode usar selante de alta temperatura, mas é extremamente importante evitar o reaparecimento de fissuras, que podem provocar um incêndio.
Já não é possível eliminar a fuligem velha apenas com o produto Limpador de Chaminés. Será necessário um trabalho mais global, que só os profissionais podem realizar. Não será barato para os proprietários. Portanto, é melhor monitorar constantemente o estado da chaminé e remover bloqueios antes que causem danos graves à sua casa.
Características e finalidade do produto
O tronco artificial do limpador de chaminés tem uma área de utilização limitada. Com sua ajuda é permitido limpar lareiras e fogões a lenha ou matérias-primas de carvão. É nessas condições que a tora dá um bom resultado.
Para equipamentos de aquecimento que operam com recursos de combustível, como eletricidade e gás, o limpador de chaminés não é absolutamente adequado.
Características básicas da tora artificial
Uma tora para limpeza de chaminés denominada “Varre-chaminés” é produzida por um fabricante nacional. Visualmente, parece um bloco de madeira alongado comum.
Disponível em duas versões:
- padrão – peso 1,3 kg, 25x8x6 cm;
- mini – 0,8kg, 15x8x6 cm.
O primeiro módulo destina-se a fogões e lareiras convencionais com grande câmara de combustão. O segundo é usado para fogões de pequeno porte e fogões com fornalha compacta.
O nome do produto está indicado na embalagem externa e no verso instruções detalhadas que descrevem as regras e princípios de uso.
O que ele contém?
O fabricante que produz o produto de limpeza o considera absolutamente seguro tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas e animais próximos.
O registro artificial inclui os seguintes itens:
- cera de carvão contendo a quantidade ideal de pó de carvão;
- serragem de madeira seca;
- sílica amorfa;
- ureia;
- o sulfato de amônio é um composto ativo de ácido sulfúrico amplamente utilizado para fins industriais;
- sulfato de sódio anidro (sal de sódio).
Esses ingredientes são inofensivos e não devem causar preocupação.Além disso, o cloreto de zinco e o óxido de fósforo são utilizados na produção de toras. Em altas concentrações, esses medicamentos podem ser perigosos, especialmente para a pele e as membranas mucosas dos olhos.
É por isso que o fabricante aconselha não remover o invólucro protetor de papel da tora. Esta medida permite realizar corretamente a limpeza global da chaminé e não arriscar a sua saúde ao entrar em contacto com substâncias agressivas.
Processo de limpeza passo a passo "Varredor de chaminés"
Você não pode comprar uma tora artificial e colocá-la imediatamente na fornalha para queimar. Você precisa se preparar para o processo de limpeza da fuligem com a ajuda dele. Vejamos mais de perto todas as etapas desse procedimento, começando pela preparação.
Passo #1 – preparação para o procedimento
Você precisa se preparar adequadamente para a limpeza dos dutos da chaminé com toras artificiais. Em primeiro lugar, é necessário inspecionar cuidadosamente o sistema de drenagem quanto a entupimento com detritos ou outros elementos estranhos.
Se for descoberto um bloqueio, primeiro é necessário tratar mecanicamente a chaminé com uma escova especial ou escova de metal.
No inverno, a remoção do bloqueio só é possível por baixo da área residencial. O procedimento é meticuloso e sujo. Depois disso, partículas de poeira de cinzas, pedaços de fuligem e fragmentos de outros produtos da combustão permanecem no chão.
Em dias quentes e sem vento, a limpeza mecânica pode ser feita pelo telhado.No entanto, isto é bastante difícil do ponto de vista da segurança pessoal.
Para tal evento, é preferível convidar um profissional com experiência em trabalhos em grandes altitudes. Fará um excelente trabalho e fornecerá as condições necessárias para a limpeza rotineira do sistema por meio de uma tora.
Passo #2 - usando o limpador de chaminés
Para a limpeza, apenas uma tora artificial pode ser colocada na fornalha. Se quiser acelerar o processo e aumentar a sua eficiência, é aconselhável combinar o “Varredor de Chaminés” com lenha seca e colocar tudo sobre brasas bem aquecidas.
A tora deve ficar em cima da lenha. A influência térmica estimulará o seu funcionamento e aumentará a eficiência da corrente. Durante o processo de limpeza, o produto queimará completamente e restarão apenas cinzas finas.
Para obter resultados de alta qualidade, você precisa cumprir rigorosamente os desejos do fabricante e seguir rigorosamente o plano de ação designado.
É composto por vários cargos que devem ser preenchidos:
- Retire a tora artificial da embalagem original de papelão. Não rasgue ou danifique a embalagem protetora de papel de qualquer outra forma.
- Coloque o bloco do limpador de chaminés em uma fornalha quente. Você pode usá-lo sozinho ou em combinação com lenha seca.
- Use um isqueiro ou fósforos e acenda ambos os lados da embalagem de papel da tora. Se a lareira estiver sendo limpa, é necessário colocar uma grade protetora especial na frente do fogo. No forno é necessário cobrir as abas externas da porta.
- Espere até que a barra queime completamente.Normalmente, isso leva 90 minutos para uma tora de tamanho padrão e 45-60 minutos para um mini “Varredor de Chaminés”.
- As cinzas remanescentes da preparação não devem ser retiradas da câmara de combustão. Os produtos residuais da combustão devem permanecer no fogão ou lareira durante os próximos 8 a 14 dias. Durante este período, você pode usar o sistema de aquecimento normalmente.
O resultado final aparecerá 13 a 16 dias após o tratamento.
Se a primeira sessão não resolver completamente o problema de bloqueio, vale a pena repetir o procedimento mais uma vez após 2 a 3 semanas.
Passo #3 – limpeza completa
O ponto final do processo de limpeza da chaminé com toras artificiais é definido 14 dias após o procedimento.
Durante esse período, a droga se manifesta plenamente e tem o efeito necessário nos depósitos internos. As substâncias ativas amolecem a fuligem, fazendo com que ela se separe das paredes e caia.
Todos os resíduos encontrados na fornalha deverão ser cuidadosamente removidos. Além disso, você precisará remover os produtos da combustão do cotovelo do tubo da chaminé e de outros elementos do sistema acessíveis para inspeção. Uma escova para lareira e um aspirador doméstico de boa potência são adequados para a limpeza.
Com a ajuda desses dispositivos úteis, você pode limpar com rapidez e facilidade todos os depósitos desnecessários do sistema que interferem em seu correto funcionamento.
Regras de dosagem de medicamentos
Para limpar completamente tubos de chaminés de tamanhos padrão, basta utilizar uma tora para cada sessão. Isso é suficiente para remover pequenas e médias quantidades de sujeira.
Em sistemas amplos, é permitido usar dois logs, mas não uma vez, mas um após o outro. Após cada procedimento, ventile bem o ambiente, independente da época do ano.
Modo de sessão ideal
Recomenda-se tratar os canais das chaminés com o produto Limpa-Chaminés pelo menos duas vezes por ano, antes e depois do final da estação de aquecimento. Este é um modo universal, relevante para todos os sistemas.
Lareiras e fogões que acendem uma vez ao dia devem ser limpos preventivamente duas vezes a cada seis meses. Você precisará de uma barra por procedimento. Para unidades de aquecimento que ligam uma vez por semana, basta 1 sessão a cada 6 meses.
O que os compradores dizem sobre a tora?
De acordo com o site oficial do fabricante, as toras do limpador de chaminés apresentam bom desempenho e demonstram alta qualidade de limpeza. A utilização dos produtos não requer habilidades especiais. Isso torna a droga especialmente popular entre os compradores.
Os proprietários que já experimentaram o limpador de chaminés falam bem dele. A ferramenta cumpre as tarefas atribuídas e produz resultados reais.
Porém, antes de iniciar o procedimento, é necessário examinar cuidadosamente o sistema de chaminé e descobrir se há algum dano fatal nele. Se houver, eles precisam ser eliminados com urgência.
O registro químico aumenta a temperatura de queima da fuligem para níveis recordes. Sob um calor tão intenso, uma chaminé danificada pode rachar ou começar a desabar.
As desvantagens do medicamento incluem um odor desagradável que permanece no ambiente por muito tempo e a incapacidade do produto de remover grandes depósitos de fuligem antigos.
Recomendações de artesãos profissionais
Especialistas com ampla experiência prática limpeza de chaminé de diferentes designs, o “Varredor de Chaminés” é classificado como um agente preventivo e é recomendado para ser utilizado para manter em bom estado os dutos de chaminés.
Para remover depósitos graves, é aconselhável primeiro fazer uma limpeza padrão com uma escova de aço ou escova dura e, em seguida, usar uma tora para remover os restos de fuligem, fuligem e compostos resinosos.
Além disso, os artesãos alertam os clientes sobre os perigos de comprar toras falsificadas.Na melhor das hipóteses, simplesmente não produzirá resultados e, na pior, provocará a liberação de produtos químicos agressivos que podem prejudicar a saúde das pessoas e animais que vivem na casa.
Você pode verificar a autenticidade do produto diretamente na loja. Basta pedir ao vendedor que apresente um certificado de qualidade do produto. Se tal documento estiver disponível e preparado adequadamente, a compra pode ser feita sem medo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como utilizar corretamente lenha para lareiras e fogões “Varredor de Chaminés”.
Características de limpeza de caldeiras de combustível sólido com registros químicos - resultados testados e reais.
Para quais sistemas o limpador de chaminés não é adequado - avisos aos usuários.
Toras artificiais são uma forma moderna de limpar canos de chaminés de entupimentos e bloqueios. O produto está disponível gratuitamente e não é barato. A utilização não requer habilidades específicas ou experiência na limpeza de canais de drenagem.
O “limpador de chaminés” funciona de forma eficaz, removendo pequenos depósitos de fuligem, fuligem e fuligem. Funciona melhor como limpador preventivo. O medicamento não é muito indicado para remover manchas antigas, mas dá bons resultados como complemento de limpeza mecânica.
Você tem experiência no uso de toras artificiais “Varredor de Chaminés”? Ou quer tirar dúvidas sobre limpeza de chaminés de fogões e lareiras? Comente a postagem e participe das discussões - o bloco de comentários está localizado abaixo.
O que mais odeio é limpar o revestimento interno da caldeira e da chaminé. Tenho uma caldeira de 20 kW em Strapow, como no seu vídeo, amarela. Eu queimo carvão e briquetes.A chaminé é bastante alta e permite melhor tiragem. Mas como limpá-lo é sempre um pé no saco. Eu limpo esse log mais de uma vez. Repito sempre, então o resultado é normal. E todas essas escovas e escovas são apenas para uma fornalha ou lareira aberta, onde você pode rastejar.
Coisa útil e eficaz. Até agora só usei uma vez, mas fiquei muito satisfeito com o resultado - havia significativamente menos fuligem e fuligem. É claro que, de qualquer maneira, não houve depósitos particularmente grandes nos canos, mas a vantagem desse registro de limpeza é que a prevenção não causa dificuldades e leva muito tempo. Eu joguei dentro e com supervisão mínima ele faz todo o trabalho sozinho.
Mas este registro não me impressionou. O fabricante escreve que queima por cerca de 90 minutos, o meu queimou em 30-35 minutos e sem muito efeito. No final, limpei com a boa e velha madeira de álamo tremedor.
Usei três vezes, um registro por mês. Chaminé de cerâmica Shidel, fornalha em ferro fundido. Fazia 7 anos que não o limpava. No final da estação de aquecimento, abri a porta de inspeção e esvaziei 2 baldes de fuligem solta. Subi e olhei dentro do tubo - a espessura dos depósitos estava dentro de um milímetro. Crédito ao produto, tiro o chapéu!