Substituindo o sistema de esgoto de um apartamento com as próprias mãos: instruções detalhadas para substituir o riser e os tubos

Em prédios de apartamentos mais antigos, o problema número um costuma ser a drenagem defeituosa.Concordo, é desagradável quando o cheiro acre de esgoto se espalha por toda a sua casa, se formam bloqueios constantes ou quando seus vizinhos são inundados devido a vazamentos em canos de esgoto antigos. A substituição da rede de esgoto do apartamento pode corrigir a situação.

Se você envolver especialistas, atualizar o sistema de esgoto pode custar muito caro. Mas você pode lidar com esse problema sozinho. E diremos como fazer isso em nosso artigo - falaremos sobre como escolher os tubos adequados e também forneceremos instruções detalhadas com imagens visuais para substituir o riser e os tubos do apartamento.

Tipos de tubos e dicas para escolher

Antes de começar a desmontar o antigo sistema de esgoto, você precisa contar todos os pontos de captação de água existentes em sua casa e faça um diagrama esgoto novo. Eles levam em consideração não apenas o encanamento, mas também os dispositivos aos quais as tubulações de esgoto estão conectadas.

Com base no diagrama, é calculado o número necessário de tubos e elementos adicionais: acoplamentos, adaptadores, curvas e assim por diante. Para evitar problemas de montagem de componentes durante a instalação do sistema, é melhor comprar todos os materiais de um fabricante.

Tubo corrugado para banheiro
É melhor comprar um tubo corrugado para o banheiro. É mais fácil de instalar à medida que dobra. O diâmetro do tubo deve ser de 110 mm

Características dos tubos de esgoto cerâmicos

Esses produtos de tubos são feitos de alta qualidade argila refratária. No interior são recobertos por uma camada de esmalte argiloso, que evita que a umidade seja absorvida pelo material.

Os tubos são produzidos com diâmetro de 10 a 60 cm e comprimento de 100 a 150 cm.As dimensões e propriedades gerais permitem sua utilização em sistemas de esgoto.

Tubos cerâmicos
Tubos cerâmicos raramente são usados ​​em sistemas de esgoto residenciais porque são muito pesados ​​e caros. Um pedaço de tubo de um metro com diâmetro de 10 cm pesa 15 kg

As principais vantagens dos tubos cerâmicos incluem resistência à corrosão e ambientes agressivos.

Dentre as desvantagens, destaca-se a possibilidade de danos devido a um forte impacto. Além disso, os produtos são curtos (máximo 150 cm), durante o processo de instalação terão que ser conectados entre si com mais frequência, o que é mais caro e mais esforço será despendido.

Características de tubos de aço e ferro fundido

Tubos de aço ou ferro fundido também são utilizados para assentamento de esgotos. Aço produtos tubulares podem transportar substâncias com altas temperaturas. Eles são duráveis ​​e baratos. No entanto, não são adequados para instalação em apartamentos, pois são propensos à corrosão.

Riser de esgoto em ferro fundido
Anteriormente, em quase todos os prédios de apartamentos, as comunicações eram feitas de tubos de ferro fundido. Hoje em dia eles raramente são usados, pois seu rendimento se deteriora com o tempo.

Ao contrário do aço tubos de ferro fundido mais resistente aos processos corrosivos. O ferro fundido pode ser utilizado na rede de esgoto tanto externa quanto internamente. O design será durável e durará muito tempo.

Porém, caso haja necessidade de substituição dessas tubulações de esgoto em um apartamento, será necessária a utilização de equipamentos de instalação adicionais.As desvantagens dos produtos tubulares incluem alto custo e peso pesado.

Propriedades básicas de tubos de polímero

A melhor opção para sistemas de esgoto internos são os tubos de polipropileno estabilizados. Eles estão disponíveis na cor cinza e são feitos usando o extrusão a quente.

Vantagens principais:

  • As paredes internas são completamente lisas – os resíduos deslizam facilmente para dentro do tubo sem formar depósitos na superfície.
  • Um peso leve – é fácil trabalhar com tubos mesmo sozinho. O circuito de drenagem finalizado definitivamente não é capaz de atravessar o revestimento do piso.
  • Resistência à corrosão – os polímeros não enferrujam, então você não precisa se preocupar com o fato de o tubo vazar com o tempo.
  • Pode transportar resíduos em condições de alta temperatura – o material começa a derreter a uma temperatura de +175 °C.
  • Instalação rápida e fácil manutenção – não há necessidade de pintar os tubos, basta limpar o pó. Se alguma seção do tubo falhar, ela poderá ser facilmente substituída sem desmontar todo o sistema de esgoto.

Existem também tubos de cloreto de polivinila (PVC). São resistentes à radiação ultravioleta e possuem boa resistência.

Substituindo um riser de esgoto
É preferível utilizar variações de polipropileno como tubulações de esgoto, pois suas características técnicas e propriedades são significativamente superiores às dos produtos de PVC

Tubos de PVC podem ser utilizados na rede de esgoto, mas quando aquecidos, o material libera substâncias nocivas. Portanto, eles são mais frequentemente usados ​​para organizar sistema de esgoto externo. Além disso, tais tubos apresentam baixa resistência a ambientes agressivos e sua resistência ao desgaste superficial é pior que a das opções de polipropileno.

Os tubos de polímero são conectados entre si usando o método de encaixe - a extremidade estreita de um tubo é colocada no encaixe (parte alargada) do outro. Para selar uma conexão de tubo, use Material de vedação.

Discutimos mais recomendações e características de escolha de tubos para esgoto interno em próximo artigo.

Instruções de substituição passo a passo

As ferramentas de que você precisa são uma furadeira ou perfurador, uma pistola de montagem, um cinzel, um martelo, uma chave inglesa, uma rebarbadora, um nível e um lápis. O conjunto de dispositivos necessários depende do tipo de conexão e do material das tubulações de esgoto: cerâmica, metal ou polímeros.

Etapa #1 - desmontagem do antigo sistema de esgoto

Os proprietários de moradias nos andares superiores podem começar imediatamente a trabalhar na substituição do sistema de esgoto. Os demais moradores de prédios de vários andares, antes de trocar a antiga rede de esgoto de seu apartamento, precisam avisar os vizinhos de cima para que não escoem a água ainda.

Antes de iniciar os trabalhos de desmontagem, deve-se desligar a água e desconectar todas as instalações hidráulicas para não danificá-las durante os trabalhos de reparo. Os tubos antigos adjacentes ao riser devem ser cortados em um local conveniente e removidos do sistema de tubulação. Depois disso, prossiga para a desmontagem do riser. Tudo isso deve ser feito com cuidado para não danificar as tubulações que vão até os vizinhos.

Riser de esgoto antigo
É ideal trocar o espelho principal em todos os apartamentos ao mesmo tempo. Se não houver ninguém disposto a atualizar o tubo, você terá que desmontar cuidadosamente apenas a sua seção do riser

Algoritmo de desmontagem:

  1. Em um ligeiro ângulo búlgaro faça dois cortes horizontais: o primeiro a uma distância de 10 cm do teto, o segundo - a 80 cm do tee.Você não deve cortar imediatamente o tubo até o fim, pois pode emperrar o disco triturador.
  2. O cinzel é aplicado no corte superior - é necessário bater com um martelo. Faça a mesma manipulação com a incisão inferior. O antigo tubo de ferro fundido localizado entre os cortes deve rachar e seus pedaços podem ser facilmente removidos.
  3. A parte do tubo que sai do teto é coberta com filme.
  4. Desmonte a parte inferior do riser com o tee e os acessórios. Você pode afrouxar a fixação do tee azedo com um pé de cabra. O cimento nos pontos de conexão do T é removido com um martelo perfurador.
  5. Remova o tee antigo do sistema. Se o tee não puder ser removido, o encaixe é cortado com uma esmerilhadeira, a 3 cm de distância do encaixe.
  6. As restantes tubagens estão a ser preparadas para a instalação de um novo riser. Os contaminantes devem ser removidos e as extremidades dos tubos lixadas.

A qualidade e rapidez de instalação de uma nova rede de esgoto dependem da correta desmontagem da antiga rede de esgoto.

Etapa #2 - montagem e instalação do riser

O riser de esgoto em edifícios altos é uma estrutura complexa. Para substituí-lo em um apartamento, serão necessários tubos de polipropileno com diâmetro de 110 cm, um tee com curvas do mesmo material, pinças ou um suporte especial para o riser.

Fixando o riser com grampos
Na maioria das vezes, braçadeiras são usadas para fixar tubos no sistema de esgoto. Eles podem ser feitos de plástico ou metal. Ambos os tipos têm boa resistência, são fáceis de instalar e duráveis

Para fazer a transição entre os restos de um tubo de ferro fundido e os produtos de tubo de plástico, é necessário adquirir manguitos de borracha, bem como um tubo de compensação.

Você também precisará de sabonete líquido durante o processo de instalação.É aplicado nas bordas dos tubos, facilitando sua entrada nos elementos de conexão. Você também precisará de um nível vertical.

Primeiro, instale o tee na parte inferior. Para isso, ele é inserido no encaixe do tubo com um manguito de borracha e a junta resultante é selada com enrolamento ou selante. A folga entre o tubo vertical e o tee deve ser mínima - não mais que 10 mm.

Você também deve prender um colar de borracha na extremidade do tubo que sai do teto. Em seguida, um adaptador especial é conectado por cima.

Compensador para tubo de plástico
É importante lembrar que os tubos de plástico não podem ser equipados com acoplamentos deslizantes. Apenas compensadores especiais são adequados para estes fins.
Instalação de tee de esgoto
As conexões entre o adaptador e o tee devem estar firmes. Se as peças se moverem livremente, não será possível evitar vazamentos no sistema de esgoto.

Experimente o tubo ascendente e corte o comprimento necessário. Realize um teste de montagem de todos os elementos com os compensadores já colocados.

Em seguida, são marcadas as fixações e instaladas as pinças superior e inferior. Se houver um pequeno vão entre a parede e o futuro espelho (até 7 cm), os grampos são fixados com buchas. Em outro caso, cantos de metal ou uma placa pré-tratada com anti-séptico são primeiro fixados na parede.

Juntas de borracha são inseridas na estrutura e o riser é montado no tee inferior. Em seguida, conecte a parte superior e aperte os grampos. Em apartamentos com pé-direito padrão, normalmente são utilizados três grampos para fixação.

Etapa #3 – tubulação interna

Mas o interior roteamento de tubos realizado de acordo com um esquema pré-projetado, a partir do riser. Depois, o encanamento é instalado e conectado.

Layout de canos de esgoto
O diâmetro das tubulações da rede de esgoto do apartamento não é o mesmo.Tubos com diâmetro de 5 cm são fornecidos para todas as instalações hidráulicas e para o vaso sanitário - 11 cm

A fixação do tubo deve ser combinada: rígida e em alguns pontos flutuante. Caso contrário, a tensão interna não poderá ser evitada.

Nuances do trabalho:

  • para evitar vazamentos no sistema, as tomadas devem ser montadas no sentido da movimentação dos drenos;
  • inclinação do sistema de esgoto feito em direção ao riser;
  • a forma ou as dimensões das peças moldadas não podem ser alteradas;
  • a conexão do riser e do tubo de saída não pode ser feita em ângulo reto.

Quando o trabalho de instalação estiver concluído e todo o encanamento estiver instalado, o sistema precisa ser testado. Para isso, drene a água de todos os aparelhos, observe a vazão e verifique se há vazamentos.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

As instruções visuais para a instalação de tubos de esgoto são fornecidas abaixo:

Quase qualquer pessoa pode mudar o sistema de esgoto de seu apartamento por conta própria. Principalmente se o sistema for feito de tubos de polipropileno. Nenhuma soldagem é necessária para conectá-los. Os tubos são inseridos em um encaixe com gaxetas de borracha e a vedação perfeita é obtida com selante. A instalação de tal sistema de esgoto será barata e durará mais que o ferro fundido.

Você trocou recentemente o sistema de esgoto do seu apartamento e deseja compartilhar sua experiência com outros usuários? Conte-nos quais dificuldades você encontrou no processo de substituição do riser - o formulário de comentários está localizado abaixo.

Se você tiver dúvidas sobre o tema de nossa publicação, não hesite em pedir conselhos aos nossos especialistas - nós e outros visitantes do site tentaremos ajudá-lo.

 

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica